sábado, 19 de fevereiro de 2011

Correios lançam selo comemorativo dos 150 anos de nascimento do Padre Landell de Moura - O Pai Brasileiro do Rádio


Em comemoração aos 150 anos de nascimento do Padre Landell de Moura, precursor da radiodifusão no Brasil, os Correios emitiram no último dia 21 de janeiro nas cidades de Brasília (DF), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), um selo postal em sua homenagem.
O selo, de autoria da artista Lidia M. Hurovich Neiva, funcionária do DEFIP – Departamento de Filatelia e Produtos da ECT, retrata o Padre Landell de Moura falando ao microfone no “transmissor de ondas”, um dos aparelhos por ele inventado. O desenho foi composto utilizando uma imagem do Padre Landell (busto) e do aparelho, criando uma montagem complementada com pintura digital, numa reconstrução da realidade. Ao fundo, são reproduzidas a patente obtida em 1904, nos Estados Unidos, e a planta do aparelho. No lado esquerdo inferior, uma onda de rádio modulada em amplitude – ou AM, do inglês Amplitude Modulation, transmissão da voz humana a longas distâncias sem utilização de fios. A ambientação em tons de sépia, a moldura em tom dourado e a fonte manuscrita nos remetem à época, final do século XIX. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.
Com uma tiragem de 300 mil exemplares, cada selo tem valor facial de 1º Porte Carta Comercial, atualmente R$ 1,05 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).



HISTÓRICO
Roberto Landell de Moura foi um pioneiro das telecomunicações. Realizou as primeiras transmissões, no mundo, da voz humana à distância e sem fios. Foi precursor da chamada radiotelefonia, que nada mais é do que o rádio tal como é conhecido nos dias atuais.
Natural de Porto Alegre (21 de janeiro de 1861), Landell ordenou-se sacerdote em Roma, em 1886. Além de teologia, estudou física e química na Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, e lá começou a esboçar a teoria na qual embasou as suas diversas invenções.
Padre e cientista, Landell realizou as suas pioneiras experiências no final do século XIX. Na mesma época, enquanto os aparelhos de Landell transmitiam a voz, os de Guglielmo Marconi, célebre inventor italiano, que inventou a telegrafia sem fios ou radiotelegrafia, emitiam sinais em código Morse (conjuntos de pontos e traços). O físico canadense Reginald Fessenden também foi um dos pioneiros na transmissão de voz (1900), mas as suas experiências foram posteriores às do brasileiro.
Autodidata na emergente ciência da rádio-eletricidade, Landell executou tudo sozinho. Com escassos recursos financeiros, projetou aparelhos, fabricou peças e testou insistentemente seus dispositivos até obter êxito na transmissão de sons sem fios.
Apesar das inúmeras dificuldades, patenteou os seus inventos no Brasil (1901) e nos Estados Unidos (1904). Nas cartas patentes, Padre Landell recomendou o uso de ondas curtas para aumentar a distância das transmissões, um fato que seria reconhecido mais tarde por outros cientistas. Também transmitiu mensagens através da luz, o mesmo princípio usado modernamente nas fibras ópticas.
Além do rádio, projetou a televisão em 1904 (a invenção oficial é de 1926), foi precursor do teletipo e um dos pioneiros do controle remoto através de ondas de rádio, sempre com esforço próprio.
Padre Landell faleceu no anonimato, em 30 de junho de 1928, na sua cidade natal. A história de Roberto Landell de Moura, um homem à frente de seu tempo, ainda hoje é desconhecida pela maioria de seus compatriotas.
A vida do Padre Landell está contada em vários livros publicados no Brasil e um na Alemanha. Todo o seu acervo encontra-se arquivado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). (Fonte: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS).
A Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE, nesta oportunidade, também homenageia pelos 150 anos de seu nascimento o pioneiro na transmissão da voz humana sem o emprego do fio (radioemissão e telefonia por rádio), o Padre Roberto Landell de Moura, o Patrono dos Radioamadores do Brasil.
A sua importância para os Radioamadores e para o Radioamadorismo brasileiro pode ser constatada quando a então Diretoria Seccional do Estado de São Paulo da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, LABRE – SP, elaborou um estudo propondo que o Padre Cientista fosse declarado o Patrono dos Radioamadores Brasileiros. Em reunião realizada em Brasília – DF, no dia 25 (vinte e cinco) de setembro de 1981, foi, Roberto Landell de Moura, eleito, pelo Egrégio Conselho Federal da LABRE, o Patrono dos Radioamadores Brasileiros.
A única entidade representativa dos Radioamadores Brasileiros de âmbito nacional, a LABRE, reconhece que, sem os esforços daquele insigne brasileiro, as telecomunicações não teriam sido desenvolvidas logo no início do Século XX e, já em 1905, realizadas as primeiras transmissões via rádio. Neste momento, em que é comemorado o sesquicentenário de seu nascimento, não poderiam os Radioamadores ficar ausentes, uma vez que a classe de Radioamadores brasileiros tem como máxima o lema: “QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER”, o que foi, também, no âmago, o seu lema de vida.
Pelo seu grande feito, homenagens já lhe vêm sendo prestadas por órgãos e instituições como a “Fundação Educacional Padre Landell de Moura”, Porto Alegre/RS; o “Centro de Pesquisas e Desenvolvimento - CPqD Roberto Landell de Moura”, criado em 1976 pela Telebrás; e o Exército Brasileiro que, em 2005, denominou o Primeiro Centro de Telemática de Área em Porto Alegre/RS, “Centro de Telemática Landell de Moura”. A LABRE comunga dos mesmos ideais de todos os brasileiros envolvidos no trabalho de exaltar, mostrando ao mundo, os feitos do Patrono dos Radioamadores Brasileiros e, sem dúvida, o selo alusivo ao seu sesquicentenário de nascimento é mais uma grande ferramenta para divulgar tão importante personalidade. (Fonte: Francisco Ricardo Favilla – PT2RY – Diretor Executivo da LABRE).


Divina Agmar Barbosa nossa vizinha aniversariante


Divina Agmar Barbosa nasceu na cidade de Itaruma -  Goiás no dia 19 de fevereiro de 1955. Divina é costureira, vice-presidente de organização não-governamental (ONG) ambientalista em 2009; presidente do Conselho Regional das Associações e Entidades desde 2008; presidente da Associação dos Coletores de SJRio Preto desde 2007; presidente da Associação de Amigos do Bairro João Paulo 2º, da ONG João Paulo 2º de 1986 a 1988, de 1990 a 1996 e desde 2000, vice-presidente de 1988 a 1990 e de 1996 a 2000. A nossa vizinha Divina os parabéns e congratulações por tudo que faz pela nossa história de São José do Rio Preto. 

O Projeto Saúde Itinerante faz 327 atendimentos ontem (18/2) na Estância São Felício


O projeto Saúde Itinerante realizou um total de 327 atendimentos nesta sexta-feira (18/2) na Estância São Felício, localizado na área de abrangência do Santo Antônio. O atendimento foi realizado das 8 às 17 horas. Implantado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, no início deste mês, o projeto tem por objetivo o atendimento de moradores de loteamentos não regularizados, levando a estrutura de uma Unidade de Saúde a locais distantes, priorizando o atendimento preventivo. São ofertadas consultas médicas, avaliação odontológica, cadastro de pacientes em programas de saúde, atualização de calendário vacinal, além de exames preventivos e testes sorológicos. O primeiro loteamento a ser visitado pela equipe do projeto foi a Estância Santa Maria, localizada na área de abrangência da UBSF Cidade Jardim. Também já recebeu o projeto a Estância Nova Veneza. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Paula Sodré, além dos atendimentos à população, agentes de saúde também visitaram 210 imóveis. 

A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo faz reunião regional sobre políticas ambientais


A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto realizou nesta sexta-feira (18/2) a primeira reunião com representantes de 17 municípios que pretendem formalizar políticas públicas ambientais de interesse coletivo. Durante este primeiro encontro, foram discutidas coletivamente as prioridades de funcionamento e os principais objetivos. A proposta é de que os consórcios promovam soluções comuns e específicos aos problemas ambientais. O grupo estabeleceu os seguintes assuntos como prioridades: resíduos sólidos de construção civil; destino de resíduos químicos, eletrônicos e da saúde; viveiros para plantas nativas, em parceria com o CATI; recuperação das nascentes, matas ciliares, entre outros. A coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Cedral, Maria Guilhermina, explicou que este consórcio é indispensável e visa integrar principalmente os municípios de pequeno porte. “Vamos discutir e trabalhar melhorias e soluções. Cedral, por exemplo, efetuou o despacho de pneus inutilizados a um dos pontos de apoio instalada em Rio Preto, por não termos local próprio no nosso município”, disse. Participaram do encontro, 14 representantes das 17 cidades que integram as três bacias hidrográficas distintas: o Turvo Grande; Tietê Batalha e São José dos Dourados. A próxima reunião visa à elaboração coletiva do projeto teórico e será realizada no dia 11 de março, às 8h30, no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura de São José do Rio Preto.

A Página da Vida do dia 19 mês fevereiro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 19 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 19 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Rádio Educativa FM divulga a importância sobre o programa “Arborização Rio Preto”


O programa Secretaria em Ação, que vai ao ar na quarta-feira (23/2), às 14 horas, traz informações sobre o programa "Arborização Rio Preto" que é desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e Educação, com apoio de outros órgãos públicos e privados. O projeto tem como foco inicial a região Norte da cidade e promove mutirões de plantio de mudas em calçadas com a participação da comunidade. O secretário Municipal de Meio Ambiente, José Carlos de Lima Bueno, fala sobre o envolvimento dos moradores. "Sempre fazemos esse plantio junto com a população porque a manutenção é muito importante. É também um trabalho de conscientização. Se as árvores plantadas não receberem os cuidados necessários, podem não sobreviver", destaca. A saúde está na pauta do programa Viver Bem desta segunda-feira (21/2). Às 14 horas, o médico Luís Fernando Gonçalves Borges fala sobre o câncer de mama, uma doença que atinge principalmente as mulheres. “Evitar o câncer de mama é diminuir os fatores de risco: tabagismo, obesidade, sedentarismo. O que não é possível evitar é o fator genético”, disse o especialista. E pensando em bem-estar, a meditação é o tema da entrevista de sexta-feira (25/2) do Viver Bem. Entre as dicas do especialista em biopsicologia e medicina comportamental Salvador Hernandez, está o princípio básico da concentração. “A gente usa sempre uma âncora na meditação. Você pode usar sua própria respiração. Prestando atenção na respiração, aos poucos seus pensamentos vão se tranquilizando.”. Para quem gosta de informações sobre a cidade, o Informe Rio Preto é a opção de segunda a sexta-feira, às 7h45. Os ouvintes acompanham reportagens sobre saúde, cultura, lazer, economia e muito mais. Quem acompanha a Rádio Educativa Rio Preto FM porque gosta de músicas de qualidade, pode curtir ainda o “Especial Sons”, às 18 horas, também de segunda a sexta-feira, com música e curiosidades sobre importantes compositores e intérpretes do cenário musical mundial. E neste sábado (19/2), o rio-pretense William Fróes traz pop-rock para os ouvintes. No programa exibido às 18 horas, ele fala das suas influências e sobre seu trabalho como produtor musical na cidade. E a Rádio Educativa FM já está preparando um material especial sobre o aniversário da cidade, comemorado em 19 de março. Aguarde! . As informações sobre a programação da Rádio Educativa FM estão no Portal Rio Preto, site oficial da prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria  de Comunicação Social.

Vários estilos de dança hip hop encerram neste domingo a terc eira edição do Festival Olho da Rua


Duas apresentações encerram a terceira edição do Festival Olho da Rua neste domingo (20/2), no Espaço Cultural da Represa. Será realizada uma Oficina de Locking Livre, às 18 horas, e logo após, às 20 horas, terá o Encontro de Danças, reunindo os vários estilos do hip hop. Coordenada por Casper – Back Spin/ Discípulos do Ritmo, de São Paulo, a Oficina de Locking Livre pretende ensinar os fundamentos básicos desse estilo, que tem como base os movimentos rápidos e distintos de braços e mãos, combinado com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Já o Encontro de Danças marcará o encerramento do Festival, com o encontro de b-boys e dançarinos que apresentarão os vários estilos de dança da cultura hip hop, vistos durante o evento, como o locking, breaking, popping e dance house. O 3º Festival Olho da Rua foi realizado durante o mês de fevereiro, sempre aos finais de semana. De acordo com Ana Paula Ribeiro, responsável pela Casa do Hip Hop, cerca de mil pessoas acompanharam o evento, que teve oficinas de danças, pocket shows, campeonato de Dj, exibição e debate de filme em sua grade de programação. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Casa do Hip Hop, e Faperp - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e ProAC – Programa de Ação Cultural.

Oficina de Locking Livre
Data: 20 de fevereiro
Horário: 18h
Local: Espaço Cultural da Represa 
– Avenida Lino José de Seixas, s/nº 
- Jardim dos Seixas (próximo ao Hospital do Lago) 

Encontro de Danças
Data: 20 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Espaço Cultural da Represa 
– Avenida Lino José de Seixas, s/nº 
- Jardim dos Seixas (próximo ao Hospital do Lago) 

Em São José do Rio Preto em um mês, Faxina retira 4.594 toneladas de material inservível


153 toneladas de material inservível por dia. Esse é o balanço do primeiro mês do projeto Faxina D, promovido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com as Secretarias de Saúde, Serviços Gerais e Obras. Ao todo, já foram retiradas das ruas de Rio Preto 4.595 toneladas de entulho, recipientes que podem acumular água, entre outros materiais. Entre os bairros já trabalhados estão Parque da Cidadania, Renascer, Residencial F e G, Santo Antônio, Arroyo e Jéssica. O mutirão limpa ruas, avenidas, canteiros centrais, áreas verdes, institucionais e sarjetas, terrenos públicos e particulares. O objetivo é diminuir os possíveis criadouros da dengue, impedir a eclosão dos ovos do mosquito transmissor da doença, diminuir a quantidade de entulho descartado na cidade, além de sensibilizar a população a manter limpos os locais visitados. Durante a Faxina, agentes de saúde também passam pelo bairro em busca de possíveis criadouros da dengue nos quintais das residências. Os agentes retiram os recipientes que podem acumular água e orientam os moradores a adotarem medidas de prevenção. Além do material retirado, nas áreas limpas, têm sido plantadas mudas de árvore. Até o momento já foram 3.670.

Meio Ambiente e Vetores recolhem oito toneladas de lixo eletrônico em Monte Aprazível


            A Assessoria de Meio Ambiente e Equipe de Controle Veotores de Monte Aprazível realiza um trabalho de coleta e armazenagem de lixo eletro-eletrõnico. São computadores sem uso, teclados, TV, DVDs, pilhas entre outros. Durante os arrastões contra a Dengue, as equipes recebem muitos destes aparelhos, que ficam armazenados no EcoPonto, que também armazena pneus velhos. Na semana passada, todo esse lixo eletrônico foi doado a  CooperVinte, uma cooperativa de Votuporanga que recebe lixo eletro-eletrônico, separa seus componentes e o vende para empresas recicladoras. De acordo com a assessora de Meio Ambiente Rita Gallo, finalizado o arrastão contra a dengue, ficou acertado que este lixo deveria ter uma destinação final correta, recolhido na cidade desde 2008 e que ficava armazenado no chamado Eco Ponto. “Foram cerca de 8 toneladas de computadores, teclados, fogões, micro ondas, impressoras, aparelhos telefônicos, rádios e televisores antigos. Em razão da dificuldade em conseguir quem tivesse interesse em receber esse material, fizemos a doação para a CooperVinte, uma cooperativa de coletadores de materiais recicláveis de Votuporanga, que separa os componentes desses materiais eletrônicos e os vende separadamente do plástico e outros materiais que dão reciclagem nesses produtos”, destacou. A população que tiver em casa aparelhos eletrônicos que não usa mais e quiser dar destinação correta, basta ligar no 3275-1776 agendar data e horário para retirada.

A Página da Vida do dia 18 mês fevereiro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 18 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 18 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Saúde Itinerante visita amanhã Estância São Felício


O próximo loteamento em processo de regularização a ser beneficiado pelo projeto Saúde Itinerante, recém-implantado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, será a Estância São Felício, localizada na região próxima ao bairro Santo Antônio. A visita será realizada nesta sexta-feira (18/2). Implantado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto no início deste mês, o projeto tem por objetivo o atendimento de moradores de loteamentos não regularizados, levando a estrutura de uma Unidade de Saúde a locais distantes, priorizando o atendimento preventivo. O primeiro loteamento a ser visitado pela equipe do projeto foi a Estância Santa Maria, localizada na área de abrangência da UBSF Cidade Jardim. Também já recebeu o projeto a Estância Nova Veneza. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Paula Sodré, é ofertada à população, além de atendimento médico, avaliação odontológica, cadastro de pacientes em programas de saúde, atualização de calendário vacinal, além de exames preventivos e testes sorológicos. Durante o projeto, que vai durar inicialmente dois meses, uma Unidade Móvel da Saúde, acompanhada por uma equipe multidisciplinar compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos percorrerá regiões da cidade já pré-determinadas. Além do atendimento médico ofertado, todas as pessoas que ainda não têm cadastros nas Unidades de Saúde de referência são inscritas, o que facilita o acompanhamento dessas famílias. “Também são cadastrados hipertensos, diabéticos, gestantes que não estejam realizando o pré-natal, além de monitoramento dos beneficiados pelo programa Bolsa-família”, afirma.

Ken Swift ministra oficina de breaking no 3º Festival Olho da Rua


A atração internacional Ken Swift desembarca em Rio Preto para participar do 3º Festival Olho da Rua. Fundador e ex-vice-presidente da Rock Stade Crew, uma das maiores academias de dança breaking mundiais, ele ministra uma Oficina de Fundamentos da Dança Breaking, nesta sexta-feira (18/2), às 19 horas, em frente a Swift.  A oficina irá enfatizar a origem e a importância dos movimentos desenvolvidos pelos dançarinos de hip hop. Considerado pelos b-boys como uma das maiores influências sobre a cultura hip hop, em especial do breaking, Swift ainda recebe créditos como criador de inúmeros movimentos de dança. Após a oficina, às 21 horas, no mesmo local, será realizado um Pocket Show de Breaking, com a participação de Swif, alunos da Casa do Hip Hop e b-boys convidados. O 3º Festival Olho da Rua é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Casa do Hip Hop, e Faperp - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e ProAC – Programa de Ação Cultural. O evento termina neste domingo (20/2), com oficina de locking e encontro de danças. 

Oficina de Fundamentos 
da Dança Breaking
Data: 18 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Avenida Duque de Caxias, 
s/nº (em frente à Swift) 

Pocket show de Breaking
Data: 18 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Avenida Duque de Caxias, 
s/nº (em frente à Swift)

São José do Rio Preto faz parte do Guia Cidade Base da Copa do mundo FIFA Brasil 2014


Seleções da Copa de 2014 poderão fazer treinamento em São José do Rio Preto. O lançamento oficial do projeto Guia Cidade Base, que visa apresentar o potencial do Estado para sediar os Centros de Treinamentos das Seleções para a Copa do mundo FIFA Brasil 2014, foi realizado nesta quarta-feira (16/2), no Museu do Futebol em São Paulo. Durante a cerimônia, foi lançado o livro com informações técnicas, estrutura esportiva e hoteleira das 37 cidades paulistas pré-selecionadas que confirmaram interesse na candidatura e que atendem os pré-requisitos estabelecidos pelo COL -Comitê Organizador Local da FIFA, para receber as delegações internacionais durante o mundial. A escolha será feita pelas próprias seleções. O Guia tem como objetivo organizar as informações técnicas da oferta de infraestrutura esportiva e hoteleira do Estado, facilitando assim a consulta dos interessados. Ao todo, a publicação traz 64 sugestões de centros de treinamento e 50 opções de hotéis. De acordo com as regras do COL, cabe às próprias seleções a escolha dos seus centros-base de treinamento ao final de um processo de apresentação de todas as opções às delegações. Representando o prefeito Valdomiro Lopes, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho, esteve no lançamento oficial do projeto, e explicou que Rio Preto está na página 83 do Guia Cidade Base, também conhecido como Book. “O material é de excelente qualidade e será encaminhado para todas as seleções da Copa e imprensa internacional. Neste material há informações e fotos da rede hoteleira, infraestrutura do município e do estádio de futebol, turismo, o Centro de Treinamento do Automóvel Clube. Receber uma seleção participante da Copa em 2014 irá movimentar a economia local e ainda apresentar a nossa cidade para o mundo”, analisou. Na avaliação do Comitê Paulista da Copa 2014, receber uma delegação para hospedagem e treinamento no período pré-Copa é uma das formas de se incluir outras cidades do Estado no evento, além da geração de uma série de oportunidades para esses municípios. A partir do mês de março, a equipe técnica do COL fará novas vistorias nos locais pré-selecionados. Participaram do lançamento, o governador Geraldo Alckmin, prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente da CBF, Ricardo Teixeira, presidente da Federação Paulista de futebol (FPF), Marco Polo Del Nero e representantes dos municípios paulistas e do Comitê Paulista, do Governo do Estado, responsável pelo evento. O ex-jogador Ronaldo Nazário recebeu a Medalha do Mérito Esportivo e foi nomeado membro especial do Comitê da Copa do Mundo de 2014 no Estado. 

Secretaria de Educação implantará Centro de Referência e Memória da Infância


O prefeito Valdomiro Lopes, juntamente com a secretária de Educação, Telma Marques Vieira, recebeu nesta quarta-feira (16/2) o diretor vice-presidente do Instituto Zero a Seis – primeira infância, o médico João Augusto Figueiró, que veio a Rio Preto conhecer o projeto municipal para criação do Centro de Referência e Memória da Infância. Membro fundador do Instituto Zero a Seis, Figueiró, visitou as instalações do prédio da Swift, provável sede do Centro de Referência, as salas de aulas das creches dos Núcleos da Esperança de Engenheiro Schmitt e Vila Azul e o CICC – Centro Integrado de Ciência e Cultura “Prof. Dr. “Aziz Nacib Ab’saber”. Figueiró esteve acompanhado da secretária de Educação, Telma Marques Vieira, da assessora da pasta, Heide Struziato Miranda, e de professoras da rede. “Fiquei impressionado com a estrutura já montada. Os espaços físicos são ricos e podem ser pensados e adequados às necessidades da primeira infância. O município está de parabéns pela iniciativa de criar um Centro irradiador de conhecimento e capacitação pensando nas crianças de zero a seis anos”, disse o diretor do Instituto ao prefeito Valdomiro Lopes. “A Educação é prioridade no nosso governo e vamos conseguir ampliar o atendimento às crianças dos bairros mais afastados, graças aos Núcleos da Esperança que estamos construindo próximos aos loteamentos ainda não regularizados na cidade. É um compromisso com a população”, enfatiza o prefeito Valdomiro. Sobre a instalação do Centro de Referência e Memória da Infância, a secretária de Educação, Telma Vieira, destacou a importância do projeto. “Queremos implantar um Centro que atenda não somente as escolas municipais, mas toda a cidade e, quem sabe, futuramente a nossa região. Vamos contar com o apoio e experiência do Instituto Zero a Seis para dar andamento ao projeto do Centro, que será um disseminador de informações”, atesta Telma. O Instituto, como explicou João Figueiró, é uma ONG sem vínculos partidários, humanitária e sem fins lucrativos, formada por cientistas, pesquisadores e estudiosos que acreditam que criar um mundo melhor começa com a tarefa de criar melhor nossas crianças.

A Página da Vida do dia 17 mês fevereiro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 17 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 17 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Grupo gestor do “Viva Feira, Feira Viva” na sede do Sebrae discute "Termo de Compromisso"


O grupo gestor do projeto “Viva Feira, Feira Viva” reuniu-se nesta quarta-feira (16/2) na sede do Sebrae em São José do Rio Preto para tratar do planejamento das próximas ações para a implantação do projeto de revitalização das feiras livres da cidade. Durante o encontro, discutiu-se, entre outras coisas, o ‘Termo de Compromisso’ que será assinado pelos órgãos, entidades e empresas que participam do grupo gestor. Desenvolvido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, o programa oferece qualificação profissional e conta com o apoio de empresas e entidades. Durante o primeiro semestre deste ano, estão previstos seis encontros para cursos, oficinas e palestras. A grade foi formatada para que os feirantes aprimorem conhecimentos em finanças, marketing, atendimento e outras áreas. Entre os temas das formações estão marketing para o setor de feiras livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro; imagem e postura profissional e técnica de vendas. Será obrigatória a presença do feirante em pelo menos dois cursos para recadastrar o alvará anual de funcionamento. A da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto concluiu recentemente o módulo de segurança e higiene alimentar. O curso, dividido em duas partes, foi oferecido pela Vigilância Sanitária do município a cerca de 110 feirantes que trabalham com a comercialização de pastel, carne, peixe, ovos e pamonha. Participaram do encontro desta quarta-feira o secretário interino de Agricultura e Abastecimento, José Carlos de Lima Bueno; representante da Secretaria de Comunicação Social; representantes do Sebrae e do Banco do Brasil e membros do Sindicato dos Feirantes. A próxima palestra está marcada parao dia 28 deste mês e será sobre atendimento. O tema é “Imagem e Postura Profissional”. Atualmente, Rio Preto tem 314 feirantes e 25 feiras semanais. De acordo com o Sindicato dos Feirantes, o setor movimenta R$ 2,7 milhões por mês. 

Projeto “Viva Feira, Feira Viva”

O projeto visa à revitalização da feira e padronização das barracas. Cada feirante receberá gratuitamente lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras serão menos poluídas e mais funcionais. O consumidor que quiser comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes os pontos de venda serão verdes. Armarinhos e brinquedos serão identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, terão lonas na cor vermelha. A Prefeitura também estuda a possibilidade de criar a Barraca da Administração Municipal, que promoverá pequenos shows musicais, orientação de saúde e divulgação de programas sociais. Todas as mudanças estão sendo definidas em conjunto com os feirantes. 

Artista cristaliza cenas da natureza em exposição


O Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão recebe, a partir desta quarta-feira (16/2), a exposição “Clássicos”, de Maria Dorothea da Costa Matos.  A mostra conta com 22 telas em estilo acadêmico, com técnica de óleo sobre tela. Todas as obras retratam a beleza da natureza. A exposição fica aberta ao público até o dia 2 de março. A artista plástica considera a beleza um fator fundamental na representatividade do mundo em suas obras. “Gosto muito de representar a poesia da natureza e sempre busco cristalizar um momento, que muitas vezes, passa despercebido”, explica. Para ela, a correria do cotidiano e a superficialidade do mundo fazem com que as pessoas não notem a beleza da paisagem a sua volta. “Com a pintura, espero despertar o olhar das pessoas sobre os detalhes da natureza”, comenta.  As flores, paisagens, frutas e livros são figuras recorrentes em suas telas. A maioria dos quadros foi feita nos últimos cinco anos. As cores utilizadas nas telas são de tons queimados, uma marca do estilo acadêmico. Também é possível notar o contraste de luz e sombra. De acordo com ela, o título da exposição é uma assinatura. “Sempre gostei dos clássicos”, diz, referindo-se ao estilo acadêmico. Autodidata, Maria Dorothea trabalha com arte há 35 anos. Durante a carreira, a artista teve várias obras premiadas. Entre as mostras, destacam-se o Salão Paulista de Belas Artes em São Paulo e os Salões de Piracicaba, Araraquara, Matão e São José do Rio Preto.

Exposição “Clássicos”, de 
Maria Dorothea da Costa Matos
Data: até dia 2 de março
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão 
– Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 

Jovens da paróquia Nossa Senhora do Carmo realizam o 1º CarnaJuca (Carnaval com Cristo)


Para quem não curte o tradicional desfiles da escolas de samba e o Carnaval de rua tem uma opção diferente este ano. Que tal participar do 1º CarnaJuca (Carnaval com Cristo) promovido pelo grupo de jovens da paróquia Nossa Senhora do Carmo de São José do Rio Preto. O evento será realizado nos dias 6, domingo, e no dia 8 de março, terça-feira, feriado de Carnaval, das 15h às 21h, no salão da igreja Nossa Senhora do Carmo, que fica na rua Cristóvão Colombo, 935, no Jardim América. Segundo João, um dos organizadores a festa não tem limite de idade. Podem participar crianças, jovens, adultos e idosos. No repertório, canções religiosas em ritmos carnavalescos. Os abadás custam R$12 e podem ser adquiridos na secretaria paroquial e são trocados por uma ficha e deverão ser apresentados na entrada do CarnaJuca. A festa tem espírito de solidariedade, cada participante deverá levar 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal). Parte da arrecadação servirá para os encontros dos jovens e o restante será doado às famílias carentes assistidas pela comunidade. A ficha do abadá também pode ser adquirido pelos seguintes telefones (17) 9109-8533 Camila (17) 9121-8991 João (17) 9123-2002 Gabriel.

Secretaria da Fazenda apresenta nesta sexta-feira balanço geral do último quadrimestre de 2010


A Secretaria da Fazenda realiza nesta sexta-feira (18/2) audiência pública para apresentar o balanço das receitas e despesas da administração no último quadrimestre de 2010. A apresentação será às 14h30, no auditório da Câmara Municipal.
A demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais, esclarece a secretária da Fazenda, Mary Brito Silveira, é uma prestação de contas à comunidade e podem ser assistidas por qualquer pessoa. O balanço financeiro da administração municipal refere-se ao terceiro quadrimestre de 2010, ou seja, de setembro a dezembro. 
A audiência é em cumprimento ao artigo 9º, parágrafo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal. Após a apresentação na Câmara, o balanço será disponibilizado no Portal do Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria da Fazenda.

A Página da Vida do dia 16 mês fevereiro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 16 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 16 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Curso “Entre na Roda: Formação de Orientadores de Leitura” com inscrições abertas


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto abriu no dia 07/02, segunda-feira, inscrições para o curso “Entre na Roda: Formação de orientadores de Leitura”, ministrado pela bibliotecária Marciana Lopes, que será realizado a partir do dia 18 de março. Destinado para educadores, bibliotecários, agentes culturais, contadores de histórias e interessados na área de leitura, o curso tem 60 vagas disponíveis.
Os interessados podem se inscrever preenchendo a ficha anexa e devolvendo-a por este e-mail.. As inscrições ficarão abertas até preencher todas as vagas.
O “Entre na Roda” será realizado em oito módulos, sempre às sextas-feiras, a partir do dia 18 de março, das 9 às 18 horas, no auditório do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. O curso será uma capacitação de mediadores aptos ao incentivo e orientação à leitura, visando à formação de novos leitores e dinamização dos espaços de leitura. 
Um dos objetivos do curso é formar orientadores para desenvolver rodas de leitura e ampliar capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos, por meio do trabalho sistemático com diferentes gêneros textuais.

Inscrição: Curso “Entre na Roda:
 Formação de Orientadores de Leitura”
Data: a partir de 7 de fevereiro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17:30h
Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa
 – Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1, 1º andar
Informações e inscrições: 
(17) 3202-2316 / biblioteca.sjriopreto@ig.com.br

Em encontro com ministro, prefeito municipal Valdomiro Lopes pede duplicação da BR-153


O prefeito Valdomiro Lopes entregou ofício ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, solicitando a duplicação do trecho urbano da BR-153, a Transbrasiliana. O encontro aconteceu nesta terça-feira (15/2), em Brasília, e contou também com as presenças do deputado federal Milton Monti (PR-SP) e do secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto, Milton Assis. O prefeito Valdomiro reforçou ao ministro que o edital de licitação seja liberado já que os recursos para o início da obra, no valor de R$ 20 milhões, fazem parte do Orçamento Geral da União para este ano e garantem a duplicação entre os quilômetros 54,3 e 72,1. Segue o trecho do ofício entre ao ministro Alfredo Nascimento:
“Cumprimentando-o cordialmente, dirijo-me à presença de Vossa Excelência, a fim de solicitar o seu valioso apoio no sentido de autorizar a publicação do Edital de Licitação de Obra, cujo objeto é Adequação de Travessia Urbana no município de São José do Rio Preto/SP (km 54,3 - km 72,1) na BR 153, no Estado de São Paulo, funcional programática 26.782.1461.7 R24.0035 no valor de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) para o OGU/2011. Na certeza de poder contar com sua inestimável atenção, antecipo os meus agradecimentos, renovando-lhe os protestos de apreço e consideração.”
O ofício foi assinado pelo deputado Milton Monti e pelo prefeito Valdomiro Lopes.

Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de S. J. do Rio Preto conclui capacitação de feirantes


O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto concluiu o segundo módulo de formação dos feirantes do município. O curso, dividido em duas partes, faz parte do projeto “Viva Feira, Feira Viva”, recém-implantado pela Prefeitura. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Danielle Dantas, cerca de 110 feirantes que trabalham com a comercialização de pastel, carne, peixe, ovos e pamonha participaram da capacitação. “Durante o curso, eles foram orientados sobre segurança e higiene alimentar, além das boas práticas de manipulação de alimentos”, afirma. No primeiro semestre deste ano, os feirantes deverão participar ainda de novos cursos e palestras sobre marketing para o setor de feiras livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro, imagem e postura profissional e técnica de vendas. A próxima palestra será no dia 28 deste mês e será sobre atendimento. O tema é “Imagem e Postura Profissional”. Atualmente, Rio Preto tem 314 feirantes e 25 feiras semanais. De acordo com o Sindicato dos Feirantes, o setor movimenta R$ 2,7 milhões por mês. 

Projeto “Viva Feira, Feira Viva”

O projeto visa à revitalização das feiras e padronização das barracas. Cada feirante receberá gratuitamente lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras serão menos poluídas e mais funcionais. O consumidor que quiser comprar bananas, laranjas e frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda serão verdes. Armarinhos e brinquedos serão identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, terão lonas na cor vermelha. A Administração também estuda a possibilidade de criar a Barraca da Prefeitura nas feiras, que promoverá pequenos shows musicais, orientação de saúde e divulgação de programas sociais. Todas as mudanças estão sendo definidas em conjunto com os feirantes. As lonas personalizadas serão patrocinadas por sete empresas, que investiram cerca de R$ 30 mil cada e terão suas marcas destacadas nas barracas. A Agrometal, Encalso, MRV, Setpar, Grupo 100 empreedimentos, Robobens e Maza Tarraf são as parceiras do projeto. Os feirantes receberão as lonas até o final do ano. O projeto é desenvolvido pelas Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Urbanismo e Saúde, além do Sebrae, Senac, Banco do Brasil e Sindicato dos Feirantes. 

Começam as aulas no Clube de Xadrez José Gerônimo Gomes de Monte Aprazível - SP


 Começaram nesta terça-feira as aulas no Clube de Xadrez José Gerônino Gomes. O clube inaugurado no final do ano passado foi instalado na avenida Antonio Canheo, onde funcionava o antigo barracão da feira do produtor.
            De acordo com o professor Laércio Lofrano Jr., as aulas serão ministradas dois dias por semana em dois períodos. As terças-feiras das 13 às 15 horas e as sextas-feiras das 8 às 9h30. “Estamos trabalhando em dois períodos para quem estuda de manhã possa frequentar as aulas e vice-versa”
            O professor ressalta ainda que qualquer pessoa pode participar. “Não tem idade. Basta os interessados me procurarem nestes dias que estaremos encaixando-os nos dias disponíveis.
            Laércio ressalta ainda que cientificamente, está comprovado que durante uma hora de aula, a criança consegue se concentrar durante dez minutos e o xadrez faz, a longo prazo, que o tempo de concentração aumente.
            O xadrez faz com que a criança e qualquer pessoa avalie o risco de uma jogada, já que cada pedra tem um valor no jogo, além do cálculo, da estratégia e outras funções. A longo prazo, a criança passa a se concentrar mais e absorver mais o conteúdo das aulas”, destaca Laércio.

Culto de Louvor e Adoração da ALFA MUSIC

A Página da Vida do dia 15 mês fevereiro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 15 mês fevereiro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 15 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pesquisa Ibope aponta 98% de satisfação dos usuários no Poupatempo São José do Rio Preto


Neste domingo, 13 de fevereiro, Posto completa dois anos de funcionamento com um acumulado de mais de 
3 milhões de atendimentos realizados. O Poupatempo São José do Rio Preto possui 98% de aprovação da população de acordo com a última Pesquisa Ibope encomendada pelo Governo de SP para avaliar a satisfação dos cidadãos com relação aos serviços  prestados nos Postos Poupatempo. A Unidade completa neste domingo, 13 de fevereiro, dois anos de funcionamento com mais de 3 milhões de atendimentos realizados, número que corresponde a 2 vezes a população da Região Administrativa de São José do Rio Preto, que possui quase 1,5 milhão de habitantes (Dados da Fundação Seade/2011). “É com grande satisfação que batemos a marca de 3 milhões de atendimentos realizados, mantendo altos índices de aprovação dos moradores de São José do Rio Preto e região”, afirma Américo Pontes, administrador da unidade, que foi o terceiro posto inaugurado pelo Plano de Expansão do Programa e vem realizando uma média de 7,9 mil atendimentos por dia. Entre os serviços prestados pelo Posto, os mais procurados são o licenciamento de veículos - com quase 130 mil emissões – e o RG, com 106 mil solicitações do documento. O Poupatempo São José do Rio Preto também já emitiu mais de 81,5 mil Carteiras de Habilitação, 39 mil Atestados de Antecedentes Criminais e 30 mil Carteiras de Trabalho desde a inauguração. 
Comemoração 
Para celebrar o aniversário de 2 anos, o Poupatempo São José do Rio Preto preparou uma programação especial para segunda-feira, 14 de fevereiro. As crianças terão diversão garantida com esculturas de bexigas e pintura facial, feitas por animadores. Os cidadãos presentes poderão assistir apresentações itinerantes, em todas as alas do Posto, de canções interpretadas por funcionários e de malabarismo, em dois horários: das 10 às 11 horas e das 15 às 16 horas. O Poupatempo São José do Rio Preto fica na Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro, e funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas, aos sábados. 
Programa Poupatempo O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 275 milhões de serviços. 

Poupatempo São José do Rio Preto 

Endereço: Rua Antônio de Godoy, 3.033
– Centro – São José do Rio Preto - SP 
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, 
das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. 
Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 (ligação gratuita) 

São Valentim em muitos países Santo dos Namorados


São Valentim, (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga. Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem invisual, Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
Dia dos Namorados
O dia 14 de fevereiro, festa do santo, é considerado,
 em muitos países, como o dia dos namorados

Começam as obras da piscina do Pinheirinho


A Prefeitura de São José do Rio Preto deu início nesta segunda-feira (14/2) a construção do vestiário e da piscina semiolímpica do Centro Esportivo Integrado Dr. Aluysio Nunes Ferreira, o Pinheirinho, no bairro Solo Sagrado. O investimento de R$240.303,59 foi repassado ao município pelo governo do Estado por meio de emenda parlamentar do então deputado estadual Vaz de Lima. A empresa responsável é a J. A. Miranda & Miranda Ltda., que tem o prazo de 150 dias para execução da obra. De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, José Carlos Marinho, as melhorias irão favorecer a região norte da cidade, além de ampliar o número de alunos do programa de Iniciação Esportiva na modalidade de natação, que atualmente conta com cerca de 600 alunos de 4 a 17 anos em atividades nas piscinas de quatro núcleos esportivos. “A natação é um esporte completo e traz inúmeros benefícios à saúde, como aumento da resistência do organismo e prevenção de doenças respiratórias”, analisa Marinho. O secretário ainda explicou que as obras de reformas e melhorias na piscina olímpica do Complexo Esportivo Antonio Natalone estão na fase final. A previsão é que as atividades de natação retornem no próximo mês.


Centro Esportivo Integrado
Dr. Aluysio Nunes Ferreira
 – Pinheirinho
Local: rua Beatriz da Conceição, 340 - Solo Sagrado.
Horário de Funcionamento: 
de terça a domingo, das 8 às 21 horas.
Informações: 3219-7529

Abertas inscrições até dia 28 para os Grupos de Reeducação Alimentar Infantil ou GRAS


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto está com inscrições abertas até 28 de fevereiro para os Grupos de Reeducação Alimentar Infantil, mais conhecidos como GRAs. O serviço tem por objetivo educar a criança a comer equilibradamente, porém, de forma divertida. Segundo a nutricionista da Secretaria de Saúde, Julyanna Célico, pode participar dos grupos qualquer criança que tenha idade entre 7 e 12 anos. “A mãe só precisa ir até a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para efetuar o cadastramento no programa”, afirma. Não há limite de vagas. No ano passado, cerca de 200 crianças ao mês foram acompanhadas por meio dos GRAs. Em todos os casos, foram oferecidos acompanhamentos médico e nutricional. 
Como funciona
Os Grupos de Reeducação Alimentar (GRAs) oferecem à população infantil encontros quinzenais realizados por equipe multidisciplinar (nutricionista, pediatra, enfermeiras e agentes de saúde), onde também é feito um acompanhamento  de dados como peso, altura, IMC (Índice de Massa Corporal), além de exames laboratoriais (glicemia, colesterol e triglicerídeos) e aferição de pressão arterial. As reuniões têm duração de uma hora e meia. 

Inscrições para os 
Grupos de Reeducação Alimentar
Período: até 28/2/2011
Local: Unidades de Saúde do município
Quem pode se inscrever: 
crianças com idade entre 7 e 12 anos
Gratuito

Inscrição dos blocos de Carnaval até sexta-feira


Esta é a última semana para os interessados inscreverem os blocos de Carnaval, que desfilarão no dia 5 de março, a partir das 20 horas, na avenida Duque de Caxias.  Podem participar do concurso associações, grupos, agremiações, representantes de clubes sociais, recreativos, culturais, esportivos, centro acadêmico, entidades, escolas, entre outros. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (18/2) e devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura, das 8 às 17 horas. Para efetuar a inscrição é necessário informar o nome do bloco, relação nominal de todos os integrantes, documento para oficializar a inscrição emitida pela entidade, música tema para a apresentação, tema abordado pelo bloco, número de componentes, documento que comprove idade superior a 18 anos e possuir um estandarte com o nome do bloco. Durante o desfile, os blocos terão no máximo 25 minutos para percorrer o trajeto. O sorteio para a ordem de desfile foi prorrogado para o dia 21 de fevereiro. Será realizado na Secretaria de Cultura, com a presença de um representante de cada bloco. A comissão julgadora, constituída por cinco membros, dará notas nos quesitos evolução, criatividade e originalidade, e fantasia. Os três blocos melhor classificados receberão um troféu. Haverá ainda entrega de troféus para o bloco mais animado e também para aquele com o maior número de participantes. A apuração do resultado oficial do desfile dos blocos carnavalescos será realizada no dia 6 de março, às 15 horas, no auditório do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, com a presença de um representante de cada bloco. O desfile do bloco campeão será no mesmo dia, antecedendo ao desfile das Escolas de Samba. 

Inscrição Blocos Carnavalescos
Data: até 18 de fevereiro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Secretaria Municipal de Cultura 
– Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 - Centro
Informações: (17) 3202-2310 

A Página da Vida do dia 14 mês fevereiro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 14 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 14 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

Ivan Valente afirma que "Novo Código Florestal levará a novas tragédias ambientais"

 Membro da Comissão Especial da Camara dos Deputados que debateu as mudanças propostas no Código Florestal, o deputado federal Ivan Valente alertou, neste final de semana, para os riscos que a nova versão da legislação trará não apenas para as florestas mas também para a população que hoje vive irregularmente em topos de morros e encostas. Como aconteceu em 2008 em Santa Catarina, parcela considerável da população afetada pelos deslizamentos da última semana no Rio de Janeiro vivia em áreas de risco que podem ser legalizadas caso a nova versão do Código seja aprovada no Plenário da Camara e o Senado. Isso porque, segundo o relatório do deputado Aldo Rebelo, encostas e topos de morros não serão mais considerados áreas de preservação permanente e, portanto, estarão liberadas para construção de habitações. “Ainda não discutimos essa questão de forma objetiva. Há questões climáticas, que entraram na ordem do dia dos países com a Conferência de Copenhague e de Cancun, e questões muito sérias como estas que vemos se repetir ano a ano quando as chuvas aumentam. Liberar construções em áreas como estas não apenas diminuirá a vegetação natural, que aumenta a resistência das encostas, como colocará um número ainda maior de pessoas em risco”, lembrou Ivan Valente. O projeto do novo Código Florestal também reduz a faixa de preservação ambiental nas margens de rios, legalizando áreas como o Jardim Pantanal (zona leste de São Paulo), que ficou mais de dois meses debaixo d’água em 2010 e que sofre novamente com as enchentes. Por fim, o texto retrocede ao permitir que estados e municípios legislem na área ambiental, quando a competência deveria ser da União e somente complementada pelos entes da federação. “Santa Catarina já aprovou um Código Florestal Estadual em desacordo com a legislação nacional em vigor. E mesmo vendo a tragédia se repetir na nossa frente, parece que não nos damos conta de que tudo isso é resultado, em primeiro lugar, das agressões do homem à natureza e, em segundo lugar, das inúmeras ocupações irregulars negligenciadas pelo poder público. Esperamos não depender de mais mortes para barrar esse tipo de política”, criticou o deputado federal do PSOL.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ADDE e seu Distúrbio Emocionais

O mundo é a nossa vasta sementeira e o
 Evangelho é, sem dúvida, o celeiro divino de todos
os cultivadores da terra espiritual do Reino de Deus,
 que a PAZ do Divino Mestre possa
estar em nossos corações.

DISTÚRBIO EMOCIONAIS 

Enquanto nos demoramos encarnados no plano terrestre, um tipo de impaciência existe, sutil, capaz de arrastar-nos aos piores distúrbios emotivos: a revolta contra nós mesmos.
Acolhemos receios infundados, em torno de opiniões que formulem de nós, seja por deformidades físicas, frustrações orgânicas, conflitos psicológicos ou empeços sociais de que sejamos portadores, e adotamos o medo por norma de ação, no exagerado apreço a nós mesmos, e dessa inquietação sistemática comumente se deriva um desgosto contínuo contra as forças vivas que nos entretecem o veículo de manifestação.
E tanto espancamos mentalmente esses recursos que acabamos neuróticos, fatigados, enfermos ou obsessos, escorregando mecanicamente para a calha da desencarnação prematura. Tudo por falta de paciência com as nossas provações ou com os nossos defeitos. Decerto, ninguém nasce no corpo físico para louvar as deficiências que carrega ou ampliá-las, mas é preciso aceitar-nos como somos e fazer o melhor de nós. Desinibirão construtiva. Compreensão do aprendizado que se tem pela frente. Acolher o instrumento físico de que o Alto Comando da Vida nos considera necessitados, tanto para resgatar culpas do pretérito na esfera individual, quanto para a consecução de empresas endereçadas ao benefício coletivo, e realizar todo o bem que pudermos.
O corpo carnal de que dispões ou a paisagem doméstico-social em que te situas, representam em si o utensílio certo e o lugar justo, indispensáveis à provação regeneradora ou à missão específica a que te deves afeiçoar. Por isso mesmo, o ponto nevrálgico da existência é o teste difícil que te exercita a resistência moral, temperando-te o caráter, no rumo do serviço maior do futuro.
Nossas perturbações emocionais quase sempre decorrem da nossa relutância em aceitar alguns dos aspectos menos agradáveis, conquanto passageiros da nossa vida. Saibamos, pois, rentear com eles honestamente, corajosamente. Nada de subterfúgios. Temos um corpo defeituoso ou estamos em posição vulnerável à crítica? Seja assim.
Contrariamente a isso, porém, reflitamos que ninguém está órfão da Bondade de Deus e, confiando-nos a Deus, procuremos concretizar tudo de bom ou de belo, no círculo de trabalho que se nos atribui.
Por outro lado, vale observar que reconhecer a existência do erro ou do desajuste em nós é sinal de melhoria e progresso. Os espíritos embutidos na inércia não enxergam as próprias necessidades morais. Acomodam-se à suposta satisfação dos sentidos em que se lhes anestesia a consciência, até que a dor os desperte, a fim de que retomem o esforço que lhes compete na jornada de evolução e aprimoramento.
Agradeçamos, desse modo, a luz espiritual de que já dispomos para analisar a nossa personalidade e, abraçando as tarefas de equilíbrio ou reequilíbrio que nos compete efetuar no próprio espírito, enfrentemos os nossos obstáculos com paciência e serenidade, na certeza de que podemos solucionar todos os problemas na oficina do serviço com a bênção de Deus.

(Xavier, Francisco Cândido. Do Livro: Alma 
e Coração.  Ditado pelo Espírito Emmanuel).



VISITE O SITE DA ADDE

WWW.ADDE.ORG.BR

Amarilis Pazini Aires e seu PÉTALAS DE AMOR


Junto sob os dedos as pétalas
e ao toque sinto a maciez sedosa,
como um carinho pele à pele, estremeço
igual ao vento eriçando a rosa.

Componho a nossa canção de amor
dedilhando as notas com emoção,
declamo os versos com ardor
e a alma chora, aliviando o coração.

A lua nova a se renovar
e o céu infinito a cintilar,
olho bem alto e choro a dor
do tempo que carregou o nosso amor.

Esta bela imagem e este belíssimo texto foram extraidos do blog na edição de hoje da minha querida e conterrânea amiga de infância Maria ou Lurdinha como simplesmente a chamava.
Confira seu lindo blog dando um clique no titulo abaixo: