sábado, 14 de julho de 2012

Correios lançam portal da Filatelia


Os Correios lançaram no dia 5 de julho seu portal da Filatelia. O site, dedicado aos selos postais e aos seus admiradores, integra o antigo blog da Filatelia dos Correios a seções informativas e serviços filatélicos.


O novo portal foi apresentado oficialmente na reunião da Comissão Filatélica que aconteceu no dia 5, responsável por selecionar, dentre os temas sugeridos pela população, quais serão transformados em selos. O lançamento do portal marca os 35 anos da Revista COFI – Correio Filatélico, publicada pelos Correios. A assinatura, gratuita, pode ser solicitada pelo portal.
A Filatelia, arte e ciência de colecionar selos portais, une milhões de aficionados no mundo. Os Correios venderam, em 2011, mais de R$ 300 milhões em selos, cartões postais e outros produtos relacionados à Filatelia. A receita global da venda de produtos filatélicos chega a U$ 27,7 bilhões anuais, segundo estimativa da União Postal Universal, organismo do sistema ONU que reúne as administrações postais nacionais. O valor alcança U$ 50 bilhões se foram incluídos os negociantes de selos e leilões. (Fonte: http://blog.correios.com.br/filatelia). 

Olimpíadas em 3D

A Cerimônia de Entrega das Bandeiras Olímpica e Paralímpica será homenageada no primeiro selo em três dimensões do Brasil. O ritual das bandeiras, no encerramento das Olimpíadas de 2012, em Londres, marcará a mudança para o Rio de Janeiro, anfitriã dos jogos 2016.
Pela primeira vez na história, o maior evento esportivo do mundo acontecerá na América do Sul. A emissão, uma das mais aguardadas da programação filatélica 2012, contará com duas minifolhas com dois selos cada em três dimensões, que será acompanhada de óculos especiais para a visualização.


A emissão especial inclui, ainda, dois se-tenants com três selos cada. A transição de cores, de vermelho e azul para o verde e amarelo, representa, nas peças, a passagem das bandeiras de Londres para o Rio de Janeiro. 


A novidade foi apresentada aos jurados da Comissão Filatélica no dia 5 de julho, durante a reunião anual que elege, dentre os temas sugeridos pela população, os que serão transformados em selos postais. (Fonte: http://blog.correios.com.br/filatelia).


Cursos de qualificação e oficinas culturais


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego (SMTE) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, SENAC, Instituto da Construção (Dr. Resolve), Projeta Cursos está com vagas abertas para cursos de qualificação profissional e oficinas culturais.
Os interessados devem comparecer no Cisne Juventude - Centro de Inclusão Social Nasce a Esperança para se inscrever é necessário apresentação CPF, RG e comprovante de residência. Cada curso e oficina têm carga horária e vagas diferenciadas, o que será informado no ato da inscrição, vagas limitadas. 
O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento profissional e sociocultural de jovens e adultos, em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio da capacitação e formação profissional, pratica de atividades físicas, esportivas, culturais, lazer e conhecimento do mundo do trabalho. As vagas oferecidas são:

Qualificação profissional:
- Eletricista instalador residencial
- Pedreiro azulejista
- Pintor de Obras
- Instalador Hidráulico
- Auxiliar de Veterinário e Pet Shop
- Acompanhamento de Idosos
- Técnicas de Massoterapia
- Atendentes de Farmácia e Drogarias
- Estética Facial
- Estética Corporal
- Corte/Costura
- Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas

Oficinas culturais:
- Artes Marciais
- Dança Salão
- Dança Moderna
- Violão
- Teclado
- Bateria
- Canto Coral
- Tricô / Crochê / Tear
- Decoupage
- Biscuit
- Pintura Country
- Patchwork

Vagas para oficinas culturais e qualificação profissional.
Horário: 8h30 às 17h.
End: R Antonio de Godoy, 3243 – Centro.
Informações: 3218-8041 / 3212-9195 ou 3212-7670

Viva Feira vai às feiras do Ipiranga e Boa Vista


As feiras-livres dos bairros Ipiranga e Boa Vista recebem neste domingo (15/7), o projeto Viva Feira, Feira Viva, mantido pela Prefeitura de São José do Rio Preto. Nas barracas do programa, funcionários da Secretaria de Saúde vão atender a população aferindo a pressão arterial e medindo a taxa de glicemia no sangue.
 O atendimento, que será gratuito, vai ser realizado das 8 às 11 horas. Não é preciso jejum para nenhum dos dois tipos de exames.
 Quem tiver o resultado alterado será encaminhado para a unidade de saúde de referência para acompanhamento médico.
 Viva Feira
Implantado em março de 2011, o projeto Viva Feira visa promover a revitalização das feiras-livres  por meio da padronização das barracas, que elimina a poluição visual e  torna as feiras mais funcionais. Dentro do programa, cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem.

Feira-livre do Ipiranga 
Data – 15/07/2012 (domingo) 
Horário – 8 às 11 horas 
Local - Av. Castro Alves

Feira-livre da Boa Vista 
Data – 15/07/2012 (Domingo) 
Horário – 8 às 11 horas 
Local - Rua Lafaiete Spínola de Castro, s/n

Mulheres é tema de mostra no Centro cultural


O saguão do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão sedia até o dia 31 de julho, a exposição “Mulheres, essa eterna poesia!”, que explora a representação da imagem feminina, do artista plástico Francisco Valdir Baptista Azevedo, de Mirassol.
 Segundo Azevedo, o ponto de partida se deu com a personagem Cass do filme “Crônicas de um amor louco” do diretor Marco Ferreri. A personagem é representada pela atriz italiana Ornela Muti. Vítima de sua própria beleza, Cass é vista pelos homens apenas como objeto sexual. A sensualidade feminina também é representada pela nudez e todas as telas em seu conjunto compõem um mosaico de mulheres por diferentes visões.
 Há dois anos trabalhando com arte, Azevedo já realizou 14 exposições de seus trabalhos, em locais como o 15º Salão de Artes Plásticas de Catanduva, Museu Municipal de Mirassol, 1º Salão de Artes Plásticas de Poloni, FAIMI de São José do Rio Preto, entre outros.
 A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 14h. A entrada é aberta ao público.

“Mulheres, essa eterna poesia!”
Data: até 31/07
Horário: 8h30 às 10h
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão – Praça Jornalista Leonardo Gomes
Entrada Franca.

UBSF Caic/Cristo Rei com inscrições abertas até 6/8 para curso de cuidadores de idosos


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto está com inscrições abertas até o próximo dia 6/8 para curso de cuidadores de idosos que será realizado na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Caic/Cristo Rei, durante o mês de agosto. Serão oferecidas 50 vagas.
 Segundo a gerente da UBSF, Vanessa Costa Nascimento, podem participar do curso familiares de idosos ou pessoas que trabalhem como cuidadores. É exigida 100% de freqüência às aulas para obtenção de certificado.
 O curso é dividido em seis módulos temáticos que vão debater os direitos dos idosos, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, cuidados fisioterapêuticos, atividades físicas, nutrição, saúde bucal, entre outros.
 As aulas serão realizadas nos dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de agosto das 19 às 21 horas, no salão paroquial da Igreja São Pedro e São Paulo, localizado na rua Major Leo Lerro, 1955, no Jardim Vitória Régia. Tanto as inscrições, como o curso, são gratuitos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 07 de agosto
Tema - A convivência com o idoso e seus direitos
Palestrantes
Daniela Cristina Covre Santos | Assistente Social – SMS
Roberta Aparecida Siqueira | Psicóloga – SMS

Dia 08 de agosto
Tema - Cuidados gerais com o Idoso (Parte I) e prevenção de DST/ AIDS    
Palestrantes
Larissa de Moura Santos | Enfermeira UBSF Caic
Neuza D. Pires Barakat | Enfermeira do DST/AIDS

Dia 14 de agosto
Tema - Cuidados fisioterapêuticos e atividade física para o idoso
Palestrantes
Valéria A. Egami | Fisioterapeuta- SMS
Victor Seixas | Educador Físico

Dia 15 de agosto
Tema - Nutrição para idoso e Cuidados gerais com o idoso (Parte II)           
Palestrantes
Niara C. de Oliveira e Naira G. Soares | Nutricionista- UBSF Caic
Kelli Bortoletto | Enfermeira UBSF Caic

Dia 21 de agosto
Tema - Doenças mais comuns no idoso
Palestrante
Dr. Manoel Carlos Libano| Médico Clínico SMS

Dia 22 de agosto
Tema - Cuidados com saúde bucal, Linguagem e Alimentação do Idoso
Palestrantes
Valéria Fusco Mendes | Dentista- SMS
Anielly Fonseca Valero Afonso | Fonoaudióloga – SMS

Paróquia São Francisco de Assis realiza missa em homenagem a São Camilo de Lélis


A Paróquia São Francisco de Assis promove
 missa em louvor a São Camilo de Léllis.
 A Missa será realizada amanhã,
dia 15 de julho, às 8h, na Rede Vida.
Mais informações pelo telefone: 3216-4322 

A Página da Vida, 14 de julho de 2011



*

*



Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 14 de julho de 2010


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 14 de julho de 2009


***

***

*** 

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 14 de julho de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

FIT chega ao fim com produções de vários países


No último dia do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, sábado (14/7), o público tem 9 opções diferentes para curtir o evento, com temáticas variadas de produções vindas da Argentina, Irã, Alemanha, Estados Unidos, Polônia e dos estados brasileiros Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Neste décimo primeiro dia de Festival, nove locais diferentes do município servirão de palco para as apresentações, entre teatros, espaços fechados e ruas.
 O espetáculo de rua “A Pereira da Tia Miséria”, do Núcleo Às de Paus (PR), abre as apresentações do dia, às 17 horas, na Praça da Paróquia São Sebastião, no Distrito de Talhado. Com pernas de pau e figurino de materiais recicláveis, a peça discute a fome, a miséria e a morte, transformando-as em personagens.
 No Centro Regional de Eventos será encenada a peça “(ver[]ter)”, da Cia. Les Commediens Tropicales (SP), às 18 horas. A criação cênica de caráter intervencionista, dialoga com o silêncio das imagens expostas em excesso no cotidiano de uma metrópole. O elenco propõe criar novos olhares e sentidos para as velhas histórias.
 Também às 18 horas, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebe o espetáculo argentino “Mi Vida Después”, da Lola Arias. Na peça, seis atores reconstroem a juventude de seus pais a partir de objetos usados e recordações. O espetáculo será reapresentado no mesmo local às 21 horas.
 O espetáculo iraniano “White Rabbit, Red Rabbit”, de Nassin Soleimanpour, será encenado às 19 horas no Teatro SESC. Quem participa desta primeira sessão é o ator Márcio Castro, que recebe o texto somente na hora que entra no palco. O espetáculo é uma alegoria à imagem do coelho, em dois diferentes momentos: o primeiro cita a convivência entre coelhos e ursos, o segundo, a separação entre os brancos e os vermelhos. A cada sessão, um ator diferente encena o espetáculo. Às 21h30, é a vez de Michele Navarro subir ao palco.
 O espetáculo “Deus é um DJ”, de Marcelo Rubens Paiva (RJ), será apresentado às 19 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro. A peça mostra um jovem casal de artistas multimídia que é convidado a morar numa galeria de arte e viver cercados por câmeras, transformando suas próprias vidas em produtos comerciais. Veiculam imagens na internet e trabalham profissionalmente em um ousado projeto de revolucionar o mundo por meio da obra audiovisual.
 No mesmo horário, será apresentado o espetáculo local “Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra”, da Cia. Fábrica de Sonhos, no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI). A peça conta a história dos irmãos Lando, criados em uma família de palhaços. O espetáculo será reapresentado às 21 horas, no mesmo local. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
 A partir das 20 horas, o público pode participar do “Otra Frecuencia – Audio-performance de a Dos”, do BiNeural MonoKultur (Argentina/Alemanha), no Espaço de Convivência da Swift. Por meio de um aparelho de MP3, os participantes transitam por vivências virtuais, com uma missão a cumprir.
 No Graneleiro da Swift, às 21 horas, será encenada a performance “La Pocha Remix: Psycho-Magic Actions Against Violence”, do La Pocha Nostra (EUA), uma criação híbrida que une, simultaneamente, o diálogo entre os atos artísticos e as imagens.
 Atividades Formativas
 O último dia do FIT também é voltado para as atividades formativas. A partir das 14 horas, em frente ao prédio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa, os participantes entram no ônibus da “Galeria Itinerante”. Comandados por Guto Silva, é realizado um passeio itinerante pelos grafites do município.
 No Teatro SESC, às 15 horas, será realizada uma videoconferência com o iraniano Nassin Soleimanpour, autor da peça “White Rabbit, Red Rabbit”. Mediada por Patrícia Ceschi, produtora do espetáculo, os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho do autor, discutir a obra e fazer perguntas.
 Encerramento
 Repleto de efeitos especiais, o espetáculo polonês “Macbeth – Who is that Bloodied Man?”, do Teatr Biuro Prodózy, encerra a 12ª edição do FIT. A peça será encenada às 23 horas, em frente da Swift. Ao todo, são cinco toneladas de cenário, que conta com pernas de pau, troncos de madeira, crânios e até motocicletas. A montagem se aproxima a um cenário de ficção científica.
 A trama de Shakespeare, adaptada por Pawel Szkotak, conta a história de Macbeth e sua esposa, que ambiciosos por poder e riqueza, tramam um plano para destronar o rei e tomar seu lugar. Entre assassinatos, guerras e previsões de bruxas, o personagem consegue seu tão sonhado trono, porém o destino lhe reserva algumas surpresas.
 O FIT é uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

Atendimento Móvel do SeMAE em Engenheiro Schmitt e Nota à imprensa - gripe de 13 de julho


A Central Móvel de Atendimento do SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto estará novamente neste sábado (14/7) no Distrito de Engenheiro Schmitt. A unidade ficará estacionada na praça de Santa Apolônia, das 9 às 13 horas.
 O atendimento itinerante tem facilitado o acesso da população aos serviços prestados pela Autarquia. E o retorno ao Distrito foi a pedido da Subprefeitura, que reforçou a divulgação junto à população.
 “Estivemos em Schmitt no último sábado (7/7) e a acolhida foi gratificante. Mesmo assim, o atendimento para solicitação de serviços foi pequena. A maioria das pessoas que nos procurou foi para tirar dúvidas e solicitar informações. Agora acreditamos que, com uma divulgação mais intensa e as pessoas conhecendo a finalidade da Central Móvel, poderemos realizar um atendimento mais direcionado às necessidades dos moradores do Distrito”, destaca Fabiana Zanquetta de Azevedo, gerente Comercial e de Relações com o Usuário.
 A unidade oferece o mesmo atendimento prestado pela Autarquia no Poupatempo. São ofertados serviços como alteração da data de vencimento da fatura de água e esgoto, alteração do nome do titular da fatura, solicitação para ligações de água e esgoto, parcelamento de débitos, entre outros.  A recomendação é que o usuário tenha sempre em mãos uma fatura de água e esgoto para agilizar o atendimento.

NOTA À IMPRENSA – Gripe
13/07/2012

Foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz um novo caso de Influenza A (H1N1) e um de gripe sazonal (comum) em Rio Preto, conforme discriminação abaixo:
 H1N1
- 1 homem, 24 anos, que passou em 28/6 pela UPA Central e não precisou ser internado. O paciente segue estável.
 Com o novo caso, ao todo, do início do ano até o momento, foram registrados 36 casos de H1N1 no município, sendo que em dois desses casos os pacientes foram a óbito.
 Sazonal
- 1 homem, 24 anos, que passou em 28/6 pela UPA Central e não precisou ser internado. O paciente segue estável.
 Com os novos casos, são 15 casos de gripe sazonal desde o início do ano.
 Departamento de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto

11° Encontro de Carros Antigos neste 14 e 15/7


Relíquias de várias épocas estarão expostas nos dias 14 e 15 deste mês no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. São os carros antigos que participarão do 11° Encontro de Antigomobilismo de Rio Preto, promovido pelo Clube Pioneiro.
E para apreciar as maravilhas que ficarão expostas basta levar 1 kg de alimento não-perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto. Com isso, além de apreciar os modelos, que vão do clássico ao esportivo, o visitante também estará colaborando com o Banco Municipal de Alimentos, que atende 77 instituições beneficentes do município.
Para reforçar essa verdadeira “Viagem no Tempo”, tema da exposição, estará presente Carlos Miranda, protagonista do primeiro seriado brasileiro, líder de audiência dos anos 60 e 70, o Vigilante Rodoviário. Como comandante Carlos, nome do personagem, Miranda estará completamente caracterizado, o que inclui seu Simca Chambord, 1961.
Márcio Goulart da Silva, organizador do evento, disse que o Recinto de Exposições tem condições de abrigar até 500 carros. “Esse é um encontro de colecionadores que têm a proposta de preservação do patrimônio do antigomobilismo nacional. Tenho certeza que todos que forem visitar a exposição ficarão muito satisfeitos”, disse.
Os portões da exposição ficarão abertos ao público das 8 às 18 horas. Não se esqueçam de levar um quilo de alimento não-perecível em prol do Fundo Social de Solidariedade.

11° Encontro de Carros Antigos
Data: 14 e 15/7
Horário: 8h às 18h
Local: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Entrada: 1 Kg de alimento não-perecível, que será 
doado ao Fundo Social de Solidariedade 

Varal Fotográfico retrata o Mercado Municipal


Os frequentadores do Mercado Municipal de São José do Rio Preto, serão recebidos neste sábado (14/07) com a exposição “Varal Fotográfico”, do Fotoclube Rio Preto e Branco, a partir das 9 horas. A exposição poderá ser visita até o dia 4 de agosto.
A exposição é uma homenagem ao Aniversário do Mercado Municipal, que completa 68 anos no dia 21 de julho. A exposição conta com 42 imagens, que serão expostas como num varal com fotos de todas as bancas do Mercadão. “Através do varal fotográfico, os consumidores poderão conhecer os produtos que as bancas oferecem. Além disso, é uma forma diferenciada de divulgar e contar a história do Mercado” comentou Raquel dos Santos Martins Garcia, gerente do Mercado Municipal.
 Para a comemoração do 68º aniversário, o mercadão está preparando uma programação especial, que será definida na próxima semana.  

Lar São Vicente de Paulo realiza Bazar da Caridade e quermesses do Eldorado e Maria Mãe de Deus


O Lar São Vicente de Paulo promove Bazar da Caridade. O evento acontece no dia 14 de julho, das 8h às 12h.
Local: Lar São Vicente de Paulo
Rua: Fernão Dias Paes Leme, 414 – Vila Maceno
Mais informações  pelo telefone 3224-6435

Festa Julina é atração na
paróquia do bairro Eldorado 

A paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião do bairro Eldorado, em Rio Preto, promove neste sábado, dia 14, às 20h, no salão paroquial, a tradicional Festa Julina. De acordo com o padre Fábio Dungue haverá diversas barracas de alimentação.  
Haverá barracas do pastel, cachorro-quente, pamonha, curau, canjica, arroz-doce, pipoca, chocolate quente, quentão, e muito mais. Quem for prestigiar a festa vai assistir a sensacional Dança da Quadrilha Maluca. Toda a renda da  Festa Julina será revertida para as obras do Serviço Social da igreja.
A paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião fica localizada na rua Nova Granada, 3330, no bairro Eldorado. Mais informações pelo telefone (17) 3236-4506 

Paróquia Maria Mãe de Deus 
promove festa julina 

A Paróquia Maria Mãe de Deus realiza no dia 14 festa julina. O evento tem inicio às 20h. Haverá comidas típicas, bingo e muita animação.
 Local: Paróquia Maria Mãe de Deus
Rua Profª Maria Faria de Vasconcelos, 650 - Jardim Yolanda
Telefone: 3224-6011

Feira de adoção neste sábado salvando vidas


A Página da Vida, 13 de julho de 2011





*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 13 de julho de 2010


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 13 de julho de 2009


***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 13 de julho de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

