sexta-feira, 13 de julho de 2012

FIT chega ao fim com produções de vários países


No último dia do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, sábado (14/7), o público tem 9 opções diferentes para curtir o evento, com temáticas variadas de produções vindas da Argentina, Irã, Alemanha, Estados Unidos, Polônia e dos estados brasileiros Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Neste décimo primeiro dia de Festival, nove locais diferentes do município servirão de palco para as apresentações, entre teatros, espaços fechados e ruas.
 O espetáculo de rua “A Pereira da Tia Miséria”, do Núcleo Às de Paus (PR), abre as apresentações do dia, às 17 horas, na Praça da Paróquia São Sebastião, no Distrito de Talhado. Com pernas de pau e figurino de materiais recicláveis, a peça discute a fome, a miséria e a morte, transformando-as em personagens.
 No Centro Regional de Eventos será encenada a peça “(ver[]ter)”, da Cia. Les Commediens Tropicales (SP), às 18 horas. A criação cênica de caráter intervencionista, dialoga com o silêncio das imagens expostas em excesso no cotidiano de uma metrópole. O elenco propõe criar novos olhares e sentidos para as velhas histórias.
 Também às 18 horas, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebe o espetáculo argentino “Mi Vida Después”, da Lola Arias. Na peça, seis atores reconstroem a juventude de seus pais a partir de objetos usados e recordações. O espetáculo será reapresentado no mesmo local às 21 horas.
 O espetáculo iraniano “White Rabbit, Red Rabbit”, de Nassin Soleimanpour, será encenado às 19 horas no Teatro SESC. Quem participa desta primeira sessão é o ator Márcio Castro, que recebe o texto somente na hora que entra no palco. O espetáculo é uma alegoria à imagem do coelho, em dois diferentes momentos: o primeiro cita a convivência entre coelhos e ursos, o segundo, a separação entre os brancos e os vermelhos. A cada sessão, um ator diferente encena o espetáculo. Às 21h30, é a vez de Michele Navarro subir ao palco.
 O espetáculo “Deus é um DJ”, de Marcelo Rubens Paiva (RJ), será apresentado às 19 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro. A peça mostra um jovem casal de artistas multimídia que é convidado a morar numa galeria de arte e viver cercados por câmeras, transformando suas próprias vidas em produtos comerciais. Veiculam imagens na internet e trabalham profissionalmente em um ousado projeto de revolucionar o mundo por meio da obra audiovisual.
 No mesmo horário, será apresentado o espetáculo local “Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra”, da Cia. Fábrica de Sonhos, no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI). A peça conta a história dos irmãos Lando, criados em uma família de palhaços. O espetáculo será reapresentado às 21 horas, no mesmo local. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
 A partir das 20 horas, o público pode participar do “Otra Frecuencia – Audio-performance de a Dos”, do BiNeural MonoKultur (Argentina/Alemanha), no Espaço de Convivência da Swift. Por meio de um aparelho de MP3, os participantes transitam por vivências virtuais, com uma missão a cumprir.
 No Graneleiro da Swift, às 21 horas, será encenada a performance “La Pocha Remix: Psycho-Magic Actions Against Violence”, do La Pocha Nostra (EUA), uma criação híbrida que une, simultaneamente, o diálogo entre os atos artísticos e as imagens.
 Atividades Formativas
 O último dia do FIT também é voltado para as atividades formativas. A partir das 14 horas, em frente ao prédio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa, os participantes entram no ônibus da “Galeria Itinerante”. Comandados por Guto Silva, é realizado um passeio itinerante pelos grafites do município.
 No Teatro SESC, às 15 horas, será realizada uma videoconferência com o iraniano Nassin Soleimanpour, autor da peça “White Rabbit, Red Rabbit”. Mediada por Patrícia Ceschi, produtora do espetáculo, os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho do autor, discutir a obra e fazer perguntas.
 Encerramento
 Repleto de efeitos especiais, o espetáculo polonês “Macbeth – Who is that Bloodied Man?”, do Teatr Biuro Prodózy, encerra a 12ª edição do FIT. A peça será encenada às 23 horas, em frente da Swift. Ao todo, são cinco toneladas de cenário, que conta com pernas de pau, troncos de madeira, crânios e até motocicletas. A montagem se aproxima a um cenário de ficção científica.
 A trama de Shakespeare, adaptada por Pawel Szkotak, conta a história de Macbeth e sua esposa, que ambiciosos por poder e riqueza, tramam um plano para destronar o rei e tomar seu lugar. Entre assassinatos, guerras e previsões de bruxas, o personagem consegue seu tão sonhado trono, porém o destino lhe reserva algumas surpresas.
 O FIT é uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

Nenhum comentário: