sábado, 11 de junho de 2011

Correios registram em selo o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Ao assinalar em selo postal o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, os Correios, juntamente com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, demonstram a oportunidade de proporcionar o enfrentamento a essa forma de violência e exclusão social, que é papel fundamental de toda a sociedade. 
O lançamento da peça filatélica (de emissão comemorativa) será na próxima quarta-feira (15/6) na cidade de Brasília/DF.
Para simbolizar a proteção, a solidariedade e o respeito às pessoas idosas, o selo retrata um casal de idosos sob um guarda-chuva, estampado com as palavras AMOR, RESPEITO, DIGNIDADE e CARINHO, imprescindíveis à conscientização contra a violência a essa classe de pessoas. Acima do guarda-chuva protetor estão impressas as palavras agressão, indiferença, violência e desrespeito, representadas em forma de gotas d’água, que são repelidas, não atingindo os idosos protegidos das tormentas de atos que impeçam a sua felicidade, integridade e qualidade de vida. Os artistas Ariadne Decker e Rafael Decker Nichele (Meik), utilizaram as técnicas de desenho com caneta hidrocor e computação gráfica.
Serão impressos 300 mil selos a R$ 1,10 cada. A peça filatélica poderá ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

HISTÓRICO:
O dia 15 de junho foi declarado pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – INPEA (The International Network for the Prevention of Elder Abuse), em parceria com a Organização das Nações Unidas, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Todos os anos, a data é marcada por eventos no mundo todo, que têm como escopo mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Este ano, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil (SDH/PR) dá mais um passo para que atos violentos contra essa parcela da população não aconteçam mais.
A sociedade precisa conscientizar-se de que a pessoa idosa é cidadã com direitos e merece envelhecer de maneira ativa e saudável. O Estatuto do Idoso, em seu art. 4º, prevê que “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. Desta forma, a pessoa idosa não pode mais ficar à margem da sociedade e nem ser vista de forma infantilizada.
O aumento da expectativa de vida é uma realidade. O Brasil reafirma o compromisso com a valorização da pessoa idosa por meio da assinatura do decreto presidencial que institui o Terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3 – e traz, entre diversos objetivos estratégicos para a consolidação da democracia, a promoção da participação da pessoa idosa na sociedade e sua consequente valorização.
Estima-se que, em 2020, as pessoas idosas corresponderão a 14,2% da população brasileira. A preocupação com o desenvolvimento de políticas sociais públicas voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas adquire, a cada ano, relevância inédita para a definição da agenda política brasileira.
Ressalta-se que o artigo 46 do Estatuto do Idoso dispõe que “a política de atendimento ao idoso far-se-á por meio do conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”. Assim, é papel de todos assegurar a inclusão social das pessoas idosas. Sem que isso ocorra, é impossível proporcionar um país verdadeiramente democrático.

AMO OCÊ , UAI ! , Sô


Amo ocê !

Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (i no ôtro oiu - eu tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

Gosdimais da conta docê, uai.

Ocê é tamém:
O videperfume da minha pintiadêra.
O dentifriço da minha iscovdidente.

Óiprocevê,
Quem tem amigossim, tem um tisôru!

Ieu guárdesse tisouro, com todu carinho ,
Du lado isquerdupeito !!!
Dentro do meu Coração!!!

AMO ocê, uai!!!

Educativa traz informações sobre saúde e cultura


Na próxima semana, a Prefeitura de Rio Preto e o Senac realizam a Feira de Troca de Livros na Biblioteca Municipal. E a Rádio Educativa Rio Preto traz, diariamente, spots com a programação desse evento de incentivo à leitura, que reúne leitores e autores para bate-papos e declamações de poesias. O programa “Viver Bem”, que vai ao ar nesta segunda-feira (13/6), às 14 horas, apresenta uma entrevista com a fisioterapeuta Camila Argueles sobre uma nova modalidade de exercícios físicos que promete acabar com as dores no corpo. As séries especiais sobre o combate à dengue e os cuidados com a saúde bucal continuam na programação desta semana. O ouvinte ainda acompanha uma enorme diversidade de temas ao longo do dia na Educativa FM. São boletins a cada 20 minutos, que informam sobre educação, meio ambiente, economia, emprego, saúde, utilidade pública e muito mais. Neste sábado (11/6), às 18 horas, vai ao ar uma entrevista com os artistas Gerrah Tenfuss e Nathalie Gingold. Eles falam sobre seus trabalhos nas áreas de teatro e fotografia, que têm em comum a inspiração no universo feminino. Mais informações sobre a programação no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Comunicação Social. 

A Página da Vida dia 11 mês junho de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e éimportante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 11 mês junho de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 11 mês junho de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

1ª etapa do Campeonato Estadual de Ciclismo neste final de semana em São José do Rio Preto


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Federação Paulista de Ciclismo, realiza neste final de semana (11 e 12/6) o Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 de Ciclismo. Trata-se da 1ª etapa do Campeonato Estadual Escolar Olímpico, que vai contar com uma novidade na modalidade de Ciclismo. A Federação Paulista de Ciclismo será a responsável por arbitrar todas as provas da competição e a forma de cronometragem será igual a do Tour de France, Giro D’ Itália e Volta da Espanha, três das competições mais tradicionais do ciclismo mundial. Cada atleta irá usar um chip que é fixado no garfo da bicicleta pelos árbitros da Federação. Na linha de chegada é instalado um tapete que tem conexões diretas a um computador por meio de uma antena. Toda vez que o atleta passar pelo tapete, o chip emite o sinal pelo sistema que é automaticamente enviado ao programa do computador.  Assim, os resultados são instantâneos, como o cálculo de quilometragem, tempo, velocidade e etc. Os chips serão entregues aos atletas junto com o kit que vem com o número de inscrição no sábado (11/6), das 9h às 12h, e deve ser devolvido no domingo (12/6) depois do término das provas. Quem não devolver o chip estará sujeito a punição. O sistema de cronometragem por chip será usado em todas as provas da primeira etapa. O objetivo é promover uma competição de nível profissional para os atletas que representarão o Estado em um futuro próximo. As provas serão realizadas na avenida José Munia, em frente ao Centro Municipal de Eventos, e as inscrições devem ser feitas pelo site da Federação, http://fpciclismo.org.br/?p=10577
As provas vão ser divididas nas categorias mirim e infantil e podem participar meninas e meninos de 12 até 17 anos.

Provas

Categoria Mirim
Contra-Relógio – 500m – partida parada – masculino e feminino 
Estrada Individual – 35min + 2 voltas – masculino
Estrada Individual – 20min + 1 volta – feminino

Categoria Infantil
Contra-Relógio – 1.000m – partida parada – masculino 
Contra-Relógio – 500m – partida parada – feminino 
Estrada Individual – 50min + 2 voltas – masculino 
Estrada Individual – 35min + 2 voltas – feminino

Programação:

Dia 11 -  Sábado 
Contra-Relógio Individual
9h às 12h – Retirada de chip e numeral 
13h – Divulgação da ordem de largada 
13h30 – Início do contra-relógio

Dia 12 – Domingo
 Prova de Estrada
9h – Mirim Feminino 
10h – Mirim Masculino 
11h – Infantil Feminino 
12h – Infantil Masculino

1ª etapa do Campeonato Estadual
 Escolar Olímpico de Ciclismo
Data: 11 e 12/6/11- sábado e domingo
Horário: 9 horas 
Local: Centro Regional de Eventos, 
avenida José Munia, 5.650 - Chácara Municipal 
Informações:  3201.8890    
http://fpciclismo.org.br/?p=10577
Entrada: gratuita


Delegação de São José do Rio Preto viajou
 hoje para o 28º Jogos Abertos da Juventude 

A delegação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com 120 atletas, viajou nesta sexta-feira (10/6) para Osvaldo Cruz onde acontece os 28º Jogos Abertos da Juventude. Das 26 modalidades da Competição, os atletas rio-pretenses se classificaram em: atletismo masculino e feminino, basquete masculino, futebol feminino, futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, judô feminino e masculino, tênis de campo feminino e masculino, tênis de mesa masculino e feminino, vôlei masculino, natação feminino e masculino, ginástica artística feminino e masculino, ginástica rítmica feminino e xadrez. A competição será realizada de 10 a 18 deste mês, em Osvaldo Cruz, e deve reunir cerca de 4 mil atletas de várias cidades do Estado. O objetivo é desenvolver o intercâmbio social e esportivo e difundir a prática de várias modalidades esportivas. De acordo com Paulo Palmeira, coordenador de competições da Secretaria de Esportes e Lazer, o destaque desse ano é a atleta mais nova da delegação, Isabela Cristina, que vai completar 9 anos em setembro, e já participa da competição na modalidade de ginástica rítmica. Para os Jogos da Juventude participam atletas de 9 a 18 anos.

Vila Imperial e Esplanada recebem neste sábado o projeto “Viva Feira, Feira Viva”


Neste sábado (11/6) as feiras-livres dos bairros Vila Imperial e Esplanada recebem as barracas da Prefeitura dentro do projeto “Viva Feira, Feira Viva”. Serão realizados exames de glicemia e aferição de pressão arterial. Pacientes que tiveram o exame alterado serão encaminhados para consulta médica. O objetivo é de que gradativamente o serviço seja estendido para as outras feiras que são realizadas semanalmente no município. O projeto “Viva Feira, Feira Viva” tem por objetivo promover a revitalização das feiras-livres da cidade. As barracas foram padronizadas eliminando a poluição visual e tornando as feiras mais funcionais. Cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras estão menos poluídas. O consumidor que quiser comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda são verdes. Armarinhos e brinquedos são identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, têm lonas na cor vermelha. Além da padronização, os feirantes também têm participado de capacitações. São cursos de manipulação de alimentos, sobre marketing para o setor de feiras-livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro, imagem e postura profissional, técnicas de vendas, entre outros.

Projeto Viva feira, Feira Viva

Local: feira-livre do
 bairro Esplanada (Rua Dom Pedro I)
Ações: aferição de pressão arterial e testes de glicemia
Horário: a partir das 8 horas até as 11h30

Local: feira-livre da 
Vila Imperial (Rua Benjamim Constant)
Ações: aferição de pressão arterial e testes de glicemia
Horário: a partir das 8 horas até as 11h30

Programa DST/Aids distribuiu hoje kits com preservativos para marcar Dia dos Namorados


Cerca de três mil kits com preservativos foram distribuídos nesta sexta (10/6) em ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde por ocasião do Dia dos Namorados. Os técnicos do Programa Municipal de DST/Aids, acompanhados de uma banda que tocou músicas românticas fizeram a distribuição e orientaram a população a respeito de doenças sexualmente transmissíveis. A ação abordou pessoas que passavam pelo Calçadão e pela Rodoviária no período da tarde. À noite, o grupo realiza as ações em bares localizado na avenida Alberto Andaló. Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico de DST/Aids, Aracelis de Castro Aschar, o objetivo dessa e de outras ações desse tipo é sensibilizar a população, independentemente da faixa etária e, ou, orientação sexual, sobre a importância do uso do preservativo como forma de se evitar doenças sexualmente transmissíveis como o HIV.

Convite Feira de Troca de Livros - 13 a 17 de junho na Biblioteca Pública Municipal


Evento gratuito será realizado em 
São José do Rio Preto  no saguão da 
Biblioteca Pública Municipal

O Senac e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, promovem a Feira  de Trocas de Livros,  de 13 a 17 de junho no saguão da Biblioteca Pública Municipal, das 9 às 20 horas. O evento gratuito tem o objetivo de estimular a leitura e o compartilhamento de livros usados com a comunidade. As trocas devem ser de livro por livro ou gibi por gibi, e não são aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas. Além disso, os interessados devem levar obras em bom estado de conservação.

Programação

·         Dia 13/6
9 horas - Bate papo com o escritor Hamilton Pereira
17h30 – Bate papo com o escritor Gustavo Lepe  

·         Dia 14/6
14 horas - Declamação de poesias com Nympha Gorla
17 horas - Bate papo com o escritor Tiago Araújo 

·         Dia 15/6
9h30 - Contação de histórias com Conceição Lopes
17 horas - Bate papo com o escritor Tiago Araújo
18 horas - Bate papo com a escritora Maria Ap. dos Santos

·         Dia 16/6
16 horas - Declamação de poesias, com Maurício Albanez
18 horas - Literatura de Cordel, com Cícero Cordel e Frank Muniz 

·         Dia 17/6
10 horas - Literatura de Cordel com Ana Paula  Vivanco
14 horas - Bate papo com o escritor Machadinho
17 horas - Declamação de poesias, com João Rossi
19 horas – Encerramento: Coral Paulista Ensemble - Regente: maestro Paulo de Tarso / Entrada: 1 livro de literatura adulta ou infanto-juvenil em bom estado para o acervo da Biblioteca Municipal

Feira de Troca de Livros 
Data: de 13 a 17 de junho
Horário: das 9 às 20 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal "Dr. Fernando Costa"
Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 (Praça Cívica)
Informações: fone 3202-2316

Jantar Dançante é atração na paróquia Santo Expedito de São José do Rio Preto

A paróquia Santo Expedito está com convites a venda para o Jantar Dançante que a comunidade irá realizar no dia 25 de junho, sábado, a partir das 20h, no salão de festas. Os convites custam R$ 20 e R$ 10 meia entrada para crianças de 6 a 10 anos, menores de 5 anos não pagam. Os convites são limitados. Haverá a apresentação do DJ Nilsinho. No cardápio será servido cupim assado ( no forno à lenha), coxa e sobrecoxa de frango com ervas finas (forno à lenha) feijão gordo, arroz branco e pra acompanhar saladas. As bebidas como cerveja, refrigerantes e água serão cobradas à parte. A paróquia Santo Expedito de São José do Rio Preto fica na José Elias Abrahão, 65, no bairro Residencial Gabriela, região norte da cidade. Os participantes que forem de ônibus podem embarcar na plataforma 4 da linha Residencial Nato Vetorazzo – Residencial Gabriela. Mais informações no (17) 3217-4355 com a secretária Vilma.

A Página da Vida dia 10 mês junho de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 10 mês junho de 2009


**

** 

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 10 mês junho de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Expolact em Rio Preto chega a sua 10ª edição


A Expolact, segunda maior feira do setor leiteiro do estado de São Paulo e a sexta do País, será realizada de 14 a 19 de junho, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucato”, em Rio Preto.  A feira tem como parceira a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Além do seu tradicional torneio leiteiro e exposição de animais, a Expolact busca consolidar no cenário estadual o seu compromisso social na difusão da cultura da produção do leite. Conforme o presidente da Láctea Noroeste – Associação dos Produtores de Leite da Noroeste Paulista, Frederico Mansur, a feira pretende envolver a família dos produtores, por meio de uma programação especial, que conta com atividades como workshop de artesanato e torneios de culinária. A expectativa da Láctea Noroeste, organizadora da Expolact, é atrair para esta edição 25% dos produtores leiteiros dos 112 municípios das regiões de Jales, Fernandópolis, Votuporanga, General Salgado, Catanduva e Rio Preto, o equivalente a 2,5 mil produtores. A previsão de público é de 10 mil visitantes nos 10 dias de realização da feira. Em 2011, a Expolact chega a sua 10ª edição, evidenciando-se como um canal para o produtor leiteiro expor, comprar e vender animais; conhecer novas técnicas, produtos e serviços, além de estreitar relacionamento com empresas e técnicos do setor. Além dos animais leiteiros, a Expolact também conta com ovinos de várias raças, máquinas e equipamentos agrícolas; automóveis, insumos, tecnologias, leilões de animais, palestras e dinâmicas.  A região Noroeste Paulista conta com mais de 10 mil produtores de leite, com uma produção anual de 265 milhões de litros de leite e movimentando mais de R$ 121 milhões em negócios. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Jorge Menezes, disse que a Expolact 2011 é de grande importância para a economia da região de Rio Preto porque reúne produtores e o melhor das raças leiteiras.  “Importante ressaltar que nossa região é a principal produtora de leite do Estado de São Paulo, com mais de 1 milhão e oitocentos mil animais,  com 172 mil vacas de ordenha e uma produção de 265 milhões de litros de leite”, concluiu Menezes.

Programação: (sujeita a alterações)

14 de junho (terça-feira) - 
Início do Ciclo de Palestras Técnicas e Abertura Oficial
“Arraçoamento de Bovinos Leiteiros”
Rubem Frosi – engenheiro agrônomo Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – mestre em Nutrição Animal – gerente técnico de produtos para ruminantes – Supra
Anexo SEBRAE  - na pista de julgamento
Horário: 10h30
15 de junho (quarta-feira) -
 Ciclo de Palestras Técnicas e Início do Curso de Fabricação Artesanal de Queijos
“Boas Práticas na Ordenha Mecânica e Manual”Teresa Cristina Castilho Gorayeb – professora e mestre em engenharia de alimentos, professora titular da Fatec Rio Preto.
Anexo SEBRAE  - na pista de julgamento
Horário: 10h30
16 de Junho (quinta-feira) -
 Ciclo de Palestras Técnicas, Término do Torneio Leiteiro e Julgamento da Raça Gir
“Certificação e Controle Sanitário”
Hugo Leonardo Riani Costa 
Anexo SEBRAE  - na pista de julgamento
Horário: 10h30
“Novas ferramentas para controle de mastite”
Marcos Veiga
Anexo SEBRAE - na pista de julgamento
Horário: 17h30
17 de junho (sexta-feira) - Ciclo de Palestras Técnicas, Concurso Queijo Artesanal - Início do Clube da Bezerra, Julgamento das Raças Jersey, Girolando (Jovem) e Leilão
 “O novo código florestal x sistema produtivo”
Rogério de Souza Oliveira – engenheiro agrônomo – diretor da CR Agropecuária e Meio Ambiente.
Anexo SEBRAE 
Horário: 10h30
18 de junho (sábado) - Ciclo de Palestras Técnicas, Julgamento das Raças Girolando (adulto) e Holandês - Início do Curso de Casqueamento de Bovinos
“Vacina para controle de carrapatos”
Otávio Canuto Batista – médico veterinário
Anexo SEBRAE
Horário: 17h30
 “Projeto CATI Leite”
Carlos Pagani Netto – médico veterinário – gerente do projeto CATI Leite.
Alfredo Ferrari de Souza – médico veterinário – responsável técnico manejo reprodutivo CATI Leite.
Anexo SEBRAE 
Horário: 10h30
19 de junho (domingo) - 
Julgamento do Clube da Bezerra

10ª Expolact  2011
Data: 14 a 19 de junho
Horário: das 9h às 22h
Local: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucato”
Informações: 9111.4061 ou 9167.6132

No último dia, Semana Preventiva na Unidade Básica de Saúde da Família tem palestras e exames


Sexta-feira (10/6) é o último dia da Semana Preventiva na UBSF – Unidade Básica de Saúde da Família que atende os bairros Caic e Cristo Rei. Das 7 às 11 horas e das 14 às 17 horas, os usuários poderão fazer exames de papanicolau, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite. Além dos exames, no período da manhã, serão realizadas palestras de temas variados e atividades educativas de saúde bucal na Creche Maria Luiza. E à tarde, as palestras serão na sala de espera da UBSF sobre alimentação saudável, higiene bucal e prevenção à dengue. A iniciativa faz parte do ciclo de eventos alusivos à promoção da saúde que são desenvolvidos em UBSs do município, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, com o objetivo de ressaltar a importância dos exames preventivos. Na terça-feira (7/6), das 17 às 21 horas, foram feitos exames preventivos e atendimento exclusivo ao público masculino. A gerente da UBS, Vanessa da Costa Nascimento informou que participaram das atividades cerca de cem pessoas. Mais de 70 homens fizeram exame preventivo de próstata. 

Semana Preventiva no Caic e Cristo Rei
SEXTA-FEIRA (10/6) 
MANHÃ (7h às 11h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados e atividades educativas de saúde bucal, na Creche Maria Luiza.
TARDE (14h às 17h): coleta de papanicolaou, testagem sorológica para Aids, HIV e hepatite, palestras de temas variados na UBS do bairro.

Saúde Itinerante chega nesta sexta-feira
 à Estância Pica-pau Amarelo 

O ônibus da Saúde Itinerante chega, nesta sexta-feira à Estância Pica-pau Amarelo, região de abrangência da UBS Jaguaré. Das 8 às 17 horas, uma equipe, com cerca de 30 profissionais da área da saúde, atende à população local com consultas médicas e odontológicas, na Alameda Flamboyant, sem número, capela Santa Isabel. O projeto tem percorrido, desde fevereiro, áreas de loteamentos em fase de regularização. No total, 18 loteamentos já foram visitados pela equipe do projeto, atendendo uma média de 800 pessoas em cada uma das ações. O serviço disponibiliza estrutura de uma Unidade de Saúde, priorizando o atendimento preventivo, por meio de um ônibus com apoio de profissionais de saúde. Durante a permanência da Unidade Itinerante, a população tem acesso a atendimento médico, avaliação odontológica, cadastro de pacientes em programas de saúde, atualização de calendário vacinal, além de exames preventivos como papanicolau e testes sorológicos.
Projeto
A Unidade Móvel da Saúde, acompanhada por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos, percorre regiões da cidade já pré-determinadas. Além dos serviços oferecidos no ônibus, os agentes de saúde realizam buscas ativas a gestantes que faltam a pré-natais e vacinação; de sintomáticos respiratórios e de hansênicos. Também é feito monitoramento das crianças matriculadas na Bolsa Família. Campanhas de combate à dengue e prevenção contra as DSTs também são realizadas durante as visitas aos loteamentos.

VIII Conferência Municipal de Assistência Social e seu tema: Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores nos dias 1 e 2 de julho na Unip


Pascom Diocesana marca a 4º reunião do ano

Caros  Comunicadores PAZ E BEM! 

No dia 11 de Junho de 2011, será realizada a 4ª  reunião
da PASCOM   às 15h nas dependências da Curia Diocesana. 

Nessa reunião faremos uma avaliação do 45º Dia Mundial das Comunuicações que foi celebrado na Paróquia de Santa Terezinha no dia 4/06. Discutiremos assuntos  referente ao Muticom Rio 2011 e também na Pauta discussão dos primeiros  preparativos para Foco ( Forum de Comunicação 2011) de nossa Diocese.
A reunião será realizada no dia 11 de Junho/2011 às 15:00hs, nas dependências da Curia Diocesana, Av. Constituição, 1336 – SJRio Preto. 

Sem mais para o momento, agradeço antecipadamente e conto com a presença de todos agentes da PASCOM da Diocese, deixando aqui meu abraço fraterno, com votos de estima e consideração.

 Atenciosamente,

Lourdinha Barbosa
Coordenadora da PASCOM Diocesana
Fones: (17) 91544509 -Site- Bispado.org. br

E-mail: lhursomary@yahoo.com.br .

Baile e Workshop do Projeto Santuário

Santuário das Artes promove 
evento beneficente de dança 
O projeto Santuário das Artes mantido pela paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião, do bairro Eldorado, região norte de Rio Preto, promove nesta sexta-feira, dia 10, sábado e domingo um evento beneficente, com renda total revertida para a construção do seu conservatório. Amanhã, dia 10, no Villa Conte, a programação começa com workshop, baile de abertura com o grupo de samba Trem das Onze e apresentação dos dançarinos Jummy de Oliveira e Suellen Violante. No sábado, dia 11, e no domingo, dia 12, acontecem wokshops de samba de gafieira tradicional e samba funkeado. Os ingressos antecipados custam R$ 15 e R$ 20. Mais informações no (17) 3237-4140 ou 9193-3772

A Página da Vida dia 9 mês junho de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 9 mês junho de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 9 mês junho de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ARS Nova Trio se apresenta no SESI


O Ars Nova Trio será a próxima atração do projeto SESI Música 2011 – Erudita / Instrumental, no Teatro da unidade de São José do Rio Preto. A apresentação, gratuita, será dia 10 de junho, sexta-feira, às 15h. 
Instrumentos de orquestra sinfônica interpretam famosas marchas de carnaval em arranjos originais baseados nas obras de grandes mestres da música erudita. O repertório é essencialmente brasileiro e destaca sucessos como Ó Abre Alas, A Baratinha, Bandeira Branca, Allá-la-ô, Uma Andorinha não faz Verão, Mamãe eu Quero, A Banda e Chiquita Bacana.

Histórico do grupo 

Formado pelos músicos Rosana Moret, Clarissa Bomfim Andrade e Luis Antonio Ramoska, o Ars Nova Trio iniciou trabalho centrado na música moderna e contemporânea brasileira do século 20.  Tais ações culminaram em pesquisas inusitadas, destacando os arranjos inéditos desenvolvidos pelos integrantes num programa exclusivo de Marchinhas de Carnaval. 
Para este último programa, além da vasta pesquisa realizada quanto às raras partituras destas canções - exemplares pouco editados no Brasil -, houve um intenso trabalho de elaboração dos arranjos. O resultado tem como exemplo Mamãe Eu Quero (Jararaca/ Vicente Paiva) em estilo barroco, tendo como introdução La Joyeuse, de J.Ph. Rameau ou, ainda, um Quem sabe, sabe (J. Sandoval) com introdução baseada em O Cravo Bem Temperado, de J. S. Bach, ambos com arranjo de Paulo de Castro Andrade. 
A oboísta Rosana Moret é bacharel pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É convidada regularmente a apresentar-se junto a inúmeras orquestras brasileiras, com destaque para a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Atualmente, a musicista é oboísta da Orquestra 

Sinfônica de Santo André e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. 
Luis Antonio Ramoska, integrou como fagotista a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a  Sinfonia Cultura – Orquestra da Rádio e Televisão Cultura. Integrou o Festival Internacional de Música renascentista y Barroca Americana na Bolívia e daorquestra de Sigiswald Kuijken. Especializou-se no fagote barroco comRicardo Rapoport e Donna Agrell e é atualmente fagotista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. 
Clarissa Bomfim Andrade bacharelou-se em flauta pela Faculdade de Artes Santa Marcelina em 1986.  Foi premiada no Concurso Jovens Solistas, promovido pelo Quarteto Cidade de São Paulo.  A musicista foi integrante da Orquestra do Estado de São Paulo, da Orquestra Nova Filarmônica de São Paulo, Orquestra da Rádio e Televisão Cultura e como convidada da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. 

Músicos: 

Rosana Moret– Oboé e Escaleta 
Luis Antonio Ramoska – Fagote
Clarissa Bomfim Andrade – Flautas 

Programa: 
Ó ABRE ALAS – Chiquinha Gonzaga – Arranjo: Paulo de Castro Andrade A BARATINHA – Mario São João Rabelo – Arranjo: Paulo de Castro Andrade QUEM SABE, SABE – J. Sandoval – Arranjo: Paulo de Castro Andrade, introdução baseada em O Cravo Bem Temperado, J. S. Bach BANDEIRA BRANCA – Max Nunes/ Laércio Alves – Arranjo : Paulo de Castro Andrade ALLÁ-LA-Ô – Humberto Lobo/ Nássara – Arranjo: Clarissa Bomfim UMA ANDORINHA NÃO FAZ VERÃO – Lamartine Babo/ João de Barro – Arranjo : Paulo de Castro Andrade ESTÃO VOLTANDO AS FLORES – Paulo Soledade – Arranjo : Clarissa Bomfim DÁ NELA – Ary Barroso – Arranjo: Paulo de Castro Andrade O TEU CABELO NÃO NEGA – adaptação de Lamartine Babo sobre marcha “Mulata” /irmãos Valença – Arranjo: Paulo de Castro Andrade MASCARA NEGRA – Zé Ketti/ Pereira Matos- Arranjo de Paulo de Castro Andrade MARCHINHA DO GRANDE GALO – Lamartine Babo/ Paulo Barbosa e Chiquita Bacana - Arranjo: Martin Lazarov MAMÃE EU QUERO – Jararaca/ Vicente Paiva – Arranjo : Paulo de Castro Andrade; em estilo barroco, tendo como introdução “La Joyeuse” de J.Ph. Rameau PASTORINHAS – Noel Rosa/ João de Barro – Arranjo: Paulo de Castro Andrade; inspirado na obra “O Moldávia” de Smetana TOMARA QUE CHOVA – Paquito/ Romeu Gentil – Arranjo: Paulo de Castro Andrade; em estilo clássico A JARDINEIRA – Benedito Lacerda/ Humberto Porto – Arranjo Clarissa Bomfim ; introdução e citações da Marcha “The Stars and Stripes Forever” de Ph. Souza; com cadência de fagote extraída da obra “Alborada del Gracioso” de M. Ravel A PRAÇA – Carlos Imperial – Arranjo de Martin Lazarov ; introdução baseada na Suíte n°1 para violoncelo solo de J. S. Bach A BANDA – Chico Buarque – Arranjo : Martin Lazarov VASSOURINHA – Matias da Rocha / Joana Ramos – Arranjo: Paulo de Castro Andrade TEM GATO NA TUBA E CHIQUITA BACANA – João de Barro/ Alberto Ribeiro – Arranjo  Clarissa Bomfim   baseado  no  Bolero de M.Ravel


SESI Música 2011 – Série Sopros – Ars Nova Trio 
Local: SESI São José do Rio Preto -
 Avenida Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira 
Data e horário: dia 10/06 (sexta-feira), às 15h. 
Capacidade: 388 lugares 
Informações: (17) 3224-6611 
Duração: 60 minutos 
Classificação: livre 
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos 
30 minutos antes do início da apresentação.
(Escrito por Adriana Canato).

Além da paralisia infantil, crianças serão imunizadas também contra sarampo


A primeira etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil, marcada para ter início no dia 18 de junho em todo o território nacional, terá uma novidade neste ano. Além das crianças serem imunizadas contra pólio, elas também serão vacinadas contra o sarampo. O objetivo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, é proteger a população infantil contra as duas doenças antes do período de férias. Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, todas as crianças com idade até seis anos deverão ser levadas pelos pais ou responsáveis até a unidade de saúde mais próxima. “As crianças menores de cinco anos vão receber a vacina contra pólio e também serão imunizadas contra sarampo. Já as que tiverem entre cinco e seis anos serão vacinadas apenas contra sarampo”, explica. A decisão de incluir a vacina contra sarampo na campanha é devido ao registro neste ano de nove casos da doença no Brasil, apesar de todos serem importados da Europa. “Essa vacina, que é a tríplice viral, além do sarampo, também vai proteger a criança contra caxumba e rubéola”, ressalta Michela. Em Rio Preto, além das 25 unidades de saúde, serão montados também postos volantes de vacinação, sempre em áreas com grande circulação, o que deverá facilitar o acesso de pais e responsáveis para a imunização das crianças. Durante a campanha, as crianças que estiverem com vacinas em atraso também poderão atualizar o calendário vacinal. Vão estar disponíveis as vacinas tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilos), contra hepatite B, rotavírus, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), pneumo-10 valente (menores de 2 anos) e influenza (apenas para 2ª dose de crianças entre seis meses e menores de dois anos). A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi erradicada no Brasil em 1989. No Estado de São Paulo, desde 1988, não há registros de casos da doença. A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral.

Abertas inscrições para aulas de dança e basquete em cadeira de rodas


Estão abertas as inscrições para os interessados em aulas de dança e basquete em cadeira de rodas. As atividades são promovidas pela Secretaria dos Direitos e Política para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia. As aulas de dança serão ministradas todas as terças-feiras, das 8h30 às 10h30. As de basquete fazem parte do ‘Programa Cesta Certa’ e acontecem nas quartas-feiras, das 14 às 16 horas. Além dessas opções, o Centro de Convivência “Espaço Superação”, montado na sede da Secretaria, também oferece cursos de música, teatro, coral e atividades recreativas. O local possui as condições de acessibilidade exigida, sanitários adaptados e equipe técnica especializada. As inscrições devem ser feitas na Secretaria dos Direitos e Política para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, que fica na rua Eduardo Nielsen, 420, no Jardim Canaã. Mais informações pelo telefone 3222-2041. 

Atendimento Domiciliar de Saúde aumenta 16%


O número de atendimentos a pacientes acamados ou impossibilitados de locomoção, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar Especializado (SADE) da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, cresceu 16% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 1.851 atendimentos neste ano contra 1.440 em 2010. Implantado no município em 2002, o serviço é composto por uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeira, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, fonoaudióloga, nutricionista, dentista e motorista, que vai até a casa do usuário cadastrado no programa para capacitar os cuidadores e, ou, responsáveis pelo paciente. “O acamado ou a pessoa que não tem como se locomover necessita de cuidados especiais 24 horas por dia. A equipe tem por missão capacitar os profissionais ou familiares que vão tomar conta desse indivíduo, orientando como deve ser a alimentação, cuidados higiênicos, medicação, entre outros procedimentos básicos”, afirma a  enfermeira-gerente do SADE, Helga Lieckfett Rocha Chagas. Para ser atendido pelo serviço, famílias que tenham parentes acamados que necessitam de cuidados especiais devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas casas para que o caso seja avaliado . As visitas da equipe do SADE podem ser semanais ou quinzenais, dependendo do caso. Atualmente, o serviço tem aproximadamente 300 pacientes em atendimento.

Prefeitura mecaniza Ponto de Apoio do Yolanda


A Prefeitura, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Urbanismo e de Serviços Gerais, começou a desativar nesta segunda-feira (6/6) o Ponto de Apoio do Jardim Yolanda, localizado na rotatória da avenida Nadima Damha. O serviço está sendo transferido para a avenida Fernando Pierre, 500, no mesmo bairro e passa a ser mecanizado. “É o nosso maior ponto de apoio. Agora teremos um caminhão poliguindaste com duas caçambas e todo serviço será mecanizado”, explica o secretário de Serviços Gerais, Paulo Pauléra. O Ponto de Apoio do Yolanda acumula por mês 30 caminhões de entulho de construção; 40 de galhos e 20 de material inerte (lixo que vai para o aterro). No novo ponto serão usados dois caminhões: um poliguindaste e um basculante. O ponto vai funcionar das 6 horas às 18h30. “A mecanização agiliza o serviço. Vamos organizá-lo de acordo com normas técnicas do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente”, explica Pauléra. A mudança do ponto será concluída nesta terça-feira (7/6). Pauléra solicita aos munícipes que, ao levar o resíduo para o local, o material seja separado. “Não pode levar plástico misturado com madeira. E quando for resíduo da construção civil também deve passar por uma pré-triagem”, orienta.  No ponto mecanizado não é permitido caminhões descarregarem. Este será o 14º ponto de apoio mecanizado. Ficam abertos apenas os Pontos de Apoio do Jardim Ana Célia e do João Paulo II. De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, a meta é chegar a 30 pontos de apoio, número que seria suficiente para atender toda a cidade. “Nossa dificuldade é encontrar áreas do município disponíveis para esse fim”, explica. A área onde hoje se encontra o Ponto de Apoio do Yolanda será cercada e fechada para que a população não volte a jogar entulho no espaço.

A Página da Vida dia 8 mês junho de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 8 mês junho de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 8 mês junho de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 7 de junho de 2011

São José do Rio Preto registra menor índice de mortalidade infantil em 31 anos


7,08. Esse foi o índice de mortalidade infantil registrado em São José do Rio Preto em 2010, o menor em 31 anos, segundo dados da Fundação Seade. Avaliado pela Secretaria de Saúde, o indicador avalia a quantidade de crianças que foram a óbito em um determinado local antes de completarem um ano de idade e reflete as melhorias na qualidade das políticas públicas de saúde implementadas pelo município. O atual índice rio-pretense é duas vezes inferior ao nacional, que é de 19 (2008) e também está bem abaixo ao do Estado de São Paulo, que chegou em 2009 a 13. Rio Preto inclusive, já cumpre meta estabelecida pela ONU - Organização das Nações Unidas para 2012, de um índice inferior a 14. O índice de mortalidade infantil é calculado com base no número de óbitos em crianças menores de um ano, multiplicado por mil e posteriormente dividido pelo número nascidas vivas. Em 2010, foram 5.226 nascimentos e 37 óbitos de crianças até um ano. Já em 2009, nasceram 5.148 bebês e foram registrados 43 óbitos antes do primeiro ano de vida. Para o secretário de Saúde, José Victor Maniglia, a redução do índice de mortalidade infantil está atrelada à melhora na assistência médica oferecida, tanto na rede pública como na rede privada. “Rio Preto é referência em saúde, não só na região, mas nacionalmente. Temos 25 unidades de saúde no município, todas com ginecologista à disposição da gestante. A taxa de acompanhamento ao pré-natal, com sete ou mais consultas, é de 88%, o que também favorece a queda de óbitos”, afirma.  O diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luiz Fernando Borges Gonçalves, afirma que Rio Preto oferece outra particularidade no atendimento às futuras mamães. “As Unidades Básicas de Saúde também possuem grupos de gestantes e de aleitamento materno, onde recebem orientações desde o início da gravidez, para uma a gestação saudável e um bebê sadio”, afirma o médico. Toda pessoa atendida na rede pública de saúde de Rio Preto recebe gratuitamente o ‘Manual Crescendo com Saúde’, o que no caso das grávidas permite um completo acompanhamento da gestação por meio do Cartão da Gestante. Nele, são anotados todos os exames e controles da mãe e da criança. Outro fator ligado à diminuição do índice de mortalidade infantil é ampliação da cobertura do Programa de Saúde da Família no município que, em 2008, atendia 13% dos moradores e que no ano passado chegou a 24% e também à introdução, pelo Ministério da Saúde, de vacinas importantes no calendário da criança como pneumo-10 valente, que previne pneumonias, a meningo, contra meningite do tipo C e a do rotavírus, contra uma forma grave de virose que causa diarréia intensa. “A instalação do Banco de Leite também é importante nesta redução. De outubro de 2008 a março de 2011, mais de 850 bebês prematuros ou com dificuldades para amamentação foram beneficiados com o leite doado ao serviço, o que contribui de forma relevante para o reestabelecimento destas crianças”, afirma Gonçalves. O Banco de Leite fornece leite para os bebês internados em UTIs neonatais de hospitais públicos e privados do município, reduzindo de forma importante a mortalidade perinatal (até 28 dias após o nascimento). 

Observação - * Os dados do município ainda podem sofrer pequenas alterações em virtude de óbitos de crianças de São José do Rio Preto ocorridos em outros Estados e ainda não notificados ao município.

Lançada nesta terça-feira Casa Abrigo para vítimas de agressão em municípios da região


A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres de São José do Rio Preto e a Cáritas Diocesana realizaram nesta terça-feira (7/6) o primeiro encontro com municípios da região para o lançamento da Casa Abrigo Regional, que acolherá mulheres vítimas de agressão. Estiveram reunidos no auditório Juan Bérgua representantes de Votuporanga, Valentim Gentil, Ariranha, Guaraci D’Oeste, Novo Horizonte, Bady Bassitt, Irapuã, Santa Fé do Sul, Jales e José Bonifácio. A Casa Abrigo, situada em Rio Preto, já está pronta para receber casos encaminhados por municípios da região, que colaboram com o enxoval da vítima e ficam responsáveis por todo o processo jurídico do caso. Na Casa Abrigo, as vítimas terão acesso a uma série de atividades preparadas por uma equipe multidisciplinar e serão acompanhadas 24 horas por funcionários da instituição. Além disso, as mulheres abrigadas poderão tirar dúvidas a respeito de questões judiciais com o corpo jurídico da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia.  

‘Profissão Repórter’ mostra
 trabalho do Centro do Agressor 

Uma equipe do programa ‘Profissão Repórter’, veiculado pela Rede Globo, acompanhou nesta terça-feira (7/6) o trabalho desenvolvido pelo CREAF -Centro de Reeducação e Atendimento da Família. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia com a Cáritas Diocesana.  No espaço, é realizado o trabalho de ressocialização de homens que agridem mulheres. Além de ouvir alguns dos que passam pelo processo de ressocialização, a equipe do ‘Profissão Repórter’ acompanhou os encontros semanais e as visitas domiciliares feitas, também semanalmente, por funcionários do Centro a homens encaminhados para o projeto. O Centro do Agressor desenvolve um trabalho pioneiro no Brasil. Inaugurado em outubro do ano passado, atende, mensalmente, uma média de 40 homens. Eles são atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados. O objetivo é reduzir a violência doméstica por meio de atendimento com escuta individualizada, atividades educativas e grupos reflexivos. Os encaminhamentos ao Centro de Reeducação são feitos por delegados, juízes, promotores e pelo Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência. Egressos, que infringiram a Lei Maria da Penha, também são atendidos. 

O aniversário do Dr. Pedro de Mendonça

Lázara Arggêo de Mendonça e Pedro de Mendonça


Hoje é com enorme satisfação que dou publicidade ao 87 aniversário de Pedro de Mendonça. Pedro de Mendonça que nasceu na capital do folclore a nossa e vizinha bela Olimpia no dia 7 de junho de 1924 e se casou com Lázara Arggêo de Mendonça, eles que se uniram na Basílica Nossa Senhora Aparecida no dia 23 de fevereiro de 1946  e desta bela união nasceram Benedito Aparecido Mendonça e Regina Célia Mendonça. Pedro é advogado e um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção e Mobiliário de São José do Rio Preto e ela além de cantora eclética e também uma das fundadoras do Primeiro Grupo da Terceira Idade de São José do Rio Preto. Ao Pedro Mendonça os parabéns pela passagem de aniversário  e congratulações por tudo que faz pela nossa querida cidade.

Procon de São José do Rio Preto apresenta lista das empresas que mais lesam consumidor


O diretor do Procon de São José do Rio Preto, Sérgio Parada, entregou na quarta-feira passada (1º/6) ao promotor de Defesa do Consumidor, Carlos Romani, um documento com o ranking das empresas que mais lesam o consumidor no município em 2010. As campeãs de reclamações são as empresas de telefonia celular e fixa, sendo a Claro e a Telefônica consideradas as principais vilãs no trato com os consumidores. Parada informou que a entrega da lista ao Ministério Público atende determinação do artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece a divulgação deste cadastro atualizado de reclamações fundamentadas e prevê o prazo anual para a publicação. “A divulgação do cadastro se dá após arquivamento da reclamação e análise de eventual recurso”, explica o diretor do Procon. Na área técnica de serviços privados o sistema de telefonia fixa e móvel lidera as reclamações, em especial as operadoras Claro, Telefônica, Embratel, Tim, Oi e Vivo, somando aproximadamente 22% do total das reclamações de 2010. Destas, cerca de 60% são de telefonia celular. A empresa Claro S. A. lidera o ranking das reclamações, geral e fundamentada, com 252 e 88 demandas, respectivamente. As principais queixas dos consumidores, na telefonia fixa e móvel, são relativas à cobrança indevida ou abusiva e serviço mal executado ou não fornecido. Desde 2005 as queixas registradas no Procon pelos consumidores, em relação ao sistema de telefonia, têm aumentado muito, em sua maior parte quanto à cobrança indevida, vícios de ordem técnica, cancelamento de serviço e de contrato. Já em 2010 verifica-se uma queda de aproximadamente 26% na média dos últimos cinco anos. O sistema de telefonia fixa e móvel, nos últimos cinco anos, vinha mantendo um percentual médio de 31,5% do total de reclamações. Em 2010 este valor caiu para 22,5%, refletindo a ação do Procon junto às operadoras, em especial a Tim, Vivo e Telefônica, para agilizar a solução dos problemas enfrentados pelos consumidores numa via direta com as empresas reclamadas. Na área de assuntos financeiros (bancos, financeiras, cartão de crédito e cartão de loja) aparece em primeiro lugar o Banco Itaucard, seguido do Banco Carrefour, Bradesco, Casas Bahia e BV Financeira e as principais reclamações se devem a cobrança indevida ou abusiva e falhas bancárias em transações eletrônicas.  “Esta lista é importante para o consumidor se orientar na hora de escolher uma ou outra empresa para fechar um contrato ou realizar uma compra”, orienta Parada. O ranking das 50 empresas está disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, no menu da página do Procon.

Secretaria da Saúde usa músicas românticas para orientar namorados sobre sexo seguro


Músicas românticas, distribuição de kits com preservativos e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis. Essa é a programação que técnicos do Programa Municipal de DST/Aids, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, criaram para comemorar, antecipadamente, na próxima sexta-feira (10/6), o Dia dos Namorados. Para as atividades, uma equipe do Programa, acompanha por uma banda que irá tocar músicas românticas aos namorados, estará na sexta-feira pela manhã na Rodoviária e na praça Dom José Marcondes, e a noite o grupo visita bares localizado na avenida Alberto Andaló. Os técnicos do Programa Municipal de DST/Aids vão orientar a população sobre sexo seguro, uso de preservativo e doenças sexualmente transmissíveis. Serão distribuídos materiais educativos e pelo menos 3 mil kits com preservativos. Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico de DST/Aids, Aracelis de Castro Aschar, o objetivo é sensibilizar a população, principalmente os casais de namorados, independentemente da faixa etária e, ou, orientação sexual, sobre a importância do uso do preservativo como forma de se evitar doenças sexualmente transmissíveis como o HIV.

Músicas e orientação sobre prevenção
 “Versão Dia dos Namorados”
Data - 10/6/2011 (Sexta-feira)
Horários: 
Manhã – Rodoviária e Praça Dom José Marcondes
Noturno – Bares da avenida Alberto Andaló

A Página da Vida dia 7 mês junho de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 7 mês junho de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 7 mês junho de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

São José do Rio Preto ganha sete medalhas de bronze no Paulista de Judô


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Federação Paulista de Judô, realizou a final do Campeonato Paulista de Judô Sub 15 e Sub 23, no último sábado (4/6), no Centro Regional de Eventos. A competição contou com a participação de 558 judocas de todo Estado. Os atibaienses conquistaram o Campeonato Paulista de Judô com quatro medalhas no Sub 15 e estão classificados para o Brasileiro. O judoca Caio Paollilo, sagrou-se vice-campeão paulista, na final da categoria Sub 23. Essa competição definiu, portanto, a Seleção Paulista para representar o Estado no Campeonato Brasileiro 2011 em Aracaju (SE) no mês de agosto. Além da apresentação das delegações, o ponto positivo do evento foi, sem dúvida, o desfile da escolinha de Judô de nossa cidade com mais 500 crianças. O objetivo do Campeonato foi apontar os campeões paulistas, estimular a prática da modalidade, principalmente em Rio Preto que já se destaca com o Projeto Criança Esporte Judô, uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Rio Preto Automóvel Clube, que atende cerca de 1 mil crianças, divididas em 15 núcleos instalados nos mais diversos bairros da cidade.

Atletas rio-pretenses que 
conquistaram medalhas de bronze: 

Janaína Gabriela de Souza - Sub 15 Ligeiro
Karina Thamiris P. da Silva - Sub 15 Meio Leve
Jéssika Caroliny L. Martins - Sub 15 Leve
Samarita Beraldo Santagnello - Sub 23 Meio Pesado
Jonathan Renan da Lemos Martins - Sub 15 Super Ligeiro
Alexsander Pereira Dias - Sub 15 Ligeiro
Matheus Storti Monteiro Rocha Sub 15 Pesado 

Alunos da Escola Darcy Ribeiro produzem cordéis


Cerca de 120 alunos dos 7º anos do turno da tarde da Escola Municipal Darcy Ribeiro fizeram uma apresentação dos cordéis produzidos pelas turmas, sob a responsabilidade da professora Solange Nogueira Ferreira, da disciplina de História. A escola teve como convidado especial o cordelista Antônio Cícero Ferreira Araújo, pai de aluno, membro do Conselho Escolar da unidade e representante do bairro. Ele fez uma apresentação cantada de cordéis de autoria dele. Cícero nasceu na cidade de Santana do Cariri (CE). Em 1991, veio para Rio Preto onde vive a labuta, transformando sonhos em realidade. A surpresa da tarde foi que a professora Solange se caracterizou de Maria Bonita, encantando os alunos com a sua vestimenta.  Maria Bonita ficou conhecida por ser a mulher do temido Lampião, o Rei do Cangaço. A proposta da professora, desde início do ano, foi trabalhar com a Literatura de Cordel. No bairro Santo Antonio, há uma grande concentração de pessoas que vieram do Norte e Nordeste, portanto, ela escolheu esse tema, e no 1º bimestre os alunos produziram livros de cordel, com histórias e com temas como escola, bairro, amizades, relações pessoais e fizeram uma apresentação dos trabalhos, uma parte em varal e outra em poética mostrando os desafios do cordel. É a primeira vez que uma apresentação como esta acontece na escola. De acordo com a coordenadora pedagógica, Telma Cristina Marques, o objetivo desse trabalho é tirar o preconceito e valorizar a cultura do Nordeste. “Importante destacar o desenvolvimento, a leitura, a escrita e a questão de criatividade os alunos”, concluiu Telma.

Atletas rio-pretenses são classificados para Estadual dos Jori –Jogos Regionais do Idoso


 Trinta atletas rio-pretenses foram classificados para a fase estadual dos Jori –Jogos Regionais do Idoso, prevista para acontecer de 23 a 27 de novembro, na cidade de São José dos Campos. Participaram da 15ª edição dos Jori, realizada de 1º a 5 de junho, na cidade de Votuporanga, 72 municípios. Competiram atletas com idade igual ou superior a 60 anos. A comitiva rio-pretense participou com 88 pessoas, sendo 78 atletas, que disputou todas as modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez, sendo que de 13 modalidades disputadas nos Jori, 10 foram classificadas. De acordo com a coordenadora do Departamento de Esportes Comunitários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Cléa Márcia Bernadelli, o objetivo do evento foi alçando. “Conseguimos classificar modalidades para participar do estadual”, completou Cléa. Os Jogos são realizados em duas fases: regional e estadual. Participam da segunda fase os três primeiros colocados de cada modalidade. Além da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, são parceiros nos Jori a Secretaria de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade. 

Classificação por modalidade: 
Volei Masculino - 14 atletas
Xadrez Masculino - 1 atleta
Tênis de Mesa Feminino - 1 atleta
Natação Feminino - 2 atletas
Malha - 3 atletas
Dança de Salão - 2 atletas
Damas Masculino - 1 atleta
Bocha - 3 atletas
Atletismo Masculino - 1 atleta
Atletismo Feminino -2 atletas

Totalizando 30 atletas classificados

Secretaria de Saúde orienta sobre Aids durante exposição no Plaza Avenida Shopping


Técnicos do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ Aids e Hepatite, órgão sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, orientam desta segunda-feira (6/6) até sexta-feira (10/6), no Plaza Avenida Shopping, sobre como a população pode se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis. Serão distribuídos preservativos e material educativo. A orientação acontece simultaneamente à exposição de obras de arte “A luta contra a Aids”, que traz 12 obras criadas para ilustrar o calendário “Somos iguais. Preconceito não“, lançado pela Secretaria de Saúde, em dezembro do ano passado. Durante a semana, segundo a coordenadora do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico de DST/Aids, Aracelis de Castro Aschar, técnicos vão distribuir preservativos e orientar sobre sexo seguro. 
Exposição
Criado com o objetivo de mostrar a importância das ações de prevenção, diagnóstico precoce da Aids e luta contra o preconceito, o calendário foi idealizado por técnicos do Programa Municipal de DST/Aids e lançado em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra Aids. “Cada mês é ilustrado por uma obra de um artista local, agora essas obras integram a exposição no shopping”, informa Aracelis de Castro Aschar, coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ Aids e Hepatite. Participam da exposição Fuzinelli, Marcelo Lopes, Rita Caniato, J.L. Silva, Réasilvia, Bill Ferrari, Terezinha Bília, Érika Floriano, Martins, Mª Emília e A. Garcia Lopes. Já a obra da artista Norma Villar é uma escultura. 

Semana de Comunicação aborda a era digital na paróquia Nossa Senhora do Brasil


A paróquia Nossa Senhora do Brasil promove entre os dias 5 e 8 de junho, a IV Semana de Comunicação, com o tema da 45º Dia Mundial das Comunicações 2011 "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital". O evento é aberto a participação de toda comunidade.
O padre Ernesto preside missa de abertura da Semana no dia 5 de junho, às 19h30.
O diácono permanente da Diocese de São José do Rio Preto, José Maurício Mendonça, abre as atividades no dia 6 de junho, às 19h30, ele aborda o tema  "Meios de Comunicação de massa e o Cristo comunicador".
Na terça-feira, dia 7 de junho, às 19h30, o professor Eder Ralha falará sobre "As novas tecnologias e o anúncio da palavra: Formas de mediação". Para encerrar a Semana de Comunicação, o padre Ernesto convidou o sociólogo, professor e comentarista da Rádio Interativa FM, Luciano Alvarenga. Ele vai dialogar a questão "A era digital: o ontem e o hoje".
A paróquia Nossa Senhora do Brasil fica localizada na rua Manoel Maria de Freitas, 89, no bairro São Deocleciano.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3224-5616 ou no site www.paroquiansbrasilriopreto.com.br.
 (Escrito por Harley de Souza Pacola).