sábado, 2 de maio de 2009

Terezinha Sabina dos Santos e Monica San

Boi Soberano

O sofrimento muitas vezes faz adormecer sentimentos, a saudade aperta o peito e faz amainar o desejo, a tristeza faz com que o passado seja jogado em alguma velha gaveta de onde só sai quando é arrancado de lá por uma velha lembrança.
Hoje o passado me veio assim, feito a chuva que
despenca lá fora, sem pedir licença, como a querer marcar sua presença e manter-se vivo.
Quando se tem uma cadeira de rodas como extensão de suas pernas, e a pouca compreensão de um "cuidador"
como extensão dos seus anseios, desejos e
necessidades pouca coisa há que se temer.
A vida já fez todas as provas e provocações
que podia e que se pudesse suportar.
O passado quando bate à porta vem
como a chuva a lavar estradas,
molhar lavouras, fazer florir o verde,
sorrir a passarada, e lavar a alma.
Ao meu lado, presa às suas lembranças, ela mareja os olhos.
Para por uns instantes o ritual do pão e leite,
seu alimento básico e talvez até espiritual.
E ouve. Do lado de fora a chuva, tantas vezes desejada
para que não deixasse morrer suas plantinhas,
nem sacrificar aqueles à quem amava, cá dentro,
tocando no computador (o que há de mais
moderno em sua pouca compreensão) o passado.
O seu passado.Tirado da gaveta pelas mãos do futuro
que ela nem sabe até onde irá acompanhar.
O netinho que pede: Mãe, deixa eu ouvir o Boi Soberano?
Uma velha canção, talvez uma das mais belas que já ouvi.
Nada que se compare às grandes produções mundiais.
Apenas uma história bonita, comovente,
cantada com alma e sentimento.
O que pouco se faz hoje em dia.
Os poucos minutos que levam a canção são suficientes
para trazer à tona lembranças doloridas de um passado sofrido.
Mas lembranças preciosas que a fazem , com certeza,
lembrar do quanto já foi na sua simplicidade
e humildade, soberana, como aquele boi!

Monica San
--------------------------------------------------------------------------------------
Terezinha é a nossa homenageada hoje neste mês das Mães e de Maria, sua filha Monica poeta, na crônica acima faz uma analogia a uma música muito significativa em outros tempos e que é parte de sua história de vida. Terezinha nasceu na cidade vizinha de Orindiuva-SP no dia 23 de agosto de 1935, é filha de Valdivina Sabina Paulino e João Paulino e atuou durante 16 anos , como servidora no setor de enfermagem em nosso Hospital de Base.

Cristian Esteves empresário aniversariante

O empresário Cristian e de fundo belíssimo tapete artesanal exposto na Construweek do ano passado
Hoje o pessoal e amigos d’A Arte Origem está em festa, tudo porque o seu comandante Cristian completa mais um aniversário, este amigo desde os tempos de Jornal A Notícia e que através de seu amigo maior Alaor dos Santos fazia suas visitas cotidianas ao jornal na década de 80. Ao Cristian os parabéns pelo aniversário e congratulações por tudo que faz nos eventos como a Construweek e pela beleza que traz para a nossa querida cidade.

Maria de Lourdes Loretti Motta (Rio de Janeiro – RJ) e seu TEMPO DE AMOR




Ivan Mocdeci Miziara e Ana Maria Bayona Custódio, Ana Maria Homem Marino






















Ivan personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Ana Maria Bayona , Ana Maria Homem em “A história de Catanduva de A a Z” , editado por Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 2 (sexta-feira) do mês de maio de 2008

PAPAI NOEL DAS ESTRADAS DA
AMÉRICA LATINA É RIO-PRETENSE

Falar de Papai Noel no dia de hoje, pode pensar que é brincadeira, mas o nosso personagem riopretense, por onde passa desperta grande curiosidade, e é conhecido em todo território nacional e outros países como Papai Noel das Estradas, devido sua barba e cabelo por 4 décadas, ficar o mais distante possível de barbeiros e suas navalhas, e também pelo seu tipo europeu de olhos azuis. Quando pequeno seu avó deu-lhe o apelido de “Póca”, mas com o passar do tempo , cabelos e barba crescendo , foi infalível, ninguém o conhece pelo nome, sómente Papai Noel das Estradas, aquele que dirigindo seu trenó ou seja “O trucão” e que as renas se tornaram “Possantes cavalos”, para suportar as péssimas estradas do Brasil.

JOÃO GARCIA CAMPOS BATISTA
“PAPAI NOEL”, COMPLETA 60 ANOS

Nosso querido personagem das estradas nasceu na cidade de Altair , estado de São Paulo em 02 de maio de 1948, filho de Antonio Campos Piano e de D. Maria Batista Piano, casou-se com Maria de Lourdes de Sá Campos ( in memorium) no dia 27 de Julho de 1968 e desta união nasceram seus quatro filhos:Charles, Cleber (in memorium), Melicelha e Mileni. A página da vida deseja um feliz aniversário a esta pessoa muito especial e que continue tirando suspiros, admiração e muitos “ho ho ho” pelas estradas do Brasil.

CAMILA E SUA MÃE GIRIMÁ
APARECIDA MOLINA FERRARÉSI

Continuando nossas homenagens ao dia das mães, estamos divulgando essa amiga e vizinha Girimá, com sua filha Camila Molina Ferrarési. A página congratula-se e temos uma enorme gratidão pela Girimá, que em tempos de dificuldades na doença , velório e sepultamento de nossa Virginea e como sua melhor amiga , sempre esteve irmanada conosco com seu grupo de orações, terços e rézas.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Vaelson Taveira Ferraz e seus 60 anos


Taveira e esposa durante lançamento do livro VÍRUS de nosso bom amigo e poeta Walter Merlotto.
È uma satisfação enorme anunciar o aniversário deste amigo desde os tempos do Jornal A Notícia nos anos 80, Taveira Ferraz como é mais conhecido é agente penitenciário do IPA e coleciona fotos, peças e documentos da cidade como um hobby, que ele cultiva há mais de 30 anos.Taveira diz que as suas fotos foram adquiridas com as famílias, e que futuramente mostrarei aos nossos amigos, Caro Taveira parabéns e congratulações por tudo que faz para a nossa memória de São José do Rio Preto.

Florência Pereira dos Anjos, mãe do poeta Manoel Messias




OLHAR DE
MINHA MÃE

Sonhei
que caí
de uma
estrela cadente.
Pois aqui
havia algo
mais brilhante
do que todos
os astros
do céu
os olhos
de uma mulher,
minha mãe.



Florência nasceu na cidade de Olímpia –SP no dia 12 de fevereiro de 1935 e é filha de José Antonio de Sousa e de Ana Pereira dos Anjos. Como homenagem as mães em seu mês estou publicando o poema de seu filho Messias extraído dos Cadernos Negros volume 19.

Emília M. M. de Toledo Leme, Esio Glacy de Oliveira, Gilberto Barreta, Joana Maria Niuweland, José Honório Cabral da Silva e Vicente de Paulo Barbosa





































Personalidades aniversariantes no dia de hoje e que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto.

Synval Januário - Padre, Warley Agudo Romão e A Página da Vida do dia 1/05/2008

















Padre Synval e Warley Agudo são as personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.
A PÁGINA DA VIDA DO DIA 1 (QUINTA-FEIRA)
DO MÊS DE MAIO DE 2008

DINORATH DO VALLE, 4 ANOS DE SAUDADES - Este prédio motivo de orgulho para nós riopretenses, situado na praça Cacilda Becker abriga toda a nossa cultura e um enorme acervo de jornais e atividades, mas a querida jornalista que empresta seu nome e que conheci na década de 70, em tempos de Jornal Dia e Noite junto com seus irmãos Walter e Roberto, fizeram um trabalho primoroso para nossa cidade, deixou um enorme vazio pois justamente no Dia do Trabalho no ano de 2004, esta trabalhadora das palavras, professora,escritora veio a falecer aos 77 anos. Fica portanto nossa singela homenagem d’a página da vida a esta mulher fantástica , caricaturada sua imagem nos traços de Lézio Junior.

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA, MÊS DAS MÃES... - Para iniciar este mês de maio, estamos divulgando esta foto da decada de 50, onde temos todas essas moçinhas Filhas de Maria, que hoje estão em todos os rincões deste Brasil, como avósbisavós, e outras que deixaram muitas saudades para com a sua família.

AURORA MOREIRA DA SILVA RIBEIRO E SEU FILHO SIDINEI - Venho divulgando desde o dia 21, fotos de mãe com seu filho(a), e reitero que se porventura queira fazer uma homenagem a sua, envie seus dados e foto pelo Orkut ou pelo Msn, pode ser foto como essa em preto e branco ou antiga, que terei um prazer enorme em divulgá-la, prazer esse que hoje estou tendo em mostrar foto feita no ano de 1971, com minha querida e saudosa mãe.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

As melhores charges deste abril de Lézio Junior















































Todo último dia de cada mês, publico as melhores charges deste chargista e caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!

Pedro André de Souza Júnior (Juiz de Fora – MG) e seu A IMPORTÂNCIA DO AMOR




Antônio Marques dos Santos, Jacintho Gusson e Ismael Ângelo Cintra








Personalidade aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Luis Antonio Martins Lopes, Jair Juliano Pozetti, Carlos Francisco Segreto e A Página da Vida do dia 30/04/2008

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z”.
A PÁGINA DA VIDA DO DIA 30 (QUARTA-FEIRA)
DO MÊS DE ABRIL DE 2008

HOJE ANIVERSÁRIO DE MARGARETE BOIAN SOUZA - Maria Aparecida Errera está numa felicidade só, sua filha Margarete que está em seus versos, e abraçando o seu neto Muryel, é a aniversariante do dia, portanto neste final de semana com certeza teremos fatias e mais fatias de bolos. A página deseja os parabéns a você , nesta data querida, muitas felicidades e muitos anos de vida.

HELENA CHIQUIM BOZOLI E SUA FILHA IVANILDE - outro lar que também está em festa é o da Ivanilde Bozoli Paschoal, é que sua mãe Helena completa mais um aniversário, desta linda existência cheia de conhecimento e longevidade. A página deseja congratulações e muitos abraços e beijos a essa octagenária que me conhece desde meu nascimento.

WILLIENE CRISTINA SILVA MARTINSOUTRA ANIVERSARIANTE - Na foto vemos Williene , Layssa e seu primo Gabriel da cidade de Americana, a aniversariante e a sua mana são filhas do casal Daniela e José Henrique Rosa Martins da nossa querida cidade de Ituverava SP.

quarta-feira, 29 de abril de 2009