domingo, 4 de janeiro de 2009

Carlos Gilberto Menezello Romani, Fernando Acayaba de Toledo, Luiz Roberto Domingues Ramos e A Página da Vida de 04/01/2008









Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.
A PÁGINA DA VIDA DO DIA 04 (SEXTA-FEIRA)
DO MÊS DE JANEIRO DE 2008

A ESPETACULAR CAVALHADA DE ATIBAIA - Um dia após o Natal em um almoço que fizemos na casa do Dr. Jacintho Silveira , texto inserido na página da vida no dia 29/12 como “Familia tradicional de Atibaia”, fomos surpreendidos por uma Cavalhada, nunca tinha visto evento de tal magnitude, um animal mais bonito que o outro e isso me fez remeter ao passado , como este carroção abrindo o desfile lembrei os bois do sítio da Baixada Seca , de propriedade de Tio Nujo (Joaquim Gonçalves Nujo) e de Tia Maria (Maria Moreira da Silva - 13/10/1.912 - 04/01/1.970 hoje completa exatamente 38 anos de seu falecimento) tinha: Segredo ,Barrozo que diariamente levava o leite do Sitio Baixada Seca até a estrada que liga Marapoama /Eliziário/Catanduva, para o Sr. Miguel ( O leiteiro de Catanduva), este que todos os dias fazia uma parada obrigatória em casa e tomava aquele cafezinho que meu pai fazia tão bem e nos brindava com o melhor leite e queijo da região. Quantas saudades!!!.

MULA DE 7 PALMOS DE ALTURA - Esta foto que retrata a continuação da tradição de Atibaia, com este menino já acompanhando a cavalhada, veio na minha mente uma foto que fiz com meu tio Miro ( Casemiro Moreira da Silva – In Memorium) , segurando meu filho Fabio em cima da mulona dessas que era conhecida em toda a redondeza, e a arreata e os arreios também era de fino gosto e capricho como estes que em uma data adequada mostrarei aos meus caros amigos(as). Aguardem!!!

GRAÚNA , UMA ÉGUA DE OVEIRO - Dá uma pena muito grande em não ter nenhum registro fotográfico de um animal que durante décadas, participou do desenvolvimento de nossa família , e que meu pai Sr. João (Jonatino Caetano Ribeiro –In Memorium), em sua lida diariamente se locomovia por toda região, a recolher aves e ovos e no pequeno comercio de roupas, graças a força deste animal por nome de Graúna, na época era mais conhecida que a maioria dos políticos de hoje, quando esta moça da foto na cavalhada fez sua apresentação de domínio em cima do animal, saltou em mim as lembranças do galopes que fazia de Marapoama até o piquete dos Castros, e de toda tarde em uma bacia juntar o farelo , a palha de arroz , um pouco de sal e água e fazer a complementação de sua alimentação. Saudades , que tempos hein !!!

Nenhum comentário: