sábado, 10 de outubro de 2009

Programação do SESC para este fim de semana


Bruna Gambatti, a aniversariante de Itajobi - SP



Neste final de semana com certeza terá carne perto da brasa e pão liquido no Sítio dos Gambatti, é que a Bruninha esta aniversariando hoje, ela que é uma exímia fotógrafa e tem muito humor em suas fotos e que futuramente mostrarei algumas. Bruna é filha de Anancir Aparecida Bressan Gambatti e de José Marco Gambatti, casal muito conhecido na região de Marapoama e Itajobi. À Bruninha os parabéns e muitas felicidades pela passagem de seu aniversário. Congratulações e muitos MUUHHH!!!!!!!!!!

Dulciene Paz (Ipiguá – SP) e seu O SOL E A DEUSA


Paulo de Tarso Azevedo Buchala e José Carlos Capra





Paulo de Tarso Azevedo Buchala ´a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e José Carlos Capra no livro “ A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia, produzido pela Editora Rio-Pretense.

A Página da Vida, dia 10 do mês outubro de 2008


Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e poeta brasileiro. Era um dos sambistas que compunham ...(Continua na edição do ano passado).

Para ver a foto do Cartola ou dar continuação de sua matéria ou ver os belissimos quadros da Daisy Araújo ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


Daisy Araújo, artista plástica que nasceu na capital do estado de São Paulo em 18 de junho de 1956, uma das pintoras que já expos no Museu Naïf com o tema Pintando Rio Preto, nesta Mostra de Arte Naïf Daisy apresenta duas telas: Camassari-Ba, 2007 – Óleo sobre tela de 50 x 70 cms e Praça Rui Barbosa, 2008 – Óleo sobre tela de 50 x 70 cms. A Mostra conta também com telas de Daniel Firmino, Deraldo Clemente, Edgar Di Oliveira, Florêncio Duarte, Ilma Deolindo, José Carlos, Kaldeira, Olinda, Orlando Fuzinelli, Silviano e Sonia Canheo e a visitação de segunda a sexta das 8h00 às 18h00, no espaço cultural do SESI, ao lado da represa municipal. Visite e confira a beleza desta Mostra.

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

 1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana em Rio-Preto

O 1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana de São José do Rio Preto foi lançado na quarta-feira (7/10) no auditório da Unip – Universidade Paulista, onde o evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de novembro. Como parceiros do evento estão a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sesc, Faperp,Unip e o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Esporte da Unesp de Rio Claro. Estiveram presentes no lançamento esportistas, psicólogos, professores, treinadores, técnicos e pessoas da área. O objetivo do Congresso é debater e analisar a função psicológica, em suas diversas áreas de atuação, como fator influenciador do desempenho de quem pratica esporte, seja para competições ou apenas para cuidar da saúde física. O organizador do evento, o professor e coordenador de esporte educacional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Altair Moioli, explica que é comum atletas irem mal em competições por problemas emocionais, como tensão por exemplo, mesmo tendo um bom preparo físico. “Existem estudos que revelam que a demanda emocional de esportistas é muito grande, interferindo diretamente nos resultados da atividade esportiva”, completaMoioli. O Congresso programa diversas atividades como palestras, conferências, debates e a participação internacional do professor-doutor Rui Gomes, da Universidade do Minho – Escola de Psicologia de Braga, em Portugal. Entre os palestrantes está o professor Ednei Sanches que irá abordar “Liderança aplicada ao Esporte”. “A interferência do líder, seja de um grupo grande como um time ou apenas de um atleta, é fundamental para a preparação e os resultados alcançados. Ele pode tanto contribuir ou atrapalhar. Podemos citar a atuação do Bernardinho (técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino) como prova de uma boa liderança”, completa Sanches.
As inscrições para o 1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana podem ser feitas pelo site www.psicologiadoesporte.esp.br. Outras informações podem ser obtidas pelo email contato@psicologiadoesporte.esp.br

1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte
Data: 5 e 6 de novembro
Local: Unip - avenida Juscelino Kubitschek Oliveira, s/nº – Jardim Tarraf II
Horário: a partir das 13h
Data: 7 de novembro
Local: SESC - avenida Francisco Chagas Oliveira, 1.333 – Chácara Municipal
Horário: a partir das 10h
Programação
DIA 5 – Unip
13h – Cadastramento e entrega de material
19h30 – Cerimônia de Abertura
20h – Conferência de Abertura: “Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano: Perspectivas de Investigação e Intervenção”, com Rui Gomes (Universidade do Minho, Braga – Portugal) e “A Psicologia do Esporte no Contexto da Motricidade Humana”, com Afonso Antonio Machado (Unesp, Rio Claro)
21h30 – Coquetel
DIA 6 – Unip
8h
Curso 1 - “Educação Especial: O Atendimento ao Aluno em Salas Inclusivas” – professora-doutora Maria Cecília Braga (FACERES, São José do Rio Preto)
Curso 2 - “Psicologia do Esporte e Fitness” – professor Marcelo Callegari Zanetti (LEPESPE, Rio Claro)
Curso 3 - “Efeitos da Atividade Física na Qualidade de Vida e Saúde” (Unifev, Votuporanga)
Curso 4 - “Liderança Aplicada ao Esporte” – professor Ednei Previdente Sanches (Unilago, São José do Rio Preto)
10h – Intervalo
10h30
Curso 5 - “O Desempenho Esportivo e a Síndrome de Overtraining” – professor-doutorKazuo Kawano Nagamine (Famerp, São José do Rio Preto)
Curso 6 - “A Prática Esportiva como Prevenção e Reabilitação do Uso de Drogas – professora Jussara Maria Simões Boverio (Famerp/Secretaria Municipal de Assistência Social de São José do Rio Preto)
Curso 7 - “Atividade Física na 3ª Idade e seus Benefícios Psicossociais – professora CacianeDallemole Souza (Unifev, Votuporanga)
Curso 8 - “Psicologia do Esporte: Objetivos, Intervenções e Resultados” – profa. Irene Araújo Corrêa (Psicóloga Cognitiva Comportamental, São José do Rio Preto)
12h30 – Almoço
14h
Curso 9 - “O Fenômeno das Corridas de Rua como Fator de Satisfação Pessoal” – professor André Dascal (Sesc, São Carlos)
Curso 10 - “Psicologia do Esporte e Saúde” – professora-doutora Maria Cristina SantosMiazaki (Famerp, São José do Rio Preto)
Curso 11 - “Instrumentos de Avaliação Psicológica no Contexto Esportivo” – professora Luciana Ferreira Ângelo (psicóloga Sedes Sapientiae/Incor, São Paulo)
Curso 12 - “Saúde, Beleza e Perfeição no Mundo Contemporâneo: Ter um Corpo Objeto ou ser Sujeito de seu Corpo” – Professora Lígia Adriana Rodrigues (Imes/Fafica, Catanduva e FIBA)
16h – Intervalo
16h30 – Mesa Redonda: “Esporte, Gênero e Identidade” – professor-doutor Erik Giuseppe Barbosa Ferreira (UFRJ, Rio de Janeiro) e professor Osvaldo Luis Barison (Sociedade Brasileira de Psicanálise, São José do Rio Preto)
Conferência: “A Preparação Psicológica nos Esportes Coletivos” – professor-doutor GilbertoGaertner (Universidade Positivo, Curitiba)
18h30 – Apresentação painel
20h – Mesa Redonda:
“Especialização Esportiva Precoce: Uma Visão Psicopedagógica” – professor-doutor Afonso Antonio Machado (Unesp, Rio Claro) e professor-doutor Ruy Jornada Krebs (Uesc, Florianópolis)
“Desenvolvimento de Equipes e Coesão de Grupo” – professor-doutor Gilberto Gaetner(Universidade Positivo, Curitiba)
“Relação Treinador-Atleta em Contextos de Formação Desportiva e Alta Competição: Perspectivas de Investigação e Intervenção” – professor-doutor Rui Gomes (Universidade doMinho, Braga – Portugal)
DIA 7 - SESC
10h – Conferência: “Violência Contra Crianças e Adolescentes: É Possível Prevenir?” – professora Sueli Barison (Crami, São José do Rio Preto)
11h – Conferência: “Práticas Corporais, Identidade e Masculinidades” – professor-doutorErik Giuseppe Barbosa Ferreira (UFRJ, Rio de Janeiro)
12h – Conferência: “Motivação e Atividade Física” – Professor-doutor Ruy Jornada Krebs(Uesc, Florianópolis)

Prorrogadas até quarta-feira (dia 14), as inscrições para suplentes dos Conselhos Tutelares

A Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente informam que foi prorrogado até o dia 14 deste mês o prazo de inscrição para pessoas interessadas em fazer parte da suplência dos Conselhos Tutelares do município. O mandato terá duração até 2011. Para se candidatar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, nível médio de ensino e ser residente e eleitor do município há mais de três anos. As inscrições devem ser feitas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A função do conselheiro tutelar é assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, exigindo o cumprimento do ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal. O edital sobre a eleição pode ser acessado no Portal do Cidadão, site oficial da Prefeitura de São José do Rio Preto, no endereço www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Assistência Social. Mais informações pelos telefones 3235-6620, 3222-2919 e 3231-6939. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, esta situado na avenida Bady Bassitt, 3.697 – Vila Imperial.

Michel Rafe Filho (São José do Rio Preto – SP) e seu AS FLORES


A Página da Vida, dia 9 do mês de outubro de 2008


Taiguara Chalar da Silva (Montevidéu, 9 de outubro de 1945 — São Paulo, 14 de fevereiro de 1996) foi um cantor e compositor Brasileiro, embora nascido no Uruguay durante ...(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos do Taiguara ou dar continuação de sua matéria ou ver os belissimos quadros do Daniel Firmino ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado..


Daniel Firmino da Silva, artista plástico que nasceu em São José do Rio Preto em 01 de setembro de 1951, um dos fundadores da Associação Rio-pretense de Belas Artes (Arba), nesta Mostra de Arte Naïf Firmino apresenta duas telas de 2008: A Cema Viu o Saci – Acrílica sobre tela de 60 x 70 cms e Vai Ser Menina – Acrílica sobre tela de 40 x 70 cms. A Mostra conta também com telas de Daisy Araújo, Deraldo Clemente, Edgar Di Oliveira, Florêncio Duarte, Ilma Deolindo, José Carlos, Kaldeira, Olinda, Orlando Fuzinelli, Silviano e Sonia Canheo e a visitação de segunda a sexta das 8h00 às 18h00, no espaço cultural do SESI, ao lado da represa municipal. Confira !


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam nos livros de histórias de suas cidades, Israel e Paulo “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e João Alberto em “ A História de Catanduva de A a Z”.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Waldir Pereira ou DIDI ou “Mr. Football” o criador da “Folha Seca”


O choro de Pelé no ombro de Didi.

Waldir Pereira, mais conhecido como Didi (Campos dos Goytacazes, 8 de outubro de1928 — Rio de Janeiro, 12 de maio de 2001), foi um futebolista brasileiro, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira nas Copas de 1958 e 1962. Eleito o melhor jogador da Copa de 58, quando a imprensa européia o chamou de "Mr. Football", Didi foi um dos maiores e dos mais elegantes meio-campistas da história do futebol. "O Principe Etíope" era seu apelido, dado por Nelson Rodrigues. Com classe e categoria, foi um dos maiores médios volantes de todos os tempos, e ainda foi um dos líderes do clube Botafogo de Futebol e Regatas, além de possuir o mérito de ter criado a "folha seca". Esta técnica consistia numa forma de se bater na bola numa cobrança de falta, com o lado externo do pé, hoje vulgarmente chamada "trivela". Ela tem esse nome pois esse estilo de cobrar falta que dava à bola um efeito inesperado, semelhante ao de umafolha caindo. O lance ficou famoso quando Didi marcou um gol de falta nesse estilo contra a Seleção do Peru, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1958. Na Copa do Mundo de 1970 seria o técnico da Seleção do Peru (classificando o país para a sua primeira Copa desde a de 1930) na derrota para a Seleção Brasileira por 4 a 2 . No Fluminense, Didi jogou entre 1949 e 1956, tendo realizado 298 partidas e feito 91 gols, sendo um dos grandes responsáveis pela conquista do Campeonato Carioca de1951 e da Copa Rio 1952 e feito o primeiro gol da história do Maracanã pela Seleção Carioca em 1950. Didi deixou o Fluminense devido a ser vítima de preconceito, era sempre obrigado a entrar pela porta dos fundos das Laranjeiras. Enquanto foi campeão mundial, sempre atuou pelo Botafogo de Futebol e Regatas, clube pelo qual acabou se apaixonando. No alvinegro, era o maestro de um dos mais fortes times da História do futebol. Jogou ao lado de Garrincha, Nílton Santos, Zagallo,Quarentinha, Gérson, Manga e Amarildo. O Botafogo foi o clube pelo qual Didi mais jogou futebol: fez 313 jogos e marcando 114 gols. Foi campeão carioca pelo clube em 1957,1961 e 1962 e também venceu o Torneio Rio-São Paulo de 1962, mesmo ano em que venceu o Pentagonal do México. Chegou a jogar no famoso time do Real Madrid, ao lado do craque argentino Di Stéfano e do húngaro Puskas, mas teria sofrido um boicote na equipe. Didi também vestiu a camisa do São Paulo Futebol Clube em duas oportunidades, em1964 e 1966. Já pensava em se retirar dos campos de futebol, não conseguindo êxito como nos clubes anteriores em conquista de títulos. A equipe paulista naquela época, não tinha grandes jogadores e estavam empenhados em terminarem a construção do seu principal patrimônio, o Estádio do Morumbi. No começo de 1981, Didi chegou a ser o técnico do Botafogo, mas foi substituído do cargo durante o ano, tendo sido ele um dos técnicos do Fluminense, na fase que o time tricolor era conhecido como a "Máquina Tricolor", pela qualidade excepcional de seus jogadores.

Empório Cultural faz convite para noite de autografos com o escritor Jayr Fachini e seu belo livro " As aventuras do Simpi"

Julice da Gama Alves de Carvalho (São José do Rio Preto – SP) e seu ENCANTAMENTO


Luizinho Ribeiro


Luizinho Ribeiro é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro de história “Dicionário Rio-Pretense – São José do Rio Preto de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida, dia 8 do mês de outubro de 2008


Ela vem chegando para a Câmara Municipal com sua “bicicletinha” (triciclo), esta Servidora Pública Federal, que concluiu o primeiro grau no SESI 338 na batuta da Diretora Arlete Hermelinda Rozante Geralde, eu que fui testemunha da luta desta aluna e de sua mãe Marli Pereira Lima Trigo, “Braços que nunca se cansam”, afinal meus filhos foram colegas de sala e muito presentes a vida desta estudiosa, Alessandra fez o segundo grau na E.E.S.G. Alberto Andaló. Formou-se em Direito há cerca de 10 anos na UNIRP, fez pós-graduação e atualmente é mestranda em Direito. Alessandra nasceu com deficiência física e tem uma caracteristica bastante particular, sua altura é aproximada de um metro e sempre utiliza uma bicicleta (triciclo) para se locomover. Alessandra quer ter parceirias na busca de uma transformação social onde todas as pessoas sejam respeitadas, que tenham acessibilidade e qualidade de vida assegurada. Com certeza as transformações viram, tornando realidade o sonho de seu pai Moacir Trigo Alves, um dos fundadores da Ardef e homem que tem tantas histórias de vida que futuramente contarei. Alessandra uma estudiosa dos conceitos da acessibilidade, afinal sempre viveu a transpor obstáculos que muitos na primeira desistiriam. A Câmara e a cidade é quem mais se beneficiara com suas propostas e como agente de transformação que sempre foi. A Alessandra nossos parabéns e congratulações por mais esta etapa, como filha e vereadora única mas valendo por dez, estará colocando a mulher rio-pretense, e os deficientes de todas a formas em condições de qualidade de vida respeitadas.

2 anos de saudades de Virginea Ortega Ribeiro,
que hoje faria 58 anos

Minha companheira Virginea que partiu no dia 20 de agosto de 2006, hoje completaria mais um aniversário, além da saudade e de muitas reflexões a fazer, uma convivência desde 1971 e nosso casamento em 05 de maio de 1973, muitas alegrias e muitas lágrimas juntos, as tormentas e as calmarias que foram poucas, e como dizia Fernando Pessoa “ Navegar é preciso”, mas não tenho mais meu porto seguro.


Hoje Dia do Nordestino, a melhor homenagem a esta região brasileira que possui a maior quantidade de estados e o segundo maior colégio eleitoral do país, perdendo apenas para o Sudeste, são estas imagens que refletem nestas telas produzidas em 2008 pelo Edgar ( O Descanso – Acrílica sobre tela de 60 x 80 cms) e também ( Os Retirantes – Acrílica sobre tela de 60 x 80 cms ), e a partir de hoje farei a divulgação para os trabalhos dos diversos pintores Naif, que estão expostas desde ontem e que vai até dia 30 no SESI – São José do Rio Preto, ao lado das Represa Municipal com visitação das 8h00 as 18h00 de segunda a sexta e com entrada franca. Parabéns Edgar Di Oliveira pela singeleza de suas telas e pela qualidade notável de seu trabalho.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de história “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Antonio Júlio e Irmã Antonia em “A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

Para ver as fotos das matérias acima ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tudo pronto para a 48ª Exposição Agropecuária RP


Vai começar a edição 2009 da Expo Rio Preto, a maior feira agropecuária da região dos Grandes Lagos. Neste ano, uma mega estrutura foi preparada para receber o público que passará pelo Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto entre os dias 8 e 18 de outubro. O local terá entrada gratuita das 8 às 17 horas. Após esse horário, é preciso apresentar ingresso para ter acesso ao Recinto. Lá dentro, o visitante encontra tudo o que precisa para sua diversão, desde alimentação de primeira até apresentações dos melhores animais do país. Para o criador, a Expo Rio Preto preparou um excelente calendário de palestras. O Recinto deve ser palco de grandes negócios e tem na programação julgamentos das principais raças do país. O evento terá uma variada gama de atrações para públicos das mais diferentes idades e funções.
Animais
Nesta edição, mais de 2 mil animais, entre bovinos, equinos, ovinos e muares estarão expostos nos 16 pavilhões e mais de 90 baias construídas para a ocasião.
Estacionamento
Dois espaços, com mais de 10 mil metros quadrados, estão reservados para os visitantes e expositores guardarem seus veículos com toda a segurança necessária.
Praça de alimentação
Trinta estandes com os mais variados tipos de comida e bebida ficarão à disposição do público próximo ao palco da Expo. Entre os destaques, estão porções salgadas, churros, tapioca, crepe e batidas diferenciadas.
Segurança
Cerca de 100 seguranças particulares e 40 guardas municipais vão garantir o bem-estar de quem procura diversão e negócios no evento. A Polícia Militar também terá um efetivo de apoio.
Dia das Crianças
No dia 12 de outubro, uma programação especial foi preparada para a criançada. O parque de diversões montado no Recinto de Exposições terá 50% de desconto em todos os brinquedos. Já a Fazendinha vai promover três montarias para desafiar os pequenos mais corajosos. Nesse dia, pais e filhos também poderão conferir apresentações dos cavalos Puro Sangue Lusitano.
Estandes
Cerca de 30 empresas terão estandes para apresentar seus produtos durante o evento. Além de insumos voltados ao homem do campo, o visitante que passar pela Expo poderá conferir novidades em automóveis, telefonia celular e outros produtos para o público comum. No Pavilhão da Indústria e do Comércio, pequenos empresários vão expor e comercializar itens em couro e artesanato, entre outros.
Assistência médica
A saúde do público também é uma das preocupações da organização da Expo Rio Preto. Por isso, em caso de emergências, uma UTI móvel, com médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, estará de prontidão para atender quem precisar. O Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também terá ambulâncias no local.
Shows
Dia 9
Chitãozinho e Xororó
Uma das duplas sertanejas mais conceituadas do país, Chitãozinho e Xororó apresentam-se na 48ª edição da Expo Rio Preto na sexta-feira (9/10), com entrada gratuita, o show da turnê “Saudade de Minha Terra. Como estão prestes a lançar um CD de inéditas em novembro, já incluíram para este show de Rio Preto as novas “Se For Pra Ser Feliz”, atual música de trabalho da dupla e já nas rádios de todo Brasil, e “Nasci de Bota e Chapéu”.
Dia 10
Jorge & Mateus
A dupla goiana abre a programação de shows da Expo Rio Preto 2009. Eles irão animar o público com canções como “Vou Fazer Pirraça”, “Mistérios”, "Voa Beija-Flor". Fiéis às suas raízes, Jorge & Mateus trouxeram nova roupagem ao repertório tradicional, com influências mais contemporâneas.
Dia 11
Zé Henrique e Gabriel
Uma das mais completas e importantes duplas da nova safra de música sertaneja no Brasil, os cantores apresentam especialmente as músicas do CD “Zé Henrique e Gabriel”. O trabalho é composto por canções inéditas, grande parte delas de autoria de Zé Henrique, pautadas por romantismo e alto astral musical.
Dia 12
Calcinha Preta
A banda, que virou fenômeno com a música “Você Não Vale Nada, mas Eu Gosto de Você”, vai agitar o feriado de 12 de outubro na Expo Rio Preto. O Calcinha Preta levantará a galera com seu espetáculo embalado pelo forró, efeitos especiais, de som e luzes. A banda, que nasceu em Sergipe (SE), tem 13 anos de estrada.
Dia 13
Rildo e Riany
Sucesso em diversas rádios pelo Brasil, os irmãos Rildo e Riany vão soltar a voz e encantar o público da Expo Rio Preto. No repertório, eles possuem canções como “Tudo por Você” e “Coisas Exotéricas”. A dupla tem lotado os locais onde se apresenta.
Dia 14
Luan Santana
Dono de um estilo inovador, o sul-mato-grossense Luan Santana mostra sucessos como “Tôde Cara” no palco da Expo Rio Preto. O cantor, de apenas 18 anos, tem o apoio da dupla Fernando e Sorocaba e já se tornou um fenômeno do sertanejo universitário. Além de canções de próprio cunho, Luan interpreta composições assinadas por Sorocaba, como “A Louca” e “Meteoro”.
Dia 15
João Carreiro & Capataz
A dupla matogrossense traz ao palco da Expo Rio Preto canções do CD “Os Brutos do Sertanejo”, que tem a faixa “Bruto, Rústico e Sistemático”, da trilha da novela “Paraíso”. As músicas têm letras irreverentes e temáticas jovens, com pegada pop. “Preta” e “Prefiro os Tubarões” também estão no repertório.
Dia 16
Jota Quest
A banda mineira colecionadora de hits se destaca da programação com predomínio de música sertaneja. A noite promete com os inúmeros sucessos da carreira da banda, que faz uma mistura sonora peculiar acrescentando black music ao rock e ao pop. O grupo está na estrada com o repertório que inclui músicas do CD “La Plata”.
Dia 17
Maria Cecília & Rodolfo
A dupla de Mato Grosso do Sul irá embalar o público da Expo Rio Preto com seu som sertanejo universitário. A dupla estourou interpretando hits antigos e composições próprias. Além do sucesso “Você de Volta”, Maria Cecília & Rodolfo cantam músicas do CD “Ao vivo em Goiânia”, seu mais recente trabalho. Entre as novas canções está “Quem ama cuida”.
Dia 18
Noite Nativa FM
Onde comprar: Riopreto Shopping e Praça Shopping
Preço: R$ 10 (primeiro lote antecipado)
Camarotes: Tradicional Butiquim, Praça Shopping, Riopreto Shopping e Pizzaria Bigorna
Preços: R$ 30
Programação completa da Expo Rio Preto 2009
7/10 – Quarta-feira
Pesagem dos animais (Raças Brahman e Nelore Padrão)
8/10 – Quinta-feira
8h - Julgamento da Raça Nelore
8h - Julgamento da Raça Brahman
Entrada de animais Guzerá
A partir das 17h - Bar Rancho do Tropeiro
9/10 – Sexta-feira
8h - Julgamento da Raça Brahman
8h - Julgamento da Raça Nelore Padrão
Pesagem de animais Guzerá
A partir das 17h - Bar Rancho do Tropeiro
23h – Show Chitãozinho e Xororó - com entrada gratuita
10/10 – Sábado
8h - Julgamento da Raça Brahman
8h - Julgamento da Raça Nelore Padrão
8h - Julgamento da Raça Guzerá
8h - Curso de Noções de Morfologia e Julgamentos de Raças Zebuínas (ABCZ)
9h – Equitação de Trabalho - Prova de Ensino
11h – Cerimônia de abertura da Expo Rio Preto
A partir das 17h - Bar Rancho do Tropeiro
19h – Equitação de Trabalho: Liga de Velocidade
23h - Show Jorge e Matheus
11/10 – Domingo
8h - Julgamento Raça Nelore
8h - Julgamento da Raça Guzerá
8h - Curso de Noções de Morfologia e Julgamentos de Raças Zebuínas (ABCZ)
9h - Equitação de Trabalho - Provas de Maneabilidade e Velocidade (simultâneas)
Entrada da Raça Tabapuã
A partir das 17h - Bar Rancho do Tropeiro
23h - Show Zé Henrique e Gabriel
12/10 – Segunda-feira
Entrada de animais do 2° Turno (Raças Angus, Canchim, Gir Leiteiro, Girolando,
Jersey, Holandês e Simental)
Apresentação do Cavalo Lusitano
A partir das 17h - Bar Rancho do Tropeiro
22h Show Calcinha Preta
13/10 – Terça-Feira
Entrada de animais do 2° Turno (Raças Angus, Canchim, Gir Leiteiro, Girolando, Jersey, Holandês e Simental)
8h30 - I Fórum Agroblog: Soja
15h30 - I Fórum Agroblog: Cana-de-açúcar
A partir das 17h - Bar Rancho do tropeiro
22h - Show Rildo e Riany
14/10 – Quarta-feira
Pesagem de animais do 2° Turno (Raças Angus, Canchim, Gir Leiteiro, Girolando, Jersey, Holandês e Simental)
Exposições de Muares
8h30 - I Fórum Agroblog: Milho
15h30 - I Fórum Agroblog: Boi gordo
A partir das 17h - Rancho do Tropeiro
22h - Show Luan Santana
15/10 – Quinta-feira
8h - Julgamento de animais do 2° Turno
8h - Julgamento da Raça Gir - Machos e Fêmeas Jovens
Início do Torneio Leiteiro
8h30 - I Fórum Agroblog: Soja
15h30 - I Fórum Agroblog: Cana-de-açúcar
A partir das 17h - Bar Rancho do Tropeiro
22h - Show João Carreiro e Capataz
16/10 – Sexta-feira
8h - Julgamento de animais do 2° Turno
8h - Julgamento Raça Tabapuã
8h - Julgamento da Raça Gir: Fêmeas Adultas
8h - Julgamento do Girolando Jovem 1/2, 3/4 e 5/8 (Jurado: Fábio Fogaça)
8h30 - I Fórum Agroblog: Soja
Torneio Leiteiro
15h30 - I Fórum Agroblog: Cana-de-açúcar
A partir das 17h - Bar Rancho do Tropeiro
23h - Show Jota Quest
17/10 – Sábado
8h - Julgamento de animais do 2° Turno
8h - Julgamento da Raça Tabapuã
8h - Julgamento da Raça Angus
8h - Julgamento da Raça Holandesa Gado Jovem (Jurado: Luis Felipe)
8h - Julgamento do Girolando Adulto 1/2, 3/4 e 5/8 e Macho e Progênies
Girolando (Jurado: Fábio Fogaça)
Torneio Leiteiro
10h - Prova de Laço Comprido
17h - Julgamento da Raça Holandesa Gado Adulto (Jurado: Luis Felipe)
17h - Prova de Marcha
A partir das 17h: Bar Rancho do Tropeiro
23h - Show Maria Cecília e Rodolfo
18/10 – Domingo
8h - Julgamento de animais do 2° Turno
8h - Julgamento da Raça Jersey: Gado Jovem e Adulto (Jurado: Luis Felipe)
8h - Julgamento da Raça Canchim
9h - Cavalgada de Encerramento
12h - Concurso do Berrante
13h - Concurso da 1ª Queima do Alho - Rancho do Tropeiro
Encerramento do Torneio Leiteiro
22h - Show Noite Nativa FM

Rosa Maria Alves Rodrigues dos Santos mais uma aniversariante da ATI – Núcleo do Castelinho

Rosa Maria e nossa amiga de ginástica do Núcleo Castelinho nasceu em São José do Rio Preto e é filha de Maria Aparecida Alves dos Santos e de Deotrudes Domingues dos Santos (In memorian). Rosa Maria é casada com Hélio Rodrigues Alves e desta união nasceu Leonardo do Santos Alves. A aniversariante os nossos parabéns, inclusive da turma toda de nosso Núcleo. Congratulações !

Salvatore D'Onofrio e o lançamento amanhã do seu livro “Pensar é preciso”

Paulo Cesar Paschoalini (Piracicaba – SP) e seu METAMORFOSE


Pedro Clemente Soto, Bonifácio Montanha, Vitorino José Pereira e Orlando Tambelini





Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida, dia 7 do mês de outubro de 2008


José Raul Teixeira (Niterói, 7 de outubro de 1949) é um educador brasileiro que se notabilizou, entre os espíritas, como médium. Sexto e último filho de ...(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos e a continuação desta matéria e a de nosso querido amigo Nenê Honsi ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


Aniversária hoje este extraordinário jornalista e colunista social, que deste os tempos do Jornal Dia e Noite na década de 70, tenho uma admiração enorme por sua lisura e um coração enorme no trato com colegas e principalmente no meu caso tenho uma gratidão enorme por Nenê. Parabéns pela passagem de seu niver e congratulações por tudo que representa em nossa cidade. ( Na foto acima Nenê com seu violão encantando a todos no casamento da nossa colega telefonista Jane.)

E MAIS, OS 3 ANINHOS DE EDUARDA
Eduarda de Melo Vechini a maior riqueza de Fernando Cesar Costa Vechini e Janelice Aparecida Melo hoje também Vechini, Janelice ou Jane como é conhecida no Instituto de Urologia e Nefrologia por coincidência é aniversariante deste mês, no dia 4 ou seja há três dias atrás. Parabéns a aniversariante de hoje a Eduarda e também a Jane, mesmo tardiamente, na foto abaixo Jane é toda felicidade e radiante pela passagem do aniversário de sua pequena.

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página..

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Unidos no Esporte realiza a partir de amanhã programação especial no mês das crianças  

Cléa Márcia Bernardelli durante evento de inauguração de ATI na Represa Municipal.

O Programa Unidos no Esporte, desenvolvido pelo Departamento de Esportes Comunitários, da Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto, preparou uma programação especial para o mês de outubro, em razão do Dia das Crianças, que acontecerá todas as quartas-feiras. De acordo com a coordenadora do programa, Cléa Márcia Bernardelli, todos os anos, no mês das crianças, são realizadas atividades além das já desenvolvidas pelo programa. “Em outubro, procuramos fazer excursões e levá-los a lugares especiais, para que possam fazer outras atividades além das rotineiras”, explica. A primeira atividade será nesta quarta-feira (7/10). As 253 crianças atendidas pelo programa, sendo 180 no período da manhã e 73 a tarde, irão nadar na piscina do Centro Esportivo Antonio Natalone. No dia 14 de outubro, as crianças visitarão a 48ª Expo Rio Preto. “Tem criança que não conhece alguns animais que estão na Exposição e agora poderão conhecer”, diz Cléa. Já no dia 21, o local visitado será um pesque-pague, localizado no município Cedral, onde as crianças poderão se divertir pescando e em seguida soltando os peixes. E no último dia de atividade (28/10) as crianças nadarão no clube de campo da ADPM – Associação Desportiva da Polícia Militar. Além das atividades, todas as quartas-feiras as crianças receberão guloseimas após o lanche.

Nó da Terra apresenta Efigênia Helu e Samuel Szpigel e convida para vernissage nesta quinta


Onde as cores, formas e texturas conversam
com a movelaria, a arquitetura,
com as artes e com o design.
O evento será na rua Antonio
de Godoy 3686 às 20 horas.

Venha brindar conosco!

Maria de Lurdes Games Thomé de Souza (São José do Rio Preto – SP) e seu FALTOU VOCÊ


A Página da Vida, dia 6 do mês de outubro de 2008



A nossa página estará divulgando os trabalhos destes até ao final do mês. Confiram!

Para ver as digitalizações desta matéria e a de Altemar Dutra ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


Altemar Dutra de Oliveira (Aimorés, 6 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 9 de novembro de 1983) foi um cantor brasileiro. Sucesso em toda a América Latina, interpretando obras como "Sentimental Demais", "O Trovador", "Brigas" e "Que Queres Tu de Mim", boa parte...(Continua na edição do ano passado)


Personalidadesaniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Maria Cecília em “A História de Catanduva de A a Z”.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Vicente Roberto Serroni e sua belissima crônica vencedora "Romeu e Julieta do metrô"

Reynaldo Damazio e o vencedor da crônica abaixo nosso amigo Vicente Roberto Serroni.

Lupércio, jovem de 30 anos, que quase nunca senta em suas viagens pelo metrô, certo dia visualizou um banco vazio e resolveu fazer uso do assento. Havia pegado o trem na Estação Sé e estava indo para Jabaquara, onde deveria entregar um documento importante a um cliente que o aguardava. Não demorou muito, a seu lado sentou-se uma velha senhora, que pelo visual, ainda não tinha saído da era dos hippies. Tudo no seu figurino lembrava o “paz e amor” daquela geração. Mas o que mais chamava atenção naquela figura estranha era o barulho de seus balangandãs, pendurados no pescoço, braços e cintura, fazia. Depois de se ajeitar, dando um “chega pra lá” em Lupércio, acomodou também uma velha bolsa surrada, confeccionada em barbante e com aparência nada elegante. De repente, apresentou-se à Lupércio, dizendo se chamar Julieta e começou a falar sozinha, como se estivesse brigando com alguém.
Esse monólogo de dona Julieta com o invisível prosseguiu até a próxima Estação. Quando o trem parou, ela também parou de falar. Ao sinal do locutor avisando para as pessoas não segurarem a porta, a velha senhora deu um forte tapa na perna de Lupércio e, chamando-o de Romeu, deu uma bronca num dos rapazes que havia atrapalhado o fechamento da porta.
--- Está vendo Romeu, esses vassalos que devem impostos ao Rei estão atrasando a chegada da cavalaria neste dia importante para o nosso condado! Você como representante desta turba precisa colocar ordem e disciplina. Faça alguma coisa?
Lupércio sentiu que as pessoas que lotavam aquele vagão olhavam para ele, não que elas quisessem uma resposta para a pergunta da mulher, mas uma solução para aquela situação. Por um momento sentiu-se acuado, mas refez-se logo e soltou um leve sorriso, como que antevendo o julgamento para dona Julieta. É claro que todos deveriam estar pensando - “é uma doida, uma maluca de dar dó!”. Para ele, que imaginava ser ela uma “hippie” perdida no tempo, agora vinha a idéia de que a vida daquela mulher era uma mistura de passado, presente e quem sabe, até do futuro.
--- Ergam-vos todos, oh! assalariados, o terceiro mandato assombra a história da democracia! – disse isso olhando para Lupércio – Está aqui Romeu, homem íntegro e soberano, senhor de ética ilibada e que pode ser a resposta para todos os anseios da nossa geração e das gerações futuras!
“Pronto” - pensou Lupércio – “A mulher endoidou de vez. Primeiro transformou-me no Romeu shakespeariano, e agora me coloca na berlinda do terceiro mandato” - Sentiu novamente todos os olhares das pessoas daquele vagão pra cima dele. A sorte foi que o trem fazia outra parada e muitos se preparavam para descer, inclusive, dona Julieta, com toda sua parafernália. Depois que as pessoas saíram, Lupércio levantou-se porque a próxima parada era a sua. Cumpriu sua tarefa no bairro e seguiu para a Estação Jabaquara, onde pegaria o metrô de volta. Enquanto aguardava a chegada do trem, ficou pensando naquela senhora, no que faz uma pessoa chegar àquele estado. “Não é comum as pessoas chegarem a esse ponto” – raciocinou – “Piração total, coisa dessa cidade tão grande, que deixa as pessoas malucas” – concluiu.
Desta vez não fez questão de sentar-se, apesar de vários lugares desocupados, não queria dar a chance de outra pessoa, por mais sã que fosse, aborrecê-lo no caminho. Foi ali, naquela toada, viajando em pensamentos e segurando firme nos apoiadores do trem que Lupércio esperava por seu destino. Na terceira Estação, quem ele avistou? Sua companheira de banco. O trem ainda não havia parado, fez uma torcida danada para que o vagão dele ultrapassasse o local de embarque da velha senhora. Em vão, a porta por onde entraria dona Julieta foi a de sua composição.
--- A sua Julieta está de volta Romeu, nem todas as nossas viagens conseguem separar nossas vidas. Segure seu filho, ele nasceu em Liverpool, é um lorde inglês – depois da fala, entrega um boneco de pano para que Lupércio o segure. Ele, por sua vez, viu que as pessoas estavam rindo e, de novo, sentiu-se acuado diante de toda aquela inquisição. Percebeu um calor subir por todo o seu corpo, achou que iria explodir, mas evocando seus mantras e descansos zens, resolveu participar daquela peça do absurdo. Segurou o boneco com um dos braços, já que o outro estava ocupado, mas procurou demonstrar carinho naquela cena. Dona Julieta abraçou-o e começou a cantar o início do hino francês:
“Allons enfants de la patrie,
Le jour de gloire est arrivé!
Contre nous de La tyrannie
L’étendard sanglant est levé...

Ao escutar o hino, Lupércio esboçou um leve sorriso. “Ela fala nos ingleses e canta os franceses. Vai entender?” A Estação Sé era a próxima parada, Lupércio fazia sua baldeação para a República naquele local. Quando o trem parou, rapidamente as pessoas foram saindo, mas de algumas ele escutou frases pejorativas sobre dona Julieta e até dele: “Que mulher maluca!” – disse um deles – “Mais maluco ainda é o marido da velha, ficou lá com cara de babaca segurando aquele boneco e achando que era o filho dele mesmo!”
Lupércio, com cuidado entregou o boneco para dona Julieta, despediu-se e saiu rápido do trem. O sinal avisando que a viagem prosseguiria logo foi dado. Ele viu o trem partir, registrou a imagem daquela velha senhora a quem tinha dado toda atenção, desaparecer lá longe. Subindo na escada rolante, quis uma explicação para tudo aquilo. Não conseguiu!

Isabel Cristina Alves (Tabapuã – SP) e seu “AS FLORES QUE NÃO MORRERÃO”


Rebelo da Silva e seu pensamento no livro “Otimismo em Gotas” de R. O. Dantas

A Página da Vida, dia 5 do mês de outubro de 2008

A atual Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Ela constitui o Brasil como um Estado democrático de Direito de estrutura federativa. Em 1993, conforme determinação …..(Continua na edição do ano passado).

Roland Garros (6 de outubro de 1888, Saint-Denis (Reunião) — 5 de outubro de 1918, Ardenas) foi um jogador de tênis e um pioneiro da aviação francês. Iniciou sua carreira de …..(Continua na edição do ano passado)


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Mario Monteleone “A História de Catanduva de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

Para ver a foto e a matéria de nossa Constituição ou de Roland Garros ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

domingo, 4 de outubro de 2009

Angélica Medeiros Cunha e seu JOGO DA VERDADE


Os alunos que iam a tarde na escola eram todos meio bagunceiros. Eu não me achava bagunceira, mas acontece, que, naquele ano, as apostilas não tinham sido abertas por mim ainda, e por isso, mamãe mandava eu fazer as aulas de reforço.
Foi numa tarde tenebrosa, quatro aulas de matemática, que, eu, e a Jussara...bem, das duas primeiras aulas, eu pude escapar. Fiquei então na quadra, sentada com uma galera. Estávamos em seis. Os três garotos eu conhecia, das meninas, só uma, a Jussara, que tinha conversado algumas vezes comigo; as outras, eram mais velhas, eu não conhecia.
Conversávamos, e daí, inventaram de jogar um tal jogo da verdade. Perguntas e respostas. Uma grande palhaçada. As perguntas mais comprometedoras. “ Já fumou maconha ?” Lucas respondeu que não. Mentiu, descaradamente. Confesso que preferia não ter entrado naquele jogo...” Já transou em lugares públicos ?” Guto riu, fez que sim com a cabeça. “ Agora é você !” Jussara apontou para mim. “ Eu ?” Gelei. E se ela perguntasse aquilo ?” Imaginava que eles não soubessem que eu gostava de meninas. Mas têm coisas que não se pode esconder por muito tempo...Não havia ficado com nenhuma garota da escola, mas podiam saber das outras...
Mandei Jussara perguntar logo. Ela riu, com malícia. Não, Jussara gostava de garotos, era meio maluquinha, mas gostava de garotos. “ Ingrid, já sentiu atração por pessoas do mesmo sexo que você ?” Foi como ser jogada, nua, na frente de um palco, a platéia lotada, etc...e tal.
Pessoas do mesmo sexo...Ainda bem que ela não disse : mulheres. Ficaria mais vermelha, mais ainda. Querendo enfiar a cabeça dentro de um buraco...Respondi que não e fechei a cara.
Todos, menos, Jussara, riram. Sim, eles sabiam. E agora, o que faço ? O que eu faço, meu Deus ? Inventei que estava precisando ir ao banheiro; eles que estavam entretidos na brincadeira, nem se importaram.
Me afastei, devagar, depois, andando mais rápido. Quando entrei pelos corredores da escola, estava correndo. Não olhei para trás, para os lados, devem ter pensado, aí vai mais uma maluca, das tantas que andam por aí.
Entrei no banheiro, muitas perguntas na cabeça...Por que o medo ? Por que você não assume de uma vez ? Sim, Ingrid, você sentiu medo, mas também, tesão, só de imaginar que ela pudesse...Será que Jussara percebeu ? Há umas duas semanas, peguei ela me olhando de um jeito...Ou será que é tudo imaginação minha ?
Nisso, a porta do banheiro abriu, ela entra....Sim, Jussara, que havia me seguido, sim, isso ela disse, e disse também, que queria conversar comigo.
- Por que você fugiu, Ingrid ?
Arrumo uma desculpa, digo que a brincadeira estava chata.
- Não, não foi por isso que você fugiu...Você quer ? pergunta
Um convite, dentro do banheiro, fechamos a porta...
- Eu sei que você tem tesão por meninas, eu também tenho...
Trancadas no banheiro da escola, nos beijamos.
Um beijo, tão lindo e tão calmo e verdadeiro, que depois, nos despedimos, como se tivessemos feito um grande favor uma para a outra.
Foi ela então para a quadra, já eu, fiquei andando, meio que perdida, nos corredores. Me sentia tão feliz que não lembrei da aula de matemática . O pior é que o professor avisou a diretora, sobre minha ausência. A diretora avisou mamãe e levei um sermão por isso.
Mas tudo bem. Nem liguei. Tinha coisas mais importantes porque preocupar-me. Jussara, por exemplo. Ainda mais porque agora ela sabia tudo de mim e eu sabia o que precisava saber dela...
Sim, éramos lésbicas. Deliciosamente lésbicas.
E o jogo só havia começado para nós duas.
Jogo só para mulheres.
Se é que eu preciso explicar mais alguma coisa...

Angélica Medeiros Cunha, com este texto venceu a primeira fase do Mapa Cultural de São José do Rio Preto,

Falece hoje Mercedes Sosa, LA NEGRA , a voz simbolo de solidáriedade na América Latina



Mercedes Sosa (Tucumán, 9 de julho de 1935 - Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi umacantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Alcunhada La Negra pelos longos e lisos cabelos negros. Descoberta aos quinze anos de idade, cantando numa competição de uma rádio local da cidade natal, quando foi-lhe oferecido um contrato de dois meses. Admirada pelo timbre decontralto, gravou o primeiro disco Canciones con Fundamento, com um perfil de folk argentino. Consagrou-se internacionalmente nos EUA e Europa em 1967, e em 1970, com Ariel Ramireze Felix Luna, gravando Cantata Sudamericana e Mujeres Argentinas. Gravou um tributo também à chilena Violeta Parra. Sosa interpretou um vasto repertório, gravando canções de vários estilos. Atuava freqüentemente com muitos músicos argentinos como León Gieco, Charly García, Antonio Tarragó Ros, Rodolfo Mederos e Fito Páez, e outros latino-americanos como Milton Nascimento, Fagner e Silvio Rodríguez. Foi uma conhecida ativista política de esquerda, foi peronista na juventude. Em tempos mais recentes manifestou-se como forte opositora da figura de Carlos Menem e apoiou a eleição do ex-presidente Néstor Kirchner. A preocupação sócio-política refletiu-se no repertório interpretado, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, um movimento musical latino-americano da década de 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. No Brasil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros artistas, são expressões da Nueva Canción, marcada por uma ideologia de rechaço ao que entendiam como imperialismo norte-americano, consumismo e desigualdade social. Possuía um dueto ("So le pido a Dios") com a consagrada cantora de Samba Beth Carvalho, cada uma cantando no seu idioma. Destacamos também o dueto dela com o cantor cearense Fagner na música Años, sucesso gravado em 1981. Uma música muito conhecida na sua firme e, ao mesmo tempo, terna voz é a canção "Gracias a la vida", composição de Violeta Parra.
Discografia
La voz de la zafra (1962)
Canciones con fundamento (1965)
Yo no canto por cantar (1966)
Hermano (1966)
Para cantarle a mi gente (1967)
Con sabor a Mercedes Sosa (1968)
Mujeres argentinas (1969)
Navidad con Mercedes Sosa (1970)
El grito de la tierra (1970)
Homenaje a Violeta Parra (1971)
Hasta la victoria (1972)
Cantata Sudamericana (1972)
Traigo un pueblo en mi voz (1973)
Niño de mañana (1975)
A que florezca mi pueblo (1975)
La mamancy (1976)
En dirección del viento (1976)
O cio da terra (1977)
Mercedes Sosa interpreta a Atahualpa Yupanqui (1977)
Si se calla el cantor (1977)
Serenata para la tierra de uno (1979)
A quién doy (1980)
Gravado ao vivo no Brasil (1980)
Mercedes Sosa en Argentina (1982)
Mercedes Sosa (1983)
Como un pájaro libre (1983)
Recital (1983)
¿Será posible el sur? (1984)
Vengo a ofrecer mi corazón (1985)
Corazón Americano (1985) (con Milton Nascimento & León Gieco)
Mercedes Sosa ´86 (1986)
Mercedes Sosa ´87 (1987)
Gracias a la vida (1987)
Amigos míos (1988)
En vivo en Europa (1990)
De mí (1991)
30 años (1993)
Sino (1993)
Gestos de amor (1994)
Oro (1995)
Escondido en mi país (1996)
Alta fidelidad (1997) (con Charly García)
Al despertar (1998)
Misa Criolla (2000)
Acústico (2002)
Argentina quiere cantar (2003) (con Víctor Heredia & León Gieco)
Corazón Libre (2005)
Filmografia
Güemes, la tierra en armas (1971)
Argentinísima (1972)
Ésta es mi Argentina (1974)
Mercedes Sosa, como un pájaro libre (1983)
Será posible el sur: Mercedes Sosa (1985)
Historias de Argentina en Vivo (2001)

Luiza Bettanzos (Rio Grande – RS) e seu É TEMPO DE PRIMAVERA NO FLORÃO DA AMÉRICA


A Página da Vida, dia 4 do mês de outubro de 2008


São Francisco de Assis nascido Francesco Bernardone, (Assis, 26 de setembro de 1181 — 3 de Outubro de 1226) foi um frade católico, fundador da...(Continua na edição do ano passado).

Para ver a foto e a matéria de São Francisco de Assis ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.