terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Nossa querida São José do Rio Preto recebe certificado ou selo “Município Verde Azul”

São José do Rio Preto recebeu hoje (1/12) das mãos do governador José Serra, em São Paulo, o certificado de “Município Verde Azul”, emitido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A certificação foi durante evento para divulgação do novo ranking ambiental paulista, com prefeitos de 563 municípios avaliados. Pela primeira vez Rio Preto é uma das cidades certificadas. Este ano, 156 municípios obtiveram nota maior que 80, pontuação mínima de zero a 100, para a certificação. Os que tiverem melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo. “Foi uma conquista muito importante. É um avanço, mas precisamos melhorar ainda mais o meio ambiente. O selo deve servir de incentivo para novas conquistas, principalmente para a recomposição das nossas matas ciliares”, afirmou o prefeito Valdomiro Lopes. O prefeito representou o município juntamente com o secretário do Meio Ambiente, José Carlos Lima Bueno que também comemora. “Obtivemos uma boa nota, conseguimos 84,01 pontos. A nossa meta agora é buscar em 2010 destaque nas políticas públicas destinadas à recuperação da mata ciliar, educação ambiental e outras”, afirma. Lançado em 2007, o projeto tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Neste ano, o nome do Projeto mudou para “Município Verde Azul”, para enfatizar também a importância da gestão das águas. A adesão dos municípios é voluntária e representa o comprometimento com uma agenda de 10 diretivas ambientais:

Esgoto Tratado

Realizar a despoluição dos dejetos em 100% até o ano de 2010, ou, sendo financeiramente inviável, firmar um termo de compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, comprometendo-se a efetivar o serviço até o final de 2014.

Lixo Mínimo

Eliminar até 2010 os lixões a céu aberto, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem do lixo no município.

Mata Ciliar

Auxiliar o governo na recuperação das matas protetoras dos córregos e das nascentes d’água.

Arborização urbana

Aprimorar as áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies plantadas, visando atingir 12 m² por habitante.

Educação ambiental

Implementar um programa de educação ambiental na rede de ensino municipal, promovendo a conscientização da população a respeito dos problemas ecológicos.

Habitação sustentável

Definir critérios de sustentabilidade na expedição de alvarás da construção civil, restringindo o uso de madeira da Amazônia e favorecendo tecnologias de economia de água e energia fóssil.

Uso da água

Implantar um programa municipal contra o desperdício de água.

Poluição do ar

Auxiliar o governo no combate da poluição atmosférica, especialmente no controle da fumaça preta dos ônibus e caminhões a diesel.

Estrutura ambiental

Criar um Departamento ou Secretaria municipal de meio ambiente.

Conselho de Meio Ambiente

Constituir órgão de participação da sociedade, envolvendo a comunidade local na agenda ambiental.

Nenhum comentário: