sábado, 26 de janeiro de 2008

Carmelo e Sidney e uma nova esperança

Carmelo,Sidney e no centro da foto o Tio Antonio , Fátima e Rafhael, é uma pena que a foto está um pouco alterada pela ação do tempo. 



Nos idos de 1.960, vieram um casal para aventurar na nossa querida Marapoama –SP, o nome dela Sidney Lazzarini Ferretti e dele Carmelo Nogueira Lopes, ela nasceu aos 17/03/1933 na região de São Carlos e ele 05/09/1916 natural da cidade de Birigui –SP. Desta união formou com seus dois filhos: Rafhael Alfredo Ferretti Filho 07/01/1961 e Fátima Nogueira Lopes 26/05/1962 ambos nascidos em Marapoama, uma nova família onde a semente era a esperança, dado o grau de sub-existência e dificuldades que viviam na época.
Seu Carmelo como era chamado foi o primeiro pipoqueiro que nossa pequena localidade conheceu, seus amendoins torrados no ponto certo , vendidos com vagens e tudo faziam o maior sucesso , quando o nosso time aos domingos enfrentava todo tipo de adversários
, era lindo ver nossos craques fazerem muitos gols, e com a degustação do amendoim ou de sua pipoca , dava uma sensação de prazer inigualável que não esquecerei jamais.
Ela , lutadora, guerreira nas suas lidas diárias, conseguiu ao longo do tempo passar a seus filhos, uma educação primorosa e exemplar, ele dedicado companheiro, de profissão estanheiro e comerciante aos finais de semana conseguiu manter a sua família .Eles vieram a falecer na mesma localidade, ele partiu primeiro em13/10/1988 e ela em 15/08/2002, e hoje descansam juntinhos no campo santo de Itajobi, aguardando o Juizo Final.

Toni Jochem meu novo amigo de Palhoça

É uma enorme satisfação ter novos
 amigos, mas este com certeza 
será também meu conselheiro,.

Toni JOCHEM é bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em História Cultural pela mesma Universidade, na linha de pesquisa "Migrações, Cultura e Identidade". É autor dos livros: “Pouso dos Imigrantes” (1992); “A Epopéia de uma Imigração” (1997); “A Formação da Colônia Alemã Teresópolis e a Atuação da Igreja Católica (1860-1910)” - Dissertação de Mestrado (2002); "Nossos Pais" (2005); "Uma Caminhada de Fé: História da Paróquia Santo Amaro (Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas-SC)" (2005); e "Tecendo o Saber Confessional Católico em Santa Catarina" (2006). Toni é organizador das publicações: “Sesquicentenário da Colônia Santa Isabel – 1847-1997, Celebração e Memória” (1998); “São Pedro de Alcântara – Aspectos de sua História” (1999); e "História da Família Beckhäuser no Brasil" (2006). Co-autor dos livros: “São Pedro de Alcântara: 170 anos depois” (1999); “Terras da Esperança – A Trajetória dos Irmãos Buss em Santa Catarina” (2003); e “Os Cunha e os Tatim na História de Soledade” (2005). E editor dos livros: “Caminhos da Integração Catarinense – Do Caminho das Tropas à Rodovia BR 282” (2004), de autoria de Antônio Carlos Werner; "São Bonifácio - SC: Aspectos de sua História" (2006), de Anselmo Buss; "Senhor Bom Jesus de Nazaré - Padoreiro do Município de Palhoça/SC: Arte, História e Devoção" (2006), de autoria de Manoel Scheimann da Silva; “Estradas da Vida – História de um Ramo da Família Deschamps” (2001); e “São Pedro de Alcântara – Memórias da Nossa Terra e Nossa Gente” (2005), esses dois últimos de autoria de Osvaldo Deschamps. Toni Jochem foi coordenador do biênio comemorativo do 170º aniversário da imigração alemã de São Pedro de Alcântara – 1998/1999.
É Presidente da Associação da Família JOCHEM no Brasil - AFAJO; membro da Academia de Letras de Biguaçu-SC; Diretor Cultural do Instituto de Genealogia do Estado de Santa Catarina; e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina-IHGSC.
IMIGRAÇÃO ALEMÃ:www.tonijochem.com.br
FAMÍLIA JOCHEM NO BRASIL:www.familiajochem.com.br
III ENCONTRO NACIONAL DA FAMÍLIA HILLESHEIMwww.encontrohillesheim.com.br
Caros amigos(as) não é necessário dizer mais nada..
Bem vindo Toni Jochem.. seu novo amigo ...SSR!!!

Adeus, gracioso e fiel Companheiro










Ontem em São Paulo feriado, todos felizes pelas comemorações da data festiva , mas na casa de minha amiga desde os idos de 1971, Maria Antonia Bueno Marcilho e de nosso amigo Luiz Carlos Marcilho foi uma tristeza geral, tudo porque o pequeno poodle Companheiro morreu, ele que foi uma das poucas alegrias de Dona Zuleika Junchi (in memorium) em seus últimos dias por problemas renais , hemodiálises, quanto sofrimento para a paciente e toda a sua família, e agora também o cãozinho com problema no mesmo orgão, triste coincidência, fizeram inclusive operação para retirada de pedras, mas nada adiantou . Sua breve vida menos de 2 anos trouxe alegria a todos , mas ontem Toninha e os seus choraram novamente , e com razão afinal um animalzinho dentro de casa , cuidado com amor e dedicação acaba sendo um membro da família, somente que tem um é que pode entender a dimensão do que estou relatando. A eles minha solidariedade !

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

25 de Janeiro — Dia do Carteiro

O tropeiro foi o primeiro entregador de correspondências do Brasil

Comemora-se hoje o Dia do Carteiro no Brasil, em 25 de janeiro porque foi nesta data, em 1663, que se criou a função de Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos, Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.
A história dos Correios do Brasil apresenta uma rica variedade de tipos de carteiro que o Brasil conheceu.tivemos ainda o estafeta e o carregador de mala postal, o inspetor de Serviço Postal no final do período imperial e o carteiro no início do século XX, todos marcaram os diferentes períodos da história postal no país, cada um foi o reflexo do seu tempo,hoje, eles chegam às portas de milhões de brasileiros a pé, de bicicleta, de moto, de Kombi etc. São, aproximadamente, 52 mil carteiros que compõem um verdadeiro batalhão de Carteiros dos Correios do Brasil

Os selos também contam a história

Primeira Missa no Brasil
















No ano de 1500 - Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Cabral, relata ao Rei de Portugal, por meio de uma carta de 27 páginas, o descobrimento de uma nova terra, e a partir daí a comunicação torna um fator preponderante, tanto que em 1663 –fica Oficialmente instituído o Serviço Postal no Brasil, com o objetivo de possibilitar a comunicação entre Portugal e o então Brasil Colônia, veja neste selo a primeira missa no Brasil, selo muito lindo como outros mais , se puder comece a sua coleção ainda hoje, que ganhará serão todos na sua família, o conhecimento que eles trazem não tem preço que pague, Ah em 1999 - O Brasil lança o primeiro selo com odor do mundo, esse infelizmente não consegui, gostaria para poder passar as impressões a você, já no ano 2000tivempos a Criação do serviço Exporta Fácil pela ECT, é a empresa em uma nova modalidade de serviços , que sempre conquistou nossa confiança com a sua respeitabilidade e confiança.

Telegrama de Feliz Aniversário











No ano de 1991 , quando trabalhava em um jornal em Araraquara por nome de Imparcial, meu filho Rogério fazia seus 14 anos, eu já distante não poderia deixar passar em branco, enviei este telegrama que ilustra a matéria, era o meio de comunicação mais rápido e preciso, tínhamos o telefone mas eram muito caro e nosso bairro ainda não tinha toda infra-estrutura, confiei a mensagem a esta instituição que tinha certeza que ele o receberia,hoje com o avanço das tecnologias é tão simples enviar esta mensagem, mas jamais terá o gosto de receber o seu cartão ou seu telegrama , com o carteiro dizendo “ tem novidades de alguém para você”.

NOTA DA PÁGINA: DEVIDO A FALTA DE ENERGIA EM NOSSA CIDADE, A POSTAGEM DESTA SOFREU ALTERAÇÃO.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Instituição do Casamento Civil no Brasil



Na foto de 05/05/1973 nossa união civil , na sequência sempre a direita, eu , minha esposa Virginea Ortega Ribeiro (in memorium), minha irmã Margarida Ribeiro Pelegrim ao seu lado marido e meu cunhado e cumpadre Aderbal Pelegrim, minha mãe Aurora Moreira da Silva Ribeiro e meu querido pai Jonatino Caetano Ribeiro assinando nosso compromisso e derramando suas bênçãos sobre nós, hoje meus pais descansam juntinhos em sono eterno até o juízo final no Campo Santo de Catanduva .
A instituição do casamento civil tem suas raízes no séc. XVI, quando os reformadores protestantes negaram a índole sacramental do contrato matrimonial. Lutero julgava que o casamento é uma necessidade física imposta aos homens pela natureza, mas portadora de pecado porque estimulado pela concupiscência ou o desejo sexual (que Lutero identificava com o pecado); a misericórdia de Deus perdoaria a pecaminosidade do ato conjugal.A posição de Lutero deu início à “secularização do casamento”. Os autores posteriores (regalistas, juristas e filósofos) acentuaram a tesa, distinguindo entre o contrato natural do matrimônio e o sacramento do matrimônio: aquele poderia ser considerado independentemente deste; teria sua justificativa própria; o sacramento seria apenas uma bênção dada a um contrato natural válido por si mesmo.A secularização se tornou fato reconhecido pelo Direito Civil a partir da Revolução Francesa de 1789. O Código de Direito de Napoleão Bonaparte (1799-1814) promulgou a existência do casamento meramente civil, independente do matrimônio religioso; tal código tornou-se modelo para a constituição civil de numerosos povos europeus e não-europeus.A Igreja reconhece a legitimidade do casamento civil na medida em que 1) estipula os efeitos civis do contrato nupcial, 2) atende aos cidadãos não católicos; para os fiéis católicos, porém, a Igreja afirma não haver outra possibilidade de legítima união conjugal a não ser a sacramental. O fiel católico que viva maritalmente unido a pessoa de outro sexo sem o sacramento do matrimônio, acha-se em concubinato, ainda que esteja casado no foro civil. Em nossos dias o casamento meramente civil vai-se tornando algo de tão natural aos olhos de fiéis católicos que muitos se unem apenas no foro civil, e não procuram o sacramento do matrimônio como se este fosse apenas uma bênção ou um complemento deixado a critério de cada par de nubentes. Desde que o contrato matrimonial esteja legalizado e tenha seus efeitos perante as instâncias governamentais, muitos nubentes dão-se por tranqüilos. Assim o matrimônio vai perdendo sua índole religiosa sacramental e se vai laicizando ou secularizando mais e mais.

Mensagem aos meus amigos(as) !!!!



Ontem um dia bem acinzentado e um bom clarão entre as nuvens, resolvi fotografar o nosso espelho d’água a represa municipal, aproveito e envio uma mensagem as pessoas de minha amizade, espero que tenham gostado. Confiram!!!

Anúncio na revista melodias de 1.968



È incrível como o tempo se encarrega de tornar o passado interessante, aqui vemos uma publicidade de maquina fotográfica, era uma das melhores na época, objeto do desejo, hoje objeto de risos, e da revelação então dizendo que você pode revelar em casa , economizando tempo...quanto sofrimento para se fazer boas fotos. Confiram !!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Marapoama terra das disputas (continuação)


Na foto meu colega de grupo, de ginásio, amigo de infância,de adolescência, de juventude e de tantas coisa mais, Celso Corniani (in memorian) abraçando seu pai o nosso motorista de taxi na década de 60 e vigilante e venerável amigo Waldir Corniani.

Na edição de ontem comentei sobre as disputas dos anos 60 das peruas taxis, Seu Waldir Corniani e Seu João Cintrão e também da bateção de arroz, a turma do Zicão e a dos Grégios comandada pelo “professor” , apelido que o Waldemar Careta deu ao nosso bom back central do Marapoama Esporte Clube e amigo Darcy Grégio. As disputas perderam a graça , atiraram e mataram nosso querido Zicão, homem trabalhador seu único mal foi a bebida, dada sua força e truculência imprimia medo , e isso fez dele uma vitima e do outro lado Darcy aposentou e vive a docilidade de conviver com mamãe, quanto a disputa das peruas seus motoristas ao que parece ambos estão velhinhos e aposentados e deixaram a briga para os mais novos.
Outra disputa interessante creio que até os dias de hoje são os católicos e os crentes, naquele anos 60 a Igreja Católica Apostólica Romana com sua Igreja novinha em folha, bradava seus sinos e o serviço de alto falantes tocavam as maravilhas clássicas “Ave Maria “ e outras mais e da outra parte A Congregação Cristã no Brasil a noite seus metais pareciam estar em brasas e todos sintonizados e harmônicos e o canto de seus membros os hinos com toda exaltação e glorificação, dava para se ouvir a quilômetros de distancia.
Inclusive preciso fazer uma visita bem a tarde e noite e conferir se as duas estão na disputa por mais fieis como no passado , mas quem ganha mesmo é a pequena cidade de Marapoama SP, onde os ensinamentos e o sentimento cristão se aloja mais no coração da sua população.

Nossa poetiza de hoje!!!


Nossa Receita de hoje!!!


terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Marapoama terra das disputas (cont.)



Na foto “o professor”, apelido dado por Waldemar Careta (in memorium), que nosso querido amigo Darcy Grégio não conseguiu se desvencilhar dele até hoje.

Ontem comentei a respeito das disputas que nossa querida Marapoama viveu nos anos 60, comentei a respeito de dois campos de bochas o do Seu Herminio e seu João , inclusive acho que devem estar travando mais disputas no céu, hoje irei abordar as peruas taxi que ela tinha: A perua do seu João Cintrão que aceitava carga máxima de passageiros e do outro lado tinha a perua do Seu Valdir Corniani que a carga era controlada e ninguém ia em pé e tinha até cortininhas. Outra disputa acirrada era a de bateção de arroz ou batedor da região de um lado o finado Zicão, e do outro lado o pessoal dos Grégios, acho que era a turma do Darcy, gente esse pessoal quando pegava um arroz de brejo e bem cacheado e bem pesado a disputa era das boas.

Leia baixinho e me devolva.






Esta mensagem foi enviada a mim por uma pessoa do meu coração,como tocou o meu, resolvi inserir o texto em uma foto no nosso Cristo da Vila Maceno em São Jose do Rio Preto-SP, procurei um ângulo na foto em que a lua sobre sua cabeça , dá um efeito fenomenal.

Canto do coração e da saudade!!!



A nossa música de hoje , na realidade se tornou um hino a liberdade nos anos 60, tudo porque naquele período vivíamos sob regime militar, e as perseguições a que tinha uma ideologia diferente eram uma atrocidade, o filho querido dos Castros, quanto sofrimento esta família passou.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Marapoama terra das disputas



Na foto o filho de João Delalibera e meu amigo Moacir Delalibera, que era o cobrador oficial do ônibus da Luwasa que ligava Marapoama a Catanduva, e hoje reside na mesma cidade onde a empresa esta implantada.

1. Como uma localidade Marapoama dos anos 60 era tão disputada, os seus jogos por exemplos os de bochas, tínhamos dois fortes candidatos o do Seu Hermínio Scaldelai(In memorium) e logo a poucos passos o do Seu João Delalibera(In memorium). O campo de bocha do seu Hermínio fazia divisa com a minha casa e seu campo era zelado com muito esmero e muita passação de sacos ou seja era uma areia misturada com serragem fina e o campo ficava lizinho e as bochas deslizavam suavemente, do outro lado tinha o campo do Seu João Delalibera, era mais técnico e eu era seu auxiliar de passação de saco e regava o campo todo dia, e com um enorme rastelo tirava as imperfeições ai aplicava a areia e serragem para a beleza e satisfação dos jogadores, e com isso garantia as minhas partidas e meus doces gratuitos.

Dia Mundial da Religião



Nosso querido amigo Eduardo filho do Maximo Serrano que hoje se encontra na Argentina , ele pastor da igreja DEUS É AMOR nos enviou esta nota sobre o dia de hoje na qual publico na íntegra:

O que temos a comemorar?

21 de Janeiro, dia em que se comemora o dia mundial da religião. Mas o que temos a comemorar? Com muita certeza, muito pouco…para começar poucas pessoas sabem que esse dia existe…e pior dizem ter uma religião mas estão tão longe de Deus. No mundo científico tentam provar que religião é problema da humanidade. Mas eu tenho certeza, como cristão e pastor que sou, que aqueles que atendem o chamado meramente de uma religião, mas de Cristo de Mt. 11:28 “Vinde a mim todos que estais cansados e EU vos aliviarei” estes sentem a verdadeira felicidade da vida: Ter Cristo em nosso coração. Uma ótima semana para vocês, e agradeço ao meu querido amigo Sidinei, amigo de longa data de minha família, que Deus voz abençoe.....

A união de Marcos e Joseli




É uma enorme satisfação para mim quando um casal como este faz aniversário de casamento , Marcos Roberto Zara e Joseli Martins Correia Zara, ele instrumentista de saxofone , onde gravou vários CDs, e que seu forte são as músicas evangélicas, é tanta glorificação e exaltação que nosso coração responde de imediato, e ela é profissional ligada a saúde. Da união deste casal nasceu Letícia Martins Zara, ela também já tem sua música gravada , para satisfação de seu pai.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Um Doutor Farmacêutico Marapoamense


Hoje dia do farmacêutico por uma questão de justiça, vamos fazer uma homenagem a este profissional que dedicou toda sua vida a sua comunidade, este homem por nome de Vilmo Luiz Callegari (In memorium) nasceu na cidade de Elisiário-SP no dia 29/02 , cujo aniversário fazia de quatro em quatro anos , ou seja por coincidência nasceu no ano bisexto, vindo a falecer na mesma cidade onde determinou sua profissão, e enterrado na cidade de Itajobi.
Quando jovem deixou a sua cidade natal , para montar um pequeno salão atrás da igreja matriz , posteriormente mudou para a rua Bom Jesus fixando residência e sua sonhada farmácia, casou-se com Nilce Trondolli hoje também Callegari no dia 07/09, ela com apenas 17 anos , nascida no dia 07/02, seu pai demorou uma semana para efetuar seu registro, portanto para efeito legal seu nascimento é dia 15/02.
Suas amigas e ela foram a um baile na localidade de Caputira , quando já haviam desistido de continuar, eis que aparece três moços vestido a rigor ou seja de terno e gravata, sua amiga exclamou “olha que três moços bonitos”, Vilmo e Nilce dançaram a noite inteira, Cupido em sua flexa certeira determinou o amor e seu enlace, como a foto acima nos mostra.
Desta união nasceram quatro filhos: Luiz Antonio Callegari médico na cidade de Sorocaba, a seguir Roberto Callegari empresário de sucesso, residente também na nossa querida Marapoama, logo veio Deyse Callegari médica residente na cidade de Catanduva (Cidade Feitiço)e finalmente Éder Callegari advogado também na cidade de Catanduva.

Um casal movido à danças


Todo baile em Marapoama era pautado por este “casal dançante”, como vemos na foto era realmente a sua marca registrada, sua presença era praticamente obrigatória em todos o eventos do Clube, mas o que destaco mais era a suas poções alquimistas em seus clientes com remédios como: Sal amargo, Xarope Xavier,Emulsão Scott, Óleo de Rícino e tantas outros. Toda família primeiramente levava seu filhos a consultar ao Sr. Vilmo ou seja Dr. Vilmo , uma vez que a sua prescrição de medicamento era sem constatação a melhor precisa , inclusive a criar confiança mais do que um médico.

Mensagem aos nossos amigos (as)