O Procon Rio Preto orienta correntistas de bancos a ler atentamente o extrato bancário periodicamente a fim de evitar serem surpreendidos com cobranças indevidas por parte das agências bancárias. O órgão de defesa do consumidor também alerta a importância de se conhecer o pacote de serviços essenciais que os bancos são obrigados a ofertar.
Em todo o Estado de São Paulo, a Fundação Procon recebeu no primeiro semestre de 2012, um total de 5.985 reclamações do gênero, no município, no último mês de maio, assuntos financeiros corresponderam a 27,74% das reclamações recebidas pelo órgão.
O diretor do Procon Rio Preto, Jean Dornelas, orienta ao optar pelo pacote de serviços essenciais no banco em que possui , o correntista tem direito a receber dois extratos gratuitos com a movimentação dos últimos 30 dias. “É bom conferir atentamente esses extratos para saber o que está sendo debitado”, alerta.
Também deve ser gratuito ao correntista, conforme a resolução 3.919, cartão com função débito, realização de até quatro saques por mês, em guichê de caixa e duas transferências bancárias entre contas na própria instituição, dez folhas de cheques por mês e compensação dos mesmos.
“Se a pessoa movimenta pouco a conta, deve analisar a contratação de outros pacotes oferecidos pelo banco, o que pode gerar um débito desnecessário”, orienta Dornelas.
O Procon Rio Preto orienta que todo correntista tem direito ao pacote de serviços essenciais, que não ter qualquer custo. “Se a pessoa tiver dificuldades ou encontrar resistência do banco para aquisição desse tipo de plano, pode denunciar o caso ao Banco Central e ao órgão de defesa do consumidor de sua cidade”, ressalta Jean.
Em Rio Preto, o órgão atende a reclamações de consumidores no Poupa Tempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário