sábado, 9 de janeiro de 2010

João Cabral de Melo Neto poeta e diplomata, se estivesse entre nós completaria hoje 90 anos


João Cabral de Melo Neto (9 de janeiro de 1920, Recife – 9 de outubro de 1999, Rio de Janeiro) foi um poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética, caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.
Irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre, João Cabral foi amigo do pintor Juan Miró e do poeta Joan Brossa. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado com vários prêmios literários. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.
Quando o leitor é confrontado com a poesia de Cabral percebe-se, a princípio, de um certo número de algumas dualidades antitéticas, por vezes obsessivas. Entre espaço e tempo, entre o dentro e o fora, entre o maciço e o não-maciço... Entre o masculino e o feminino, entre o Nordeste desértico e a Andaluzia fértil, ou entre a Caatinga desértica e o úmido Pernambuco. É uma poesia que causa algum estranhamento porque não é emotiva, mas sim cerebral. Melo Neto não recorre ao pathos ("paixão") para criar uma atmosfera poética, mas a uma construção elaborada e pensada da linguagem e do dizer da sua poesia.
Algumas palavras são usadas sistematicamente na poesia deste autor: cana, pedra, osso, esqueleto, dente, gume, navalha, faca, foice, lâmina, cortar, esfolado, baía, relógio, seco, mineral, deserto, asséptico, vazio, fome.
Curiosidades
Estranhamente, João Cabral escreveu um poema sobre a Aspirina, que tomava regularmente, chamando-a de "Sol", de "Luz"… De fato, desde sua juventude João Cabral tomava de três a dez aspirinas por dia. Em entrevista à "TV Cultura", certa vez, ele contava que boa parte da inspiração (inspiração sempre cerebral) provinha da aspirina, que a aspirina o salvava da nulidade!
João Cabral de Melo Neto não compareceu a nenhuma reunião da Academia Pernambucana de Letras como acadêmico, nem mesmo a sua posse.
Obra
Pedra do Sono (1942)
Os Três Mal-Amados (1943)
O Engenheiro (1945)
Psicologia da Composição com a Fábula de Anfion e Antiode (1947)
O Cão sem Plumas (1950)
O Rio ou Relação da Viagem que Faz o Capibaribe de Sua Nascente à Cidade do Recife (1954)
Dois Parlamentos (1960)
Quaderna (1960)
A Educação pela Pedra (1966)
Morte e Vida Severina (1966)
Museu de Tudo (1975)
A Escola das Facas (1980)
Auto do Frade (1984)
Agrestes (1985)
Crime na Calle Relator (1987)
Primeiros Poemas (1990)
Sevilha Andando (1990)
Prêmios
Neustadt International Prize for Literature — 1992
Prêmio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana — 1994
Prêmio Camões
Academia Brasileira de Letras
Foi eleito membro da academia em 15 de agosto de 1968, e empossado em 6 de maio de 1969, recebido por José Américo.

Morte e Vida Severina


Esta cova em que estás, com palmos medida
É a conta menor que tiraste em vida
É de bom tamanho, nem largo, nem fundo
É a parte que te cabe deste latifúndio
Não é cova grande, é cova medida
É a terra que querias ver dividida
É uma cova grande pra teu pouco defunto
Mas estarás mais ancho que estavas no mundo
É uma cova grande pra teu defunto parco
Porém mais que no mundo, te sentirás largo
É uma cova grande pra tua carne pouca
Mas à terra dada nao se abre a boca
É a conta menor que tiraste em vida
É a parte que te cabe deste latifúndio
(É a terra que querias ver dividida)
Estarás mais ancho que estavas no mundo
Mas à terra dada nao se abre a boca

Versos de João Cabral de Melo Neto que
Chico Buarque transformou em música.

A Página da Vida do dia 9 mês de janeiro de 2009


Henry Sobel (Lisboa, 9 de janeiro de 1944) é um rabino de cidadania norte-americana há 37 anos radicado no Brasil, onde foi presidente (Continua na ediçao do ano passado).


Para ver a foto do Henry Sobel e a continuação de sua matéria ou este belo poema de Miriam Roberta de Paiva e seu MEU AMADO ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” , e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro, “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 9 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Secretaria promove e inicia nesta segunda-feira (11/01), curso de Libras para policiais militares

Regina Chueire

Um grupo de 31 policiais militares inicia nesta segunda-feira (11/1) curso de Libras –Língua Brasileira de Sinais, promovido pela Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto em parceria com o projeto Radar – Rede Acessível aos Deficientes Auditivos Rio-pretenses.
Serão oito horas diárias de aula, no próprio Batalhão da Polícia Militar. A capacitação termina no dia 18 deste mês e os participantes receberão certificado de conclusão.
De acordo com o capitão Nedson Nobre, o objetivo do curso é ter policiais treinados em Libras para quando a PM for acionada, fizer uma abordagem ou ter uma ocorrência envolvendo surdos possa proporcionar o devido atendimento, por meio de um profissional que possa se comunicar eficientemente com eles.
“Nossa finalidade é termos um grupo de policiais capacitados para quando houver necessidade de atendimento a um surdo podermos acionar esse profissional”, completa o capitão Nobre.
A secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire, disse que ficou muito satisfeita com a atitude da Polícia Militar e que pretende levar a iniciativa para outros órgãos.
“É gratificante ver essa conscientização da Polícia Militar. Com certeza será muito importante para eles esse aprendizado. E é nossa intenção levar esse curso para outros órgãos, entidades e instituições que queiram. Já temos contato com hospitais da cidade para a realização dessa capacitação em Libras. Sabemos que isso vai ter como resultado um atendimento melhor e eficiente aos surdos”, disse Regina Chueire.

Maria Aparecida de Lima Aveiro ou CIDA MARACANÃ e Sonia Aparecida da Graça Vitório, duas catanduvenses aniversariantes de hoje


Maria Aparecida de Lima Aveiro nossa querida CIDA MARACANÃ como é mais conhecida, é nossa aniversariante do dia, ela que nasceu em 1959 nas terras de Catanduva - SP ou para ser mais preciso no Sitio Santa Adélia, é filha de Marcelo Micassi de Lima e de Elza Ferraz de Lima. Cida Maracanã é uma das peças estratégicas da nossa Secretaria da Mulher e vem imprimindo um forte trabalho na amplitude do nosso Orçamento Participativo. A esta cara amiga os parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que faz pela coordenação da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia. Dar publicidade ao seu aniversário este ano "foi uma boa Idéia".

Sonia Aparecida da Graça Vitório - Funcionária pública (Catanduva - SP , 08/01/1958) Funcionária do Sindicato dos Bancários 1985 a 91 e diretora administrativa da NUTRICAT- Empresa Municipal de Abastecimento desde 2001. Formada pela FAFICA em 1979.

Sonia Aparecida da Graça Vitório é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

Conceição Aparecida Sarilho da Silva de Ribeirão Preto, outra Aparecida aniversariando

Hoje na casa do Alfeu José da Silva está a maior festa, sua esposa D.Conceição Aparecida Sarilho da Silva está completando mais um aniversário, ela que nasceu em Ribeirão Preto - SP no ano de 1946 e reside na mesma cidade até hoje.
Seus filhos: Jorge, Joana, Juliana, Josiel, Jociane e Josana e a netinha Melissa prometem cantar bem alto "os parabéns à você, nesta data querida", e daqui desejo um feliz aniversário, com muita saúde, paz e muito amor na familia. CongratulaçõesSR!!!

Francisco Borges (Artur Nogueira - SP) e seu CICATRIZ NA ALMA

A Página da Vida do dia 8 mês de janeiro de 2009


Gonçalo nasceu em 08/01/1952, em Novo Horizonte / SP. Afetado pela paralisia dos braços desde o nascimento, aprendeu logo cedo a pintar com a boca e os Pés. Seus trabalhos apresentaram um notável talento artístico. Hoje é um de nossos membros mais ativos do Brasil, possui ateliê de pintura e dirige com seus pés para diversas exposições e eventos da APBP.
A Pintores com a Boca e os Pés não é uma associação beneficente, mas sim uma sociedade de membros especiais importantes. Todos os seus integrantes aprenderam a pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por não possuírem o uso das mãos. A constituição da sociedade, no ano de 1956, deu oportunidade a todos os seus membros de se manterem com a venda de pinturas em forma de cartões, calendários e outros artigos. A principal preocupação da associação é incentivar pessoas com essas deficiências, proporcionando-lhes uma bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento na pintura.
Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, fundada em 1956 por Erich Stegmann, tem providenciado, por mais de 50 anos, uma vida independente para artistas que não têm o uso de suas mãos. Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos, e todos são beneficiados com a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade.


Para ver a foto do Gonçalo ou este belo poema de Manoel Alves Parreira Neto e seu SERENATA ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Sérgio Vicente Motta, este amigo desde os os bons tempos do Jornal Dia e Noite é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro de história “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Gentil ou Gentilino como é mais conhecido e José Henrique em “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 8 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Elementos da comédia ganham cursos durante o nosso evento Janeiro Brasileiro

Definida a programação do Janeiro Brasileiro da Comédia, a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre nesta sexta-feira (8/1) as inscrições para os workshops que serão ministrados durante o Festival, que acontece de 21 a 31 de janeiro.
“Quando a Farsa se Torna Realista”, do grupo Eduardo Estrela Adamos Produções, “Onde eu Botei Meu Nariz”, grupo As Marias, “Clown em todas as áreas”, do grupo Comédia Instantânea, “Comédia em Cena”, com o Clube da Cena e “Palhaço”, com o grupo Jogando no Quintal, serão os workshops gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura.
O Janeiro Brasileiro da Comédia, que neste ano chega a sua 8ª edição, contará com 10 espetáculos, cinco que irão participar da mostra oficial e os outros da mostra paralela. Além do espetáculo convidado que encerra o Festival.
Para ser selecionado e participar do JBC, cada grupo teve de apresentar um projeto de um workshop sobre os elementos da comédia.
As apresentações da mostra oficial do Janeiro Brasileiro da Comédia 2010 serão no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com entrada franca. Já os da mostra paralela serão encenados em faculdades, escolas, praças, igrejas e no teatro Nelson Castro.
Já os workshops acontecem nos dias 22, 24, 26, 28 e 30 de janeiro, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. As inscrições podem ser feitas no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, das 8 às 17 horas.
Os ingressos para a mostra oficial deverão ser retirados no guichê do Teatro Municipal uma hora antes de cada espetáculo. Já os workshop serão destinados à classe teatral.

Workshops

Quando a farsa se torna realista
Grupo: “Eduardo Estrela Adamos Produções”
Data: 22/1
Horário: 15h
Limite de participantes: 30

Onde eu botei o meu nariz?
Grupo: “As Marias da Graça”
Data: 24/1
Horário: 15h
Limite de participantes: 15

Clown em todas as áreas
Grupo: “Comédia Instantânea”
Data: 26/1
Horário: 15h
Limite de participantes: 30

Comédia Encena
Grupo: “Clube da Cena”
Data: 28/1
Horário: 15h
Limite de participantes: 30

Palhaço
Grupo: “Jogando no quintal”
Data: 30/1
Horário: 10h
Limite de participantes: 30

Espetáculos Selecionados

Mostra Oficial
“A Prudência”, da Cia. Eduardo Estrela Adamos Produções
“Tem Areia no Maiô”, da Cia. As Marias da Graça
“Comédia Instantânea”, do Grupo Comédia Instantânea
“Pelo Cano”, do Grupo Jogando No Quintal
“Clube da Cena”, da Cia. Clube da Cena

Mostra Paralela

“Bom Apetite”, da Cia Pé de Vento
“Memórias de um Sargento de Milícias”, da Cia Fábrica de Sonhos
“Números”, do Grupo Os Geraldos
“Fabulosos”, Cia. Os Fabulosos
“As Bufas”, do grupo Um é Pouco, Dois é Ótimo

7 de Janeiro, hoje Dia do nosso querido leitor

Ler é viajar. Esta frase é bastante conhecida não deixa de ser verdade pois foi (e ainda é) através da leitura que o homem passou a conhecer lugares onde nunca esteve, se remeter ao passado histórico ou criado e até mesmo, projetar o futuro.
Mas ler nem sempre é uma tarefa fácil. No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas em idade possível de leitura (acima de 5 anos) ainda são analfabetos. E saber ler significa ler e escrever um bilhete simples. Aquela pessoa que aprendeu a ler e escrever, mas esqueceu e a que só assinava o próprio nome foi considerada analfabeta.
É importante lembrar que não se nasce “leitor”, o aprendizado da leitura é um processo infinito de capacitação que é fomentado pelo contato com livros. Pouco a pouco, a prática da leitura nos faz buscar cada vez livros mais complexos, sejam eles literários ou não, o que indica nosso crescimento na capacidade de interpretação e de abstração.
Ler nunca é uma atividade passiva. Através da leitura, o leitor identifica e cria lugares, personagens e estórias. Muitas vezes, se projeta no que está lendo. O poder do livro em nossa história é tanto que diversas vezes, foram proibidos, queimados e censurados, pois iam contra um regime autoritário e totalitário. Assim foi na Inquisição, nas ditaduras militares que assolaram a América do Sul.
Portanto, apesar da capacidade de informação visual da sociedade em que vivemos, não podemos desprezar a competência do livro em nos fazer viajar.
BOA LEITURA! parabéns pelo seu dia leitor.

Fonte: Soleis, Guia dos Curiosos

Cacau Lopes (São José do Rio Preto - SP) e seu O QUE MOVE

Este foi extraido do livro QUASE POEMAS e saiba quem é autor, dando apenas um clique em cima do seu nome abaixo:

A Página da Vida do dia 7 mês de janeiro de 2009


Nosso caro amigo Rafhael muito conhecido na região da nossa querida região de Itajobi, ladeados pelo seu filho e também pela dupla sertaneja Milionário e José Rico. Ao nosso querido amigo e aniversariante parabéns.


Para ver a foto do Rafhael ladeado pela dupla Milionário e José Rico ou este belo poema de Hélio Ruiz Castilho e seu QUERENDO ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Waldemar Personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Manoel e Miguel em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 7 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis ou Dia da Folia de Reis, nossa região em "FESTA DE SANTOS REIS".

Joaquim Moreira da Silva "Nossa Lenda Viva" e o folião Alfeu José da Silva e na foto abaixo a Companhia Estrela da Guia do Bairro Ipiranga do Mestre Iraci da cidade de Ribeirão Preto - SP, e muitas outras para dar um panorama de como todas estão ainda mantendo essa tradição como aconteceu neste "Encontro de Folias de Reis no Jardim Caparroz" no mês de dezembro de 2009.














Os Três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos, na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para venerar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Como três presentes foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número.[2] São figuras constantes em relatos do natividade e nas comemorações do Natal.
Melquior, Baltasar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos.
Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representa a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.
"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).
"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12). Nada mais a Escritura diz sobre essa história cheia de poesia, não havendo também quaisquer outros documentos históricos sobre eles.
Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Dos seus presentes dos Magos surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos.
A melhor descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata: “Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.
Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.
Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade.
A exegese vê na chegada dos reis magos o cumprimento a profecia contida no livro dos Salmos (Sl. 71, 11): “Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo”.

Na antigüidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).
Durante a Idade Média começa a devoção dos Reis Magos (e que são "baptizados"), tendo as suas relíquias sido transladadas no séc. VI desde Constantinopla (Istambul) até Milão. Em 1164, com os três já a serem venerados como santos, estas foram colocadas na catedral de Colônia, em Colônia (Alemanha), onde ainda se encontram.
Em várias partes do mundo, há festas e celebrações em honra aos Magos. Com o nome de Festa de Santos Reis há importantes manifestações culturais e folclóricas no Brasil.
Diferentes opiniões quanto a quando o menino Jesus foi visitado
A tradicional crença de que Jesus foi visitado aquando do seu nascimento não é consensual entre todas as pessoas. Há pessoas que acreditam que Jesus já possuia uma certa idade. Segundo seus defensores há quatro linhas de evidência para acreditar que Jesus já não era mais um bebé quando recebeu a visita: a tradução para o texto de Mat. 2.11 usa a expressão "uma criancinha", "um menino", e não um bebê em diversas traduções de respeito, como a Almeida; Mat 2.11 também cita que quando Jesus foi encontrado estava em uma casa e não em uma manjedoura; o fato de Herodes mandar matar as crianças de até dois anos e, por último, o fato de Maria ter dado apenas dois pássaros no templo como contribuição pelo nascimento do menino, o que a identificava como muito pobre, e não parte dos presentes que supostamente já teria ganho, já que na visita ela, através de seu filho, ganhou ouro e outros ítens valiosos.

Moacyr Augusto Soares Brandão ou Brandão Filho nosso "Primo Pobre" faria hoje 100 anos

Moacyr Augusto Soares Brandão (Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 1910 — Rio de Janeiro, 22 de março de 1998), mais conhecido como Brandão Filho, foi um ator e humorista brasileiro.
Filho do conhecido ator João Augusto Soares Brandão (1844—1921), conhecido pelo nome artístico de Brandão, o Popularíssimo, ficou órfão desde os 11 anos. Começou a trabalhar cedo como entregador de roupa em uma tinturaria e depois em uma padaria.
Sua estreia no teatro foi em 1929, no circo, e logo ele se descobriu como alguém que perdia a inibição no palco e fazia os outros rirem. Em 1942 foi convidado para participar da primeira radionovela brasileira, Em Busca de Felicidade, da Rádio Nacional. Também nessa época estreava no cinema com os filmes O Dia é Nosso e Samba em Berlim.
O sucesso veio com o personagem "primo pobre" no programa radiofônico Balança Mas Não Cai, da Rádio Nacional, onde contracenava com Paulo Gracindo — o "primo rico". O sucesso foi tão grande que os atores passaram anos interpretando os mesmos personagens e depois foram para a TV fazendo o mesmo quadro. Também na Nacional estrelou, ao lado dos comediantes Apolo Correia e Ema D'Avila, o humorístico de grande sucesso Tancredo e Trancado, escrito por Ghiaroni e patrocinado pelas Pílulas de Vida do Dr. Ross.
Depois de vários filmes e do sucesso na Rádio Nacional, onde ficou por mais de 40 anos, Brandão Filho chegou à TV em programas e seriados cômicos como Uau, Balança Mas Não Cai, Faça Humor, Não Faça a Guerra, Viva o Gordo, Chico Anysio Show, Estados Anysios de Chico City e a primeira versão de A Grande Família, em 1973.
Após a experiência em A Grande Família, Brandão Filho foi para as novelas e, na TV Globo, participou de Bravo!, Saramandaia, Nina, Sinal de Alerta, Te Contei?, Feijão Maravilha, Chega Mais, Plumas e Paetês e O Salvador da Pátria.
No cinema ganhou o prêmio Air France de melhor ator do ano pelo filme Romance da Empregada, dirigido por Bruno Barreto. Participou da Escolinha do Professor Raimundo, um de seus últimos trabalhos na TV.
Brandão Filho morreu em 1998, de câncer, após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias e permanecer internado por 40 dias em uma clínica no Rio de Janeiro, aos 88 anos.
Carreira No cinema
1987 - Romance da Empregada
1976 - Essa Mulher É Minha... e dos Amigos
1974 - O Comprador de Fazendas
1971 - Assalto à Brasileira
1970 - Os Caras de Pau
1953 - Balança Mas Não Cai
1950 - Marcha Para Deus (não-finalizado)
1948 - Inconfidência Mineira
1943 - Samba em Berlim
1941 - O Dia É Nosso
1936 - O Bobo do Rei
Na televisão
Chico Total (1996).... Primo Pobre
Estados Anysios de Chico City (1991)
Escolinha do Professor Raimundo (1990).... Sandoval Quaresma
O Salvador da Pátria (1989).... Padre Elísio
Viva o Gordo (1981)
Plumas & Paetês (1980).... Adolfo
Chega Mais (1980).... Jaime
Feijão Maravilha.... Prudêncio (1979)
Te Contei?.... Totó (1978)
Sinal de Alerta (1978)
Nina.... Simão (1977)
Saramandaia.... Mestre Cursino (1976)
Bravo!.... Santiago (1975)
A Grande Família (1973).... Floriano
Uau, a Companhia (1972)
Balança Mas Não Cai (1968).... Primo Pobre

Eulina Moutinho da Silva (Rio de Janeiro - RJ) e seu TOXINA DA EMOÇÃO

Antonio Aparecido Soares

Antonio Aparecido Soares - Desenhista, Projetista e Advogado (Distrito de Roberto, Pindorama - SP, 06/01/1965) Desenhista e Projetista desde 1985 e advogado do Sindicato dos Empregados do Comércio dsde 1991, fundador em 1992 da ACAP -Associação dos Artistas Plásticos de Catanduva e vice-presidente de 1992 a 94, participando da realização do Primeiro Salão de Artes Plásticas na Casa de Cultura; presidente da Associação Orquidófila Catanduvense em 1998; estudioso em aviação ese iniciou no plastimodelismo fazendo modelos de avião em papel, fundador do Grupo de Pesquisa e Plastimodelismo em 1997, coordenando-o e realizando exposições anuais desde 1997. Formado pela Faculdade de Direito de São Carlos, em 1990.

A Página da Vida do dia 6 mês de janeiro de 2009


*

Para ver as fotos as fotos que fiz da Companhia de Reis Caminho de Belém de Ubarana-SP ou este belo poema de Débora Heloisa da Silva com seu O AMOR ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes do dia de hoje, constam no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Soraya personalidade aniversariante do dia de hoje, consta no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”, Nemer e Gerolino em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 6 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Projeto “Rio Preto em Cena” está disponível no Portal Rio Preto

Está disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, o vídeo produzido pelos adolescentes do programa Ação Jovem que participaram do projeto “Rio Preto em Cena”, da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza nesta sexta-feira (11/9) o lançamento do projeto “Rio Preto em Cena”. Divididos em cinco núcleos –João Paulo II, Vila Toninho, Solo Sagrado, Parque da Cidadania e Novo Mundo – os jovens participaram de oficinas sobre cinema como: roteiro, fotografia, iluminação, edição, figurino, entre outras. A secretária Municipal de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima, explica que a proposta do projeto foi unir conhecimento e lúdico para que os jovens do programa tivessem um enfretamento melhor das questões do seu cotidiano, bem como também ajudar a melhorar talentos. As aulas foram ministradas pelo cineasta Pedro Lucínio, diretor, roteirista e ator, que é especialista em Broadcast, Comunicação de Arte Eletrônica. Ele também é criador do projeto Eu na TV e fundador da Academia de Estudos Audiovisuais do Vale do Itajaí (SC). Entre os filmes em que atuou e dirigiu estão “Quibe com Lasanha e “Sebastiana da Silva”. O curta-metragem fala da realidade desses jovens. Mostram diversas situações em que ficam expostos. Para ver o vídeo basta acessar o Portal Eletrônio no endereço www.riopreto.sp.gov.br, entrar em Secretarias/Outros órgãos, clicar em Secretaria de Assistência Social e no selo do projeto, que fica do lado direito da página.

Conferir "me adiciona" em CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE-SP‏


Fernandes Oliveira
Conferir o post no blog
'me adiciona'
meu 1º textinho publicado de 2010

Mensagem do blog adicionada por Fernandes Oliveira:

me adiciona eu te imploro não, não na lista de amigos quero mais ficar contigo andar de braço dado feito dois enamorados e as lindas flores...

Link da mensagem do blog:
me adiciona

Sobre CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE-SP
Preservar o passado, construir o futuro, fortalecendo os valores culturais da nossa sociedade.

Débora Villela Petrin (São Paulo -SP) e seu TRISTEZA

A Página da Vida do dia 5 mês de janeiro de 2009


Carmelita Madriaga, conhecida como Carmen Costa, (Trajano de Morais, 5 de janeiro de 1920 — Rio de Janeiro, 25 de abril de 2007) foi uma cantora e compositora brasileira.(Continua na edição do ano passado)


Momofuku Ando, nasceu como Gô Peh-hok (Taiwan, 5 de Março de 1910 — Osaka, Japão, 5 de Janeiro de 2007), foi o fundador e presidente da Nissin Food Products Co., Ltd., e o inventor do moderno macarrão instantâneo. Ando nasceu em Kagi (atualmente Chiayi), Taiwan e cresceu na cidade de Tainan. Em 1948, Momofuku Ando fundou o que viria a ser a Nissin em Ikeda, Osaka, Japão. Era uma pequena companhia de família, ainda. Em 25 de Agosto de 1958, quando tinha 48 anos, depois de meses de tentativa e erro, Ando anunciou que, finalmente, aperfeiçoara o seu método de "fritura-relâmpago" que levou à invenção do macarrão instantâneo. Ando morreu aos 96 anos, em 5 de Janeiro de 2007, em Osaka em consequencia de um ataque cardíaco.


Para ver as fotos e a continuação da matéria principal com a Cantora Patrimônio do Brasil Carmem Costa ou do inventor do macarrão instantaneo ou este belo poema de Márcia Helena Rodrigues com seu OÁSIS DO AMOR PERDIDO ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

A Página da Vida do dia 5 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Exposição apresenta inusitadas esculturas feitas com materiais reutilizados e até de restos

Uma exposição inaugurada nesta segunda-feira (4/1), no saguão do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, reúne inusitadas esculturas feitas com materiais reutilizados, como madeira e ferro, oriundos do lixo ou até mesmo de restos de construção. A técnica dos artistas plásticos Fábio Renato Ribeiro dos Santos e Carla Baioni Monteiro consiste em reaproveitar tudo ou quase tudo daquilo que seria descartado. O artista por trás das obras, Ribeiro dos Santos, conta que a ideia de trabalhar com ferro velho enferrujado e demais materiais, que ganham nova roupagem e vida, por meio da arte, veio de um curso de artes plásticas, concluído há dois anos. “Desconstrução do Tempo”, tema da exposição, surgiu da experiência do teatro, onde quase tudo é reutilizado na construção de cenários e espaços, conta o artista. "Depois que terminamos o curso de artes decidimos montar essa exposição com 12 peças entre esculturas e telas e esperamos que após a estreia, no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, ela possa percorrer toda a rede de ensino básico da cidade para que as crianças e alunos tenham a oportunidade de perceber um universo de possibilidades, até mesmo onde tudo parecia acabado”, destaca Santos. A exposição no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, vai até o dia 16 de janeiro. Entre as peças expostas, o público poderá conferir trabalhos como “A Grande Aranha”, “O Pensador”, “A Máquina do Mundo”, obra inspirada no conto de Carlos Drummond de Andrade, “Família de Galinhas e seus ovos geométricos”, entre outras.

Maria Monelita Moreira da Silva, minha prima aniversariante de Catanduva - SP

Antônio Pereira de Santana (Montes Claros - MG) e seu AMANHECEU

Raul José de Andrade Vianna



Raul José de Andrade Vianna é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “A história de Catanduva de A a Z” , editado por Vicente Celso Quaglia e produzido pela editora de meu querido amigo Lelé Arantes.

A Página da Vida do dia 4 mês de janeiro de 2009


Norton Cândia Nascimento (Belém, Pará, 4 de janeiro de 1962 — São Paulo, 21 de dezembro de 2007) foi um ator brasileiro. O ator iniciou sua...(Continua na edição do ano passado).


No mês passado dia 21 publiquei o aniversário de casamento de meu sobrinho Paulo com Joseli Aparecida e hoje o Paulo completa mais uma aniversário, com certeza haverá aquela festa na casa de seus pais, Waldomiro e de minha irmã Danice, juntamente com sua esposa Joseli e seus filhos, Daiza Mara e Matheus. Ao meu querido sobrinho, parabéns a você , muitas felicidades e muitos anos de vida.


Para ver a continuação da matéria principal com o Norton Cândia Nascimento e também as fotos de meu sobrinho Paulo Herrera ou este belo poema de Luiz Eduardo Sasso Kfouri com seu PAR DE AMOR ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

A Página da Vida do dia 4 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

domingo, 3 de janeiro de 2010

A Arquidiocese de Aracaju, a Diocese ereta pelo papa Pio X por meio de bula papal Divina

Brasão de Armas da
Arquidiocese de Aracaju
(Elevada aos 30 - IV - 1960)
Explicação Heráldica
Escudo: de azul, uma flor de lis, de prata, encimada por dois crustáceos (siris, do mesmo).
Insígnias: Arquidiocesanas: mitra, cruz patriarcal e báculo.
Comentário: a padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, é representada pelos esmaltes, azul e prata e a flor de lis. Os dois crustáceos relacionam-se com a província Eclesiástica de Sergipe, que tem o seu nome do rio e da tribo dos Siris.

A Arquidiocese de Aracaju (Archidioecesis Aracaiuensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a Sé Metropolitana da Província Eclesiástica de Aracaju. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé está na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe. A Diocese de Aracaju foi ereta pelo papa Pio X, no dia 3 de janeiro de 1910, por meio da bula papal Divina disponente clementia, a partir de território desmembrado da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O seu primeiro bispo foi Dom José Tomaz Gomes da Silva, que assumiu o governo desta Igreja em 1911, cessando apenas com a sua morte, em 1948. Desde 1913, existe o Seminário Menor, fundando pelo primeiro bispo. O segundo bispo, Dom Fernando Gomes dos Santos, assumiu a direção dos trabalhos da diocese em 1949 e permaneceu aqui até 1957, quando foi transferido para Goiânia / GO. Ele fundou o Seminário Maior de Aracaju, que foi fechado, alguns anos depois. Dom José Vicente Távora, o terceiro bispo assumiu a diocese em 1958 e, após um fecundo pastoreio de doze anos incompletos, faleceu, deixando a sede vacante. No dia 30 de abril de 1960, o Papa João XXIII, por meio da bula Ecclesiarum omnium, elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana, sendo Dom José Vicente Távora o seu primeiro arcebispo. Dom Távora teve por bispo auxiliar Dom Nivaldo Monte (1963-1965) e Dom Luciano Cabral Duarte (1966¬1970). Com a morte de Dom Távora, Dom Luciano Cabral Duarte assumiu a Arquidiocese como pastor próprio. Um de seus mais empenhados trabalhos foi o da reanimação vocacional, reabrindo o Seminário Menor e incentivando a oração pelas vocações. Ele teve por Bispo Auxiliar Dom Edvaldo Gonçalves do Amaral (1975-1980), Dom Hildebrando Mendes Costa (1981-1986) e Dom João Maria Messi (1988-1995). Em março de 1996, Dom José Palmeira Lessa foi nomeado arcebispo Coadjutor, dividindo os trabalhos com Dom Luciano, que renunciou aos 26 de agosto de 1998. Automaticamente, Dom Lessa passou a ser o metropolita, em 16 de julho de 2001, recebeu a ajuda de Dom Du1cênio Fontes de Matos, como bispo auxiliar (2001 a 2005), sexto bispo auxiliar de nossa arquidiocese e em 1º de abril e 2009 o Papa Bento XVI nomeou como novo Bispo Auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa.

Demografia e paróquias

Em 2004, a arquidiocese contava com uma população aproximada de 1.080.395 habitantes, com 86,1% de católicos. O território da diocese é de 7.048 km.2, organizado em 68 paróquias. A arquidiocese abrange os seguintes municípios: Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Capela, Carira, Carmópolis, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Itabaiana, Itaporanga d'Ajuda, Laranjeiras, Macambira, Malhador, Maruim, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Domingos, Siriri.

Bispos e arcebispos

Arcebispos
Dom José Palmeira Lessa 1998 Atual.
Dom Luciano José Cabral Duarte 1971-1998 Arcebispo Emérito.
Dom José Vicente Távora 1960-1970
Bispos
Dom Henrique Soares da Costa 2009- Bispo auxiliar.
Dom Dulcênio Fontes de Matos 2001-2006 Bispo auxiliar.
Dom Edvaldo Gonçalves Amaral, SDB 1975-1980 Bispo auxiliar.
Dom Hildebrando Mendes Costa 1981-1986 Bispo auxiliar.
Dom João Maria Messi, OSM 1988-1995 Bispo auxiliar.
Dom Nivaldo Monte 1963-1967 Bispo auxiliar.
Dom José Vicente Távora 1957-1960
Dom Fernando Gomes dos Santos 1949-1957
Dom José Tomaz Gomes da Silva 1911-1948

Ligações externas

Página oficial da Arquidiocese de Aracaju
Archdiocese of Aracaju Catholic Hierarchy (em inglês)

Adalberto Antônio Lima (Montes Claros - MG) e seu FOLHA DE PAPEL

Luiz Francisco da Silva e Luiz de França Roland






Luiz Francisco da Silva é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Luiz de França Roland em “A história de Catanduva de A a Z” , editado por Vicente Celso Quaglia e produzido pela editora de meu querido amigo Lelé Arantes.

Nota d'A Página: No dia 15 deste no aniversário de falecimento de Luiz Francisco da Silva, contarei a história da injustiça que a cidade cometeu com seu primeiro prefeito.

A Página da Vida do dia 3 mês de janeiro de 2009


Artur da Távola, o pseudônimo de Paulo Alberto Moretzsonh Monteiro de Barros, (Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 1936 — Rio de Janeiro, 9 de maio de 2008) foi um advogado, jornalista, radialista, escritor, professor e político (continua na edição do ano passado).


Para ver a continuação da matéria principal com o Arthur da Távola e suas fotos ou este belo poema de Genoveva Aparecida Queiroz Tavarez com seu SONHO ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

A Página da Vida do dia 3 mês janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.