sábado, 23 de março de 2013

Igualdade Racial é retratada em selo pelos Correios


Os Correios lançaram na última quinta-feira (21/3), Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial, um selo alusivo à “Luta Contra a Discriminação Racial”. 
A emissão especial, que faz parte da Série América, da UPAEP – União Postal das Américas, Espanha e Portugal, foi lançada na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, em Brasília (DF), e contou com a participação da cantora Margareth Menezes, dando início às comemorações dos 10 anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da ministra Luiza Bairros e de representantes do governo federal. 
Os Correios, parceiros da SEPPIR na campanha “Igualdade Racial é Pra Valer” em 2011, renovaram o acordo de cooperação técnica, institucionalizando ações de reconhecimento, valorização e resgate da cultura negra.


Sobre o selo – Criado pelos artistas Ariadne Decker e Rafael Decker Nichele (Meik), o selo apresenta três rostos em perfil, simbolizando a diversidade racial. O perfil na cor preta se estende até a representação da luta contra a discriminação racial, ao centro da margem inferior. A figura do perfil colorido com estampas destaca pessoas negras em situação cotidiana, profissionais, família e atletas, em igualdade de oportunidades, caminhando sobre uma rampa que se transforma na faixa central da bandeira brasileira, representada ao lado direito do selo. No lado esquerdo da composição, o desenho do Congresso Nacional sob os símbolos da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP e da Organização das Nações Unidas – ONU.
Foram impressos 360 mil selos com valor facial de R$ 2,00. 
A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Histórico
No dia 21 de março de 1960, em Sharpeville, África do Sul, a polícia do apartheid, regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994, atirou contra um grupo de manifestantes desarmados, matando 69 e ferindo 180 pessoas. Na origem do protesto estava o repúdio à Lei do Passe, que constrangia e humilhava a população negra, cerceando sua liberdade de circulação. O episódio, de grande impacto internacional, ficou conhecido como “Massacre de Sharpeville”.
Em 1966, as Nações Unidas organizaram, em Brasília, um seminário com a presença de 29 países, no Hotel Nacional. Os participantes debateram o regime de segregação racial sul-africano e sugeriram caminhos para mobilizar a opinião pública e a solidariedade internacional em repúdio ao apartheid.
Entre as recomendações do seminário constava a criação de uma data especial para homenagear as vítimas da discriminação racial. A data sugerida e acolhida pelo plenário das Nações Unidas, em 26 de outubro de 1966, foi 21 de março, a qual evocava a repressão brutal e sangrenta ocorrida em Sharpeville.
Surge, então, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, afirmando que a discriminação racial é uma negação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, e uma ofensa à dignidade humana, inspirando ações antidiscriminatórias e contra o racismo em todo o mundo.
Por esta razão, em 21 de março de 2003, foi criada no Brasil a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), órgão vinculado à Presidência da República, com a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial.
Ao longo dessa última década, o País experimentou mudanças significativas em suas relações sociais a partir da implementação de diversas iniciativas voltadas para a superação das desigualdades raciais. Pode-se destacar a criação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório no Brasil o ensino da história e cultura de africanos e seus descendentes, a instituição da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a implementação da Política Nacional para Comunidades Quilombolas, a sanção do Estatuto da Igualdade Racial e, mais recentemente, a decisão do Supremo Tribunal Federal pela constitucionalidade das ações afirmativas e a sanção da Lei 12.711/2012, Lei de Cotas.
Ao emitir este selo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com a SEPPIR, destaca a conscientização da valorização da população negra, a qual é parte importante da história do Brasil, sendo a Luta Contra a Discriminação Racial uma forma de promover a cultura da inclusão e da igualdade entre os homens. (Fonte: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR). 


Paróquia São Sebastião de Bady Bassitt - SP



Estrutura temática é atração da criançada nesta Páscoa em Rio Preto


 Para garantir a diversão das crianças, a World Games montou um parque indoor, em comemoração à Páscoa, na Praça 3 de Eventos. 
A estrutura é toda temática, com referência ao campo. No local, estão disponíveis cinco brinquedos diferenciados, além de um espaço para a realização de oficina.
Os pequenos podem brincar no trenzinho, piscina de bolinha, escorregador de tronco, arco-íris e nas 12 motinhas. Para estimular a criatividade, as crianças também podem colorir máscaras de coelhos. As atividades são indicadas para crianças com até dez anos. 
A estrutura de 200 m² conta com uma decoração campestre, com detalhes de madeira, fenos e fibras naturais. A fábrica de chocolate da mamãe coelho, os ovos gigantes e os coelhos em movimento fazem com que as crianças vivenciem o mundo lúdico da Páscoa.   
Todas as atividades são acompanhadas por monitores. A estrutura ficará montada no local até o dia 31 de março. 

Campanha de Páscoa
Data: até 31 de março
Local: Praça 3 de Eventos 
 Riopreto Shopping Center 
 Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363

Tudo pronto para o 3º Rally do Batom e amanhã o Weilers busca 2ª vitória no Campeonato


O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto realiza neste domingo (24/3), a partir das 9 horas, o 3º Rally do Batom. A largada será no Centro Regional de Eventos. O evento é exclusivo para o público feminino. Toda a renda será revertida para os projetos educacionais das duas "Escolas Viva" e as nove creches AMOR do município.
As mulheres e seus navegantes devem se inscrever até sábado (23/3) no Fundo Social de Solidariedade. A taxa de inscrição é de R$ 50 com direito ao Kit Rally, com camiseta e adesivos.
Serão 85 quilômetros de percurso, a maioria em estrada de terra – 50 km - com chegada no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, no Distrito Industrial.
Serão premiadas as três primeiras vencedoras da prova. A premiação será seguida de almoço solidário, a partir das 12 horas. Todos os participantes e aos visitantes devem adquirir suas camisetas.
“O Rally já uma tradição na cidade. Mesmo sendo voltado às mulheres, os homens poderão participar como navegadores ou zequinhas”, explica a presidente do Fundo Social, primeira dama Eliana Lopes.

 Inscrições para o 3º Rally do Batom
Local: Fundo Social de Solidariedade
Endereço: Rua Pedro Amaral, nº 3578, Vila Ercília
Telefone: (17) 3214-9010

Domingo o Weilers busca
 2ª vitória no Campeonato

 A equipe do Rio Preto Weilers, que representa Rio Preto no Campeonato Paulista de Futebol Americano, joga neste domingo (24/03) contra o RP Alligators, de Ribeirão Preto, na casa do adversário. O time rio-pretense, que tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, busca a segunda vitória na competição.
O diretor do time, Ivan Borges, afirma que a equipe está motivada para buscar mais uma vitória, agora fora de casa. “Estamos treinando forte para obter um bom entrosamento e resistência física. O nosso último treino será neste sábado, um dia antes da partida”, explicou.
Sete equipes disputam o Campeonato Paulista de Futebol Americano, que vai até o dia 5 de maio. Os participantes são: Rio Preto Weilers, São Paulo Storm, Spartans Football, Brasil Devilz, Vipers Army, Ribeirão Preto Alligators e Palmeiras Locomotives.
A LFPA - Liga Paulista de Futebol Americano, dividiu as equipes em dois grupos de quatro times e jogarão todos contra todos dentro da chave, somando três jogos na temporada regular. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo para a pós-temporada, sendo que o melhor colocado de cada grupo jogará contra o segundo do outro. Na final jogarão os vencedores destas partidas.

Parabéns à você, nesta data querida, muitas ..... e Santo do dia de hoje São Turíbio de Mongrovejo


ALESSANDRO FERNANDES COUTINHO,
ALEXANDRE LATUFE CARNEVALE TUFAILE,
ANTONIO CARLOS ANDREOTTI,
APARECIDA RODRIGUES DIAS, 
CRISTIANE FERNANDES,
DUAIR DIAS,
ELIANI CRISTINA MOREIRA DA SILVA,
FABIO CONTE AYRES,
FRANCISCO RUSSO,
GERSON ITAMAR BIAGINI MEDINA,
JOAO CARLOS LEMES,
JOAO PAULO ROVEDA DE SOUZA,
JOSE PEDRO MURARI,
KASSEM MOHAMAD NASSER,
LEONICIO ENGRACIO DA SILVA,
LUCIANO CUSTODIO,
MARIA DOLORES ACEDO PEREIRA,
ROSELI APRIGIO DE SOUZA,
SILVIO AMADEU NASSAR PARDO,
SUELI DE OLIVEIRA BRAGA e
VINICIUS FIDELIS AZENHA.

*****

Santo do dia de hoje

 São Turíbio de Mongrovejo

Turíbio Alfonso de Mongrovejo nasceu na cidade de Majorca de Campos, Leon, na Espanha, em 1538, no seio de uma família nobre e rica. Estudou em Valadolid, Salamanca e Santiago de Compostela, licenciado em direito e foi membro da Inquisição. Sua vida era pautada pela honestidade e lisura, mas, jamais poderia suspeitar que Deus o chamaria para um grande ministério. Quando então foi nomeado Arcebispo para a América espanhola, pelo Papa Gregório XIII, atendendo um pedido do rei Felipe II, da Espanha, que tinha muita estima por Turíbio. 
O mais curioso é que ele teve de receber uma a uma todas as ordens de uma só vez até finalizar com a do sacerdócio, para em 1580, ser consagrado Arcebispo da Cidade dos Reis, chamada depois Lima, atual capital do Peru, aos quarenta anos de idade. Isso ocorreu porque apesar de ser tonsurado, isto é, ter o cabelo cortado como os padres, ainda não pertencia ao clero. E, foi assim que surgiu um dos maiores apóstolos da Igreja, muitas vezes comparado a Santo Ambrósio. 
Chegando à América espanhola em 1581, ficou espantado com a miséria espiritual e material em que viviam os índios. Aprendeu sua língua e passou a defendê-los contra os colonizadores, que os exploravam e maltratavam. Era venerado pelos fiéis e considerado um defensor enérgico da justiça, diante dos opressores.
Apoiado pela população, organizou as comunidades de sua diocese e depois reuniu assembléias e sínodos, convocando todos os habitantes para a evangelização. Sob sua direção, foram realizados dez concílios diocesanos e os três provinciais que formaram a estrutura legal da Igreja da América espanhola até o século XX. Inclusive, o Sínodo Provincial de Lima, em 1582, foi comparado ao célebre Concílio de Trento. Conta-se que neste sínodo, com fina ironia, Turíbio desafiou os espanhóis, que se consideravam tão inteligentes, a aprenderem uma nova língua, a dos índios.
Quando enviou um relatório ao rei Felipe II, em 1594, dava conta de que havia percorrido quinze mil quilômetros e administrado o sacramento da crisma a sessenta mil fiéis. Aliás, teve o privilégio e a graça de crismar três peruanos, que depois se tornaram santos da Igreja: Rosa de Lima, Francisco Solano e Martinho de Porres. 
Turíbio fundou o primeiro seminário das Américas e pouco antes de morrer doou suas roupas, inclusive as do próprio corpo, aos pobres e aos que o serviram, gesto, que revelou o conteúdo de toda sua vida. Faleceu no dia 23 de março de 1606, na pequena cidade de Sanã, Peru. Foi canonizado em 1726, pelo Papa Bento XIII, que declarou São Turíbio de Mongrovejo "apóstolo e padroeiro do Peru", para ser celebrado no dia do seu trânsito.

É dia também de 


*****
Mensagem do dia

Quando se busca o cume da montanha, não se dá 
importância às pedras do caminho. (Anônimo). 

Bom fim de semana cheio de
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

A Página da Vida, 23 de março de 2012

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 23 de março de 2011

**
**
**
**
**
   
Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 23 de março de 2010

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 23 de março de 2009

****
****
**** 

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 23 de março de 2008


*****

*****

*****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 5 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Shopping Cidade Norte traz a adrenalina do drift e terá vacinação contra a febre amarela


Apresentações serão realizadas nos dias 23 e 24 de março, a partir das 14 horas

O Shopping Cidade Norte apresenta neste final de semana toda a adrenalina do drift, esporte no qual os carros deslizam, andam de lado e fazem curvas com velocidade e emoção. Quem visitar o shopping nos dias 23 e 24 de março, a partir das 14 horas, vai poder tirar fotos dos carrões em exposição, ver apresentações do piloto da Adrenaline Drift Fábio Alexandre da Silva, que se dedica à técnica há seis anos, e fazer passeios nos veículos pelo circuito montado no estacionamento do centro de compras.
Silva explica que o drift é uma técnica de direção na qual o piloto faz o carro deslizar, andar de lado. As rodas dianteiras do veículo ficam sempre em direção oposta à curva. Ele começou a praticar o drift quando foi viver no Japão, em 2007.

Adrenaline Drift no Shopping Cidade Norte
Datas: 23 e 24 de março, a partir das 14h, no estacionamento
Exposição e apresentações: atividades gratuitas
Passeio pelo circuito: R$ 10

Cidade Norte terá plantão de 
vacinação contra a febre
 amarela neste sábado

Equipe da Secretaria de Saúde estará no shopping das 14 às 20 horas

Neste sábado, dia 23 de março, o Shopping Cidade Norte volta a receber um posto volante de vacinação contra a febre amarela. Equipe da Secretaria de Saúde de Rio Preto estará no centro de compras das 14 às 20 horas, em frente à loja C&A. Este é o último final de semana da campanha de intensificação no combate à doença. A ação especial teve início no último dia 4.
A vacina é recomendada porque a região de Rio Preto é considerada área de risco para a febre amarela. Devem procurar o posto aqueles que nunca foram vacinados contra a doença ou foram imunizados há mais de uma década. A vacina é gratuita.

Vacinação contra a febre amarela
 no Shopping Cidade Norte
Dia 23 de março de 2013 (sábado), das 14h às 20h.
O Shopping Cidade Norte fica na avenida Alfredo Antônio de 
Oliveira, 2077, Jardim Planalto, em São José do Rio Preto.

Plantão de vacinação contra febre amarela


 A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza nesse sábado e domingo (23 e 24/3) respectivamente, plantão de vacinação contra febre amarela. Serão montados postos volantes em shoppings, supermercado e Mercado Municipal.
A ação faz parte de campanha de intensificação da imunização contra a doença, que teve início no último dia 4/3 e termina em 28/3.
No sábado, os postos de vacinação serão montados no Hipermercado Carrefour, da Rodovia (10 às 15 horas), Praça Shopping (9 às 17 horas), Riopreto Shopping (14 às 20 horas) e Shopping Cidade Norte (14 às 20 horas).
Já no domingo, a vacinação será realizada no Mercadão Municipal, entre 8 e 12 horas e no Hipermercado Carrefour Rodovia, entre 10 e 15 horas.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a vacina contra febre amarela tem validade por 10 anos. Para crianças, a primeira dose deve ser realizada aos nove meses e reforçada a cada 10 anos também.
Para ser vacinado, basta procurar um dos postos volantes com documentos pessoais e, se possível, com caderneta de vacinação.
A vacina contra febre amarela é recomendada porque a região de Rio Preto é considerada área de risco para a febre amarela. Em 2008, foram registrados casos da doença e óbitos em macacos em municípios da região.
Até o momento, desde o início da campanha, já foram imunizadas 4.658 pessoas contra a doença no município.

 Plantão | Vacinação contra febre amarela
Sábado (23/03/2013)
. Hipermercado Carrefour (Rodovia)
Horário – 10 às 15 horas
Praça Shopping
Horário – 9 às 17 horas
. Riopreto Shopping
Horário – 14 às 20 horas
. Shopping Cidade Norte
Horário – 14 às 20 horas
Domingo (24/03/2013)
. Hipermercado Carrefour (Rodovia)
Horário – 10 às 15 horas
. Mercadão Municipal
Horário – 8 às 12 horas

Escola Maria Peregrina vende ovos de chocolate com sabor de solidariedade



Este ano a Páscoa promete ser uma das mais salgadas para o bolso do consumidor. É que os preços dos ovos de chocolate em Rio Preto podem variar até 200% de um supermercado para o outro. 
 Embora seja considerado um produto supérfluo, não tem quem tira da cabeça da criançada o desejo de ganhar de ovo de Páscoa. A recomendação dos economistas é pesquisar e encontrar os melhores preços nas prateleiras.
 Se você tiver dificuldades em achar o produto, uma boa alternativa são os ovos de chocolate feitos pela escola Maria Peregrina de Rio Preto. Os produtos já podem ser encomendados. Além de economizar no bolso, você ajuda essa instituição tão importante da cidade. Toda a renda arrecadada com as vendas dos ovos serão revertidas para a manutenção e o atendimento prestado aos alunos matriculados na instituição.
 De acordo com a missionária, Michele hoje são  atendidos 77 alunos em período integral. A escola atua na área pedagógica e com cursos extracurriculares como: aulas de balé, dança, violão, viola, aulas de inglês e teatro. A escola Maria Peregrina fica na rua Francisco Rodrigues de Freitas, 184, no bairro Cecap, próximo ao Santuário de Nossa Senhora das Graças. Mais informações pelo fone (17) 3021-9478
 GAROTO 
1KG .......R$ 56,00
500G.....R$ 32,00
350G......R$ 22,00
250G.......R$ 16,00
150g........R$ 10,00
 KERRY
 1KG .......R$ 56,00
500G.....R$ 32,00
350G......R$ 22,00
250G.......R$ 16,00
150g........R$ 10,00

Jantar beneficente é atração hoje em prol do CVV de São José do Rio Preto e III Arrasta Fé Show


Macarronada e solidariedade serão os principais pratos de evento promovido pelo Centro de Valorização da Vida, o CVV Rio Preto nesta sexta-feira (22/03), a partir das 20h, na Arpa (Associação Rio-pretense de Professores Aposentados). 
O jantar beneficente “Macarrão social” visa arrecadar verba para o funcionamento da entidade, que oferece apoio emocional por telefone gratuitamente.
A instituição é mantida com as contribuições dos próprios voluntários e por doações feitas por pessoas e segmentos da sociedade que reconhecem a importância do trabalho. Em Rio Preto, o posto CVV funciona das 6h à meia-noite, inclusive aos finais de semana e feriados.
O jantar inclui – além do macarrão com quatro tipos de molho – antepasto, saladas e sobremesa. Bebidas serão cobradas à parte. O convite custa R$ 20 e pode ser obtido pelo telefone (17) 3233-4111.
O jantar será realizado na Arpa, que fica localizada na Rua Professora Lucy Arruda Lemos Fochi, 250, no bairro Chácara Municipal (próximo ao Hotel Saint Paul).

Jantar beneficente – Macarrão social
Dia 22/03, às 20h
Local: Arpa (Associação Rio-pretense
 de Professores Aposentados) 
– Rua Professora Lucy Arruda Lemos Fochi, 250,
 no bairro Chácara Municipal.
Mais informações pelo telefone (17) 3233-4111
Convite: R$ 20

Paróquia Nossa Senhora da 
Conceição de Tanabi realiza,
 o III Arrasta Fé Show 

 No dia 22 de junho a Paróquia Nossa Senhora da Conceição promove o III Arrasta Fé Show. O evento é uma preparação para o JMJ, que acontece em julho no Rio de Janeiro. No Arrasta Fé haverá apresentação do ministério de música da paróquia e show com a cantora Celina Borges. A festa terá inicio às 20h  e são esperadas mais de 1000 pessoas.
Local: Praça da matriz em Tanabi
Telefone: (17) 3272-1158.

Pascom convida coordenadores 
para reunião neste sábado

A Pascom Diocesana  e Assessoria, convidam os coordenadores e Membros da Pascom da Diocese de São José do Rio Preto, para a 2ª Reunião do ano de 2013, que será realizada amanhã, dia 23 de março ( sábado) às 14:30, no Centro de Estudos Diocesano localizado a  Rua Presciliano Pinto com entrada em frente ao Hospital Ielar.

Parabéns à você, nesta data querida, muitas ..... e Santo (a) do dia de hoje Santa Léia


ALESSANDRO FERREIRA DA SILVA,
IONE APARECIDA SAFFIOTTI DE LIMA,
MARCIA APARECIDA COELHO,
MARCOS JOEL GUEIA,
RODOLFO BORGES PEREIRA,
SILVIO CESAR SIMOES CRUZ,
VALDECI URBANO DA SILVA,
VALDNER JOSE LUI e
VANI DE LIMA BALBINO.

*****
Santo (a) do dia de hoje

 Santa Léia

Pouco se conhece sobre a vida de Léia, uma rica romana que quando ficou viúva, ainda jovem, recusou um novo casamento, como era o costume da época, para se juntar à Marcela, abadessa de uma comunidade, criada em sua própria residência em Aventino, Roma. O local, depois se tornou um dos mosteiros fundados e dirigidos por Jerônimo, que se tornou santo, doutor da Igreja e bispo de Hipona, na África do Norte, e que viveu também nesse período, na cidade eterna.
Léia recusara ninguém menos que Vécio Agorio Pretestato, cônsul romano designado prefeito da Urbe, que lhe proporcionaria uma vida ainda mais luxuosa, pelo prestigio e privilégios que envolviam aquele cargo. Teria uma vila inteira como moradia e incontáveis criados para atendê-la. Entretanto, Léia preferiu viver numa cela pequena, fria e escura, com simplicidade e dedicada à oração, à caridade e à penitência. 
A jovem abandonou os finos vestidos para usar uma roupa tosca de saco rude e fazia questão de realizar as tarefas mais humildes, assumindo uma atitude de escrava para as outras religiosas. Passava noites inteiras em oração e quando fazia obras beneméritas, o fazia escondido, para não chamar a atenção de ninguém e não receber nenhuma recompensa ou reconhecimento pelos seus atos. Por isso, Léia foi eleita Madre superiora, trabalho que exerceu durante o resto de seus dias com alegria, tranqüilidade e a mesma humildade.
Esses poucos dados sobre Léia estão contidos numa carta escrita pelo bispo Jerônimo, quando soube da sua morte, em 384. Curiosamente, ela morreu em Roma, no mesmo ano em que faleceu Vécio, o consul, rejeitado por ela . 
Na ocasião dessas mortes, Jerônimo já havia se retirado de Roma para viver solitariamente perto de Belém, depois de ter sido caluniado. Retirou-se para um mosteiro e continuou dirigindo o que havia fundado, na residência romana. Na carta, que ele enviou à essas religiosas, fez um paralelo entre as duas mortes, mostrando que antes o riquíssimo cônsul usava as mais finas vestes púrpuras e agora estava envolto em escuridão, enquanto, Léia, antes vestida de rude roupa de saco, agora vivia na luz e na glória, por ter percorrido o caminho da santidade. 
Logo foi venerada pelo povo que trazia Santa Léia, no coração e na memória. Até porque era difícil compreender, mesmo depois de passado tanto tempo, a troca que fizera do posto de primeira dama romana pela de abnegação de monja. Contudo, foi assim que Santa Léia escolheu viver, na entrega total ao Senhor ela encontrou a maneira de alcançar seu lugar ao lado de Deus na eternidade.

*****

Mensagem do dia

No reino das trevas, o idioma falado é a queixa 
e o lamento; no reino da luz, o idioma falado 
é o louvor e o júbilo. (Jairo Gonçalves). 

Boa sexta-feira cheia de
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.
  

A Página da Vida, 22 de março de 2012

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 22 de março de 2011

**
**
**
**
**
   
Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 22 de março de 2010

***
***
***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 22 de março de 2009

****
****
****
****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 22 de março de 2008


*****

*****

***** 

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 5 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Rio Preto vai participar da Hora do Planeta 2013


São José do Rio Preto vai apagar as luzes da Represa Municipal e do chafariz do Palácio das Águas, por uma hora, neste sábado (23/03) para participar da Hora do Planeta 2013. Será a terceira vez que o município integra o movimento mundial, que visa combater às mudanças climáticas.
As luzes do Lago 2 da Represa Municipal, vão ser desligadas por uma hora, entre às 20h30 e 21h30. A Hora do Planeta é conhecida globalmente como Earth Hour. Trata-se de um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa da Rede WWF – World Wildlife Fundation para enfrentar as mudanças climáticas.
Em 2012, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes na Hora do Planeta. O evento foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Em 2012, sete mil cidade de 152 países aderiram à Hora do Planeta.
Em São José do Rio Preto a iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e vai apagar 270 lâmpadas da vapor metálicas, de 250 watts, instaladas no Lago 2. Durante essa uma hora, policiais da Guarda Municipal e Polícia Militar vão garantir a segurança na área.
O secretário de meio ambiente e urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, convida os rio-pretenses a participarem do movimento, mantendo suas residências apagadas durante uma hora. “É importante nossa participação. A população também pode fazer sua parte e apagar as luzes”, explica.
Para saber mais sobre o assunto, acesse www.horadoplaneta.org.br

Hoje 21 de março é dia internacional de.....




Semae faz ação no Dia Mundial da Água, palestra na LBV e também ação em córregos


Nesta sexta-feira (22/3) é o Dia Mundial da Água, a ONU –Organização das Nações Unidas declarou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto preparou uma campanha de conscientização sobre a importância de preservar o rio Preto.
Para marcar a data, o Semae vai distribuir cartazes, flyers e adesivos para carro sobre o tema. O material será distribuído em várias entidades e instituições, visando mobilizar a sociedade sobre a importância de todos na preservação do rio Preto. Também será realizada panfletagem em semáforos da cidade, numa parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. A entrega do material aos motoristas e pedestres está programada para os seguintes horários e locais: avenidas Bady Bassitt esquina com a marginal avenida Comendador Vicente Filizola, Alberto Andaló com a Jorge Tibiriçá, a partir das 8 horas e das 12 às 13 horas; no final da tarde em um dos acesso para a região Norte.
“Nossa campanha segue o preceito definido pela ONU e queremos com isso ressaltar a importância histórica do rio Preto na formação do município, no presente e para o futuro de nossa população. Muito mais do que dar nome a cidade, ele é fundamental para o abastecimento”, destaca a superintendente do SeMAE, Ivani Vaz de Lima.
Rio Preto faz parte de uma bacia hidrográfica (Turvo/Grande) com 66 municípios e sempre foi o maior poluidor. “Devolver água limpa para o rio Preto era uma obrigação”, diz a superintendente.
Outro trabalho importante do SeMAE é a retirada da vegetação flutuante, que compromete a captação da água para o abastecimento, consome grande quantidade de oxigênio e prejudica a fauna do rio e ajuda no assoreamento.
“Nosso trabalho é fornecer água de qualidade para a população. Por isso, tratamos bem o nosso rio Preto, que é nosso maior patrimônio. É nosso orgulho. É lição de vida que se renova a cada dia. Queremos que todos os moradores de Rio Preto tenham essa consciência e nos ajudem a cuidar do nosso rio”, salienta Ivani.

SeMAE realiza palestra na 
LBV em comemoração ao
 Dia Mundial da Água 

O SeMAE – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto, em parceria com a LBV – Legião da Boa Vontade, realizará nesta sexta-feira (22/03) duas palestras voltadas para crianças de 6 a 12 anos.
As palestras integram as ações da Autarquia no Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22/3), e serão ministradas pela coordenadora de operações do SeMAE, Ceci Caprio.
Com a intenção de interagir com as crianças, a palestra abordará, por meio de fotos, todo o ciclo da água, sua origem, qual tipo de água é usada para consumo, a quantidade de água disponível no planeta, a quantidade de água que forma o corpo humano, e mostrará a importância do consumo consciente.
“Esse tipo de palestra é importante para que desde cedo a criança tenha consciência da importância da água em sua vida e de como ela deve ser utilizada”, diz Ceci.
Divididas em grupos de 75 alunos, as palestras acontecerão às 9 horas e às 15 horas na sede da LBV em São José do Rio Preto.

 Dia Mundial da Água 
terá ação em córregos 

A Prefeitura, por meio das secretarias de meio ambiente e urbanismo e Educação realizam uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (22/03), às 9 horas, na ponte sobre o córrego dos Macacos no trecho entre o bairro Cristo Rei e a Vila Toninho.
A ação vai contar com participação da Polícia Ambiental e visa sensibilizar sobre a importância da mata ciliar; realizar limpeza simbólica da área e alertar contra o lixo nas áreas de preservação.
A secretaria de educação vai participar com professores e gestores que irão transmitir em sala de aula a importância do tema.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através de uma resolução de 21 de Fevereiro de 1993 com o objetivo de tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável; aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, ONGs e setor privado. 

Etapa da Conferência Nacional de Educação


 A Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto realiza nessa sexta-feira (22/3), reunião preparatória para a fase municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014.
A reunião, que deverá reunir membros da sociedade, Câmara Municipal, instituições de ensino, sindicatos, entre outros, será realizada no auditório do Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura (CIECC). O encontro será realizado a partir das 8h30.
A Conferência, que tem por objetivo definir políticas públicas, novas diretrizes e o Plano Municipal de Educação, é a primeira etapa da CONAE, que possui ainda fases estadual e nacional.

Reunião preparatório para Conferência 
Nacional de Educação – Etapa Municipal
Data – 22/03/2013 (sexta-feira)
Horário – 8h30
Local – Auditório do Centro Integrado de
 Educação, Ciência e Cultura (CIECC) 
Avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial

Parabéns à você, nesta data querida, muitas ..... e Santo do dia de hoje São Nicolau de Flue


ALDINA DA SILVA GOMES,
ANGELINA MARUSSI,
ANTONIO BENTO CALSEVERINE,
BENTO MANOEL DE SOUZA,
CARMELO GRISI JUNIOR,
HELCIO ANTONIO FERRARI,
ILO MELO XAVIER,
JOAO ROQUE BORGES DE SOUZA,
JOSE BENTO GAVASSI,
JULIO CESAR UGA,
LUZIA APARECIDA BOTACIN TELES,
MAGALY MANI DIAS,
MANOEL EVERALDO LEMOS,
MARCIA PERPETUA DOS SANTOS,
NAZIR TARRAF,
NEUSA CARDOSO GOTTARDI,
OTAVIO MUNIS DE FREITAS JUNIOR,
PAULO FERREIRA,
PEDRO BIGATAO, 
RANIERI SOUZA DE MACEDO e
TEREZA CRISTINA MENDONÇA RODRIGUES MEGA.

*****
Santo do dia de hoje 

São Nicolau de Flue

Bruder Klaus nasceu no dia 21 de março de 1417, na Suíça. Oriundo de família pobre, ainda jovem queria ser monge ou eremita. Nesta época não pôde realizar o sonho porque tinha que ajudar os pais nos trabalhos do campo. Mais tarde também não o conseguiu, pois se casou. Felizmente a escolhida era uma moça muito virtuosa e religiosa, chamada Dorotéia, com a qual teve dez filhos. Vários deles se tornaram sacerdotes, e um dos netos, Conrado Scheuber, morreu com o conceito de santidade.
Ainda neste período Klaus não pôde se dedicar totalmente às orações e meditações como queria. Os escritos da época narram que, devido ao seu reconhecido senso de justiça, retidão de consciência e integridade moral, foi convocado a assumir vários cargos públicos, como, juiz, conselheiro e deputado.
Finalmente, aos cinqüenta anos de idade conseguiu a concordância da família e abandonou tudo. Adotou o nome de Nicolau e foi viver numa cabana que ele mesmo construiu, não muito longe de sua casa, mas num local ermo e totalmente abandonado. Tinha por travesseiro uma pedra e como cama uma tábua dura. Naquele local viveu por dezenove anos e há um fato desse período que impressionou no passado e impressiona até hoje. Há provas oficiais de que ele, durante todos esses anos, alimentou-se exclusivamente da Sagrada Comunhão. Entretanto, não conseguia se manter na solidão. Amável e receptivo, não fugia de quem o procurasse. E a pátria precisou dele várias vezes.
Pacificador e inimigo das batalhas, conhecido por seus atos e pela condição de eremita, foi chamado a mediar situações explosivas como a ameaça de guerra contra os austríacos e a eclosão iminente de uma guerra civil. Mas, quando não houve jeito de alcançar a paz no diálogo, ele também não fugiu de assumir seu lugar nos campos de batalha, como soldado e mesmo oficial. Entretanto, seu trabalho na reconciliação entre as partes envolvidas nestas questões de guerra repercutiu muito na população. Nicolau passou a ser venerado pelo povo, que logo o chamou de "Pai da Pátria".
Porém, à qualquer chance que tinha voltava para sua cabana, até ser solicitado novamente. Foi conselheiro espiritual e moral de muita gente, tanto pessoas simples como ocupantes de cargos elevados. Era muito respeitado por católicos e protestantes. Há quase um consenso em seu país de que a Suíça é hoje um país neutro e pacífico, que dificilmente se envolve em guerras ou conflitos internacionais, graças à influência do "Irmão Klaus", como era, e ainda é, carinhosamente chamado por todos os suíços.
Ele morreu no dia 21 de março de 1487, exatos setenta anos do seu nascimento. O corpo de Nicolau está sepultado na Igreja de Sachslen. Beatificado em 1669, foi canonizado pelo Papa Pio XII em 1947. A memória de São Nicolau de Flue é venerada pela Igreja, no dia 21 de março e como herói da pátria, no dia 25 de setembro. Ele é o Santo mais popular da Suíça.

É dia também de 


*****

*****

Mensagem do dia 

O sucesso é um simbolo de 
auto-confiança. (Frank S. Cáprio).

Boa quinta cheia de
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

A Página da Vida, 21 de março de 2012

*
*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 21 de março de 2011

**
**
**
**
**
       
Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 21 de março de 2010



***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 21 de março de 2009

****
****
****
****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 21 de março de 2008


*****

*****

*****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 5 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 20 de março de 2013

4ª Via Sacra Missionária em Monte Aprazível - SP




A Capela de Nossa Senhora Aparecida, que pertence a paróquia Senhor Bom Jesus de Monte Aprazível administradas pelo frei Francisco fica localizada na praça Altamiro de Assis Rodrigues, S/Nº.
 Mais informações podem ser obtidas pelo fone (17) 3275-1793

Centerplex Shopping Cidade Norte de 22 a 28/3


 Programação de 22/03/2013 a 28/03/2013

Sala 1 – Colegas (comédia/nacional/10 anos/103 minutos)
Diariamente: 16h30 – 18h45
**
Sala 1 – Dezesseis Luas (aventura/dublado/12 anos/122 minutos)
Segunda a sexta: 21h
Sábado e domingo: 14h – 21h
**
Sala 2 – Vai que dá Certo (comédia/nacional/12 anos/87 minutos)
Diariamente: 15h30 – 17h30 – 19h30 – 21h30
**
Sala 3 – Os Croods - 3D (animação/dublado/livre/ 99 minutos)
Segunda a sexta: 15h50 – 18h10 - 20h30
Sábado e domingo: 13h30 – 15h50 – 18h10 – 20h30
Preços das sessões convencionais
Segunda e quarta-feira (exceto feriado): todos pagam R$ 7
Promoção “Segunda Divertida”: 1 ingresso + 1 pipoca pequena + 1 refrigerante pequeno por R$ 8,50. (A promoção é válida somente às segundas-feiras - exceto feriados).
Terça e quinta-feira (exceto feriado): R$ 12 (valor da entrada inteira)
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 13 (matinê*/ valor da inteira) e R$ 15 (noite/ valor da inteira)
*Matinês são sessões iniciadas até 17h
Preços das sessões 3D
Segunda e quarta-feira (exceto feriado): todos pagam R$ 10
Promoção “Segunda Divertida”: 1 ingresso 3D + 1 pipoca pequena +1 refrigerante pequeno por R$ 15,50. (A promoção é válida somente às segundas-feiras – exceto feriados).
Terça e quinta-feira (exceto feriado): R$ 14 (valor da inteira)
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 18 (valor da inteira)
Outras promoções do Centerplex Shopping Cidade Norte
- Ingresso Família Unida (2 adultos + 2 crianças de até 12 anos) – Válida todos os dias. Preços: R$ 33 (sessão convencional) e R$ 42 (sessão 3D)
- Quanto Mais Cedo Melhor (válida aos sábados, domingos e feriados para sessões convencionais iniciadas até as 15 horas). Preços: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Em São José do Rio Preto, a rede Centerplex está no Shopping Cidade Norte. O centro de compras fica na Avenida Alfredo Antônio de Oliveira, 2077, Jardim Planalto. O telefone do cinema é 3201-2967.

Plantão de vacinação contra febre amarela imuniza 958 pessoas em São José do Rio Preto


 O plantão especial de vacinação contra febre amarela, realizado durante o feriado prolongado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, imunizou um total de 958 pessoas em quatro postos volantes – Shopping Cidade Norte, Riopreto Shopping e feiras-livres do Ipiranga e Caic.
Entre ontem, quarta, dia 20/3 e a próxima sexta-feira, dia 22/3, a vacinação contra a doença continua nas 26 unidades de saúde do município, das 8 às 17 horas, sendo que em sete delas - UBS Parque Industrial, UBS Vetorazzo, UBS Jaguaré, UBS Vila Toninho, UBS Eldorado, UBS Santo Antônio e UBS Solo Sagrado -, a imunização será realizada até às 20 horas.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, para ser vacinada, basta que a pessoa vá até a sala de vacina da unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais, a caderneta de vacinação ou o Manual vivendo com qualidade. No caso das crianças, o Manual crescendo com saúde. A vacina é gratuita.
A campanha de vacinação contra febre amarela teve início no último dia 04/03 e vai até o próximo dia 28/3.

Prefeitura abre mais 4 Cursos de qualificação


A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego iniciou  hoje (20/03) mais quatro cursos de qualificação profissional para atender a 120 jovens e adultos. O projeto Núcleo de Formação Profissional e Vivências Socioculturais têm como objetivo promover a inclusão no mercado de trabalho por meio de oficinas e cursos.
Nesta quarta-feira (20/3), os cursos de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop; Massoterapia; Estética Corporal e Auxiliar de Laboratório e Análises Clínicas. As aulas são oferecidas por semestre nos períodos manhã, tarde e noite. São 30 alunos por turma e um total de 60horas/aulas.
“Estamos atendendo o pedido do prefeito Valdomiro Lopes que é de oferecer uma ferramenta gratuita para que jovens e adultos ingressem no mercado de trabalho para obtenção de emprego e renda”, explica o secretário municipal do Trabalho, José Antônio Vilella.
“Somente no Cisne Norte temos cerca de 700 alunos inscritos. Devido a grande procura pelos nossos cursos gratuitos, estamos adequando às turmas e cursos preparatórios de acordo com o interesse dos alunos”, explicou Vilella.
Para participar os interessados precisam se inscrever nas unidades do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, onde é realizada uma triagem e o munícipe automaticamente estará habilitado a participar do curso de seu interesse.
Os cursos oferecidos são: eletricista; pedreiro azulejista; reparos e reformas; auxiliar de veterinário e pet shop; acompanhamento de idoso; técnicas de massoterapia; atendente de farmácia e drogaria; estética facial e corporal; auxiliar de laboratório de análises clínicas; frentistas, porteiro e vigia; auxiliar administrativo, recursos humanos, recepcionista; tricô/crochê; dança de salão; corte e costura; biscuit; pintura country; zumba, patchwork e decoupage.
Também são oferecidos cursos nas áreas de secretariado, departamento de pessoal, técnico de produção sucroalcooleira, operador de caixa com atendimento ao cliente, telemarketing e vendas; turismo e hotelaria, matemática financeira, administração financeira, contabilidade fiscal, inglês para hotelaria e eventos; atendente de farmácia e marketing pessoal.

Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego
Local: Rua Eduardo Nielsen, 420 - Jardim Congonhas
Informações: (17) 3218 8041 ou smte@riopreto.sp.gov.br
CISNE - Centro de Inclusão Solidária Nasce a Esperança (Juventude)
Local: R Antonio de Godoy, 3243 – Centro.
Informações: 3212-9195 ou 3212-7670
CISNE – Centro de Inclusão Solidária Nasce a Esperança (NORTE)
Local: Avenida Antonio Antunes Junior, 3565 – Solo Sagrado.
Informações: 3212-1123

Parabéns à você, nesta data querida, muitas..... e Santo (a) do dia de hoje Santa Maria Josefina do Coração de Jesus Sancho de Guerra


APARECIDO MATIAS DE OLIVEIRA,
APARECIDO STEFANINI,
AUREA RITA ESPIRITO SANTO FAUAZ,
CELSO DE BRITO FALEIROS,
FRANCISCO VICCO,
JOANA GRECO BRANDAO,
JOAO DE CAYRES,
JOAO DE SOUZA GOMES,
JOSE CARLOS DE PAIVA GUEDES,
JOSE LUCIMAR DE OLIVEIRA,
JOSE MARCELO SPOLON GUARIENTE,
LIGIA MARTINEZ DE SOUZA,
MARCIO FERNADO CREPALDI,
MARIA JOSE AMARAL LUCAS,
MILTON BARUFALDI,
ODETE LAVEZO PEREIRA,
SALVINA FRANCISCA DA MATA SILVA,
SERGIO DEMETRIO,
SIMARQUES ALVES FERREIRA,
SUELI MAZARO GIGLIOTI e
WALTER APARECIDO PEDRO DE OLIVEIRA. 

*****

Santo (a) do dia de hoje 

 Santa Maria Josefina do Coração 
de Jesus Sancho de Guerra

Maria Josefina era a primogênita de Barnabé Sancho, serralheiro, e de Petra de Guerra, doméstica. Nasceu em Vitória, Espanha, no dia 07 de setembro de 1842, tendo recebido o batismo no dia seguinte. Ficou órfã de pai muito cedo e foi sua mãe que a preparou para a Primeira Comunhão, recebida aos dez anos. Completou a sua formação e educação em Madri na casa de alguns parentes, e desde muito cedo começou a demonstrar uma grande devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora, uma forte sensibilidade em relação aos pobres e aos doentes e uma inclinação para a vida interior.
Regressou a Vitória aos dezoito anos e logo manifestou à sua mãe o desejo de entrar num mosteiro, pois se sentia atraída pela vida de clausura. Mais tarde, costumava dizer: "Nasci com a vocação religiosa". Foi assim que decidiu entrar no Instituto Servas de Maria, recentemente fundado em Madri por madre Soledade Torres Acosta. Com a aproximação da época de fazer sua profissão de fé, foi assaltada por graves dúvidas e incertezas sobre sua efetiva chamada para aquele Instituto. Admitiu essa disposição à vários confessores, chegando até a dizer que tinha se enganado quanto à própria vocação.
Mas, os constantes contatos com o arcebispo de Saragoça, futuro Santo, Antônio Maria Claret e as conversas serenas com madre Soledade Torres Acosta, amadureceram nela a possibilidade de fundar uma nova família religiosa, que se dedicasse aos doentes, em casa ou nos hospitais. E foi assim que aos vinte e nove anos ela fundou o Instituto das Servas de Jesus, na cidade de Bilbao, em 1871.
Depois por quarenta e um anos, foi a superiora do Instituto. Acometida por uma longa e grave enfermidade que a mantinha ou no leito ou numa poltrona, sofreu muito antes de seu transito, sem contudo deixar sua atividade de lado. Através de uma intensa e expressa correspondência, solidificou as bases dessa nova família. No momento da sua morte, em 20 de março de 1912, havia milhares de religiosas, espalhadas por quarenta e três casas. A sua morte foi muito sentida em toda a região e o seu funeral teve uma grande manifestação de pesar. Os seus restos mortais foram trasladados para a Casa-Mãe, em Bilbao, onde ainda se encontram.
Os pontos centrais da espiritualidade de madre Maria Josefina podem definir-se como: um grande amor à Eucaristia e ao Sagrado Coração de Jesus; uma profunda adoração do mistério da Redenção e uma íntima participação nas dores de Cristo e na Sua Cruz; e a completa dedicação ao serviço dos doentes, num contexto de espírito contemplativo.
O seu carisma de serviço aos enfermos ficou bem claro nas palavras por ela escritas: "Desta maneira, as funções materiais do nosso Instituto, destinadas a salvaguardar a saúde corporal do nosso próximo, elevam-se a uma grande altura e fazem a nossa vida ativa mais perfeita que a contemplativa, como ensinou o Doutor angélico, São Tomás d'Aquino que falou dos trabalhos dirigidos à saúde da alma, que vêm da contemplação" (Directorio de Asistencias de la Congregación Religiosa Siervas de Jesús de la Caridad, Vitória 1930, pág. 9).
É com este espírito, que as Servas de Jesus têm vivido desde a morte de Santa Maria Josefina. O serviço dos doentes tornou-se, assim, a oblação generosa das suas vidas, seguindo o exemplo da sua Fundadora. Hoje espalhadas pela Europa, América Latina e Ásia, as Servas procuram dar pão aos famintos, acolher os doentes e outros necessitados, criar centros para pessoas idosas, desenvolvendo sempre a pastoral da saúde e outras obras de caridade. Elas também estão presentes em Portugal.
A causa da canonização de madre Maria Josefina começou em 1951; foi solenemente beatificada pelo Papa João Paulo II em 1992 e depois canonizada em 01 de Outubro de 2000, pelo mesmo pontífice, em Roma.

É dia também de 


*****

*****
Mensagem do dia 

Não receie a adversidade... Lembre-se que os 
papagaios de papel sobem contra o vento 
e não a favor deles. (Hamilton Mabie).

Boa quarta cheia de
saúde, paz e amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

A Página da Vida, 20 de março de 2012


Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.