domingo, 14 de fevereiro de 2010

Entrevista da Angela Chagas, segundo lugar no PRIMEIRO FESTIVAL DE PRIMAVERA NO CAFÉ DAS LETRAS

Angela Maria Chagas Araújo

Eu sou Angela Maria Chagas Araújo, funcionária publica aposentada, carioca e há 16 anos moradora de Niterói-RJ "Cidade Sorriso”. Reconhecida como a melhor em qualidade de vida.
Sou separada, tenho um casal de filhos que amo, e um cachorrinho lindo que foi me conquistando aos pouquinhos o “danadinho”...!
Estou em constante busca de aprendizado, com a natureza, com os filhos, com os amigos e principalmente com os livros e por isso, quando posso, leio sobre muitas coisas, inclusive sobre religiões.

Quando e como começou a carreira de escritora?
Desde pequena sempre gostei de escrever, sobre tudo o que sentia, mas por incrível que pareça a primeira poesia foi há quinze anos, quando o meu irmão caçula passava por sérios problemas de saúde.
E pela internet o contato com a escrita foi em 2006, quando comecei a participar de algumas comunidades.

Quais foram suas influências no início? E hoje, quem te influencia?
Tenho uma profunda admiração pelos poetas: Clarice Lispector, Cecília Meireles, Cora Coralina, Flor Bela Espanca, Murilo Mendes, Oswald de Andrade, Cruz e Sousa entre outros. Mas sou apaixonada pelas obras de Fernando Pessoa, que me influencia até hoje.
Costumo dizer uma frase:Quando a vida me trouxe a aflição, ressuscitou em mim a poesia
Retirando-me a agonia, alegrando o meu coração.

Como você vê a literatura da internet?
Vejo como uma ação de formação que procura atrelar o universo da literatura com o das novas tecnologias, com o objetivo de divulgar o que na Internet estão guardadas em bibliotecas virtuais, grandes obras-primas da literatura. A internet queira ou não, é uma realidade para a literatura, sobretudo a fértil literatura que vem surgindo do teclado de novos escritores, muitos dos quais talentosos e com bom domínio da escrita e que, por varias razões não se aventuram pelo mercado editorial tradicional.

Qual o tema mais abordado em seus trabalhos?
Escrevo sobre vários temas, não há um tema principal no qual eu me dedique.Depende do momento em que eu escrevo, do lugar e também de como estou me sentindo.

O que está lendo no momento?
Clarice Lispector – Água Viva- li há um mês atrás.

Uma leitura que você recomenda.
Eu recomendo Clarice Lispector – a meu ver a escrita de Clarice, situa-se numa confluência de paradigmas, ou seja, por sua perspectiva estilista pessoal cria-se um entrelaçamento entre a realidade e a realidade adivinhada. Clarice produz uma poética que lhe é própria em seus escritos. E em Água Viva percebe-se um denso e lindo poema em prosa.

Tem trabalhos publicados? Quais são eles?
Sim tenho algumas poesias... São elas:
1.Um Novo Clarão
2. Soneto Para Dorival
3. Oceano De prazer
4. Mãos
5. Poesia À Flor Da Pele

Fale sobre o seu processo de criação, como ele acontece? Quais seus projetos para o futuro?
A poesia em mim às vezes me surpreende, pois nem sempre ela nasce em lugares muito propícios. No inicio eu ficava meio perdida, mas hoje procuro andar prevenida, carrego sempre papel e caneta onde quer que eu vá e me coloco a sua disposição. Quando era bem menina, quase não falava, mesmo que algo me incomodasse muito não colocava pra fora, engolia tudo inclusive as alegrias... Sempre gostei muito de ler e escrever, às vezes eu fazia um resumo das leituras que fazia e isso era um jeito de conversar comigo mesma, então comecei a escrever também tudo o que sentia e daí foi nascendo as minhas poesias. Houve um período em que parei de escrever, pois comecei a trabalhar muito cedo aos 12 anos e já não sobrava mais tempo para as leituras e também para as poesias. Mas a vida às vezes nos reserva muitas surpresas não é mesmo? E quando um dos meus irmãos passava por um momento muito depressivo, escrevi uma poesia intitulada “Sinfonia da Natureza” e lhe dei de presente. Em relação a minha criação, devo dizer que ela chega às vezes de repente, conversando com alguém, ouvindo uma música, uma frase, um olhar, um sorriso recebido, apreciando o sol, a chuva, o vento, o luar, o mar... Enfim, a natureza com certeza me seduz, às vezes estou no ônibus, na barca, depende muito, às vezes ela surge apenas observando uma pessoa como um sopro, com dores e também alegrias. Tenho muitos projetos em mente e um deles é escrever um livro solo, mas isso é para o futuro, deixemos acontecer... Por enquanto continuo participando das comunidades na Internet.

Um Sonho
Ver meus filhos bem encaminhados na vida, acreditando que sonhar vale à pena, mas saber arriscar e ter responsabilidade no objetivo escolhido é o melhor processo da vida.

Uma realização alcançada
Tenho várias: Uma família abençoada graças a Deus, amigos sinceros no virtual que se tornaram reais e a minha primeira participação em uma antologia em 2009.

Um arrependimento
Nenhum, mesmo porque sou humana e passível de erro mesmo quando quero acertar.

Você acha que o escritor é valorizado no Brasil? Por quê?
Bem, penso que a valorização vai depende de como o escritor é conhecido, e da importância de suas obras, ou seja, de que maneira ele colabora com a cultura brasileira, e de como está sendo entendido por seus leitores.

Atualmente, quais os entraves para publicação de um trabalho literário?
Acredito que o entrave principal para a publicação de um trabalho literário é o financeiro, tendo em vista que um escritor iniciante tem que custear a sua própria edição e ir à luta para divulgar o seu trabalho.

Considera seu trabalho pronto, ou ainda falta alguma coisa? O que?
Nossa, falta muita coisa ainda... Estou só começando, aprendendo com os grandes poetas, lendo, estudando com os grandes mestres... O que falta? Ah... Melhorar sempre!

Para você, qual a importância de ter participado do nosso festival, e sobre tudo ter sido uma das vencedoras?
Ter participado deste festival foi uma grande honra, pois tenho muito apreço por essa comunidade e pela pessoa que organizou esse evento. E ser uma das vencedoras foi uma enorme surpresa, já que tive a satisfação em compartilhar com poetas maravilhosos pelos quais tenho uma grande admiração.

Se te fosse dada a tarefa de escrever um livro, que seria distribuído em todas as escolas e universidades do mundo, para todos os alunos, com a intenção de ensinar às crianças e aos jovens o cantinho da felicidade, que tema você escolheria? Qual seria a mensagem central do seu livro?
A minha mensagem seria sobre a auto-aceitação e aceitação do outro, pois somos pessoas com idéias diferentes.

Niterói, 07 de fevereiro de 2010.

Angela Chagas



Agradeço à escritora pela delicadeza em nos proporcionar conhecer um pouco mais de si e de seu trabalho. Um grande abraço, e sucesso!

Monica San
Organizadora do Festival


6 comentários:

Marô disse...

Parabéns Angela!!!valeu!!!

riccardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
riccardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
riccardo disse...

Lindaaaaaaaaaaaa! Sucesso!!! bjsss anna!!

Távio. disse...

ahhhhhhhhhhh que linda!!! muito bem!! to super orgulhoso!!! parabens!!! beijosss otavio!

Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza2 disse...

À querida Monica San., amiga do velho Orkut, hoje ao passear pela blogosfera encontro as duas queridas, vc Mônica, e a antiga parceira de Orkut Angela Chagas uma poetisa das boas. Ontm postei em meu blog um poema em parceria, que coincidência encontrar o blog dessas meninas.
gostaria de recebera visita de vcs em meus humildes blog's.
Bjs meninas!

https://experimentalailabrito.blogspot.com.br/

https://afetocolorido.blogspot.com.br/

https://pensandoempoesia.blogspot.com.br/ (Neste está o poema da parceria)

https://veioparaficar.blogspot.com.br/

http://aparaibaesuasbelezas.blogspot.com.br