FIT traz amanhã (13/7), espetáculo multimídia


O espetáculo multimídia “Deus é um DJ”, do Rio de Janeiro, estreia nesta sexta-feira (13/7), na 12ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Com direção de Marcelo Rubens Paiva e elenco formado por Marcos Damigo e Guta Ruiz, será apresentado no Teatro Municipal Nelson Castro, às 19 horas e 21 horas.
 O espetáculo já foi montado mais de quarenta vezes ao redor do mundo e é resultado de uma profunda análise comportamental do jovem dos grandes centros urbanos. A peça conta a história de um jovem casal de artistas multimídia convidados a morar numa galeria de arte e ter suas vidas monitoradas por câmeras. Veiculam imagens na internet, trabalhando em um ousado projeto de revolucionário com o audiovisual.
 Outro espetáculo nacional adulto que será apresentado nesta sexta-feira é “Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso”, do Teatro de Narradores (SP), às 19 horas. A produção é dividida em três partes articuladas e tem seu ponto de partida o Piso Superior do Terminal Rodoviário. O grupo propõe uma reflexão sobre a relação entre indivíduo e coletividade.
 O Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI), recebe às 16 horas e 19 horas, a produção infantil “A Menina que Não Sonhava”, da Cia rio-pretense Alex D´arc Produções – Núcleo de Artes Cênicas. Outra peça infantil será encenada, às 16 horas, “O Maior Menor Espetáculo da Terra”, do Centro Teatral e Etc e Tal (RJ), no Graneleiro da Swift.
 Nos espaços abertos haverá duas opções gratuitamente. O espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”, do Núcleo Às de Paus (PR), será apresentado na Praça Rui Barbosa, às 17 horas. A produção “(Ver[]Ter)” da capital, da Cia. Les Commediens Tropicales (SP), será encenado no Parque da Represa Municipal, às 18 horas.
 Ainda dá tempo de conferir espetáculos internacionais. No mesmo dia, estreia a peça argentina “Mi Vida Después”, de Lola Arias, às 18 horas e 21 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O espetáculo “White Rabbit, Red Rabbit”, do autor Nassin Soleimanpour (Irã), será apresentado no Teatro do SESC, às 19 horas e 21h30.
 O Graneleiro da Swift recebe, à meia noite, o espetáculo “La Pocha Remix: Psycho-Magic Actions Against Violence”, do La Pocha Nostra (EUA). O público também pode participar da produção “Otra Frecuencia: Áudio Performance de a Dos” (Argentina/Alemanha), a partir das 20 horas, no Espaço de Convivência da Swift.
 Ainda na sexta-feira, serão realizadas três atividades formativas. Segue o workshop “Cartografia Corporal”, de Nathalie Fari, a partir das 13h30, na Oficina Cultural Fred Navarro. O público também pode conferir a exibição do filme “Action in Aya Irini”, no Teatro Municipal Paulo Moura, às 19 horas. O filme é apresentado por Thomas Richards e Mario Biagini, ambos do Workcenter. Depois, às 21h30, será realizado o lançamento do livro “Trabalhar com Grotowski sobre Ações Físicas”, de Thomas Richards, na Swift.
 A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br. A 12ª edição do FIT é uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM.

Campanha de vacinação contra pólio termina amanhã e Fundo Social faz entrega de 252 óculos


Termina nessa sexta-feira (13/7), a campanha de vacinação contra pólio, promovida pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. Até o momento foram imunizadas no município um total de 22.180 crianças menores de cinco anos, o que corresponde a uma cobertura de 92,82%.
 O objetivo é atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde de imunizar pelo menos 95% das 23.896 crianças que se enquadram nos critérios propostos pelo Ministério da Saúde.
 Em Rio Preto, a vacina contra pólio está disponível nas 25 unidades de saúde do município. Para a imunização, pais e responsáveis devem levar a criança até o posto de vacinação mais próximo de sua casa com a caderneta de vacinação ou Manual Crescendo com Saúde, distribuído pela Secretaria de Saúde logo que o bebê nasce.
A vacina não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão, como portadores do vírus HIV ou doenças que debilitam o sistema imunológico como câncer.

Fundo Social faz 
entrega de 252 óculos

 O Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto realizou nesta quinta-feira (12/7), a entrega de 252 óculos à crianças e adultos. O benefício foi entregue por meio do projeto "Olhar Solidário" que atende a população de baixa renda.
 Os óculos foram entregues pelas assistentes sociais Ana Maria Zanetoni e Fabiana Sória, que estiveram representando a presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes. O objetivo do Projeto é atender o maior número possível de rio-pretenses, que necessitam dos óculos, e, consequentemente, melhorar a auto-estima devolvendo dignidade e qualidade de vida o cidadão.
O projeto atende à população de baixa renda, cadastrada no Fundo Social. Para ter direito ao benefício, o cidadão deve passar por um médico do SUS - Sistema Único de Saúde, por avaliação social junto ao Fundo e comprovar residência em Rio Preto.
Os 252 óculos desta quinta-feira, fazem parte da quarta remessa de entregas de 2012. Fundo Social já distribuiu este ano, 709 unidades de óculos. Em 2011, foram entregues cerca de 1500 óculos.
Quem quiser mais informações sobre como participar do Projeto "Olhar Solidário" pode ligar para o Fundo Social no telefone 3214-9010.

Companhia teatral visita alunos das Escolas Viva


Artistas aplaudem artistas. Foi assim que os alunos das Escolas Viva dos bairros Eldorado e Dom Lafaiete e Ponto de Cultura “Viva Cultural” interagiram com a companhia teatral Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, do espetáculo “I am América”. O grupo esteve em visita às Escolas Viva e almoçaram com os alunos, nesta quinta-feira (12/7).
 A visita à ONG e a participação de alunos da comunidade na confecção do cenário da peça teatral foram algumas das solicitações feitas pela Companhia, ao produtor do Grupo no Brasil, Roberto Malta. “O diretor e atores fizeram questão de que uma ONG fizesse o cenário da peça, que os alunos assistissem parte da apresentação do espetáculo e que a companhia pudesse visitar a sede da instituição”, lembra Malta.
 Os estudantes das Escolas Viva não se sentiram inibidos e deram um show de musicalidade e dança, arrancando aplausos e elogios por parte da Companhia Italiana. Os estudantes fizeram apresentaram de percussão e dançaram Axé e Samba. Os alunos mostraram estilo e personalidade, quando o assunto é ritmo e criatividade.
 “Eles são maravilhosos. Ter contato com essa comunidade criativa é o que nos ajuda a fazer o nosso trabalho. Nossa companhia tem profissionalismo, mas sabemos reconhecer quando um grupo se apresenta com competência e genialidade. Essas crianças mostraram riqueza artística”, afirma o diretor da Companhia, Mário Biagini.
 Biagini esteve acompanhado pelos atores Davide Curzio, David Lloyd Bricken, Felicita Mercelli, Itahisa Borges Mendez, Agnieszka Magdalena Kazimierska , Alejandro Tomas Rodriguez e Cinzia Cigna.
 Além dos alunos da Viva, o grupo italiano também vez apresentação musical e conheceram os trabalhos e oficinas realizados dentro das unidades.
 “Contei para toda minha família e amigos que iria conhecer um grupo de teatro internacional. Faço teatro na Viva e adorei conhecer outro idioma”, contou a aluna larissa Silva Brito, de 10 anos.
 Os atores foram recebidos pelas coordenadoras das Escolas Viva, Wagna Mara Pantaleão, Fabiana Sória, a artista plástica e professora Iracelis Matelli Bianchini, a professora de teatro, Gisele Lançoni e funcionários das unidades.

680 motoristas e zeladores da Secretaria da Educação de Rio Preto fazem curso de reciclagem


Cerca de 680 motoristas e zeladores que prestam serviços para a Secretaria de Educação de São José do Rio Preto participam nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13/7, no auditório do Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura (CIECC) de um curso de reciclagem e atualização promovido pela própria Educação, em parceria com a Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança e Works Construção e Serviços Ltda.
 Segundo Maria Cristina Soccio, chefe do departamento de transporte escolar da Secretaria de Educação, são quatro jornadas de capacitação - em cada uma delas, os funcionários têm participado de uma palestra com Carlos Costa, que é diretor do Instituto Mega Star do Brasil, cuja programação aborda a motivação, determinação e comprometimento dos profissionais das áreas em questão e com Pedro Romeiro, coordenador do departamento de educação para o trânsito da Secretaria de Trânsito.
 “O tema da palestra do Romeiro é engenharia de tráfego e suas implicações em nosso município e também foi abordado psicologia do trânsito, por meio de dramatizações e trabalhos em grupos”, afirma Maria Cristina.
 A capacitação, que é realizada semestralmente, tem por objetivo promover a reciclagem dos profissionais em suas áreas de atuação.

56ª edição dos Jogos Regionais do Interior e Rio Preto ganha Escola de Moda do Município


São José do Rio Preto participa a partir de (19/7) da 56ª edição dos Jogos Regionais do Interior, que neste ano será disputado em Penápolis até 28/07.
 A delegação de Rio Preto tem 550 pessoas, sendo 450 atletas, mais técnicos, auxiliares e funcionários de apoio, como médicos e enfermeiros.
 Serão 43 equipes em 22 modalidades: atletismo, atletismo para pessoas com deficiência, basquete, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação para pessoas com deficiência, supino, tae-kwon-do, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, vôlei, vôlei de praia e xadrez e bocha masculinas.
 Rio Preto vai tentar conquistar o décimo segundo campeonato seguido. Os Jogos Regionais são disputados pelas representações municipais do Estado de São Paulo e realizados anualmente pelas Secretarias de Esporte e Lazer e de Educação, em conjunto com os municípios–sede.
 Normalmente, são realizados no mês de julho, para que coincidam com as férias escolares e as escolas possam ser utilizadas como alojamentos ou até como instalações esportivas.
 No 55º Jogos Regionais de 2011, realizado em Jales, São José do Rio Preto sagrou-se campeã pela décima primeira vez consecutiva, fez 387 pontos e ganhou 189 medalhas.

Rio Preto ganha Escola 
de Moda do Município

O prefeito Valdomiro Lopes e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, primeira-dama Eliana Lopes, assinaram na sexta-feira (6/7), convênio com a Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP, para implantação da “Escola de Moda”, em São José do Rio Preto. A assinatura teve a participação do chefe de gabinete do FUSSESP, Alécio da Silva Junior.
O projeto “Escola de Moda” tem como objetivo proporcionar a inclusão social e dar oportunidades no mercado de trabalho à população de baixa renda. A meta é capacitação profissional, habilitando grupos de pessoas para o trabalho autônomo ou vinculado a empresas e cooperativas. “É uma oportunidade de capacitação para geração de renda e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida, bem como a promoção da autonomia, socialização, trabalho em equipe e autovalorização do indivíduo”, ressalta Eliana Lopes.
A Escola de Moda funcionará nas dependência da Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, no jardim Congonhas. No local, já acontece o curso de Formação Profissional em Corte, Costura e Modelagem, do Fundo Social de Solidariedade, com a participação atualmente, de 63 pessoas divididas em quatro turmas.
O FUSSESP entregará ao Fundo Social um kit para a “Escola de Moda” contendo: Máquina de Costura; Reta Industrial Máquina de Costura; Overloque Industrial; Rolo de 100 m de Tricoline Mista cor branca; Rolo de 100 m de Oxford bi- stretch colorido; e, Rolo de 100 m de Oxford bi- stretch colorido.

Paróquia Nossa Senhora do Brasil promove Terço Mariano e Santa Rita realiza Quermesse Julina


A Paróquia Nossa Senhora do Brasil realiza Terço Mariano, no dia 13 de julho, às 20h. O terço é organizado pela JAM – Juventude Ação Mariana.
Local: Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Rua: Manoel Maria de Freitas, 89 – São Deocleciano
Telefone: 3224-5616

Paróquia Santa Rita realiza 
Quermesse Julina 

A Paróquia Santa Rita de Cássia divulga a sua programação do mês de julho.  
Dia 14 de julho acontece a quermesse Julina, no salão Paroquial, logo após a missa das 19h.
Dia 19 de julho será realizado o Bingo Solidário das oficinas de Santa Rita. O evento tem inicio às 15h.
Nos dias 21 e 22 de julho de 2012 tem encontro de jovens na Comunidade Santa Mônica, que fica na rua Abner Gomyde, 206 no Cidade Jardim. 
Paróquia Santa Rita de Cássia
Av. Murchid Homnsi, 2131
Fone: 3227-0534  

A Página da Vida, 12 de julho de 2011

*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 12 de julho de 2010


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 12 de julho de 2009


***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 12 de julho de 2008


**** 

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Centro Social do Estoril apresenta Jeca Fest


O Centro Social do Estoril realiza, de 13 a 15 de julho, o Jeca Fest. O evento, que tem entrada gratuita, contará com apresentações de danças regionais, concurso de duplas sertanejas, além de uma praça de alimentação completa e um parque de diversões com vários brinquedos.
Durante a festa, adultos e crianças serão conduzidos ao universo cultural com workshops e oficinas interativas digitais com a apresentação das origens das danças regionais, além de muitas intervenções artísticas.
Nos palcos, o entretenimento fica por conta do festival de danças típicas como quadrilha, catira, country, fandango, bumba meu boi, dança de salão, entre outras. Cerca de 20 companhias de dança se inscreveram. Dentre elas estão grupos das cidades de Jaci, Icém, Pedranópolis, Paulo de Faria, Neves Paulista, Nipoã, Jaci, Olímpia e São Jose do Rio Preto. As apresentações serão avaliadas por um corpo de jurados composto por sete membros e os classificados se apresentam durante o Arraial do Estoril, em agosto.
A música também será destaque com o concurso de duplas sertanejas. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas até o dia este dia 10 pelo telefone (17) 3216-4926. Os classificados receberão bonificação em dinheiro, sendo R$1,5 mil para o primeiro colocado, R$1 mil para o vice-campeão e R$500 para o terceiro lugar. Haverá ainda shows de encerramento com a Banda Saculejo e as duplas Cleiton Camargo & Ademir e Ed & Carlos. E no sábado e domingo será realizado a Tarde do Samba e Pagode com apresentações dos grupos A Karater, 5 Companheiros, Doce Malicia, Nosso Encontro, Trem das Onze e Samboca.
Manoel Neves Filho, presidente da comissão organizadora, destaca o resgate à tradição e a cultura sertaneja do interior paulista como o principal objetivo da comemoração. “Promover um evento deste porte é importante manter viva na memória das pessoas a história da nossa região e nossa cultura ‘caipira’. É uma oportunidade para resgatar alguns valores e promover a união das famílias, em torno de uma causa nobre: ajudar o próximo”, afirma Mané, que ressalta ainda que o público pode esperar uma grande estrutura nesta edição da festa.
O evento tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com patrocínio Guarani e Skol.
 Centro Social do Estoril
O Centro Social do Estoril é uma entidade filantrópica, que há 41 anos desenvolve atividades com a comunidade de 17 bairros adjacentes. A diretoria é composta por voluntários e todo o trabalho desenvolvido é mantido por meio de doações, parceiras e eventos.

Jeca Fest
13, 14 e 15 de julho
Quadra de esportes do Centro Social do Estoril
 (Rua Argemiro Rodrigues Goulart, 1887 – Parque Estoril)
Ingressos: Entrada gratuita
Realização: Centro Social do Estoril



Espetáculo iraniano é destaque no FIT e alunos da Escola Viva recebem Cia Italiana de Teatro


O FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, seguindo o sucesso da edição passada, recebe pela segunda vez uma produção iraniana em sua programação. O espetáculo “White Rabbit, Red Rabbit”, do autor Nassin Soleimanpour, será apresentado nesta quinta-feira (12/7), no Teatro do SESC, às 19 horas e às 21h30.
 A peça que vem do Oriente Médio discute como os seres humanos são fortemente influenciados por ideias. O autor iraniano, Nassin Soleimanpour, é um jovem de 29 anos e está impedido pelo governo de sair do país de origem, até mesmo a trabalho. Por isso, a cada espetáculo uma surpresa diferente: sem ensaios, nem diretor, a cada apresentação um ator ou atriz recebe, minutos antes, o texto que será encenado.
 Outros dois espetáculos internacionais compõem a grade do dia. No Espaço de Convivência da Swift, a partir das 20 horas, “Otra Frecuencia – Audio Performance de a Dos”, do grupo BiNeural MonoKultur (Argentina/Alemanha). No Graneleiro da Swift, a meia noite, será apresentada a peça “La Pocha Remix: Pysico-Magic Actions Against Violence”, do La Pocha Nostra (EUA).
 O Piso Superior do Terminal Rodoviário recebe o espetáculo “Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso”, do Teatro de Narradores (SP), às 19 horas. Às 16 horas e 19 horas, será apresentado no Graneleiro da Swift, o espetáculo infantil “O Maior Menor Espetáculo da Terra”, do Centro Teatral e Etc e Tal (RJ).
 Além dos espetáculos em espaços fechados, haverá também duas opções nas ruas. A peça “(Ver[]Ter)”, da Cia. Les Commediens Tropicales (SP), se apresenta na Praça Rui Barbosa, às 18 horas. A produção une grafite, videoarte, performance, música, dança e impressionam o público com cenas inesperadas. O outro espetáculo de rua a se apresentar é do grupo paranaense Núcleo Às de Paus, “A Pereira da Tia Miséria”, que será encenado às 15 horas, no Complexo Educacional Núcleo da Esperança Santa Clara.
 Ainda nesta quinta-feira, tem início o workshop “Cartografia Corporal”, ministrado por Nathalie Fari e Michaela Muchina, na Oficina Cultural Fred Navarro. A atividade começa às 13h30 e segue até o dia 14 de julho, no mesmo horário.
 A 12ª edição do FIT é uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

Alunos da Escola Viva
 recebem Cia Italiana de Teatro


Diretor e atores da Companhia Italiana de Teatro Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, que integram o espetáculo “I am América” estarão nesta quinta-feira (12/7), às 12 horas, na Escola Viva do bairro Eldorado. O grupo irá conhecer os trabalhos desenvolvidos pela ONG e pelo Ponto de Cultura Viva Cultural. Os alunos das escolas Viva foram os responsáveis pela confecção do cenário da peça teatral italiana.
 A visita à unidade Viva Eldorado faz parte da programação cultural da companhia italiana. No último domingo (8/7), os 40 alunos das Viva I e II – Dom Lafaiete, que integram o Ponto de Cultura `Viva Cultural’ foram conhecer e conversar com todo elenco do espetáculo “I am America”. O encontro aconteceu na Swift, local em que a companhia se apresentou durante o FIT - Festival Internacional de Teatro de Rio Preto.
 Para o cenário, os alunos construíram 38 caixas, que foram transformadas em uma metrópole, dentro do contexto teatral. Os alunos foram auxiliados pela artista plástica e professora Iracelis Matelli Bianchini, professor de grafitti, Leandro Bellini e a professora de teatro, Gisele Lançoni.

Cursos de qualificação e oficinas culturais e planejamento divulga amanhã IPCs de junho


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego (SMTE) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, SENAC, Instituto da Construção (Dr. Resolve), Projeta Cursos está com vagas abertas para cursos de qualificação profissional e oficinas culturais.
Os interessados devem comparecer no Cisne Juventude - Centro de Inclusão Social Nasce a Esperança para se inscrever é necessário apresentação CPF, RG e comprovante de residência. Cada curso e oficina têm carga horária e vagas diferenciadas, o que será informado no ato da inscrição, vagas limitadas. 
O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento profissional e sociocultural de jovens e adultos, em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio da capacitação e formação profissional, pratica de atividades físicas, esportivas, culturais, lazer e conhecimento do mundo do trabalho. As vagas oferecidas são:

Qualificação profissional:
- Eletricista instalador residencial
- Pedreiro azulejista
- Pintor de Obras
- Instalador Hidráulico
- Auxiliar de Veterinário e Pet Shop
- Acompanhamento de Idosos
- Técnicas de Massoterapia
- Atendentes de Farmácia e Drogarias
- Estética Facial
- Estética Corporal
- Corte/Costura
- Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas

Oficinas culturais:
- Artes Marciais
- Dança Salão
- Dança Moderna
- Violão
- Teclado
- Bateria
- Canto Coral
- Tricô / Crochê / Tear
- Decoupage
- Biscuit
- Pintura Country
- Patchwork

Vagas para oficinas culturais
 e qualificação profissional.
Horário: 8h30 às 17h.
End: R Antonio de Godoy, 3243 – Centro.
Informações: 3218-8041 / 3212-9195 ou 3212-7670


Planejamento divulga
 IPCs de junho

A Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto divulga nesta quinta-feira (12/7), às 10 horas, no 4º andar da Prefeitura, os IPCs -Índice de Preços ao Consumidor Geral e da Terceira Idade referentes ao mês de junho.
 O IPC é medido pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Inovação e Tecnologia, por meio de pesquisas realizadas pelas Faculdades Dom Pedro II e Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
 A pesquisa completa dos IPCs Geral e da Terceira Idade estará disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br), na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, no setor de Estudos Socieconômicos também a partir desta quinta-feira.

Divulgação do IPC 
Data: 12/07/2012 (Quinta-feira)
Horário: 10h 
Local: Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação - 
avenida Alberto Andaló, 3.030 - Centro - 4º andar. 

Amanhã seminário debate resíduos da construção e prefeitura prepara Projeto Hortalimento


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com a Regional São José do Rio Preto do SindusCon-SP, participa nesta quinta-feira (12/07), a partir das 8 horas, no auditório do Senac, do Seminário Resíduos da Construção Civil: Soluções e Oportunidades. O evento visa promover a troca de experiências e incentivar a gestão correta dos resíduos da construção. O encontro, que vai até às 13 horas, pretende reunir gestores de municípios e de órgãos públicos, construtoras e incorporadoras, além do pessoal envolvido no transporte, reciclagem e descarte dos resíduos de construção.
 O primeiro painel vai apresentar as políticas públicas para os resíduos, com palestra de João Luiz Potenza, Diretor do Centro de Projetos da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da SMA. Logo após, Milton Norio Sogabe, da Cetesb, fala sobre licenciamento de aterros inertes. No mesmo painel, André Aranha Campos, coordenador do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp) fala sobre a resolução 307 do CONAMA. O engenheiro César Augusto Passarelli, presidente do Grupo Gestor do Município, fala sobre as ações que Rio Preto tem implantado na gestão dos resíduos da construção.
No segundo painel, a partir das 11h, serão apresentadas e discutidas iniciativas para redução, reutilização e reciclagem de resíduos. Levi Torres, coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, faz a primeira palestra. Carlos Roberto de Luca, Diretor da Associação Brasileira de Drywall, fala na sequencia sobre resíduos de gesso.
Os resíduos de impermeabilização são o tema da apresentação de Eliene Ventura Costa, integrante do Instituto Brasileiro de Impermeabilização. O painel encerra-se com a apresentação do empresário Hilton Hugo da Silva Fabbri, diretor da Hugo Engenharia Ltda que vai apresentar a bem sucedida iniciativa de sua empresa sob o tema gestão de resíduos em canteiro de obras. O moderador dos debates será José Carlos de Lima Bueno, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. O evento é gratuito. Mais informações na secretaria da Diretoria da Regional do SindusCon-SP em Rio Preto, pelo telefone (17) 3226 5626.

Prefeitura prepara 
Projeto Hortalimento 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, firmou convênio para a implantação do Projeto Hortalimento com Governo do Estado.
 O projeto proporciona mecanismos para acesso à alimentação adequada e de elevado valor nutritivo, atuando de forma permanente e sustentável, promovendo o desenvolvimento do município mediante a geração de trabalho e renda.
 O  projeto Hortalimento, prevê a instalação de estufas e aquisição de equipamentos correlatos para o cultivo de hortaliças e plantas aromáticas em hortas hidropônicas. “Ensinaremos aos produtores a cultura hidropônica. Isso vai beneficiar o pequeno produtor e estimula a agricultura familiar”, explica o secretário de Agricultura e abastecimento, Gil Fontes. As estufas serão instaladas na área do viveiro municipal.

Setor Juventude abre inscrições à Corrida de Rua



O Setor Juventude da Diocese de São José do Rio Preto está com as inscrições abertas até o dia 12 de agosto para a corrida de rua “Bote Fé na Vida”, que será realizada no dia 19 de agosto, a partir das 8h30, na pisa de caminhada e ciclovia do Lago III, da Represa Municipal. A participação vale um quilo de alimento não perecível.
Os interessados em participar devem encaminhar a inscrição com os dados pessoais com RG, CPF, data de nascimento, telefone, nome da paróquia e e-mail para o contato setorjuventudes.j.riopreto@hotmail.com
Como premiação haverá a entrega de medalha de participação e camiseta alusiva ao evento. Esta corrida servirá como contagem regressiva faltando um ano para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013. 
Além de dar a largada rumo à JMJ, o evento visa motivar as pessoas a viverem uma experiência de evangelização através do esporte.
Conhecido como "Boté Fé na Vida", o evento é uma iniciativa da Igreja do Brasil e propõe fomentar unidade entra diversas expressões da juventude, além de promover a qualidade de vida e despertar o esporte como canal de prevenção a drogas e promoção de saúde.

Cinco espetáculos internacionais são destaque hoje no FIT – Festival Internacional de Teatro


A programação do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto desta quarta-feira (11/7) está recheada de produções internacionais. São cinco espetáculos, vindos da Itália, Estados Unidos da América, Argentina e Alemanha. Além destes, também serão apresentadas duas peças locais, uma infantil, uma nacional adulto e uma de rua.
A performance “U m z i e h e n”, de Nathalie Fari / Atelier Obra Viva (Alemanha), será apresentada em duas sessões: às 9 horas, na feira livre do bairro Eldorado e às 17 horas, no estacionamento da UPA – Unidade de Pronto Atendimento da Região Norte. Por meio de uma encenação metafórica e não-verbal, o público é convidado a refletir sobre o atual significado de casa e abrigo. Em um espaço, delimitado no chão, a performer explora situações cotidianas, utilizando um objeto dobrável junto a roupa do corpo.
O porão do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebe o espetáculo “The Living Room”, de Focused Research Team in Art as Vehicle of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália), às 19 horas. A performance acontece em um ambiente que retrata uma sala de estar. Neste espetáculo, o público se torna um convidado, devendo levar alguns alimentos como bolachas, torradas, bolos, bebidas, entre outros.
A partir das 20 horas, o espetáculo “Otra Frecuencia: Audio-performance de a Dos”, de BiNeural / MonoKultur (Argentina / Alemanha) começa a ser apresentado no Espaço de Convivência da Swift. Por meio de um aparelho de MP3, o participante transita em uma vivência virtual, com uma missão a cumprir. Para realizar a tarefa, as ações devem ser feitas em conjunto com outro participante, que está em outra frequência de áudio.
Também da Itália, o espetáculo “I am America”, do Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, será apresentado às 21 horas, na Swift – Graneleiro. Baseada na obra de Allen Ginsberg, a performance lança luz sobre nosso lugar e função social, econômica e cultural. Todo o cenário é composto de materiais reutilizáveis que foram confeccionados pelos alunos da Escola Viva.
À meia-noite, o mesmo local recebe “La Pocha Remix: Psycho-Magics Actions Against Violence”, do grupo La Pocha Nostra (EUA). Basicamente performático, o espetáculo apresenta ao público a encarnação dos sonhos e pesadelos dos dias atuais. As pessoas são convidadas a ajudar os performers com seus próprios corpos.
O público também poderá conferir as produções de Rio Preto “A Cor Silva”, da Cia. Cênica e “Kabukiza”, da King Company. A primeira será apresentada no Teatro SESC, às 16 horas e às 19 horas. A segunda, no Teatro Municipal Nelson Castro, às 19 horas e 21 horas. Já o Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI) recebe o espetáculo infantil “Histórias por Telefone”, da Cia. Delas de Teatro (SP), às 16 horas e às 19 horas. Todas essas apresentações são gratuitas, com retirada de ingresso com uma hora de antecedência.
O espetáculo nacional adulto “Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso”, do Teatro de Narradores (SP), será encenado no Terminal Rodoviário, às 19 horas. Antes, às 15 horas, será apresentado o espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”, do Núcleo Às de Paus (PR), no Complexo Educacional Núcleo da Esperança Alvorada / Bela Vista.
A 12ª edição do FIT vai até o dia 14 de julho. É uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

A Página da Vida, 11 de julho de 2011






Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 11 de julho de 2010


 *

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 11 de julho de 2009


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 11 de julho de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Selo e carimbo marcam os 130 anos de Tanabi


Os Correios lançam, nesta quarta-feira (11), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 130 anos da cidade de Tanabi (SP). 
O evento acontece às 20h, no Auditório Paroquial Nossa Senhora da Conceição, Rua José Siriane, 579 - Centro, em Tanabi.
O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa do prefeito municipal de Tanabi, José Francisco de Mattos Neto, que solicitou aos Correios  a confecção do selo personalizado  e do carimbo comemorativo alusivos às comemorações da cidade. 
O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.

Sobre o Selo


A peça, que marca os 130 anos de Tanabi, é composta por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, o selo estampa uma foto noturna do Parque Ecoturístico Jamil Salomão. Na parte superior, do lado esquerdo, a bandeira do município. Completam o conjunto visual os dizeres: Tanabi – São Paulo – Brasil – 1882 – 2012 – 130 anos.  
Foram produzidos 1.212 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências da prefeitura. 

Sobre o Carimbo 

O carimbo comemorativo, de autoria do design Everaldo Machado, apresenta ao centro e nas laterais, a imagem de uma borboleta, origem do nome da cidade Tanabi (tupi), significa Rio das Borboletas, apesar de não existir nenhum rio perto da cidade. Acima, 1882 – 2012, em alusão aos 130 anos comemorados. Abaixo, 130 anos. Ao redor, em círculo, os dizeres: ANIVERSÁRIO DE TANABI Correios – Tanabi – SP – 11.7 a 9.8.2012 (referente ao período de circulação do carimbo). 
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Tanabi (Rua Barão do Rio Branco, 331 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

HISTÓRIA

4 de julho de 1882. No local onde está assentada a praça Stélio Machado Loureiro, antes cognominada “24 de outubro”, e em cujo centro se localiza atualmente a Rodoviária, o terreno fora convenientemente mondado e da clareira aberta na jungle em volta, divulgava-se, ao fundo a choça coberta de colmo onde Joaquim Francisco de Andrade (Joaquim Chico), remanescente da tribo dos Caiapós, provindo dos confins do Viradouro, comerciava produtos da terra e mercadorias que trazia de longe. Junto à confluência do Jataí e do Mangue, ou Bacuri, repontavam, aqui e acolá, raras choupanas onde viviam pacatos roceiros. Estes, confabulando entre si, concluíram, por mútuo assentimento, fundar um povoado; logo a seguir, confiaram a mestre Bento Perez de Souza, um carapina de truz, a incumbência de lavrar o madeiro roliço e transformá-lo em símbolo de suas aspirações religiosas, o qual foi, para todos os efeitos, considerado marco de fundação. Na data epigrafada, num meio dia estival, lá estavam os moradores reunidos e irmanados por um só desejo – conduzir em procissão o pesado lenho de rija aroeira, pau que dura eternamente.
Feito isto, postaram-no, para descanso, ao lado de profunda escavação recém aberta na terra vermelha e dadivosa. Homens, mulheres e crianças engalanadas em sua roupagem caipira de “ver Deus”, como afirmam em sua linguagem pitoresca, aguardam, no local, a cerimônia da subida de cruz. Entre vivas e rojões, salvas de garrucha e gritos de alegria é alçado o majestoso cruzeiro que, paulatinamente, toma posição vertical; seus braços sagrados, onde se divisam os instrumentos de suplício, a recordar a divina imolação, proclamam altissonantes que na zona pioneira do Estado mais uma citânia surgia, citânia que desde então batizaram com o expressivo topônimo “Jataí”.
Logo após, junto ao emblema da fé, num altar improvisado, todo enfeitado de flores silvestres, ajoelharam-se todos, contritos e piedosos, como convém às almas simples, a rezar o terço tradicional do interior brasileiro. E a tradição guardou o nome dos que tomaram parte nesse ato de fé e civismo: o Alferes Polenice Celeri, Leonildo Bataglia, João Barboza do Amaral, Hilário de Souza Rozendo, Agostinho Pereira, Manuel Francisco de Silva, Joaquim Euzébio, Joaquim Francisco de Andrade (Joaquim Chico, considerado o fundador), alem do artista anônimo, que a golpes de enxó, lavrou o rijo cerne, transformando-o em objeto de culto e de veneração.
Erguida a cruz, roçado o mato em torno, cuidaram logo os moradores do Jataí de construir uma igrejola em homenagem à padroeira escolhida – Nossa Senhora da Conceição. E foi essa rústica ermida de palha que deu o nome ao lugar então conhecido por “Capela do Jataí” e que, nove anos mais tarde, em 1891, foi substituída pela igreja feita de tijolos e telha vã, demolida em 1932/33. (Fonte: www.tanabi.sp.gov.br).