Eletroterapia, termoterapia, fototerapia e cinesioterapia são alguns dos tratamentos que serão oferecidos a partir desta terça-feira (10/7), pelo Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR), novo serviço disponibilizado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse, o município passa a ter duas unidades de reabilitação física – uma para média complexidade, a nova e outra para alta complexidade.
Pioneiro na região, o núcleo, segundo a coordenadora de reabilitação física da Secretaria de Saúde, Neuseli Lamari, tem como objetivo atender a pacientes de média complexidade com afecções como lombalgias (dores na coluna), reeducação postural e recuperação pós-fraturas, por exemplo.
“Essa unidade atenderá a maior demanda que ocorre em saúde física, ou seja, afecções músculo-esqueléticas, tais como dor e alterações funcionais no ombro, cotovelo, mão, quadril, joelho e pé; pós-fraturas para recuperação das funções perdidas, reeducação postural, com ênfase na saúde do trabalhador”, ressalta.
Formada por cinco fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional, a equipe do Núcleo vai oferecer à população todo o tratamento fisioterápico em dois salões com aparelhos específicos para reabilitação e sete consultórios individuais. “O objetivo desse tipo de tratamento é restaurar as funções físicas de cada paciente”, afirma a Neuseli.
Para ser atendido no Núcleo Integrado de Reabilitação, o usuário SUS deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, marcar consulta com o clínico geral e após avaliação física, se necessário, o paciente será encaminhamento para o atendimento especializado.
O Núcleo Integrado de Reabilitação está localizado na avenida Domingos Falavina, 1470, no Jardim Marajó. O novo serviço tem capacidade para 200 atendimentos por dia.
Alta complexidade
Em outra frente, para atendimento de sequelas neurológicas, amputações, pós cirúrgicos imediatos, fraturas e dispensação de órteses e próteses, o município dispõe do Núcleo de Reabilitação Física que, a partir desta terça-feira, atende em novo endereço – agora o serviço está localizado na avenida Danilo Galleazi, 1891, no Jardim do Bosque II.
NOTA À IMPRENSA – Gripe
10/07/2012
Foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz um novo caso de Influenza A (H1N1) e três de gripe sazonal (comum) em Rio Preto, conforme discriminação abaixo:
H1N1
- 1 homem, 60 anos, hipertenso, internou em 8/7 na Santa Casa e permanece internado em isolamento.
Com o novo caso, ao todo, do início do ano até o momento, foram registrados 35 casos de H1N1 no município, sendo que em dois desses casos os pacientes foram a óbito.
Sazonal
- 1 criança, do sexo masculino, 1 ano, passou em atendimento pela Upa Central e não chegou a ser internada
- 1 criança, do sexo masculino, 8 anos, passou em atendimento pela Upa Central e não chegou a ser internada
- 1 mulher, 14 anos, chegou a ser internada, mas teve alta em 2/7.
Com os novos casos, são 14 casos de gripe sazonal desde o início do ano.
Departamento de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto
Nenhum comentário:
Postar um comentário