sábado, 24 de abril de 2010

Correios homenageiam Brasília com uma série de selos e também de cartões (ver matéria abaixo)

Os Correios marcaram presença no aniversário de 50 anos da cidade de Brasília (DF), com o lançamento, no último dia 21 de abril, às 10h30, no Museu da República, de uma série de seis selos e de cinco cartões-postais intitulada “Brasília – Sonho e Realidade: Monumentos e Arquitetura” que destaca os principais monumentos da cidade: a Ponte JK, o Memorial JK, os Dois Candangos, a Catedral, a Igrejinha, o Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.
Na ocasião, o presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio, foi agraciado com a Medalha Comemorativa do Evento e com a Ordem do Mérito Brasília, maior condecoração do GDF concedida em reconhecimento aos serviços prestados ao povo e ao governo do Distrito Federal.








Os selos reproduzem seis obras da artista plástica Júlia dos Santos Baptista. As imagens, em cores vibrantes, mostram, estilizadamente, monumentos arquitetônicos de Brasília, recriados, em óleo sobre tela, por meio da série de obras intitulada Brasília em Cores: “Memorial JK”, “Dois Candangos no Cerrado”, “Catedral de Renda de Brasília”, “Igrejinha”, “Alvorada Brasília” e “Congresso e Ipê Amarelo”. As telas foram inspiradas no patrimônio arquitetônico de Brasília, com imagens que compõem o universo pictórico do cotidiano brasiliense. As cores usadas são aquelas presentes na paisagem local: o ocre do cerrado, as diferentes nuances do vermelho, o azul do céu, o cinza do concreto armado, e exaltam, em suas tonalidades e simbologia, as etnias formadoras da identidade humana de Brasília. Foi utilizada a técnica de fotografia.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu não conhecia os selos (totalmente mal informada). Achei fantástico.
Através desta página estou podendo ter informações de atualidades, eventos e curiosidades de uma maneira bem leve. Legal.