sábado, 16 de fevereiro de 2008

As touradas de Guerino



As touradas e as montarias de cavalos nos remetem a tempos que não existem mais, hoje é tudo na base do sensacionalismo ou locução de narradores de rodeio, onde o espetáculo se torna auditivo e não visual, mas nos bons tempos dos anos 60 de Marapoama a disputa era acirrada, quem tinha coragem montava em pelo mesmo, nos cavalos e também nos bois bravos , tínhamos como referências Asa Branca e O Menino de Ouro (barbeiro caipira de Catanduva) que se tornou o Peão de Ouro, estes com as suas esporas cravadas, tiravam do animal toda a sua bravura e as touradas de Guerino ganhavam mais emoções. O boi Fumaça esse derrotou tanto peão e muitos metidos a monta-lo que ficou muito famoso e o premio quem parasse em cima de seu lombo era em peso de ouro . O curioso das touradas era sua localização , um pequeno espaço cedido de fundo com a casa do Seu Augusto Dellalibera , e muito pro´ximo do campo de futebol do Marapoama Esporte Clube e ao lado da casa do Seu Manoel Saboneiro, aquele que era dono do tratorzinho Ford, o mais criticado da região e dos Marapoamenses, que só pegava no tranco e não conseguia nem erguer os dois arados e para tombar terra sómente fazia riscos no chão. Temos também um dos componentes da organização o toureiro Tião que juntamente com Guerino , mais Asa Branca e O Menino de Ouro eram espetáculo garantido na certa. O que Guerino gostava mesmo era da hospitalidade para com a sua equipe e o Seu Angelim Saboneiro e mais a sua esposa D. Cecilia com seus temperos espanhois e os quartos bem distribuídos parecendo uma pensão, criava o aconchego que todo peão deseja, tanto que Marapoama era sempre um ponto estratégico de suas touradas, os seus espetáculo vinham duplas sertanejas tal como: Liu e Léo , Zé Fortuna e Pitangueira , Vieira e Vieirinha, Caçula e Marinheiro, Pedro Bento e Zé da Estrada, Canário e Passarinho, Zico e Zeca e outros, e a que não podia faltar de jeito nenhum Cascatinha e Inhana.
A maior tristeza do Marapoamense era quando o espetáculo tinha que ser montado em outra cidade , tudo porque a nossa querida e pequena cidade trazia um pouco da cultura espanhola pelas touradas de Madri e na revelação das grandes duplas sertanejas e também no tradicional caipirismo das nossas raízes musicais.

Uma amiga do Paraná mandou essa para A Página






















Minha amiga Cintia/Valter de Congonhinhas – Paraná enviou a dias atrás esta mensagem , somente agora a oportunidade de soltar veio a calhar. Grato Cintia pelas Msns !!!

Amodoro-te


Esta mensagem foi enviada para a página da vida por Imaculada Conceição de Mello residente em Passos – Minas Gerais. Nossos agradecimentos.!!!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Aniversário de D. Nilce Trondolli Callegari























D. Nilce num lance extraído da foto de casamento do grande piloto e poeta , autor do livro “Um amor e dois destinos “ Walter José Caretta.

Hoje com certeza terá festa no salão , tudo por que a D. Nilce Trondolli Callegari completa mais um ano em sua linda existência, ela que nasceu no dia 07 de fevereiro filha de Catarina Mello e Toríbio Trondolli e foi registrada no dia 15, portanto por convenção aniversaria hoje , tudo porque seu pai demorou uma semana para efetuar o seu registro, teve uma adolescência plena nas terras de Catanduva_SP, e conheceu o seu grande amor no baile na Caputira, com um rapaz todo vestido a rigor por nome de Vilmo Luiz Callegari (in memorium), este que veio de Elisiário com mais dois amigos a esse baile. Flechada pelo cúpido casou-se aos 17 anos e constituiu uma linda família , inclusive todos seus filhos foram amigos meus de infância e adolescência. O detalhe mais curioso na vida desta mulher é que sempre esteve ligada a música e a dança , quando eu era adolescente adorava ficar ouvindo as musicas de Roberto Carlos em sua casa, ela tinha vários elepês daquele jovem interprete que encantava a nossa alma com as suas canções e na parte da dança Marapoama foi palco de bailes extraordinários e explêndidos, assim que começava as seleções musicais o primeiro casal a desfilar e a deslizar pela pista e contagiar a todos com os seus sorrisos eram Vilmo e Nice. Na página da vida com muitas saudades daquele tempo, este que deseja um feliz aniversário e muitas congratulações.

Você não é..........mas é 100%


VOCÊ NÃO É TV, MAS TEM 100% DA MINHA AUDIENCIA.
VOCÊ NÃO É PIZZA, MAS É MASSA.
VOCÊ NÃO É PALITO, MAS É GENTE FINA.
VOCÊ NÃO É MACACO, MAS QUEBRA UM GALHO.
VOCÊ NÃO É PROMOÇÃO, MAS É UM BARATO.
VOCÊ NÃO É REVISTA, MAS ESTOU CONTIGO.
VOCÊ NÃO É CARDIOLOGISTA, MAS MEXE COM MEU CORAÇÃO.
VOCÊ NÃO É CALCULADORA, MAS TIRA UMA DUVIDA.
VOCÊ NÃO É TOMADA, MAS É CHOCANTE.
VOCÊ NÃO É AVE-MARIA, MAS É CHEIA DE GRAÇA.EM FIM.
VOCÊ NÃO É DEUS. MAS É A NUMERO "1".

" dizia um sábio chinês; que a fortuna de um homem é
calculada pela quantidade de amigos que ele tem.”
obrigado por fazer parte da minha fortuna !!!

texto enviado a esta pagina por Cintia/Valter, minha
querida amiga de Congonhinhas, estado do Paraná.

Amodoro-te


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O pedágio mais caro do país



A placa indica a velocidade que deve ser aplicada na rodovia Antonio Bernardo, quanta desonra a memória ao pai de meu amigo em tempos de Dia e Noite na área comercial Antonio Bernardo

Domingo dia 10 deste mês quando retornava do Sitio da Baixada Seca para minha cidade de São José do Rio Preto-SP, tinha varias opções de trajetos mas a que escolhi foi passar por Elisiário e deixar umas pitáias para minha querida e linda parente Margarida , e também passar na Fonte Jorrante das Thermas de Ibirá aquela que é hoje sem sombra de dúvidas a melhor água do mundo, só que não sei quem inventou um pedágio logo próximo a cidade de Elisiário cobrando uma taxa de 1,50 , o estranho que assim que você sai da guarita e entra a direita sentido as Thermas não existe uma estrada, e sim um monte de buracos onde o melhor caminho é um outro caminho ao lado daquela que foi um dia uma pista só que de terra, se chover ali coitado do motorista menos avisado, a suspensão do veiculo é a primeira que vai embora, então por um trecho de apenas 9 kilometros por uma estrada que não existe, cheguei a conclusão óbvia e ululante comparando a outras taxas e custo benefício que temos ali o pedágio mais caro do Brasil.

No Dia da amizade um exemplo de amigo
























Nesta foto o Zé esta meio alterado... Tudo por causa de uma Caninana que quase estragou sua pescaria as margens do Rio Tietê.

Tenho um amigo desde o tempo do Grupo Escolar Prof. Bento Siqueira, com este amigo tiramos diploma juntos, na juventude cantamos juntos no banco do jardim de Marapoama-SP, fomos em um monte de bailes (arrasta-pés) no Barro Preto e Palmeirinha juntos, quis o destino distanciarmos um pouco, fui para São Paulo e perdemos o contato, vindo posteriormente em 1976 para São José do Rio Preto-SP, olha quem encontro como dono de um bar chamado Kibacana , em pleno centro da cidade em uma ótima localização, ele e seu irmão que é o Maximo, hoje este amigo esta bem próximo de mim, mora no bairro do Jaguaré, bairro ligado ao meu Bosque da Felicidade e toda a semana se encontramos e a nossa maior alegria é relembrarmos as peripécias do passado, e agora também de planejarmos pesca no mês de março. Este amigo e querido conselheiro, simplesmente se chama Zé.

Amodoro-te


Esta é uma mensagem de meu querido amigo José Carlos Pereira Neto da matéria acima

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Um recado para mim no Cemitério de Elisiário



Dia 19 de janeiro deste ano, fui documentar em fotografia as lápides, túmulos no cemitério de Elisiário , mas o que me chamou mesmo atenção foi a desta, uma placa de ferro com o nome e datas vazados e fixados em uma cruz com simbologia e rococós de outro século, seu nome Francisca Lopes que nasceu em 1898, e que se estive entre nós completaria hoje 110 anos, e que partiu em 07/04/1933 ou seja com apenas 35 anos, eu que nasci em 1950 é claro que não a conheci , mas fiz as minhas observações e tentei comparar com as que conheci.
Primeiramente poderiam te chamar carinhosamente de Chica, ou de Chiquita, ou também de Chiquinha, como a minha primeira amiguinha e vizinha em Marapoama nos anos em que éramos coleguinhas de escola, posteriormente surgiu mais uma na minha mocidade, inclusive até com um graú parentesco distante que sua beleza era um explendor em minha mente, faço essas considerações para saber como estão as Franciscas, aquelas que nas minhas recordações não sairão jamais.

Hoje , aniversário de Julio Cesar Ribeiro Herreira



O caçula do Waldomiro e minha mana Danice Ribeiro Herreira hoje completa mais um ano e é motivos de muitas felicidades, uma vez que já tem a sua família constituída, sua esposa Giorgia Miqueluti Herreira que fez niver a 31 dias atrás e também a sua filhinha Laura que fará seu aniversário o mês que vem , motivo de muito júbilo e alegria para os seus avós. Querido sobrinho meus parabéns juntamente com a nossa querida cidade de Cedral-SP, porque tu és um prestador de serviços como funcionário da Nossa Caixa, e com certeza muita gente lhe dará os parabéns.

Aniversário do Nêne no Jarinu



Hoje na chácara “Recanto do Jeito Keu Gosto” é desse jeito mesmo que esta na placa da entrada esta em festa , somente porque o dono e tudo na chácara esta aniversariando e completando redondinho os seus 60 anos , ele que é esposo de Izildinha Batista Vio (foto) e vivem na cidade de melhor clima do Brasil, ele que nós chamamos carinhosamente de Nêne é um ser especial que o Altíssimo colocou em nosso caminho, e que sempre que der uma oportunidade estaremos fazendo da sua moradia nosso porto seguro, querido amigo meus parabéns pelo seu dia .
Em Atibaia muitas saudades
Cidade de Atibaia é próxima de Jarinu aproximadamente uns 20 kilometros, e de lá temos uma referencia de mulher que lutou muito pela sua cidade e pela sua familia, ela é Carmém Sander (in memorium) que se estivesse entre nós completaria hoje 101 anos, partiu em 1984 e deixou muitas saudades principalmente a sua familia e seu esposo o nosso bom e querido advogado Dr. Jacintho Silveira .

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O álcool mais caro do Estado de SP está em Marapoama...



No posto que abasteço em Rio Preto, acima de 20 litros você ainda ganha uma lavagem externa e rápida... Espero que o posto de Marapoama comece a aprender algumas lições...

Sabado 09/02, passei por Marapoama cidade que poderia se chamar Canapuama, com uma chuva intermitente desde Urupês, sem chance alguma de fazer as fotos dos lindos jardins de minha cidade natal, coisa que muita gente vem me cobrando, deixei para abastecer o veiculo ali achando que com varias usinas de processamento de cana, que o álcool estivesse mais barato que em São José do Rio Preto – SP, ledo engano, o álcool aqui o seu preço esta despencando já querendo chegar na casa dos 0,99 centavos, e lá por incrível que pareça paguei o litro a 1,32, fiquei atônito e não sabia que decisão tomava na quantidade no abastecimento , pois a minha proposta era de encher o tanque, recobrado o susto disse ao frentista coloque apenas 15 litros, e sai dali sem entender como uma região que produz e esmaga tanta cana para o álcool, tenha um preço tão aviltante e escorchante.

Amodoro-te


Mensagem enviada para este Blog por Cecel Mioni

É tempo de pitáias!


Domingo estive no Sítio da Baixada Seca em seu pomar que é um paraíso na terra, fiquei deslumbrado com as pitáias , fruta mais linda que conheci depois da pindaíba , sua polpa branquíssima e com pontinhos escuros e bem acentuados e com um sabor inconfundível, farei algumas experiências com sorvetes de sabores diversos, vou te dar uma dica,procure em seu mercado, só que já aviso ela tem um preço bem salgado, mas vale a pena conhecer . Confira!!!


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Hoje é dia da Heroína do Ceará



Na foto, casa onde nossa heroína nasceu e ao lado a cela do forte de Nossa . Senhora da Assunção onde ela ficou presa tem uma lápide escrita: "Aqui gemeu longos dias de vida D. Bárbara de Alencar, vítima da tirania do Governador Sampaio”



No dia 11/02/1760, nascia na fazenda caiçára em Exu-PE, Bárbara Pereira de Alencar filha de Joaquim Pereira de Alencar e Teodora. Ninguém esperava era que esta entraria para a história, transformando-se numa grande revolucionária contra o Império e o domínio português no Brasil. Bárbara de Alencar ficou conhecida como a Heroína do Ceará por ter sido a principal líder do movimento que culminou com a implantação da república na Vila do Crato em 1817. Após seu casamento mudou-se de Exu para o Crato, onde já viúva e aos 60 anos abraçou esta causa republicana juntamente com seus filhos e parentes o que lhe custou muito caro. Foi perseguida, presa e maltratada, mas nunca desistiu de seus ideais de liberdade. Num período em vigorava a escravidão, ela libertou todos os seus escravos chamando a atenção de todos, pois era primeira mulher republicana e também a primeira mulher a ser presa no Brasil. No Crato_Ceará uma das principais ruas da cidade tem o seu nome ,vários estabecimentos comerciais e em Exu-PE tem rua e o nome do principal colégio também traz seu nome, O nosso “O Rei do Baião”, Luiz Gonzaga por exemplo é neto de Josè Moreira Franca de Alencar, inclusive temos muitos patriotas vindo da linhaguem desta mulher, que falaremos futuramente.Fantástica odisséia encerra a vida dessa mulher extraordinária, que sendo mãe, soube ser heroína, sendo mulher, soube vencer os preconceitos da época.
(Esta matéria houve colaboração especial de nosso amigo cordelista Juarez Alencar Pereira)

Rodrigo em mais um aniversário



Hoje além de estar em férias merecidas, nosso amigo Rodrigo faz mais um aniversário, ele que é um do gerentes mais bem querido do BB-Mirassol, com apenas uma semana de férias , o seu pessoal já esta com uma saudade tremenda, tudo porque o ano novo esta começando praticamente agora na área que é mais especializado que é a do setor dos empresários. Na foto Rodrigo com Julio este que também será pai novamente dentro de poucos dias.
DE ONTEM
Se estivesse entre nós Mário Beltramini teria completado ontem 45 anos, ele casado com Cassia Regina Prado hoje também Beltramini, pai do pequeno Gabriel Beltramini residentes na cidade de Atibaia, sua partida deu-se em 05/11/2007 e hoje descansa aguardando o Juízo Final no Cemitério São João Batista da mesma cidade.

Amodoro-te




Esta linda mensagem acima foi enviada para a página por nossa querida amiga paulistana Débora Bueno, a filha de Toninha e Luiz.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Febre amarela a nossa preocupação do momento


A confirmação da morte de dois macacos por febre amarela na região lotou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Rio Preto no primeiro dia de vacinação em massa contra a doença. Em apenas quatro horas foram imunizadas 938 pessoas em apenas oito das 23 UBSs do município, segundo levantamento de um jornal local. A Secretaria de Saúde de Rio Preto recebeu ontem mais 10 mil doses de vacinas, que foram somadas às 3.060 doses que haviam em estoque. O secretário da pasta, Arnaldo Almendros Mello, estima que esta quantia seja suficiente até o início da semana que vem. “Ainda há 100 mil pessoas que precisam ser imunizadas.” Almendros solicitou à Secretaria Estadual de Saúde mais 35 mil doses de vacina para serem aplicadas ainda nesta semana. “Caso as vacinas sejam liberadas, abriremos ao menos seis UBSs aos sábados para facilitar a imunização aos trabalhadores e desafogar as unidades de saúde.” Segundo o secretário, a previsão é que, caso o Estado libere os imunizantes, este esquema funcione nos próximos três finais de semana.

No nosso Postinho do Jaguaré


Na Policlínica do Jaguaré o movimento também foi grande. Em uma hora, já haviam sido aplicadas cem doses de vacinas e 30 senhas já tinham sido distribuídas. A dona-de-casa Cleusa Casagrande Santos, 53 anos, esperou por mais de meia hora para ser vacinada. “Achei que não teria tanta gente.” Segundo a enfermeira responsável pelo setor de vacinação, Danielle Dantas Marques, a procura pela vacina aumentou 80%.RegiãoA expectativa da Secretaria Estadual de Saúde era vacinar até ontem 50 mil pessoas nas 13 cidades consideradas áreas de risco. Integram esta lista as cidades de Adolfo, Bady Bassitt, Cedral, Ibirá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Nova Aliança, Potirendaba, Ubarana. Ontem passei no postinho do Jaguaré para levar um casal de idosos e aproveitei e fiz fotos das pessoas tomando vacinas e senti que a luta das nossas regionais de saúde será muito aguerrida.

Amodoro-te


Esta mensagem foi enviada pela minha amiga Cecel Mioni, e sua autoria é de ( Michelle Patrícia Costa-terceiro ano do ciclo ll-Escola Waldemar Ramos )