sábado, 7 de maio de 2011

"Macro Vida" amplia olhar sobre a natureza


Sesi Rio Preto realiza a exposição “Macro Vida”, que reúne dez fotos coloridas, imagens que revelam a riqueza da fauna e da flora brasileiras, captadas pelo olhar do fotógrafo Fernando Esberard, do Rio de Janeiro. O trabalho reflete o gosto de Esberard pelo contato com a natureza. A maior parte das fotos foi feita na Floresta da Tijuca e no Jardim Botânico,  na capital fluminense, locais que ele costuma frequentar. “As fotos da exposição têm o foco na preservação, pensando em despertar a atenção das gerações futuras”, diz. Esberard utilizou a técnica da macrofotografia nas imagens que integram a mostra. Com lentes com a função macro e um tripé, ele consegue fotografar os objetos muito próximo. Dessa forma, é possível mostrar a “grandeza” de pequenos elementos, como cogumelos de 3 centímetros. “O interessante do equipamento digital é que hoje a função macro está também disponível na maioria das câmeras amadoras.” Fernando Esberard começou a estudar fotografia em 1976, por meio de cursos técnicos. Mais tarde, ao concluir a faculdade de comunicação, começou a trabalhar com fotografia de publicidade. Atualmente, é professor na Universidade Gama Filho, no Rio. Para o fotógrafo, que já tem imagem integrada a uma exposiçao permanente no Museu Imperial de Petrópolis, ter suas imagens em uma exposição intinerante no Estado de São Paulo é muito prazeroso. “Proponho uma pausa a todos que forem à exposição e observar como é bonito os detalhes que a natureza nos oferece.” 

Macro Vida
 até 16 de maio, no Sesi Rio Preto. 
Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, 
das 8h às 19h. Sábados, domingos e 
feriados, das 8h às 16h. 
Informações pelo tel: (17) 3224-6611 

2ª Mostra Gastronômica de Rio Preto encerrada dia 30 de abril termina com sucesso de público


A 2ª Mostra Gastronômica de Rio Preto, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, foi considerada sucesso de público e crítica. Encerrada para o público no dia 30 de abril, a Mostra já analisou 15 mil cupons e constatou aumento de público, crítica e participação em relação a sua primeira edição em 2010, quando foram analisados 9 mil cupons. O balanço oficial será apresentado na segunda-feira (9/5), às 20 horas, no Villa Conte, para os estabelecimentos participantes e imprensa. Dados preliminares indicam que 80% dos participantes são da cidade, enquanto cerca de 20% das pessoas que deram sua opinião aos pratos vieram de países como Austrália, Argentina, Estados Unidos, Chile, Ucrânia e Alemanha, bem como dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Alagoas, Pará e Rio Grande do Sul. No julgamento prévio, 85% das pessoas apontaram como ótimo o atendimento nos estabelecimentos visitados, enquanto a beleza do prato ficou com 82% das opiniões. No quesito aroma e sabor, pelo menos 81% do júri popular apontou como sendo ótimo os pratos consumidos. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho, considerou o evento um sucesso. “Movimenta o setor e atrai novos clientes para a área gastronômica”, resumiu.

Organização do 11º FIT – Festival Internacional de Teatro divulga espetáculos internacionais


A organização do 11º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto divulgou nesta sexta-feira (5/5) a lista dos quatro espetáculos internacionais já selecionados pela curadoria para compor a grade de programação do evento. A 11ª edição do FIT será realizada de 7 a 16 de julho.
A curadoria, formada por Marici Salomão, José Fernando Peixoto, Maria Thereza Magalhães e Armando Fernandes, selecionaram os espetáculos “Gardênia”, do C de La B, da Bélgica; “Where were you on january 8th?”, de Amir Reza Koohestani, do Irã; “Villa + Discurso”, de Guillermo Calderon, do Chile; e “Se uma janela se abrisse”, do Mundo Perfeito, de Portugal.
Além destes quatro, até o momento, a grade de programação do Festival conta com mais 28 espetáculos, sendo dez espetáculos locais, nove adultos nacionais, seis infantis e três de rua. Até o final da próxima semana, será divulgada a grade completa da 11ª edição do FIT.
De acordo com Deodoro Moreira, coordenador geral do FIT, a curadoria selecionou espetáculos que refletem a qualidade do evento. “Os espetáculos internacionais são primorosos. O importante para o Festival é apresentar trabalhos de qualidade”, disse.
“O Festival pauta os caminhos da experimentação. O FIT é uma referência para a cultura local e nacional, com a postura de marcar novos horizontes para as possibilidades teatrais”, explicou Sebastião Martins, também coordenador geral do FIT.
O FIT é apresentado pela Petrobras, realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, SESC-SP e Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Bebidas Poty.

Confira abaixo os espetáculos selecionados

“Gardênia”, do C de
 La B (Bélgica)

Este espetáculo vai a fundo na vida turbulenta de nove pessoas, sendo sete indivíduos mais velhos a navegar na zona entre o masculino e o feminino, um homem mais jovem e uma mulher. Cada um carrega a sua própria história intrigante, ora triste, ora hilariante. Inspirado no filme “Así Soy Yo”, em que o fechamento de um cabaré travesti revela a vida privada de um grupo de artistas envelhecidos, o espetáculo induz o instinto humano de voyerismo em um show visual que harmoniza dança e música. 

“Where were you on january 8th?”, de 
Amir Reza Koohestani (Irã)

Em 8 de janeiro, no subúrbio de Teerã, quatro jovens estão ensaiando Jean Genet. Ali, noivo de Fátima, que está fazendo o serviço militar, se junta a eles. Não podendo estar lá e desafiando a lei que proíbe um soldado a carregar a arma em um local privado, ele promete ao funcionário da delegacia que retornaria antes do amanhecer. Obrigado a passar a noite na casa, quando Ali acorda, percebe que a arma desapareceu. Este cenário é o pano de fundo para o jogo que tece uma série de conversas telefônicas depois daquela noite, em diálogos que evocam a real situação dos jovens no Irã, que buscam ser ouvidos.

“Villa + Discurso”, de
 Guillermo Calderon (Chile)

O espetáculo é composto de duas obras que abordam o problema de construção da memória. Em “Villa”, três mulheres debatem sobre diferentes alternativas para remodelar Villa Grimaldi, um dos principais locais de tortura durante a ditadura de Augusto Pinochet. O que fazer com este espaço preenchido com a memória é a pergunta que buscam responder. Em “Discurso”, há três atrizes representando o ex-presidente Michelle Bachelet, em discurso de despedida de ficção sobre o exercício do cargo, que reflete nas aspirações e frustrações de uma geração que viveu animado com a experiência de escolher o primeiro presidente.

“Se uma janela se abrisse”, do
 Mundo Perfeito (Portugal)

Um telejornal, dublado ao vivo, por atores e um DJ, substitui o discurso público pelo íntimo e descobre formas alternativas de falar a respeito de um dia que passou. A partir daí, nasce um outro jornalismo, à escala humana de um palco, onde o olhar entre dois atores pode ter a mesma importância que o fenômeno do aquecimento global. “Se uma janela se abrisse” é o telejornal das notícias que nunca chegam ao telejornal.

Música na Praça” leva neste domingo às 19h00 show sertanejo ao Bairro do Maria Lúcia


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto realiza neste domingo (8/5) mais uma edição do “Música na Praça”, às 19 horas, no bairro Maria Lúcia. Quem participa do evento são Reizinho, Renan e Renata e a dupla José Vitor e Ademir. O projeto consiste em levar atrações de músicos sertanejos para as praças dos bairros da cidade. Criado em 2009, o projeto já realizou mais de 50 apresentações.

“Música na Praça”
Data: 8/5
Horário: 19h
Local: Praça Paulo Fernandes Lucânia,
 no bairro Maria Lúcia. 

A Página da Vida dia 7 mês maio de 2010


*

 *

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 7 mês maio de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato

A Página Vida do dia 7 mês maio de 2008


***

***
  
***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Festival Nacional de Música Sertaneja de São José do Rio Preto divulga canções selecionadas


Foram divulgadas nesta quinta-feira (5/5) as canções selecionadas do Festival Nacional de Música Sertaneja de São José do Rio Preto. Das 136 canções inscritas, foram classificadas 35 para participar do evento, que será realizado de 20 a 22 de maio, no Teatro Municipal Nelson Castro, a partir das 19 horas. A segunda edição do Festival Nacional de Música Sertaneja será realizada em três dias. As eliminatórias serão realizadas nos dias 20 e 21 de maio. No dia 20 será a apresentação das duplas de Rio Preto e região (cidades de até 100 quilômetros de distância), onde serão apresentadas 20 músicas, e no dia 21 de compositores nacionais, onde serão apresentadas 15 composições. Oito canções serão classificadas no dia 20 e mais seis no dia 21 de maio. As 14 músicas selecionadas estarão automaticamente na grande final do Festival, que será realizada em 22 de maio. As eliminatórias e a final serão no Teatro Municipal Nelson Castro. Para os cinco primeiros colocados o cachê será distribuído da seguinte forma: R$ 6 mil (primeiro lugar), R$ 4 mil (segundo lugar), R$ 2 mil (terceiro lugar), R$ 1,5 mil (quarto lugar) e R$ 1 mil (quinto lugar). Do sexto ao décimo colocado será distribuído cachê de R$ 500. Além do dinheiro, os cinco primeiros colocados receberão troféu.

Confira as músicas selecionadas
Dia 20
“E assim eu vou”, de Sheila Rocha e Evandro, por
Sheila Rocha e Evandro (Rio Preto - SP)
“Em fantasia”, de Beto Alves e Thaís Lobanco, por
 Beto Alves e Thaís Lobanco (Rio Preto - SP)
“É bonito”, de Carreirinho, por
 Tino Viola e Tony Reis (Rio Preto - SP)
“Rancho de Caboclo”, de José Calixto Rodrigues, por
 Fabiano Rancharia e Monte Negro (Rio Preto - SP)
“Lembrança de meu rincão”, de Cláudio Antunes Marques, por
Marco Reis e Manoel (Rio Preto - SP)
“Face”, de Fernando Assis, por
 Fernando Assis (Rio Preto - SP);
“Bandida”, de Gumercino Alves Nabarro, por
Sandro Marx (Rio Preto - SP)
“Filho de Carreiro”, de José Ferreira, por
João Pedro e Santiago (Rio Preto - SP)
“Por Você”, de Jocélio Júnior, por
Jocélio Júnior (Rio Preto - SP)
“Boi Bandido”, de Vall Santos, por
 Vall Santos e Mano (Rio Preto - SP)
“Belezas da Natureza”, de Antenor de Souza Oliveira, por
 Reis e Ricardo (Rio Preto - SP)
“Minha Cabocla Não”, de Zeca Barreto, por
 Zeca Barreto e Alessandro Sá (Rio Preto - SP)
“Meu País”, de Miguel Tonoli, por
Flávio Augusto e Rafael (Mirassol – SP)
“Vacilo”, de Luís Paulo Miranda, por
 Luís Paulo e Samuel (Cedral – SP)
“Bicho do Mato”, de César Castro, por
Grupo Tendência Caipira (Penápolis – SP)
“Carro Quebrado”, de José Martins, por
João Paulo e Matheus (Tanabi – SP)
“Saudades de um boiadeiro”, de Domiciano e Pedro Paulo, por
 Vitor Hugo e Gustavo (Mirassol – SP)
“Mãe Abandonada”, de Nilza de Oliveira, por
Rosely e Analú (Votuporanga – SP)
“Rancho Beira de Estrada”, de Lázaro da Silva e Cuiabá, por
Adriano Reis e Cuiabá (Mirassol – SP)
“Herança de um Passado”, de Luís Carlos Hernandes, por
 Ed e Eder (Bebedouro – SP)

Dia 21
“A terrorista”, de Fábio Croco, por
Adeilson e Fabiano (Itú – SP)
“Assim é no Sertão”, de Marco Aurélio, por
Jair e Juliano (Aguaí – SP)
“Terra Nova”, de Margareth Makwolke, por
 Margareth Makwolke (Balneário Camboriú - SP)
“Ainda há saída?”, de Gabriel Miranda e Valton Gama, por
Lucas Hipólito e Gabriel Miranda (Paranaíba – MS)
“Convite Sul-matogrossense”, de João Eslânio, Cíntia e Valter Gama, por
 Cíntia e Monique (Paranaíba – SP)
“Elo Perdido”, de Batista dos Santos, por
 Michelle e Karoline (Botucatu – SP)
“Elite na poeira”, de Pedro Carreiro, por
 Pedro Carreiro e Fabiano (Teodoro Sampaio – SP)
“Trono de taboa”, de Wando, por
 Wando e Marco Franco (Rancharia – SP)
“Viola abençoada”, de João Andrei e Tarciso, por
 João Andrei e Tarciso (Parobé – RS)
“Cadim de Vida”, de Zé Alexandre, por
 Cícero Gonsalves (Poços de Caldas - SP)
“A viola permanece”, de Kleuton, por
 Kleuton e Karen (Brasília - DF)
“Apeiro de ofícios”, de Sebastião Camargo, por
 Célio e Nando (Jaú – SP)
“O matuto da cidade”, de Geovane Viola, Júlio César e Gabriel, por
Dane e Geovane (Itapeva - SP)
“Caboclo Doutor”, de Júlio César da Rocha, por
Alysson e Adysson (Caldas – MG)
“100% Apaixonado”, de Alexandre Bonifácio dos Santos, por
 Breno e Bruno (Iepê – SP)

Festival Nacional de Música Sertaneja
Data: 20 a 22 de maio
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro, 
avenida Feliciano Salles Cunha, 1.020 – Vila Itália
Informações: (17) 3234-4297 

Saúde implanta “Programa Escola da Asma”


Neste 7 de maio, Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate à Asma, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto comemora os avanços do “Programa Escola da Asma”, que está sendo implantado na rede. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente e facilitar o seu acesso aos tratamentos oferecidos pelo município.Neste primeiro momento, as unidades pilotos que já estão realizando o serviço são: UBS Anchieta, UBSF Vila Toninho, UBS Solo Sagrado, UBS Santo Antonio, UBS Jaguaré e UBSF Cidade Jardim. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos foram capacitados para atuarem no programa, que visa à busca ativa, diagnóstico, tratamento e classificação da 
doença: intermitente e persistente (leve, moderada e grave). Na Atenção Básica são acompanhados os que possuem asma intermitente, persistente leve e moderada, sendo que os casos graves são encaminhados ao especialista no Ambulatório de Especialidade. O paciente com asma deve ter os seguintes cuidados: identificar fatores agravantes e desencadeantes, especialmente no ambiente domiciliar (poeira, pêlos de cães e gatos, mofo nas paredes da casa, fumantes, cheiro fortes de produtos de limpeza). Ressalta-se a importância  desses cuidados para a profilaxia ambiental e um melhor controle e prevenção da asma.

Educativa traz dicas para os noivos neste mês


Maio é conhecido como o mês das noivas. Para lembrar essa tradição, a Educativa Rio Preto FM preparou entrevistas especiais para quem está planejando o casamento. A primeira vai ao ar nesta segunda-feira (9/5), às 14 horas. O programa Viver Bem traz uma entrevista com a cerimonialista Daniela Collino, que fala sobre a tradicional celebração e dá dicas para organizar a festa. “É importante reservar a data com pelo menos um ano de antecedência. Para que os noivos não tenham prejuízos, é preciso pesquisar e pedir referências dos fornecedores. Os contratos com as empresas também devem estar bem claros”, afirma Daniela. A programação da Educativa Rio Preto FM tem ainda um espaço diário para falar sobre as notícias da nossa cidade. É o Informe Rio Preto, de segunda a sexta-feira, às 7h45. Entre as reportagens da próxima semana está uma que aborda a queda do número de inadimplentes no comércio. Outras informações sobre desenvolvimento, segurança, esporte, saúde, lazer e muito mais estão no ar intercaladas com a programação musical. São os boletins, que informam com agilidade o que o ouvinte precisa. Na quarta-feira (11/5), a 106,7 Mhz apresenta o programa Secretaria em Ação, com as principais ações das Secretarias Municipais realizadas durante a semana. Na parte musical, neste sábado (7/5), às 18 horas, tem entrevista com a cantora e compositora Márcia Morelli. O programa não foi exibido na semana passada porque a Rádio estava fora do ar para manutenção do seu transmissor. A grade da Educativa traz ainda o programa Especial Sons, de segunda a sexta-feira, às 18 horas. Os detalhes da programação diária, você acompanha pelo Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, no endereço www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Comunicação Social.

Paróquia Nossa Senhora das Lágrimas promove neste sábado Jantar do Dia das Mães


 Já estão à venda na secretaria da paróquia Nossa Senhora das Lágrimas de São José do Rio Preto, os convites para o Jantar do Dia das Mães, que será realizado neste sábado, dia 7, a partir das 20h30, no salão de festas da igreja. O convite custa R$ 15 e crianças de 7 a 10 anos pagam R$ 7,50.
 O cardápio inclui arroz branco, carne ao molho madeira, carne ao molho branco e saladas. Haverá música ao vivo. A paróquia Nossa Senhora das Lágrimas fica na rua Jaguaré, 795, no Jardim Jaguaré. Mais informações no (17) 3215-6825

Oficinas Culturais abrem inscrições até 20 de maio para I Festival de Teatro de Ibirá - Festib


As Oficinas Culturais, espaços da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibirá, realizarão no período de 30 de junho a 5 de julho o 1º Festival de Teatro de Ibirá – Festib, uma mostra competitiva de espetáculos com o objetivo de promover a produção teatral da região, a fim de revelar novos artistas e formar novas plateias para as artes cênicas. Os grupos interessados deverão solicitar a ficha de inscrição do Festib no e-mail frednavarro@oficinasculturais.org.br e inscrever seus trabalhos até o dia 20 de maio. O material solicitado e a ficha de inscrição devem ser enviados para o endereço: Oficina Cultural Fred Navarro – a/c Curadoria Festib – Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 – Imperial – São José do Rio Preto-SP – CEP 15015-500. 
 Para mais informações
Oficina Cultural Fred Navarro
Rua Coronel Spinola de Castro, 5.084 - Imperial - São José do Rio Preto/SP
Telefone (17) 3212-9235 / 3234-2405
E-mail: frednavarro@oficinasculturais.org.br
Site: www.oficinasculturais.org.br

Projeto prevê criação do ‘Bônus Educador Presente’


O prefeito Valdomiro Lopes encaminhou nesta terça-feira (3/5) à Câmara projeto de Lei complementar que cria o ‘Bônus Educador Presente’ para docentes da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito durante encontro com representantes das escolas municipais. O projeto do Executivo vai beneficiar os professores e especialistas da educação que não faltam às aulas. Assim, com a aprovação do projeto, os professores  irão receber, em 31 de janeiro de 2012, R$ 1.223,00 de bônus. De acordo com o prefeito Valdomiro, não serão consideradas faltas as ausências relativas a férias, licença prêmio, licença gestantes, licença paternidade, folga eleitoral, gala, nojo, júri, doação de sangue, afastamentos decorrentes de doenças infectocontagiosas, licenças para tratamento de saúde com internação hospitalar e faltas abonadas. “Estamos pondo em prática nosso compromisso assumido com os professores, bonificando os que comparecem efetivamente às aulas. O ‘Bônus Educador Presente’ faz parte do nosso programa de valorização do professor e preconiza a Educação”, explica Valdomiro. O ‘Bônus Educador Presente’  corresponde a 50% da referência 10, de nível superior da tabela geral de vencimentos e salários dos servidores públicos municipais. De acordo com estudos feitos por parte da Secretaria de Educação, em 2010, foram registradas 35 mil faltas, entre os 1.448 de docentes da rede. As faltas ocasionaram gastos da ordem de R$ 3 milhões com contratações de professores substitutos. A partir da aprovação da lei complementar nº 138/01, a pasta da Educação registrou diminuição de 50% no número de faltas, nos meses de fevereiro, março e abril. “No primeiro momento o projeto incentivou o professor a não faltar. Agora, com este projeto de lei, estamos bonificando esse docente assíduo”, enfatiza o prefeito. O projeto de lei complementar prevê também a alteração da carga horária de 40 horas semanais em atividades com alunos, para 30 horas e mais 10 horas para Trabalhos Pedagógicos (HTPC).

A Página da Vida dia 6 mês maio de 2010


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 6 mês maio de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 6 mês maio de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Convite de exposição amanhã do artista plástico Ajoco ou Adoil José da Costa


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto inaugura nesta sexta-feira (6/5) uma exposição dedicada às primeiras obras em tela do artista plástico Adoil José da Costa, o Ajocos.
Com 20 telas, a exposição, intitulada “Momentos”, revela, segundo o próprio artista, uma nova visão figurativa da realidade. “A exposição traz temas variados de bailarinas e anjos, de frutas e flores ornamentais como as orquídeas”, destaca.
A exposição celebra a primeira mostra individual do artista em São José do Rio Preto. Sediado em Neves Paulista, Ajocos dedicou-se por 32 anos a escultura. A opção pelo pincel e a tela se dá pela carência da escultura, na opinião do artista. “Deixei a escultura por diversas razões. A matéria-prima é difícil de encontrar e as ferramentas são muito caras”, afirma.
O lançamento da exposição “Momentos”, de Adoil José da Costa Ajoco,s acontecerá nesta sexta-feira (6/5), às 20 horas.

Exposição “Momentos”, de 
Adoil José da Costa, o Ajocos
Data: até 21 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, 
e aos sábados, das 8h às 14 horas
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão,
 praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 - Centro

Conselho Municipal do Orçamento Participativo

Convocação

Dra. Regina Helena Morganti Fornari Chueire
Secretaria dos Direitos e Políticas para as Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, convoca o diretoria do Conselho Municipal do Orçamento Participativo cuja a pauta:

Planejamento das atividades
 do Orçamento Participativo


Reunião da Diretoria do CMOP dia 9 de maio segunda-feira as 14 horas na secretaria no antigo CEFAM- Rua Eduardo Nielsen, 420- Bairro Congonhas .
Maiores informações pelo fone: 3222-2041/8801-2863 com Cida Maracanã.

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o convite as homenagens ao Dia das Mães

DEPARTAMENTO DE ESPORTES COMUNITÁRIO

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, através do Departamento de Esportes Comunitário coordenado pela professora Cléa Márcia Melara Bernardelli, realizará no dia 06 de Maio de 2011 ( 6ª Feira ) às 20:00, o Festival de Dança em homenagem ao Dia das Mães, com a participação de mais de 2.000 crianças e adolescentes de 06 à 17 anos; nesta modalidade contamos com 25 núcleos espalhados pela cidade.
O evento será realizado no Ginásio de Esportes Antônio Natalone, situado na Av. Duque de Caxias, s/n° - Vila Ercília.

Certo de contarmos com a vossa presença, agradecemos desde já.

Cléa Márcia M. Bernardelli
Coordenadora do Departamento de Esportes Comunitário

Qualquer dúvida entrar em contato pelo telefone
3201 8890 ( Ramal 206 / 217 )

Aberta licitação para construção da UBSF do Parque Nova Esperança


Publicado hoje (5/5), no Diário Oficial do Município, o edital de abertura de licitação para as obras de construção da UBSF –Unidade Básica de Saúde da Família do Parque Nova Esperança. As empresas interessadas terão até as 17 horas do dia 25 deste mês para entregarem os envelopes de habilitação e proposta financeira. A data da sessão pública de abertura dos envelopes será em 26 de maio, às 8h30, no Departamento de Compras, 2º andar da Prefeitura. A Unidade terá 590 metros quadrados e será construída em terreno de área total de 3 mil metros quadrados para futura ampliações, conforme a necessidade. A obra será toda setorizada, com recepção, setor administrativo, de pronto-atendimento e consultórios, distribuídos conforme a especialidade. As equipes da UBSF serão formadas, cada uma, por um clínico, um ginecologista, um pediatra, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde. Inicialmente a construção está orçada em R$ 1.361.755,89, valor que deve ser reduzido em razão da disputa durante a licitação. Enquanto a obra não fica pronta, os moradores serão atendidos por equipes dos NASFs e pelas Unidades do Jardim Santo Antônio e do Parque da Cidadania. 
Parque Nova Esperança
É o maior conjunto de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” em construção no Estado de São Paulo. São 2.491 residências que devem ficar prontas ainda no primeiro semestre deste ano. O investimento supera os R$ 100 milhões. A contrapartida da Prefeitura é a construção de toda a infraestrutura, rede de água e esgoto, guias, asfalto, mais creche, escola e unidade de saúde.

Adolescentes do Programa Ação Jovem fazem passeio cultural em São Paulo


Um total de 120 adolescentes do Programa Ação Jovem, que em São José do Rio Preto é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, terão a oportunidade de fazer um passeio cultural ao Masp -Museu de Artes de São Paulo – Assis Chateaubriand. Além de uma visita monitorada ao acervo do museu, a programação ainda traz atividade prática no ateliê e a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral (Menécma). Almoço e jantar completam a atividade na capital paulista. Como o número máximo aceito pelos museus para a visita monitorada, de 40 pessoas, o grupo foi divido em três. O próximo a ir para a capital paulista viaja na madrugada desta sexta-feira (6/5) com integrantes das unidades dos CRAS -Centro de Referência de Assistência Social de Schmitt, Talhado e João Paulo II. O objetivo é integrar os alunos dos diferentes núcleos, levá-los a vivenciar o novo por meio de conteúdos artísticos, tornando-os cidadãos críticos e autônomos. Cerca de dois meses antes da viagem, os alunos são preparados pelas professoras de artes Paula Dias Soares de Souza Pelarin da Silva e Thaís de Freitas e de teatro Andrea de Toledo Carvalho Madi. Elas utilizam material disponível no site do Masp e do Itaú Cultural para explorar o conteúdo com grupo, tanto por meio de pesquisas como de  atividades práticas. Isso é importante para que eles estejam familiarizados com o tema e possam absorver melhor o conteúdo cultural. Os alunos têm entre 15 e 19 anos, sendo a maioria meninas.
Outras datas
Para o dia 13 de maio o grupo a viajar é formado por integrantes do Ação Jovem dos CRAS Solo Sagrado, Santo Antonio e Parque da Cidadania. O primeiro grupo, dos CRAS Antunes, Vila Toninho e Novo Mundo, fez a atividade no dia 25 de março. A diferença em relação aos outros dois é em relação à peça que assistiram, “Ensina-me a viver”, com Glória Menezes. A professora Andrea, que acompanhou o grupo em março, ressalta que “é visível o encantamento dos alunos diante, tanto da grandeza da cidade de São Paulo, como das descobertas da produção artística, que antes ficavam apenas no imaginário. Eles voltam mais entusiasmados e seguros para a continuidade do trabalho a ser desenvolvido nas aulas, no decorrer do ano”, disse. 
Menécma
Instigante e bem-humorado, o texto assinado por Bráulio Mantovani fala sobre pessoas parecidas entre si, com um intenso jogo de cena e de palavras. A trama acontece durante uma noite de tempestade, em uma casa sombria e decadente. O diretor de cinema Guilherme Polônia (interpretado por Gustavo Machado) monta um documentário sobre seu pai, que sempre o desprezou, o ator de teatro Cláudio Polônio, “o grande” (Roney Facchini), morto há pouco mais de um mês. Manipulando as imagens do filme, o cineasta tem a chance de reescrever sua relação com o pai. Para concluir sua obra, Guilherme precisa de uma imagem que ilustre o instante da morte de Cláudio “o grande”, quando o ator pronuncia suas derradeiras palavras. A ficção do cineasta pelo documentário é interrompida por um som de piano mal tocando no andar superior, que o perturba. Em cena, surge uma mulher (Paula Cohen), que o atormenta e denigre a imagem do seu idolatrado pai. Guilherme tenta resolver o problema, porém, o diretor enfrenta outras complicações, que oferecem ao público dose de suspense e muitas gargalhadas.

A Página da Vida dia 5 mês maio de 2010


*

*

  *

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 5 mês maio de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 5 mês maio de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alunos da rede municipal de ensino participam de evento sobre educação no trânsito


Educar para o futuro. Essa é proposta do Projeto “Trânsito Saudável”, que vem sendo realizado com alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e alunos da Educação para Jovens e Adultos da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto. Como parte das atividades, nesta quinta-feira (5/5), às 8h30, no Centro Regional de Eventos, um grupo de sessenta alunos assistirá a uma simulação de acidente de trânsito, seguida de palestra sobre as normas de cidadania e ética no trânsito e de atividades culturais focadas nesse tema. A ação contará com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal. No dia 13 de abril, outras sessenta crianças da rede municipal realizaram a mesma atividade, que mostrou um acidente envolvendo um automóvel e uma moto. “O objetivo do simulado é procurar estabelecer a relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real e de sua transformação. Ficamos felizes em constatar que, com a simulação, a meta foi atingida”, avaliou o diretor-presidente da Faperp -Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto e diretor da Apatru -Associação Preventiva de Acidentes e de Assistência às Vítimas de Trânsito, Antonio José Manzato. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, e em parceria com Apatru, Secretaria Municipal de Educação e Faperp, o projeto é dividido em quatro etapas e tem como objetivo alertar, discutir e conscientizar os estudantes de que o trânsito pode ser considerado um universo de relacionamento social e necessita obedecer a regras para um convívio mais respeitoso e seguro. “O contato da criança com o trânsito é muito importante. É uma forma de torná-la mais responsável e gerar uma mudança de comportamento, tanto nelas quanto nos adultos”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental, Maria Inez Firmino Debeus. Manzato explica que o grande desafio atual é buscar alternativas para educar os adultos que trafegam com seus veículos pelas ruas da cidade. A escolha para trabalhar com as crianças foi feita porque elas ainda não possuem vícios e serão os futuros motoristas a transitar pela cidade: “As crianças são multiplicadoras. Se as educarmos de maneira correta, esperamos que as mesmas transmitam para os adultos as mensagens de um trânsito saudável e seguro que almejamos”, afirma. Em um segundo momento, os alunos que participaram das simulações de acidente de trânsito assistem a uma palestra da Apatru e do Corpo de Bombeiros, que aborda a prevenção de acidentes de trânsito e a associação das lesões decorrentes. Numa terceira etapa, os alunos participam de um treinamento rigoroso, com o objetivo de resgatar o conceito de cidadania, ética e paz no trânsito. Em seguida, os alunos farão uma pesquisa de campo coletando dados sobre o trânsito e em locais de ocorrência de grande número de acidentes Na quarta etapa, os alunos farão uma apresentação para a comunidade escolar dos resultados dos trabalhos desenvolvidos. As atividades do Projeto ‘Trânsito Saudável’ vão até o mês de julho.
Aplicação
Para o secretário de Trânsito, Aparecido Capelo, a realização desse projeto é uma ótima oportunidade para aproximar os jovens da realidade das ruas e da cidade. “Os alunos poderão aplicar à própria vida e das pessoas próximas (família, amigos etc.) conhecimentos que permitam reforçar atitudes saudáveis no trânsito”, destaca. A coordenadora da Apatru, Antonia Silva, reitera que a meta é de que as crianças adotem atitudes de respeito ao próximo e ao espaço público, preservando-o e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e compreendam o direito constitucional que todas as pessoas têm de locomover-se com segurança no trânsito.

Projeto Trânsito Saudável -
Simulado de Acidente de Trânsito
Data: 5/5/2011
Horário: 8h30
Local: Centro Regional de Eventos, avenida José Munia, 5.650.

Maio é o ‘Mês da Reciclagem’ na rede de ensino


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Urbanismo e Educação, realiza a partir desta quinta-feira (5/5), até o dia 31, o mês da reciclagem. A iniciativa atende determinação da lei 9.584/2006, que instituiu o Dia Municipal da Reciclagem do Lixo. “Neste ano realizaremos a campanha nas escolas da rede municipal de ensino e também com a comunidade”, informa o secretário do Meio Ambiente, José Carlos de Lima Bueno. A campanha visa conscientizar sobre a importância do reaproveitamento do óleo de cozinha e do lixo eletrônico. O objetivo é coletar esses materiais com a ajuda dos alunos e encaminhá-los para a reciclagem. A escola que recolher maior quantidade de óleo será contemplada com um kit de conteiners de coleta seletiva. A população em geral poderá contribuir com a campanha levando lixo eletrônico e óleo de cozinha até os pontos de apoio distribuídos na cidade. O óleo de cozinha deverá ser armazenado preferencialmente em garrafas descartáveis, as ‘pets’, e os demais materiais poderão ser estocados em caixas de papelão. O lixo eletrônico a ser coleta refere-se apenas a sucatas de computador, teclados, scanners, DVDs, cabos de força, entre outros. Baterias e pilhas não serão aceitas. Os materiais coletados serão enviados para a Cooperlagos -Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de São José do Rio Preto. Mais informações pelo número 3224-2044.

Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza mutirão noturno na UBS São Francisco


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Coordenação da Estratégia Saúde da Família, realiza nesta quinta-feira (5/5) mutirão noturno para exames preventivos na UBS -Unidade Básica de Saúde do São Francisco, na região Sul do município. A iniciativa faz parte de ciclo de eventos alusivos à promoção da saúde que serão desenvolvidos em UBSs do município, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, com o objetivo de ressaltar a importância dos exames preventivos. Durante o mutirão serão realizados exames de papanicolaou, aferição de pressão arterial, glicemia, agendamento para mamografia e PSA (câncer de próstata), avaliação nutricional, além de testagem sorológica para HIV, Sífilis e Hepatite. O atendimento será realizado das 17 às 21 horas. O horário alternativo é uma forma de atender à população que trabalha durante o dia e criar vínculo com essa população trabalhadora, para que possa ser inserida nos programas preventivos da Estratégia Saúde da Família.

Mutirão noturno de Saúde
Data: 5/5/2011 
Horário: 17h às 21h
Local: UBS São Francisco, 
rua José Secco, 750.

Cia. Livre de Teatro participa da “Hora do Conto” em maio no Setor Infanto-juvenil da Biblioteca


O projeto ‘Hora do Conto’, realizado pela Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto, inicia suas atividades do mês de maio. Quem participa do projeto é a Companhia Livre de Teatro. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras do mês, sempre às 15 horas, no Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública Dr. Fernando Costa. Com o objetivo de formar novos leitores, os atores Leandro Aveiro e Anderson Niels irão apresentar para as crianças a contação o livro “Veludinho”, da escritora Martha Azevedo Pannunzio. “Veludinho” narra a história do menino Edu, que sonha em ter uma espingardinha de chumbos e, ao sair à caça, fere, sem querer, um passarinho marrom e corre contra o tempo para salvá-lo. Iniciado em 2009, a “Hora do Conto” tem por objetivo dinamizar as atividades de leitura na Biblioteca, formar novos leitores e incentivar o hábito de leitura entre as crianças de uma maneira lúdica e prazerosa. Desde o início do projeto mais de 3 mil crianças já se encantaram com as histórias contadas. 
Projeto “Hora do Conto”
Dias: 5, 12, 19 e 26, 
sempre às quintas-feiras
Horário: 15 horas
Local: Setor Infanto-juvenil da Biblioteca
 Pública Municipal “Dr. Fernando Costa” – 
Praça jornalista Leonardo Gomes 
(antiga Praça Cívica), 1 – 1º andar.
Informações: (17) 3225-6164 

Equipe da Associação dos Moradores do Solo Sagrado é campeã do Campeonato Goalball


A equipe rio-pretense da Associação dos Moradores do Solo Sagrado, em parceria com as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, e SESC-SP, foi campeã do Campeonato de Goalball, realizado no último final de semana (30/4 e 1º/5) em Guarulhos. O Goalball, modalidade esportiva específica para deficientes visuais, foi criado na Alemanha, no período pós-guerra, para fins terapêuticos. Na época, vários soldados voltavam do combate com algumas deficiências, amputações e outros problemas psicológicos. Parecido com o handball, o Goalball é realizado em uma quadra de futsal, com 18 metros de comprimento e 9 metros de largura. As marcações são feitas com barbante, para que os atletas possam se localizar. “Os lançamentos são feitos com a mão. Uma das maiores diferenças do handball são o tamanho e peso da bola, que tem 1 quilo e duzentas e cinqüenta gramas, além de conter guizos no seu interior”, explica Antenor Junio Barbosa, integrante e diretor de esportes da Associação de Moradores do Solo Sagrado. Nove equipes participaram da competição no último final de semana, que consagrou a equipe local como campeã.  “Agradeço o apoio da Prefeitura que possibilita a participação nas competições, além de ajudar a divulgar o esporte”, diz Barbosa.

A Página da Vida dia 4 mês maio de 2010


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 4 mês maio de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 4 mês maio de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Cerest promove 3º Seminário de Saúde do Trabalhador


O Cerest- Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, unidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, realiza nesta quarta e quinta-feira (4 e 5/5) o 3º Seminário de Saúde do Trabalhador. O evento é em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. De acordo com os organizadores, o público alvo são os profissionais da rede de saúde, escolas técnicas, empresas de segurança e medicina do trabalho, municípios sentinelas e da microrregião. Entre os temas que serão abordados estão: acidentes de trabalho na construção civil da região, riscos e medidas de controle para trabalhos em altura, medidas de prevenção coletiva aplicáveis nas escavações e fundações, organização do trabalho e adoecimento mental, saúde do trabalhador e controle social, entre outros. O Seminário será realizado no Ipê Park Hotel, a partir das 8 até as 17 horas, nos dois dias.
Confira a programação completa:
4 de maio
8h
CREDENCIAMENTO / CAFÉ
9h
 Acidentes de trabalho da construção civil na região de SJ Rio Preto
Palestrante: CEREST
9h40
Prevenção de Acidentes Elétricos na Construção Civil.
Palestrante: Antonio Fernando Barbosa – Técnico de Segurança do Trabalho da CPFL
10h20
SESMT e CIPA no canteiro de obras “Esse é o caminho”
 Palestrante: João Candido Cezário – Técnico de Segurança do Trabalho da RODOBENS
11h
Riscos e medidas de controle para os trabalhos de altura
Palestrante: Douglas William Hakini Soares - Técnico de Segurança do Trabalho do SENAC e Representante do SINDUSCON
11h40
Palestrante: Robinson Leme – Diretor do Departamento de Educação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo
12h30
ALMOÇO
13h30
Prevenção da exposição à poeira de sílica na construção Civil
Palestrante: Robinson Leme – Diretor do Departamento de Educação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário do Estado de São Paulo
14h10
Áreas de vivência – Item 18.4.1
Palestrante: Auditor Fiscal da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego de São José do Rio Preto
14h50
Medidas de proteção coletiva aplicáveis nas escavações e fundações
Palestrante: Auditor Fiscal Delegacia Regional do Trabalho e Emprego de São José do Rio Preto
15h30
INTERVALO 
16h
Gestão da saúde do trabalhador da construção civil
Palestrante: Médico Trabalho do CEREST
16h40
Responsabilidade civil e criminal nos casos de acidente e doença do trabalho
Palestrante: Procurador do Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 15º Região de São José do Rio Preto
17h20
ENCERRAMENTO 

5 de maio
8h
CREDENCIAMENTO / CAFÉ
8h30
ABERTURA
9h
Ergonomia no local de trabalho: mitos e verdades
Palestrante: Lívia Ghirelo – Assistente Social e Consultora Especialista em Ergonomia pela USP
10h30
Organização do Trabalho e Adoecimento Mental
Palestrante: Andréia de Conto Garbin – Psicóloga, Mestre em Saúde Pública e Coordenadora da Divisão de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
12h
Perguntas
12h30
ALMOÇO
13h30
Readaptação / Reabilitação do Servidor Público Estatutário
Palestrante: Dra. Maria Cristina Verri – Cirurgiã Vascular, Médica Perita encarregada da Seção de Readaptação Funcional do DESS – Departamento de Saúde do Servidor.
15h30
INTERVALO
16h
Saúde do Trabalhador e Controle Social
Palestrante: Rosinéia da Graça Alves Gasques – Assistente Social do INSS da Gerência Regional de São José do Rio Preto
17h
ENCERRAMENTO

3º Seminário de Saúde do Trabalhador –
Memória das Vítimas de Acidente
 e Doença do Trabalho
Data: 4 e 5/5/11
Horário: 8h às 17h
Local: Ipê Park Hotel, rodovia Washington Luís, 
quilômetro 458 (entre Rio Preto e Cedral)
Informações: (17) 3211-9488 e 3212-9514

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso


CONVOCAÇÃO 

Vimos por meio desta, convocar Vossas Senhorias para 5ª  Reunião Ordinária,  do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso que se realizará:
Dia  : 04/5/2011
Horário: 8 horas
Sede do CMDI- Av. Bady Bassit nº 3697-Vl. Imperial
PAUTA 
                      I.        Abertura
                    II.        Leitura e aprovação da ata,( leitura das correspondências recebidas , informações dos conselheiros,  justificativas de ausências e outros).
                   III.        Discussão  e entendimento do artigo 16 do capítulo IV da lei 10.741 “Estatuto do Idoso, com a   participação  do Ministério Público na presença do Dr.Romani,  Assistentes Sociais  e Administradores dos Hospitais: IELAR, SANTA CASA E HOSPITAL DE BASE.
                  IV.        Devolutiva das reuniões referente:  Fundo Municipal do Idoso e Cidade Amiga do Idoso.
                   V.        Outros assuntos: Questão Social  (Abandono de Idosos nas UPAS)
                  VI.        Encerramento 
SUA PRESENÇA É DE SUMA IMPORTÂNCIA 
 São José do Rio Preto, 29 de Abril  de 2011.

MARILZA MULATTI
PRESIDENTE DO CMDI

O primeiro lote de convites da "Festa Tom de Maio" começam a ser vendidos


O primeiro lote de convites da ‘Festa Tom de Maio’, que terá a cinematográfica chácara Santo Expedito (localizada na vicinal de Engenheiro Schmitt, após o Buffet Manoel Carlos, na frente da Silvania Doces) como palco, no dia 28 de maio, a partir das 20 horas, já está à venda na Regional do Sindicato dos Jornalistas (na rua Major Joaquim Borges de Carvalho, 497, Vila Angélica), que é a realizadora do evento. 
Tendo uma celebridade global como DJ, em seguida show com a dupla Marco Antônio & Daniel, a festa, que será open bar, reserva ainda outras surpresas. A segurança da festa está a cargo de empresa especializada. 
O primeiro lote está sendo vendido a R$ 40 e é limitado. A organização irá divulgar nas próximas horas outros pontos de vendas. Disk ingressos e informações (17) 3033-5350  e no e-mail regionalriopreto@sjsp.org.br.

São José do Rio Preto sai na frente e deve substituir sacolas plásticas por biodegradáveis


O município de São José do Rio Preto sai na frente e prepara a substituição do uso das sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais e feiras livres. O secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos Lima Bueno, se reuniu na quarta-feira passada (27/4) com o diretor regional da APAS –Associação Paulista de Supermercadistas, Renato Gaspar Martins, para definir uma atuação em conjunto. As sacolas devem deixar de ser usadas a partir de setembro. 
 As sacolas plásticas, utilizadas para embalar, são responsáveis por problemas como enchentes e contaminação do solo. A sacola plástica leva de 100 a 200 anos para se decompor. Em Rio Preto são despejados no meio ambiente 25 milhões de sacolas por mês.  
“Nossa intenção é resolver um problema ambiental sério. Rio Preto sai na frente com essa medida”, afirma o secretário Lima Bueno.  
O objetivo é substituir as sacolas plásticas por outras biodegradáveis e as chamadas sacolas retornáveis.

A Página da Vida dia 3 mês maio de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 3 mês maio de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 3 mês maio de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fundo Social de Solidariedade recebe doação de alimentos da Caminhada pela Vida














O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, por meio do Banco Municipal de Alimentos, recebeu na quarta-feira passada (27/4) cinco toneladas de alimentos. A doação foi feita pelos idealizadores da “1ª Caminhada pela Vida –Um passo para a Solidariedade”, organizada pelo Sincor – Sindicato dos Corretores de Seguros, de Empresas Corretoras de Seguros, Resseguros, de Saúde, de Vida, de Capitalizasção, de Previdência Privada da região de São José do Rio Preto. “Temos muito a agradecer a todos os atletas e aos participantes da Caminhada, que não mediram esforços para contribuir com as instituições cadastradas no Banco de Alimentos”, enfatiza a presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes. ara o diretor do Sincor, Antonio Roberto Mantovan, a 1ª Caminhada foi um sucesso em participação e arrecadação. “Estávamos estimando angariar uma tonelada e conseguimos cinco. Todos os inscritos fizeram a doação de imediato, principalmente, sabendo que o Banco já atende mais de 60 instituições e associações da cidade, além de muitas famílias de baixa renda”, comenta Mantovan. Segundo ele, os preparativos para a 2ª Caminhada, em 2012, já começaram a ser formatados e o Banco Municipal de Alimentos será novamente beneficiado.  1ª Caminhada foi realizada no último dia 17, com largada em frente à Swift e percurso de 5,5 quilômetros. O evento contou com apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

SESC Rio Preto guia de maio 2011

Mapa Cultural Paulista 2011-2012 tem 60 trabalhos inscritos na fase municipal

A fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2011-2012 recebeu 60 inscrições. As inscrições foram encerradas na sexta-feira (29/4). O projeto é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as prefeituras. O objetivo é valorizar o trabalho cultural desenvolvido em todo o Estado, nas modalidades de dança, teatro, artes visuais, música e literatura. Em Rio Preto, foram 31 inscrições em literatura, seis de teatro, 16 em artes visuais, quatro em vídeo e três em dança.  As modalidades música instrumental e canto coral não registraram inscrições. Para teatro foram inscritos três projetos na categoria infantil e três espetáculos para adultos. Já na modalidade literatura, a Secretaria Municipal de Cultura recebeu 31 inscrições, sendo 19 na categoria poesia, cinco para conto e sete na categoria crônica. São selecionados nove representantes, sendo três em cada categoria. Na modalidade artes visuais, 16 projetos foram inscritos na fase municipal, sete na categoria fotografia e nove na categoria artes plásticas. A categoria desenho de humor não recebeu inscrições. Na modalidade dança foram três inscrições, duas na categoria dança de rua e uma na categoria dança contemporânea. Na modalidade vídeo foram quatro inscrições na categoria ficção.
O prazo para a final da fase Municipal do Mapa Cultural Paulista é o dia 30 de maio. O início do processo seletivo dos trabalhos será em 15 deste mês. Mais informações podem ser obtidas pelo tel. (17) 3202-2310.

Festival Nacional de Música Sertaneja de São José do Rio Preto recebeu 108 inscrições


O Festival Nacional de Música Sertaneja, realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, recebeu 108 inscrições. Além dos artistas locais e da região, participam do Festival músicos dos Estados de São Paulo (47), Rio Grande do Sul (2), Minas Gerais (4), Distrito Federal (2) e Paraná (4). Das músicas inscritas, serão selecionadas 35 canções para participar das eliminatórias de Rio Preto, no mês de maio. A seleção será feita por uma Comissão Julgadora da Secretaria de Cultura. A segunda edição do Festival Nacional de Música Sertaneja será realizada em três dias. As eliminatórias serão realizadas nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Municipal Nelson Castro. No dia 20 será a apresentação das duplas de Rio Preto e região (cidades de até 100 quilômetros de distância), onde serão apresentadas 20 músicas e no dia 21 de compositores nacionais, onde serão apresentadas 15 musicas. Oito músicas serão classificadas no dia 20 e mais seis músicas no dia 21 de maio. As 14 músicas selecionadas estarão automaticamente na grande final do Festival Nacional de Música Sertaneja, que será realizado em 22 de maio. As eliminatórias e a final serão no Teatro Municipal Nelson Castro. Para os cinco primeiros colocados o cachê será distribuído da seguinte forma: R$ 6 mil (primeiro lugar), R$ 4 mil (segundo lugar), R$ 2 mil (terceiro lugar), R$ 1,5 mil (quarto lugar) e R$ 1 mil (quinto lugar). Do sexto ao décimo colocado será distribuído cachê de R$ 500. Além do dinheiro, os cinco primeiros colocados receberão troféu.
Informações: (17) 3234-4297. 

Programa Nelson Seixas recebe 64 inscrições


O Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, promovido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, teve 64 projetos inscritos nas áreas de literatura, teatro, dança, música e artes visuais. O objetivo do programa é apoiar a execução de trabalho, visando o desenvolvimento da cultura local. Teatro foi a área que obteve o maior número de inscritos (20), seguido por literatura (16), música (12), artes visuais (10) e dança (6). Em cada uma das modalidades, poderão ser selecionados até quatro projetos. Os valores destinados para a execução dos trabalhos serão de R$ 11,663 mil para dança; R$ 12,722 mil para teatro; R$ 7,103 mil para literatura; R$ 7,633 mil para música e R$ 6,467 mil para artes visuais. 

A Página da Vida dia 2 mês maio de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.