sábado, 7 de novembro de 2009

“Caminho do Padre Mariano” deve reunir amanhã na vizinha Engenheiro Schmitt mais de mil fiéis


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto, em parceria com o Colégio São José, subprefeitura do Distrito de Engenheiro Schmitt e a Prefeitura de Cedral, realiza neste domingo (8/11) a peregrinação pelo “Caminho do Padre Mariano”, com partida marcada às 7 horas em frente à Igreja Santa Apolônia, de Engenheiro Schmitt, onde antes será celebrada uma missa em Ação de Graças, às 6 horas. O objetivo é relembrar o mesmo percurso, de oito quilômetros, que frequentemente o Padre Mariano de La Mata fazia a pé de Schmitt até a igreja São Luiz Gonzaga, de Cedral, para celebrar missa e levar a Eucaristia aos fiéis. “Essa atividade consolida a vocação de Engenheiro Schmitt para o turismo religioso, que atrai toda a região. Neste ano, esperamos aproximadamente mil pessoas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho. É a terceira vez que a caminhada é realizada. No primeiro ano, em 2007, a caminhada foi em comemoração da beatificação do Padre Mariano, concedida pela cura milagrosa do menino João Paulo Polotto, vítima de um grave atropelamento no ano de 1996. O trajeto é pela estrada de terra que passa em frente ao Asilo de Schmitt, antigo seminário onde morou Padre Mariano. Muitos peregrinos aproveitam para fazer uma doação voluntária aos idosos quando passam pelo local. A peregrinação, além de promover contato com a natureza, representa uma oportunidade de reflexão e agradecimento por bênçãos alcançadas. Durante o percurso será distribuída água aos fiéis, que serão acompanhados por uma ambulância e pela Polícia Militar. Além disso, barraquinhas serão montadas como pontos permanentes para carimbar a credencial do peregrino. É recomendável vestir roupas leves, boné ou chapéu, tênis com meia, óculos de sol e levar água, fruta, barra de cereal, biscoitos, protetor solar e protetor labial. Na chegada à Igreja São Luiz Gonzaga, em Cedral, será realizado uma breve cerimônia e a oração de despedida. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo pelo telefone (17) 3203-1152.

Padre Mariano de La Mata Aparício

Mariano de La Mata Aparício, agostiniano mais conhecido como Padre Mariano, morou no Distrito de Engenheiro Schmitt e em Rio Preto entre os anos de 1934 e 1970. Foi reconhecido pela Igreja Católica como beato em 2006. O milagre para a beatificação, aprovado pela Congregação para as Causas dos Santos e pelo Papa Bento XVI ocorreu em razão da cura de João Paulo Palotto, na época com 6 anos, em 1996. Ele escapou da mão dos pais para atravessar a rua e foi atropelado por um caminhão. Seu estado era desesperador. Com o crânio fraturado, o garoto foi internado com parada respiratória e hemorragia. Estava desenganado. Caso sobrevivesse, carregaria terríveis seqüelas para o resto da vida. Foi pedida a intercessão de Padre Mariano. Dez dias depois o menino já brincava na rua feliz e saudável! Nunca apresentou seqüelas.

Ubaldino Alvarez Perez e Maria Macorim Alvarez


A história deste casal Ubaldino e Maria, imigrantes pioneiros em nossa querida Uchôa - SP foi digitalizada do belissimo Livro de Heloísa Candolo " UCHÕA : UMA HISTÓRIA". Vale a pena ler, mesmo que tenha que dar um zoom em seu pc.


Osmar Vieira da Silva (Campestre da Serra - RGS) e seu NARCOMANIA


A Página da Vida dia 7 do mês novembro de 2008



Minha futura sobrinha Cleide comemora seu aniversário justamente no Dia do Radialista, e fico feliz também por Flávio Ortega , afinal ele foi despertado a ser jornalista e radialista esportivo , graças a equipe do saudoso Fiori Gigliote aquele que durante décadas inicia sua locução esportiva com “ ABREM-SE AS CORTINAS DO MAIOR ESPETáCULO, E AGORA NãO ADIANTA CHORAR, TORCIDA BRASILEIRA...”, suas vinhetas identificavam logo de cara a locução mais vibrante e emocionante do Brasil. Flávio esta seguindo um excelente caminho amparado até por Trajano Machado e toda a equipe da ESPN, a nossa modesta página deseja um feliz aniversário a Cleide e congratula-se com o seu namorado e meu sobrinho Flavito como todos o conhecem, pelo brilhante desempenho que vem apresentando em vários programas esportivos.(Por favor não esqueçam de mandar os convites de casamento).

Mais sobre o Radialista, na
data natalícia de Ary Barroso

LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006 Institui o Dia do Radialista.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICAFaço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Bras ília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira

Na época, quando fundou a primeira emissora de Rádio do Brasil, não existiam escolas para formação de Radialistas. Foram os Radiamadores os primeiros locutores, por já possuírem experiência com microfones. Uma característica era fazer uma programação cultural, que consistia em música Erudita, conferência e palestras que não interessavam ao ouvinte.
Na Era do Rádio, o grande astro era "Vital Fernandes da Silva", o "Nhõ Totico", que permaneceu no ar por 30 anos. O mais incrível é que nessa época ele apresentava dois programas ao vivo e totalmente improvisados. Nos dias de hoje, com um ouvinte mais exigente, o radialista precisa de muita técnica e ter um padrão que se identifique com cada emissora.
Mas o ponto em comum entre eles tem que ser o carisma. Dentro de cada Radialista existe um inexplicável sentimento de dedicação e o interesse pelo que faz. Só o idealismo não é o suficiente, existe a necessidade do talento. Com milhares de bons Radialistas espalhados pelo Brasil, o Rádio é hoje rico, oferecendo boas opções para aquele que merece todo o nosso respeito: o ouvinte. O Radialista é um sonhador, um apaixonado que faz parte do cotidiano das pessoas.


Mais um amigo dos bons tempos do Jornal Dia e Noite aniversaria hoje , este amigo é bem eclético, jornalista, compositor, sambista , músico, escritor enfim estou soltando até a sua biografia abaixo para não pairar nenhuma dúvida. Seu livro “MERDA dias melhores! “ é uma verdadeira obra prima e também uma espécie de retrospectiva da nossa recente história nacional, lembrando canções que ficaram para sempre no nosso arquivo mental. Meu querido amigo Serroni , é assim que todos o chamam, meus parabéns pelo seu aniversário e congratulações por tudo que faz para a cultura de nossa cidade.


Domingos, Jane Terezinha e Joaquim personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Luciana e Andrea em “ A História de Catanduva de A a Z” , e agora também em nossa modesta página.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mês da Consciência Negra tem programação variada para divertir e concientizar a cultura

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, e o Conselho Afro Brasileiro realizam diversas atividades para comemorar o mês Consciência Negra, que neste ano tem como tema: “Cada vez mais próximos”. Estão programadas palestras, oficinas, exibição de vídeo, campeonato de DJs, lançamento de livro e missa. Todos os eventos são abertos ao público. “A programação tem várias atividades para divertir o público, conscientizar sobre a cultura afro e também orientar os representantes de conselhos e entidades para a criação de políticas públicas”, explica a secretária dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire. Neste sábado (7/11), a programação do mês será aberta pelas oficinas “Princípios Constitucionais e Legislação Anti-racismo” e “Organização jurídica de Entidades Negras e dos Conselhos de Cidadania”, que serão ministradas pela assessora jurídica Eni Augusta de Paula e pelo assessor técnico Edson Innocêncio, ambos da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena do Governo do Estado. No dia 11/11 será realizada uma palestra sobre a religiosidade afro, a partir das 20 horas, no Auditório Juan Bérgua, localizado no prédio da Prefeitura. A ECO –Escola de Competências “Deputado Roberto Rollembergue”, do Santo Antônio, exibe no dia 13/11 o filme “Quilombo”, que conta a história de um grupo de escravos de Pernambuco que, em 1650, se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano. Seu herdeiro, Zumbi, enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira. A exibição será às 19 horas. No dia 14/11 a coordenadora de Políticas do Governo do Estado, Roseli de Oliveira, realiza a oficina “O Papel do Estado na Promoção da Igualdade Racial: Histórico e Conceitos: Racismo, Preconceito e Discriminação”. Em seguida, o tema abordado será “Política pública, Territorialidade, Sistema de Informação e Controle Social”, ministrada pelo assessor técnico do Estado, Roberto Almeida. As duas serão realizados, das 9 às 17 horas, na Unorp. No dia 20/11, data da morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares e que hoje é considerado um símbolo de resistência, será realizada uma sessão solene para entrega do “Troféu Fidelidade”, no Auditório do Senac, às 20 horas. A sessão homenageará pessoas e autoridades que contribuíram com trabalhos direcionados à comunidade. No sábado (21/11), a partir das 10 horas, diversos grupos realizam um Cortejo Afro na praça Rui Barbosa. Haverá apresentações de dança e percussão, o objetivo é mostrar a cultura afro. Também no dia 21/11, a partir das 16 horas, acontecerá um Campeonato de DJs do Interior, no Anfiteatro da Represa Municipal. O encerramento do evento será com show do Kamau. O Templo da Estrela Verde, no Jardim Vetorazzo, recebe as palestras “Ayom, o Caminho dos Tambores”, no dia 26/11, e “Ifá, o Oráculo Sagrado”, no dia 27/11. As duas serão ministradas pelo mestre Obashanan, a partir das 19h30. No dia 28/11, será lançado o livro “Resgatando Temperos e Sabores”, que traz receitas econômicas e algumas típicas da cultura afro. O evento será às 15 horas, no Salão da Catedral, e é voltado para mulheres e crianças. E para finalizar a programação do mês da Consciência Negra, o Bispo Dom Paulo Mendes Peixoto realiza no dia 29/11, na Paróquia do Cristo Rei, uma Missa Afro, a partir das 20 horas. “Por meio desta programação, queremos resgatar a cultura afro que tanto enriqueceu o nosso país, além de conscientizar sobre qual o nosso papel na comunidade. No ano passado toda a programação estava maravilhosa, mas acredito que esse ano será melhor ainda”, explica a presidente do Conselho Afro, Cecília Nunes.


PROGRAMAÇÃO:

Oficinas “Princípios Constitucionais e Legislação
Anti-racismo” e “Organização jurídica de Entidades
Negras e dos Conselhos de Cidadania”

Data:7/11
Horário: 9h às 17h
Local: Unorp

Palestra Religiosidade

Data:11/11
Horário:20h
Local: auditório Juan Bérgua, avenida Alberto Andaló, 3.030 - Prefeitura

Exibição do filme “Quilombo”

Data: 13/11
Horário:19h
Local: ECO, rua Geraldo Barbosa, 2.901 - Santo Antônio

Oficinas “O Papel do Estado na Promoção da
Igualdade Racial:Histórico e Conceitos: Racismo,
Preconceito e Discriminação” e
“Política Pública, Territorialidade, Sistema de
Informação e Controle Social”

Data: 14/11
Horário: 9h às 17h
Local: Unorp, rua Ipiranga, 3.460 – Jardim Imperial

Sessão Solene – Entrega do “Troféu Fidelidade”

Data: 20/11
Horário: 20h
Local: auditório do Senac, Jorge Tibiriçá, 3.518 – Santa Cruz

Cortejo Afro

Data: 21/11
Horário: 10h
Local: praça Rui Barbosa

Campeonato de DJs do Interior

Data: 21/11
Horário: 16h
Local: anfiteatro da Represa

Palestra “Ayom, o Caminho dos Tambores”

Data: 26/11
Horário: 19h30
Local: Templo da Estrela Verde, rua Pepino Agrelli, 849, Jardim Vetorazzo

Palestra “Ifá, o Oráculo Sagrado”

Data: 27/11
Horário: 19h30
Local: Templo da Estrela Verde, rua Pepino Agrelli, 849, Jardim Vetorazzo

Lançamento do livro “Resgatando Temperos e Sabores”

Data: 28/11
Horário: 15h
Local: Salão da Catedral (somente para mulheres e crianças)

Missa Afro, com o Bispo Dom Paulo Mendes Peixoto

Data: 29/11
Horário: 20h
Local: Paróquia do Cristo Rei

Informações: (17) 3231-5226

Sofia de Melo Breyner Andresen, a mais importante poetisa portuguesa do século 20


Sofia de Melo Breyner Andresen (Porto, 6 de Novembro de 1919 — Lisboa, 2 de Julho de 2004) foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. Tem origem dinamarquesa pelo lado paterno. O seu avô, Jan Henrik Andresen, desembarcou um dia no Porto e nunca mais abandonou esta região, tendo o seu filho João Henrique comprado, em 1895, a Quinta do Campo Alegre, hoje Jardim Botânico do Porto. Como afirmou em entrevista, em 1993, essa quinta "foi um território fabuloso com uma grande e rica família servida por uma criadagem numerosa". Pelo seu lado materno, é prima afastada de Nicolau Breyner. Sofia de Melo Breyner passou a sua infância, portanto, na Quinta do Campo Alegre. As lembranças dos verões aproveitados para estar na praia da Granja e os Natais celebrados de acordo com a tradição nórdica marcaram profundamente a sua obra. Criada na velha aristocracia portuense, educada nos valores tradicionais da moral cristã, foi dirigente de movimentos universitários católicos quando frequentava Filologia Clássica na Universidade de Lisboa (1936-39).Colaborou na revista Cadernos de Poesia, onde fez amizades com autores influentes e reconhecidos: Rui Cinatti e Jorge de Sena. Veio a tornar-se uma das figuras mais representativas de uma atitude política liberal, apoiando o movimento monárquico e denunciando o regime salazarista e os seus seguidores. Ficou célebre a sua Cantata da Paz "Vemos, Ouvimos e Lemos. Não podemos ignorar!" Casou-se, em 1946, com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares e foi mãe de cinco filhos: uma professora universitária de Letras, um jornalista e escritor de renome (Miguel Sousa Tavares), um pintor e ceramista e mais uma filha que é terapeuta ocupacional e herdou o nome da mãe. Os filhos motivaram-na a escrever contos infantis. Em 1964 recebeu o Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu livro Livro sexto. Já depois do Revolução dos Cravos (25 de Abril), foi eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto numa lista do Partido Socialista, enquanto o seu marido navegava rumo ao Partido Social Democrata. Distinguiu-se também como contista (Contos Exemplares) e autora de livros infantis (A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta, O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana, etc.). Foi também tradutora de Dante Alighieri e de Shakespeare e membro da Academia das Ciências de Lisboa. Para além do Prémio Camões, foi também distinguida com o Prémio Rainha Sofia, em 2003. Sofia de Melo Breyner faleceu, aos 84 anos, no dia 2 de Julho de 2004 no Hospital da Cruz Vermelha. Desde 2005, no Oceanário de Lisboa, os seus poemas com ligação forte ao Mar foram colocados para leitura permanente nas zonas de descanso da exposição, permitindo aos visitantes absorverem a força da sua escrita enquanto estão imersos numa visão de fundo do mar. (Continue sua pesquisa sobre esta extraordinária poetisa, a idéia d'A Página é fazer o registro de seus 90 anos).

Zezé Santos (São Paulo - SP) e seu ENTREI NA SUA VIDA


A Página da Vida , dia 6 do mês novembro de 2008


Uma belíssima exposição sobre Israel, composta de 106 imagens, ampliadas em papel fotográfico no tamanho de 30 por 45 centímetros, a exposição fotográfica “Israel” e marca a quinta edição da exposição fotográfica de países em Rio Preto. As outras quatro edições retrataram a Itália, o Canadá, a Espanha e o México. A mostra gratuita, que conta, por meio das fotos, a viagem de nove dias, de 3 a 11 de setembro de 2008, feita pela fotógrafa rio-pretense Sylvia Nogueira Cury, a Israel, fica aberta à visitação até o dia 9 de novembro, na 3ª expansão do Riopreto Shopping. As obras feitas em Jerusalém, Tel Aviv, Haifa, Tiberíades, Deserto da Judéia, Mar Morto, Cesaréia e Beit Shean resultaram num acervo de 900 imagens, vale a pena conferir.


Hoje nossa aniversariante veio da Grande São Paulo, esta enraizando em nossa cidade já há um bom tempo, nestas eleições lutou incessantemente para que seu vereador de outros mandatos conseguisse a cadeira nesta próxima legislatura, atingiu o êxito e ficará mais um bom tempo conosco, Vange ou Eva como é mais conhecida faz parte de uma nova turma que ainda esta em formação, nas fotos feitas em plena represa municipal , justamente na área de caminhadas colhi momentos sublimes, em que Vange se embriaga ao aroma da cássia imperial ou amarela, juntamente com as abelhas, mas é uma pena não ter efetuado o registro fotográfico de nossa querida amiga colhendo os frutinhos das calaburras . A esta nova amiga parabéns e muitas felicidades e muitos perdões da parte deste blogista, que demora muito no tempo para fazer seus ajustes e decifrar os anseios alheios.


André, Márcio, Nilton, Wenceslau personalidades aniversariantes do dia de hoje, constam no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”, José e Dircelene em “ A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pio Giannotti ou querido Frei Damião de Bozzano, " O Missionário dos Sertões" faria hoje 111 anos




Frei Damião
e Maria Giannotti.




Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando foi estudar em um colégio de padres. Aos dezenove anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Aos 27 anos diplomou-se em teologia pela Universidade Gregoriana em Roma e foi docente do Convento de Vila Basélica e do Convento de Massa.
O frade capuchinho, ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, veio do norte da Itália para o Brasil no início da década de 1930, estabelecendo-se no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, sendo venerado por fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos. Por muitos nordestinos considerado como santo, encontra-se atualmente em processo de beatificação desde 31 de maio de 2003.
Por dia, muitas cartas chegam ao Convento de São Félix, contando fatos de cura, milagre, que a ciência não consegue entender.


Frei Damião, recém-chegado ao Brasil.

Sua primeira missa foi nos arredores da cidade de Gravatá, em Pernambuco, na capela de São Miguel, no Riacho do Mel. Anualmente, no mês de maio, realiza-se naquela cidade as Festividades de Frei Damião: uma grande caminhada sai da Igreja Matriz Nossa Senhora de Santa'Ana (no centro de Gravatá) e vai até a Capela do Riacho do Mel.
Na cidade de Recife, mais precisamente no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, onde se encontra seu corpo, acontece desde sua morte no final de maio Celebrações para Frei Damião.
Em 27 de setembro de 1977, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco e, em 4 de maio de 1995, o título de Cidadão do Recife.
Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste. “As santas missões” eram um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões. Quando perguntado sobre os objetivos de suas “santas missões” aos sertanejos, o frei respondia que um dos objetivos era “livrá-los do Demônio, que queria afastá-los da Igreja e fazê-los abraçar outro credo [...]”.
Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao “Padim Ciço”, de Juazeiro do Norte. A propósito, Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista.
Acompanhado por multidões por onde passava, nunca abandonou suas caminhadas e romarias pelas localidades, no qual acompanhava com ele sempre, um terço e um crucifixo, as quais fazia com seu devotado amigo Frei Fernando. Só parou poucos meses antes de falecer, devido ao agravamento de seu problema na coluna vertebral, fruto da má postura de toda a vida.
Frei Damião de Bozzano faleceu no Hospital Português no Recife, e seu corpo está enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, no bairro do Pina, no Recife. Sua vida é retratada no livro do escritor Luís Cristóvão dos Santos, Frei Damião - O Missionário dos Sertões.
Na ocasião de sua morte, em 31 de maio de 1997, o governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife decretaram luto oficial de três dias.
Em 2004, foi inaugurado o Memorial Frei Damião em sua homenagem, na cidade de Guarabira, Paraíba, uma das várias cidades em que o frade capuchinho percorreu em suas missões. Neste memorial foi erguida uma estátua, que atualmente é considerada a segunda maior do Brasil.

Francisco Muniz da Silva ou Frank Muniz "cabra arretado" é o aniversariante do dia


Hoje nosso querido amigo e incentivador da cultura nordestina Frank, como é mais conhecido esta completando mais um aniversário, e é com satisfação que dou publicidade sempre aos seus trabalhos, seus belíssimos cordéis, suas apresentaçções de improvisos em nossos saraus. O projeto mais novo de Frank é com "Forró na Feira", que iniciou em outubro na feira do bairro Zé Menino e deve acontecer pelo menos uma vez por mês , sempre percorrendo as mais de 20 feiras livres da cidade, tem como objetivo manter viva a tradição da música nordestina no município e neste sábado (7/11) haverá outra apresentação na feira livre do Bairro São Deocleciano, ao lado da Igreja, a partir das 8 horas. Caro amigo Frank meus parabéns pelo seu aniversários e congratulações por tudo que faz pela cultura do sertanejo nordestino e no sábado estarei registrando em fotos seu evento e curtindo as belas músicas do Gonzagão, Dominguinhos, Elba e outros.

Cibele Garcia (Santos - SP) e seu FIM DE AMOR


Jeronymo dos Santos Aguiar e Fabrício Marques Spatti

Fabrício Marques SPATTI - publicitário e fotógrafo (Jaú SP 5/11/1975) fotógrafo da Secretaria Municipal de Comunicação desde 2003. Formado em Publicidade pela Unilago em 2001.

Jeronymo dos Santos Aguiar é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z” e Fabrício Marques Spatti no livro “Dicionário Rio-pretense - São José do Rio de Preto de A a Z" , e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida dia 5 do mês novembro de 2008


Enéas Ferreira Carneiro (Rio Branco, 5 de novembro de 1938 — Rio de Janeiro, 6 de maio de2007) foi um político e médico cardiologistabrasileiro. Como político, fundou o ...(Continua na edição do ano passado).

Para ver a foto deste polémico político Enéas e a continuação de sua biografia ou da seção abaixo ou também as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do título ou do nome desejado que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Esta poesia, Partimos de Maria Fernanda Zavanella Cruz, do seu livro “ Prazer, eu sou a Fer”, é um exemplo de sua sensibilidade e das asas de sua alma.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana

O 1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana de São José do Rio Preto começa nesta quinta-feira (5/11), às 13 horas, no auditório da UNIP – Universidade Paulista. O evento, que tem como parceiros a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Sesc, Faperp, UNIP e o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Esporte da Unesp de Rio Claro será realizado até sábado (7/11), com atividades no último dia no Sesc. O objetivo é debater e analisar a função psicológica, em suas diversas áreas de atuação, como fator influenciador do desempenho de quem pratica esporte, seja para participar de competições ou apenas para cuidar da saúde física. O organizador do evento, o professor e coordenador de esporte educacional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Altair Moioli, explica que é comum atletas irem mal em competições por problemas emocionais, como tensão por exemplo, mesmo tendo um bom preparo físico. “Existem estudos que revelam que a demanda emocional de esportistas é muito grande, interferindo diretamente nos resultados da atividade esportiva”, completa Moioli. O congresso terá diversas atividades como palestras, conferências, mesa redonda de debates com a participação internacional do professor-doutor Rui Gomes da Universidade do Minho – Escola de Psicologia de Braga, Portugal. Entre os palestrantes está o professor Ednei Sanches que irá abordar “Liderança aplicada ao Esporte”. “A interferência do líder, seja de um grupo grande como um time ou apenas de um atleta, é fundamental para a preparação e os resultados alcançados. Ele pode tanto contribuir ou atrapalhar. Podemos citar a atuação do Bernardinho (técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino) como prova de uma boa liderança”, completa Sanches.

I Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte

Data: 5 e 6 de novembro

Local: UNIP, avenida Juscelino Kubitschek Oliveira, s/nº – Jardim Tarraf II

Horário: a partir das 13h

Data: 7 de Novembro

Local: Sesc, avenida Francisco Chagas Oliveira, 1.333 – Chácara Municipal

Horário: a partir das 10h


PROGRAMAÇÃO

DIA 5 – UNIP

13h – Cadastramento e entrega de material

19h30 – Cerimônia de Abertura

20h – Conferência de Abertura: “Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano: Perspectivas de Investigação e Intervenção”, professor-doutor, Rui Gomes, Universidade do Minho, Braga – Portugal e “A Psicologia do Esporte no Contexto da Motricidade Humana” com professor-doutor, Afonso Antonio Machado Unesp, Rio Claro

21h30 – Coquetel


DIA 6 – UNIP

8h

Curso 1 - “Educação Especial: O Atendimento ao Aluno em Salas Inclusivas” – professora-doutora Maria Cecília Braga, Faceres - São José Rio Preto

Curso 2 - “Psicologia do Esporte e Fitness” – professor Marcelo Callegari Zanetti, Lepespe - Rio Claro

Curso 3 - “Efeitos da Atividade Física na Qualidade de Vida e Saúde”, Unifev - Votuporanga

Curso 4 - “Liderança Aplicada ao Esporte” – professor Ednei Previdente Sanches, Unilago – São José do Rio Preto

10h – Intervalo

10h30

Curso 5 - “O Desempenho Esportivo e a Síndrome de Overtraining” – professor-doutor Kazuo Kawano Nagamine, Famerp, São Jose do Rio Preto

Curso 6 - “A Prática Esportiva como Prevenção e Reabilitação do Uso de Drogas – profa. Jussara Maria Simões Boverio, Famerp/Secretaria Municipal de Assistência Social de São José do Rio Preto

Curso 7 - “Atividade Física na 3ª Idade e seus Benefícios Psicossociais – professora Caciane Dallemole Souza, Unifev - Votuporanga

Curso 8 - “Psicologia do Esporte: Objetivos, Intervenções e Resultados” – professora Irene Araújo Corrêa, psicóloga cognitiva comportamental, São José do Rio Preto

12h30 – Almoço

14h

Curso 9 - “O Fenômeno das Corridas de Rua como Fator de Satisfação Pessoal” – professor André Dascal, Sesc – São Carlos

Curso 10 - “Psicologia do Esporte e Saúde” – professora-doutora Maria Cristina Santos Miazaki, Famerp – São José do Rio Preto

Curso 11 - “Instrumentos de Avaliação Psicológica no Contexto Esportivo” – professora Luciana Ferreira Ângelo, psicóloga Sedes Sapientiae/Incor - São Paulo

Curso 12 - “Saúde, Beleza e Perfeição no Mundo Contemporâneo: Ter um Corpo Objeto ou ser Sujeito de seu Corpo” – Professora Lígia Adriana Rodrigues , Imes/Fafica, Catanduva e Fiba

16h – Intervalo

16h30 – Mesa Redonda: “Esporte, Gênero e Identidade” – professor-doutor Erik Giuseppe Barbosa Ferreira, UFRJ - Rio de Janeiro e professor Osvaldo Luis Barison, Sociedade Brasileira de Psicanálise, São José do Rio Preto

Conferência: “A Preparação Psicológica nos Esportes Coletivos” – professor-doutor Gilberto Gaertner, Universidade Positivo - Curitiba

18h30 – Apresentação Painel

20h – Mesa Redonda:

“Especialização Esportiva Precoce: Uma Visão Psicopedagógica” – professor-doutor Afonso Antonio Machado, Unesp – Rio Claro e professor-doutor Ruy Jornada Krebs, Uesc - Florianópolis

“Desenvolvimento de Equipes e Coesão de Grupo” – professor-doutor Gilberto Gaetner, Universidade Positivo - Curitiba

“Relação Treinador-Atleta em Contextos de Formação Desportiva e Alta Competição: Perspectivas de Investigação e Intervenção” – professor-doutor Rui Gomes, Universidade do Minho, Braga – Portugal


DIA 7 - SESC

10h – Conferência: “Violência Contra Crianças e Adolescentes: É Possível Prevenir?” – professora Sueli Barison, Crami – São José do Rio Preto

11h – Conferência: “Práticas Corporais, Identidade e Masculinidades” – professor-doutor Erik Giuseppe Barbosa Ferreira, UFRJ - Rio de Janeiro

12h – Conferência: “Motivação e Atividade Física” – professor-doutor Ruy Jornada Krebs, Uesc – Florianópolis

CICC - Centro Integrado de Ciência e Cultura traz exposição sobre o movimento dos planetas  

A programação do mês de novembro do CICC –Centro Integrado de Ciência e Cultura “Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Saber” de São José do Rio Preto traz exposições, contação de histórias e atividades relacionadas às leis de Johannes Kepler, matemático e astrônomo alemão cuja principal contribuição à astronomia e astrofísica foram as três leis do movimento planetário. A exposição “Os 40 Anos do Homem na Lua” traz fotos e vídeos sobre a conquista espacial e o Projeto Apollo. As exibições podem ser conferidas aos sábados e domingos, às 18 horas, até o dia 15 de janeiro de 2010. Já na mostra “Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big Bang”, que fica montada até dia 31 de dezembro no pátio do CICC, é possível conferir imagens de estrelas, planetas, galáxias, entre outras. A exposição integra as atividades do Ano Internacional da Astronomia, instituído pela ONU em lembrança aos 400 anos do primeiro uso astronômico de um telescópio, feito pelo famoso cientista Galileu Galilei (1564-1642). Nos dias 8 e 15 de novembro acontece o “Curta a História Curta”, espaço destinado àcontação de pequenas histórias, desde as mais antigas até as mais atuais, extraídas de repertórios clássicos e populares. A atividade será no espaço das Linguagens, às 16 horas. A partir do dia 17 deste mês, o público poderá conferir a exposição “Leis de Kepler e o Mistério Cosmográfico”, onde serão montados painéis sobre as leis de Kepler e maquete do mistério cosmográfico, que correlaciona as órbitas dos seis planetas visíveis a olho nu com as esferas que inscrevem e circunscrevem os cinco sólidos de Pitágoras e Platão. Por meio dessa teoria, Johannes Kepler chegou nas leis físicas que mostram o tempo em que os planetas levam para dar uma volta em torno do Sol e a distância de cada planeta ao Sol. A exposição ficará montada no espaço da Matemática. Todo último sábado do mês acontece a sessão “Filosofísica”, que no dia 28 terá como tema “Mundos em colisão e o Doutor Velikovsky”, que foi um pesquisador que encontrou nas catástrofes cósmicas uma explicação para a Bíblia. A palestra, ministrada pelo professor do CICC Alexandre César Neves, mostrará como Velikovsky estava errado. A atividade será no auditório, às 16 horas. Vale lembrar que todas as atividades do CICC têm entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO:

Mostra fotográfica e audiovisual
“Os 40 Anos do Homem na Lua”
De quarta à sexta-feira, das 8 às 17 horas; quinta-feira, das 13 às 22 horas, e sábado e domingo, das 13 às 19 horas. Sessões de vídeo aos sábados e domingos, às 18 horas.

Exposição “Paisagens Cósmicas
– da Terra ao Big Bang”
Até 15 de janeiro de 2010, no pátio.

Curta a História Curta
Dias 8 e 15/11, às 16 horas, no espaço das Linguagens
Para todos os públicos.

Astronomia na Matemática:
“Leis de Kepler e o Mistério Cosmográfico”
A partir do dia 17/11, no espaço da Matemática.

Filosofísica: “Mundos em
colisão e o Doutor Velikovsky”
Dia 28/11, às 16 horas, no auditório
Público a partir de 14 anos.


CICC –Centro Integrado de Ciência e Cultura, avenida João Batista Vetorazzo, 500 – Distrito Industrial, ao lado da Cidade das Crianças.
Telefone: (17) 3232-9426

Horários de funcionamento:
De quarta e sexta-feira, das 8 às 17 horas; quinta-feira, das 13 às 22 horas; e sábado e domingo, das 13 às 19 horas.

Sessões de Planetário:
Quinta-feira, às 21 horas – “Uranografia rio-pretense” – Tema livre
Sábado e domingo, às 15 horas, “E a bruxa foi pro espaço...” – Tema infantil (para crianças acima de 6 anos) e, às 17 horas, “Uranografia rio-pretense” – Tema livre
Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início da sessão.

Observatório:
Quinta-feira, das 20h30 às 22 horas (observação astronômica sujeita às condições atmosféricas).

Idê Albino (São José do Rio Preto – SP) e seu “MENINO”


Luiz Arão Mansor e Thaís de Freitas


Luíz Arão Mansor e Thaís de Freitas são as personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Dicionário Rio-pretense - São José do Rio de Preto de A a Z" , e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida dia 4 do mês novembro de 2008


Hoje minha querida irmã Guida, casada com Aderbal Pelegrim de família super numerosa é a aniversariante do dia, e é com satisfação e muita alegria que faço este registro, afinal ela completa hoje seus 70 anos, Guida hoje reside em São Bernardo do Campo em meio a vários netos e várias noras. Os frutos de seu casamento foram Cássio, Carlos, Cláudio hoje também todos residentes próximo e muitos presentes a sua Vila Assunção. Um fato que marcou muito a minha infância era aos domingo quando morava no Bairro Moinho Velho, próximo ao início da Via Anchieta íamos aos lindos jardins do Museu do Ipiranga, passar o dia em meio aquela beleza de lugar e curtir um bom pic-nic.Querida e linda mana Margarida meus parabéns pela passagem de seu aniversário, e minha gratidão por tudo que representou em minha vida.

Para ver as fotos de minha querida irmã, a mais morena Margarida ou Guida ou da matéria abaixo ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do título ou do nome desejado que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


Quarta –feira passada vieram um pessoal da cidade de São Paulo, para sinalizar o cruzamento de minha rua, esta que sofreu recapeamento total, e esse local já foi no passado palco de muitas colisões, então hoje o que só pedimos é que o motorista obedeça a sinalização e PARE agora, senão o caso vai para o Senhor Juiz.


Antenor, Caio, Edmo e Izabel personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Célio e Marisa estão no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Rio Preto na Contemporaneidade

Cristiano Valdivino (Araraquara - SP) e seu INQUIETAÇÃO


Ana Rita Ribeiro dos Santos e Jandira J. da Cunha


Ana Rita Ribeiro dos Santos é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Dicionário Rio-pretense - São José do Rio de Preto de A a Z"” e Jandira J. da Cunha em “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida, dia 3 do mês novembro de 2008



Em tempos de Jornal Dia e Noite nos anos de 1978 a 1980, este querido amigo foi redator de página sobre música sertaneja, página que mostrava as colocações das músicas e também citava os compositores, posteriormente entre 1980 a 1985 passou a publica-la no Jornal Diário da Região. Waldemar , este fantástico compositor nasceu em Borboleta , hoje município de Bady Bassith no dia 03 de novembro de 1944, é autor de músicas sertanejas, e tem centenas de composições gravadas por duplas de renome como Milionário e José Rico, Chitãozinho e Xororó, João Mineiro e Marciano e Zezé di Camargo e Luciano. Suas músicas mais conhecidas são “Jogo do Amor”, “Nosso Filho”, ”Sonho Alto”, “Duas Camisas”, “Mais Uma Noite Vou Dormir Sem o Meu Bem”, “Flor da Noite”, “Sozinho na Estrada”, “Noite do Passado”, etc. Ao Dema muitas felicidades pela passagem de seu aniversário e muitas congratulações pelas relações públicas com nosso América Futebol Clube, uma vez que é seu conselheiro vitalício.

Para ver as fotos de meu querido amigo Dema ou Waldemar de Freitas Assunção ou a de outro amigo também na matéria abaixo, Joventino Cardoso de Andrade e seu livro e seus contos ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do título ou do nome desejado que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


Que satisfação falar deste vigilante rodoviário aposentado, que tem tantas histórias e um monte de causos de pescador, olha que ele não mente nem um tantinho, sempre com a mão para trás com os dedos em figa, Joventino nasceu na Barra Dourada-SP, em 03 de novembro de 1931, bem que seria espetacular se fosse Barra dos Dourados, uma vez que toda sua existência esta ligadas a peixes, seu desejo de escrever se manifestou em 1988 com o conto “O Coruja”, e tem livro publicado por nome de Meus cinco Contos, Joventino tem muitas letras de músicas, poemas, e até história para crianças gravadas em CD, criou também o hino oficial de Nipoã, Valsa da Represa dos Sonhos de Monte Aprazível, tem 110 causos de pescadores publicados pelo nosso jornal local e atualmente assumiu também criação e direção de uma cooperativa para incentivar os escritores rio-pretenses em suas publicações e amenizar os seus custos. A este querido amigo que luta contra todas as adversidades no mundo das publicações nossos parabéns pela passagem de seu aniversário e muitas congratulações por tudo que faz em beneficio da classe de escritores filiados a cooperativa e também a nossa cidade de São José do Rio Preto.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, livro este da ths Arantes editora do nosso querido amigo Lelé Arantes.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Lindolf Bell, poeta catarinense e lider do Movimento Catequese Poética



Lindolf Bell (Timbó, 2 de novembro de 1938 — 10 de dezembro de 1998) foi um poeta brasileiro.
Lindolf Bell nasceu em Timbó, município de Santa Catarina, em 2 de novembro de 1938. Formado pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, seu gosto pela poesia veio dos pais, Theodoro e Amália Bell, uma fonte improvável, uma vez que ambos eram lavradores. Essa influência foi definitiva na carreira de Bell, encontrando-se enraizada na vida e nas obras do poeta. Lindolf foi líder do Movimento Catequese Poética, uma iniciativa que levava a poesia às ruas por meio de recitais, permitindo que milhares de pessoas conhecessem essa forma de arte. Esse trabalho deu à Bell um grande reconhecimento, no Brasil e também no estrangeiro. Lindolf Bell é atualmente o maior, o mais constante e importante nome da poesia catarinense.
Obras
1961 - A galinha e a raposa
1962 - Os Póstumos e as Profecias.
1963 - Tranquilo na fazenda
1964 - Os Ciclos.
1965 - Convocação.
1966 - Curta Primavera.
1966 - A Tarefa.
1967 - Antologia Poética de Lindolf Bell.
1971/1979 - As Annamárias.
1974 - Incorporação.
1980 - As Vivências Elementares.
1984 - O Código das Águas.
1985 - Setenário.
1987 - Texto e Imagem.
1993 - Iconographia.
1994 - Pré-textos para um fio de esperança.
1994 - Requiem.

Neiva Toloi Mazete (São José do Rio Preto - SP) e seu MÃE


A Página da Vida, dia 2 do mês novembro de 2008


Hoje Dia de Finados ou como a igreja diz Dia dos Defuntos, dia de reflexão, visitar o Campo Sagrado, ver os Grandes Muros da Saudade ou das lamentações, no meu caso já tenho minha “carneira perpétua” como dizia meu querido e venerável pai Jonatino Caetano Ribeiro. Meu endereço será no Cemitério São João Batista próximo ao Aeroporto de São José do Rio Preto, a quadra é a de numero um, ou seja a ultima do canto esquerdo bem no final do Muro da Saudade, quero dizer hoje os que falecem hoje em sua maioria são lacrados em gavetas, escalonados no Grande Muro, mas voltando a minha carneira térrea já pronta é a de numero 211, ao lado de meu grande amor e companheira Virginea Ortega Ribeiro, e como o tempo não para virão também meus filhos, quiçá meus netos. O ultimo endereço de meu pai e minha mãe Aurora Moreira da Silva Ribeiro é na cidade de Catanduva no Cemitério do Carmo, junto com meus avós David e Margarida, e também com meus tios: Antonio, Waldomiro, Sebastião, tia Maria Gonçalves Nujo e também de um jovem primo chamado Felipe que foi eletrocutado em fios de alta tensão enquanto desenvolvia seu trabalho. A todos saudades, mas gravados em nossas mentes e espíritos, sorrisos, brincadeiras, gestos de amor que ficará para todo o sempre.

Para ver as fotos de meu último endereço e também outros pontos do Cemitério São Joaõ Batista e também de nossa querida amiga DEREZ, que é aniversariante do dia ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do título ou do nome desejado que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


É com imensa satisfação que noticio a passagem do aniversário desta extraordinária mulher , que em tempos do Banespa hoje Santander era funcionária extremamente eficiente e exemplar, hoje Valderez zela de seus maiores presentes e tesouro na terra, os seus filhos Kauê, Jordana,a pequena Alice e sua mãe Eny Mouco Gutierrez que em julho do ano que vem será octagenária. A nossa querida Derez como é mais conhecida, parabéns pela passagem de seu aniversário e muitas congratulações por tudo que representa no seio da família rio-pretense.


Personalidades aniversariantes que constam no livro, “A história de Catanduva de A a Z” , editado por Vicente Celso Quaglia e produzido pela editora Rio-pretense de meu querido amigo Lelé Arantes.