sábado, 5 de julho de 2008

De São José do Rio Preto SP, Um Festival para o mundo








Uma janela aberta que irá levar o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto aos quatro cantos do planeta. Um portal de informações que irá manter todos atualizados sobre as notícias do FIT, sinopses dos espetáculos, fichas técnicas, fotos, grades de programação, datas e horários de apresentações e atrações do Festival, além de entrevistas, bate-papos ao vivo, entre outras novidades e possibilidades.
Pela primeira vez, o site do FIT contará com um blog, que será criado e atualizado diariamente pelo grupo de São Paulo +zero [a.k.a. +zero do brasil]. A equipe ficará em Rio Preto durante os dias do Festival, acompanhando os eventos, os bastidores e a participação do público por meio de textos, entrevistas, fotos e vídeos.
O +zero [a.k.a. +zero do brasil] circulará pelas apresentações, incluindo o “Não Lugar”, munido de câmeras e gravadores com a intenção de registrar o Festival de forma completamente diferente da convencional. A linguagem utilizada neste registro será típica do formato blog, o que significa informações curtas, mas com rápida atualização e conteúdo.
Ao acessar o site, os visitantes também poderão assistir aos vídeos com imagens de espetáculos, palestras, mesas e outras atividades que acontecerem no decorrer do Festival. Todos os dias, o site promoverá um bate-papo ao vivo com artistas do mundo do teatro que estiverem participando do FIT. Os horários dos chats e convidados serão determinados previamente e terão cerca de uma hora de duração.
O layout e as informações da página do FIT na Internet seguem o conceito TEXTura e a identidade visual do evento que este ano foi desenvolvida pelo design gráfico Raul Loureiro. Pra visitar a página basta acessar o site pelo endereço www.festivalriopreto.com.br.

Hoje, 86º Dia Internacional do Cooperativismo




Mais que um desafio, a busca pelo desenvolvimento sustentável faz parte da filosofia e princípios cooperativistas. Em sua essência, as cooperativas trabalham pelo desenvolvimento econômico, com equidade social e preocupação com as comunidades onde estão inseridas. É nessa linha de atuação que o setor cooperativista brasileiro baseia suas ações, sempre com a preocupação em priorizar a preservação do meio ambiente, e faz isso de diversas formas. O tema que norteia as comemorações pelo 86º Dia Internacional do Cooperativismo, em 2008, “Luta contra a mudança climática por meio das cooperativas”, mostra esse comprometimento. São inúmeros os exemplos de iniciativas cooperativistas em prol de um desenvolvimento sustentável, presentes em todo País. Para contribuir com a preservação ambiental, cooperativas desenvolvem projetos em linhas diferenciadas. Trabalhar pela recuperação de nascentes e matas ciliares, com o intuito de evitar a erosão do solo e problemas conseqüentes desse processo, é um exemplo. O investimento em agroenergia, com a inserção no mercado de produção de biodiesel, é outra forma de somar a esse objetivo maior. Na mesma direção estão os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), com a comercialização de créditos de carbono. Ações de educação ambiental junto a cooperados, empregados, familiares e comunidades mostram que a contribuição de todos é fundamental para se chegar ao desenvolvimento sustentável. As 7,6 mil cooperativas do Sistema OCB, seus 7,6 milhões de cooperados e cerca de 250 mil empregados, de 13 ramos de atividade econômica, trabalham diretamente para essa sustentabilidade. As iniciativas realizadas no âmbito do setor, com a finalidade de contribuir com essa causa, devem ser exemplos para todo o cooperativismo brasileiro. Para superar o desafio das mudanças climáticas e atuar pelo desenvolvimento sustentável é preciso destacar e propagar as ações que já existem, incentivar a criação de outras e disseminar esse pensamento e filosofia de vida, baseados na responsabilidade social e importância da preservação do meio ambiente.*Márcio Lopes de FreitasPresidente do Sistema OCB

Aldo Flávio Pereira dos Santos, Alfio Bogdan, Gilberto Daud, Guido Luiz Morgon e Keller Fedossi
















Estas personalidades com seus aniversários registrados no seu dia na nossa página, estão no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

FIT- Festival Internacional de Teatro 2008




Hoje , Dia da Independência do EUA e o logotipo especial da Google



O Google norte-americano está celebrando hoje o Dia da Independência dos Estados Unidos com um logotipo especial. O logotipo na homepage do Google.com está apenas visível aos IP's americanos.
"Os Estados Unidos celebram o seu dia da independência a 4 de julho de 1776, quando as Treze Colônias britânicas na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação. Esta independência foi oficialmente reconhecida pelo Reino Unido no Tratado de Paris" retirado da Wikipédia.

Camilo Assaf, Elso Drigo Filho, Hélio Cherubini, João Gomide e Elydio Polacchini
















Camilo, Elso, Hélio, João e Elydio personalidades que constam no livro “ Quem faz história em São José do Rio Preto” agora também em nossa modesta página.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Tudo pronto para o nosso FIT 2008







O aniversário de Ana Cláudia Bressan



Hoje é com enorme satisfação que anuncio o aniversário , desta querida prima Ana Cláudia, ela que é filha de Antonio Bressan e Assumpção Gonçalves Nujo Bressan, o casal é mais conhecido como Toninho e Bebé , proprietários do Sitio da Baixada Seca, este situado entre Marapoama e Elisiário. Hoje Ana Cláudia reside na cidade de Catanduva SP, e nós juntamente com Halana desejamos os nossos parabéns a você nesta data querida, muitas felicidades e muitos anos de vida.

Márcio Renato Vidoti Simões , Newton Bacarissa e Schubert Araújo Silva

















Márcio Renato e Newton ambos nascido em São José do Rio Preto e Schubert em Pouso Alegre no estado de Minas Gerais são profissionais que estão no livro “ Quem faz História em São José do Rio Preto” e que agora também estão nesta modesta página.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Daqui a 7 dias, nosso maior evento,o tão esperado Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto




































A Página vai registrar e informar aos nossos leitores, este evento tão esperado e que já se tornou rota obrigatória aos amantes do teatro. Confiram !!!

Hoje, Zélia Gattai a amada do amado Jorge faria 92 anos



Zélia Gattai Amado nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de julho de 1916, e faleceu no penúltimo dia de nossa Bienal do Livro, no dia 17 de maio deste ano, inclusive neste dia o último palestrante do Salão de Idéias,considerada por mim a melhor delas, o escritor José Arrabal responsável por descrever o papel da literatura no aprimoramento e aquisição do conhecimento, citou que quando jovem era muito íntimo da amizade de Jorge Amado e descreveu como era seu relacionamento em anos posteriores a vida deste casal, neste mesmo dia em homenagem a esta escritora, publiquei a sua biografia e citei que ela começou a sua carreira aos 63 anos, e que teve um papel fundamental na militância politica brasileira, além de ser memorialista e também fotógrafa e que teve uma vida em comum com Jorge Amado durante cinqüenta e seis anos até a morte deste. Sua biografia completa esta na Wikipédia e também em minha página do dia 17 de maio, vale a pena conhecer esta escritora que foi um grande exemplo de vida.


Jairo Moraes Barbosa, Izoldino Correia Costa e Antonio Mastrocola
















Jairo por Uberaba, Manolo por Pindorama e Bacurau por Catiguá personalidades que estão nos livros “Quem faz história em São José do Rio Preto” e A história de Catanduva de A a Z , produzidos pela editora de meu querido amigo Lelé Arantes.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Alceu Paiva Valença, eta moço bonito, de olhar nordestino deixou em pedaço o meu coração


Alceu Paiva Valença (São Bento do Una, 1 de julho de 1946) é um cantor e compositor brasileiro. Seu disco de estréia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo. Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste. É considerado um artista que atingiu maior equilíbrio estético entre as bases musicais nordestinas com o universo dos sons elétricos da música pop. Influenciado pelos negros maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra, - que chegou a galope montada nas costas do rock and roll de Elvis - com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções. Por conta disso, conseguiu dar nova vida a uma gama de ritmos regionais, como o baião, coco, toada, maracatu, frevo, caboclinhos e embolada e repentes cantados com bases rock'n'roll. Sua música e seu universo temático são universais, mas a sua base estética está fincada na nordestinidade. O envolvimento de Alceu com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade natal. Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês, três dos principais irradiadores da cultura musical nordestina, foram captados por ele pelos nostálgicos serviços de alto-falante da cidade. Em casa, a formação ficou por conta do avô, Orestes Alves Valença, que era poeta e violeiro. Aos 10 anos vai para Recife, onde mantém contato com a cultura urbana, e ouve a música de Orlando Silva e Dalva de Oliveira, alternando com o emergente e rebelde ritmo de Little Richard, Ray Charles e outros ícones da chamada primeira geração do rock'n'roll. Recém-formado em Direito no Recife, em 1969, desiste das carreiras de advogado e jornalista - trabalhou como correspondente do Jornal do Brasil - e resolve apostar no talento e na sensibilidade artística. Em Recife, a profusão de folguedos vindos de todas as regiões do estado, notadamente no carnaval, onde até hoje os grupos se confraternizam, seria decisiva na solidificação de uma das mais febris personalidades da música brasileira. Inerente a sua obra, o sentido cosmopolita de fazer arte, de forma direta e que refletisse a sua vivência e bagagem cultural de homem nordestino, sua história, seu povo e as novidades da música. A partir daí, o mago de Pernambuco amadurece a idéia de colocar a guitarra e o teclado nessas vertentes da música da sua região. A atitude em si não é novidade visto que os tropicalistas já tinham fundido o baião de Luiz Gonzaga com as guitarras. Alceu, entretanto foi mais fundo: pesquisou duplas de emboladores como Beija Flor e Treme Terra, Geraldo Mouzinho e Caximbinho, embolou-se com os maracatus de Pernambuco, bebeu na fonte dos aboios mouriscos, dos pífanos, rabecas e pandeiros, cozinhou tudo na panela do rock, e o resultado é uma obra atemporal, de qualidade. Em 1971, vai para o Rio de Janeiro com o amigo e incentivador Geraldo Azevedo. Começa a participar de festivais universitários, como o da TV Tupi com a faixa Planetário. Nada acontece. Nenhuma classificação, pois a orquestra do evento não conseguiu tocar o arranjo da canção.

Hoje, A Princesa de Gales,Diana Frances Spencer faria 47 anos



Diana, Princesa de Gales (Diana Frances, nascida Spencer; Sandringham, 1º de julho de 1961Paris, 31 de agosto de 1997) foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro aparente da Rainha Elizabeth II. Seus dois filhos, os príncipes William e Harry, são respectivamente o segundo e o terceiro na linha de sucessão aos tronos do Reino Unido, do Canadá, da Austrália, da Nova Zelândia e de outros doze países da Commonwealth. De seu noivado com o Príncipe de Gales em 1981 até a sua morte em 1997, Lady Di era a mulher mais famosa do mundo e uma das figuras mais marcantes do século XX: um ícone da moda, um ideal de beleza e elegância feminina, admirada por sua dedicação à caridade e às causas humanitárias, em especial por seu envolvimento no combate à SIDA/AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres. Sua trágica e inesperada morte em um acidente de carro, em Paris, foi seguida de um grande luto público pelo Reino Unido e, em menor escala, pelo mundo. Desde então, uma fascinação? pela "Princesa do Povo" (termo cunhado pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair) permanece, bem como o surgimento de teorias de conspiração para sua morte.

Hélcio de Barros e Augusto Gimenes
















Hélcio e Augusto personalidades que estão registrados no livro de suas cidades, Hélcio por São José do Rio Preto e Augusto por Catanduva, e agora também em nossa modesta página.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

6 anos de saudades do nosso maior médium, Francisco Cândido Xavier





Francisco Cândido Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910Uberaba, 30 de junho de 2002), mais conhecido popularmente por Chico Xavier, foi um médium brasileiro e célebre divulgador do Espiritismo no Brasil. A mediunidade psicográfica de Xavier começou a engatinhar para novos caminhos quando fora descoberta por uma professora, de nome D. Rosália, que lia seus textos escritos após alguns passeios. A professora mostrava a amigos íntimos que, de forma unânime, concordavam entre si que os textos ou eram copiados ou eram de supostos espíritos, já que a maioria falava sobre o amanhecer, por exemplo, com conclusões evangélicas. É o médium psicográfico brasileiro mais importante da história, tendo publicado mais de 400 livros.( nota da página, a biografia deste médium brasileiro é muito extensa, se houve interesse continue sua pesquisa pelo nome ou como Chico Xavier, você vai se surpreender da quantidade de livros publicados e do seu exemplo de vida).

As melhores charges do mês de Lézio Junior




























Como fiz no último dia do mês passado, e hoje dando a continuidade em mostrar o trabalho deste amigo chargista e caricaturista, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços do Brasil, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto.

Signeide Alves da Costa, Valentim Ayres Dosualdo, Alcides Dóca Defendi e Lúcia Helena Molizano











Signeide de Cosmorama, Valentim de Nova Aliança, Alcides de Itajobi e Lúcia Helena por Catanduva, são personalidades que estão registrados nos livros de suas cidades, Signeide e Valentim “Quem faz História em São José do Rio Preto” e Alcides e Lúcia Helena “ A história Ilustrada de Catanduva de A a Z”.