sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um convite à construção do conhecimento


SELO POSTAL

As mudanças econômicas e sociais, pelas quais passa o Brasil, motivaram o Ministério da Educação e Cultura – MEC a instituir os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), contendo orientações e sugestões de planejamento das atividades escolares, da reorganização dos currículos e dos métodos aplicativos, visando mudar as práticas na sala de aula e incentivar o aluno a construir o conhecimento a partir de sua própria experiência.


Nos PCNs estão incluídos os temas transversais que têm o propósito de aproximar o conhecimento escolar da realidade social e das comunidades, mediante a abordagem de assuntos relativos à ética, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo. Estes conteúdos ajudam na formação do aluno-cidadão. Levam-no a conhecer, praticar e construir valores. Permitem gerir o próprio comportamento e capacitam-no a fazer suas escolhas de maneira consciente.
O estudante não é mais considerado um futuro cidadão e, sim, um cidadão do presente, bastando para isso que lhe sejam oferecidas oportunidades na própria escola. O exercício da cidadania que é a capacidade de intervir e transformar a realidade, deve-se ao acúmulo de conhecimento e à diversidade de fontes. Neste sentido, destaca-se o selo postal como fonte de conhecimento, que pode ser utilizada nas mais diferentes áreas, em qualquer contexto e faixa etária.



Os selos postais nas disciplinas

Artes

A arte possui importante função na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades. O aluno que entra em contato com manifestações artísticas, produz ou aprecia obras-de-arte, desenvolve sua percepção, estimula a imaginação, adquire e cultiva maior senso artístico e estético, além de exercitar diferentes sentidos, como o tato, a visão e a audição, e de aprimorar os gestos e a linguagem.
O fenômeno artístico pode apresentar-se na cultura popular, na erudita, nos meios de comunicação e nos selos postais, que expressam por meio da arte a aventura do conhecimento.



Ciências naturais

A curiosidade humana busca o conhecimento, utilizando-se do método científico: observação, formulação de hipóteses e investigação. Esta metodologia é um dos objetos das Ciências Naturais. Dentre outros objetivos, pode-se destacar a proteção à biodiversidade, que busca reverter o quadro de destruição do Planeta, provocado, principalmente, pela ação humana.
O ensino de Ciências Naturais deve ajudar o aluno a compreender melhor o mundo em que vive, motivando-o a discutir as relações do homem com a natureza, além de favorecer a postura reflexiva e investigativa e de colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação, ampliando a possibilidade de participação social e desenvolvimento mental. Neste contexto, o estudo da Filatelia pode auxiliar na transversalidade das aulas, com temas sobre meio ambiente e saúde.




Geografia

O desafio do professor de Geografia é tornar o mundo, com toda sua dinâmica, compreensível ao aluno, utilizando-se da observação e da descrição para explicar e localizar no espaço geográfico seus componentes e compará-los com os de outras paisagens. Para compreender este espaço, os selos são importantes recursos visuais.



História

Um bom historiador é como um detetive que investiga várias fontes, procurando pistas para estabelecer relações e responder aos desafios propostos.
Ensinar história é estimular o aluno a refletir e a fazer descobertas, demonstrando que a disciplina pode lhe dar uma visão mais ampla sobre o dia-a-dia que o cerca, relacionando os fatos do presente com os do passado. Como cada selo é um pedacinho da nossa história, a Filatelia é uma excelente fonte de pesquisa, que o aluno poderá utilizar para realizar trabalhos escolares.



Português

Segundo os PCNs, ao longo do Ensino Fundamental o aluno deve ser motivado a ler, a escrever e a desenvolver habilidades que o auxiliem a expressar-se de maneira competente na língua portuguesa.
Pelo uso da linguagem, escolhendo as palavras certas para cada tipo de discurso, na sala de aula, o aluno aprende a opinar, a defender seus pontos de vista, a respeitar opiniões diferentes e a exercer a sua cidadania.
O estudo dos selos postais em sua missão de propagar a cultura contribui para o desenvolvimento intelectual e ampliação da competência discursiva do aluno.


Educação física

Os temas transversais podem ser explorados nas aulas de Educação Física para estimular a reflexão e propiciar uma aprendizagem que ressalte os aspectos afetivos, sociais, éticos e de sexualidade, contribuindo para a construção de uma visão crítica em relação à prática e aos valores inseridos nas disciplinas e no meio social. Como recurso didático na transversalidade das aulas, o professor poderá desenvolver atividades com os selos postais que focalizam diversos eventos e modalidades esportivas.



Interdisciplinaridade

Na maioria das vezes, o ensino tradicional compartimentado por disciplinas coloca o especialista num mundo fechado e o aluno com dificuldades para estabelecer relações. É por isso que projetos interdisciplinares e temas transversais estão, a cada dia, tomando mais espaço nas escolas.



Um projeto ideal deve almejar as relações interpessoais éticas onde se pratique o respeito pela diversidade cultural e pelo meio ambiente, a cooperação em vez da competição, a resolução pacífica dos problemas por meio do diálogo e o questionamento dos preconceitos. Assim, torna-se mais fácil para o aluno aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Esta é a verdadeira EDUCAÇÃO PARA A PAZ, onde os cidadãos conscientes estão prontos para agir com responsabilidade.

Espetáculos locais e infantis já integram a programação da 11º edição de nosso FIT


A organização do 11º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e SESC-SP, divulgou nesta sexta-feira (25/2), os espetáculos locais e infantis selecionados. Dez espetáculos rio-pretenses e seis infantis integram a grade de programação do evento, que será realizado de 6 a 16 de julho. Dentre os 18 espetáculos locais inscritos foram selecionados “As Sobras de Tudo que Chamam de Lar”, da Tokaia Cia. Teatral; “[Uma História de] Borboleta in Process”, da Cia. Hecatombe; “Sobre Fragmentos de Realidade”, da Con-tato Cia. de Dança; “Casca de Nós”, da Cia. dos Pés; “Vingativa”, da Ciacômica Teatro de Bonecos; “Marcelo, Marmelo, Martelo”, da Cia. Azul Celeste; “Dooutrolado”, da Cia. Girassonhos; “O que Fazer com o que Kafka fez com a Gente”, da BlackBerries Wilted Company; “Dois Dias Antes do Resto do Mundo”, do Estágio 1 Cia. de Teatro; e “Processo Metamorfose”, da Cia.  Núcleo 2. Já, entre os 74 infantis inscritos, foram selecionados os espetáculos “O Homem que Amava as Caixas”, da Cia. de Teatro Artesanal (RJ); “A Criança mais Velha do Mundo”, da Cia. Núcleo de Criação da Banda Mirim (SP); “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do Grupo 59 (SP); “A Revolução dos Bichos”, da Cia. Fractal de Teatro (SP); “Quixote Caboclo”, da Cia. da Tribo (SP); e “Rabisco – Um Cachorro Perfeito”, do Maracujá Laboratório de Artes (SP). A seleção dos espetáculos teve início no último dia 11. A curadoria formada por Marici Salomão, José Fernando Peixoto, Maria Thereza Magalhães e Armando Fernandes, ainda está selecionando os espetáculos nacionais adulto, de rua e internacionais. O tema da 11ª edição do FIT deve ser definido ainda na próxima semana. O evento é apresentado pela Petrobras, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Bebidas Poty. Para o diretor geral do FIT, o secretário municipal de Comunicação Social Deodoro Moreira, o festival deste ano deve suplantar em qualidade todas as outras edições. “A começar pela qualidade do material recebido e também pelos espetáculos já divulgados, isso é uma realidade”, comenta. 

Confira os espetáculos selecionados

Locais

“As Sobras de Tudo que Chamam de Lar”, da Tokaia Cia. Teatral Inspirado no conto “Linda, uma história horrível”, de Caio Fernando Abreu.
 O espetáculo traz a decadência física, psíquica e a fragilidade emocional de uma mãe e seu filho, que tem como pano de fundo um intenso conflito familiar.
“[Uma História de] Borboleta in Process”, da Cia. Hecatombe.
 Essa montagem traz a temática da loucura e solidão, retratada por um homem, repetidas cenas cotidianas e borboletas. 
“Sobre Fragmentos de Realidade”, da Con-tato Cia. de Dança. 
Uma reflexão sobre as condições da mulher e do homem em meio a suas formas de relacionamento, o espetáculo traz situações a serem expostas e repensadas. Uma relação instintiva, a opressão por parte do homem, o machismo, a possessividade, o feminismo, um amor e a rotina são os fragmentos apresentados.
“Casca de Nós”, da Cia. dos Pés. 
O espetáculo é uma abordagem sobre a ocupação sentimental dos espaços, nossas casas, nossos quintais. A casa como uma casca de nós. A casca como um invólucro que nos protege e prepara. De dentro dela podemos criar desejos e forças, combustíveis para conhecer o mundo. Cada casa de um jeito, cada casca com sua história.
“Vingativa”, da Ciacômica Teatro de Bonecos.
 Espetáculo de teatro de bonecos e formas animadas que tem em sua trama central a história de amor e ciúmes de duas lagartas. A peça, inspirada nas situações cômicas dos desenhos animados dos anos 80 e 90, também traz cenas corriqueiras do mundo dos insetos e animais.
“Marcelo, Marmelo, Martelo”, da Cia. Azul Celeste.
 Marcelo é um menino como tantos outros, que faz mil perguntas para entender o mundo à sua volta, mas um dia ele resolve questionar por que as coisas têm os nomes que têm. Sem respostas que satisfaçam sua curiosidade, ele começa a criar sua própria linguagem. 
“Dooutrolado”, da Cia. Girassonhos
Os irmãos Silvia e Bruno buscam, a pedido do coelho, encontrar uma história nova para Lewis Carroll que está cansado de escrever. Procuram, então, o Professor para lhes orientar como chegar ao “Outro Lado”, onde moram as histórias e contos de fada.
“O que Fazer com o que Kafka fez com a Gente”, da BlackBerries Wilted Company
O espetáculo é a encenação do conto homônimo do escritor pós-moderno Jair Ferreira dos Santos, presente no livro “Cybersenzala”. A obra discute a capacidade de influência que a literatura tem na vida de uma pessoa. No conto, a personagem se identifica com a obra do escritor tcheco Franz Kafka e decide também ser escritor. Mais que isso, decide reencarnar o próprio Kafka.
“Dois Dias Antes do Resto do Mundo”, do Estágio 1 Cia. de Teatro
Três homens dividem um pequeno espaço, a cela número 5, na cadeia pública do interior de São Paulo. Despidos não somente de roupa, mas de alma, escondem-se de tudo que um dia deixaram para o lado de fora. Essa rotina é quebrada apenas pela inclusão de um quarto elemento.
“Processo Metamorfose”, da Cia. Núcleo 2
O grupo experimenta por meio de intervenções urbanas, a fusão das linguagens teatral e audiovisual. O resultado é a performance “Linha do Tempo”, que faz um passeio pelo passado de um Homem através de simples objetos.
Infantis
“O Homem que Amava as Caixas”, da Cia. de Teatro Artesanal (RJ)
Apaixonado por caixas de madeira, o pai usa os objetos de sua coleção para se aproximar do seu filho, criando uma nova forma de demonstrar seu afeto. O espetáculo é inspirado no livro homônimo, de Stephen Michael King.
“A Criança mais Velha do Mundo”, da Cia. Núcleo de Criação da Banda Mirim (SP)
A peça é uma pequena fábula musical que brinca, com humor e poesia, com as dimensões do tempo – ontem, hoje e amanhã – na vida de Magnólia, uma criança de 90 anos.
“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do Grupo 59 (SP)
Da obra de Jorge Amado, a história do amor impossível entre um Gato Malhado e uma linda Andorinha é narrada por 15 atores que resgatam a tradição dos contadores de histórias.  É um jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar uma história de amor.
“A Revolução dos Bichos”, da Cia. Fractal de Teatro (SP)
Num belo dia, os animais da fazenda do senhor Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade. Neste momento, o sonho de um porco em criar uma granja governada pelos animais concretiza-se como uma revolução.
“Quixote Caboclo”, da Cia. da Tribo (SP)
Inspirado nos poemas de Patativa do Assaré, o espetáculo traz um caboclo, que após aprisionar um pássaro conta histórias e causos de sua vida para que a ave volte a cantar.
“Rabisco – Um Cachorro Perfeito”, do Maracujá Laboratório de Artes (SP)
O espetáculo conta a história de Rabisco, um cãozinho desenhado por um menino que, de repente, ganha vida. Porém, ele não é aceito por seu criador, por não ser bonito como o menino gostaria.

Têm mais plenárias do Orçamento Participativo nesta segunda e terça-feira (28/2 e 1º/3)


A Secretaria Especial dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto realiza novas plenárias do Orçamento Participativo na segunda e terça-feira (28/2 e 1º/3). Ao todo, serão realizadas reuniões nas 14 regiões em que a cidade foi dividida, sendo que cada uma é formada por um conjunto de bairros. O OP é um canal aberto pela Prefeitura para que o munícipe participe ativamente da definição de quais prioridades devem ser atendidas para beneficiar a sua comunidade e o município. Por isso, é importante que todos compareçam às plenárias. A própria população deve mobilizar as pessoas da sua rua, bairro e escola, com mais de 16 anos, para que participem das reuniões e contribuam com ideias de melhorias, por meio de sugestões e votação das prioridades a serem atendidas.

Próximas plenárias:

Região XIII 
- dia 28/2/2011 – às 19h30
LOCAL: EM Joana Casagrande Vinha – Rua Projetada I, 340 - Distrito de Talhado
Bairros: Chácara N. Senhora do Líbano, Chácara Parque do Sabiá (rural), Chácara "Terra de São José" (rural), Distrito Industrial Carlos de Arnaldo e Silva, Distrito de Talhado, Estância Bosque Verde (rural), Estância Gramado (rural). 

Região XII 
- dia 1º/3/2011 – às 19h30
LOCAL: ARA – Rua Maestro Quaranta, 78 – Vila Lisboa
Bairros: Chácara Estância Santa Helena (rural), Estância Pica-pau Amarelo (rural), Jardim Alto Alegre, Jardim América, Jardim Americano, Jardim Anice, Jardim Bela Vista, Jardim Bordon, Jardim dos Seixas, Jardim Fuscaldo, Jardim Jandira, Jardim Municipal, Jardim Nazareth, Jardim Paulista, Jardim Primavera, Jardim Regina Maura, Jardim Rosely, Jardim São Vicente, Jardim Vieira, Jardim Vista Alegre, Jardim Yolanda, Loteamento Jaime do Rosário, Parque Residencial Damha, Parque Residencial Joaquim Nabuco, Parque São Miguel, Recanto dos Eduardos (rural), Residencial Jardim Marambaia, Residencial Auferville V, Residencial Jardins (Damha, II, III), Residencial Três Marias, Santa Filomena, São Deocleciano, São Paulo, Vila Anchieta, Vila Angélica I e II, Vila Cruzeiro, Vila Dias, Vila Gasbarro, Vila Goyos, Vila Ideal, Vila Ipiranga, Vila Lisboa, Vila Maceno, Vila Mangini, Vila Militar, Vila Mona, Vila Mossoró, Vila Nossa Senhora do Carmo, Vila Novaes, Vila Progresso, Vila São Luiz, Vila São Luiz Gonzaga, Vila Santa Izabel, Residencial Márcia (Damha III), Residencial Gaivota I e Residencial Damha IV.

Abertas inscrições para cursos do Projeto Viva


Ainda estão abertas as inscrições para os cursos de costumização e dança flamenca do Ponto de Cultura do Projeto Viva, no bairro Dom Lafaiete. Os interessados devem procurar a unidade das 8 às 17 horas. A inscrição e o curso são gratuitos. No curso de costumização, o aluno vai aprender a fazer reparos em roupas, fuxicos, apliques, entre outras técnicas modernas de aproveitamento de peças do vestuário. As aulas acontecem das 19 às 21h30, de segunda a quinta-feira. O Ponto de Cultura do Projeto Viva também oferece cursos de capoeira, violão, circo, contação de história, teatro, dança de salão e corte e costura a toda comunidade. O Projeto Viva é administrado e coordenado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, primeira-dama Eliana Lopes, e teve os trabalhos reconhecidos e selecionados pela Secretaria de Estado de Cultura e Ministério da Cultura, tornando-se um dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, em 2009. O Projeto Viva tem a participação de crianças e adolescentes em jornada ampliada, em horário inverso ao período escolar. São cerca de 600 menores na Unidade I, no Eldorado, e Unidade II, no Dom Lafayete.

Projeto Viva Dom Lafaiete
Local: rua Antonio Francisco 
Coutinho s/nº - Dom Lafaiete
Fone: (17)3236-4299 

Rosalie Gallo y Sanches e seu LUÍSAS

A Página da Vida dia 26 mês fevereiro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 26 mês fevereiro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 26 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Secretaria prepara “Baile Carnavalesco da Inclusão”


A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto irá realizar o “Baile Carnavalesco da Inclusão – Alegria, Alegria”. O evento será na terça-feira (2/3), a partir das 14 horas, na sede da pasta. A animação será garantida com a participação da Banda Trem das Onze. “A proposta do baile surgiu depois do sucesso que foi a 1ª Festa de Confraternização ‘Juntos fazemos a diferença’, que realizamos no mês de dezembro em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12). Tivemos a participação da maioria das entidades da cidade que trabalham com pessoas com deficiência. Foi muito animado e gratificante”, disse a secretária pasta, Regina Chueire. Para a o Baile Carnavalesco da Inclusão estão convidadas novamente todas as entidades que atendem pessoas com deficiência, entre elas a Apae, Renascer, Instituto dos Cegos, Associação Brasileiros dos Surdos  e outras. Também estão convidados profissionais, pais e cuidadores.

Baile Carnavalesco da Inclusão
 – Alegria, Alegria
Data: 2/3/2011
Horário: 14h
Local: rua Dr. Eduardo Nielsen, 420 
- Jardim Congonhas (antigo CEFAM)

Prefeito Valdomiro anuncia novos secretários


O prefeito Valdomiro Lopes anunciou, na manhã desta sexta-feira (25/2), os nomes dos vereadores Jorge Menezes da Silva (DEM) para a pasta da Agricultura e Abastecimento e Antonio Carlos Parise (PTB) para a Cultura. A funcionária de carreira da Prefeitura Eliane Beraldo Abreu de Souza foi nomeada secretária de Administração. Ela vai substituir o professor Antonio Inácio Buzzini de Oliveira. O prefeito explicou que a mudança na pasta da Administração foi feita após pedido de Buzzini para deixar o Governo Municipal. A indicação do vereador Jorge Menezes para a Agricultura foi para a vaga deixada por Moacir Seródio, cargo que estava ocupado interinamente por José Carlos de Lima Bueno. “Na pasta da Agricultura, atendemos pedido do deputado Rodrigo Garcia, que indicou o Jorge (Menezes) para a vaga que já era do DEM, nosso parceiro desde a eleição. Fortalecer nossa união é muito importante”, destacou o prefeito, que lembrou que Menezes terá pela frente um grande desafio, o de organizar os 50 Anos da Expo Rio Preto. Para a Secretaria de Cultura foi nomeado Antonio Carlos Parise para substituir Deodoro Moreira, que continua como secretário de Comunicação Social. ”A Cultura vai para o Parise e continua com o PTB, pois o Deodoro foi indicação do partido”, disse o prefeito. O deputado federal Rodrigo Garcia (DEM) participou do anúncio dos novos secretários. Ele veio prestigiar a solenidade e acompanhou o prefeito no período da manhã durante entrega de certificados do Programa Frentes de Trabalho. “A sensação é de que esta administração está indo muito bem. Eu como deputado federal e presidente do DEM, fico feliz em ver o Jorge Menezes representar o partido nesta administração”, afirmou Garcia. O deputado aproveitou para anunciar, que acompanhará o prefeito em audiência com o vice-governador Guilherme Afif Domingos, na Secretaria de Desenvolvimento do Estado, na próxima semana, para estabelecer um cronograma de implantação do Parque Tecnológico em Rio Preto. 

Artistas da cidade têm espaço garantido sempre aos sábados na Rádio Educativa FM 106.7


Neste sábado (26/2) o entrevistado no espaço especial dedicado aos artistas locais é Lory Ferreira. A influência da música mineira e as letras que lembram a infância são as marcas do trabalho do cantor e compositor. Lory ainda dá dicas para quem quer ter sucesso nos festivais pelo Brasil. O programa vai ao ar às 18 horas. E quem acompanha a Rádio Educativa porque gosta de músicas de qualidade, pode curtir ainda o “Especial Sons”, às 18 horas, de segunda a sexta-feira, com música e curiosidades sobre importantes compositores e intérpretes do cenário musical mundial. Além de programas culturais, os de saúde também têm destaque na programação. Na segunda-feira (28/2), às 14 horas, o Viver Bem traz uma entrevista com a coordenadora do programa Saúde da Família, Paula Sodré. Ela fala sobre os prejuízos causados pelo hábito de fumar. "Dados do Cratod -Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas e do Inca -Instituto Nacional do Câncer revelam que Rio Preto tem pelo menos 100 mil habitantes dependentes do cigarro", conta. Na quarta-feira (2/3), às 14 horas, o Programa Secretaria em Ação traz mais informações sobre esse tema, com foco no tratamento antitabagismo oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, nas unidades dos bairros Santo Antônio e Solo Sagrado. O programa também traz informações sobre grupos de reeducação alimentar para crianças. O serviço é oferecido em 11 Unidades Básicas de Saúde da cidade. Quem explica é a coordenadora da Vigilância Nutricional de Rio Preto, Andréa Gonçalves Paes. “Trabalhamos com temas diversos nas reuniões. As aulas são bem dinâmicas e as crianças aprendem a importância da boa alimentação de forma lúdica, com jogos e brincadeiras”, explica. Já no Viver Bem de sexta-feira (4/3) traz, às 14 horas, a entrevista com o médico psiquiatra e diretor clínico do hospital Bezerra de Menezes, Paulo Henrique Ismael, que deveria ter sido exibida no dia 18 deste mês, mas não foi ao ar por problemas técnicos. Ele fala sobre a dependência por tecnologia, os transtornos de impulso. A queixa principal dos familiares destes pacientes é o isolamento social. Eles abandonam inclusive a própria higiene, a alimentação e seus vínculos do trabalho para se dedicar exclusivamente ao uso da tecnologia. Pra quem gosta de informações sobre a cidade, o Informe Rio Preto é a opção de segunda a sexta-feira, às 7h45. Os ouvintes acompanham reportagens sobre saúde, cultura, lazer, economia e muito mais, sempre relacionadas aos interesses dos moradores da cidade. Na semana de 28 deste mês a 4 de março, haverá matérias especiais sobre Carnaval: prevenção contra doenças, preparativos para os desfiles de rua em Rio Preto e muito mais. Mais informações sobre a programação diária da Rádio Educativa FM, você acompanha no Portal de Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br.

Teatro na Oficina Cultural amanhã - Gratuito!

Espetáculo de Rua
“Ubu Rei”
de Alfred Jarry
Cia. Teatral Boccaccione
Ribeirão Preto / SP
26/02/2001 – Sábado às 17h30
Na OFICINA CULTURAL FRED NAVARRO
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 – Vila Imperial
Informações: (17) 3234 2405 / 3212 9235 

O bufão Ubu, manipulado por sua esposa, assassina o rei para roubar sua coroa. A partir daí, de forma absurda, começa a reinar massacrando a todos, no intuito de enriquecer cada vez mais. Porém, jurando vingança, o príncipe vai à busca de Ubu, para matá-lo. Ubu consegue fugir de navio e encontra uma nova terra, onde possivelmente cometerá suas atrocidades. A Cia. Teatral Boccaccione é um grupo de teatro profissional sediado no município de Ribeirão Preto. Uma das principais características de seu trabalho é a utilização da música, compostas com base na proposta de cada espetáculo e executadas ao vivo, pelos próprios atores. A inquietação na discussão estética do teatro de rua fez com que a Cia. se aperfeiçoasse nessa linguagem, desenvolvendo pesquisas onde os atores se preparam com técnicas de teatro físico, expressão corporal, arte circense, expressão vocal e musicalização (canto, ritmo e composição). (Atividade Gratuita).

A Página da Vida do dia 25 mês fevereiro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 25 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 25 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alexandre Kalache e seus Desafios do Envelhecimento: “Cidade Amiga do Idoso”

Alexandre Kalache

Alexandre Kalache, médico e pesquisador em Saúde Pública, estuda o envelhecimento há mais de 30 anos. Foi um dos primeiros especialistas a enxergar o enorme desafio que os países em desenvolvimento terão pela frente se não começarem a pensar e agir imediatamente sobre o envelhecimento da população. 
Kalache é formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante 4 anos foi instrutor de clínica médica e nos meados dos anos 1970 partiu para a Europa, onde ficou 33 anos. Nos últimos 13 anos dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde.
Trabalha como assessor para o envelhecimento global da presidência da Academia de Medicina de Nova York, no Centro Internacional de Políticas para o envelhecimento pesquisando e sugerindo melhorias na qualidade de Vida do Idoso, (projeto “Ageing in a Foreign Land”) que trata do envelhecimento de milhões de imigrantes que estão pelo mundo. 
O projeto mundial “Cidade Amiga do Idoso” também foi desenvolvido com a participação deste pesquisador.
A sua agenda nos últimos anos contempla assessorias a diversos países e municípios brasileiros.
Segundo Kalache, “uma cidade amiga do idoso estimula o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidade para a saúde, participação e segurança, aumentando a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem”. 

SECRETARIA DE SAÚDE/SOCIEDADE DE MEDICINA E CIRUGIA/FAMERP/UNIMED /CMS/CMDI/RIO PRETO DA Violência à Convivência/Fundo Social de Solidariedade 

Em 2050, o mundo terá 2 bilhões de idosos segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 80% deles estarão vivendo em países como o Brasil. Aqui o percentual de pessoas idosas irá de 9% a 18% em apenas 17 anos (2005 a 2022).
Em São José do Rio Preto e nos municípios da Regional de Saúde (DRS XV), a população com mais de 60 anos já corresponde a 13% da população total, percentual acima da média dos municípios do estado de São Paulo.
Adequar a sociedade e estruturar as cidades da Alta Araraquarense para esta realidade é um grande desafio dos serviços públicos e privados.
 Com a presença do Dr. Alexandre Kalache em Rio Preto a Prefeitura de São José do Rio Preto, a Sociedade de Medicina e Cirurgia, a DRS XV, FAMERP, Conselhos Municipais do Idoso, Fundo Social de Solidariedade e Universidades da região pretendem ampliar a reflexão sobre o envelhecimento populacional, construindo políticas para as “Cidades Amigas do Idoso”.

Propostas deste evento:

Sensibilização dos municípios para a realidade do envelhecimento populacional;
Organização de Grupos Técnicos Intersetoriais junto aos Conselhos Municipais do Idoso com elaboração de projetos para qualificação dos municípios da Região como “Cidade Amiga do Idoso”;
Fortalecimento dos planos regionais de saúde para a pessoa Idosa coordenados pela DRS XV;
Constituição de grupos de trabalho entre as Universidades da região para discussão da formação multidisciplinar de profissionais de saúde com foco na Pessoa Idosa;

PROGRAMAÇÃO

15 de Março (terça feira)

14h30 - Articulação Regional
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto
Público Alvo: Prefeitos, Primeiras Damas e Vereadores dos Municípios da Região.

19h30 – Palestra “Os desafios do envelhecimento populacional”
Local – Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto.
Publico Alvo – Profissionais de Saúde, Conselhos de Classe,
Instituições que trabalham com idosos e comunidade.

16 de Março (quarta feira)

10h00 – Coletiva- Imprensa

11h00 – Reunião com Universidades
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto

14h00 – Oficina “Cidade Amiga do Idoso”
 municípios de São José do Rio Preto e região.
Local - Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto
Público Alvo: Secretários e equipes técnicas das secretarias e
 departamentos municipais de saúde, Assistência Social e Planejamento.

22h00 – Rede Vida de Televisão:
 Participação no programa “Tribuna Independente”
 em Rede Nacional.
Inscrições:
Sociedade de Medicina de São José do Rio Preto
Email: smc@terra.com.br 
Fone: (017) 3227 8832 (017) 3227 7577

Conselho Municipal do Idoso (CMDI)
Fone: (017) 3222 2919

Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto
  Departamento de Educação em Saúde (DES)
Email: sms.des@riopreto.sp.gov.br 

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso


EDITAL 

ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Marilza Mulatti, no uso de suas atribuições legais e nos termos da lei municipal n° 8.815 de 11 de dezembro de 2002, alterada pela lei 10.312 de 30 de dezembro de 2008 convoca as organizações da sociedade civil, conforme critérios abaixo relacionados e com sede neste município, para que, reunidas em assembléia a ser realizada no dia 25 de fevereiro de 2011, na Casa dos Conselhos, situada à Av. Bady Bassit, 3697, Vila Imperial às 8 horas em primeira chamada e às 8:30 horas em segunda chamada, com qualquer número de representantes para elegerem os membros da sociedade civil e entidades ligadas ao segmento idoso, que comporão o CMDI (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso) no biênio 2011/2012.
Serão eleitos os seguintes titulares e os respectivos suplentes da Sociedade Civil, das entidades ligadas ao segmento idoso e grupos da 3ª Idade regulamentados e organizados, indicados por área de atuação como abaixo descrito.

a)02 (dois) representantes do SESC, SESI e SENAT;

b)02 (dois) representantes de Instituições de Longa Permanência de Idosos com ou sem fins lucrativos devidamente cadastrados juntamente ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso;

c)02 (dois) representantes de Conselhos de Classe;

d)01 (um) representante dos Centros Universitários;

e)02 (dois) representantes de Grupos Civis de terceira idade

Os conselheiros representantes dos grupos de terceira idade deverão estar regularmente inscritos nos grupos há mais de 06 (seis) meses e serem escolhidos pelos participantes dos respectivos grupos.
As organizações interessadas deverão enviar carta de apresentação do candidato, assinada pelo responsável da entidade ou grupo organizado até o dia 14 de fevereiro de 2011, apresentando os seguintes documentos: cópia do R.G, cópia do CPF e certidão de antecedentes criminais.
O mandato dos membros do Conselho será de dois anos, sendo permitida a recondução por igual do período somente uma vez consecutiva.
Informamos que após a eleição dos conselheiros, ato continuo, os mesmos elegerão a Diretoria Executiva atendendo o artigo 5° da Lei 10.312 de 30 de Dezembro de 2008.
A função de membro do CMDI não será remunerada, sendo seu desempenho considerado como serviço público relevante.
São José do Rio Preto, 13 de janeiro de 2011.
Marilza Mulatti
Presidente

Blocos e Escolas de Samba na programação do nosso Carnaval Popular 2011


A Prefeitura de São José do Rio Preto definiu a grade de programação do Carnaval Popular 2011, que será realizado nos dias 5 e 6 de março, na avenida Duque de Caxias. Retomando a tradição do Carnaval de rua, terá o desfile de três blocos e de quatro Escolas de Samba rio-pretenses, além de duas convidadas. No local, será montada uma arquibancada com capacidade de 4 mil lugares para os foliões aproveitarem as duas noites de festa. A Escola de Samba Mocidade Rubro Norte, de Catanduva, abre a programação, no sábado (5/3), a partir das 20h30. A Escola traz para Rio Preto cerca de 100 integrantes, entre bateria, alas das baianas e outras, comissão de frente, porta-bandeiras e mestres-salas. A escola terá 50 minutos para percorrer o trajeto. Logo depois, entram na avenida dois blocos carnavalescos. O primeiro será o tradicional Bloco do Saci, seguido pelo Bloco Alegria no Trânsito, com 80 integrantes, a maioria crianças e adolescentes.  Cada bloco terá o tempo de 25 minutos para o desfile. Às 22h30, terá o desfile da Escola de Samba Vai-Vai, de São Paulo. Aproximadamente 120 integrantes participarão do desfile na cidade.  Para fechar a noite, o último bloco a entrar na avenida será o Bloco Rio Preto da Violência à Convivência, com 167 pessoas. Participam deste bloco, funcionários das Secretarias de Saúde, de Assistência Social, e dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, além das pessoas assistidas pelo programa DST/AIDS. Já no domingo (6/3), a folia começa a partir das 20 horas, com os desfiles das quatro Escolas de Samba rio-pretenses, em caráter competitivo.  A primeira a entrar na avenida será a Unidos da Boa Vista, seguida por Pérola Negra, Acadêmicos de Rio Preto e Império do Sol. Cada escola terá 50 minutos para percorrer o trajeto. Com o tema “No Rufar dos Tambores o Canto de uma Raça”, a Unidos da Boa Vista discursa sobre a vinda dos africanos para o país, bem como a miscigenação das raças. A Pérola Negra apresenta “Pérola como a Fênix: Levanta, Sacode a Poeira e Dá a Volta por Cima”, que fala sobre a história da escola, que ficou quatro anos sem desfilar. Uma homenagem ao músico rio-pretense Paulo Moura é o samba-enredo da Acadêmicos de Rio Preto, intitulado “Paulo Moura, de Rio Preto para o Mundo”. O samba conta a trajetória da carreira do saxofonista e clarinetista, além de fazer referências a grandes músicos com quem ele já trabalhou. Já a Império do Sol apresenta o tema “A Império quer Levar Alegria na Rota do Aquífero Guarani”, que fala sobre a rota turística e cultural da região de Rio Preto, a qual engloba as cidades de Olímpia, Ibirá, Bady Bassitt, Bálsamo, Buritama e Cardoso. As cabines de julgamento estarão dispostas ao longo do trajeto.  A comissão julgadora, formada por dez membros, dará notas para os quesitos bateria; samba-enredo e enredo; conjunto, harmonia e evolução; alegorias, adereços e fantasias; e comissão de frente, mestres-salas e portas-bandeiras. A apuração será realizada na segunda-feira (7/3), às 15 horas, no auditório do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. As três primeiras colocadas receberão prêmio e troféu. Será destinado um cachê de R$ 10 mil (1º lugar), R$ 5 mil (2º lugar) e R$ 3 mil (3º lugar).
Estrutura
Para garantir tranquilidade aos foliões, cerca de 60 seguranças e brigadistas, além de agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar, estarão presentes no local do evento. Também estarão disponíveis 20 banheiros químicos, que serão posicionados atrás das arquibancadas.

Carnaval 2011
Data: 5 e 6 de março
Horário: sábado, a partir das 20h30,
 e domingo, a partir das 20h
Local: ao longo da avenida Duque de 
Caxias (lago 1 da Represa Municipal)

Têm início as obras de iluminação da ciclovia


Uma iluminação pública moderna e eficiente. Esta é a proposta das obras de iluminação pública ornamental da ciclovia e do passeio público do Parque da Represa, no lago 3. Nesta semana, estão sendo feitas as aberturas de valetas onde serão embutidos eletrodutos da rede de fiação subterrânea e a implantação de 257 postes. Com o investimento de R$774.594,35, a obra, que está sendo realizada pela empresa C & F Construções elétricas e Serviços Ltda, tem prazo de seis meses para ser concluída. São 4 mil metros de iluminação, os 257 postes têm 6 metros de altura, luminária e lâmpadas a vapor metálica de 150 watts. A distância entre as luminárias é de 15 metros. Em andamento, estão sendo realizados todos os procedimentos junto à CPFL -Companhia Paulista de Força e Luz para a liberação de rede de tomadas de energia. Também será instalada rede subterrânea com caixas de passagens. De acordo com o secretário municipal de Obras, Luís Carlos Calças, as melhorias no sistema de iluminação vão do início do condomínio Dahma I até a divisa com o Brejo Alegre, próximo ao condomínio Recanto do Lago.

Adeus querido amigo Edson Vicente Baffi


Edson durante lançamento de livro de esportes.

Ontem a noite fui surpreendido com a nota do amigo e presidente do fotográfos de São José do Rio Preto e Região que dizia assim: 

" Amigos associados, acabamos de perder
 uma FIGURA FANTÁSTICA.
Nosso amigo EDSON BAFFI acaba de nos deixar.
Um profissional como poucos, um amigo que acreditamos todos tinham um apreço muito grande por ele.
Um pai que soube passar para seu filho o amor à PROFISSÃO.
Faleceu hoje no FINAL DA TARDE.
Seu velório estará sendo no CEMITÉRIO JARDIM DA PAZ.
o sepultamento ainda não temos o horário para informar, assim que tivermos essa posição enviaremos novo e-mail.

Cordialmente,
JORGE MALUF
VALNEI PAULO MELEGATTI ". 


 Passado o choque, o que poderia eu dizer deste querido amigo que deste os tempos do Jornal A Notícia tinhamos uma convivência diária, eu na parte de diagramação do jornal e ele com suas belas fotos dando sempre a melhor opção e dai providenciar os clichês no Sakakibara ou na clicheria do "Coelho". Agora a responsabilidade de um dos maiores acervos fotográficos de nossa cidade fica à cargo de seu filho Guilherme  que tão bem ele encaminhou na sua profissão. Querido amigo Edson Baffi descanse em paz. 


Saiba mais sobre Edson Vicente Baffi dando um clique no titulo abaixo sobre a sua biografia que dei publicidade no dia 15 de janeiro de 2009 e também de sua exposição fotográfica sobre raça negra no mercado municipal: 

 **

Edson durante sua exposição sobre raça negra.


Assistência Social entrega amanhã Passe Gratidão


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, entrega nesta sexta-feira (25/2), às 9 horas, no auditório do Paço Municipal, 138  Passes Gratidão. A entrega é feita mensalmente para pessoas maiores de 65 anos. Sua função é facilitar o embarque gratuito nos ônibus do transporte coletivo urbano. Para obter o benefício, a pessoa deve procurar uma das unidades do CRAS -Centro de Referência da Assistência Social ou o CAAS -Centro de Atendimento da Assistência Social que funciona no Poupatempo, munido de comprovante de residência, RG e uma foto dois por dois.

A Página da Vida dia 24 mês fevereiro de 2010


*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 24 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 24 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Nesta sexta (25/2), começam pela Vila Toninho as plenárias do Orçamento Participativo


Secretaria Especial dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto já definiu o calendário das plenárias do Orçamento Participativo para este ano. Serão realizadas reuniões nas 14 regiões em que a cidade foi dividida, sendo que cada uma é formada por um conjunto de bairros. O OP é um canal aberto pela Prefeitura para que o munícipe participe ativamente da definição de quais prioridades devem ser atendidas para beneficiar a sua comunidade e o município. Por isso, é importante que todos compareçam às plenárias. A secretária Especial dos Direitos e Políticas para Mulheres, Regina Chueire, pede que os moradores mobilizem as pessoas da sua rua, bairro e escola, com mais de 16 anos, para que participem das reuniões e contribuam com ideias de melhorias, por meio de sugestões e votação das prioridades a serem atendidas. A primeira plenária será na região 14, que abrange os bairros Chácaras Jockey Clube (Brejo Alegre), Chácara Bela Vista I e II, Distrito de Engenheiro Schmitt, Estância Jockey Club, Jardim Schmitt, Jardim Veneza, Morada Campestre (rural), Parque Residencial Cambuí, Residencial Auferville I, II, III e IV e Vila Toninho. O encontro será nesta sexta-feira (25/2), a partir das 19h30, Escola Municipal João José Feris, na rua Maria Seron Volpe, 751, Vila Toninho. 

Secretaria do Trabalho e do Emprego entrega certificados de qualificação prática e teórica


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego, entrega nesta sexta-feira (23/2) o certificado de qualificação prática e teórica para 276 bolsistas do Programa Frentes de Trabalho. O evento será a partir das 9 horas, no Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. São 15 bolsistas do curso de “Preparo de Pães Doces e Salgados e Básico em Confeitaria”, realizado no Banco de Alimentos; 19 estão se formando no curso de Jardinagem, Empreendedorismo e Paisagismo, promovido em parceria com a Secretaria de Serviços Gerais, e 242 pessoas no do Programa “Posso Ajudar”, da Secretaria de Saúde, no Atendimento ao Público, Telemarketing e Informática Básica. O programa é coordenado pela Secretaria do Trabalho e do Emprego e tem o apoio das Secretarias de Serviços Gerais e de Saúde, e Fundo Social de Solidariedade. Cerca de 600 pessoas já foram beneficiadas com o projeto. Por meio de parcerias com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e do Sindipan – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São José do Rio Preto e Região, muitos participantes das Frentes de Trabalho já foram absorvidos pelo mercado de trabalho. Todos os bolsistas também estão inscritos no Programa Emprega São Paulo, do Governo do Estado, que intermedia gratuitamente oferta e busca de vagas, por meio da Internet, no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

Praça do lago 1 da Represa é revitalizada


A praça do vertedouro da Represa, localizada no início do lago I, está passando por uma ampla reforma, iniciada nesta semana. A obra prevê a troca do piso, novo sistema de iluminação, plantio de 20 árvores, a construção de um jardim nas margens do lago e a instalação de um posto da Guarda Municipal, depois que o efetivo for ampliado. O administrador do Parque da Represa, Caio Urbinatti, explicou que essa é a primeira intervenção na área e o objetivo, nesse ponto, é revitalizar o local, que durante os últimos anos foi usado como ponto de consumo de drogas e parada de desocupados. A iluminação já foi instalada pela equipe da Secretaria de Obras, que utilizou poste de energia com luminárias antivandalismo. “São feitas de um material inquebrável e os postes são mais baixos para aumentar a claridade e inibir o mau uso do local”, explica Urbinatti, que também mandou instalar um refletor sobre os gradis da praça, com o mesmo objetivo. Para evitar afundamento de piso, todas as obras do Parque da Represa serão feitas com a utilização de máquina de terraplenagem com rolo compactador. “Passamos o compactador, depois aplicamos uma malha de ferro por cima da terra e depois vem o concreto”, explica. O piso, que antes era de pedras portuguesas, as petit pavê, será de concreto com desenhos de aramado. “Essa praça não terá bancos, pois seu objetivo é servir de passagem para pedestres”, informa o administrador da Represa. A obra feita com funcionários da Prefeitura e recursos próprios tem custo estimado de R$ 20mil. 

Pedro de Mendonça e Lazara Arggêo de Mendonça e seus 65 anos de enlace matrimonial

Lazara e Pedro em imagem da década de 50.
Hoje é com enorme satisfação que dou publicidade a esta união tão douradoura de Pedro de Mendonça e de Lázara Arggêo de Mendonça, eles que se uniram na Basílica Nossa Senhora Aparecida no dia 23 de fevereiro de 1946  e desta bela união nasceram Benedito Aparecido Mendonça e Regina Célia Mendonça. Pedro de Mendonça nasceu na capital do Folclore a nossa vizinha Olimpia - SP no dia 7 de junho de 1924 e Lazara nasceu em Corumbatai - SP no dia 23 de janeiro de 1929. Pedro é advogado e um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção e Mobiliário de São José do Rio Preto e ela além de cantora eclética e também uma das fundadoras do Primeiro Grupo da Terceira Idade de São José do Rio Preto. Ao casal os parabéns pela passagem de aniversário de enlace matrimonial e congratulações por tudo que faz pela nossa querida comunidade.

Lazara e Pedro durante jantar a poucos anos atrás.

José Miguel Feres no registro de "ERAM 59"


Faço hoje um modesto registro do aniversário de José Miguel Feres que se estivesse entre nós José Miguel  faria  hoje 65 anos e fez no último dia 24 de agosto 50 anos de falecimento na tragédia que ocorreu nas águas e ponte do Rio Turvo. O detalhe deste terrível acidente é que de todos os jovens masculinos que ali faleceram, José Miguel era o mais novo de todos com apenas 14 anos de idade.

Saiba mais sobre esta tragédia que modificou os corações e também os destinos de nossa cidade dando um clique no título abaixo:


A Página da Vida dia 23 mês fevereiro de 2010


*

*

 *

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida dia 23 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida dia 23 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Secretaria prepara para 2 de março o “Baile Carnavalesco da Inclusão - Alegria, Alegria ”


A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto irá realizar o “Baile Carnavalesco da Inclusão – Alegria, Alegria”. O evento será em 2 de março, a partir das 14 horas, na sede da pasta. A animação será garantida com a participação da Banda Trem das Onze. “A proposta do baile surgiu depois do sucesso que foi a 1ª Festa de Confraternização ‘Juntos fazemos a diferença’, que realizamos no mês de dezembro em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12). Tivemos a participação da maioria das entidades da cidade que trabalham com pessoas com deficiência. Foi muito animado e gratificante”, disse a secretária pasta, Regina Chueire. Para a o Baile Carnavalesco da Inclusão estão convidadas novamente todas as entidades que atendem pessoas com deficiência, entre elas a Apae, Renascer, Instituto dos Cegos, Associação Brasileiros dos Surdos  e outras. Também estão convidados profissionais, pais e cuidadores.

Baile Carnavalesco da
 Inclusão – Alegria, Alegria
Data: 2/3/2011
Horário: 14h
Local: rua Dr. Eduardo Nielsen, 420 
- Jardim Congonhas (antigo CEFAM)

Vem aí a 2ª Mostra Gastronômica de Rio Preto


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, lança no dia 21 de março, às 20 horas, no Buffet Villa Conte, a 2ª Mostra Gastronômica de Rio Preto.  O evento, que teve sua primeira edição no ano passado, é resultado de uma parceria entre o município e o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares. A Mostra terá início em 22 de março e vai até 30 de abril. “Este ano decidimos ampliar os dias do evento, diante do sucesso registrado na 1ª edição, quando os restaurantes participantes registraram aumento de 38% no volume de clientes”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos de Arnaldo da Silva Filho. O evento passou de quatro para seis semanas e cada estabelecimento participante deve criar dois novos pratos, especialmente para a Mostra. Um deles terá preço livre e o outro será fixado em R$25. A organização do evento vai homenagear os chefs de cozinha de cada estabelecimento e o júri técnico fará uma reunião com os proprietários para dar dicas. Outra novidade é a participação do Sebrae e do Senac, que vão oferecer workshops, com oficinas e palestras, específicos para os proprietários de restaurantes e seus colaboradores. “Queremos oferecer oportunidade a empreendedores do setor de alimentação de investir em novas e melhores práticas de gestão em busca de uma profissionalização cada vez maior na área”, destaca o secretário. Neste ano, vão compor o corpo de jurados quatro chefs da Aregala – Associação de Restaurantes Gastronômicos da América.  A entidade realiza congressos internacionais de gastronomia nas principais capitais da América Latina e seus representantes farão a avaliação técnica dos pratos.  Essa mostra vai resultar no Guia Gastronômico e Turístico de Rio Preto, que será distribuído em Rio Preto e região e visa divulgar os ‘points’ mais badalados do setor na cidade.

Abertas as inscrições para curso de “Entre na Roda: Formação de Orientadores de Leitura”


Estão abertas as inscrições para o curso “Entre na Roda: Formação de Orientadores de Leitura”, ministrado pela bibliotecária Marciana Lopes, que será realizado a partir do dia 18 de março. Destinado para educadores, bibliotecários, agentes culturais, contadores de histórias e interessados na área de leitura, o curso tem 60 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas por telefone ou pessoalmente, no primeiro andar do prédio do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão.  Também serão aceitas inscrições via internet, pelo email biblioteca.sjriopreto@ig.com.br . Para a inscrição, devem ser informados os dados pessoais. As inscrições ficarão abertas até preencher todas as vagas. O ‘Entre na Roda’ será realizado em oito módulos, sempre às sextas-feiras, a partir do dia 18 de março, das 9 às 18 horas, no auditório do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. O curso será uma capacitação de mediadores aptos ao incentivo e orientação à leitura, visando à formação de novos leitores e dinamização dos espaços de leitura. Um dos objetivos do curso é formar orientadores para desenvolver rodas de leitura e ampliar capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos, por meio do trabalho sistemático com diferentes gêneros textuais. O curso é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura, Fundação Wolkswagen e CENPEC -Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. 

Inscrição curso “Entre na Roda: 
Formação de Orientadores de Leitura”
Data: até preencher todas as vagas 
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa
 – Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01, 1º andar

Informações e inscrições: 
(17) 3202-2316 / biblioteca.sjriopreto@ig.com.br