sábado, 11 de fevereiro de 2012

Selo celebra descoberta e exploração do pré-sal


Os Correios lançaram no dia 17 de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), um selo de emissão especial, de tiragem limitada com 300 mil exemplares, que homenageia o descobrimento, a produção e a nova realidade criada no Brasil com o Pré-Sal. 
O selo representa o Campo de Lula, que é originário da acumulação de Tupi, e localizado na Bacia de Santos. Ao centro, o navio-plataforma de produção petrolífera da Petrobras, que encontra-se ancorado e o duto que vai da plataforma até o fundo do oceano, chamado “riser”. Abaixo do navio, é possível observar as águas ultraprofundas da Bacia de Santos, a Camada Pós-Sal, a Camada de Sal e, por fim, a Camada Pré-Sal, onde se encontra o petróleo a ser extraído. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.
O selo tem valor facial de 1º Porte Carta Comercial, atualmente R$ 1,10 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


HISTÓRICO
A Petrobras comemorou, no final de 2010, o início da produção em escala comercial nos campos do Pré-Sal, uma descoberta muito promissora para o País. Nos próximos anos, o Pré-Sal vai gerar inúmeras oportunidades em toda a cadeia produtiva e em diversos segmentos da indústria de bens e serviços.
A perspectiva é de uma grande demanda por mão-de-obra, peças, equipamentos e uma série de componentes da infraestrutura e da logística necessárias à produção, processamento, transporte, refino e distribuição do petróleo e do gás natural do Pré-Sal.
O projeto-piloto do campo de Lula (originário da acumulação de Tupi), na Bacia de Santos, está sendo produzido pelo navio de produção Cidade de Angra dos Reis, instalado no final de 2010. Esse navio-plataforma está ancorado a cerca de 300 km da costa, sobre 2.149 metros de lâmina d’água.
Assim, como outros navios de produção utilizados nos Testes de Longa Duração do Pré-Sal da Bacia de Santos, o Piloto de Lula colhe informações de reservatório e de produção fundamentais para a concepção das demais unidades produtivas do Pré-Sal.
Hoje, já são extraídos cerca de 100 mil barris por dia (bpd) de óleo no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos e na área do Pré-Sal da Bacia de Campos, ambas no litoral sudeste do país. A expectativa é que, em 2020, seja atingida a produção de 2 milhões de barris de óleo leve, de boa qualidade. Além disso, as reservas brasileiras de petróleo e gás natural deverão ser duplicadas.
O grande laboratório para a Petrobras alcançar a excelência tecnológica que possibilitou descobrir e produzir petróleo no Pré-Sal foi a Bacia de Campos, atualmente responsável pela maior parte do petróleo produzido no Brasil. Graças à atuação nas águas profundas dessa bacia, a Petrobras conquistou, por duas vezes, o prêmio da Offshore Technology Conference, o chamado Oscar da indústria de petróleo.
Se na Bacia de Campos a empresa se especializou nos chamados reservatórios arenosos de petróleo, agora no Pré-Sal trabalha-se, também, com carbonatos microbiais, e um novo desafio está sendo vencido.
Para atravessar a camada de sal, que chega a 2.000 metros de espessura, e devido à natureza do sal, que pode se movimentar e prejudicar a perfuração ou obstruir o poço, novas metodologias de projeto de construção de poços e diferentes materiais foram aplicados. Isso antes de atingir os cerca de 6.000 metros de profundidade onde está localizado o reservatório, abaixo do sal.
Essas são algumas das situações que proporcionaram à Petrobras, novamente, oportunidades para vencer barreiras tecnológicas, colocando o Brasil em destaque na história recente da indústria de energia mundial e, mais uma vez, afirmando seu compromisso com o desenvolvimento brasileiro.

Paróquias realizam leilão de gado em Votuporanga


As Paróquias São Benedito e
Nossa Senhora de Fátima de Votuporanga
 realizam leilão de gado, no dia 12/02, às 10h30.
 No evento serão vendidos refrigerantes, cervejas,
 pasteis, espetinhos e a tradicional caipirinha.
A entrada é franca.
Local: Silo da Coacavo, na
 Rodovia Péricles Beline, saída para Nhandeara.
Mais informações pelo telefone (17) 3421-3003.

Escola de Samba Viva faz ensaio geral


 Neste domingo (12/2), os integrantes da Escola de Samba Viva afinam os instrumentos e acertam o passe durante para o primeiro ensaio geral da escola. Os cerca de 600 participantes se reúnem a partir das 16 horas, na unidade do Projeto Viva, no bairro Eldorado. Este será o primeiro ano que a escola pisa oficialmente na avenida e promete inovar em enredo, samba e alegorias o Carnaval de Rio Preto.
O tema da escola de samba é “Viva sem Drogas”. A escola é formada por moradores de vários bairros da região Norte da cidade que, ano a ano,  vem se fortalecendo em atividades culturais.
A maioria dos participantes, incluindo crianças e pais, integram os trabalhos desenvolvidos nas duas unidades do Projeto Viva, no Eldorado e Dom Lafaiete.  O ensaio geral acontecerá às 16 horas, no Projeto Viva, avenida Nova Granada, s/nº, Eldorado. O projeto Viva é mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto.

Viva Feira vai amanhã (12/2) no Caic e Ipiranga


Aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Esses são os atendimentos de saúde que serão oferecidos neste domingo, (12/2), dentro do projeto Viva Feira, promovido pela Prefeitura de São José do Rio Preto. O atendimento, realizado por profissionais da Secretaria de Saúde, serão realizados gratuitamente das 8 às 11 horas.
 Para os exames não é preciso jejum nem limite de idade. As pessoas que tiverem o resultado dos exames alterados serão orientados a procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de suas casas. Além de levar agentes de saúde nas feiras livres, o projeto padronizou as barracas.
O projeto Viva Feira visa promover a revitalização das feiras-livres  e além da padronização das barracas  visa a eliminação da poluição visual e  tornar as feiras mais funcionais. Cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras estão menos poluídas.
O consumidor que quiser comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda são verdes. Armarinhos e brinquedos são identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, têm lonas na cor vermelha.

Feira-livre do Ipiranga
Data – 12/02/2012 (Domingo)
Horário – 8 às 11 horas
Local - Av. Castro Alves

Feira-livre do Caic 
Data – 12/02/2012 (Domingo)
Horário – 8 às 11 horas
Local - Av. Romano Calil, s/n 

Obras de Revitalização do Complexo Cristo Rei Nelson Silva será entregue neste domingo


O prefeito Valdomiro Lopes irá entregar, neste domingo (12/9), às 9 horas, as obras de revitalização do Complexo Cristo Rei Nelson Silva. O núcleo esportivo passou por uma reforma geral nos campos e vestiários. Foram investidos cerca de R$ 60 mil nas obras.
 O Complexo abriga um campo de futebol, um campo de bocha e um campo de malha. Os campos de bocha e malha foram reformados e ganharam nova pintura. Já o campo de futebol recebeu um novo gramado e os alambrados foram reformados.
 Também foi realizada uma reforma geral no vestiário, que também recebeu nova pintura. O mesmo aconteceu com as arquibancadas dos campos, que foram totalmente recuperadas.

Obras de Revitalização do 
Complexo Cristo Rei Nelson Silva
Data: 12 de fevereiro (domingo)
Horário: 9 horas
Local: Complexo Cristo Rei Nelson Silva –
Rua José Jorge Cury, s/n° - Cristo Rei

A Página da Vida, 11 de fevereiro de 2011


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 11 de fevereiro de 2010


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 11 de fevereiro de 2009


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 11 de fevereiro de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ECO recebe apresentações circenses e FIFA vistoria CTs em São José do Rio Preto



O projeto Circo para Todos vai agitar a ECO - Escola de Competência Deputado Roberto Rollemberg, do Santo Antônio, neste domingo (12/02), a partir das 17h30. Mágicos, palhaços, malabaristas e outros artistas farão apresentações gratuitas para fomentar a cultura circense. A banda Oxigênio vai agitar a tarde com uma apresentação musical marcada por muita alegria e descontração.
Realizado através do ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Guarani e apoio da Prefeitura de Rio Preto, por meio do Fundo Social de Solidariedade e com produção da Fama Produções, o projeto Circo para Todos vai oferecer, a partir do dia 1º de março, aulas gratuitas a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, divididos em duas turmas (manhã e tarde).
Durante três meses, os participantes terão aulas de lira, trapézio, malabares, acrobacia de solo, técnicas de clown (palhaço), tecido, cama elástica, além de aprender truques de mágica. As inscrições se encerraram no dia 31 de janeiro. Foram oferecidas 250 vagas.

Tarde festiva do Projeto Circo Para Todos
Data: 12 de fevereiro de 2012
Horário: a partir das 17h30
Local: ECO – Escola de Competências Dep. Roberto Rollemberg,
rua Geraldo Barbosa de Oliveira, nº 2.901 – Santo Antônio
Informações: (17) 3217-5549

FIFA vistoria CTs em Rio Preto

Representantes do Comitê Paulista e do COL – Comitê Organizador Local da FIFA estarão em Rio Preto neste sábado (11/2), a partir das 12 horas, para realizar as vistorias nos centros de treinamento. O município é um dos candidatos a receber uma seleção de futebol durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. Serão vistoriados o Estádio Anísio Haddad, o Rio Preto Automóvel Clube e o Estádio Benedito Teixeira.
 As vistorias irão fundamentar a relação de 90 centros de treinamento de todo o país. Mais de 40% dos locais selecionados pelo COL como potenciais candidatos a receber uma equipe de futebol estão no Estado de São Paulo. Atualmente, mais de 40 municípios paulistas concorrem a uma indicação como centro de treinamento.
 Além de Rio Preto, as cidades de Mirassol e Franca também receberão os representantes dos comitês neste final de semana. O processo de seleção é dinâmico e segue até o próximo ano. A relação definitiva será divulgada no primeiro semestre de 2013.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia realiza quermesse neste sábado (11/02)


A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia realiza quermesse, no dia 11 de fevereiro, às 20h. No evento haverá frango assado, pastel, cachorro quente, mini pizza e vários tipos de doces, além de brinquedos para toda criançada.
Mais informações pelo telefone 3215-2688.
Local: Rubens Scrignolli, 1015 no bairro Bosque da Felicidade.

Alunos do Núcleo das Artes na Praça Rui Barbosa


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, promove neste sábado (11/01), a partir das 10 horas, na Praça Rui Barbosa, uma apresentação dos alunos de música dos Núcleos Municipais de Arte.
Participam do evento 25 alunos e professores do Núcleo de Artes Roberto Farath, localizado no Jardim Soraya. Serão apresentadas canções de pop rock, MPB e clássica utilizando bateria, violão e instrumentos de sopro.
As pessoas que passarem próximo ao palco da Praça Rui Barbosa poderão conferir a apresentação.

Nível de aprendizado de nossos alunos de 5º ano é superior à média nacional e do estado de São Paulo


Levantamento do Movimento Todos Pela Educação, com base em dados de provas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) como o SAEB, Prova Brasil e IDEB, revelam que o município de São José do Rio Preto tem alunos do 5º ano do ensino fundamental, com nível de aprendizado em português e matemática, acima da média nacional e do Estado de São Paulo.
 Enquanto no Brasil apenas 32,5% das crianças matriculadas no quinto ano do ensino fundamental, incluídas as de redes públicas e particulares, têm o conhecimento mínimo esperado de matemática, em Rio Preto, a taxa em 2009, foi de 54,8%. Em 2007, era 42,1%, o que demonstra a evolução no nível de desenvolvimento da educação no município.
 No que se refere à disciplina de língua portuguesa, o índice rio-pretense também é positivo. A média nacional é de 34,2% enquanto em Rio Preto é de 54,8%, índice superior à média do estado de São Paulo, que é de 45,6% e também das capitais brasileiras.
 O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, fundado em 2006, que tem como missão contribuir para a garantia do direito de todas as crianças e jovens a Educação Básica de qualidade no Brasil. A ONG, em parceria com o poder público, estipulou cinco metas que devem ser cumpridas até 2022, entre elas estão garantir escola para crianças e jovens, além de ampliar investimentos na área da Educação.
 No cumprimento das metas, o município de Rio Preto se sobressai, principalmente na área de matemática. A meta para 2009 era de 42%, índice já atingido pelo município em 2007. Os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental já atingiram inclusive a meta proposta para 2013, que é de 53,8%.
 Somente na rede municipal são 3.473 mil alunos no quinto ano do Ensino Fundamental.
 Para a secretária de Educação de Rio Preto, Telma Vieira, o aumento gradativo no nível de aprendizado dos estudantes  reflete os constantes investimentos da Prefeitura no setor da educação, com ações como a qualificação permanente do professores, a inserção do projeto Ler e Escrever que estimula a leitura e redação e à aprimoramento do conteúdo debatido em sala de aula.
 Somente neste ano, para servir de exemplo, a Prefeitura já disponibilizou à população 5 novas escolas de ensino fundamental. Ainda neste semestre, outra escola de ensino fundamental deverá ser colocada em funcionamento.

Hoje tem escolha de Rei e Rainha do Carnaval


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nesta sexta-feira (10/01), a partir das 20 horas, no Auditório do Centro de Educação, Cultura e Artes – Swift, o concurso para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2012.
O grupo de samba Trem das Onze, de Rio Preto, será o responsável por embalar o desfile dos candidatos. Em seguida, durante a contagem dos pontos, o grupo realizará um show. No repertório estão sucessos desde Adoniran Barboza a Zeca Pagodinho, além de canções próprias do primeiro DVD, “Sonhos”, lançado em outubro do ano passado.
O Auditório da Swift receberá toda uma estrutura para a realização do evento, com palco, passarela, cadeiras para o público, som e iluminação decorativa, que deixarão o espaço ainda mais bonito.
Participam do concurso 11 candidatas a Rainha e oito a Rei Momo. Além destes, serão escolhidas ainda duas Princesas. A comissão julgadora, composta por 10 jurados selecionados pela Secretaria de Cultura, avaliará o samba no pé, simpatia e carisma dos candidatos.
Para os vencedores, será distribuído um cachê de participação. O Rei Momo e a Rainha receberão R$ 2 mil cada; a primeira Princesa R$ 700 e a segunda Princesa R$ 500. Todos participarão da festa do Carnaval 2012, representando a cidade durante os shows e no desfile.

Vanessa Sigiane da Mata Ferreira ou VANESSA DA MATA, a voz mais lindíssima do Brasil



Vanessa Sigiane da Mata Ferreira (Alto Garças, 10 de fevereiro de 1976) é uma cantora e compositora brasileira. Lançou quatro álbuns e um CD/DVD ao Vivo, este último gravado em Paraty (RJ). Entre os grandes sucessos de sua discografia estão "Não me deixe só", "Ai, Ai, Ai", "Boa Sorte/Good Luck", "Baú", "Amado" e mais recentemente "O Tal Casal".
Infância e inspiração musical
Vanessa da Mata nasceu em 10 de fevereiro de 1976, em Alto Garças, Mato Grosso, uma pequena cidade a 400 quilômetros de Cuiabá, cercada de rios e cachoeiras. Possui ascendência, através da avó materna, de índios Xavantes.
Ouviu de tudo na infância. De Luiz Gonzaga a Tom Jobim, de Milton Nascimento a Orlando Silva. Ouviu também ritmos regionais, como o carimbó, dos discos trazidos das viagens de um tio à Amazônia. Ouviu samba, música caipira e até música brega italiana, sons que chegavam pelas ondas da rádio AM.
Adolescência: momento de independência
Em 1990, aos 14 anos, Vanessa se mudou para Uberlândia, em Minas Gerais, cidade a mil e duzentos quilômetros de distância de Alto Garças. Foi para lá sozinha, morar em um pensionato: se preparava, então, para prestar vestibular em medicina. Mas já sabia o queria: cantar. Aos 15, começou a se apresentar em bares locais.
Em 1992, foi para São Paulo, onde começou a cantar na Shalla-Ball, uma banda feminina de reggae. Três anos depois, com 19 anos, excursionou com a banda jamaicana Black Uhuru. Em seguida, fez parte do grupo de ritmos regionais Mafuá. Neste período, ainda dividia seu tempo entre as carreiras de jogadora de basquete e de modelo.
Vida adulta e começo da fama
Em 1997, com 21 anos, conheceu Chico César: com ele, compôs "A força que nunca seca". A música foi gravada por Maria Bethânia, que a colocou como título de seu disco de 1999. A gravação concorreu ao Grammy Latino e também foi gravada no CD de Chico, "Mama Mundi". O Brasil descobria uma grande compositora. Bethânia voltou a gravar Vanessa: "O Canto de Dona Sinhá" esteve no CD Maricotinha — com participação de Caetano Veloso - e em sua versão ao vivo. Já "Viagem" foi gravada por Daniela Mercury em Sol da Liberdade. Com Ana Carolina compôs "Me Sento na Rua", do CD Ana Rita Joana Iracema e Carolina (2001).
A voz e a presença de Vanessa começavam também a chamar atenção. Fez participações em shows de Milton Nascimento, Bethânia e nas últimas apresentações de Baden Powell: estava pronta para estrear em carreira solo.Sucesso comercial
Em 2002, aos 26 anos, Vanessa lançou seu primeiro CD, Vanessa da Mata, pela Sony — que teve produção conjunta de Liminha, Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil, Dadi e Kassin. Entre os sucessos deste disco estão "Nossa Canção" (trilha sonora da novela Celebridade), "Não me Deixe só" - que estourou nas pistas com remix de Ramilson Maia - e "Onde Ir" (trilha da novela Esperança).
O segundo disco, Essa Boneca Tem Manual, foi lançado em 2004 pela Sony e teve produção de Liminha, com quem também dividiu as composições. Além de suas próprias canções — como "Ai, Ai, Ai..." (tema da novela Belíssima), "Ainda Bem" (tema da novela Pé na Jaca) e "Não Chore, Homem" - Vanessa regravou "Eu Sou Neguinha" de Caetano Veloso (versão que integrou a trilha da novela A Lua me Disse) e "História de Uma Gata" de Saltimbancos de Chico Buarque. Com "Ai, Ai, Ai...", música nacional mais executada nas rádios em 2006 e "Música", o álbum chegou a Disco de Platina.
Sim, o terceiro disco, lançado em 28 de maio de 2007, foi produzido por Mario Caldato e Kassin. O álbum foi gravado entre a Jamaica e o Brasil. Das 13 faixas, cinco têm a participação de Sly & Robbie, dois ícones da música jamaicana. Sim é definido, pelo seu título, como "uma resposta positiva à vida, uma resposta de luta". E conta com participações de Ben Harper, João Donato, Wilson das Neves, Don Chacal e um time da nova geração da música brasileira, como o baterista Pupillo (Nação Zumbi) e os guitarristas Fernando Catatau (Cidadão Instigado), Pedro Sá e Davi Moraes, entre outros. O ano de 2007 também foi marcado pela união de Vanessa e o cantor internacional Ben Harper, com o lançamento de Boa Sorte/Good Luck, que foi um dos grandes sucessos da cantora.
A música foi lançada, a princípio nas rádios, com sua versão original e depois com sua versão Remix, que garantiu a autenticidade da cantora.
Em 2008, a música Amado, do mesmo álbum, foi o tema principal da novela da Rede Globo, A Favorita. No mesmo ano, recebe uma indicação ao Grammy Latino, o prêmio mais importante do meio musical, sendo em uma categoria: Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro por Sim - que ganhou o prêmio.
Já em Maio de 2009, Vanessa lançou um álbum ao vivo em comemoração ao seus 6 anos de sucesso, o CD/DVD "Multishow ao Vivo Vanessa da Mata". Sendo assim, para promover o álbum, a canção "Vermelho" foi lançada nas rádios.
"O Tal Casal" é o primeiro single do novo álbum de Vanessa da Mata, Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, lançado em 13 de outubro de 2010.

A Página da Vida, 10 de fevereiro de 2011


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 10 de fevereiro de 2010


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 10 de fevereiro de 2009


***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 10 de fevereiro de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Paróquia de Monte Aprazível anuncia compra da Rádio Difusora Aparecida


É com extrema alegria que Frei Francisco, juntamente com o Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia Senhor Bom Jesus, anunciaram a compra da Rádio Difusora Aparecida de Monte Aprazível.
A rádio está na cidade de Monte Aprazível há 62 anos e nos últimos 14 anos era propriedade da Fundação Aparecida do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, mas administrada pela paróquia Senhor Bom Jesus.
A iniciativa partiu de Frei Francisco que é um amante da comunicação. Logo que tomou posse da paróquia em julho de 2011, demonstrou interesse em adquirir a rádio, como mais um meio de comunicação para a região de Monte Aprazível e para a Diocese de São José do Rio Preto.
No mês de agosto de 2011, Frei Francisco foi a Aparecida juntamente com a coordenadora geral da rádio, Nair Ferreira e foram recebidos muito bem. O padre Cesar Moreira que coordena o sistema de comunicação de Aparecida demonstrou interesse em vender, principalmente porque a rádio continuaria com a igreja católica.
Após 6 meses de negociação o contrato foi fechado no dia em que celebramos a conversão de São Paulo, 25 de janeiro, data que ficará para sempre na memoria dos paróquianos.
A Rádio Difusora Aparecida está no ar desde 1949 na cidade de Monte Aprazível e é sintonizada na frequência 780 Khz AM. Por se tratar de uma rádio AM, conta com ouvintes cativos que apreciam boa música, informação de qualidade e uma programação que agrega qualidade de vida às pessoas.
A programação da rádio expressa temas ligados à cultura, saúde, educação, religião, entretenimento, informação e formação.  Com 1000 Kw de potência atinge os  municípios de Monte Aprazível, José Bonifácio, Planalto, Nipoã, Jaci, Neves Paulista, Mirassol, Parte de São José do Rio Preto, Bálsamo, Cosmorama, Sebastianópolis do Sul, Nhandeara, Potirendaba, Macaubal, Poloni, Tanabi, União Paulista, Zacarias, Planalto e toda a zona rural desses municípios.
Segundo Frei Francisco, após pagar a rádio os passos seguintes serão trocar o transmissor, os equipamentos, mudar a rádio para a região central de Monte Aprazível e pedir aumento de potencia para 5000 Kw. (texto de Roger Assis).

Glorinha Gaivota e seu Poesia Passarinho


Poesia: Brinde Especial neste sábado no SESC


                B R I N D E   E S P E C I A L

Agradecendo a presença indispensável dos caros amigos e colegas,
convidamos para  uma hora de  POESIA: BRINDE ESPECIAL.  
   Sábado, dia 11, às16h  na lanchonete do SESC Rio Preto.

           Armida Madi e Sídnei Olivio 

Nos dias 18 e 25 serão os poetas
Edvaldo Jacomelli e Walter Merlotto

Paróquia Sagrado Coração de Jesus promove neste domingo (12/2) BOI NO ROLETE


A Paróquia Sagrado Coração de Jesus promove
no dia 12 de fevereiro, às 12h, boi no rolete.
Além do churrasco, haverá arroz, vários
tipos de saladas e creme de milho.
 Os convites custam R$ 25,00.
A renda será destinada a continuação
 da construção do novo templo.
Mais informações pelo telefone: 3016-9703.
Local: Rua Adanilo G. Pimentel nº155, Jd.Mugnani.

Reunião para debate sobre plano de governo 2012


Cumprindo o calendário estipulado no início do ano, neste sábado dia 11.02.2012 será realizada a reunião para debate sobre o plano de governo do PSOL Rio Preto para 2012. A Reunião será no escritório Reunidos Contábil, sito à Rua Marcheal Deodoro, 3806 às 18:00
É importante a participação de todos os filiados/militantes na elaboração do plano de Governo PSOL 2012, pois somente discutindo os problemas e apontando as soluções poderemos oferecer uma propostas concreta e estrutural para nosso município. A reunião será conduzida pelo companheiro Marcelo Henrique.

CANDIDATOS:  Nós do PSOL não podemos simplesmente pedir o voto nas ruas, temos de disputar mentes e coração, por isso é de extrema importância sua participação nos cursos de formação e debate sobre o plano de governo, dessa forma, podemos participar de qualquer debate, oferecendo a melhor proposta.

Att.
Davi De Martini Junior
Presidente do PSOL Rio Preto
(17) 3016-8985 / 3021-5555 / 8116-7438 – Tim


 PSOL RIO PRETO
Um partido diferente!
www.psolriopreto.com.br


Banco do Povo Paulista quer atingir a meta de R$6 milhões em negócios este ano


O Banco do Povo Paulista, administrado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, está intensificando a ação dos agentes de crédito. O banco tem como meta a assinatura de 60 contratos por mês. “Se essa meta for alcançada teremos 600 contratos/ano o que vai resultar em valor de R$6 milhões em negócios”, informa o secretário de desenvolvimento Carlos de Arnaldo. Em 2011 o banco registrou R$1,4 milhão em empréstimos concedidos.
 Em janeiro deste ano o Banco do Povo registrou um volume de 47 contratos assinados, e 69 aprovados pelo Banco do Brasil, totalizando R$ 254 mil em recursos emprestados neste início de ano.
 Desde o final do ano passado, o valor autorizado para empréstimo subiu de R$7,5 mil para R$15 mil por microempreendedor.
 Os microempresários ou cooperativas interessados em adquirir financiamento, devem comprovar o destino do recurso que pode ser para compra de máquinas, mercadorias, matérias primas, consertos de máquinas e aquisição de equipamentos de informática.
 Para obter o empréstimo o interessado deve comparecer à agência do Banco do Povo com comprovante de que está em atividade há mais de seis meses em Rio Preto, com firma aberta ou não; reside ou tem negócios há mais de dois anos e ter endereço fixo; não pode ter restrições no Serasa e SPC - Serviço de Proteção ao Crédito.
 O Banco do Povo fica na Avenida Alberto Andaló, 2961. Mais informações: (17) 3203-1152 (17) 3203-1201. 

A Página da Vida, 9 de fevereiro de 2011


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 9 de fevereiro de 2010


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 9 de fevereiro de 2009


***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 9 de fevereiro de 2008


****

**** 

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Saúde é tema da Campanha da Fraternidade 2012



 "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38,8)

A Campanha da Fraternidade de 2012 anunciada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB terá como tema: "Fraternidade e saúde pública" com o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Cf. Eclo, 38,8).
A campanha pretende chamar a atenção para o caus da saúde pública no país promovendo uma ampla discursão sobre a realidade da saúde no Brasil, assim como, das políticas públicas da área, buscando contribuir na qualificação, fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade dos serviços.
Espero sinceramente que esta campanha consiga antes de tudo tocar o coração dos médicos que foram formados para salvar vidas e no entanto, permitem que milhares de pessoas morram sem atendimento nos hospitais públicos deste país.

ORAÇÃO DA CAMPANHA
DA FRATERNIDADE 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja para que ela,
pela conversão se faça sempre mais
solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

Procon Rio Preto orienta uso de sacolinhas e IPTU com desconto somente até sexta-feira


O Procon Rio Preto informa que todos os supermercados do Estado de São Paulo, afiliados à Associação Paulista de Supermercados (APAS), são obrigados a distribuir embalagens gratuitas e compatíveis com os produtos adquiridos, para o acondicionamento e transporte de mercadorias. A determinação deve ser cumprida por 60 dias. A medida foi estabelecida na última sexta-feira, (3/2), após assinatura de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Fundação Procon, de São Paulo, Ministério Público e APAS.
 O prazo para a desagregação da cultura de utilização de sacolas descartáveis nos supermercados é de agora 60 dias. “Além da opção de fornecer ao consumidor uma opção gratuita para o transporte e acondicionamento das mercadorias compradas, todas as lojas afiliadas a APAS também deverão oferecer uma alternativa de sacola reutilizável com preço de até R$ 0,59”, afirma o diretor do Procon Rio Preto, Sérgio Parada.
 Em apenas dois dias de validade do TAC, o Procon local já recebeu cerca de 80 ligações de consumidores para se informar sobre o acordo. Ainda nenhum supermercado foi autuado por descumprimento.
 No acordo assinado também foi estipulado prazo de um ano para que os operadores de caixa dos supermercados informem verbalmente os consumidores, antes que eles passem pelo caixa, que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas, para não serem surpreendidos.
 O objetivo das mudanças, segundo a APAS, é estimular os hábitos sustentáveis dos consumidores, em benefício do meio ambiente. A campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, lançada pela APAS e válida somente no Estado de São Paulo, visa substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis em supermercados.

IPTU com desconto só até 
sexta-feira (10/02)

Os contribuintes que pretendem quitar o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano em parcela única e obter desconto de 15% devem efetuar o pagamento até sexta-feira (10/02). A Prefeitura, por intermédio da Secretaria da Fazenda, já concluiu a entrega dos boletos do IPTU para o pagamento à vista.
A expectativa da secretária da fazenda, Mary Britto Silveira, é de que 50% dos contribuintes optem pelo pagamento à vista. Desde 2009 cresceu o número de pagamentos deste tributo à vista devido ao benefício do desconto de 15%. Em 2009 40% optaram pela parcela única; em 2010 foram  45% e em 2011, 50%. “Enquanto o IPVA oferece desconto pequeno no pagamento em parcela única, no IPTU oferecemos 15%, um bom desconto”, explica Mary. 
Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado devem aguardar o carnê de parcelamento, que começa a ser enviado em 15 de fevereiro.
O IPTU pode ser pago em até 10 vezes, mas este semestre são remetidos apenas as cinco primeiras parcelas, sendo a primeira com vencimento em 12 de março. As demais serão enviadas a partir de junho. 
O IPTU representa 40% da receita de impostos do município (IPTU, ISS, ITBI), que tem orçamento em 2012 no valor de R$1,1 bilhão. 
Mary destaca que a arrecadação de Rio Preto registrou aumento crescente desde 2009 quando o orçamento era de R$ 663,0 milhões, e a arrecadação atingiu R$ 677,7 milhões. Em 2010, a receita foi orçada em R$ 749,7 milhões, 13% acima do orçamento de 2009, e a arrecadação atingiu o montante de R$ 809,2 milhões, ou seja 19,4% maior que 2009. Em 2011 a arrecadação subiu para R$ 914,7 milhões o que permitiu uma previsão para 2012 de R$ 1,1 bilhão, o que representa um crescimento de 35% em relação ao Orçamento de 2011. Esse tendência de crescimento se deve à uma conjunção de fatores: boa gestão; recursos conquistados junto aos governos estadual e federal; vigor da economia e sistema de cobrança eficiente. “2010 foi o ano da retomada do crescimento”, avalia a secretária. 

Calendários técnicos vai orientar sobre dengue


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria da Saúde começa a distribuir hoje, quarta-feira (08/02) calendários técnicos da dengue. O objetivo é agilizar o atendimento aos pacientes com suspeita de dengue e facilitar o acesso de médicos e enfermeiros aos protocolos de assistência e informações técnicas sobre a doença. Os calendários serão distribuídos a médicos do setor público e privado, além de hospitais.
Com informações técnicas dirigidas especificamente aos profissionais de saúde, os calendários trazem todo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Estado e Município, para o atendimento das pessoas com suspeita de dengue ou casos confirmados. Foi confeccionado um total de 1,5 mil calendários.
 Segundo o gerente da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Frank Hulder de Oliveira, o material foi uma proposta para ficar sobre a mesa de médicos e enfermeiros que seja de fácil acesso e já vem com as normas a serem seguidas.
 O gerente ressalta ainda que, simultaneamente a distribuição de calendários, médicos e enfermeiros, tanto da área pública como de serviços particulares, têm participado desde o ano passado de capacitações sobre dengue, ministradas por técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
 Outra ação no controle e prevenção da dengue no município foi iniciada na semana passada, com o objetivo de barrar casos importados da doença de outro município. Durante todo o mês de fevereiro, agentes de saúde estarão de quinta a sábado no aeroporto e estação rodoviária orientando viajantes. Também tem sido distribuídas filipetas, que são material educativo, no pedágio de Catiguá.
 Ações
 O município tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
 Na última segunda-feira, (30/1), teve início a ação em casas fechadas que estão sob-responsabilidade de imobiliárias. Além da vistoria periódica realizada nos imóveis, os agentes também passaram a vedar ralos existentes nesses imóveis com adesivos que levam o tema da campanha "Sempre é hora de combater a dengue", lançada pelo Ministério da Saúde e que tem parceria da prefeitura de São José do Rio Preto.
 Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, foram confeccionados 10 mil adesivos que já estão sendo distribuídos para as unidades de saúde. Em casa fechada, sem uso, a orientação é vedar ralos, que possam se tornar criadouros do mosquito. “Os adesivos têm essa função, que é evitar um potencial criadouro da dengue”, afirma o gerente.
 Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Planejamento Social é tema de capacitação


A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de São José do Rio Preto, através do setor de formação continuada, realiza entre os dias 08 e 10 de fevereiro, o curso “Planejamento Social: Natureza e Metodologia” ministrado pela profª Dra. Myrian Veras Baptista, tendo como monitora Maria Manoela Valença. O curso terá como base o livro “Planejamento Social: Intencionalidade e Instrumentalização” de autoria de Myrian.
 O objetivo da atividade é analisar e discutir a natureza e a processualidade do planejamento. Participam do Curso coordenadores de Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e coordenadores e gestores da Semas.
 Myrian Veras
 A profª Dra Myrian Veras Baptista é assistente social, pós-doutorada em Serviço Social, docente da pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na área da Infância, Adolescência e Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, adolescentes e famílias; teoria e prática do serviço social; defesa de direitos. É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes - NCA/PUC-SP e fundadora da Associação de Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente - Neca. E assina dezenas de livros da área.

O conteúdo do curso está dividido em três tópicos:

I - A natureza do planejamento:
         - como processo lógico-racional
         - como processo político
         - como processo técnico-operativo

II – Diferentes modalidades do planejamento:
          - Planejamento estrutural funcional
         - Planejamento estratégico organizacional (empresarial)
         - Planejamento estratégico situacional

III - A processualidade do planejamento:
          - Construção do objeto
         - Estudo da situação
         - Encaminhamento de decisões
         - Planificação
         - Ação

Rio Preto 160 anos terá Esquadrilha da Fumaça


 Oficiais da Força Aérea Brasileira, que integram a Esquadrilha da Fumaça, estarão em Rio Preto, nesta quarta-feira (8/2). Eles vem para realizar o reconhecimento da área do aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino e verificar a estrutura de acomodação. Este reconhecimento é necessário para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que está prevista para o dia 17 de março, como parte da programação dos 160 anos do município, comemorado em 19 de março.
 Este reconhecimento, chamado de missão precursora é o primeiro contato da Esquadrilha da Fumaça com a comissão organizadora do evento. Por meio dela são detalhadas todas as questões acerca da apresentação aérea, como quantos aviões irão se apresentar, quantos oficiais virão à cidade, quais serão as manobras executadas, entre outras.
 Neste primeiro contato, o Capitão Aviador Franklin e o Sargento Trink irão realizar uma inspeção no local, para garantir a segurança não só do vôo, mas também da população que estará presente. Para viabilizar a apresentação aérea, são levados em consideração alguns aspectos principais: se há algo físico que impossibilite o vôo e se o local é de fácil acesso ao público.
 A última vez que a Esquadrilha da Fumaça se apresentou em São José do Rio Preto foi no ano de 2005.

2 anos de saudade de José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca (Pena Branca e Xavantinho)



  Cantor brasileiro nascido em Igarapava, interior do Estado de São Paulo, mas registrado em Cruzeiro dos Peixotos, distrito de Uberlândia, que formou uma dupla de estilo sertanejo de sucesso, Pena Branca e Xavantinho, com o irmão, Ranulfo Ramiro da Silva (1942-1999), o Xavantinho. O primeiro dos sete filhos do casal de agricultores Francisco Silva e Dolores Maria de Jesus, sendo que Dona Coitinha, como era conhecida sua mãe, lavava roupa para fora e ajudava o marido. Nas horas vagas o pai tocava cavaquinho e, incentivado pela mãe, logo o filho mais velho aprendeu a tocar viola. Com mais seis irmãos, foi criado na zona rural de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, e quando tinha 12 anos, o pai morreu (1950) e todos os sete irmãos continuaram trabalhando na lavoura. Sem largar a vocação artística, adotaram o nome de Peroba e Jatobá e participaram pela primeira vez de um programa da Rádio Educadora de Uberlândia (1958). Depois resolveram cantar juntos como profissionais (1962) e passaram a se apresentar em cidades do interior, com o nome de Zé Miranda e Beira Mar. Buscando melhores ares, a dupla mudou-se para a capital paulista para tentar mais sucesso na carreira artística profissional e adotaram um novo nome: Xavante e Xavantinho. Freqüentaram clubes de música caipira, onde conheceram outras duplas, como Tonico e Tinoco e Milionário e José Rico, Conquistaram (1970) um quarto lugar em um festival promovido pela Rádio Cometa e foram convidados a participar da gravação de um compacto, com a música vitoriosa, Saudade. Como o nome Xavante já estava registrado como nome artístico, eles gravaram o primeiro compacto da carreira, Saudade (1970), com o nome definitivo da dupla: Pena Branca e Xavantinho. Durante a década seguinte firmaram-se no mundo artístico apresentando-se em shows, inicialmente ao lado de Tonico e Tinoco, até se tornarem atração principal. Entraram (1975) para a orquestra Coração de Viola, em Guarulhos e inscreveram-se no Festival MPB Shell da TV Globo (1980), com a música Que terreiro é esse?, de Xavantinho, que chegou a ser classificada para a final. No mesmo ano, a dupla lançou o seu primeiro LP, Velha morada, pela Warner, com destaque para Cio da terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque, e Velha morada, de Xavantinho. Depois (1981) a dupla estreou no programa Som Brasil, na TV Globo, apresentado por Rolando Boldrin, com quem atuou depois em shows pelo Brasil. No ano seguinte (1982) a dupla lançou um novo LP, Uma dupla brasileira, produzido por Boldrin, com os destaques Memória de carreiro, de Juraildes da Cruz, e Rama da mandioquinha, de Elpídio dos Santos. Posteriormente outro LP de sucesso foi O cio da terra (1987), pela Continental, com participação de Milton Nascimento, Marcus Viana e Tavinho Moura, onde os destaques foram Vaca Estrela e boi Fubá, de Patativa de Assaré, e Cuitelinho, música do folclore popular brasileiro. Um novo LP, Canto violeiro (1988), ainda pela Continental, contou com a participação de Fagner, Tião Carreiro, Almir Sater e outros, e o carro-chefe foi Mulheres da terra, de Xavantinho e Moniz. Os dois ganharam o Prêmio Sharp (1990) de melhor música, Casa de Barro, composta por Xavantinho e Moniz, e de melhor disco, Cantando do Mundo Afora. Dois anos depois (1992), o CD Renato Teixeira e Pena Branca e Xavantinho, ao vivo em Tatuí, gravado pelo selo Kuarup, recebeu o Prêmio Sharp de melhor disco e o Prêmio APCA, e vendeu mais de um milhão de cópias. Depois de gravarem Violas e canções (1993), pela Velas, destacando-se Viola quebrada, de Mário de Andrade, a dupla fez apresentações nos Estados Unidos. Ainda lançaram pela Velas, os CDs Ribeirão encheu (1995), com destaque para o clássico Luar do sertão, de João Pernambuco e Catullo da Paixão Cearense, e Pingo d'água (1996), com Tristeza do Jeca, de Angelino de Oliveira, e Flor do cafezal, de Luís Carlos Paraná. A dupla Pena Branca & Xavantinho, ainda ganhou o seu 5º Prêmio Sharp (1997), na categoria Melhor Dupla Sertaneja. Ao todo a dupla ganhou cinco prêmios Sharp ao longo da carreira, encerrada em outubro (1999), com a morte de Xavantinho. Ele seguiu carreira solo e gravou seu primeiro disco solo (2000), o CD Semente caipira, trabalho esse que havia começado com o parceiro e irmão. O disco rendeu e muito, pois com ele ganhou o Grammy Latino (2001). Mas as conquistas não pararam por ai, ao gravar o disco Pena Branca canta Xavantinho (2003), recebeu duas indicações ao prêmio Tim de música, como melhor disco e melhor cantor de musica regional. Mais de dez anos depois da morte do irmão, passou mal em casa, no bairro do Jaçanã, Zona Norte de São Paulo, foi levado para o Hospital São Luiz Gonzaga, no mesmo bairro, mas não resistiu e, aos 70 anos, morreu vítima de um infarto fulminante e foi enterrado no cemitério Parque dos Pinheiros, na zona norte da cidade, onde estão enterrados Xavantinho e dona Dolores, mãe dos dois. Era casado com D. Maria de Lurdes, mas o casal não teve filhos, e seu último trabalho foi Cantar caipira (2008).

A Página da Vida, 8 de fevereiro de 2011


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 8 de fevereiro de 2010


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 8 de fevereiro de 2009


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 8 de fevereiro de 2008

**** 

****

**** 

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

NOVA DIMENSÃO: 40 ANOS NO AR


Tudo começou em fevereiro de 1972 na antiga Rádio Anchieta AM, 1400. O programa era das 6h10 às 8h00, de segunda a sexta. Antes do início, às 6h00, a saudosa Irmã Izaltina Maria, apresentava a sua “Ave Maria”. Detalhe: Ao vivo, chovesse ou fizesse sol. Ela dizia que o programa gravado
não surtia o mesmo efeito. Às 6h10 o programa ND iniciava com uma música orquestrada. Depois seguia com músicas nacionais e internacionais, mescladas com notícias. As 7h30 ia para o ar a mensagem “Palavras Amigas”. O programa tem esse nome, não por acaso. É que no horário da manhã as outras emissoras (ainda em OM) só apresentavam músicas sertanejas. Nova Dimensão veio para diferenciar e dar uma outra opção ao ouvinte. Afinal, muita gente não é fã de programas sertanejos.
Mas, até hoje, mesmo com a vinda das emissoras FM, os programas sertanejos “comem soltos” no ar no horário da manhã.
Com o passar do tempo, com a chegada da “Anchieta FM”, o programa “Nova Dimensão” mudou de prefixo e sintonia, deixando a Anchieta AM com programa sertanejo.
Como o programa ia ao ar muito cedo eu gravava no famoso AKAI (a salvação de quem não queria levantar às 5h). O fato curioso é que, mesmo não apresentando ao vivo eu “criei” a hora certa gravada. Em um gravador (de rolo) ficava a hora de minuto em minuto que o “técnico de som” soltava de acordo com o andamento. É, o técnico, esse tinha que apresentar ao vivo.
Era o tempo das bolachas pretas (CD e LP), das cartucheiras, onde eram gravados os comerciais.
Mas antes desse “avanço”, os comerciais ainda eram gravados em “acetato”, um disco de alumínio, que com o tempo, de tanto levar “agulhada”, só restava o chiado no som.
Por incrível que pareça o rádio nessa época era muito ouvido e apreciado, pois a TV ainda estava engatinhando em P&B. A vantagem da audiência do ND é que não havia concorrente no estilo em que era e continua sendo apresentado. As emissoras locais e regionais continuavam no sertanejo.
As emissoras de São Paulo, só eram sintonizadas em Ondas curtas, com muito chiado e péssimo som. Daí, o ouvinte tinha que ouvir as nossas emissoras.
Muitas eleições se realizaram neste tempo todo em que o programa está no ar. Muitos acontecimentos marcaram a história. Tudo, naturalmente documentado pelo Nova Dimensão nos seus 40 anos. O uso do computador veio para facilitar o trabalho dos locutores e operadores de som.
A internet, para facilitar a informação instantânea. Hoje, no lugar dos gravadores de rolo, tenho no estúdio um computador que me atualiza a todo instante, com informações que interessam ao ouvinte .São 52 anos de profissão (comecei em setembro de 1960). Passei por várias emissoras: Rádio Brasil Central de Goiânia, onde iniciei no rádio. Nas emissoras rio pretenses: Rádio Independência OM, Rádio Cultura OM, Rádio Piratininga OM, Rádio Rio Preto PRB8(1969 a 1970).
Em 1970 fui contratado pela Rádio Anchieta. Trabalhei como locutor e depois como gerente.
Em 1985, as duas emissoras: Anchieta AM e FM, foram vendidas para um grupo de São Paulo, denominado “Metropolitana”. De lá para cá, com a saída da Anchieta, continuei com o programa ND na “Stereo Show e Independência FM”. O programa continuou depois na Rádio Espaço Aberto, emissora da Diocese. Finalmente, na Rádio Interativa FM, emissora também da Diocese de Rio Preto, onde o programa continua. Detalhe: Nova Dimensão já foi página de Jornal - em “A Notícia”, aos domingos de página inteira com a diagramação de Sidinei Ribeiro. ND foi também site e revista. Atualmente, apesar das facilidades da Internet, continua “firme”no rádio, somente.
Pedro Lopes

Nova Dimensão é apresentado de
segunda a sexta-feira das 9h00 ao meio dia
http://www.interativafm.com.br/

ou clique em cima do logotipo
 Diocese/ Bispado de São José do Rio Preto
do lado direito deste texto. Confira !!!!

Rio Preto promove o 1º Encontro de Carroceiros


Será realizado no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, a partir das 10h, o 1º Encontro de Carroceiros de Rio Preto e região. A participação é gratuita.
A saída será na avenida Mirassolândia, próxima à creche "Sérgio Camargo", localizada no bairro Solo Sagrado, na região norte da cidade. De acordo com Rosa, uma das organizadoras do evento, haverá o sorteio de vários brindes aos participantes. Em Rio Preto, existem cerca de 1,2 mil carroceiros cadastrados na Prefeitura. Mais informações e inscrições pelo telefone (17) 9707-1753 falar com Rosa. 

Começa a urbanização da Calha do Rio Preto


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras, iniciou no inicio do mês a parte de urbanização da obra na Avenida Philadelpho Gouveia Neto, onde corre o rio Preto.  A obra consiste na canalização do rio, concluída no ano passado e que aumentou a vazão da água de 80 metros cúbicos por segundo para 300 metros cúbicos por segundo, um aumento de 275% na capacidade de escoamento, abrindo espaço para a chegada das águas das regiões da represa e córregos das avenidas Murchid Homsi, Alberto Andaló e Bady Bassitt.
 Lá será instalavo o Parque do rio Preto, que terá 5 km. Será uma ampla área de lazer com sanitários, dois postos para a Guarda Municipal e 4 pontes estaiadas, que serão passarelas com concepção arquitetônica arrojada, com um apoio único em uma das margens, com 22 m de altura, de onde partirão os cabos de aço que vão “segurar” a plataforma metálica que servirão para ligar as pistas de caminhada e ciclovia de uma margem para a outra.
 O orçamento inicial previa o investimento de R$ 34,5 milhões para a canalização do Rio Preto: R$ 29 milhões obtidos junto ao governo federal e o restante, R$ 5,5 milhões, de recursos do município.
 No processo licitatório, o valor total obtido foi de R$ 29 milhões, assim, a sobra do recurso previsto acrescido de mais R$ 3 milhões do município, propiciou os serviços extras e a implantação de pista de caminhada e ciclovia, paisagismo e iluminação nova.
 A obra terá instaladas proteções ao longo do rio para evitar quedas, 100% dentro das normas de bombeiros e ABNT, uma vez que, com a ciclovia e a pista de caminhada, as pessoas vão querer ver de perto o rio. O rio preto passou a ter paredes laterais de 5 metros de altura da parte do canal, mais 4 metros de altura do barranco em 45 graus.
 As obras da parte urbanística começaram nesta segunda-feira e tem previsão de conclusão de 90 dias.

Diocese abre as inscrições para turmas do Edicat


A Diocese de São José do Rio Preto,  por meio da equipe diocesana de Catequese,  informa que estão abertas até o dia 11 deste mês, as inscrições para novas turmas do (EDICAT) Escola Diocesana de Catequese 2012. As paróquias devem confirmar até dia 11, por telefone (17) 2136-8699 o número de participantes. Podem participar todas as lideranças da Diocese e os catequistas.
O primeiro encontro do Edicat começa no dia 11, no salão da igreja Santa Terezinha do Menino Jesus. De acordo com a irmã Rosangela Aparecida Fontoura, a novidade este ano, é o módulo de introdução à Sagrada Escritura com a participação dos alunos que já concluíram o Edicat e os novos alunos da escola.

Cooperlagos prepara em breve sede própria


A Cooperlagos - Cooperativa de Coleta Seletiva em breve vai ganhar sede própria.  A cooperativa, que foi responsável pela coleta de 1,5 mil toneladas de lixo reciclável das ruas em 2011, conseguiu recursos através do BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, intermediados pela Prefeitura. A sede própria será em uma área no Distrito Industrial Waldemar de Oliveira Verdi. Atualmente a coleta seletiva atinge 40% da área urbana. Com a mudança a meta é ampliar o sistema de coleta.
 A construção da sede foi viabilizada após a doação da área por parte da Prefeitura, que autorizou a concessão de uso do terreno. O Município também disponibilizou um Engenheiro Civil, que deu apoio técnico desde a contratação do projeto, até a execução da obra.
 A nova sede deve ficar pronta ainda este ano. O objetivo é implantar lá um projeto para adequar um dos Pontos de Apoio para fazer a “transformação” de garrafas pet em cordas para varal de roupa.
 A Cooperlagos já expandiu os serviços de coleta seletiva para os 6 pontos de apoio através da ARES - Associação Riopretense de Educação e Saúde. Em cada um deles há 5 catadores e na Cooperlagos, 85 cooperados.
 A ARES é parceira da Secretaria de Meio Ambiente, e busca ampliar a coleta e atua junto aos pontos de apoio: quando o município abre um novo Ponto de Apoio a ARES vai até o local, faz o levantamento dos catadores da região e o treinamento, em seguida, o catador é inserido na Cooperlagos e começa a fazer a coleta seletiva para a cooperativa.
 Os Pontos de apoio foram criados para a população ter onde depositar os resíduos que antes eram desovados em qualquer local. Os bairros que possuem os P.A.: São Francisco, Jd. Soraya, Jd. Yolanda, Castelinho, São José do Rio Preto I, Jõao Paulo II, Jd. Nazaré, Conceição, Parque das flores, Jd. Antunes, Stº Antonio, Jd. Nunes, Cidadania, Solo Sagrado, Atlântico, Residencial Gabriela, Ana Célia.
 A Cooperlagos é responsável pela coleta do lixo reciclável, a separação do plástico, papel, alumínio e vidro. Esses materiais são prensados e depois comercializados para as indústrias. Por enquanto, a cooperativa não faz a transformação (que é transformar o material selecionado em subproduto), isso ocorre quando vai para as indústrias.
 Desde Dezembro a Cooperlagos está com um sistema de coleta no Calçadão. Desde a conclusão da primeira etapa de obras na região central, a cooperativa está retirando os resíduos recicláveis produzidos pelo comércio.
 A coleta no Calçadão se deu após um trabalho de conscientização, junto aos lojistas com a participação da EMURB, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ARES e Cooperlagos.
 A Prefeitura investe nesse setor R$ 491 mil/ano em recursos diretos. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno infoma que de maneira indireta com fornecimento de infra-estrutura como caminhão e motorista para recolher os materiais recicláveis, o valor destinado para a coleta seletiva chega próximo de R$1 milhão.

Clementina de Jesus da Silva, 111 anos



Clementina de Jesus da Silva (Valença, 7 de fevereiro de 1901 — Rio de Janeiro, 19 de julho de 1987) foi uma cantora brasileira de samba. Também era conhecida como Tina ou Quelé.
Nascida na comunidade do Carambita, bairro da periferia de Valença, no sul do Rio de Janeiro, mudou-se com a família para a capital aos oito anos de idade[2], radicando-se no bairro de Osvaldo Cruz. Lá acompanhou de perto o surgimento e desenvolvimento da escola de samba Portela, frequentando desde cedo as rodas de samba da região. Em 1940 casou-se e mudou para a Mangueira. Trabalhou como doméstica por mais de 20 anos, até ser "descoberta" pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho em 1963, que a levou para participar do show "Rosa de Ouro", que rodou algumas das capitais mais importantes do Brasil e virou disco pela Odeon, incluindo, entre outros, o jongo "Benguelê". Devota da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, participava de festas das igrejas da Penha e de São Jorge, cantando canções de romaria. Considerada rainha do partido alto, com seu timbre de voz inconfundível, foi homenageada por Elton Medeiros com o partido "Clementina, Cadê Você?" e foi cantada por Clara Nunes com o "P.C.J, Partido Clementina de Jesus", em 1977, de autoria do compositor da Portela Candeia.
Além deste gênero gravou corimás, jongos, cantos de trabalho etc., recuperando a memória da conexão afro-brasileira. Em 1968, com a produção de Hermínio Bello de Carvalho, registrou o histórico LP "Gente da Antiga" ao lado de Pixinguinha e João da Baiana. Gravou cinco discos solo (dois com o título "Clementina de Jesus", "Clementina, Cadê Você?" e "Marinheiro Só") e fez diversas participações, como nos discos "Rosa de Ouro", "Cantos de Escravos", Clementina e convidados e "Milagre dos Peixes", de Milton Nascimento, em que interpretou a faixa "Escravos de Jó". Em 1983 foi homenageada por um espetáculo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação de Paulinho da Viola, João Nogueira, Elizeth Cardoso e outros nomes do samba.
Rainha Ginga. Quelé. Duas maneiras de chamar Clementina de Jesus, com a imponência do título de realeza e com a corruptela carinhosa de seu nome. Clementina evocava tais sentimentos aparentemente contraditórios. A ternura e o profundo respeito.
A ternura de negra velha sorridente. Todos com quem se envolvia tinham a compulsão de chamá-la Mãe, como a chamavam os músicos do musical Rosa de Ouro. Uma pessoa capaz de interromper um depoimento dado à televisão para discutir sobre o café com a moça que o servia. Um brilho especial nos olhos que cativou desde os mais humildes ao imperador Haile Selassié. Talvez por ter trabalhado tantos anos como empregada doméstica e ter começado a carreira artística aos 63 anos, descoberta pelo poeta Hermínio Bello de Carvalho, nunca tratava de forma diferente devido à posição social.
O respeito ao peso ancestral de sua voz: uma África que estava diluída em nossa cultura é evocada subitamente na voz e nos cânticos que Clementina aprendeu com sua mãe, filha de escravos. Clementina surgiu como o elo perdido entre a moderna cultura negra brasileira e a África Mãe.
Clementina causou uma fascinação em boa parte da MPB. Artistas tão diferentes como João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença fizeram questão de registrar sua voz em seus álbuns. Apesar disso Clementina nunca foi um grande sucesso em vendagem de discos. Talvez por ter gravado quase que somente temas folclóricos, ou por sua voz não obedecer aos padrões estéticos tradicionais. O que realmente impressionava eram suas aparições no palco, onde tinha um contato direto com seu público.
Clementina, mesmo tendo iniciado tardiamente sua vida artística e com uma curta carreira, é sem dúvida uma das mais importantes artistas brasileiras. Faleceu em função de um derrame[2] na Vila Santo André - Inhaúma - Rio de Janeiro, em 19 de julho de 1987 e apesar disso, hoje em dia apenas o disco Clementina e Convidados existe em catálogo.
Discografia
Discos-solo
1966 - Clementina de Jesus (Odeon MOFB 3463)
1970 - Clementina, cadê você? (MIS 013)
1973 - Marinheiro Só (Odeon SMOFB 3087)
1976 - Clementina de Jesus - convidado especial: Carlos Cachaça (EMI-Odeon SMOFB 3899)
1979 - Clementina e convidados (EMI-Odeon 064 422846)
Participações
1965 - Rosa de Ouro - Clementina de Jesus, Araci Cortes e Conjunto Rosa de Ouro (Odeon MOFB 3430)
1967 - Rosa de Ouro nº 2 - Clementina de Jesus, Araci Cortes e Conjunto Rosa de Ouro (Odeon MOFB 3494)
1968 - Gente da Antiga - Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana (Odeon MOFB 3527)
1968 - Mudando de Conversa - Cyro Monteiro, Nora Ney, Clementina de Jesus e Conjunto Rosa de Ouro (Odeon MOFB 3534)
1968 - Fala Mangueira! - Carlos Cachaça, Cartola, Clementina de Jesus, Nélson Cavaquinho e Odete Amaral (Odeon MOFB 3568)
1982 - O Canto dos Escravos - Clementina de Jesus, Tia Doca e Geraldo Filme - Canto dos Escravos (Vissungos) da Região de Diamantina - MG. Memória Eldorado.
Coletâneas
1999 - Raízes do Samba - Clementina de Jesus (EMI 522659-2)