quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CICC - Centro Integrado de Ciência e Cultura traz exposição sobre o movimento dos planetas  

A programação do mês de novembro do CICC –Centro Integrado de Ciência e Cultura “Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Saber” de São José do Rio Preto traz exposições, contação de histórias e atividades relacionadas às leis de Johannes Kepler, matemático e astrônomo alemão cuja principal contribuição à astronomia e astrofísica foram as três leis do movimento planetário. A exposição “Os 40 Anos do Homem na Lua” traz fotos e vídeos sobre a conquista espacial e o Projeto Apollo. As exibições podem ser conferidas aos sábados e domingos, às 18 horas, até o dia 15 de janeiro de 2010. Já na mostra “Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big Bang”, que fica montada até dia 31 de dezembro no pátio do CICC, é possível conferir imagens de estrelas, planetas, galáxias, entre outras. A exposição integra as atividades do Ano Internacional da Astronomia, instituído pela ONU em lembrança aos 400 anos do primeiro uso astronômico de um telescópio, feito pelo famoso cientista Galileu Galilei (1564-1642). Nos dias 8 e 15 de novembro acontece o “Curta a História Curta”, espaço destinado àcontação de pequenas histórias, desde as mais antigas até as mais atuais, extraídas de repertórios clássicos e populares. A atividade será no espaço das Linguagens, às 16 horas. A partir do dia 17 deste mês, o público poderá conferir a exposição “Leis de Kepler e o Mistério Cosmográfico”, onde serão montados painéis sobre as leis de Kepler e maquete do mistério cosmográfico, que correlaciona as órbitas dos seis planetas visíveis a olho nu com as esferas que inscrevem e circunscrevem os cinco sólidos de Pitágoras e Platão. Por meio dessa teoria, Johannes Kepler chegou nas leis físicas que mostram o tempo em que os planetas levam para dar uma volta em torno do Sol e a distância de cada planeta ao Sol. A exposição ficará montada no espaço da Matemática. Todo último sábado do mês acontece a sessão “Filosofísica”, que no dia 28 terá como tema “Mundos em colisão e o Doutor Velikovsky”, que foi um pesquisador que encontrou nas catástrofes cósmicas uma explicação para a Bíblia. A palestra, ministrada pelo professor do CICC Alexandre César Neves, mostrará como Velikovsky estava errado. A atividade será no auditório, às 16 horas. Vale lembrar que todas as atividades do CICC têm entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO:

Mostra fotográfica e audiovisual
“Os 40 Anos do Homem na Lua”
De quarta à sexta-feira, das 8 às 17 horas; quinta-feira, das 13 às 22 horas, e sábado e domingo, das 13 às 19 horas. Sessões de vídeo aos sábados e domingos, às 18 horas.

Exposição “Paisagens Cósmicas
– da Terra ao Big Bang”
Até 15 de janeiro de 2010, no pátio.

Curta a História Curta
Dias 8 e 15/11, às 16 horas, no espaço das Linguagens
Para todos os públicos.

Astronomia na Matemática:
“Leis de Kepler e o Mistério Cosmográfico”
A partir do dia 17/11, no espaço da Matemática.

Filosofísica: “Mundos em
colisão e o Doutor Velikovsky”
Dia 28/11, às 16 horas, no auditório
Público a partir de 14 anos.


CICC –Centro Integrado de Ciência e Cultura, avenida João Batista Vetorazzo, 500 – Distrito Industrial, ao lado da Cidade das Crianças.
Telefone: (17) 3232-9426

Horários de funcionamento:
De quarta e sexta-feira, das 8 às 17 horas; quinta-feira, das 13 às 22 horas; e sábado e domingo, das 13 às 19 horas.

Sessões de Planetário:
Quinta-feira, às 21 horas – “Uranografia rio-pretense” – Tema livre
Sábado e domingo, às 15 horas, “E a bruxa foi pro espaço...” – Tema infantil (para crianças acima de 6 anos) e, às 17 horas, “Uranografia rio-pretense” – Tema livre
Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início da sessão.

Observatório:
Quinta-feira, das 20h30 às 22 horas (observação astronômica sujeita às condições atmosféricas).

Nenhum comentário: