segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Jair Viana, José Luís Delbem e Rubens Pereira e A Página da Vida de 05/01/2008


















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


A PÁGINA DA VIDA DO DIA 05 (SÁBADO),

DO MÊS DE JANEIRO DE 2008


CRIAÇÃO DA PRIMEIRA TIPOGRAFIA NO BRASIL - Hoje dia 5 comemora-se a criação da primeira tipografia no Brasil, ou seja as gráficas no passado usavam tipos, cada letrinha era um tipo, a função do gráfico ou tipógrafo era de ir juntando as letras, uma por uma formando as linhas de texto e no conjunto era anexado os clichês, que era uma foto ou um desenho ou uma vinheta como esta da foto (é invertido assim mesmo), do nosso querido amigo Amaury Junior da página Gentíssima dos anos 80 , onde semanalmente ele enviava seus textos e nós da gráfica tínhamos que juntar todo material da formatação da página e efetuar o casamento delas e iniciar o processo de impressão que na época devido a custos industriais , mesclamos a tipografia do passado com a do presente , hoje com a tecnologia digital e avanço nos computadores é uma tarefa super fácil de ser realizada, mas no começo era tão dispendioso e tinha um número enorme de profissionais dedicados e com muito amor pela imprensa, para poder fazer um simples jornal, ou até uma modesta edição de revista semanal. Nossas homenagens a estes profissionais e suas modestas empresas tipográficas.


JULIANA, JULIO E MÁRIO , HOJE É O DIA DE VOCÊS - O aniversariante de ontem que infelizmente não deu para inserir na página da vida, foi meu sobrinho Paulo Cesar Herreira Ribeiro, filho de Danice e Waldomiro Herreira todos residentes em Catanduva, ele que aos 18 meses de vida em 1.962 , juntamente comigo e meu irmão, sofremos um terrível acidente automobilístico, onde meu querido mano veio a falecer e que parou a pequena cidade de Marapoama , hoje na memória de muita gente ainda , falam do Finado Dito (Na foto, Benedito Ribeiro da Silva – In memorium) , Meu caro sobrinho não queria misturar os eventos , mas é impossível tirar as marcas da mente , principalmente quando se trata de fatalidade em sua irmandade. Parabéns Paulinho , antes tarde do que nunca , meu sobrinho predileto!!!
A primeira aniversariante de hoje é a Juliana, essa voluntária ardorosa e legionária de Maria e de outras legiões , a urbana por exemplo onde é fã incontestável como eu do Renato Russo (In memorium), essa moça deu somente uma aula de informática a mim , mas deixou sua marca em meu coração pela delicadeza , educação e amor ao próximo.Minha cara amiga acho que devo tomar também algumas lições de religiosidade contigo, parabéns e dias melhores prá sempre, empunhando a bandeira de “100% Legião de Maria”.O Júlio Cezar Destefani outro aniversariante, que seu maior presente será ser pai novamente nos próximos meses , Julio é gerente de Contas do Banco do Brasil de Mirassol, inclusive o pessoal da agência estão eufóricos com seu retorno , ele que passou esses 15 dias de merecidas férias com a família em praias no Guarujá. Bom retorno amigo, o que é bom acaba tão depressa!!!
Outro que faz niver também é Mario Bussoli, este amigo de todos nós , filho de um dono de padaria que a muito tempo vi em meios aos pães, aquele menino trançando e amarrando a perna do seu pai com a sua presença na Padaria Trigo de Ouro. Gosta de criar cães (Joaquina , que saudades de você) e agora gatos também e a ultima vez que o vi estava em sua maior especialidade, fazendo pesquisa de cerveja no Carrefour. Parabéns e por favor não traga os gatos aqui em casa , o Kira não vai gostar !!!

RECEITA PARA ESTE FINAL DE SEMANA- Com duas digitalizações uma da foto do prato e a outra da receita e mais este texto ao lado; Esta é nossa receita para este final de semana , saindo um pouco dos galináceos, ovinos,suínos e bovinos que tanta dor na consciência nos causou, outra dica também é substituir o peixe por sardinhas sem espinhas, receita extraída do livro Bate-Papo na cozinha com Ana Maria Braga. É uma delicia!!!

Nenhum comentário: