sábado, 15 de maio de 2010

Neste domingo tem a terceira eliminatória do nosso Festival de Música Sertaneja no Nelson Castro









Duplas que se apresentaram no domingo passado (9/5/2010): (1) “O Sabiá”, de Arnaldo Reis, por Arnaldo Reis e Eduardo (Penápolis); (2) “Barco a Vela”, de Zeca Beluce, por Kaik e Renato (Rio Preto); (3) “Dormindo com a Solidão”, de Mauro Dias, por Sol Maia (Ipiguá); (4) “Um Basta na Violência”, de Marcelo Gonçalves e Pedro Giglio, por Marcel Carrara e Evandro (Rio Preto); (5) “A Viola, o Violão e a Reprodução”, de Antônio Garcia, por Cassio e Cassiano (José Bonifácio);(6) “No Meu Sertão”, de Joel Monteiro e Rafael Martins, por Fernando e Rafael (Rio Preto); (7) “Eu Nasci pra te Amar”, de Isac Teixeira, por Izac e Ronaldo (Rio Preto).

Neste domingo (14/5) será realizada a terceira eliminatória do Festival Nacional de Música Sertaneja. Será às 19 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro. Serão apresentadas sete canções, sendo que duas serão selecionadas para a final, uma interpretada por artistas rio-pretenses e a outra pelos da região. O corpo de júri é formado pelos músicos Donizete, Divino, Zeca, Canhotinho e Zé do Rancho. Os nomes das duplas selecionadas serão divulgados na última eliminatória, no dia 30 de maio. Ao todo, serão selecionadas dez duplas. As duplas selecionadas já estão automaticamente classificadas para a grande final do Festival Nacional de Música Sertaneja, que será realizada de 26 a 29 de agosto. Neste ano, o Festival recebeu 98 inscrições de artistas locais e regionais. Destas, foram selecionadas 35 músicas. Após o término desta fase, serão abertas as inscrições para artistas de todo o país.

Músicas que participam da eliminatória de amanhã dia 16 de maio

“Chave do Céu”, de Paulo Abreu e Luís C. Santos, por Renan e Renata (Rio Preto); “Mãe Natureza”, de Reis Antenor e Paladinho, por Reis e Paladrinho (Rio Preto); “Imaginação de Carreiro”, de Sargento Castro, por Renato Marques e Maioral (Rio Preto), “Inércia da Lembrança”, de José Calixto e Praense, por Rio-pretense e Imigrante (Rio Preto); “Sangue de Cabloco”, de Waldemar Bia, por Flávio e Rodrigo (Cosmorama); “Rancho Beira de Estrada”, de Cuiabá Valdívio da Silva, por Adriano Reis e Cuiabá (Mirassol); e “Amor Inacabado”, de Eduardo, por Arnaldo Reis e Eduardo (Penápolis).

Eliminatória do Festival Nacional de Música Sertaneja

Data: 16/5
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Nelson Casto,
avenida Feliciano Sales Cunha, 1.040 - Vila Itália

E MAIS SOBRE EDIÇÕES ANTERIORES

Confira as músicas selecionadas eliminatórias do
dia 9 de maio dando um clique no titulo abaixo:


**
Confira as músicas selecionadas eliminatórias do
dia 2 de maio dando um clique no titulo abaixo:


***
Confira as selecionadas e toda programação musical deste mês
do festival sertanejo dando um clique em cima do titulo abaixo:

Correios lançam selo dos 5º Jogos Mundiais Militares na cidade do Rio de Janeiro (RJ)


Os Correios lançaram na última quarta-feira (12) na cidade do Rio de Janeiro (RJ), um selo (de emissão especial) que destaca a importância dos “5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011”, competição esportiva militar, de nível internacional, realizada desde 1995, que visa promover a peculiar experiência de integrar, pelo desporto, militares de diversos países, nas várias modalidades esportivas disputadas.
Os Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Desporto Militar – CISM chegam à sua quinta edição com o slogan “Os Jogos da Paz”, e serão realizados pela primeira vez no continente americano. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro. As competições serão disputadas entre 16 e 24 de julho de 2011, com a presença de 6 mil atletas de 110 países.
Os Jogos da Paz 2011 terão um total de 20 esportes, sendo 15 olímpicos: atletismo, boxe, basquete, esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, pentatlo moderno, taekwondo, tiro, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia. Já os esportes militares serão cinco: orientação, paraquedismo, pentatlo aeronáutico, pentatlo militar, e pentatlo naval.
A infraestrutura esportiva e de apoio, a ser usada nos Jogos, aproveita os meios e a experiência da cidade do Rio de Janeiro. Algumas das principais praças esportivas da capital carioca, que foram utilizadas no Pan Rio 2007, abrigarão competições dos Jogos Rio 2011, como o Estádio João Havelange, o Parque Aquático Maria Lenk, o Ginásio do Maracanãzinho e o Centro Nacional de Hipismo, entre outros.


SOBRE O SELO: O selo, criado pelo artista Pedro Henrique Mendes Garcia, apresenta em destaque, à direita, a logomarca dos 5º Jogos Mundiais Militares. Em linhas estilizadas, a logomarca simboliza a pomba da paz e a finalidade do Conselho Internacional do Desporto Militar, de fomentar a paz e a amizade entre os militares, por meio do desporto. Ao centro, é mostrada a legenda indicativa da competição, e, abaixo, o slogan: “Os Jogos da Paz”, o qual sinaliza o maior evento do desporto militar mundial. As bordas do selo, em amarelo dourado, valorizam, harmoniosamente, o conjunto apresentado. Foi utilizada a técnica de desenho vetorial.
Com uma tiragem de 300 mil exemplares, cada selo custa R$ 2,00 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Assistência promove Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Ivani Vaz de Lima durante encontro do pessoal da melhor idade.

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, de 17 a 21 de maio. A mobilização vai envolver vários órgãos da administração pública e da iniciativa privada. De acordo com os coordenadores da Semana, serão realizadas palestras, panfletagens e a distribuição de adesivos com a frase: “Violência Sexual é Crime”. "Estaremos levando esta mobilização para todas as escolas da rede municipal; teremos também ações junto com a Secretaria de Saúde; todos os Cras (Centros de Referência da Assistência Social), que estão espalhados pela cidade, vão realizar atividades; em 2009 tivemos uma adesão bastante significativa da rede bancária, onde os funcionários usaram os adesivos da campanha, e para este ano, além dos bancários, esperamos que outros setores adiram, como, por exemplo, os supermercados, ou seja iremos trabalhar para envolver toda a sociedade”, explica a coordenadora dos programas de atenção especial da Secretaria de Assistência Social, Janaína Duarte Simão. A secretária de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima, disse que a expectativa é de uma grande adesão da comunidade na campanha. “Nós realizamos a Semana como forma de reforçar a importância em se denunciar os casos de exploração e abuso. Mas nós trabalhamos permanentemente para combater esse crime e dar toda a assistência às vítimas”, destacou Ivani. Entidades que queiram participar da Semana e ajudar na divulgação devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone 3212-7933.

A Página da Vida do dia 15 mês de maio de 2009

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria
Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, promove...
(Continua na edição do ano passado).
**
**
**
Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 15 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Representantes do Dia do Desafio - Challenge Day se reúnem em São José do Rio Preto

Altair Moioli em um encontro do pessoal da melhor idade.

Representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto se reuniram na tarde desta quinta-feira (13/5) com membros do Sesc – Serviço Social do Comércio e de outras entidades envolvidas na realização do Dia do Desafio – Challenge Day. O evento é realizado pelas Secretarias Municipais de Esportes em parceria com o Sesc. Neste ano, São José do Rio Preto vai enfrentar a cidade mexicana de Centro, no próximo dia 26. O Dia do Desafio é realizado simultaneamente em várias cidades do mundo. No ano passado, das 645 cidades do Estado de São Paulo, participaram 565 municípios, o que representa 88% do total. O objetivo do Dia do Desafio é incentivar a prática de exercícios físicos. Serão realizadas atividades em toda a cidade. Cada morador que quiser participar deve praticar pelo menos 15 minutos de atividades físicas e depois registrar a participação pelos telefones 3216-4000 e 3016-1101 da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O exercício pode ser praticado individualmente ou coletivamente. “O objetivo é incentivar a prática esportiva e fazer com que a população crie hábitos saudáveis”, afirma o coordenador do Departamento de Esportes e Educação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Altair Moioli. Ganha a cidade que tiver o maior número de participantes registrados. “Estamos preparando diversas atividades nos nossos centros esportivos, academias abertas e nas praças, quadras e ginásios. Queremos mobilizar o maior número de pessoas para que pratiquem 15 minutos de atividades esportivas”, disse Moioli. A programação completa de todas as atividades que serão realizadas em Rio Preto no Dia do Desafio ainda não está totalmente definida. Neste ano, o Dia do Desafio completa 15 anos no Brasil. O projeto foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA, uma entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da região Norte tem novo endereço


A Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente informam que o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da região Norte mudou de endereço. A nova sede está localizada na rua Eduardo Nielsen, 420, no Jardim Congonhas. O Conselho Tutelar da região Norte atende pelos telefones 3236-2863, 3237-5877 e 9608-0407. A função do Conselheiro Tutelar é assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, exigindo o cumprimento do ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal.

Teatro Nelson Castro agora tem 186 poltronas


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, realizou adequações no Teatro Municipal Nelson Castro para dar maior conforto ao público e melhores condições técnicas aos artistas. A mais importante foi a troca das cadeiras de plástico por poltronas. Com isso, o espaço passa a ter 186 lugares. O Teatro recebeu também rampas de acesso para os deficientes físicos, toldos e foram ampliados os pontos de luz para proporcionar melhores condições técnicas aos artistas que se apresentam no local. O secretário de Cultura, Deodoro Moreira, acrescentou que as adequações foram feitas em respeito ao público e aos artistas, mas também para que a cidade possa preservar esse importante patrimônio público. “O Teatro Nelson Castro é palco de importantes atividades da Secretaria de Cultura, Festival Internacional de Teatro, Janeiro Brasileiro da Comédia e Festival Nacional de Música Sertaneja, assim como apresentações de outras áreas. Diante disso, a remodelação do espaço é de fundamental importância para o conforto, tanto de artistas quanto de espectadores”, destacou Deodoro Moreira, secretário de Cultura.

Quirino de Freitas Pereira e Maria Aparecida Lorenzati Pereira e a vossa Bodas de Ouro

Quirino de Freitas Pereira em um dia muito especial
em seu estabelecimento a famosa " Porcada de Bady".

Hoje em um almoço de um encontro politico das bases governistas do Brasil fiquei sabendo das Bodas de Ouro do casal Quirino de Freitas Pereira e Maria Aparecida Lorenzati Pereira, eles que se uniram pelo sagrado matrimônio na Igreja Matriz de São Sebastião (14/05/1960) na pequena localidade de Borboleta bem vizinha de São José do Rio Preto hoje com o nome de Bady Bassith. Quirino e Maria Aparecida mantém à quase 40 anos até hoje um comércio bem ao lado da Br.153 conhecido como Porcada de Bady, e não economizaram em panos brancos revestindo todas dependências da Porcada para o dia tão solene que acontece ali. Aos casal os parabéns pela união tão duradoura e as congratulações por tudo que faz pela nossa culinária baseada em linguiças e o melhor da carne suina e tornando aquele local um excelente e primoroso ponto de encontro.

A Página da Vida do dia 14 mês maio de 2009


Esta é a terceira vez que Rio Preto participa como co-realizador do Projeto. Na cidade, a Virada Cultural terá início...(Continua na edição do ano passado).


**

**

**

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidade aniversariante no dia de hoje, Kazuo no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Leopoldo em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 14 mês maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Em São José do Rio Preto, Virada Cultural Paulista em sua edição 2010 terá 38 atrações


A grade de programação da edição 2010 da Virada Cultural Paulista já está definida. O evento realizado pela Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, traz para Rio Preto 24 horas de música, teatro, dança, intervenções circenses e filmes. Ao todo, serão 38 atrações em seis locais diferentes, entre as 18 horas do dia 22 de maio às 18 horas de 23 de maio. O espaço principal, o palco externo será montado no Anfiteatro da Represa Municipal, o interno no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O evento também vai ocupar a ECO –Escola de Competências Deputado Roberto Rolemberg, o Cine Eldorado, o Sesc Rio Preto, a Casa de Cultura Dinorath do Valle e o Parque Ecológico.
A abertura oficial do evento será com o espetáculo de dança “Estado Independente”, da Cia. Borellu de Dança, às 18 horas, no dia 22 de maio, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. No mesmo dia, até a madrugada, o local receberá os espetáculos “Cartas a um jovem poeta”, de Ivo Müller, às 20h30; “As Pagus”, às 22h30; a apresentação musical de Thalma de Freitas, às 0h30, e o teatro “Afro-bege”, de Robson Nunes, às 2 horas. Já no dia 23 de maio, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebe cinco atrações. Os espetáculos infantis, “100+ nem menos”, da Cia. Noz de Teatro, às 11 horas; “Enquanto Houver Encanto”, do Grupo Oculto do Aparente, às 13 horas; a apresentação musical “Tem Gonzaga de Molho”, de Carlinho Antunes & Quinteto Mundano, às 14h30; a intervenção circense com os Irmãos Marambio I, às 16 horas (em frente ao Teatro), e a apresentação musical de Badi Assad, às 16h30. O palco externo receberá 13 atrações. No dia 22 de maio, quem abre a programação do local é o Dj Ney Faustini, às 18h30, depois tem o Grafiteiro Boleta, com a “Intervenção de Grafite”, às 19 horas; apresentação musical do grupo Grooveria, às 19h30; intervenção circense com os Irmãos Marambio I, às 20h30; apresentação do grupo rio-pretense Banda Megido, às 21 horas; mais uma intervenção circense, às 22 horas; a apresentação musical do grupo Tem Galega no Samba, às 22h30, e, às 23 horas, a última apresentação da intervenção circense. A partir das 0 horas do dia 23, o local recebe as apresentações musicais de Diogo Nogueira; Dj Ney Faustini, às 1h30; Milocovik, às 14 horas; Vivendo o Ócio, às 15h30, e Mudhoney, às 17 horas. Neste ano, a ECO, no bairro Santo Antônio, também receberá apresentações. No dia 22, serão exibidos os espetáculos “Cortejo de Maracatu”, da Caracaxá, às 20 horas, e dança “B.E.C.O – B.Boys em Construção Original”, do Grupo Zumb.boys, às 21h30. Já no dia 23, receberá o show circense “Tuingo e Batatinha – A Dupla de 2 Gigantes”, da Cia. Bubiô, Ficô Lô, às 15 horas. O Cine Eldorado recebe seis exibições de filmes. No dia 22, “Cine Goethe – Um Julho”, às 20 horas, e “Cine Goethe – Crazy”, às 22 horas. Já no dia 23, “Catacumbas”, às 0h30; “Matadores de Vampiras Lésbicas”, às 2h30; “Garoto Cósmico”, às 14 horas, e o Festival do Minuto – Melhores de 2009, às 16 horas. O Sesc Rio Preto recebe quatro atrações. Às 21 horas, a apresentação de dança “Jam de Danças Urbanas”, da Cia. Discípulos do Ritmo e Convidados (22/5), e no dia 23, “Som de Um”, de Renato Gagliardi, às 11h30; a apresentação teatral “Taí.. Na-ni-ca!!!”, da Cia. Da Casa Amarela, às 16 horas, e a apresentação musical Kami, às 17 horas . A Casa de Cultura Dinorath do Valle sedia o “Encontro Marcado com Fernando Sabino”. A abertura da exposição será às 20 horas, do dia 22 de maio. As atrações do evento seguem até o dia 21 de junho. Para fechar, o Parque Ecológico sedia a “Vivência de Grafite”, uma oficina de sete horas de duração com o Grafiteiro Boleta, a partir das 10 horas, no dia 22 de maio. Toda a programação da Virada Cultural é inteiramente gratuita e aberta ao público. Os eventos dentro do Teatro Municipal terá distribuição de ingressos uma hora antes de cada apresentação. As inscrições para a Oficina de Grafite já estão abertas e devem ser feitas até o dia 20 de maio na Secretaria de Cultura. Além disso, está em aberto o concurso “Minuto na Virada Cultural Paulista”. Para participar, os interessados devem fazer um vídeo de um minuto, registrando as imagens durante o evento. Depois de pronto deve ser enviado para o site www.festivaldominuto.com.br, até o dia 31 de maio. Serão distribuídos R$ 6 mil em prêmios para os autores dos melhores vídeos.

Monte Aprazível realizará dentro de 30 dias sua Primeira Corrida de Rua com muita premiação


Monte Aprazível promoverá no dia 13 de junho, às 9 horas, a Primeira Corrida de Rua com premiação em dinheiro para as 21 categorias entre elas, livre especial, masculina, feminina, infantil e para os melhores aprazivelenses. A largada e a concentração serão em frente à Prefeitura.
Ao todo serão distribuídos mais de R$ 3 mil em prêmios para os participantes. A prova toda terá o percurso de oito mil metros. A largada da prova será em frente à Prefeitura passando pela rua Monteiro Lobato, dobrando a esquerda na rua Duque de Caxias, seguindo até a rua José de Andrade Junqueira, passando pela avenida Brasília, anel viário, novamente avenida Brasília em frente ao Irecê Aprazível Clube, Iate, ponte do Esse, CPP até a rua José de Andrade Junqueira onde os participantes deverão que dar mais uma volta na represa Lavínio Luchesi retornando pela rua Tiradentes até a chegada em frente a Prefeitura.
Marlon Gonçalves, assessor de Esportes de Monte Aprazível ressalta que será uma prova onde toda a família pode participar. “A prova terá percursos de 100, 200, 400, 800 e mil e oito mil metros, dependendo da idade de cada participante. Serão distribuídas ainda cerca de 200 medalhas aos participantes. Todos poderão participar”, destaca Marlon.
As inscrições poderão ser feitas até 30 minutos antes do início da competição com a apresentação do documento de Identidade. Nesta primeira prova, a Assessoria de Esportes dividirá os participantes em várias categorias.

Neste sábado MACARRONADA em Elisiário SP

A Página da Vida do dia 13 mês de maio de 2009


Afonso Henriques de Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 - Rio de Janeiro, 1 de Novembro de 1922), melhor conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e um dos mais importantes ...(Continua na edição do ano passado).


**

**

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Fernando Reginaldo em “ A História de Catanduva de A a Z”e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 13 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Rio Preto Fashion Week Export neste 27 a 30 de maio pretende movimentar R$ 15 milhões

Idealizada para fortalecer o setor de confecções de São José do Rio Preto e região, a Rio Preto Fashion Week Export, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo e Woga Produções, que será realizada de 27 a 30 de maio no prédio da Swift, espera movimentar R$ 15 milhões em novos negócios. Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho, a região possui grande potencial com a presença de 600 empresas têxteis. “Somos o segundo maior pólo industrial do setor no Estado de São Paulo, no entanto, muitos lojistas vão até a capital para fazer compras e não sabem que aqui temos muitas confecções de qualidade. Diante disso, a RPFW vai estreitar essas relações e fomentar ainda mais este setor”, afirma Carlos de Arnaldo Silva. Foram investidos R$ 500 mil na estrutura do evento, que pretender ser a maior feira de moda e confecção do interior do Estado. Durante os quatro dias do evento, estilistas, modelos, jornalistas, consultores e diversos profissionais do mundo fashion farão parte do Fórum de Atividades Formativas, que terá palestras, workshops e exposições. “As palestras iremos trazer, em sua maioria, são inéditas. O público vai poder acompanhar os novos pensamentos da moda e marca no Brasil e no mundo, além de técnicas de como exportar seus produtos”, ressalta o secretário.

Palestras

Entre os nomes confirmados para o fórum de palestras está o da argentina Laura Novik, que pela primeira vez estará na cidade. A palestrante, que atualmente vive no Chile, é desenhista especializada em Gestão de Moda, sócia fundadora da Blink Design, consultoria especializada em tendência, formação e conteúdo de moda e desenho. José Gayegos, um dos nomes mais importantes da moda no Brasil, trará para a Rio Preto Fashion Week Export a exposição “Dener, O Luxo”, com parte do acervo que ele possui com as obras de Dener Pamplona de Abreu, o primeiro estilista de luxo do Brasil. Durante a exposição serão mostradas fotos, roupas, capas de revistas e acessórios que Dener desenhou na década de 60. O Senac-SP promoverá a palestra do estilista Dudu Bertholini, considerado um dos estilistas mais gabaritados da nova geração. Dudu criou uma moda irreverente, elegante e cheia de cores para sua grife Neon. O consultor Alexandre Duarthe, convidado pelo Senac, também estará na semana da moda de Rio Preto e vai falar sobre “Construção de Imagem e Marca”, com o case Rede Globo. A antropóloga Valéria Brandini, que mistura moda e antropologia, também está confirmada. Participarão ainda de um bate papo durante a feira César Giobbi, que por muitos anos trabalhou no Grupo Estado e atualmente mantém um site com o seu nome onde publica os acontecimentos mais importantes do mundo fashion, Simone Esmanhotto, que escreve para a revista Vogue e mantém o blog c'est Sissi bon, indicado a melhor blog de 2008 pelo site Chic, de Glória Kalil e a consultora de moda da Revista Vida & Arte do Diário da Região, Fabíola Forni. Eles irão esclarecer aos empresários presentes como é o caminho até a marca chegar aos grandes centros. A consultora de moda da Ellus, Flávia Pina, dará uma palestra sobre as campanhas da empresa. Já Márcio Banfi, outro palestrante irá tratar sobre styling e conceitualização de uma imagem de moda. A coordenadora da área de Moda do Senac-SP, Marta Magri, dará a palestra “O mercado da moda e as possibilidades de trabalho". O administrador de empresas Luiz Correa Martin fará a apresentação do site Modamour, a empresa, de propriedade italiana, fotografa os mais importantes desfiles do mundo. O serviço é oferecido para as empresas de confecção se atualizarem sobre as tendências internacionais.

Workshops

Além de palestras, a Rio Preto Fashion Week montou uma grade especial de workshops. A docente do Senac, Silvana Zibetti, irá explicar técnicas de como montar flores em feltro e dicas de Toy Art em tecido. O artista multimídia e fashion designer Guil Macedo e o artista plástico Beto Carrazzone ensinarão técnicas de silk descolado. Já o especialista em artes visuais e têxteis Fernando Penteado irá falar sobre as técnicas utilizadas pela marca Brazoo, que trabalha com arte manual em suas confecções. Penteado também conduz um workshop sobre as artes aplicadas no universo têxtil.
Além de moda, a Rio Preto Fashion Week Export terá espaço também para os negócios. O consultor do Sebrae, Luís Alberto Lobrigatti irá tratar sobre Administração Básica de Marketing. O empresário Paulo Rodrigues, da Caribeean Express, vai dar dicas de como e para onde exportar os produtos de confecção. O consultor do Sebrae, Maurício de Paula, abordará os roteiros básicos para a exportação. O proprietário da Rizzo Franchise, Marcus Rizzo, irá falar sobre franquias e os cases de sucesso no mundo da moda. O empresário Marcelo Castelão, da La Estampa e Farm, abordará tecnologia aplicada em inovação e criação de tecidos e estampas. “Nossa intenção é fazer com que Rio Preto se torne referência no mundo da moda, queremos mostrar o que temos de bom aqui. Com as palestras poderemos dar dicas importantes para os empresários de Rio Preto e região”, explica Valéria Di Cápua, uma das organizadoras da Rio Preto Fashion Week Export.

Confira abaixo a programação da Rio Preto Fashion Week Export

Dia 27/5
Palestra
9h30 – Abertura do ciclo de palestras
10h30 – Flávia Pina – Ellus – História de uma marca
11h – Marcus Rizzo – Franquia
18h – Marta Magri - O mercado de Moda e as possibilidades de trabalho
20h30 – Dudu Bertholine – Senac – Moda
Workshop
14h – Silvana Zibetti – Senac – Flores em feltro
15h – Silvana Zibetti – Senac – Toy Arte em tecido
16h – Luís Alberto Lobrigatti – Administração Básica de Marketting (grátis)
17h - Alexandre Duarte – Senac – Construção da Imagem da Marca (grátis)

Dia 28/5
Palestra
09h30 – Fernando Penteado – Brazoo – Artes aplicadas e a indústria do vestuário
10h30 – Paulo Rodrigues – Caribeean Express - Exportação
11h30 – Maurício G. Paula – Sebrae – Comércio Exterior (grátis)
13h – Luiz Correa Martin - Modamour
14h – Marcelo Castelão – La Stampa e Farm
Workshop
14h – Fernando Penteado - Brazoo
16h – Luís Alberto Lobrigatti – Administração Básica de Marketting

Dia 29/5
Palestra
09h30 – César Giobi/ Simone Esmanhotto/ Fabíola Forni – Moda e Comunicação
11h – Valéria Brandini – Moda e Antropologia
12h – Laura Novik – Trend Report – 2010/2011
14h – Márcio Banfi – Styling - produção
15h – José Gayegos – Dener, o luxo
Workshop
16h30 – Laura Novik
18h – Sesi (à definir)
19h – Sesi (à definir)

Valores:
Pacote de palestras com inscrição – R$ 110,00 (300 pessoas)
Pacote de workshops - R$ 50,00 (25 pessoas)
Palestras do Sebrae: Grátis
* Sujeita a alterações sem prévio aviso

Durval Telles é o artista domês na “Hora do Conto”

O projeto “Hora do Conto”, realizado pela Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto, inicia suas atividades do mês nesta quinta-feira (13/5). Quem participa do projeto, agora em maio, é o artista Durval Telles. Os encontros seguem nos dias 20 e 27, às 15 horas, no Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa. Com o objetivo de formar novos leitores, Durval Telles irá trabalhar três histórias do imaginário das crianças: Pinóquio, Cinderela e Circo. Em todos os contos, Telles pretende passar uma mensagem de formação de caráter para o público. Durante a história do Pinóquio, o menino feito de madeira em que o nariz cresce, a mentira será o tema principal. O artista discutirá com as crianças as pequenas mentirinhas, que elas eventualmente contam, e irá mostrar que falar a verdade é sempre mais apropriado. Já na história da Cinderela o contraste entre a nobreza e a pobreza será o tema apresentado. Telles pretende mostrar que não podemos tratar o próximo com inferioridade em razão da sua classe social. E por último, o palhaço será o tema principal na história sobre o Circo. Neste dia, o artista falará sobre a alegria. Mostrará para as crianças que, mesmo quando estamos tristes, devemos sempre buscar sorrir, como o personagem circense.

Projeto “Hora do Conto”

Dias: 13, 20 e 27/5
Horário: 15 horas
Local: Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa”,
praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 – Centro (antiga Praça Cívica)
Informações: (17) 3225-6164

Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto prepara seu "Arrastão da Solidariedade 2010"

O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto reuniu nesta terça-feira (11/5) instituições parceiras do município para os preparativos do “Arrastão da Solidariedade 2010”. O maior movimento de ação solidária da cidade acontecerá no dia 19 de junho e deve mobilizar centenas de voluntários em prol da população mais necessitada. Este foi o primeiro encontro para discussão, elaboração e organização do evento e contou com participação de representantes de 44 entidades. “Vocês, instituições parceiras, são fundamentais para a realização desse trabalho de solidariedade, pela participação efetiva e envolvimento de todos”, destacou o prefeito Valdomiro Lopes. O Arrastão mobiliza voluntários de toda a sociedade civil organizada, poder público e instituições sociais. Entre os parceiros estão o Clube de Serviço Rotary Club Sul, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. O Arrastão é um evento complementar da Campanha do Agasalho 2010 - “Alguém espera seu abraço solidário”, e é organizado pelo Fundo Social de Solidariedade. “O Fundo Social tem realizado diversos projetos sociais, sempre com o apoio da administração municipal. Porém, quero ressaltar que a participação do terceiro setor é imprescindível para que tenhamos ainda mais êxito neste Arrastão, tanto para arrecadar quanto para beneficiar o maior número possível de pessoas”, enfatizou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes. O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, em parceria com instituições constituídas, oferece todo apoio técnico e operacional para a realização do evento, contando, inclusive, com a participação de Secretarias e Empresas Municipais e Autarquia. Para a realização do “Arrastão da Solidariedade”, no dia 19 de junho, Rio Preto será dividida em 11 setores. Em cada área, os voluntários sairão às ruas para arrecadar alimentos e roupas que, posteriormente, serão levados ao Centro Regional de Eventos. Lá, outros voluntários farão a contagem, divisão e entrega das peças e produtos às instituições participantes. “A ação é integral e tudo acontece em um único dia”, lembra o coordenador do Arrastão, Pedro Bachiega, do Rotary Club Sul. As reuniões para formatação do “Arrastão” acontecem todas as terças-feiras, sempre às 20 horas, no Rotary Club, na rua Raul Silva, 2.160, bairro Redentora.

A Página da Vida do dia 12 mês de maio de 2009


Biblioteca infanto-juvenil apresenta mais uma "Hora do Conto",nesta quinta-feira (14/5), a Secretaria Municipal de Cultura realiza mais uma "Hora do Conto". O projeto, que teve início em março, tem como objetivo o incentivo à leitura. Toda quinta-feira, às 15 horas, o encontro promove atividades de leitura na Biblioteca para incentivar o hábito de leitura entre as crianças de uma maneira prazerosa e lúdica. Quem inaugurou o projeto foi o escritor de literatura infantil Paulo Roberto Rezende, vencedor do Programa Nelson Seixas de Fomento a Produção Cultural, em 2005, com o livro "Aninha, a Joaninha Amarela". Em abril, o artista Durval Telles encantou a criançada com histórias e muita música.
As quintas-feiras deste mês serão comandadas pelo escritor e músico Orivaldo Grandizoli, mais conhecido como Preto Moreno. Na literatura, Preto Moreno foi vencedor da modalidade conto da fase municipal do Mapa Cultural Paulista, edição 2001-2002. Na música, Preto foi selecionado duas vezes no Programa Nelson Seixas, na primeira com o CD infanto-juvenil "História de Belelé" e depois com o CD de MPB "Camelôs, feirantes e afins".
Na quinta-feira passada(7/5) fui registrar o evento deste extraordinário músico e escritor, e fiquei encantado com as histórias do Belelé e também da performance musical de Preto Moreno, ainda haverá nesta quinta (14/5) e em (21/5) e (28/5). Confira !


**


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 12 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Rubens Aniel Dumalakas reapresenta seu trabalho na exposição “Luz e Revelação” no Centro Cultural


O Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão recebe a partir de hoje (11/5), até o próximo dia 31, a exposição “Luz e Revelação”, de Rubens Aniel Dumalakas. Estão expostas 21 obras, nos estilos moderno, acadêmico e retratos artísticos. Depois de mais de 15 anos com exposições fora do Brasil, Dumalakas reapresenta seu trabalho para o público rio-pretense. O artista plástico já ganhou sete prêmios, sendo que seis foram fora do País, em turnês pela Europa e América do Norte. Desde criança sentiu inclanação para a pintura. Aos 13 anos de idade fez um curso de arte no Conservatório Etelvina Ramos Vieira, em Rio Preto. A partir de então começou a pintar profissionalmente. Uma de suas primeiras exposições foi aos 15 anos. Todos os quadros do artista plástico estão à venda. Com a exposição, ele espera o reconhecimento do público depois de tantos anos em que seu trabalho esteve ausente das vistas dos rio-pretenses.

Exposição “Luz e Revelação”, de Rubens Dumalakas

Data: de 11 a 31 de maio
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão,
praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 - Centro.

“Vivência de Grafite” com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para a oficina “Vivência de Grafite”, que será realizada no dia 22 deste mês durante a Virada Cultural Paulista. Os interessados devem comparecer à Secretaria de Cultura munidos de documentos pessoais. As incrições serão feitas até o próximo dia 20. A “Vivência de Grafite” será dividida em duas partes. Primeiro haverá uma oficina teórica, com duração de 3 horas, e depois uma aula prática, com duração de 4 horas. Quem orienta e participa das oficinas é o grafiteiro Boleta. O muro do Parque Ecológico foi o local escolhido para a arte do grafite. A “Vivência” será durante os períodos da manhã e tarde. Serão destinadas 25 vagas. Os participantes devem ser maiores de 12 anos.

Vivência de Grafite – Virada Cultural Paulista

Data: 22 de maio
Inscrições
Data: até 20 deste mês
Limite: 25 vagas
Local: Secretaria Municipal de Cultura,
praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 - Centro
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Programa Nelson Seixas recebe 48 inscrições


O Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, promovido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, teve 48 projetos inscritos nas áreas de literatura, teatro, dança, música e artes visuais.
O objetivo do programa é apoiar a execução de projetos de trabalho, visando o desenvolvimento da cultura local. Artes visuais foi a área que obteve o maior número de inscritos (13), seguido por literatura (12), teatro (10), música (10) e dança (3).
Em cada uma das modalidades, poderão ser selecionados até quatro projetos. Os valores destinados para a execução dos trabalhos serão de R$ 12 mil para teatro; R$ 11 mil para dança; R$ 7,2 mil para música; R$ 6,7 mil para literatura e R$ 6,1 mil para artes visuais.

A Página da Vida do dia 11 mês de maio de 2009


Lia Crespo, a autora deste livro, teve paralisia com uma ano de idadee, por isso, teve que conviver com limitações físicas desde pequena. Mas ela sempre estudou em escolas couns, que não separavam os alunos deficientes dos não-deficientes, o que foi uma coisa muito importante.
Formou-se jornalista e há muito tempo vem se dedicando a lutar contra a discriminação e pela inclusão social das pessoas com deficiências, dando palestras e participando de movimentos e encontros em todo o país.

liacrespo@terra.com.br

Lia Crespo participou da JORNADA INTERNACIONAL DE MULHERES ESCRITORAS no mês passado e sua palestra foi uma das mais emocionantes,o seu livro Júlia e seus amigos reflete muito bem as dificuldades que a pessoa com deficiência tem em transpor os obstáculos tantos físicos como os preconceitos em nossa sociedade. Este livro que Lia Crespo me cedeu será doado para a nossa biblioteca municipal Fernando Costa e creio que fará o maior sucesso entre as nossos pequenos leitores.


**

**

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 11 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Paul David Hewson ou Bono Vox ou simplesmente Bono da Banda U2 completa hoje 50 anos


Paul David Hewson, popularmente conhecido como Bono Vox ou simplesmente Bono (Dublin, 10 de Maio de 1960) é um cantor irlandês, líder do grupo musical U2 e activista pelos direitos humanos. Filho de um pai católico e uma mãe protestante, Bono cresceu com uma forte fé religiosa, mas sem nenhuma doutrina fixa. A sua mãe faleceu quando ele tinha quatorze anos. Ele estudou no Mount Temple Comprehensive School, e foi lá que adquiriu seu apelido "Bono" (anteriormente "Steinvic von Huyseman", "Houseman", "Bob Murray" e "Bono Vox of O'Connell Street"). Em 1975, Larry Mullen Jr. (baterista do U2) colocou na escola Mount Temple um anúncio procurando por pessoas interessadas a formar uma banda. Apareceram Dave Evans (The Edge), Dick Evans, Adam Clayton e Bono. Inicialmente ninguém queria cantar. Havia um baixista, um baterista e 3 guitarristas. Mas como precisavam de um vocalista e Bono nunca podia transportar a sua guitarra para os ensaios ficou ele o responsável pelos vocais. É admirador incondicional de Elvis Presley, - já vestiu a roupa dourada, parecida com a que Elvis usou em shows, e segundo ele, até sentiu a presença do mesmo; escreveu um longo poema, e deu nome a um de seus filhos de Memphis Eve (Memphis, cidade onde Elvis viveu e morreu). Seu pseudônimo "Bono" – é uma adaptação de Bona Vox, uma marca de aparelho auditivo que em Latim traduz-se como "boa voz". Ele se casou com Alison 'Ali' Stewart e o casal teve quatro filhos - Jordan Lena (n. 10/05/1989), Memphis Eve ('Eve' n. 07/07/1991), Elijah Bob Patricius Guggi Q (n. 17/08/1999) e John Abraham (n. 20/05/2001). Em 2005, por suas atitudes humanistas, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Ícone do pop/rock mundial, Bono, apesar de ser um performer, nunca deixou suas raízes cristãs. Em toda sua carreira como líder do U2, Bono sempre escreveu músicas que refletissem os ideais cristãos tendo, inclusive, feito uma apresentação para o Papa João Paulo II. É fã declarado do grupo musical Celtic Woman formado pelas quatro vocalistas irlandesas - Chloë Agnew, Lisa Kelly, Lynn Hilary e Alex Sharpe - e a violinista Mairead Nesbitt. Bono tendo raízes protestantes não esqueceu seu lado materno e gravou recentemente a música "Leave On Me" juntamente com o cantor Kirk Franklin e demais cantores do meio gospel. Também se tornou um símbolo na luta contra a pobreza no continente africano, ajudando as pessoas que lá vivem e necessitam de ajuda a saírem da miséria.
Bono afirma, em sua música "I Still Haven't Found What I'm Looking For", que o que procura é o "Holy Ghost", o Espírito Santo. Bono foi criado com uma base espiritual muito forte, e afirma que acredita sim em um mundo melhor, em que as pessoas serão boas e viverão em paz. Em 2007, participou do longa-metragem Across the Universe (filme) na pele de Dr. Robert, interpretando as canções dos Beatles "I Am The Walrus" e "Lucy In The Sky With Diamonds".
Shows no Brasil
Em 1998, o U2 fez sua primeira apresentação no Brasil. Em 2000, voltou ao país para fazer um clip da música "Walk On" no Rio de Janeiro e gravar um show especial para o programa Fantástico da Rede Globo. Em 20 de fevereiro de 2006, o U2 tocou para um público de mais de setenta mil pessoas no estádio do Morumbi, em São Paulo. Além disso, o show foi transmitido para todo o país pela Rede Globo de televisão. No dia seguinte, dia 21 de fevereiro de 2006, novo espetáculo para público semelhante no mesmo local, desta vez sem transmissão pelas redes de televisão aberta. Bono disse aos fãs, no segundo dia de show, que aquela era a nossa festinha particular, já que o primeiro show foi transmitido para todo o Brasil.

Público da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto chega a 180 mil e negócios a R$ 400 mil


A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto, promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, no Centro de Educação, Cultura e Artes, na Swift, foi um grande sucesso de público e em volume de negócios, de acordo com o balanço da organização do evento divulgado nesta segunda-feira (10/5). Segundo o secretário de Cultura e Comunicação Social, Deodoro Moreira, os resultados foram acima das expectativas. “Tivemos boas surpresas neste ano. Fizemos alguns ajustes e inovações, como a instalação de novos espaços, e o público aprovou as mudanças. Acredito que estamos no caminho certo e iremos apostar neste novo formato para a próxima edição”, explica Deodoro Moreira. Foram investidos R$ 700 mil na realização da feira, que teve a “Palavra” como tema principal. Foram criados seis espaços diferentes: “Palavra Escrita”, que abrigou os estandes de editoras e dois de autores locais; “Palavra Exposta”, espaço utilizado para as palestras e debates com escritores de projeção nacional e internacional; “Palavra Em Cena”, onde foram realizadas leitura e/ou encenação de obras literárias por atores de renome nacional; “Palavra Lúdica”, local que teve atividades lúdicas, brincadeiras e leituras destinadas às crianças; “Palavra Sensorial”, que recebeu espetáculos teatrais, de dança e shows musicais, e “Palavra Filmada”, que promoveu a exibição de filmes relacionados com literatura brasileira, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, O Grande Mentecapto e Tieta do Agreste. O secretário Deodoro Moreira também ressalta que o público presente foi acima do esperado. Durante os dez dias do evento, cerca de 180 mil pessoas, entre munícipes e moradores de cidades da região, participaram das atividades e visitaram a maior feira literária do Noroeste Paulista. Do público total, 60% eram estudantes, do ensino fundamental ao universitário, de escolas públicas e particulares de 32 cidades da região, entre elas Bady Bassitt, Catanduva, Cedral, Cosmorama, Fernandópolis, Floreal, Guapiaçu, Ibirá, Ipiguá, Jaci, Mendonça, Meridiano, Mirassol, Monte Aprazível, Nova Aliança, Nova Granada, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Pontes Gestal, Populina, Potirendaba, Santa Adélia, São José das Duas Pontes, São José do Rio Preto, Talhado, Tanabi e Urupês. A diversidade de obras literárias, entre gêneros e autores nacionais e internacionais, oferecida em 70 estantes de editoras e dois de autores locais, possibilitou um volume de negócios da ordem de R$ 400 mil. A variedade não esteve presente apenas nos livros, a programação da 4ª Bienal foi mesclada com cerca de 90 atrações artísticas e culturais dos mais variados estilos e manifestações, entre shows musicais; palestras; apresentações de dança e teatro; oficinas literárias, educativas e culturais; leitura e dramatização de textos; cinema e outras atividades. Além de diversos espetáculos infantis, estiveram presentes na Bienal do Livro 2010 autores, jornalistas e escritores de projeção nacional e internacional, que em suas atividades abordaram os mais variados assuntos. Entre os destaques estavam Gabriel Chalita, Padre Fábio de Melo, Moacyr Scliar, Márcia Tiburi, Caio Túlio Costa, Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira, José Roberto Torero, Mário Prata, Pasquale Cipro Neto, Augusto Cury e Maurício Kubrusly.

A Associação Rio-pretense de Letras e Cultura realizou também uma mesa-redonda com os escritores Romildo Sant’Anna, Salvatore D’Onofrio, Antônio Manoel dos Santos Silva, Hygia Therezinha Calmon Ferreira e Zêqui Elias.

Para leituras e encenação de obras literárias a Bienal recebeu atores como Antonio Calloni, João Paulo Lorenzon, Pascoal da Conceição, Rosaly Papadopol e Hélio Cícero.

A Bienal também sediou a III Jornada
Internacional de Mulheres Escritoras.

“Criança Ecológica” capacita professores de S. José do Rio Preto e região no Recinto de Exposições


Com o objetivo de informar e sensibilizar alunos do Ensino Fundamental de São José do Rio Preto sobre assuntos ambientais como economia de água, energia e reciclagem do lixo, a Prefeitura, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Urbanismo e da Educação, em parceria com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente, promove durante três dias, a partir desta terça-feira (11/5), a Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental. O evento será realizado no auditório do Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, das 8 horas às 16h30, e terá a participação de 162 professores de 28 municípios da região. A capacitação faz parte do projeto do governo estadual “Criança Ecológica” e será desenvolvido em 14 municípios paulistas. Começou em abril e vai até outubro deste ano. O encontro visa a aplicação de cinco grandes ‘Agendas Ambientais’ e seus respectivos temas: azul (água), cinza (poluição), amarela (aquecimento global e educação para a vida) e verde (fauna e flora).
Os educadores serão capacitados a desenvolver atividades pedagógicas previstas no Programa para que as crianças transmitam, especialmente no ambiente doméstico, os ensinamentos ecológicos aprendidos, tornando-se verdadeiros agentes de mudança na sociedade. A solenidade oficial de abertura da Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental está programada para às 9 horas desta quarta-feira (12/5) com a presença do chefe de gabinete da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Ubirajara Guimarães.

A capacitação terá carga horária diária de 8 horas,
distribuída entre as seguintes atividades

1) Projeto Criança Ecológica como um Recurso Pedagógico
– apresentação dos objetivos e ações do Projeto Criança Ecológica, além das formas de utilização dos materiais e recursos do projeto para aplicação dos conteúdos no contexto escolar e em sala de aula.

2) Mapeando a Realidade Local
– atividade em grupo para fazer levantamento da realidade de cada região, sob o olhar da escola e dos problemas que se relacionam direta e indiretamente com os alunos e professores.

3) Construindo um Espaço Educativo Sustentável
– apresentação de conceitos de sustentabilidade e educação para o levantamento de estratégias e ações que têm o objetivo de transformar o ambiente escolar em um espaço educativo sustentável.

4) Como Elaborar Projetos de Educação Ambiental
– breve apresentação de metodologias para a elaboração de projetos de educação ambiental e algumas possíveis fontes de financiamento de projetos, incluindo o Fehidro -Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental
Data: 11, 12 e 13/5
Horário: 8h às 16h30
Local: auditório do Recinto de Exposições
Alberto Bertelli Lucatto, rua Daniel Antonio
de Freitas, 115 - Distrito Industrial.

Palco do Centro Cultural de Monte Aprazível recebe MPB de Chico Saraiva nesta sexta -feira (15/05)


O Centro Cultural Ana Maria Berardo abrirá suas portas no próximo dia 15 de maio para um show de MPB através do Circuito Cultural Paulista. Desta vez quem sobre ao palco do Centro Cultural é o cantor Chico Saraiva com repertório de seu último disco, Saraivada, rico em ritmos brasileiros, sotaques e hábitos musicais de culturas tradicionais brasileiras. Chico Saraiva foi vencedor do 6º Prêmio Visa de MPB – Edição Compositores e é considerado um dos melhores músicos de sua geração, sendo elogiado no Brasil e no exterior. Lançado pela Biscoito Fino, “Saraivada”, seu terceiro álbum, mostra o próprio compositor dando voz às canções com sua sofisticada linguagem melódico-harmônica.
Além disso, Chico se apresenta com diversos parceiros como o violonista Daniel Murray, Guinga e a cantora Verônica Ferriani, com quem lançou, em 2009, o CD “Sobre Palavras”. Os ingressos, limitados a dois por pessoa para apresentação gratuita do músico estarão disponíveis no Centro Cultural Ana Maria Berardo à partir de hoje (10/05) às 14 horas. O Centro Cultural fica na rua Tiradentes 1124. Mais informações pelo telefone 3275-9505.
Links para saber mais sobre Chico Saraiva
www.myspace.com/chicosaraiva
www.youtube.com/watch?v=TyfAueABZXU
www.youtube.com/watch?v=CrFuf6vwt3g&feature=related
www.chicosaraiva.com.br

A Página da Vida do dia 10 mês de maio de 2009


Mãe...

São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito

Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!

Mário Quintana


Minha Mãe...

Mulher virtuosa
Alma temente e generosa
Rogando proteção aos seus
Instinto de Mãe... de rainha do lar
Almejando seus desejos mais sinceros
Das suas mãos abençoadas
A arte nasceu como inspiração natural
Semelhante aos dons dos poetas
Dedica-se com amor
Ornamentando as cores, dando forma ao real
Revelados nas telas da sua imaginação
Evidentes criações do belo artístico
Somando beleza e criatividade ao seu nobre talento.

Jacqueline Patrícia.


Hoje Rodriguinho como é conhecido, este pintor primitivista naïf nascido em São José do Rio Preto e filho de Astrogilda da Silva e Carlos Alberto Colognezi. Neste natal ele produziu um quadro muito significativo para o dia de Natal para a nossa página e foi mostrado em várias etapas e no passo a passo a beleza de sua tela. Ao Rodriguinho parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que faz pela nossa cultura.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia, produzido pela Editora Rio-Pretense.

Para ver as fotos das matérias acima ou ler as biografias de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 10 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

domingo, 9 de maio de 2010

Maria Raimunda Alves de Souza e SIMPLICIDADE





Comunidade Café das Letras, poetas e as MÃES


Letícia Cesario
e sua CARTA À MINHA MÃE

Hoje eu olhei na estante. E lá estava o livro com a história que costumava me contar. Lia-o entre batidas fortes de meu coração e expressões assustadas em minha face infantil. Mas ele sempre tinha um final feliz...

Hoje olhei-me ao espelho e me senti tão sozinha. Senti saudade do teu sorriso a me afagar, do teu olhar que protegia, de tuas mãos que acalentavam, de tuas palavras que embalavam...

Hoje, novamente, tive medo ao dormir. Mas não tinha a tua presença a meu lado para me acalmar...e criança novamente me senti, a chamar pelo teu nome e pedir abrigo em teu peito...
...sempre tive espaço em teus braços!

Hoje lembrei-me do quanto você já me fez falta...
Lembrei de teus cabelos em forma de cachos e toquei os meus, numa busca por assemelhar-me à ti...

Lembrei do quanto chorei no dia de sua partida e de quanto me revoltei por você ter me deixado...
...eu ainda não entendia!

Sinto tua falta todos os dias, todos os segundos de minha vida nesses quase dezessete anos desde sua partida.

Ainda sinto teu coração vibrante e teu sorriso largo de olhos de esmeralda...
Invejo os que me precederam na partida e tiveram a oportunidade de contigo poder estar. Almejo por sonhos que me levem a contigo ficar...nem que seja por alguns segundos...nem que eu acorde com uma leve sensação de teu abraço poder sentir.

Hoje, escutando meu filho chamar-me de “mãe”, emocione-me...
A quanto tempo não digo esta palavra em som alto, com uma resposta imediata...
Não sou a melhor das mães, mas tento ser aquilo que você foi para mim nos quatorze anos em que tive o privilégio de conviver contigo. Tento ser para ele o que sei que serias – e foi - para mim.

Hoje, meu filho é meu melhor amigo. Compartilhamos sorrisos e confidências inusitadas e quando olho em teus olhos posso novamente sentir a tua presença, pois ele é fruto do amor que começou em ti...

Transformo minha saudade em sorrisos entremeados por lágrimas e onde quer que tu estejas, sempre serás parte de mim...
**
Dalton Luiz Gandin
e seu MÃE

quando o sol
nascer gira-sol girando
na barriga do teu amor
quando a luz
pela fresta da janela
brilhar dos teus olhos
vou acordar os meus sonhos
abrir a tua realidade
vou sentir lá fora
por dentro um coração
de portas bem abertas
para eu entrar e me perder
em teu seio.

***
Maria Eugenia
e seu HOJE SEU RETRATO

Hoje
um retrato
emoldurado na parede.
Uma jovem
com um filho nos braços.

Ontem
era ela.
Hoje
seu retrato.

Ontem
eu estava em seus braços.
Hoje
o desejo de um abraço
e uma dolorida saudade.

***
Celia R. Domingos
e seu HOJE NÃO É MEU DIA

Tantos ósculos,
Abraços, presentes
Dedicatórias em poemas

Que dia formoso
Como é bom
Ser reconhecida
Num dia tão belo

Como é bom escutar um eu te amo
Como e bom o calor do abraço
Como seria bom se eu sentisse
que sou amada!

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.