sábado, 24 de abril de 2010

Correios homenageiam Brasília com uma série de selos e também de cartões (ver matéria abaixo)

Os Correios marcaram presença no aniversário de 50 anos da cidade de Brasília (DF), com o lançamento, no último dia 21 de abril, às 10h30, no Museu da República, de uma série de seis selos e de cinco cartões-postais intitulada “Brasília – Sonho e Realidade: Monumentos e Arquitetura” que destaca os principais monumentos da cidade: a Ponte JK, o Memorial JK, os Dois Candangos, a Catedral, a Igrejinha, o Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.
Na ocasião, o presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio, foi agraciado com a Medalha Comemorativa do Evento e com a Ordem do Mérito Brasília, maior condecoração do GDF concedida em reconhecimento aos serviços prestados ao povo e ao governo do Distrito Federal.








Os selos reproduzem seis obras da artista plástica Júlia dos Santos Baptista. As imagens, em cores vibrantes, mostram, estilizadamente, monumentos arquitetônicos de Brasília, recriados, em óleo sobre tela, por meio da série de obras intitulada Brasília em Cores: “Memorial JK”, “Dois Candangos no Cerrado”, “Catedral de Renda de Brasília”, “Igrejinha”, “Alvorada Brasília” e “Congresso e Ipê Amarelo”. As telas foram inspiradas no patrimônio arquitetônico de Brasília, com imagens que compõem o universo pictórico do cotidiano brasiliense. As cores usadas são aquelas presentes na paisagem local: o ocre do cerrado, as diferentes nuances do vermelho, o azul do céu, o cinza do concreto armado, e exaltam, em suas tonalidades e simbologia, as etnias formadoras da identidade humana de Brasília. Foi utilizada a técnica de fotografia.

Homenagem à Brasília com uma série de cartões





Os cinco cartões-postais retratam a Ponte JK, o Memorial JK, a Catedral de Brasília, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.

Com uma tiragem de 1,02 milhão de exemplares, cada selo custa R$ 1,05 (1º Porte da Carta Comercial). Já os cartões-postais, tem uma tiragem de 3 mil unidades de cada modelo ao preço de R$ 1,00 cada.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Festival Nacional de Música Sertaneja tem 35 canções selecionadas para as eliminatórias de maio


O Festival Nacional de Música Sertaneja, realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, recebeu 98 músicas inscritas de artistas rio-pretense ou de cidades distantes até 100 quilômetros do município. Destas, foram selecionadas 35 canções para participar das eliminatórias de Rio Preto, no mês de maio. A seleção foi feita por uma Comissão Julgadora da Secretaria de Cultura. As eliminatórias serão realizadas durante todos os domingos de maio (2, 9, 16, 23 e 30), no Teatro Municipal Nelson Castro. Em cada eliminatória, serão apresentadas sete músicas. Destas, serão escolhidas duas, uma interpretada por artistas rio-pretenses e a outra por artistas regionais. As dez músicas selecionadas ao final de todas as eliminatórias estarão automaticamente na grande final do Festival Nacional de Música Sertaneja, que será realizado de 26 a 29 de agosto, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

Confira as músicas selecionadas

Eliminatórias do dia 2 de maio

“Presença de Deus”, de João Ferreira Filho, por J. Carreiro e Pacífico (Rio Preto); “Minha Culpa”, de Silvio Roberto e João Paulo dos Santos, por Beto e João (Rio Preto); “Procurando uma Paixão”, de Amarildo Montenegro e Ricardo Júnior, por Monte Negro e Magalhães (Rio Preto); “Você Pisou na Bola”, de Paulo Henrique, por Zé Guilherme e Eduardo (Rio Preto); “Celebridade do Sertão”, de José do Nascimento Severo, por Vitor Hugo e Gustavo (Mirassol); “Não vou Mais”, de Diego Pinote, por Diego Pinote e Leandro (Neves Paulista); e “Jesus Cristo do Haiti”, de João Pedro, por João Pedro e Solito (Barretos)

Eliminatórias do dia 9 de maio

“Um Basta na Violência”, de Marcelo Gonçalves e Pedro Giglio, por Marcel Carrara e Evandro (Rio Preto); “No Meu Sertão”, de Joel Monteiro e Rafael Martins, por Fernando e Rafael (Rio Preto); “Barco a Vela”, de Zeca Beluce, por Kaik e Renato (Rio Preto); “Eu Nasci pra te Amar”, de Isac Teixeira, por Izac e Ronaldo (Rio Preto); “Dormindo com a Solidão”, de Mauro Dias, por Sol Maia (Ipiguá); “A Viola, o Violão e a Reprodução”, de Antônio Garcia, por Cassio e Cassiano (José Bonifácio); e “O Sabiá”, de Arnaldo Reis, por Arnaldo Reis e Eduardo (Penápolis).

Eliminatórias do dia 16 de maio

“Chave do Céu”, de Paulo Abreu e Luis C. Santos, por Renan e Renata (Rio Preto); “Mãe Natureza”, de Reis Antenor e Paladinho, por Reis e Paladrinho (Rio Preto); “Imaginação de Carreiro”, de Sargento Castro, por Renato Marques e Maioral (Rio Preto), “Inércia da Lembrança”, de José Calixto e Praense, por Riopretense e Imigrante (Rio Preto); “Sangue de Cabloco”, de Waldemar Bia, por Flávio e Rodrigo (Cosmorama); “Rancho Beira de Estrada”, de Cuiabá Valdívio da Silva, por Adriano Reis e Cuiabá (Mirassol); e “Amor Inacabado”, de Eduardo, por Arnaldo Reis e Eduardo (Penápolis).

Eliminatórias do dia 23 de maio

“Chaleira Preta”, de Luiz Fernando, por João Pedro e Gabriel (Rio Preto); “Deixe-me Sonhar com Você”, de Chiquinho Ovídio, por Adão e Paladinho (Rio Preto); “Coração Doente”, de Lilian e Celso Lima, por Lilian e Celso Lima (Rio Preto); “Coração Sertanejo”, de Lincon Silva, por Lincon Silva (Rio Preto), “Lembranças do Meu Rincão”, de J. Galera, por Divanei e Manuel (Icém); “Quarto de Asilo”, de Geraldinho, por Zé Moreno e Juliano (Mirassol); e “Só ao teu Lado”, de Ricardo Ramos, por Ricardo Ramos (Urupês).

Eliminatórias do dia 30 de maio

“Bem te vi Granfino”, de José Calixto e Fabiano, por Luiz Carlos e Fabiano (Rio Preto); “Boiadeiro Apaixonado”, de Mirandinha, por Reizinho (Rio Preto); “Outdoor”, de José Victor e Marcelo Cassoni, por Alex Mendes e Sidney (Rio Preto); “Jamais Vou Te Esquecer”, de Alex Fontes e Abel Fontes, por Alex e Vinícius (Rio Preto), “Nossa História”, de João Batista, por João Jr e Fernando (Américo de Campos); “A Penteadeira”, de Eurides Lourenço e Kapim, por Paskoal e Kapim (Américo de Campos); e “Meu Velho Carro de Boi”, de Bento Manoel, por Luiz Fernando e Claudinei (Nhandeara).

A Página da Vida do dia 24 mês de abril de 2009

**

**

**

**

**

**
Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 24 mês de abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

“Viola na Praça” leva duas atrações para o Cecap





As imagens acima são do evento ocorrido na Praça do Maria Lúcia no final de semana passado, temos as duplas Renato Marques & Maioral e Zé Vitor & Ademir e a dupla de chapéu os amigos o apresentador Sidney Silva juntamente com o renomado compositor, mestre de catira e de Folias de Santos Reis, Joaquim Moreira da Silva.

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste domingo (25/4) o último “Viola na Praça” deste mês. As duplas João Pedro & Gabriel e Graciano & Gracimar se apresentam na Praça Nossa Senhora das Graças, no bairro Cecap, às 20 horas. O “Viola na Praça” integra o “Programa de Valorização da Música Sertaneja”, que conta ainda com o “Nossos Talentos”. Ambos os eventos levam atrações de músicas sertanejas para as praças da cidade. O “Viola na Praça” promove a atração de artistas amadores, enquanto os “Nossos Talentos” a de músicos consagrados. Neste mês de abril, já se apresentaram as duplas Jorge & Gustavo, Zé do Cedro & Tião do Pinho, Cléber & Éder, Zé Vitor & Ademir e Renato Marques & Maioral.

“Viola na Praça”
João Pedro & Gabriel, e Graciano & Gracimar
Data: 25 de abril
Horário: 20h
Local: Praça Nossa Senhora das Graças – Cecap

CICC inicia projeto de incentivo à leitura de poesias

A literatura, mais do que uma forma de entretenimento, pode atuar como instrumento de cultura e cidadania. Ciente disso, o CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura, em parceria com a Unesp de Rio Preto, inicia neste final de semana o projeto “Jardim de Poesias: semeando leitores”, com oficina ministrada pelo poeta Frederico Barbosa. A atividade é direcionada aos coordenadores e monitores que atuarão diretamente com o público-alvo, constituído por alunos provenientes das escolas públicas do município. Contemplado pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária às Universidades no Estado de São Paulo, promovido pelos Ministérios da Cultura e da Educação, o projeto tem como meta o incentivo à leitura da literatura entre os jovens. Os participantes das oficinas no CICC atuarão como “multiplicadores”, realizando, a partir de maio, atividades de leitura e escrita do texto literário e criação poética com alunos de 13 a 16 anos, da 8ª e 9ª séries do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio das escolas municipais de Rio Preto. Ao final do projeto, previsto para agosto, os participantes vão escrever poesias que serão “plantadas” no jardim do CICC. “Além da leitura, o projeto também busca incentivar a preocupação com o cuidado e a preservação do meio ambiente, já que os alunos vão criar um verdadeiro jardim com suas poesias”, afirma a assistente do espaço das Linguagens, Ana Carolina Caretti.

Oficina
A oficina deste fim-de-semana será direcionada a monitores e assistentes do CICC, professores da rede municipal e alunos da Unesp de Rio Preto, que vão se tornar multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. A atividade acontece neste sábado (24/4), das 13 às 16 horas, e no domingo (25/4), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Diretor da Casa das Rosas, em São Paulo (SP), e diretor executivo da Poiesis (Organização Social de Cultura), Frederico Barbosa – palestrante da oficina – já publicou inúmeros livros, como “Rarefato” (ed. Iluminuras, 1990), “Nada feito nada” (ed. Perspectiva, 1993 Prêmio Jabuti), “5 Séculos de Poesia - Antologia da Poesia Clássica Brasileira” (Landy Editora, 2000), “Contracorrente” (Iluminuras, 2000), “Louco no Oco sem Beiras - Anatomia da Depressão” (Atliê Editora, 2001), “Na Virada do Século - Poesia de Invenção no Brasil” (Landy Editora, 2002) e “Cantar de amor entre os escombros” (Landy Editora, 2002). Na Unesp, os professores responsáveis pelo projeto são Susanna Busatto e Sérgio Vicente Motta, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários.

Maratona de Dança fecha sétima edição do Fórum

A 7ª edição do Fórum de Dança se despede de São José do Rio Preto neste sábado (24/4) com uma maratona de dança. A Praça Dom José Marcondes recebe três apresentações, a partir das 16 horas. Serão apresentados os espetáculos “Com-tato – sobre fragmentos de realidade”, de Taliana Martho e Vinicius Frances, de Rio Preto, “Maratona de Dança”, da Aprodança, de Rio Preto e “M.E.D.O.”, da Cia. Mário Nascimento, de Belo Horizonte. Durante uma semana, o Fórum de Dança trouxe para a cidade 11 companhias de dança, sendo quatro internacionais, quatro nacionais e três locais. O evento, que acontece paralelamente em outras duas cidades da região, Fernandópolis e Votuporanga, promoveu apresentações de dança, atividades formativas (ateliês de criação e workshops) e mostras de vídeo-dança. O Fórum de Dança é realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, e Virtual Companhia de Dança. Conta com o apoio do Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Programação do 7º Fórum de Dança

Rio Preto
24 de abril
Maratona de Dança
“Com-tato – sobre fragmentos de realidade”,
de Taliana Martho e Vinicius Frances (Rio Preto)
“Maratona de Dança”, da Aprodança (Rio Preto)
“M.E.D.O.”, da Cia. Mário Nascimento (Belo Horizonte)
Horário: 16h
Local: praça Dom José Marcondes – Centro

1º Passeio Ciclístico da Coopen – Cooperativa de Ensino S. J. do Rio Preto acontece neste sábado

Será realizado neste sábado (24/4) o 1º Passeio Ciclístico da Coopen – Cooperativa de Ensino São José do Rio Preto. O evento tem o apoio da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, que estará com monitores orientando os participantes sobre a prática do ciclismo e dando outras informações sobre os benefícios das atividades físicas, para o corpo e a mente. A saída está prevista para às 8 horas, da frente da escola, na rua Dr. Mario Clapier Urbinatti, 940, no bairro Moysés Miguel Haddad. De lá os integrantes seguem pela avenida Juscelino Kubitschek até o cruzamento com a avenida Francisco das Chagas Oliveira, de onde retornam para a Cooperativa. Um percurso de cerca de seis quilômetros. Além da prática esportiva, o passeio tem o objetivo de integrar a comunidade. Por isso, a direção da Coopen está convidando os alunos, familiares e outras pessoas interessadas em participar do evento.

1º Passeio Ciclístico da Coopen
Data: 24/4/10
Horário: 8h
Local: Coopen, rua Dr, Mário Clapier
Urbinatti, 940 – Moysés Miguel Haddad

Cecilia Delgado e seu MOMENTOS

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 23 mês de abril de 2009



RESERVAS LITERÁRIAS DE LYGIA FAGUNDES TELLES

No conto “ O Chamado ”, do livro Conspiração de nuvens, Lygia Fagundes Telles nos fala de reservas florestais “ enfraquecidas pelo desmatamento ”.
Como leitora e admiradora de seu trabalho, verifico que essas e outras reservas estão cada vez mais firmes e fortes na literatura de Lygia, por este Brasil afora e pelo mundo.

Eis o que vejo.

Em Lygia Fagundes Telles, iguais e contrários, equilíbrio e ruptura coexistem mesmo quando se afastam, porque já aderiram à sua pele ficcional.
Sempre aberta ao jardim da memória, que desnuda vértices reais e imaginários, Lygia se vale do arrojo de uma borboleta, ou das entranhas da folha que a acolhe, para alimentar a sua e a nossa história.
Em Lygia, a eterna busca segue o ritmo do coração. Enriquecedor gesto de descoberta: a criação não se esgota no repouso. Enriquecedor gesto de transbordamento: as gerações são sempre convidadas ao sobrevoo compartilhado.
A escritura de Lygia começou a ser tecida em família, enovelada que foi pelo pai Durval e pela mãe Maria do Rosário, carinhosamente chamada Zazita. Ele, promotor; ela, pianista.
De ambos, nasceu
Lygia pensadora
Lygia especular
Lygia hermetismo
Lygia sobrenatural
Lygia estrada
Lygia viagem
Lygia heroína
Lygia cenário
Lygia cinematografia
Lygia dramaturgia
Lygia paixão
Lygia entrega
Lygia ética
Lygia disciplina
Lygia compromisso
Lygia luz
Lygia urgência
Lygia amor
Lygia liberdade
Lygia justiça
Lygia mistério
Lygia raiz
Lygia nascente
Lygia geratriz
Lygia erupção
Lygia palavra
Lygia criação
Lygia, nossa eterna homenageada
Prof.a Dra. Hygia Therezinha Calmon Ferreira
Poeta, pesquisadora e ensaísta.

**

**

**


**


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro em “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 23 mês de abril de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

7º Fórum de Dança segue nesta sexta-feira apresentando com mais seis atividades


A programação da sétima edição do Fórum de Dança segue nesta sexta-feira (23/4) com duas apresentações, um wokshop, dois ateliês de criação e mostra de vídeo-dança. A Praça Dom José Marcondes recebe as apresentações “Reverso”, da Cubos Companhia de Dança, de Aracaju, e “Evo”, da BK Compagnie, da Alemanha, a partir das 18h30. Antes, no mesmo local, Gilsamara Moura, integrante do Grupo Gestus, de Araraquara, promove o último ateliê de criação, das 9 às 12 horas. Para participar, os interessados devem comparecer no local meia hora antes do início da atividade. Na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”, das 9 às 12 horas, a Companhia Mário Nascimento, de Minas Gerais, também realiza o seu último ateliê de criação. Já, o workshop com a BK Compagnie, da Alemanha, será às 14 horas. Para as duas atividades, os interessados devem comparecer no local meia hora antes do início de cada atividade. Para finalizar, a Casa de Cultrua recebe a Mostra de vídeo-dança, a partir das 20 horas. Serão apresentados trabalhos da França, Suíça e Chile. A mostra conta com o apoio do Consulado da França, em São Paulo.

Programação do 7º Fórum de Dança

Rio Preto

23 de abril
Apresentação: “Reverso”, Cubos Companhia de Dança (Aracaju)
“Evo”, da BK Compagnie (Alemanha)
Horário: 18h30
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

24 de abril
Maratona de Dança
“Com-tato – Sobre fragmentos de realidade”,
de Taliana Martho e Vinicius Frances (Rio Preto)
“Maratona de Dança”, da Aprodança (Rio Preto)
“M.E.D.O.”, da Cia. Mário Nascimento (Belo Horizonte)
Horário: 16h
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

Worshops
23 de abril
14h - BK Compagnie (Alemanha)
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

Ateliês de Criação
Cia. Mário Nascimento (Minas Gerais)
Data: até 23 de abril
Horário: 9h às 12h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

Gilsamara Moura (Araraquara)
Data: até 23 de abril
Horário: 9h às 12h
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

Mostra de Vídeo Dança
Data: até 23 de abril
Horário: 20h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
Praça Cacilda Becker - Vila Universitária

Aparecido Guimarães e Madalena Ferreira os vencedores com a valsa no JORI de Olimpia



A cidade de Monte Aprazível (SP) fica em oitavo lugar no JORI em Olímpia, mesmo com alguns contratempos, a delegação de Monte Aprazível que participou da oitava edição JORI (Jogos Regionais do Idoso) em Olímpia ficou em oitavo lugar na classificação geral. Antes da viagem e durante os jogos, alguns atletas se contundiram e outros adoeceram. Na dança de salão – valsa e rock – o casal Aparecido Guimarães e Madalena Ferreira ficaram com 1ª colocação. A cidade foi destaque também no xadrez – segundo lugar – e tênis de mesa feminino – terceiro lugar. Confira abaixo a classificação dos atletas aprazivelenses.

Dança de salão – valsa e rock – o casal
1ª colocação para o casal
Aparecido Guimarães e Madalena Ferreira
Xadrez masculino
2ª colocação do Antonio Pina
Tênis de mesa feminino
3ª colocação dom Vergínia Donda
Natação categoria C
3ª colocação com Rubens Molina
Atletismo categoria A
4ª colocação com Edson Seco
Atletismo categoria B
3ª colocação com Adevar da Silva
Atletismo feminino categoria A
6ª colocação com Nadir Gomes da Silva
Xadrez feminino
8ª colocação com Elenice Fernandes

Margarida Rosas e seu OUTONO


Sinto não estar agora,
Nesse exato instante,
Com a sede, a fome
Dos que amam.

Sinto nada sentir
Além do olhar, além da vida
Fuga!
Sonhar, sonhar,
Onde estou?

Terra dos horrores
Morte – destruição!
Como mulher, vivo?
Que vida?

Há um outono enraizado em mim!
E minhas pétalas, no chão, aguardam o vento frio...

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 22 mês de abril de 2009


Hoje é com imensa satisfação que anuncio o aniversário deste afro-descendente que já temos uma amizade de um bom tempo, Melqui como todos o chamam nasceu na cidade de São José do Rio Preto, é filho de Dona Sebastiana e de Sr. Vitalino Gonçalves e foi membro atuante no Sebrae de nossa cidade por mais de 10 anos, e hoje presta assessoria e consultoria a empresários e empreendedores de nossa região. Ao nosso querido amigo Melqui os parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que faz pela classe empresarial de nossa cidade.


**

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Leda Zancaner nossa aniversariante de hoje, da nossa querida Catanduva, personalidade que faço seu registro n’A Página, mas já está na história de Catanduva , no livro de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 22 mês de abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Lelé Arantes amanhã no 1º Seminário de Cultura apresenta "Os Livros e História de Rio Preto"


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, realiza nesta quinta-feira (22/4) a palestra “Os Livros e História de Rio Preto”, que será ministrada por Lelé Arantes, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube. O evento integra a grade de programação do 1º Seminário de Cultura. A palestra será focada nas mais de 30 publicações abordando vários aspectos da vida de Rio Preto. Para o palestrante, a leitura dos livros permite uma compreensão global da história da cidade, lembrando que a primeira publicação sobre São José do Rio Preto foi em 1919, com autoria de Fernando Oiticica Lins e Raul Silva. Patrono da cadeira número oito da Academia Rio-Pretense de Letras e Cultura, Lelé Arantes é escritor, jornalista e historiador. É autor de 21 obras, entre elas o livro “Quem faz história em São José do Rio Preto”. O 1º Seminário de Cultura acontece neste mês, em maio e junho. As palestras abordam temas de ciência, arte e cultura. Acontecem sempre às quintas-feiras, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube.

1º Seminário de Cultura,
de 1º de abril a 24 de junho

“Os Livros e História
de Rio Preto”, de Lelé Arantes
Data: 22 de abril
Horário: 20h
Local: Rio Preto Automóvel Clube,
avenida Alberto Andaló, 2.769 - Centro

Roseny de Freitas Alves e o lançamento de seu livro “LITERATURA - MINHAS PALAVRAS”


Roseny tem 49 anos, é portadora de Paralisia Cerebral e segundo o psicólogo Lazslo Antonio Ávila "a PC acarretou-lhe dificuldades de movimentação e de fala, por isso seu pensamento corre mais solto". Este é o segundo livro da autora que em 2000 lançou o livro Minha história em crônicas. A emoção está presente em cada palavra das crônicas de Roseny de Freitas Alves nesta obra Literatura – minhas palavras. Por meio de um texto cativante, inspirado nas mais diferentes faces do cotidiano, a autora nos leva a refletir sobre os mais belos sentimentos humanos, fundamentalmente sobre o amor incondicional, que se dá sem expectativa de qualquer contrapartida. Roseny tem um modo privilegiado de enxergar o mundo, uma condição só encontrada no coração de pessoas para quem a vida vai muito além do enxergar, respirar, caminhar, consumir. Ela nos faz entender que a essência do ser humano está na fraternidade, na voluntariedade, necessariamente convergindo para a busca e a manutenção da felicidade numa vida que não se esgota no plano terrestre. É particularmente emocionante a forma com que a autora se relaciona com a escrita. Roseny enxerga a literatura como um semelhante a ser amado e transforma seu texto em amigo de todas as horas. Aquele amigo sempre presente para ouvir e compartilhar alegrias e tristezas, necessariamente sob a ótica positivista, descomplicando o que parece complicado, superando o que se poderia chamar de obstáculo. Roseny nos faz lembrar Lupicínio Rodrigues e seu pensamento, que “parece uma coisa à toa”. Aí ela mostra como a gente voa e chega, em segundos, aos mais diferentes pontos, e volta sempre ao aconchego do doce lar, quando começa a pensar. Nos seus escritos primorosos, a autora reforça, enfim, a mais pura verdade, dita por Fernando Pessoa: tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Lançamento do livro
“Literatura - minhas palavras”,
de Roseny de Freitas Alves
THS Editora com apoio da
Secretaria Municipal de Cultura.
Preço: R$ 10,00
76 páginas
Dia: 24 de abril (sábado)
Horário: a partir das 10:00 horas
Local: Centro Cultural "Prof. Daud Jorge Simão" - Praça Cívica

Dorival, O Gato e seu OUTONO


Caem as folhas
Cores mudam de tom

Tapete ressecado...

O amor da primavera
Se foi...


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida dia 21 do mês de abril de 2009


Hoje é com enorme satisfação que dou publicidade ao aniversário deste amigo desde os bons tempos do Jornal Dia e Noite, Walter Merlotto naquele tempo já tinha sua veia poética e ao longto do tempo foi cristalizando e obtendo prêmios em varias categorias. Ao lado deste texto, estou publicando mais uma poesia deste amigo , que como eu nasceu também em abril. Merlotto parabéns e congratulações por tudo que faz pela nossa literatura.


**


José Divino, Milton Jorge e Rassem personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto, e Lourdes Maria em “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 21 mês de abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Francisco dos Santos ou nosso CASCATINHA se estivesse entre nós completaria hoje 91 anos


Cascatinha & Inhana foi uma dupla sertaneja formada por Francisco dos Santos (Araraquara, SP, 20 de abril de 1919 - São José do Rio Preto, SP, 14 de março de 1996) e Ana Eufrosina da Silva (Araras, SP, 28 de março de 1923 - São Paulo, SP, 11 de junho de 1981).Marido e esposa, juntos formaram uma das principais duplas sertanejas do Brasil. Suas mais famosas músicas foram Índia(1952) que os levou a um grande sucesso, e Colcha de Retalhos(1959). Nascidos no interior de São Paulo, desde cedo a dupla apaixonou-se pela poesia da música sertaneja. Francisco dos Santos já tocava bateria e violão e se apresentava cantando modinhas, canções e valsas românticas. Quando da chegada do circo Nova Iorque na cidade de Araraquara, Francisco conheceu o cantor Chopp e resolveu formar dupla com ele, adotando então o nome artístico de Cascatinha, nome de famosa cerveja da época, para estar de acordo com o nome do parceiro. Por essa época, Ana Eufrosina se apresentava como solista em um conjunto formado por seus irmãos. A dupla Chopp e Cascatinha se apresentava em circos. Francisco e Ana se conheceram e casaram em 1941. Formou-se então o Trio Esmeralda, com Chopp, Cascatinha e Inhana, nome artístico adotado por Ana. O Trio Esmeralda viajou para o Rio de Janeiro obtendo relativo sucesso. Receberam prêmios nos programas César Ladeira na Rádio Mayrink Veiga, Manuel Barcelos e "Papel carbono", este de Renato Murce, ambos na Rádio Nacional. Em 1942 o Trio se desfez com a saída de Chopp. Cascatinha e Inhana ingressaram então no Circo Estrela D'Alva, com o qual fizeram excursão pelo interior dos estados do Rio e de São Paulo, para onde retornaram. Em São Paulo continuaram a atuar em diversos circos, tendo permanecido por cinco anos no Circo Imperial. Em 1947 se apresentaram na Bauru Rádio Clube, que primeiro apresentou a nova dupla em rádios, nos programas "Luar do sertão" e "Cirquinho do Benjamim". Em 1948, passaram a atuar na Rádio América em São Paulo. Em 1950, foram contratados pela Rádio Record onde permaneceram atuando por doze anos. Em 1951, estrearam em disco pela Todamérica cantando a canção "La paloma", de Iradier e Pedro Almeida, e a toada brejeira "Fonteiriça", de José Fortuna, um dos compositores favoritos de Cascatinha. Em 1952, gravaram aqueles que seriam dois de seus maiores sucessos, assim como da própria MPB. Eram a canção "Meu primeiro amor" de H. Gimenez com versão de José Fortuna e Pinheirinho Jr., e a guarânia "Índia" de J. Flores e M. Guerrero, com versão de José Fortuna. A guarânia "Índia" vendeu 300 mil cópias em seu primeiro ano de lançamento e até a segunda metade dos anos 1990 vendeu mais de três milhões de discos. "Índia" mereceu ainda diversas gravações ao longo do tempo como as de Dilermano Reis ao violão, Carlos Lombardi, Trio Cristas e Valdir Calmon e sua orquestra. Em 1973 Gal Costa regravou "Índia", que deu nome a seu LP daquele ano e que obteve grande sucesso. Cascatinha e Inhana receberam em 1951 e 1953 o Prêmio Roquette Pinto. Em 1953, gravaram a toada "Mulher rendeira" tema folclórico com arranjo de João de Barro. Em 1954, receberam a medalha de ouro da revista "Equipe" e ganharam o slogan de "Os sabiás do sertão", devido aos recursos vocais e às agradáveis nuances desenvolvidos pela dupla. Em 1953, continuando a trajetória de sucessos, lançaram as guarânias "Assunción", de José Fortuna e Federico Riera, e "Flor serrana", de Daniel Salinas e José Fortuna. A partir dessa época, seus nomes estiveram ligados à música paraguaia. Em 1955, estiveram no filme "Carnaval em lá maior", de Ademar Gonzaga, onde cantaram "Meu primeiro amor", outro grande sucesso. No mesmo ano gravaram o bolero "Queira-me muito", de G. Reig e Serafim Costa Almeida, e o rasqueado "Iracema", de Mário Zan e Nhô Pai. Outra gravação do mesmo ano e que fez muito sucesso foi a toada "Despertar do sertão", de Pádua Muniz e Elpídio dos Santos. Em 1956, lançaram mais um disco com versões de compositores paraguaios: a canção "Recordações de Ipacaraí", de D. Ortiz e Z. de Mirkim, com versão de Juraci Rago, e a guarânia "Noites do Paraguai", de S. Aguayo e P. J. Carles com versão de Nogueira Santos. Em 1957, lançaram entre outras, a valsa "Santa Cecília", de Ado Benatti e Carlos Piazolli, e a toada "Tropeiro gaúcho", de Cascatinha e Bolinha. Em 1959, lançaram outro de seus maiores sucessos, a guarânia "Colcha de retalhos", de Raul Torres. No mesmo ano, Cascatinha foi promovido a diretor artístico da Todamérica, descobrindo vários talentos. Ainda em 1959, Cascatinha e Inhana gravaram "Rede de taboa", de Elpídeo dos Santos. Em 1960, gravaram os boleros "Quero-te", de Jolmagn, e "Mal pagadora", de L. Valdez Leal e José Fortuna. Em 1962, lançaram a canção rancheira "Coração incerto", de Nico Jimenez e J. Santana, e o rasqueado "Fui culpado", de Zacarias Mourão e Sebastião Vitto. Em 1963, lançaram a guarânia "Fujo de ti" de Waldick Soriano e Jorge Gonçalves, e o rasqueado "Felicidade", de Barrinha. Em 1967, lançaram LP com destaque para "Vinte e cinco anos", de Nonô Basílio, "O menino do circo", de Eli Camargo, "Flor do cafezal", de Carlos Paraná e "A estrela que surgiu", de Zacarias Mourão e Mário Albanesi. Em 1970, lançaram "Amor eterno", de Alfredo Borba e Edson Borges, "Se tu voltasses", de Cascatinha e Carijó, "Como que te quero", de Alberto Conde e Nilza Nunes, e "Castigo", de Marciano Marques de Oliveira. Em 1972, alcançaram sucesso com "Olhos tristonhos", de Dora Moreno. Em 1978, apresentaram no Teatro Alfredo Mesquita em São Paulo espetáculo no qual contavam sua trajetória artística. Ao longo da carreira apresentaram-se em diversos estados brasileiros, cantaram em circos, teatros e gravaram cerca de 30 discos. Em 1996, a Chantecler, dentro da série "Dose dupla", lançou o CD "Cascatinha e Inhana", com 23 composições gravadas pela dupla, entre as quais, "Índia", "Solidão", "Meu primeiro amor" e "Colcha de retalhos".

Por que o nome "Cascatinha e Inhana"?

Segundo Francisco dos Santos, o Cascatinha,em um programa do Viola Minha Viola, foi escolhido este nome para a dupla, pois seu apelido na juventude era justamente Cascatinha, e quanto à sua esposa Ana, "inhá" era uma forma de tratamento de respeito dado às mulheres, daí Inhana. O apelido "Cascatinha" vem de quando Francisco morou na Fazenda Cascata, localizada no município de Garça-SP

Maiores sucessos (ordem cronológica)

1951 - La Paloma /// 1952 - Meu Primeiro Amor (Lejania) /// 1952 - Índia /// 1953 - Mulher Rendeira 1955 - Queira-me Muito /// 1955 - Iracema /// 1955 - Meu Primeiro Amor /// 1956 - Recordações de Ypacaraí /// 1958 - Frô do Ipê /// 1958 - Casinha Pequenina /// 1959 - Colcha de Retalhos /// 1965 - A Lua é Testemunha /// 1966 - Vai com Deus (Vaya con Dios) /// 1968 - Anahy /// 1968 - Mulher Fingida (La Mujer Ladina) /// 1970 - Louco Amor /// 1971 - Mal de Amor /// 1972 - O Menino e o Circo /// 1973 - Flor do Cafezal /// 1974 - Se Eu Partir /// 1975 - Cruz de Ouro /// 1976 - No Silêncio da Noite /// 1977 - Dois Coraçõe /// 1977 - Não me censures /// 1977 - Um novo amanhã /// 1980 - Cigarra Vadia /// 1988 - Guarânia da Lua Nova

A discografia deste casal que tanto encantou o Brasil é muito extensa, a sugestão d'A Página é que continue sua pesquisa em outros sites, com certeza valerá a pena.

Quatro atividades da Sétima Edição do Fórum de Dança movimentam o nosso feriado


A sétima edição do Fórum de Dança segue nesta quarta-feira (21/4) com uma apresentação, um workshop e dois ateliês de criação. A Cia Provisional de Danza, da Espanha, apresenta “Por favor, no me entienda mal”, na Praça Dom José Marcondes, às 18h30. Antes, a mesma companhia dará um workshop na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”, às 14 horas. Para participar do workshop, os interessados devem estar no local meia hora antes do início da atividade. No mesmo dia, também há dois ateliês de criação. A Companhia Mário Nascimento, de Belo Horizonte, promove , até o dia 23 de abril, o ateliê na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”, das 9 às 12 horas. E no mesmo horário, a Praça Dom José Marcondes recebe o ateliê promovido por Gilsamara Moura, do Grupo Gestus, de Araraquara. Os interessados em participar dos ateliês também devem comparecer meia hora antes, no local escolhido.

Programação do 7º Fórum de Dança
21 de abril
Apresentação:
“Por favor, no me entienda mal”,
Cia. Provisional Danza (Espanha)
Horário: 18h30
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

Veja toda programação dando um clique no titulo abaixo:


Festa do Peão vai movimentar amanhã o vizinho Distrito de Engenheiro Schmitt


Começa nesta quarta-feira (21/4) e vai até sábado (24/4) a Festa do Peão do Distrito de Engenheiro Schmitt. Tradicional na cidade, o evento conta, no seu 7º ano, com rodeio em touros e atrações musicais. A abertura dos portões ao público será, todos os dias, às 21 horas. Para abrir a festa, Renato Marques & Mayoral e Edivan Repentista agitam o feriado. Na quinta-feira (22/4) a atração é a dupla Tico Tico e Beija Flor e a entrada para este show é 1 quilo de alimento não-perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade. Na noite de sexta-feira (23/4) a dupla Edy Carlos & Camargo sobe ao palco. No sábado (24/4) a dupla Dioran & Dioracy encerra a última noite de festa. “Esses quatro dias de festa serão muito importantes para a economia local. Estamos esperando por muitos visitantes”, disse o subprefeito do Distrito de Schmitt, Gelson Rasteli Júnior. São aguardados, nas quatro noites de festa, cerca de 10 mil pessoas. Os convites permanentes estão sendo comercializados desde o dia 1º de abril, no valor de R$ 15, e podem ser comprados junto às candidatas a rainha do Rodeio ou no comércio local. A locução do rodeio será feita por Evandro Martins e Júlio Magalhães e os comentários ficarão a cargo de Lala. O objetivo da comissão organizadora é realizar uma festa superior as dos anos passados. Para isso, estão trabalhando duro e têm total apoio da subprefeitura do Distrito de Engenheiro Schmitt e de comerciantes.

Festa do Peão de Engenheiro Schmitt
Data: de 21/4 a 24/4
Horário: a partir das 21h
Local: rua Alberto Andaló – nos fundos da vicinal João Parise

Maria Eugênia e seu MEU OUTONO



Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 20 mês de abril de 2009


**

**

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São Jose do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São Jose do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, com suas biografias que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 20 mês de abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto divulga nossas peças selecionadas


Os organizadores do FIT –Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e pelo Sesc SP, divulgaram nesta segunda-feira (19/4) os espetáculos rio-pretenses selecionados para a edição deste ano. Foram escolhidos para integrar a grade de programação dez dos 18 espetáculos inscritos para o evento. A seleção foi feita pela curadoria do FIT, formada por Sidnei Carvalho Martins, Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Roberto Alvim e Gabriela Mellão. Com o tema “A conquista da singularidade”, o Festival deste ano será realizado de 15 a 24 de julho e terá, além das apresentações de grupos locais, 29 espetáculos, sendo dez adultos, cinco infantis, quatro de rua, seis internacionais e quatro convidados (três adultos e um infantil).

Confira os grupos rio-pretenses
selecionados em ordem alfabética

A CARTOMANTE
Cia. Livre de Teatro / Direção: Leandro Aveiro
Um triângulo amoroso envolto por paixão, traição e adultério é armado depois que dois amigos de infância reencontram-se. Vilela é casado com Rita, que mais tarde seria apresentada ao amigo, Camilo. A situação arriscada a leva a consultar-se com uma cartomante.

ALUMBRAMENTOS
Balé de Rio Preto / Direção: Creuza Arruda
Inspirado nas influências e vivências poéticas de Manuel Bandeira, o Balé de Rio Preto une e recria os versos do autor no corpo dos bailarinos/atores, com gestos simples e inusitados, que mesclam dança e teatro em uma linguagem contemporânea.

A MULHER QUE MATOU OS PEIXES
Cia. Teatral Poleiro dos Anjos / Direção: Ricardo Matioli
Clarice Linspector confessa para a plateia um crime que cometeu sem querer. Para isso, revela a história de todos os bichos de estimação que já viveram em sua casa, de um modo coloquial e muito próximo do cotidiano infantil.

AS AVENTURAS DE PINOCCHIO
Cia. Girasonhos / Direção: Tânia Alonso
Livre adaptação do clássico infantil de Carlo Collodi, o espetáculo utiliza a linguagem de máscaras para contar a história do boneco de madeira que quer ser gente. Ele terá que passar por diversas aventuras para convencer a Fada Azul de que pode tornar-se um menino de verdade.

CEM GRAMAS DE DENTES
Companhia Azul Celeste / Direção: Georgette Fadel
Cosme, um matador profissional respeitado e temido nas redondezas, mata um policial e pede a presença de um líder da comunidade para fazer uma revelação. Num diálogo, que mistura a investigação policial a uma psicanálise espontânea, descobre-se uma imagem invertida do matador, papel do qual ele mesmo passa a duvidar.

KYRIA
Cia. Vírus da Arte / Direção: Walter Máximo
Kyria, uma aldeia isolada do mundo em que toda a população tornou-se cega, recebe a visita de um homem que vê e pensa em tornar-se o rei do lugar. Os habitantes, porém, questionam suas habilidades. O público experimenta a ausência da visão, permanecendo na escuridão em alguns momentos do espetáculo.

MEL
BlackBerries Wilted Company / Direção: Gerrah Tenfuss
O Mel é uma dança baseada nas características estéticas do butoh, dança japonesa pós-guerra, e na relação com os objetos. O nome da performance remete à esfera feminina e seu poder.

ORÉGANO
Cia. Hecatombe / Direção: Homero Ferreira
Uma mãe que não suporta a passagem do tempo e concorre com sua filha, uma filha que questiona o óbvio, o conflito de uma criança sobre sua sexualidade e um pai ausente são os elementos de uma família fracassada, que levanta discursos vazios de sentido.

OS MENTIROSOS
Cia. Teatral Palhaços Noturnos / Direção: Ricardo Matioli
A morte e a vida são o pano de fundo para um encontro de grandiosos apresentadores clownescos. Quatro seres que se desdobram entre o masculino e o feminino resgatam a ironia e o prazer, revelando suas dores, medos e alegrias. A surpreendente discussão se dá em meio a uma fusão de sentimentos à flor da pele.

RASTO ATRÁS
Cooperativa Arquetípica de Teatro / Direção: Eduardo Catanozi
Um dramaturgo reconhecido, em crise com sua obra, procura melhorar o diálogo com seu público buscando comunicar-se primeiro com suas raízes e, sobretudo, seu pai, com o qual sempre teve dificuldades de relacionamento. Ele revisita a sua cidade natal para um confronto com suas origens: um mundo rústico, herança da qual sempre tentou fugir.

Equipe de Bocha de São José do Rio Preto é a campeã dos Jori–Jogos Regionais do Idoso


Os atletas rio-pretenses venceram os Jori –Jogos Regionais do Idoso. A equipe somou 109 pontos e trouxe o troféu para o município. São José do Rio Preto participa da competição há nove anos e está é a primeira vez que consegue a primeira colocação. “É uma alegria muito grande. É o resultado do esforço da equipe”, comentou a coordenadora do Departamento de Esportes Comunitários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Cléa Márcia Bernardelli. O encerramento dos 14º Jori foi neste domingo (18/4), em Olímpia. José Bonifácio conquistou o segundo lugar, com 90 pontos, e Olímpia ficou em terceiro, com 87,5 pontos. A superioridade rio-pretense pode ser vista nos resultados. “Só não marcamos pontos na dança de salão, dominó, truco, vôlei masculino e na malha”, destacou a coordenadora. A competição reuniu 2,5 mil atletas da região com mais de 60 anos. A delegação de Rio Preto estava com 76 atletas e disputou as treze modalidades esportivas dos Jori. “Tanto que Rio Preto está classificada em várias modalidades para os Jogos Estaduais do Idoso, que acontecem no Guarujá, de 26 e 30 de abril”, informou Cléa. A equipe rio-pretense é coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio de Departamento de Esportes Comunitários, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto. Os Jori têm como objetivo a integração dos idosos, além de sensibilizar a sociedade para as novas formas de participação da terceira idade na vida da comunidade. Os jogos são um canal de convívio e troca de experiências entre essas pessoas, valorizando e estimulando a prática esportiva.

Equipe de bocha se destaca nos Jori 2010

A equipe de bocha de Rio Preto disputou seis partidas e venceu todas. Fez 108 pontos e só perdeu 14. Um recorde que dificilmente outra cidade vai conseguir tirar do grupo rio-pretense. Venceu Santana da Ponte Pensa, Guaíra, Mirassol e Votuporanga por 18 a 0. Ganhou de Icém por 18 a 6 e de Santa Fedo Sul por 18 a 8. Agora a turma se prepara para o 15º Festival Estadual de Bocha, que será realizado no próximo final de semana, dias 24 e 25 de abril, em Votuporanga. A competição vai reunir atletas de 13 cidades no Assary Clube de Campo.

TOPBLOG edição 2010 com as inscrições abertas

Joseph Dalmo e seu A CRIAÇÃO DAS ESTRELAS


Havia na Amazônia meridional
Duas tribos que habitavam
Na região do Tapajó-Madeira.
Uma tribo era guerreira,
Chamada de Apiacá,
Que vivia nas margens do rio Pacajá.

Vizinhos aos Apiacás,
Habitavam a nação dos Maués,
Que cultivavam guaraná,
e pescavam tucunarés.
Os Maués eram chefiados pelo tuchaua
Viviam em uma aldeia circular,
gostavam de festas e caçadas
e faziam bebidas de macaxeira
para as festas de bebedeira.
onde exibiam cabeças mumificadas.

Os Apiacás faziam guerras,
contra outras tribos sem sorte,
manchando de luto cada terra
deixando um rasto de morte,
A batalha era uma carnificina.
E para os Maués era a ruína
pois sofriam muitas mortes.
E estavam condenados a desaparecer
tão pequeno ficara, o número de guerreiros,
tombados pelas bordunas dos fortes.

Uma noite muito escura,
os Maués foram cercados,
pelos Apiacás que se aproximaram,
protegidos pelas sombras.
Pressentido o inimigo, suplicando proteção, o Xamã
da tribo atacada, subiu no monte e invocou Tupã.
Sem ligar para os perigos,
foi avistado no alto, o curandeiro
pelos guerreiros inimigos
que lhe atiram setas certeiras,
contra o ousado feiticeiro.

Neste instante, o espírito guardião
aparece no espaço e estende a mão,
E todas as flechas ele segura,
e joga-as para as celestes alturas.
Transformando-as nas estrelas,
iluminando a noite escura.
Os Apiacás são descobertos,
e postos em fuga da taba,
pelo destemido tuchaua.
Libertando-se da desgraça,
a nação dos Maués do fim de sua raça.

PS – esta poesia foi inspirada no conto “Criação das Estrelas”
do acadêmico José Amado do Nascimento, titular da
cadeira número seis da Academia Sergipana de Letras.


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 19 mês de abril de 2009



Do dia 21 a 26 de abril o Atelier Arte de Freitas abrirá sua garagem para mais uma vez mostrar a produção de arte contemporânea em São José do Rio Preto. Esse segundo momento da mostra incorporará mais artistas e, por conseqüência, mais linguagens comporão essa nova
exposição. Continuamos a insistir na tradição da exposição de arte em garagem por se mostrar uma alternativa à falta de espaços de visibilidade relacionados à arte contemporânea e, igualmente, por se constituir em um ambiente em que a relação entre artista e público se dá de uma forma mais próxima eliminando a distância entre arte e vida e o público e o privado. Durante o ARTE NA GARAGEM vários artistas lançarão o movimento "Artetude", uma atitude cultural juntando várias tendências. Durante toda semana haverá música ao vivo, projeção de filmes documentários em curta-metragem e bate papo com artistas e agentes culturais de várias áreas. O evento termina no domingo, dia 26 de Abril, com um café da manhã para todos os participantes, jornalistas e apreciadores da arte. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Uma "Artetude" cultural. Venha tomar um café na nossa garagem transformada para o evento em uma galeria fora dos padrões convencionais.

ARTE NA GARAGEM/ARTETUDE
Artistas:
ARAGUAÍ
CRISTIANA DE FREITAS
FERNANDO MARQUES
LUIZ DINIZ
PI ZAMPIERI
THAÍS DE FREITAS
VLADIMIR MUNHOZ


**

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.