terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Clemente Marton Segura, Sérgio Serrano Nunes, Maria José de Castro Silva e A Página da Vida de 24/02/2008








Clemente e Sérgio personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Maria José no livro “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.
A PÁGINA DA VIDA DE 24 (DOMINGO)
DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2008

PROMULGAÇÃO DA PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA(1891) - A nova Constituição foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Estabelecia um mandato de quatro anos para o presidente da República, que seria escolhido por eleições diretas; manteve três poderes de governo (Executivo, Legislativo e Judiciário), anulando o Poder Moderador; deu autonomia às antigas províncias, agora denominados estados; adotou o voto universal masculino, excluindo os analfabetos. Naquele período, a grande maioria da população era analfabeta.O primeiro presidente foi escolhido, excepcionalmente, pela Assembléia Constituinte. Como candidatos apresentaram-se o marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Morais. O militar saiu vitorioso e foi empossado como presidente constitucional em 25 de fevereiro de 1891.As Constituições da RepúblicaApós a primeira Constituição da República, em 1891, tivemos outras:» 1934: votada pelo Congresso sob a presidência de Getúlio Vargas.» 1937: outorgada durante o período do Estado Novo por Getúlio Vargas, conhecida como Constituição Polaca, por copiar a Constituição fascista da Polônia.» 1946: votada pela Assembléia Constituinte no governo de Eurico Gaspar Dutra.» 1967: sem a participação do Congresso, após o golpe militar de 1964 e sob o governo do presidente Castelo Branco, foi elaborada uma nova Constituição que garantiu a continuidade da ditadura militar. Essa constituição incorporou os atos institucionais editados pelo regime autoritário instalado no país em 1° de abril de 1964.» 1988: a Assembléia Nacional Constituinte, eleita em 1986, promulga a nova Carta Magna, conhecida como Constituição Cidadã, que garantiu a volta do regime democrático, ampliando os direitos e garantias sociais dos brasileiros. É a Constituição em vigor atualmente.

O SÍMBOLO MAIS CONHECIDO DO MUNDO - Dia 15 deste mês, estando ainda em horário de verão 19h30, fiz esta foto com o sol em seus últimos raios, dando uma excelente demonstração de sua força , um lindo por-do-sol e como acompanhamento um lanchinho daqueles que você bem conhece, na avenida mais conhecida de São José do Rio Preto-SP.

AMODORO-TE - Este poema por nome de Visão é mais uma inspiração de meu amigo Zêqui Elias em seu livro o Passageiro, em 1984 quando toda semana em sua entrega de seus artigos no jornal A Notícia ficávamos um bom tempo na troca de conversas fiadas. Bons tempos.

Nenhum comentário: