sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nível de aprendizado de nossos alunos de 5º ano é superior à média nacional e do estado de São Paulo


Levantamento do Movimento Todos Pela Educação, com base em dados de provas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) como o SAEB, Prova Brasil e IDEB, revelam que o município de São José do Rio Preto tem alunos do 5º ano do ensino fundamental, com nível de aprendizado em português e matemática, acima da média nacional e do Estado de São Paulo.
 Enquanto no Brasil apenas 32,5% das crianças matriculadas no quinto ano do ensino fundamental, incluídas as de redes públicas e particulares, têm o conhecimento mínimo esperado de matemática, em Rio Preto, a taxa em 2009, foi de 54,8%. Em 2007, era 42,1%, o que demonstra a evolução no nível de desenvolvimento da educação no município.
 No que se refere à disciplina de língua portuguesa, o índice rio-pretense também é positivo. A média nacional é de 34,2% enquanto em Rio Preto é de 54,8%, índice superior à média do estado de São Paulo, que é de 45,6% e também das capitais brasileiras.
 O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, fundado em 2006, que tem como missão contribuir para a garantia do direito de todas as crianças e jovens a Educação Básica de qualidade no Brasil. A ONG, em parceria com o poder público, estipulou cinco metas que devem ser cumpridas até 2022, entre elas estão garantir escola para crianças e jovens, além de ampliar investimentos na área da Educação.
 No cumprimento das metas, o município de Rio Preto se sobressai, principalmente na área de matemática. A meta para 2009 era de 42%, índice já atingido pelo município em 2007. Os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental já atingiram inclusive a meta proposta para 2013, que é de 53,8%.
 Somente na rede municipal são 3.473 mil alunos no quinto ano do Ensino Fundamental.
 Para a secretária de Educação de Rio Preto, Telma Vieira, o aumento gradativo no nível de aprendizado dos estudantes  reflete os constantes investimentos da Prefeitura no setor da educação, com ações como a qualificação permanente do professores, a inserção do projeto Ler e Escrever que estimula a leitura e redação e à aprimoramento do conteúdo debatido em sala de aula.
 Somente neste ano, para servir de exemplo, a Prefeitura já disponibilizou à população 5 novas escolas de ensino fundamental. Ainda neste semestre, outra escola de ensino fundamental deverá ser colocada em funcionamento.

Nenhum comentário: