sábado, 5 de fevereiro de 2011

Correios lançam selo no início deste ano em homenagem ao ex-presidente Lula


Os Correios puseram em circulação no dia 1º de janeiro deste ano um selo (de emissão especial), de tiragem limitada com 900 mil exemplares, em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O selo tem valor facial de R$ 2,00 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Segundo a Norma 500/05 do Ministério das Comunicações, entre os critérios para emissão de selo alusivo a pessoas vivas se enquadra homenagem a chefes de Estado, atletas que obtiveram a 1ª colocação em Jogos Olímpicos e ganhadores do prêmio Nobel.
O selo apresenta a foto oficial do segundo mandato do ex-presidente Lula nos jardins do Palácio da Alvorada. O Presidente, com um sorriso estampado no rosto, porta a faixa presidencial, atribuindo à peça caráter solene e oficial. Em segundo plano, a imagem apresenta os arcos do Palácio da Alvorada, moradia oficial do Presidente da República do Brasil. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.


HISTÓRICO
Este selo postal, emitido, como de praxe, logo depois da conclusão de mandato presidencial, homenageia Luiz Inácio Lula da Silva, dirigente da Nação de 2003 a 2006 e de 2007 a 2010.
O Presidente Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, no então distrito de Caetés, município de Garanhuns, Pernambuco. É o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello, carinhosamente chamada de “dona Lindu”.
Em dezembro de 1952, dona Lindu, juntamente com os filhos, migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias em caminhão “pau-de-arara”. Foram morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá. Lula foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias e completou o ensino fundamental. Em 1956, mudaram-se para São Paulo e foram morar em um único cômodo, nos fundos de um bar, no bairro do Ipiranga.
Aos 12 anos de idade, Lula conseguiu seu primeiro emprego, em lavanderia. Foi também engraxate e “office-boy”. Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a carteira de trabalho assinada pela primeira vez. Transferiu-se mais tarde para a Fábrica de Parafusos Marte e conseguiu vaga no curso de torneiro mecânico do SENAI - Serviço Nacional da Indústria. Os estudos duraram três anos e Lula tornou-se metalúrgico.
Em 1969, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema fez eleição para escolher a nova diretoria e Lula foi eleito suplente. Na eleição seguinte, em 1972, tornou-se primeiro secretário. Em 1975, foi eleito presidente do sindicato com 92% dos votos e aí já representava 100 mil trabalhadores.
Lula deu novo rumo ao movimento sindical brasileiro. Em 1978, foi reeleito presidente do sindicato (98% dos votos) e, após 10 anos sem greves operárias – em razão do regime militar, em vigor, ocorreram no País as primeiras paralisações. Em março de 1979, 170 mil metalúrgicos pararam o ABC paulista. O carismático dirigente liderou então memoráveis assembleias no estádio de vila Euclides, em São Bernardo, cujos participantes não se intimidaram diante do aparato policial.
A repressão ao movimento grevista e a quase inexistência de políticos que representassem os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional fizeram com que Lula pensasse pela primeira vez em criar um partido de trabalhadores.
Em 10 de fevereiro de 1980, Lula fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), juntamente com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais, como lideranças rurais e religiosas. Naquele mesmo ano, nova greve dos metalúrgicos provocou a intervenção do governo federal no Sindicato de São Bernardo e a prisão de Lula e de outros dirigentes sindicais com base na Lei de Segurança Nacional. Foram 31 dias de prisão, durante os quais Lula recebeu a notícia do falecimento de sua mãe.
Lula liderou a organização do partido, que, em 1982, já estava implantado em quase todo o território nacional. Disputou naquele ano o governo paulista e ficou em quarto lugar. Em agosto de 1983, participou da fundação da CUT - Central Única dos Trabalhadores. Em 1984, integrou, como uma das principais lideranças, a campanha das “Diretas-Já”, que reivindicava a escolha direta do Presidente da República. Em 1986, foi o deputado federal mais votado do País, eleito com 650.134 votos para a Assembléia Nacional Constituinte.
O PT lançou Lula para concorrer à Presidência da República, em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, por pequena diferença de votos. Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar a Presidente da República e foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.
Lula persistiu em seu propósito e concorreu, novamente, em 2002. Apoiado em ampla aliança política, foi eleito Presidente da República Federativa do Brasil aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos. Foi reeleito em 2006 com mais de 58 milhões de votos.
O Presidente Lula e sua equipe iniciaram a implementação de medidas com vistas a resgatar as dívidas sociais fundamentais que o Brasil tinha com a grande maioria do povo. Deram início a uma série de transformações estruturais, que reduziram significativamente a pobreza e elevaram a geração de emprego e renda.
Lula é casado desde 1974 com Marisa Letícia e tem cinco filhos.


A Secretaria de Cultura de S. J. do Rio Preto abre inscrições para curso de orientadores de leitura


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto abre, a partir desta segunda-feira (7/2), inscrições para o curso “Entre na Roda: Formação de Orientadores de Leitura”, ministrado pela bibliotecária Marciana Lopes, que será realizado a partir do dia 18 de março. Destinado para educadores, bibliotecários, agentes culturais, contadores de histórias e interessados na área de leitura, o curso tem 60 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever por telefone ou pessoalmente, no primeiro andar do prédio Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão.  Também serão aceitas inscrições via internet, pelo email biblioteca.sjriopreto@ig.com.br . Para a inscrição, devem ser informados os dados pessoais. As inscrições ficarão abertas até preencher todas as vagas. O “Entre na Roda” será realizado em oito módulos, sempre às sextas-feiras, a partir do dia 18 de março, das 9 às 18 horas, no auditório do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. O curso será uma capacitação de mediadores aptos ao incentivo e orientação à leitura, visando à formação de novos leitores e dinamização dos espaços de leitura. Um dos objetivos do curso é formar orientadores para desenvolver rodas de leitura e ampliar capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos, por meio do trabalho sistemático com diferentes gêneros textuais.

Inscrição: curso “Entre na Roda: 
Formação de Orientadores de Leitura”
Data: a partir de 7 de fevereiro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa 
– Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1, 1º andar

Informações e inscrições: (17) 3202-2316 
/ biblioteca.sjriopreto@ig.com.br

Pedro Miller e seu belíssimo INTUIÇÃO

CINEMA E PSICANÁLISE: SPIDER - DESAFIE SUA MENTE E A TEORIA KLEINIANA


OBJETIVO: PROMOVER A REFLEXÃO ATRAVÉS DA EXIBIÇÃO E ANÁLISE DE FILME ATRAVÉS DO VÉRTICE PSICANALÍTICO DE MELANIE KLEIN.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE PSICOLOGIA E À COMUNIDADE EM GERAL.
Coordenação professor:  RENATO DIAS MARTINO
Data: 19 DE FEVEREIRO DE 2011
Horário: DAS 14:00 ÀS 17:00 HORAS 
Local: UNILAGO
Valor: Gratuito
Vagas limitadas
FICHA DE INSCRIÇÃO: http://www.unilago.com.br/extensao/info/inscricao/?Curso=341

Prof. Renato Dias Martino 
Psicoterapeuta e Músico
Fone: 17-30113866

A Página da Vida do dia 5 mês fevereiro de 2010


*

*

*

Saiba mais também do aniversariante do dia, Joaquim Moreira da Silva , que tem duas datas natalícias, a de hoje que foi o dia em que foi registrado no ano de 1921, e a data de seu nascimento dia 8 de dezembro de 1920,dia muito especial e também  feriado municipal em nossa cidade.
 Clique no título abaixo:


Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 5 mês fevereiro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 5 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Oficina de Dance House é atração da terceira edição do Festival Olho da Rua


A terceira edição do Festival Olho da Rua segue neste sábado (5/2) com a Oficina de Dance House, ministrada por Luciano Bebe, às 14 horas, em frente à Casa de Cultura Dinorath do Valle. A oficina será uma aula aberta sobre o tema, destinado ao público em geral. Luciano Calixto, mais conhecido como Bebe, é bailarino e coreógrafo há 19 anos. Destes, 11 anos são dedicados ao hip hop e suas várias vertentes.  De acordo com ele, o Dance House foi criado em Chicago, em 1980, tem como elemento de destaque a movimentação rápida dos pés. O Dance House é um estilo original, dentro da cultura hip hop, que trabalha com coreografias em músicas com estilo house, tecno e elotronic. Durante a oficina, serão apresentadas as técnicas básicas e fundamentais desse estilo, uma mostra que pretende atingir tanto o público que já tem conhecimento sobre a dança hip hop, como aqueles que são iniciantes. A programação do Festival Olho da Rua, evento que trabalha a cultura hip hop, segue nos dias 11, 12, 13, 18 e 20 de fevereiro. Serão realizadas oficinas, exibição de filme, debate, campeonatos, intervenções e shows. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, por meio da Casa do Hip Hop, e Faperp - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e ProAC – Programa de Ação Cultural.

Oficina de Dance House, 
por Luciano Bebe
Data: 5 de fevereiro
Horário: 14 horas
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
 - Praça Cacilda Becker, s/nº, Vila Universitária 

Programação

Apresentação do Projeto Bate-Lata com 
alunos da Escola Municipal Paul Percy Harris
Data: 11 de fevereiro
Horário: 19h30
Local: Rua João Gagliardo – Parque da Cidadania 
(próximo a Escola Municipal Paul Percy Harris) 

Exibição do Documentário 
“Eu, o vinil e o resto do mundo”
Data: 11 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Rua João Gagliardo – Parque da Cidadania 
(próximo a Escola Municipal Paul Percy Harris)

Troca de idéia sobre a cultura Hip Hop 
no cinema brasileiro, com DJ Bassim, 
Reinaldo Volpato e Fabrício Farinazzo
Data: 11 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Rua João Gagliardo – Parque da Cidadania 
(próximo a Escola Municipal Paul Percy Harris) 

Campeonatos de DJs do Interior
 – Scratch IN
Data: 12 de fevereiro
Horário: 14h
Local: Teatro Municipal Nelson Castro 
– Avenida Feliciano Salles Cunha, 1.020 – Jardim Novo Aeroporto 

Pocket show de Rap
Data: 12 de fevereiro
Horário: 17h
Local: Teatro Municipal Nelson Castro –
 Avenida Feliciano Salles Cunha, 1.020 
– Jardim Novo Aeroporto 

Oficina de Dança Popping
Data: 13 de fevereiro
Horário: 17h
Local: Espaço Cultural da Represa – 
Avenida Lino José de Seixas, s/nº - Jardim dos Seixas 
(próximo ao Hospital do Lago) 

Intervenção de Popping
Data: 13 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Espaço Cultural da Represa
– Avenida Lino José de Seixas, s/nº 
- Jardim dos Seixas (próximo ao Hospital do Lago) 

Oficina de Fundamentos 
da Dança Breaking
Data: 18 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Avenida Duque de Caxias, s/nº (em frente à Swift)

Pocket show de Breaking
Data: 18 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Avenida Duque de Caxias, s/nº (em frente à Swift) 

Oficina de Locking Livre
Data: 20 de fevereiro
Horário: 18h
Local: Espaço Cultural da Represa – 
Avenida Lino José de Seixas, s/nº - Jardim dos Seixas
 (próximo ao Hospital do Lago)

Encontro de Danças
Data: 20 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Espaço Cultural da Represa –
Avenida Lino José de Seixas, s/nº - Jardim dos Seixas 
(próximo ao Hospital do Lago)

Rei Momo e Rainha do Carnaval serão selecionados neste sábado às 20 horas no SWIFT


A escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval será realizada neste sábado (5/2), às 20 horas, no Centro de Educação Cultura e Artes – Swift. Participam da seleção 17 candidatos, entre eles 11 mulheres e seis homens. Também serão apresentados os sambas-enredos das quatro Escolas de Samba rio-pretenses participantes do Carnaval.  O evento é gratuito e aberto ao público. Na abertura da apresentação dos candidatos, o grupo de dança do Atelier Fantasi-e fará uma homenagem a Michael Jackson, com uma dança que mistura o pop e hip hop.  Logo depois, os candidatos a Rei Momo se apresentarão ao som das tradicionais marchinhas e as candidatas a Rainha dançarão samba. Durante a seleção, serão analisadas a beleza do rosto e harmonia de linhas físicas, para as candidatas a Rainha, além da simpatia e espírito carnavalesco, e domínio da arte de sambar, estes últimos quesitos válidos também para os candidatos a Rei Momo. A comissão julgadora é composta por quatro membros, João Elcio de Moura, Durval Costa Filho, Cesar Aparecido Lacerda e Cleoni Carlos Teixeira. Todos os nomes foram indicados pelas diretorias das Escolas de Samba, que participarão do desfile de rua de Rio Preto, Unidos da Boa Vista, Império do Sol, Acadêmicos de Rio Preto e Pérola Negra.  Para os vencedores, será distribuído um cachê de participação. O Rei Momo e Rainha receberão o cachê de R$ 2 mil cada, primeira princesa R$ 700 e segunda princesa R$ 500. Durante o evento, serão apresentados os sambas-enredos que agitarão o desfile das escolas de samba, no dia 6 de março. A escola Pérola Negra vai apresentar “Pérola como a Fênix: Levanta, Sacode a Poeira e Dá a Volta por Cima”, que fala sobre a história da Escola, que ficou quatro anos sem desfilar. “No Rufar dos Tambores o Canto de uma Raça”, é o samba-enredo da Unidos da Boa Vista, que discursa sobre a vinda dos africanos para o País, bem como a miscigenação das raças e o Quilombo dos Palmares. Já a Império do Sol apresenta o samba-enredo “A Império quer Levar Alegria na Rota do Aquífero Guarani”, que fala sobre a rota turística e cultural da região de Rio Preto, a qual engloba as cidades de Olímpia, Ibirá, Bady Bassitt, Bálsamo, Buritama e Cardoso. Uma homenagem ao músico rio-pretense Paulo Moura é o samba-enredo da Acadêmicos de Rio Preto, intitulado “Paulo Moura, de Rio Preto para o Mundo”. O samba conta a trajetória da carreira do saxofonista e clarinetista, além de fazer referências a grandes músicos com quem ele já trabalhou.

Escola Rei Momo e 
Rainha do Carnaval
Data: 5/2
Horário: 20h
Local: Centro de Educação, Cultura e Artes – Swift 
-  avenida Duque de Caxias - Jardim dos Seixas 

Festa da Tapioca e Grupo Forró Cordel neste sábado no Círculo Operário Riopretano


O Grupo Forró Cordel realiza amanhã, a partir das 20 horas no Círculo Operário Riopretano, a Festa da Tapioca. Os ingressos são limitados. cada adesão custa R$10 e vale três tapiocas. O evento promove o lançamento "A linguagem em Movimento".

O Círculo Operário está localizado,
 na Rua 14 de julho, 408 - Vila Ercília.

Maiores informações 
Tel: (17) 3021-8162 ou 32237867.

A Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil de são José do Rio Preto instala equipamento para dobrar produção


A Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil de São José do Rio Preto está instalando um novo equipamento que visa aumentar de 40 para 90 toneladas por hora a capacidade da reciclagem de restos de construção. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos neste mês de fevereiro. De acordo com o gerente do complexo de reciclagem, Norival Teixeira da Costa, a quantidade de entulho da construção civil que a Usina recebe passou de 750 para 1,1 mil toneladas por dia. “Com o peneirão será possível em um único processo de usinagem apurar os materiais de base e sub-base o que dará mais agilidade e eficiência a manutenção de estradas rurais e outros serviços”, informou Costa. O secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos Lima Bueno, explicou que foram investidos cerca de R$ 200 mil na aquisição deste novo maquinário. “O peneirão prevê o dobro da capacidade de produção e proporciona uma pavimentação ecológica com 100% de aproveitamento. O equipamento elimina todos os contaminantes de resíduos da construção civil”, explicou. O projeto de instalação deste novo equipamento é de responsabilidade técnica das Secretarias do Meio Ambiente e Serviços Gerais.
Usina de Reciclagem

A Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil é referência para todo o Brasil. Recebe material dos 16 Pontos de Apoio mantidos pela Prefeitura e que erradicaram os mais de 1,4 mil locais de descarte clandestino. Depois de separado e selecionado, o entulho é transformado em areia grossa, brita tipo 1 e pedrisco. Este material serve de matéria-prima para a fabricação de mais de 30 tipos de produtos, como guias, bancos, estacas e mesas, entre outros. Os 16 Pontos de Apoio recolheram em 2010 cerca de 30 mil toneladas de entulho, que se transformaram em 5 mil guias de rua, 2,5 mil filetes para canteiros, 2 mil blocos de vedação, entre outros produtos.

Digitalização dos Jornais da Hemeroteca Pública


Os jornais do acervo da Hemeroteca Pública Professor Dário de Jesus de São José do Rio Preto estão em processo de digitalização, que está sendo realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura, por meio do Arquivo Público Municipal, e a Empro –Empresa Municipal de Processamento de Dados. A meta é disponibilizar digitalmente todo o acervo da Hemeroteca para facilitar as pesquisas do público e manter a preservação dos documentos. A digitalização é feita a partir da adaptação de um “scanner planetário”. Uma máquina fotográfica presa por uma base no alto de uma estação, equipada com iluminação angular, tira a fotografia página por página do jornal. A imagem é automaticamente armazenada no computador. Estão sendo digitalizados os jornais A Notícia (1924 a 1995), Folha de Rio Preto (1944 a 2003), Correio da Araraquarense (1959 a 1981), Dia e Noite (1977 a 1980), Diário da Região (desde 1950) e Bom Dia (desde 2005).  Até o momento, uma parte do acervo do jornal Folha de Rio Preto já foi digitalizada. Nesta semana, o jornal Bom Dia está passando pelo processo. Esse modelo de digitalização não prejudica a preservação do documento, já que é incidido sobre a folha apenas um clique do disparo da máquina. “Se o processo fosse realizado por meio do scanner comum a luz do equipamento prejudicaria as fibras das folhas”, explica o diretor do Arquivo Público, Fernando Marques Alves. Para não danificar o material, os arquivistas foram preparados para executar o trabalho da melhor maneira. No final do ano passado, eles receberam um treinamento de manuseio para o aprendizado de técnicas de tiragem de cola e costura. Ainda no final do ano passado, foi iniciada a digitalização dos documentos do Arquivo Público Municipal. Já estão disponíveis para a consulta digital o livro de ocorrências, datados de 1867 a 1905, escrito também pelo fundador do município João Bernardino de Seixas Ribeiro, e os documentos da Câmara Municipal, de 1894 a 1970. Os jornais O Porvir (1904 a 1908), Poder Moderador (1911 a 1912) e A Cidade (1912) também estão disponíveis para a consulta digital, realizadas no Arquivo Público Municipal. O município recebeu esses exemplares já digitalizados. Posteriormente, também passarão pelo processo de digitalização os jornais O Município (1926 a 1930), Diário da Tarde (1958), A Tribuna do Município (1972), Jornal de Letras (1971 a 1988), S.P Norte, Suplemento da Folha de São Paulo (1993 a 1995), DHoje (desde 2004) e Diário Oficial do Império (1872 a 1874).

Hemeroteca Pública Municipal 
Professor Dário de Jesus
Horário de funcionamento: 
segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: rua Jorge Tibiriçá, 4.031 – Santa Cruz
Informações: (17) 3231-4726

Rádio Educativa FM 106.7 traz informações sobre saúde, carnaval e muita música


A prática do pilates é o tema do “Viver Bem” desta segunda-feira (7/2), às 14 horas. O programa traz uma entrevista com a fisioterapeuta Natália Falcão, que explica os princípios e benefícios do método. “O pilates é muito indicado por ortopedistas para a reabilitação de pessoas com problemas como dores na coluna e hérnias de disco, mas também pode ser praticado como uma atividade física, já que trabalha o fortalecimento e alongamento dos músculos”, afirma. Um dos assuntos abordados pelo “Secretaria em Ação” desta quarta-feira (9/2), às 14 horas, será a campanha de orientação sobre a Hanseníase, que vai até o 18 deste mês. Além de orientar a população, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do grupo do Grupo de Vigilância Epidemiológica e Centro de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, está fazendo uma busca ativa de pessoas com sintomas da doença. Na sexta-feira (11/2), o programa traz uma entrevista esclarecedora sobre os mistérios do DNA. “DNA é a molécula básica da nossa vida. Ela que orienta as divisões das nossas células, o nosso tempo de envelhecimento, além de muitas atitudes nossas”, explicou o biomédico e professor titular da Unesp de Rio Preto Paulo César Naoum, durante entrevista na Educativa FM. O noticiário “Informe Rio Preto”, às 7h45, de segunda a sexta-feira, traz reportagens especiais sobre as Escolas de Samba da cidade: expectativa, curiosidades do samba-enredo e muito mais. É uma série especial que já prepara os foliões rio-pretenses para o Carnaval, que vai retomar os desfiles de rua. Ao longo da programação, mais Carnaval. Boletins contam novidades e trazem informações sobre como aproveitar essa festa tão popular no Brasil. Já neste sábado (5/2), às 18 horas, o bate-papo é com André Fernandes. O músico e compositor, que já escreveu canções para diversos artistas da cidade, mostra suas obras e fala um pouco da carreira. O “Especial Sons”, de segunda a sexta-feira, às 18 horas, que mostra o trabalho de compositores e intérpretes consagrados no cenário mundial, completa a grade de programação da Rádio Educativa FM. Mais informações sobre a programação diária da emissora estão no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Comunicação.

A Página da Vida do dia 4 mês fevereiro de 2010


*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 4 mês fevereiro de 2009

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 4 mês fevereiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Secretaria de Saúde de S. J. do Rio Preto vai levar atendimento médico a loteamentos distantes


Tem início nesta sexta-feira (4/2) um novo projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto com enfoque voltado ao atendimento de moradores de loteamentos não regularizados. Trata-se do projeto “Saúde Itinerante”, que consiste em levar a estrutura de uma Unidade de Saúde a locais distantes, priorizando o atendimento preventivo. Durante o projeto, que vai durar inicialmente dois meses, uma Unidade Móvel da Saúde, acompanhada por uma equipe multidisciplinar compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos, vai visitar dez regiões do município já pré-definidas. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Paula Sodré, além do atendimento médico, toda a população que ainda não tem cadastro nas Unidades de Saúde de referência será inscrita, o que facilitará o acompanhamento dessas famílias. “Também serão cadastrados hipertensos, diabéticos, gestantes que não estejam realizando o pré-natal, além de monitoramento dos beneficiados pelo programa Bolsa-família”, afirma. O projeto “Saúde Itinerante” vai prestar atendimento médico e de enfermagem, fará o cadastro de pacientes e formação de grupos educativos; exames preventivos como câncer de mama e útero, atualização de calendário vacinal, além de ofertar testagem sorológica para HIV, Sífilis e Hepatite. O primeiro loteamento a ser visitado pela equipe do projeto será a Estância Santa Maria, localizada na área de abrangência da UBSF Cidade Jardim, nesta sexta-feira. Na próxima semana, também na sexta-feira, será a vez da Estância Nova Veneza, na região do Distrito de Engenheiro Schmitt. 

Secretaria Municipal de Assistência Social forma 1.364 pessoas dos cursos do "Inclusão Solidária"


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza na sexta-feira (4/2), às 19h30, na sede social do Palestra Esporte Clube, a cerimônia de formatura de 1.364 pessoas que participam do Programa de Inclusão Solidária, que oferece cursos de qualificação para geração de emprego e renda. “Estamos muito felizes em cumprir essa etapa, principalmente por saber que atingimos nosso principal objetivo, que era o de dar oportunidade para que as pessoas conseguissem entrar no mercado de trabalho. Sabemos que muitos já estão encaminhados para uma vaga de emprego”, comemora a secretária de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima. Na oportunidade, receberão seus certificados os alunos dos cursos de: ajudante de idoso, atendente de farmácia, auxiliar de panificação, auxiliar de veterinária, bordado, boneca de pano, cabeleireiro, costura industrial, culinária, crochê e tricô, depilação, estética facial, idiomas, jardinagem, marcenaria, manicure e pedicure, maquiagem, pintura em pano de prato, operador de caixa, secretariado administrativo, terapias manuais, operador de telemarketing e informática. Os cursos foram montados para atender a demanda das famílias que frequentam os CRAS –Centros de Referência da Assistência Social e estão inseridas no Programa Familiaridade. Mais do que a possibilidade de oferecer qualificação profissional e abrir as portas para o mercado de trabalho, a Secretaria de Assistência Social montou a grade de cursos baseada em pesquisa de aptidão feita com os atendidos pelo Familiaridade. Outro ponto que merece destaque é a preocupação com a qualidade do ensino, para tanto, parte dos cursos foram oferecidos por empresas reconhecidas do setor, entre elas: Cefad, Microlins e Kpelli. O sucesso da ação só foi possível graças às parcerias feitas com algumas entidades que cederam os seus espaços físicos para abrigar as aulas, são elas: Proepad; ECO Santo Antonio; Casa da Fraternidade; Associação Caetano; Cooparq; Vet.Cão; PAE; Igreja Batista (Antunes e Vila Elmaz); Paróquia Santo Antonio de Pádua; Sindicato da Alimentação; Centro Comunitário Vila Maceno; Centro Comunitário Beira Mar; Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora e Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Projeto “Viva Feira, Feira Viva” terá também cursos de capacitação para os nossos feirantes


O projeto “Viva Feira, Feira Viva” da Prefeitura de São José do Rio Preto, que tem por objetivo revitalizar as feiras livres da cidade, promoverá também cursos de capacitação para os feirantes. A programação das atividades foi definida nesta quarta-feira (2/2) em mais uma reunião entre as entidades responsáveis pela formatação dos cursos. “As capacitações são importantes para a profissionalização dos feirantes. Definimos a grade para que eles aprimorem noções de gerenciamento de negócios, finanças e marketing. Assim, terão condições de melhorar seus rendimentos e consequentemente de toda a feira que participa”, afirma o secretário da Agricultura e Abastecimento, José Carlos de Lima Bueno. Para estimular a participação dos feirantes, ao final do ano, eles terão de comprovar presença em pelo menos parte dos cursos para poder fazer o recadastramento do alvará de funcionamento. No primeiro semestre do ano, os feirantes poderão participar de cursos e palestras sobre marketing para o setor de feiras livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro; imagem e postura profissional e técnica de vendas. Além dessas capacitações, já está em andamento um treinamento realizado pela Vigilância Sanitária para manipulação de alimentos. Divididos por setores os feirantes recebem orientações sobre tipos de contaminações e seus riscos à saúde pública, higiene pessoal, qualidade e armazenamento de matérias primas, controle de pragas e etc. Atualmente Rio Preto tem 314 feirantes e 25 feiras semanais. De acordo com o Sindicato dos Feirantes, o setor movimenta R$ 2,7 milhões por mês. Na próxima semana a grade de cursos será apresentada aos feirantes. Participaram representantes das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Urbanismo e Saúde, além do Sebrae, Senac, Banco do Brasil e Sindicato dos Feirantes.

Projeto “Viva Feira, Feira Viva”

O projeto visa à revitalização da feira e padronização das barracas. Cada feirante receberá gratuitamente lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras serão menos poluídas e mais funcionais. O consumidor que quiser comprar bananas, laranjas e frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda serão verdes. Armarinhos e brinquedos serão identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, terão lonas na cor vermelha. A Administração também estuda a possibilidade de criar a Barraca da Prefeitura nas feiras, que promoverá pequenos shows musicais, orientação de saúde e divulgação de programas sociais. Todas as mudanças estão sendo definidas em conjunto com os feirantes. As lonas personalizadas serão patrocinadas por sete empresas, que investiram cerca de R$ 30 mil cada e terão suas marcas destacadas nas barracas. A Agrometal, Encalso, MRV, Setpar, Grupo 100 empreedimentos, Robobens e Maza Tarraf são as parceiras do projeto. Os feirantes receberão as lonas até o final do ano. 

Alunos do municipio voltam às aulas na segunda


Começa na segunda-feira (7/2) o período letivo para 35 mil alunos da rede pública municipal de ensino, incluindo estudantes do Projeto Paulo Freire “Analfabetismo Zero” e EJA -Educação de Jovens e Adultos. As aulas no período da manhã acontecem das 7 às 12 horas. À tarde das 12h30 às 17h30 e à noite os alunos do EJA e Projeto Paulo Freire têm aulas a partir das 19 horas. A rede municipal está pronta para receber os estudantes. Voltam a funcionar 94 escolas municipais, sendo 25 unidades do ensino fundamental, 38 dos ensinos infantil e fundamental, 28 escolas de ensino fundamental, duas unidades para Educação de Jovens e Adultos (EMES e CEMES), salas do Projeto Paulo Freire Analfabetismo Zero e a Escola Municipal do Autista. Além das 46 conveniadas com dois Projetos para atendimentos noturnos. Nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/2) gestores escolares e professores participam de reuniões de planejamento e preparação para o início das aulas. Os funcionários e diretores das unidades já retornaram ao trabalho e foi realizada a atribuição de aulas entre os professores. Para receber os alunos na volta às aulas, a Secretaria de Educação de São José do Rio Preto investiu em obras, reformas e capacitação de professores. “Mesmo no período de férias, nossos coordenadores, assessores e equipe técnica da Secretaria estiveram trabalhando no planejamento e aprimoramento de todas as frentes de projetos da Educação. Sempre com muita seriedade e comprometimento com a qualidade do ensino e a capacitação dos profissionais”, afirmou a secretária de Educação, Telma Marques Vieira. O ano letivo vai começar com algumas novidades para os alunos, como a inclusão de 17 novos laboratórios de informática, instalados em Escolas de Educação Infantil, todos com acesso a infovia e a internet. Além disso, a Secretaria de Educação dará continuidade a importantes programas, como: o ‘Ler e Escrever’, que capacitará 615 professores e gestores das unidades educacionais com encontros quinzenais para estudos e discussão dos resultados; ‘Mais Educação’, desenvolvido em parceria com o governo federal, que oferece atividades em período inverso ao das aulas regulares, nos macrocampos de Direitos Humanos, Cultura e Artes, Esporte e Lazer e Acompanhamento Pedagógico, aos 240 alunos da EM Paul Percy Harris; e continuam também os projetos de Jornada Ampliada, que já atende aproximadamente 8 mil alunos em ações educativas complementares em instituições conveniadas e Secretarias Municipais parceiras. A Educação também realizará neste ano concurso público para PEBI, PEBII, inspetor de alunos e supervisor escolar. 

A Página da Vida do dia 3 mês fevereiro de 2010


 *

 *

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 3 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 3 mês fevereiro de 2008


*** 

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Secretaria Municipal de Esporte realiza melhorias no Centro Esportivo Integrado do Eldorado


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem investido em melhorias na infraestrutura do Centro Esportivo Integrado do Eldorado.  Foram aplicados R$ 380 mil em obras e reformas, como na instalação de aquecedor solar para a piscina; reforma e pintura dos banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais; pintura geral da arquibancada e construção de um almoxarifado. Também foram adaptadas duas áreas, uma para uso exclusivo da administração e recepção e outra para atender os 200 alunos das aulas de danças. Um minicampo de futebol foi construído com alambrado e tela de proteção. A iluminação está na fase final de instalação. O secretário Municipal de Esportes e Lazer, José Carlos Marinho, explicou que os investimentos são constantes e executados aos poucos. No Eldorado, todas as modalidades esportivas atendem aos padrões de acessibilidade. O objetivo é oferecer cada vez mais qualidade nas áreas esportivas de uso gratuito à população. "Atendemos uma média de 3,5 mil pessoas por dia no Centro Esportivo Integrado do Eldorado. Só nos últimos seis meses foram distribuídas 4,6 mil novas carteirinhas”, disse.                                                                                   

Centro Esportivo Eldorado
avenida Monte Aprazível, 2.640.
Horário de funcionamento: 
das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Informações: 3236-5019 ou 3236-6447.

Alunos retornam às atividades esportivas do ano letivo de 2011 nos Núcleos Esportivos



A Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Esportes Comunitários, retomou nesta terça-feira (1º/2) todas as atividades esportivas do ano letivo de 2011. Parte dos Núcleos já tinham iniciado a programação esportiva no dia 10 de janeiro. “Cerca de 1,5 mil alunos retornaram às atividades nas modalidades de artes marciais e educação física infantil, mais os do Programa Unidos no Esporte, que atende cerca de 250 crianças e adolescentes com necessidades especiais”, explicou a coordenadora do Departamento de Esporte Comunitário, Cléa Márcia Melara Bernadelli. No mês de janeiro, foram 3,2 mil alunos que retornaram às atividades. Adultos e pessoas da Terceira Idade nas modalidades em ginástica, hidroginástica, dança de salão, natação e vôlei adaptado. Crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, voltaram às atividades de dança e hip hop. "Para 2011 a nossa expectativa é ampliar o número de alunos atendidos”, afirmou Cléa.

Os interessados em participar das aulas do programa do Departamento de Esportes Comunitários deverão se dirigir à Secretária Municipal de Esportes e Lazer, na avenida José Munia, 5.650, bairro Nova Redentora. Informações: 3201-8890 - ramal 206

São José do Rio Preto confirma 2ª edição do festival ou concurso de COMIDA DI BUTEKO


Após o sucesso da estreia no ano passado, o concurso Comida Di Buteco já tem a segunda edição em Rio Preto garantida. O evento será realizado de 15 de abril a 8 de maio, com uma semana a mais de duração do que em 2010. Outra novidade é que neste ano o concurso começa simultaneamente em 15 cidades do País, incluindo Belo Horizonte, a “casa” do Comida Di Buteco. Lá na capital mineira, o concurso gastronômico (em que os clientes e um grupo de jurados apontam quais são os melhores petiscos servidos em bares) nasceu há 12 anos. “Queremos realmente criar uma data para que as pessoas tenham em mente que aquele período é um mês para ‘botecarem’”, explica a sócia do Comida Di Buteco, Flávia Rocha. Segundo ela, em todo o Brasil serão 329 botecos participantes. O número de clientes botequeiros pode chegar a 2 milhões de pessoas. Das 15 cidades, quatro são novas - Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Belém (PA) e Fortaleza (CE). Em Rio Preto, 20 estabelecimentos participam da edição 2011 do Comida. Seis deles são estreantes. Isso porque quatro bares que tiveram os menores conceitos na edição passada não participam este ano, obedecendo regra da competição. As outras duas vagas foram abertas por donos de estabelecimentos que, por motivos pessoais, decidiram deixar o concurso. Esses seis novos bares foram escolhidos dentro de um campo de 33 estabelecimentos visitados, explica Douglas Ariza, um dos sócios da empresa G e Cia, envolvida na organização local do evento. Os nomes dos bares que integram o Comida deste ano só serão divulgados dia 13 de abril. Os pratos com que cada estabelecimento vai participar também já foram definidos. Em locais onde o concurso é mais antigo, os donos de bares são obrigados a criar pratos especialmente para o evento. Em Rio Preto, ainda não há essa obrigatoriedade. Contudo, o entusiasmo dos participantes da primeira edição já traz novidades nos cardápios. “Quarenta por cento dos bares criaram por livre e espontânea vontade pratos novos. Alguns botecos mostraram 12 receitas para a gente provar”, diz Ariza. Este ano, além do prato concorrente, os bares poderão também criar um petisco que leve o salgadinho Doritos. O público não vai poder avaliar o petisco Doritos, apenas os jurados.  O melhor tira-gosto feito com o salgadinho leva prêmio de R$ 1,5 mil. Já na categoria oficial da competição, os vencedores não ganham prêmio em dinheiro, mas um prato decorativo, uma espécie de troféu que assegura a excelência daquele boteco e sua cozinha. Ariza afirma que a expectativa é que cerca de 8,5 mil pessoas degustem os pratos participantes em 2011. No ano passado, Rio Preto alcançou 6.715 cédulas de votação válidas. O número bateu as 6,5 mil cédulas de Campinas e as 6,4 mil em Ribeirão Preto, cidades do interior paulista que também entraram no circuito ano passado. Na disputa rio-pretense em 2010 os vencedores foram: em primeiro lugar, o ossobuco no paiol, do bar Barbecue, prato que levava carne cozida encorpada com suco de milho verde e vinho; em segundo, o putchero - caldo de mocotó com legumes, acompanhado de farofa e mandioca, do Bar 7 Copas; e em terceiro, a costela assada ao molho barbecue, acompanhada de farofa e mandioca do Joaquina Bar. O Joaquina teve ainda o melhor petisco Doritos, feito com pimenta dedo-de-moça recheada com linguiça de pernil e empanada com o salgadinho. 
Ganhos 
De acordo com Ariza, além do aumento no movimento nos botecos participantes, o concurso proporcionou uma melhoria dos estabelecimentos. Os proprietários revertem o ganho com o aumento da clientela nos bares. Essa preocupação acontece também com relação ao atendimento à legislação e normas da Vigilâcia Sanitária. 

CDPA e Pastoral Familiar realizam a 1ª Semana de Combate ao Alcoolismo e 1ª Virada Cultural


A Comissão Diocesana de Prevenção Antidrogas em parceria com a Pastoral Familiar informa que a 1ª Virada Cultural encerra as atividades do Encontro de Formação com Robertinho, da Comunidade Esperança e Vida e também da 1ª Semana de Combate ao Alcoolismo, que ocorre de 18 a 26 de fevereiro. Os eventos tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Sistema de Comunicação Diocesano, Polícia Militar e a Diocese de São José do Rio Preto. A programação completa das atividades você acompanha aqui no site da Rádio Interativa.

Secretaria Municipal de Assistência Social forma 1.364 pessoas dos cursos do "Inclusão Solidária"


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza na sexta-feira (4/2), às 19h30, na sede social do Palestra Esporte Clube, a cerimônia de formatura de 1.364 pessoas que participam do Programa de Inclusão Solidária, que oferece cursos de qualificação para geração de emprego e renda. “Estamos muito felizes em cumprir essa etapa, principalmente por saber que atingimos nosso principal objetivo, que era o de dar oportunidade para que as pessoas conseguissem entrar no mercado de trabalho. Sabemos que muitos já estão encaminhados para uma vaga de emprego”, comemora a secretária de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima. Na oportunidade, receberão seus certificados os alunos dos cursos de: ajudante de idoso, atendente de farmácia, auxiliar de panificação, auxiliar de veterinária, bordado, boneca de pano, cabeleireiro, costura industrial, culinária, crochê e tricô, depilação, estética facial, idiomas, jardinagem, marcenaria, manicure e pedicure, maquiagem, pintura em pano de prato, operador de caixa, secretariado administrativo, terapias manuais, operador de telemarketing e informática. Os cursos foram montados para atender a demanda das famílias que frequentam os CRAS –Centros de Referência da Assistência Social e estão inseridas no Programa Familiaridade. Mais do que a possibilidade de oferecer qualificação profissional e abrir as portas para o mercado de trabalho, a Secretaria de Assistência Social montou a grade de cursos baseada em pesquisa de aptidão feita com os atendidos pelo Familiaridade. Outro ponto que merece destaque é a preocupação com a qualidade do ensino, para tanto, parte dos cursos foram oferecidos por empresas reconhecidas do setor, entre elas: Cefad, Microlins e Kpelli. O sucesso da ação só foi possível graças às parcerias feitas com algumas entidades que cederam os seus espaços físicos para abrigar as aulas, são elas: Proepad; ECO Santo Antonio; Casa da Fraternidade; Associação Caetano; Cooparq; Vet.Cão; PAE; Igreja Batista (Antunes e Vila Elmaz); Paróquia Santo Antonio de Pádua; Sindicato da Alimentação; Centro Comunitário Vila Maceno; Centro Comunitário Beira Mar; Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora e Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

A Página da Vida do dia 2 mês fevereiro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 2 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 2 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Rio Preto continua liderando em contratos formalizados, o ranking do Banco do Povo


São José do Rio Preto continua liderando, em contratos formalizados, o ranking do Banco do Povo Paulista. O balanço de 2010, feito com base no desempenho de 420 agências, foi divulgado nesta terça-feira (1º/2) pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho. A posição de destaque do município tem sido constante nos relatórios divulgados nos últimos dois anos. Gerenciado na cidade pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, o Banco do Povo local formalizou no ano passado 469 processos, o que totaliza um volume de empréstimos de mais de R$ 1,5 milhão. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho, o excelente desempenho da unidade se deve ao esforço concentrado dos agentes de créditos e também da formalização dos microempreendedores individuais. “Trata-se do resultado do nosso compromisso em promover investimentos na economia, incentivar a formalização e gerar possibilidades para que o cidadão conquiste a inclusão social”, afirma. Além de continuar na liderança estadual, a unidade de Rio Preto registrou, em 2010, aumento de 12,4% no número de contratos assinados, em relação ao ano anterior. O volume de crédito totalizado no ano passado também é maior, 11,8%, na comparação com 2009, quando foi registrado R$ 1,4 milhão. No primeiro mês de 2011 a agência manteve o bom rendimento com 29 contratos assinados, o que representa crédito de R$ 111 mil. Os setores mais atendidos são confecções, profissionais do ramo da beleza, prestadores de serviços de transportes (motoristas autônomos, transportes de pequenos valores e outros), além de comerciantes informais (sacoleiros, ambulantes e outros). 

O Banco do Povo está localizado na avenida Alberto Andaló, 2.961 – Fone: 3203-1220. A unidade da Região Norte está situada junto ao Distrito da Acirp –Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, localizada na avenida Mirassolândia, 1.810, no Jardim América. 

Destinação Solidária teve recorde de arrecadação


A Campanha Destinação Solidária, coordenada pelo CMDCA -Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente teve recorde de arrecadação. Foram doados R$ 415.456,52. Dinheiro que irá beneficiar projetos sociais de 21 entidades de São José do Rio Preto. Em 2009, a Destinação Solidária arrecadou R$ 279.236,06. “Atribuo o sucesso da campanha ao empenho de todos os envolvidos, das entidades, dos parceiros, das Secretarias Municipais e principalmente do Gabinete do prefeito e do Fundo Social de Solidariedade. A mala direta enviada e o serviço de telemarketing conseguiram sensibilizar as pessoas”, disse Durval Costa Filho, presidente do CMDCA. Apesar do bom desempenho, os coordenadores da Destinação Solidária esperam que as adesões sejam ainda maiores neste ano. De acordo com previsão da Receita Federal, o município teria condições de arrecadar muito mais. Para participar da campanha é muito simples. De acordo com a lei, podem ser destinados 6% do imposto de renda apurado anualmente pela pessoa física, que for entregar a declaração do Imposto de Renda no modelo completo, e 1% do imposto de renda recolhido sobre o lucro real da pessoa jurídica. As pessoas não precisam tirar dinheiro do bolso. Parte dos impostos pagos será direcionada para a campanha, não afetando o contribuinte. Mesmo em caso de restituições, o contribuinte não terá nenhum desconto por ter feito a doação. Outra grande vantagem da campanha é que o dinheiro arrecadado é aplicado no próprio município. Desta forma, a comunidade pode acompanhar onde os recursos estão sendo aplicados. Eles são destinados a projetos apresentados pelas instituições que prestam atendimentos às crianças e adolescentes. Para quem quiser mais informações sobre como participar da campanha basta entrar em contato com o CMDCA pelos telefones (17) 3231-6939 e 3222-2919.

Plenária na Câmara S.J.Rio Preto - "Reforma do Código Florestal: Avanço ou Retrocesso ?"

A 9ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia em S. J. do Rio Preto garante riso a 12 mil pessoas


Onze espetáculos, 22 apresentações, cinco atividades formativas e um público que lotou os espaços. Este é o balanço da 9ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia, evento que se tornou tradição para os rio-pretenses no início do ano. Durante 11 dias, aproximadamente 12 mil pessoas acompanharam o festival, entre o público das apresentações teatrais e workshops. Com a programação totalmente gratuita, o JBC foi uma vitrine de vários conceitos do gênero da comédia. O público pode presenciar espetáculos que utilizam farsa, técnicas circense, comédia solo, nonsense, clown, entre outros, em suas apresentações. Além de gratuito, o Janeiro Brasileiro da Comédia levou apresentações para além dos palcos dos teatros municipais Humberto Sinibaldi Neto e Nelson Castro. Escolas, praças e o Distrito de Schmitt também foram locais em que o público pode conferir peças teatrais. De acordo com o secretário de Cultura, Deodoro Moreira, o Janeiro Brasileiro da Comédia vem se consolidando como um festival em que o riso é levado com seriedade. “A expectativa de público de 12 mil pessoas foi atingida. Este retorno que tivemos do gosto popular só tem a confirmar a qualidade da escolha dos espetáculos feita pela curadoria. Nesta edição, o público pode conferir várias as várias opções de humor, em espetáculos para todas as idades”, comenta. 

Secretaria de Assistência Social entregou na sexta-feira 114 carteirinhas do “Passe Gratidão’’


A Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto entregou nesta sexta-feira (28/1) as carteirinhas do programa “Passe Gratidão”. A entrega foi no auditório “Juan Bérgua”, no piso térreo da Prefeitura. A primeira distribuição no ano de 2011 beneficiou 114 munícipes com idade acima de 65 anos, que agora passam a utilizar o transporte coletivo público, dentro de Rio Preto, sem custo. Em 2010, foram entregues 1.166 carteirinhas. O programa realiza todo mês a entrega gratuita de carteirinhas aos cidadãos. O objetivo é garantir o embarque do munícipe ao utilizar o coletivo dentro da cidade, evitando que o mesmo, apresente o RG. O aposentado Antônio Estofoletti, morador no Jardim Fuscaldo, foi um dos beneficiados. “Um dia depois de completar meus 65 anos, fui pessoalmente à Assistência Social para entregar meus documentos. Hoje já vou utilizar minha nova carteirinha pra retornar a minha casa”, explicou satisfeito. A secretária Municipal de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima, disse que este programa nada mais é do que um direito da população acima de 65 anos. Ela ainda ressaltou sobre os projetos e passeios que visam à qualidade de vida sem custo ao munícipe da melhor idade. Os interessados em participar do programa precisam ter 65 anos completo e procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social. É necessário apresentar uma cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente.

Secretaria de Assistência Social 
Rua João Teixeira, 260 - Santa Cruz
Horário de funcionamento: 
de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Informações: (17) 3212 7933

A Página da Vida do dia 1 mês fevereiro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 1 mês fevereiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 1 mês fevereiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

As melhores charges deste mês de janeiro de 2011 do cargista e caricaturista Lézio Junior

Todo último dia de cada mês, como sempre estarei publicando as melhores charges deste caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu  belíssimo trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!

Decreto no Diário Oficial do Município de amanhã garante passe gratuito a pessoas com deficiência


Pessoas de baixa renda com deficiência terão passe gratuito para o serviço de Transporte Coletivo. O decreto determinando o benefício será publicado nesta terça-feira (1º/2) no Diário Oficial do Município. De acordo com o parágrafo 2º, nos casos determinados pela equipe técnica, e no prazo de quatro meses a partir da publicação do decreto, a gratuidade também contemplará o acompanhante da pessoa com deficiência. A necessidade de acompanhante deverá constar no cartão de identificação do beneficiário. Serão consideradas pessoas com deficiência permanente ou transitória aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, as quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação em igualdade de condições com as demais pessoas. Todos os critérios estão especificados no decreto. O cartão de identificação terá validade de cinco anos para as pessoas com deficiência permanente. Nos casos de limitações provisórias, as gratuidades serão instituídas no prazo de seis meses a contar da publicação deste Decreto. O prazo de validade do cartão de identificação para a limitação provisória será determinado pelo laudo técnico, tendo como limite máximo doze meses, podendo ser renovado. O beneficiário da gratuidade prevista neste artigo deverá comprovar a freqüência na Unidade de Reabilitação necessária, ou terá a suspensão do benefício.

Secretaria da Saúde de São José do Rio Preto - SP distribuiu 1,8 milhões de preservativos masculinos


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto distribuiu 1.821.766 preservativos masculinos durante o ano de 2010. A quantidade foi a maior dos três últimos anos. Em 2009, foram distribuídos 1.762.548 contra 1.279.532 em 2008 e 1.183.898 de 2007. Além do aumento na distribuição dos preservativos, ao longo de 2010, os pontos de acesso às camisinhas também foram ampliados no município. Até setembro do ano passado, os preservativos eram adquiridos gratuitamente em qualquer uma das 25 Unidades Básicas de Saúde do município e no Ambulatório de Hepatites Virais, além de escolas estaduais vinculadas ao Programa Saúde e Prevenção nas Escolas e em grupos de terceira idade. Porém, a partir de outubro, por meio do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico em DST/Aids, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, foram implantados displays, com acabamento em acrílico, em mais 39 pontos da cidade, sempre priorizando áreas com grande fluxo de pessoas como universidades. Segundo a gerente do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico em DST/Aids, Aracelis de Castro Achcar, o objetivo dos bancos de preservativos é facilitar o acesso da população, o que reforça as ações de prevenção tanto de doenças sexualmente transmissíveis como uma possível gravidez indesejada. O preservativo também é disponibilizado no Gada, Casa do Caminho, Proepad e por meio dos programas mantidos pelo Centro como o “Sidadania”, voltado a profissionais do sexo, o Mulheres de Baixa Renda e Mulheres Afro, na região Norte do município e o Redução de Danos, destinado a usuários de drogas”, afirma a gerente. Para obter a camisinha, basta que o interessado vá a qualquer Unidade de Saúde do município ou até os bancos de preservativos, dentro do horário de funcionamento de cada estabelecimento. A Secretaria de Saúde também disponibiliza preservativos femininos a mulheres em situação especial, como portadoras do vírus HIV.

Carreta do Hospital do Câncer de Barretos - SP visita nossa vizinha Monte Aprazível - SP

     
 A unidade móvel de prevenção do Hospital do Câncer de Barretos estará em Monte Aprazível no dia 17 de fevereiro para um mutirão para realização de exames câncer de pele, próstata e de colo de útero. A carreta do Hospital do Câncer ficará o dia todo no Centro de Saúde realizando estes exames. A vinda da carreta é uma parceria do Rotary Clube e Assessoria de Saúde do município, para a realização de exames e procedimentos para a prevenção do câncer. O presidente do Rotary Clube, Nemerval Jóia, entrou em contato com a diretoria do HC que agendou a vinda da carreta para a cidade. Porém, para ser beneficiada, a pessoas interessada deverá procurar a enfermeira Fernanda Pelicer na UBS da Vila Aparecida de segunda a sextas das 13 às 17 horas para se cadastrar. O cadastro será feito até completar o numero de vagas. De acordo com a Assessora de Saúde Claudia Maset, todos os anos o Rotary da cidade se mobiliza para realizar um leilão do gado em prol ao Hospital do Câncer de Barretos e sendo assim foi solicitada uma carreta que atenderá a população da cidade. “Eu e os companheiro rotarianos todos os anos trabalhamos em prol ao HC para a realização do Leilão do Gado Beneficente. Enviamos um pedido para termos uma carreta na cidade e fomos atendidos. Hoje, existe uma demanda reprimida muito grande para exames dermatológicos no Centro de Saúde e por isso, estas pessoas serão atendidas pela carreta. Tínhamos 40 vagas que foram preenchidas rapidamente”, destaca Claudia. São 40 vagas para exames de próstata e 50 exames de papanicolau. Para realizar o exame de próstata, o homem ter que ter entre 50 e 69 anos. Já para o papanicolau, a mulher não pode estar grávida e já ter iniciado a vida sexual. A carreta do Hospital do Câncer ficará estacionada ao lado do Centro de Saúde no dia 17 de fevereiro das 8 às 17 horas. “Prevenção é Vida e esta parceria entre Rotary Clube e Assessoria de Saúde a população só tem a ganhar”, finaliza Claudia Maset.