sábado, 20 de novembro de 2010

Dia Nacional da Consciência Negra


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. 
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de mio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.
Centenas de selos retrataram a trajetória dos negros no País. Documentam desde a chegada à nova terra até como construíram o patrimônio brasileiro. Diversos deles estampam elementos da cultura brasileira oriundos das tradições africanas, como o candomblé e a capoeira. Outros lembram personagens importantes das batalhas pelos direitos iguais, como Zumbi, a princesa Isabel e José do Patrocínio. Não há como deixar de fora artistas negros que, com profunda sensibilidade, brilharam em diferentes campos artísticos, como o ator Grande Otelo, o escultor Aleijadinho, o músico Pixinguinha e o escritor Cruz e Sousa.
É dessa forma que os Correios reconhecem o papel fundamental dos negros na sociedade e homenageiam episódios marcantes que contribuíram para a construção da cultura brasileira.


Zumbi dos Palmares recebeu sua inscrição como herói nacional, no Livro de Aço dos Heróis Nacionais, em 21 de março de 1997. Batizado com o nome de Francisco, Zumbi foi entregue ao Padre Antônio Melo com quem viveu até os 15 anos de idade, quando fugiu para Palmares, quilombo entre os estados de Pernambuco e Alagoas, onde se reuniam os escravos fugidos. Lá, ele se fez líder graças à sua coragem, capacidade de organização e comando. Morreu no ataque inimigo de 20 de novembro de 1695. Zumbi tornou-se símbolo da luta dos negros por dignidade e igualdade.



Meio Ambiente e entidades farão cinco plantios de árvores inclusive a Unimed fará neste domingo


A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto definiu nesta terça-feira (16/11) estratégias para realizar, nas próximas semanas, cinco plantios de árvores no município. As ações fazem parte dos projetos de Recuperação da Mata Ciliar e “Arborização Rio Preto – ajude a deixar seu bairro mais verde”, que está sendo desenvolvido com empresas privadas e entidades de classe. Em continuidade ao plantio de calçadas, como foi no Nato Vetorasso, o grupo programou para 5 de dezembro o mutirão no Parque da Cidadania, a partir das 9 horas. O plantio será juntamente com os moradores, que serão informados e convidados a participar, a partir da próxima semana. Também está sendo planejado plantio de mudas no Jardim Maria Lúcia para a formação da “Floresta Urbana”, nas ruas ao redor da Escola Municipal Professora. Yolanda Ferrari Vargas. A ação, ainda com data indefinida, terá a participação de alunos. O projeto faz parte do Programa Município Verde Azul da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e consiste na concentração de espécies arbóreas de grande porte em um determinado quadrilátero urbano. Além disso, o Programa de Recuperação da Mata Ciliar, desenvolvido com produtores rurais de Engenheiro Schmitt, terá plantio de mudas, no dia 24 deste mês, na nascente e às margens do córrego do Cedro.

 Outros dois plantios também foram acertados
 em parcerias com empresas privadas

A Unimed irá plantar amanhã (21/11), cerca de 200 mudas no Lago 3 da Represa Municipal. O evento será como encerramento de uma caminhada ecológica.

E a Rodobens fará o plantio de 330 mudas no canteiro central da avenida José da Silva Sé, que dá acesso ao Parque da Liberdade, no dia 10 de dezembro às 8 horas. 

As empresas que desejam participar ou colaborar com o Projeto “Arborização Rio Preto – ajude a deixar seu bairro mais verde” podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo pelo telefone (17) 3224-2044.

Marden Peres Lopes e Nilson Ferreira da Silva em "ERAM 59"

Faço hoje um modesto registro do aniversário de dois estudantes  que nasceram no mesmo dia e mês Marden Peres Lopes e Nilson Ferreira da Silva  que se estivessem entre nós Marden faria hoje 69 anos e  Nilson 68 e fizeram no último dia 24 de agosto 50 anos de falecimento na tragédia que ocorreu nas águas e ponte do Rio Turvo.

Saiba mais sobre esta tragédia que modificou os corações e também os destinos de nossa cidade dando um clique no título abaixo:.



“Cazuza. O Tempo não Pára” filme de hoje no Auditório do SEST/SENAT de S. J. do Rio Preto


PROJETO CINECLUBE - CONVITE

A cultura de um povo é formada por seus valores, princípios e crenças. É a essência que define a identidade social e pessoal do indivíduo e possibilita a sua integração no mundo. Investir em ações que promovam a cultura tem sido o caminho seguido por entidades governamentais e não governamentais, como o SEST/SENAT, comprometidas com a formação social de indivíduos e com a democratização de acesso, seja a educação, ao lazer ou a cultura. Além de conhecer gratuitamente as produções cinematográficas nacionais o público poderá aprimorar seu senso crítico e seu intelecto através do debate que acontecerá logo após a exibição. O debate terá o acompanhamento de um psicólogo facilitando a reflexão. 

Confira nossa agenda e Venha Participar !!

Dia 20/11 às 15:00 horas –
 Filme: “Cazuza. O Tempo não Pára”
(Censura 16 anos)
Local: Auditório do SEST/SENAT de São José do Rio Preto
 – Av. Abílio Appoloni, nº 100 – Jd. Conceição 
(Final da Av. Philadelphio M. Gouveia Neto)

Prefeitura entrega hoje pela manhã obras de melhorias no Calçadão e Mercado Municipal


O prefeito Valdomiro Lopes entrega neste sábado (20/11) reservatório para depósito de lixo do Mercado Municipal, conjunto de lixeiras com coleta seletiva e reforma dos banheiros públicos da praça Rui Barbosa. A cerimônia tem início às 10h30 no Mercadão e as outras duas serão na sequencia, às 11 horas e 11h30. As melhorias foram executadas pela Emurb– Empresa Municipal de Urbanismo e realizadas considerando as questões ambientais, de higiene, de dignidade e de acessibilidade. “No caso do Mercadão, desde que foi inaugurado, o lixo é deixado exposto em uma das entradas, sem nenhuma proteção. Nós fizemos os reservatórios nos quais cada permissionário terá acesso ao contêiner fechado, mas ventilado para evitar o mau cheiro, protegido do acesso de bichos e insetos. Agora, devidamente acondicionado, o lixo deixa de ser um problema de higiene. Com isso, também, além das questões de saúde, estamos mostrando respeito com os consumidores que frequentam o Mercado”, afirma Liszt Abdala Martingo, diretor-presidente da Emurb. Já o conjunto de 12 lixeiras com coleta seletiva e a reforma do banheiro da praça Rui Barbosa fazem parte do projeto de revitalização do Calçadão. Martingo explica que além de coletar o material, as lixeiras servirão para um programa de conscientização que envolverá consumidores, funcionários e lojistas. “As lixeiras fazem parte de um projeto que envolve ainda palestras periódicas e um trabalho de sensibilização junto aos empresários do centro para que separem o lixo e entreguem para a Cooperlagos. Vamos mostrar a importância da cooperativa tanto na questão ambiental quanto na assistencial. Ainda, juntamente com a Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), está sendo elaborada uma cartilha sobre coleta seletiva para ser entregue aos lojistas”, explica o diretor-presidente da Emurb. As lixeiras estão instaladas em vários pontos da área central como na praça Dom José Marcondes, nas ruas Jorge Tibiriçá e Tiradentes, praça Rui Barbosa, além do Shopping Prefeito Antonio Figueiredo de Oliveira (conhecido como Shopping HB). As lixeiras comportam até 80 litros de resíduos e têm adesivos para identificar o que deve ser descartado: papel, vidro, plástico e metal. No caso dos banheiros, Martingo esclarece que, além de instalar equipamentos para deficientes físicos, reformulou todo o espaço que ainda preservava uma estrutura antiga e estava totalmente degradada. “Os sanitários, para se ter ideia, ainda eram no estilo privada turca. Os vidros estavam todos quebrados, a iluminação foi toda trocada por um sistema moderno e acabamos com os ‘mocós’ que serviam para atos ilícitos. Com os banheiros reformados estamos provendo mais dignidade para os munícipes que precisam do serviço”, afirma Martingo. Entre as melhorias, além dos novos vasos sanitários, os espaços estão com novos espelhos, saboneteiras e o feminino também ganhou um fraldário.  

A Página da Vida dia 20 mês de novembro de 2009

*


*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 20 mês de novembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato. 

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Alunos de 19 cursos dos Núcleos de Arte se apresentam neste final de semana


Neste sábado e domingo (20 e 21/11) alunos de 19 cursos dos Núcleos Municipais de Arte se apresentam na programação de final de ano. Serão apresentados espetáculos de dança, música e teatro. A programação segue até o dia 22 de dezembro, com apresentações de dança e exposições de artesanato e artes plásticas. No sábado (20/11), será apresentado o espetáculo de dança “Nem Luxo Nem Lixo – Mezcla”, em duas sessões, às 19 e 21 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Sobem ao palco alunos dos cursos de dança dos Núcleos da Casa de Cultura Dinorath do Valle, Cristo Rei, Projeto Cidadão Talhado e Associação Comunitária Jardim Santa Catarina.  Ao todo, serão 12 apresentações de balé clássico, sapateado, jazz, dança flamenca, dança de salão, tango, capoeira e hip hop. Já no domingo (21/11), terá apresentações de música e teatro. Às 17 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, alunos dos Núcleos Roberto Farath, Alarme, Cristo Rei, PAE, Rancho de Luz, Santa Cecília, Ielar e Engenheiro Schmitt farão apresentações de violão, violino, viola, viola caipira, violoncelo, teclado, saxofone, clarinete, piano e canto coral. Às 20 horas, na Casa de Cultura Dinorath do Valle, terá a apresentação teatral “Pode ser que seja só o leiteiro lá fora”, dos alunos do curso de Teatro Adulto Avançado. Com direção de Bhá Bocchi Prince, a peça é baseada no texto homônimo de Caio Fernando Abreu.

“Nem Luxo Nem Lixo – Mezcla” (dança)
Data: 20/11
Horário: 19h e 21h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Música”
Data: 21/11
Horário: 17h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

“Pode ser que seja só o leiteiro lá fora” (teatro)
Data: 21/11
Horário: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

Programação

“Nem Luxo Nem Lixo – Balé Clássico”
Data: 23/11
Horário: 18h, 19h30 e 21h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Nossos Talentos” – Exposição de Artes Plásticas
Data: de 24/11 a 7/12
Abertura: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

“Nem Luxo Nem Lixo – Pout Pouri”
Data: 25/11
Horário: 18h, 19h30 e 21h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

“Mostra de Artesanato”
Data: 8 a 22/12
Abertura: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

“Exposição de Artes Plásticas”
Data: 8 a 22/12
Abertura: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle

Amanhã na V. Toninho é dia de "OAB vai à praça"


A 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, dentro de suas atribuições e competências, irá realizar em São José do Rio Preto no dia 20 de novembro de 2.010 das 09 às 12h na quadra esportiva do Centro Espírita Luiz Gonzaga, situado à Rua João Zanardi n.º 783, Vila Toninho o evento denominado “OAB vai à praça” que tem por objetivo levar acessória jurídica à população de uma forma ampla, cumprindo assim a finalidade social que esta instituição tem onde irá realizar um trabalho que vem sendo disseminado por suas comissões junto à sociedade. Destarte, o evento irá englobar não só o atendimento jurídico, como toda forma de conscientização, seja ela feita através de consultoria e encaminhamento jurídico, conscientização acerca de direitos e deveres garantidos à população, bem como esclarecimento acerca de temas variados como acessibilidade, cidadania, violência doméstica, proteção ao menor, à mulher, ao idoso, ao consumidor, etc. que em sua grande maioria são desconhecidos por grande parte da sociedade. Alias, nesta edição, o evento contará com a presença de funcionários do Instituto da Previdência Social - INSS, que irá esclarecer dúvidas acerca de temas previdenciários como aposentadoria, benefícios de auxílio doença, maternidade, etc. É sabido que atualmente a maneira de se expressar vem sofrendo grandes mudanças, e é por tal motivo que o comunicar-se exige que seja feito de maneira clara e dinâmica, e temos que a mídia um forte transmissor de informação, chegando a diversos setores da sociedade. Assim, dentre os objetivos deste ofício, está o convite a este veículo de comunicação para participação, em conjunto, com esta instituição na conscientização da nas áreas de direitos e deveres do cidadão
consciente, onde uma vez que informado, este passa a agir de maneira mais condizente com a sua situação e passa a exigir e cobrar seus direitos, utilizando sua gama de possibilidades e em favor do cidadão. A cooperação/parceria tem o intuito de unir forças para que juntos, o alcance desta proteção possa ser ainda maior, englobando um numero maior de pessoas, cidadãos, consumidores, etc., no evento. Portanto, quanto maior a divulgação que angariarmos, maior será o numero de pessoas atendidas durante essa mobilização social que pretende-se. Compareça!

Termina neste domingo (21/11) fenômeno celeste permite que se veja até 100 meteoros por hora


Termina neste domingo (21/11) a chuva de meteoros dos Leonídeos, que pode ser observada a partir das 3h30, olhando para o lado leste. Esse fenômeno ótico na atmosfera terrestre se deve a resíduos de partículas deixadas pelo cometa Tempel-Tutle, que a cada 33 anos completa uma volta em torno do Sol. Segundo o astrônomo do CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura, Alexandre Neves, para observar uma chuva de meteoros não é necessário o uso de qualquer instrumento astronômico, como telescópios ou binóculos. “Basta um ambiente escuro e o olho humano”, diz. “Olhe todo céu pacientemente no horário previsto para ocorrência da chuva de meteoros e você verá ‘estrelas cadentes’ em certos intervalos de tempo, podendo contar uma taxa de até 100 meteoros por hora”, ensina. A chuva de meteoro recebe o nome da constelação onde o radiante se forma, de acordo com Neves. As mais belas chuvas de meteoros são as que ocorrem nos meses de agosto (chuva dos perseídeos, pois o radiante se encontra na constelação de Perseu) e de novembro (Leonídeos, uma vez que o radiante está na constelação de Leão). Para obter orientações detalhadas para a observação, acesse www.centrodeciencias.org.br/astronomia

Começa o "Campeonato Unidos no Esporte"


A Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Esportes Comunitários, realizou a abertura oficial do 'Campeonato Unidos no Esporte' nesta quarta-feira (17/11), às 9 horas, no Ginásio de Esportes Antônio Natalone. O projeto atende cerca de 250 crianças que possuem necessidades especiais, com atividades todas as quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. A competição será realizada para as duas turmas, sendo de manhã das 8h30 às 10h30 e no período da tarde das 15h30 às 16h30. O Campeonato contará com duas modalidades, basquete masculino e feminino e futsal masculino. Serão quatro equipes de basquete masculino e mais quatro de basquete feminino e três equipes de futsal masculino, na turma da manhã. Já na turma da tarde, como o grupo é menor, serão duas equipes de basquete masculino, duas de basquete feminino e duas de futsal masculino. A abertura do Campeonato contou com a presença da vereadora Alessandra Trigo e da equipe América de Basquete masculino, bronze nos Jogos Abertos, do técnico Marino Manela. Os atletas do basquete América conversaram com as crianças e fizeram demonstrações de lances antes do início da competição. "Essas competições ajudam no desenvolvimento físico e mental das crianças. Ensina a disciplina e promove a integração e socialização entre os alunos. Com a presença dos jogadores do América, tenho certeza que o incentivo à competição saudável e à prática de esportes será maior", comenta Cléa Márcia Melara Bernardelli, coordenadora do Programa Unidos no Esporte. As equipes formadas pelas crianças apresentadas na abertura foram de futsal, América, Oeste e Mirassol. De basquete masculino foram: Corinthians, Unidos no Esporte, Palmeiras e Mirassol. As equipes de basquete feminino foram: São Paulo, Corinthians, Brasil e Mirassol. As competições começaram nesta quarta-feira (17/11) e vão até 1º de dezembro, que termina em uma comemoração com as duas turmas, no período da manhã, quando as equipes melhores colocadas serão premiadas com medalhas. 

Luiz Gonzaga de Andrade em "ERAM 59"


Faço hoje um modesto registro do aniversário de Luiz Gonzaga de Andrade que se estivesse entre nós  faria hoje 68 anos e fez no último dia 24 de agosto 50 anos da tragédia que ocorreu nas águas e ponte do Rio Turvo.

Saiba mais sobre esta tragédia que modificou os corações e também os destinos de nossa cidade dando um clique no título abaixo:.


A Página da Vida dia 19 mês de novembro de 2009


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 19 mês de novembro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato. 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Caminhão Saúde faz testes de HIV na região Norte


A Unidade Itinerante da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (caminhão) vai fazer testes para diagnóstico de HIV nesta sexta-feira (19/11), nos períodos da tarde e noite, em frente à Unidade de Pronto-atendimento da região Norte. A ação faz parte da ‘Campanha de Ampliação de Testagem anti-HIV – Fique Sabendo 2010’, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A Campanha, que tem por objetivo incentivar a testagem, termina em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra Aids. Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ AIDS e Hepatite, Aracelis de Castro Aschar, os testes também podem ser realizados em qualquer uma das 25 Unidades de Saúde do município, CTA -Centro de Testagem e Aconselhamento, além da Unidade Itinerante (caminhão), que vai percorrer pontos estratégicos durante a Campanha. “Além do teste para HIV também será oferecida a testagem para sífilis e hepatite. O diagnóstico precoce e o início do tratamento antirretroviral em momento oportuno são imprescindíveis para a qualidade de vida dos portadores de HIV/AIDS”, afirma a coordenadora. A Campanha pretende atingir as populações mais vulneráveis, reduzir para 15% o diagnóstico tardio de HIV e aumentar em 100% a população testada para HIV, pelo menos uma vez na vida até 2012. Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de outubro deste ano, foram registrados 3.790 casos de Aids. Desses, 1.841 estão vivos, 1.915 foram a óbito e 34 têm situação ignorada. Do total de casos, 67,91% são de pessoas do sexo masculino e 32,09% do sexo feminino. A faixa etária que compreende pessoas de 20 a 34 anos responde por 53,87% dos casos. De 35 a 49 anos, 34,24%. 
Campanha 
Durante a Campanha, a população poderá optar por dois tipos de testes para diagnóstico do vírus HIV: o rápido, que fica pronto em torno de 40 minutos ou o convencional, cujo resultado é emitido em 10 dias úteis. Os testes poderão ser realizados nas próprias Unidades de Saúde, Centro de Testagem e Aconselhamento, além de pontos específicos onde a Unidade Itinerante vai estar como, por exemplo, Mercado Municipal e Rodoviária, entre outros. Uma equipe formada por técnicos da saúde, entre eles enfermeiros, médicos e psicólogos, ficará responsável pelo aconselhamento, testes, análise de exames e distribuição de preservativos e material educativo à população. Desde 2009, a Secretaria de Saúde tem intensificado as Campanhas de testagem no município. No ano passado, de janeiro a setembro de 2009, foram realizados no município 10.648 testes para diagnóstico de HIV. Neste ano, no mesmo período, foram realizados 14.704 testes.

Palestra debate amanhã repasses ao Terceiro Setor


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, promove nesta sexta-feira (19/11) a palestra “Repasses ao Terceiro Setor: auxílio, subvenção e convênios. Especificidades e Prestação de Contas”. O evento, que será realizado no Centro de Convenções da Acirp –Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, é destinados a dirigentes, contadores e técnicos de entidades e do poder público. O palestrante será Marconi Cavalcante Benck. Ele é auditor fiscal do TCE –Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, agente de fiscalização, cientista social pela UNB –Universidade de Brasília, formado em Direito pela USP e pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas. 

Palestra “Repasses ao Terceiro Setor: 
auxílio, subvenção e convênios. 
Especificidades e Prestação de Contas”
Data: 19/11/10
Horário: 8h30
Local: Centro de Convenções da Acirp, 
avenida Bady Bassitt, 4.052 – Centro

Projeto Viva recebem show de Ronald McDonald


Alunos do “Projeto Viva Beatriz da Conceição” receberam uma visita muito especial na tarde de quarta-feira (17/11), na sede da Unidade I, no bairro Eldorado. Foi realizado um show com o personagem Ronald McDonald para aproximadamente 360 crianças e adolescentes. Também participaram do show alunos da Creche AMOR Dr. Mário Altenfelder. Durante o show, Ronald fez alguns números circenses. Foram apresentações de mágica, ventríloquo, música e várias brincadeiras. No final, houve a distribuição de brindes. Todas as crianças e adolescentes presentes ganharam brinquedos miniaturas. Com roupas de cores amarela e vermelha, Ronald McDonald é um personagem vestido de palhaço, considerado um dos principais símbolos da rede de fast food McDonald's.

5º Encontro de Bandeira de Santos Reis Vila Santo Antônio do Rio Grande (LAGOA SECA) Fronteira - MG e o convite para este domingo (21/11)

A Página da Vida dia 18 mês de novembro de 2009

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 18 mês de novembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rachel de Queiroz, 100 anos de nascimento

Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17 de novembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2003) foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. É considerada por muitos como a maior escritora brasileira. Rachel era filha de Daniel de Queiroz Lima e Clotilde Franklin de Queiroz, descendente pelo lado materno da família de José de Alencar. Em 1917, após uma grande seca, muda-se com seus pais para o Rio de Janeiro e logo depois para Belém do Pará. Retornou para Fortaleza dois anos depois. Em 1925 concluiu o curso normal no Colégio da Imaculada Conceição. Estreou na imprensa no jornal O Ceará, escrevendo crônicas e poemas de caráter modernista sob o pseudônimo de Rita de Queluz. No mesmo ano lançou em forma de folhetim o primeiro romance, História de um Nome. Aos vinte anos, ficou nacionalmente conhecida ao publicar O Quinze (1930), romance que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Demonstrando preocupação com questões sociais e hábil na análise psicológica de seus personagens, tem papel de destaque no desenvolvimento do romance nordestino. Começa a se interessar em política social em 1928-1929 ao ingressar no que restava do Bloco Operário Camponês em Fortaleza, formando o primeiro núcleo do Partido Comunista. Em 1933 começa a ter dissenções com a direção e se aproxima de Lívio Xavier e de seu grupo em São Paulo, indo morar nesta cidade até 1934. Milita então com Aristides Lobo, Plínio Mello, Mário Pedrosa, Lívio Xavier, se filiando ao sindicato dos professores de ensino livre, controlado naquele tempo pelos trotskistas. Depois, viaja para o norte em 1934, lá permanecendo até 1939. Já escritora consagrada, muda-se para o Rio de Janeiro. No mesmo ano foi agraciada com o Prêmio Felipe d'Oliveira pelo livro As Três Marias. Escreveu ainda João Miguel (1932), Caminhos de Pedras (1937) e O Galo de Ouro (1950). Foi presa em 1937, em Fortaleza, acusada de ser comunista e exemplares de seus romances foram queimados. Em 1964 apoiou a ditadura militar que se instalou no Brasil.
Lançou Dôra, Doralina em 1975, e depois Memorial de Maria Moura (1992), saga de uma cangaceira nordestina adaptada para a televisão em 1994 numa minissérie apresentada pela Rede Globo. Exibida entre maio e junho de 1994 no Brasil, foi apresentada em Angola, Bolívia, Canadá, Guatemala, Indonésia, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, sendo lançada em DVD em 2004.
Publicou um volume de memórias em 1998. Transforma a sua "Fazenda Não Me Deixes", propriedade localizada em Quixadá, estado do Ceará, em reserva particular do patrimônio natural. Morreu em 4 de novembro de 2003, vítima de problemas cardíacos, no seu apartamento no Rio de Janeiro, dias antes de completar 93 anos.

Nota d'A Página: É aconselhável dar continuidade a pesquisa de suas obras e feitos que foram muitos, e a idéia do blog é apenas lembrar o centenário de nascimento desta extraordinária mulher.

Videoconferência debate atendimento, diagnóstico e tratamento a pacientes com suspeita da dengue


Profissionais da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto participam nesta quinta-feira (18/11), por meio de videoconferência, de capacitação sobre atendimento, diagnóstico e tratamento adequados de pacientes com suspeita de dengue, ministrada pelo Ministério da Saúde e Instituto Fiocruz. O treinamento, intitulado “Aspectos do Manejo Clínico no paciente com Dengue”, será conduzido pelo infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a partir das 14 horas, com duração prevista de duas horas. Em Rio Preto, a videoconferência será transmitida no auditório da Secretaria de Saúde. Para a capacitação foram convidados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica médicos, enfermeiros e profissionais de saúde que integram a rede pública, principalmente os envolvidos na classificação de risco (triagem) de usuários do SUS -Sistema Único de Saúde nas unidades de emergência. Segundo o Ministério da Saúde, serão abordados durante a capacitação sintomas da doença, testes de confirmação necessários, sinais de alarme (indicativos de que a doença pode evoluir para formas mais graves) e a conduta médica adequada para cada caso.

Esquetes abrem a partir de amanhã apresentações de final de ano dos Núcleos de Arte


Têm início nesta quinta-feira (18/11), às 19 horas, no Teatro Humberto Sinibaldi Neto, as apresentações de final de ano dos alunos dos Núcleos Municipais de Arte. Serão apresentados oito esquetes teatrais. A programação segue até o dia 22 de dezembro, com apresentações teatrais, musicais, de dança e exposições. Participam do primeiro dia de apresentações alunos dos cursos de Teatro Infanto-juvenil, Juvenil Iniciante, Juvenil Intermediário e Adulto Iniciante, ministrados no Núcleo Municipal de Arte da Casa de Cultura Dinorath do Valle. Sob direção de Bhá Bocchi Prince, serão apresentados sete esquetes. “A Revanche”, “Ausência”, “Hotel, “O Mistério Continua”, “Luz, Câmara...Vixi é Teatro”, “Nem Tudo é o que Parece Ser”, “O Cicletinho” e “Pintangas ao Vento”. “Todos esses esquetes são resultado de um método de teatro, chamado improvisação, dados como exercícios em sala de aula. A partir desse método, os esquetes são criados pelos próprios alunos”, explica Prince. Também será apresentado o esquete “Te Contei?”, com direção de Fabiano Amigucci. O exercício de improvisação segue uma linha de “fofoca”: uma notícia é aumentada cada vez que passa de boca em boca. 

Núcleos de Arte - Apresentações de final de ano

“Esquetes Teatrais”
Data: 18/11
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto  

Programação

“Esquetes Teatrais”
Data: 19/11
Horário: 19h e 21h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
“Nem Luxo Nem Lixo – Mezcla” (dança)

Data: 20/11
Horário: 19h e 21h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
“Música”

Data: 21/11
Horário: 17h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
“Pode ser que seja só o leiteiro lá fora” (teatro)

Data: 21/11
Horário: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
“Nem Luxo Nem Lixo – Balé Clássico”

Data: 23/11
Horário: 18h, 19h30 e 21h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
“Nossos Talentos” – Exposição de Artes Plásticas

Data: 24/11 a 7/12
Abertura: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
“Nem Luxo Nem Lixo – Pout Pouri”

Data: 25/11
Horário: 18h, 19h30 e 21h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Mostra de Artesanato”
Data: 8 a 22/12
Abertura: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
“Exposição de Artes Plásticas”

Data: 8 a 22/12
Abertura: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle

História de São José do Rio Preto é contada por meio de fotos no 2º Seminário de Cultura


A programação do 2º Seminário de Cultura se encerra nesta quinta-feira (18/11) com a palestra “Fotos de Rio Preto desde 1970”, que será apresentada por Edson Baffi e Lelé Arantes, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. A entrada é gratuita. Serão mostradas aproximadamente 100 fotos que retratam momentos do desenvolvimento da cidade, bem como as pessoas que participaram ativamente da história do município. As fotos foram tiradas por Edson Baffi desde a década de 1970 até os dias atuais. “As imagens retratam os acontecimentos mais marcantes do desenvolvimento do município, como a demolição da Catedral, o início do calçadão, a criação dos condomínios, entre outros. Também há imagens de pessoas da política, da imprensa e do meio empresarial”, explica Baffi. Os comentários a respeito das imagens retratadas serão feitos por Lelé Arantes. “Eu e o Lelé trabalhamos juntos há muito tempo. Ele tem pleno conhecimento de todos os fatos e acontecimentos que envolvem a história da cidade”, comenta Baffi. O fotógrafo Edson Baffi possui fotos publicadas desde 1970 nos jornais Diário da Região, A Notícia, Folha de Rio Preto, entre outros. Trabalhou como freelancer nos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo e Gazeta Esportiva. Lelé Arantes é jornalista, escritor e historiador. Seu último livro “São José do Rio Preto Ano a Ano” foi lançado agora em 2010. Essa é a última palestra desta edição do Seminário de Cultura. Durante o segundo semestre do ano, foram ministradas 12 palestras sobre assuntos relacionados à ciência, arte e cultura.

2º Seminário de Cultura
“Fotos de Rio Preto desde 1970”, 
com Edson Baffi e Lelé Arantes
Data: 18 de novembro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Rio Preto Automóvel Clube, 
avenida Alberto Andaló, 2.769 – Centro
Entrada franca 

A Página da Vida dia 17 mês de novembro de 2009


*


Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 17 mês de novembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato. 

terça-feira, 16 de novembro de 2010

XVII SIPAT –Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho vai até sexta-feira


Começou nesta terça-feira (16/11) e segue até a próxima sexta-feira (19/11) a XVII SIPAT –Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, desenvolvida pela Secretaria de Administração de São José do Rio Preto, por meio do SEESMT –Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho e a CIPA –Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. O evento é realizado na Câmara Municipal, a partir das 8 horas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do servidor público municipal e prevenir acidentes no trabalho. No primeiro dia os participantes assistiram à palestra “Saúde e Segurança no Trabalho”, com o médico Cacau Lopes. Nesta quarta-feira (17/11) o assunto abordado será “DST/AIDS e Prevenções”, apresentado pelo Programa DST/AIDS Municipal. Entre as atividades programadas estão também apresentações da peça de teatro “Trabalhar Sim, Adoecer Não”, do Grupo Desafio; além de aferição da pressão arterial e sorteio de brindes e concurso da melhor frase sobre Segurança do Trabalho. Os interessados em participar do concurso devem entregar a frase no dia de sua participação. A melhor será premiada. O SEESMT –Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho e a CIPA –Comissão Interna de Prevenção de Acidentes estão localizados na rua Minas Gerais, 249, no Centro.  

Programação

17/11
8h30 –  Apresentação Teatral com o GRUPO DESAFIO
9h – Palestra: “DST/AIDS e Prevenções” – Programa DST/AIDS Municipal 

18/11
8h30 – Apresentação Teatral com o GRUPO DESAFIO
8h30 – Palestra: “Cuidados com a Saúde Mental” – SEST/SENAT 

19/11
8h30 – Palestra: “Alcoolismo” – HB Saúde


XVII SIPAT –Semana Interna de
 Prevenção de Acidentes de Trabalho
Data: 16 a 19/11
Horário: 8h
Local: Câmara Municipal

Provas do Saresp acontecem nesta quarta e quinta


Serão aplicadas nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/11), para alunos dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de São José do Rio Preto, as provas do Saresp - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. No total, 8.202 estudantes participarão da avaliação. As provas serão aplicadas em 32 escolas, nos períodos de aula, para alunos de 10 a 16 anos. Nesta quarta-feira todos os estudantes farão provas de Língua Portuguesa com Redação.  Na quinta-feira, a avaliação será de Matemática. Serão avaliados 3.509 alunos do 3º ano; 3.629 alunos do 5º ano; 524 alunos do 7º ano; e 540 alunos do 9º ano. A prova do Saresp é uma avaliação realizada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com o objetivo de produzir informações sobre o nível de aprendizagem dos alunos do ensino paulista. Os resultados, como explica a chefe do departamento de ensino fundamental da Secretaria de Educação e coordenadora da aplicação das provas, Sueli Petronilia Amancio Costa, irão orientar gestores do ensino e professores na aplicação das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Acervo do Arquivo Público e da Hemeroteca Municipal passam por processo de digitalização


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto, por meio do Arquivo Público, deu início ao processo de digitalização dos documentos do Arquivo e jornais da Hemeroteca Municipal Professor Dário de Jesus. O processo de digitalização é uma parceria com a Empro –Empresa Municipal de Processamento de Dados e é executado pelos arquivistas concursados. A meta é disponibilizar digitalmente todos os dois acervos para facilitar as pesquisas e manter a preservação dos documentos. A digitalização é feita a partir da adaptação de um “scanner planetário”. Uma máquina fotográfica presa por uma base no alto de uma mesa tira a fotografia página por página do documento. A imagem é automaticamente armazenada no computador. O Arquivo Público é um dos pioneiros na utilização desse processo. “Essa adaptação do ‘scanner planetário’ é um novo sistema criado pela Empro. Ele foi usado somente em dois locais, no Arquivo Público e na Secretaria de Obras”, comenta Douglas Aguillar, funcionário da Empro responsável pela digitalização dos documentos no Arquivo. Após a digitalização completa do documento, a imagem passa por um software de tratamento para melhorar a nitidez. Depois de todo o processo, a Empro irá criar um banco de armazenamento para a disponibilização do material para pesquisa do público. Esse modelo de digitalização não prejudica a preservação do documento, já que é incidido sobre a folha apenas um clique do disparo da máquina. “Se o processo fosse realizado por meio do scanner comum, a luz do equipamento prejudicaria as fibras das folhas”, explica o diretor do Arquivo Público, Fernando Marques Alves. Até o momento já foram digitalizados os livros de ocorrências escritos pelo fundador do município, João Bernardino de Seixas Ribeiro, datados de 1867 a 1905. “Nesses livros, estão relatados tudo o que acontecia na cidade, desde venda de terrenos até crimes”, diz Marques. Estão em processo de digitalização os documentos da Câmara Municipal de 1894 até o começo de 1970. O próximo passo será a digitalização dos periódicos e jornais da Hemeroteca. “Está sendo estudada a melhor maneira de digitalizar os jornais e como retirar as encadernações, para não danificar o material”, explica Marques. O manuseio de todos os documentos é feito pelos arquivistas. Eles são preparados e equipados com máscaras e luvas para inibir a danificação das folhas.  

Secretaria de Saúde de S. J. do Rio Preto intensifica busca ativa de novos casos de tuberculose


Em razão do Dia Nacional de Combate a Tuberculose, em 17 de novembro, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza até 31 de dezembro, campanha de orientação à população em todas as Unidades de Saúde do município. Serão intensificadas as ações de busca ativa de casos sintomáticos e distribuído material informativo sobre a tuberculose. A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). É transmitida por meio da fala, espirro e tosse, atingindo principalmente os pulmões. Os principais sintomas são: tosse persistente há mais de três semanas, febre ao entardecer, cansaço fácil, perda de peso e suores noturnos. Segundo a médica Maria Rita Cury, coordenadora do Ambulatório de Tuberculose e Hanseníase do município, o tratamento para a doença é gratuito e está disponível na rede municipal de saúde. “O tratamento dura no mínimo seis meses e não deve ser interrompido, pois a bactéria pode ficar resistente aos medicamentos dificultando a cura. Ao sentir os sintomas, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa”, afirma. Somente neste ano já foram registrados 73 novos casos da doença no município. No ano passado, foram 96 casos novos.

A Página da Vida dia 16 mês de novembro de 2009

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 16 mês de novembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato. 

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Telas de Rodrigo Silva em exposição com “As Cores do meu Brasil” até dia 30 na agência dos Correios

Essas telas acima da uma dimensão exata de como é o estilo naïf  de Rodrigo Silva.

A produção naïf de Rio Preto é um dos pontos fortes na divulgação da arte da cidade. Principalmente pelo nome de José Antonio da Silva, que, autodidata, pintava sem regras, sem constrangimentos, com emoção, e assim conquistou renome nacional e internacional. O jovem Rodrigo Silva segue seus passos e apresenta, pelo menos há quatro anos, seu estilo ingênuo, popular e instintivo. 
Suas obras podem ser vistas até o final de novembro na agência dos Correios, do centro de Rio Preto. Intitulada “As Cores do meu Brasil”, a mostra reúne 10 pinturas do artista e se integra como opção cultural a outras duas exposições inauguradas recentemente na cidade.
A temática de Rodrigo Silva se concentra nas imagens de homens do campo, trabalhadores em cenários campestres, além de retratos da agricultura da região, com canaviais e famílias simples. A mostra retrata ainda a série inspirada na tragédia do Haiti, que integrou a Bienal Naïfs do Brasil 2010, a principal mostra de arte primitiva do País, realizada pelo Sesc Piracicaba. Tanto o Brasil como o Haiti estão entre os maiores produtores de arte naïf do mundo, ao lado da ex-Iugoslávia, França e Itália. 
O acervo, segundo Silva, é resultado de anos de trabalho e dedicação a uma arte especial. “As telas retratam o povo brasileiro e, como o nome já diz, retrata as cores do País. São coloridos quentes, com destaque para o azul, amarelo e o verde”, diz o artista, que já teve suas obras expostas na Biblioteca Municipal, no Automóvel Clube, Riopreto Shopping, na Swift e no Sesi. Hoje com 32 anos, o artista se sente orgulhoso de seu trabalho. “Estou sendo reconhecido. É muito gratificante.” Na sua opinião, suas obras são de fácil leitura e falam do cotidiano, de religiosidade, ou são críticas sociais. 

Alunos do Michel Pedro Sawaya e presente de Natal


Foi em clima de alegria e muita curiosidade que os 308 alunos da Escola Municipal Michel Pedro Sawaya, no bairro Cristo Rei, participaram da primeira entrega de presentes da Campanha de Natal 2010 - “Amigo presente no Natal”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto. A doação de todas as sacolas contendo um livro, brinquedo e uma guloseima foi feita pelos estudantes do Colégio Agostiniano São José. A entrega dos kits contou com a presença do prefeito Valdomiro Lopes, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes, da secretária de Educação, Telma Marques Vieira, do diretor da Escola Michel Pedro Sawaya, Carlos Martins, mais professores, o coordenador da Pastoral Educativa do Colégio, professor Luiz Fernando Marchesin, as professoras Colégio São José Fabiana Correia da Silva, Elizângela da Silva Acosta de Souza, Neide Martins de Brito e do coordenador de Marketing, Alaor Ignácio Santos. “Essa festa acontece porque o Fundo Social tem expandido cada vez mais a Campanha e, assim, atendido muito mais alunos da rede pública. É o fruto do trabalho e dedicação de todos”, disse o prefeito Valdomiro Lopes. Para a primeira-dama, Eliana Lopes, a integração entre a rede particular e pública é benéfica para todos os estudantes. “A Campanha não é só o presente de Natal, é também a presença de quem doa e quem recebe como a equipe do Colégio São José está fazendo hoje, participando desta festa”, enfatizou a presidente do Fundo, Eliana Lopes. “É uma grande família voltada às ações do bem, unidas num espaço comum que é a escola”, ressaltou a secretária de Educação, Telma Vieira. “Este é um encontro fraterno e precisamos cada vez mais desse tipo de encontro”, reforçou o coordenador da Pastoral Educativa do Colégio. A próxima entrega da Campanha de Natal será no próximo dia 19, na Escola Municipal Silvio Benito Martini, no bairro Santo Antônio. Serão beneficiados alunos de 6 a 12 anos. A Campanha de Natal 2010 - “Amigo presente no Natal” foi aberta em 31 de agosto e tem a participação de dezenas de escolas da rede particular de ensino, empresários e instituições de São José do Rio Preto, que adotam um estudante da rede municipal e entregam o kit contendo um brinquedo, um livro e doces.

Secretaria abre inscrições a partir de amanhã para o EJA - Educação de Jovens e Adultos


A Secretaria de Educação de São José do Rio Preto comunica que a partir desta terça-feira (16/11) estão abertas as inscrições para pessoas com 16 anos ou mais que pretendem cursar o Ensino Fundamental, ou 18 anos ou mais para cursar Ensino Médio na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos no ano de 2011. Ao todo, oito unidades municipais de ensino oferecem os cursos. A secretária de Educação, a professora-doutora Telma Antonia Marques Vieira, informa que os interessados devem procurar a escola onde pretendem estudar no período de 16 a 30/11/2010 para realizar a inscrição. 

As escolas são: 

E.M. Prof. Darcy Ribeiro
Rua Geraldo Barbosa Oliveira, s/nº - Jardim Santo Antônio
Telefone 3236-7207
Termos I e II (equivalem às séries iniciais do Ensino Fundamental – 1° ao 5° anos)
Termos III ao VI (equivalem às séries finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º anos)
Termos I ao III Ensino Médio (extensão da EMES Professor Ademir Dib) 

E.M. Dr. Wilson Romano Calil
Rua Alberto Olivieri, 2695 - Solo Sagrado
Telefone 3236-8890
Termos I e II (equivalem às séries iniciais do Ensino Fundamental – 1° ao 5° anos) 

E. M.  Profº Michel Pedro Sawaya
Rua Darcy F. Pacheco, 440 - Cristo Rei
Telefone 3238-3422
Termos I e II (equivalem às séries iniciais do Ensino Fundamental – 1° ao 5° anos)
Termos III ao VI (equivalem às séries finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º anos) 

E. M. Profª Yolanda Ferrari Vargas
Rua 19 de março, 901 - Jardim Maria Lúcia
Telefone 3236-6866
Termos II e III Ensino Médio (extensão da EMES Prof. Ademir Dib) 

E.M. Dr. João Jorge Sabino
Rua Maria Elias Cury, s/nº - Parque Estoril
Telefone 3227-6721
Termos I e II (equivalem às séries iniciais do Ensino Fundamental – 1° ao 5° anos) 

EMES Profº Ademir Dib
Rua São João, 1.765 - Alto Boa Vista
Telefones: 3233-1095 / 3233-2189
Termos III ao VI (equivalem às séries finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º anos)
Termos I ao III Ensino Médio (extensão da EMES Prof. Ademir Dib) 

E.M. Profº Amaury de Assis Ferreira
Rua Jamil Kfoury, 1.035 - Macedo Telles
Telefone: 3236-7633
Termos III ao VI (equivalem às séries finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º anos);
Termos I e III Ensino Médio (extensão da EMES Prof. Ademir Dib) 

CEMES Profª Odete Nassif Gabriel
Rua Antonio Pereira Braga, 287 - Jardim Fuscaldo
Telefone 3224-1848
Ensino Fundamental Modular

Campanha de Ampliação de Testagem anti-HIV – Fique Sabendo 2010, incentiva testes do HIV


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, lança nesta terça-feira (16/11), a Campanha de Ampliação de Testagem anti-HIV – Fique Sabendo 2010, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A ação, que tem por objetivo incentivar a testagem, oferecendo a toda a população, em especial as mais vulneráveis, diagnóstico e tratamento precoce da infecção do HIV/Aids, caso necessário, termina em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra Aids. Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ AIDS e Hepatite, Aracelis de Castro Aschar, cerca de 42% dos portadores de HIV que chegaram aos serviços assistenciais do Estado de São Paulo, entre 2003 e 2006, realizaram o diagnóstico da doença tardiamente, o que caracterizou também acesso tardio aos serviços de saúde e à terapia com anti-retrovirais (ARV). “O objetivo da campanha é atingir as populações mais vulneráveis, reduzir para 15% o diagnóstico tardio de HIV e aumentar em 100% a população testada para HIV, pelo menos uma vez na vida até 2012. O diagnóstico precoce e o início do tratamento antirretroviral em momento oportuno são imprescindíveis para a qualidade de vida dos portadores de HIV/AIDS”, afirma. Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de outubro deste ano, foram registrados 3.790 casos de Aids. Desse total, 1.841 estão vivos, 1.915 foram a óbito e 34 têm situação ignorada. Do total de casos, 67,91% são de pessoas do sexo masculino e 32,09% do sexo feminino. A faixa etária que compreende pessoas de 20 a 34 anos responde por 53,87% dos casos. De 35 a 49 anos, 34,24%.
Campanha
Durante a campanha, a população poderá optar por dois tipos de testes para diagnóstico do vírus HIV: o rápido, que fica pronto em torno de 40 minutos ou o convencional, cujo resultado é emitido em 10 dias úteis.Os testes poderão ser realizados nas próprias unidades de saúde, Centro de Testagem e Aconselhamento, além de pontos específicos onde a Unidade Itinerante vai estar como, por exemplo, Mercado Municipal e Rodoviária, entre outros.Uma equipe formada por técnicos da saúde, entre eles enfermeiros, médicos e psicólogos, ficará responsável pelo aconselhamento, testes, análise de exames e distribuição de preservativos e material educativo à população que decida pela realização do teste. Desde 2009, a Secretaria de Saúde tem intensificado as campanhas de testagem no município. No ano passado, de janeiro a setembro de 2009, foram realizados no município 10.648 testes para diagnóstico de HIV. Neste ano, no mesmo período, foram realizados 14.704 testes.

A Página da Vida dia 15 mês de novembro de 2009

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 15 mês de novembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato. 

domingo, 14 de novembro de 2010

Lian Gong e as imagens no Natalone em alusão ao Dia Mundial do Diabetes - 14 de Novembro





Nesta  sexta-feira (12/11) foi feita uma programação  em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, teve início pela manhã com atividades no Ginásio do Natalone, por exemplo, mais de 200 pacientes usuários do SUS -Sistema Único de Saúde se reúnem para palestra sobre a doença e posterior prática conforme imagens acima dos exercícios de Lian Gong.