domingo, 8 de julho de 2012

Festa de Castores espera reunir 40 mil pessoas


 A 103ª edição da Festa dos Castores, comemorada no dia 6 de agosto, deve atrair 40 mil pessoas ao Santuário de Bom Jesus dos Castores, localizado no distrito de mesmo nome, em Onda Verde. O padre Alexandre Ferreira dos Santos lançou essa semana a programação completa da festa.
Além da programação religiosa, a festa dos Castores inclui quermesse, leilão, batizados e cavalgada. O tema da festa dos Castores este ano é "Eucaristia: fonte de vida, saúde e missão". 
Mobilização 
O padre Alexandre Ferreira dos Santos, reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus, afirma que toda a cidade de Onda Verde, onde fica Castores, se mobiliza para a festa. “São cerca de seis mil habitantes, que preparam tudo e participam de todos os momentos.” 
Do dia 28 de julho ao dia 5 de agosto, é realizada diariamente uma novena para o Senhor Bom Jesus, que conta com a presença de grande parte da comunidade. “Nos dez dias entre a novena e a festa, passam por aqui entre 70 e 80 mil pessoas”, afirma o padre. 

Visões iniciaram devoção 

A história de Senhor Bom Jesus dos Castores começa por volta de 1900, quando Tomé Correia de Paiva teve visões da imagem do Senhor Bom Jesus envolta por luz. “Esse senhor, que era dono da fazenda onde fica o santuário, tinha uma imagem do Senhor Bom Jesus em um altar em casa, e teve visões dessa imagem envolta em muita luz. Ele interpretou aquilo como um sinal de Deus, mas não sabia para que”, conta o padre Alexandre Ferreira dos Santos, reitor do santuário. Na mesma época, uma imagem de madeira do Senhor Bom Jesus foi encontrada no córrego Castores. “Com isso, eles entenderam que realmente era um sinal de Deus e começaram a fazer novenas e construir uma pequena capela.” 
As histórias das graças alcançadas pelas novenas se espalharam pela região. “Essas novenas conseguiam diversas graças. As pessoas começaram a vir e conseguir graças também. A novena ganhou mais força e as pessoas começaram a vir da região a pé, de várias cidadezinhas”, conta o padre. Em 1909, começou oficialmente a peregrinação até Bom Jesus dos Castores. Depois de 94 anos recebendo romeiros, a capela foi elevada a santuário e nos dias de hoje recebe a visita de 40 mil fiéis todo dia 6 de agosto.

Nenhum comentário: