sábado, 6 de novembro de 2010

Selos postais sobre a importância dos morcegos


Esta emissão de selos postais que os Correios emitiram no último dia 30 de outubro na cidade de São Paulo (SP), destaca a importância dos morcegos na natureza, relativa às famílias que ocorrem no Brasil, assim como a necessidade de preservar os seus ecossistemas.
Os selos mostram quatro espécies de morcegos que ocorrem no Brasil: Artibeus gnomus, Platyrrhinus helleri, Lonchophylla dekeyseri (morceguinho-do-cerrado) típica desse bioma brasileiro, e Lonchorhina aurita (morcego nariz-de-lança). São apresentadas com as características que lhes são inerentes, em seus ambientes naturais. Na elaboração das imagens, foi utilizada a técnica de fotografia de autoria dos fotógrafos Maricélio de Medeiros e Edvard Magalhães. A arte final da folha de selos é da artista Míriam Guimarães, funcionária do DEFIP – Departamento de Filatelia e Produtos da ECT.
Foram emitidos 900 mil selos, com valor facial de R$ 2,00 e podem ser adquiridos nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


HISTÓRICO:
A ordem Chiroptera é representada pelos morcegos que possuem as mãos (chiro) transformadas em asas (ptero), sendo os únicos mamíferos aptos a um voo verdadeiro. Existem mais de 1.100 espécies de morcegos no mundo, e o Brasil está representado por cerca de 167 espécies, distribuídas em nove Famílias: Emballonuridae, Noctilionidae, Mormoopidae, Thyropteridae, Furipteridae, Natalidae, Phyllostomidae (esta contém cerca de 90 espécies), Vespertilionidae e Molossidae. As espécies: Artibeus gnomus, Platyrrhinus helleri, Lonchophylla dekeyseri e Lonchorhina aurita foram contempladas nesta emissão.
A espécie Artibeus gnomus pertence à Família Phyllostomidae/Subfamília Stenodermatinae, sendo endêmica na América do Sul, registrada no Equador, Peru, Bolívia, Venezuela, Guianas e no Brasil. Morcego pouco conhecido, porém, como os demais integrantes dessa Subfamília, é um consumidor de frutas. Geralmente, abriga-se em folhas, transformando-as em tendas ao mastigá-las próximo à nervura principal. Possui pelagem castanho-clara, com o ventre mais claro, e listras faciais, se destacando pela cor amarelada das orelhas, tragos (saliência cartilaginosa do meato auditivo externo) e da folha nasal. Seu status de conservação, pela União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN (2008), é de baixo risco.
Outra espécie que integra essa mesma Família e Subfamília é o morcego Platyrrhinus helleri. Sua distribuição é do México à América do Sul – Peru, Bolívia, Guianas e Brasil, onde só não foi registrado na região sul. É um frugívoro (consumidor de frutos/vegetais) de copa, especialista na ingestão de figos silvestres, apesar de consumir outros frutos e até insetos. Abriga-se, principalmente, em folhagens, possuindo coloração do pardo ao bege e listras faciais e dorsais brancas ou creme claras. A espécie é considerada de baixo risco à extinção (IUCN, 2008).
A espécie Lonchophylla dekeyseri (Phyllostomidae: Lonchophyllinae), é popularmente conhecida como morceguinho-do-cerrado. Típica do Distrito Federal, já foi registrada, também, nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí e Tocantins. É um morcego nectarívoro (consumidor de néctar) que também consome pólen, frutos e insetos. Seu abrigo preferencial são cavernas de formação calcária, onde forma pequenas colônias. Possui pelagem marrom-avermelhada, com ventre mais claro, o focinho longo, e a língua comprida com tufos na ponta, o que auxilia na coleta do néctar. É considerado um dos morcegos mais ameaçados do Brasil, por ser espécie exclusiva do Cerrado, bioma extremamente ameaçado pela rápida degradação ambiental, sendo uma das cinco espécies de morcegos listadas no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
Existe, ainda, o morcego nariz-de-lança Lonchorhina aurita (Phyllostomidae: Phyllostominae). Encontrado do México à Bolívia. No Brasil, ocorre em todos os biomas. Sua dieta é exclusivamente insetívora (consumidor de insetos), tendo preferência por cavernas como abrigo. São fáceis de serem reconhecidos pelas orelhas, tragos e folha nasal extremamente desenvolvidos. É considerada de baixo risco à extinção (IUCN, 2008).
Apenas três espécies de morcegos se alimentam de sangue, e cerca de 70% são insetívoras. As demais ingerem frutas, néctar, pólen, folhas e há, ainda, os carnívoros que consomem pequenos vertebrados, como anfíbios, roedores, marsupiais, e, inclusive, morcegos de outras espécies. São extremamente importantes ao equilíbrio ecológico, pois, prestam vários serviços ambientais, como polinização, dispersão de propágulos vegetais e controle de insetos. Protegendo os morcegos e os outros animais silvestres, estaremos garantindo um futuro ecologicamente equilibrado.


Miguel Reale o formulador da Teoria Tridimensional do Direito e ideólogo da Ação Integralista Brasileira



Miguel Reale (São Bento do Sapucaí, 6 de novembro de 1910 — São Paulo, 14 de abril de 2006) foi um filósofo, jurista, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, educador e poeta brasileiro e um dos líderes do integralismo no Brasil. Foi Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ex-Reitor da Universidade de São Paulo.É pai do também jurista Miguel Reale Júnior. Conhecido como formulador da Teoria Tridimensional do Direito, na qual os elementos da tríade fato, valor e norma jurídica compõem o conceito de Direito. Em linhas muito simples, todo fato (acontecimento, ação) possui um valor (aspecto axiológico) e para tal uma determinada norma jurídica. Autor, entre outros, de Filosofia do Direito e de Lições Preliminares do Direito, obras clássicas do pensamento filosófico-jurídico brasileiro. Filho do médico italiano Brás Reale e de Felicidade da Rosa Góis Chiaradia, ocupou a cadeira 14 da Academia Brasileira de Letras desde 16 de janeiro de 1975. Foi um dos ideólogos da Ação Integralista Brasileira. Em 1969, foi nomeado pelo presidente Artur da Costa e Silva para a “Comissão de Alto Nível”, incumbida de rever a Constituição de 1967. Resultou desse trabalho parte do texto da Emenda Constitucional nº 1, de 17 de outubro de 1969, que consolidou o Regime Militar no Brasil. Foi supervisor da comissão elaboradora do Código Civil brasileiro de 2002, cujo projeto foi posteriormente sancionado pelo presidente da República Fernando Henrique Cardoso, tornando-se a Lei nº 10.406 de 2002, novo Código Civil, que entrou em vigor em 10 de janeiro de 2003. Participou de diversas conferências de Filosofia e de Direito no Brasil inteiro e no exterior. Na coluna quinzenal no jornal O Estado de S. Paulo tratou de questões filosóficas, jurídicas, políticas e sociais da atualidade. Co-fundador do Instituto de Filosofia Brasileira de Lisboa, Portugal. Organizador de sete Congressos Brasileiros de Filosofia (1950 a 2002) e do VIII Congresso Interamericano de Filosofia (Brasília, 1972). Relator especial nos XII, XIII e XIV Congressos Internacionais de Filosofia (Veneza, 1958, Cidade do México, 1963, e Viena, 1968). Conferencista especialmente convidado pelo XVI Congresso Internacional (Düsseldorf, Alemanha, 1978) e XVIII (Brighton, Reino Unido, 1988). Organizador e presidente do II Congresso Brasileiro de Filosofia Jurídica e Social (São Paulo, 1986) e dos III e IV Congressos (João Pessoa, Paraíba, 1988/1990).
Cronologia
1932 - Inaugura, ao lado de Plínio Salgado, a Ação Integralista Brasileira, movimento cultural a princípio, mas que se tornaria político, sendo um de seus principais dirigentes. /// 1934 - Bacharela-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. No mesmo ano publica o primeiro livro, O Estado Moderno. /// 1940 - Lança sua tese Fundamentos do Direito (1940), onde monta as bases da sua versão daTeoria Tridimensional do Direito, que se tornaria internacionalmente conhecida. /// 1941 - Obtém grau de Doutor em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tornando-se catedrático de Filosofia do Direito, em face de concurso realizado em setembro de 1940. /// 1942-1944 - Membro do Conselho Administrativo do Estado. /// 1947 - Secretário da Justiça do Estado de São Paulo. Cria a primeira Assessoria Técnico-Legislativa do Brasil. /// 1949 - Nomeado Reitor da Universidade de São Paulo. Instala os primeiros Institutos Oficiais de Ensino Superior no Interior do Estado de São Paulo. /// 1949 - Funda o Instituto Brasileiro de Filosofia, o qual presidiu até sua morte em 2006. /// 1951 - Chefia a Delegação Brasileira junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra. Consegue que prevaleça o ponto de vista do Brasil acerca do salário mínimo nas plantações. /// 1953 - Publica o tratado Filosofia do Direito, depois traduzido para o italiano por Luigi Bogolini. /// 1954 - Funda a Sociedade Interamericana de Filosofia, da qual foi duas vezes presidente. /// 1957/1959/1961 - Chefia a Delegação Brasileira aos Congressos Interamericanos de Filosofia realizados em Santiago (Chile), Washington (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina), respectivamente, das quais foi vice-presidente. /// 1963 - Novamente nomeado Secretário da Justiça do Estado de São Paulo. /// 1967 - Eleito Vice-Presidente do Congresso Interamericano de Filosofia realizado em Quebec (Canadá), em 1967. /// 1969 - Nomeado pelo Presidente da República Artur da Costa e Silva para a Comissão de Alto Nível revisora da Constituição brasileira de 1967. Desse trabalho resulta, em parte, o texto da Emenda Constitucional número 1 à Constituição de 1967. /// 1972 - Presidente do VIII Congresso Interamericano de Filosofia, ocorrido em Brasília (DF) em 1972. /// Participa da elaboração do tratado e documentos relativos à criação da Itaipu Binacional, tornando-a sua estrutura de empresa internacional. /// 1969-1973 - Novamente, Reitor da USP. Implanta a Reforma Universitária. Proporciona estrutura definitiva aos campi da Capital e do Interior, com edifícios de área superior a 200.000 m² /// 1974-89 - Torna-se membro do Conselho Federal de Cultura. /// 1975 - Eleito para a cadeira 14 da Academia Brasileira de Letras /// 1996 - Pensamento de Miguel Reale debatido no Colóquio Tobias Barreto (Portugal - Porto e Viana do Castelo). /// 1999 - Pensamento de Miguel Reale debatido no I Colóquio Luso-Brasileiro de Pesquisa Filosófica, no Rio de Janeiro (RJ). /// 1998 - Profere palestras sobre o Projeto de Código Civil e o Novo Código Civil em todo o País. /// 2003 - Novo Código Civil Brasileiro entra em vigor. Miguel Reale é considerado o Pai deste código. /// 2006 - Morre devido a um enfarte do miocárdio enquanto dormia. Foi velado em sua casa e sepultado no Cemitério São Paulo.

Audiência Pública para discutir Projeto Básico do Sistema de Transporte Coletivo Urbano


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, realiza no dia 23 de novembro, na sala 1 da Swift, audiência pública para apresentação e debate do Projeto Básico do Sistema de Transporte Coletivo Urbano. O evento, que é aberto para a comunidade, será apresentado nos termos do art. 39, da Lei Federal 8666/93. A audiência consistirá na apresentação do Projeto Básico para a licitação da delegação, mediante concessão, do sistema de transporte coletivo urbano do município de São José do Rio Preto. Entidades de classe, instituições e órgãos municipais, estaduais e federais estão convidados a participar. A inscrição para o debate terá início às 18h30 do dia da audiência e obedecerá a ordem de chegada dos interessados, sendo assegurado direito de manifestação a todas as entidades e segmentos atingidos diretamente pela matéria em discussão. A audiência vai começar às 19 horas. Após a exposição, serão abertos os debates para discussão de todos os aspectos do projeto. Os documentos que compõem o Projeto Básico do Sistema de Transporte Coletivo Urbano do Município de Rio Preto estarão à disposição dos interessados para consulta e cópia na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança a partir desta segunda-feira (8/11), nos dias úteis, em horário comercial. 

Swift
Avenida Duque de Caxias, s/n.°
Em frente à Represa Municipal, Lago 1
Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança
Avenida Alfredo Folchini, 1.734 – Estância Joquei Clube

Espetáculo do " Projeto Viva" ganha sete prêmios na 4ª Jornada Estudantil de Teatro


Espetáculo e alunos do “Projeto Viva” foram premiados na 4ª Jornada Estudantil de Teatro, promovida pela Associart -Associação dos Artistas, Técnicos, Produtores e Gestores da Cultura de São José do Rio Preto, realizada entre os dias 25 e 30 de outubro, no Teatro Municipal Nelson Castro. Ao todo, o espetáculo “Pluft, o Fantasminha”, direção de Gisele Lançoni, levou para casa sete prêmios. “Pluft, o Fantasminha” ficou na segunda colocação de melhor espetáculo, além de ter levado o prêmio especial intitulado “Fizemos o maior sucesso”. O integrante Lucas Tibaldi ganhou como melhor ator; Rafael Cláudio, ator revelação; Kauê Oliveira, melhor sonoplastia; e Alexandre Pedroso, melhor adaptação de texto. O espetáculo também ganhou em melhor figurino. Cerca de 80 pessoas estão envolvidas no projeto de concepção do espetáculo. Em cena, 35 pessoas, de 9 a 48 anos. Para Alexandre Pedroso, coordenador do “Viva”, as premiações motivam os alunos a se empenharem cada vez mais na arte. “Este é o nosso primeiro espetáculo e já conseguiu sete premiações. Todos estão muito entusiasmados”, comenta. O espetáculo “Pluft, o Fantasminha” volta a ser encenado entre os dias 22 e 25 de novembro, no Centro de Educação, Cultura e Artes – Swift.

A Página da Vida dia 6 mês de novembro de 2009


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 6 mês de novembro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato. 

Maria Silva Lisboa e lançamento de 59 rosas no rio





sexta-feira, 5 de novembro de 2010

João Silva Lisboa em "ERAM 59"




Faço hoje um modesto registro do aniversário de João Silva Lisboa que se estivesse entre nós JOÃOZINHO faria hoje 68 anos e fez no último dia 24 de agosto 50 anos da tragédia que ocorreu nas águas e ponte do Rio Turvo.
Saiba mais sobre esta tragédia que modificou os corações e também os destinos de nossa cidade dando um clique em cima do título abaixo

Nelson Castro e o vasto registro no livro ERAM 59

Alunos da Universidade Aberta do Brasil apresentam projeto de conclusão de pós-graduação


Alunos do curso de pós-graduação de “Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (NTEM)” e “Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (PIGEAD)”, de Polos da UAB – Universidade Aberta do Brasil de São José do Rio Preto, Votorantim e Guaíra farão neste sábado (6/11) apresentação do trabalho final do curso. As apresentações acontecem a partir das 9 horas, no prédio da Secretaria de Educação. De acordo com a coordenadora do Polo UAB de São José do Rio Preto, Sueli Petronilia Amancio Costa, 65 alunos estarão concluindo os cursos de pós-graduação que tiveram início em 2008. Farão parte da banca de avaliação o professor-doutor Paulo Trales, coordenador do curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática – UFF, presidente da Comissão Permanente de Pessoal da UFF, avaliador da CAPES e doutor em Matemática pela PUC/RJ. Também estarão presentes a Professora-doutora Sulimá Pimentel, doutora em Equações Diferenciais pela UFRJ; professor-doutor Flávio Alves, doutor em Engenharia Elétrica pela UFRJ; e Professor-mestre Simone Bacellar, doutoranda em Letras pela UFF. Os Polos de Rio Preto, Votorantim e Guaíra têm como instituições de ensino superior parceiras a Universidade Federal Fluminense/RJ – Cursos de Pós-Graduação Lato-sensu NTEM e PIGEAD; Universidade Federal de São João Del Rei/MG - Cursos de Pós-graduação Lato-sensu: Práticas de Letramento e Alfabetização; Educação Empreendedora; Matemática; UNESP Bauru – Curso de Educação para Diversidade e Cidadania (Aperfeiçoamento); e UNESP Rio Claro – Curso de Gênero e Diversidade na Escola (Aperfeiçoamento).

Conclusão do Curso de Pós-graduação
Dia: 6/11, sábado
Local: Polo de Apoio Presencial da UAB de 
São José do Rio Preto - rua General Glicério, 3.947
 (prédio compartilhado com a SME)
Horários: 9h às 12h e 14h às 17h

Banco de Leite Humano precisa de mães doadoras


O Banco de Leite Humano, administrado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto em parceria com a Unimed e o Rotary Club Novo Cinquentenário, necessita urgentemente de mães doadoras. O estoque, que atende dois hospitais, está com apenas 7 litros. Segundo a gerente do Banco de Leite, Silva Aparecida Alves, somente 25 mães têm doado leite regularmente. O leite doado é disponibilizado para bebês prematuros, de baixo peso, que não sugam, portadores de imunodeficiência, com problemas no aparelho digestivo ou quando a mãe, por algum problema de saúde, não pode amamentar o filho, sempre sob prescrição médica ou de nutricionista. Pode ser doadora toda mulher que esteja amamentando, tenha leite excedente e esteja em boas condições de saúde. Para o cadastro são solicitados exames como específicos para HIV, sífilis e hepatite B e C. Após a avaliação, as mães são orientadas sobre como proceder a ordenha do leite. A coleta pode ser realizada tanto no Banco de Leite como na casa da doadora, conforme orientações recebidas. “Após a coleta, os frascos devem ser armazenados no congelador. Temos uma viatura que, semanalmente, busca o leite na casa das doadoras”, afirma a gerente. Depois de coletado, o leite é submetido a exames específicos, valor calórico e acidez. Após as análises, o produto é pasteurizado no próprio Banco, amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para exame bacteriológico e, somente após os resultados, o leite é liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses. 

O Banco de Leite Humano de Rio Preto
está localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, 
no Jardim Aeroporto. 
De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das
7 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 14 horas. 
O telefone para informações é o (17) 3214-3422.

Distrito de Talhado recebe neste sábado às 14 horas plenária da juventude do Orçamento Participativo


Neste sábado (6/11), tem plenária da juventude no Distrito de Talhado. O encontro será às 14 horas, na Escola Professor-doutor João Deoclécio da Silva Ramos. Entre os temas a serem debatidos estão: saúde, meio ambiente, esporte, cultura, lazer e trabalho e emprego. O Orçamento Participativo é coordenado pela Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia. Por meio dele, o morador pode opinar sobre como e onde investir os recursos dos municípios, quer seja em obras ou em programas e projetos. “O OP é um canal aberto pela Prefeitura de São José do Rio Preto para que o cidadão participe ativamente da definição de quais prioridades devem ser atendidas para beneficiar a sua comunidade e o município. Por isso, é importante que todos compareçam às plenárias”, afirma a secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire. É importante também que os moradores mobilizem as pessoas da sua rua, bairro e escola, com mais de 16 anos, para que participem das reuniões e contribuam com idéias de melhorias, por meio de sugestões e votação das prioridades a serem atendidas. A Secretaria dividiu a cidade em 14 regiões e em todas são realizadas plenárias do Orçamento Participativo, além das temáticas como a da juventude.

Plenária da Juventude do 
Orçamento Participativo
Data: 6/11/10
Horário: 14h
Local: Escola Professor-doutor João Deoclécio da
 Silva Ramos, rua Capitão Delmiro, 400
 – Distrito de Talhado

A Página da Vida dia 5 mês de novembro de 2009

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 5 mês de novembro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato. 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Carlos Juliano Torres Pastorino o autor do belo "best-seller" de "MINUTOS DE SABEDORIA"

C. Torres Pastorino - 100 anos de nascimento

Carlos Juliano Torres Pastorino  (Rio de Janeiro, 4 de novembro de 1910 — Brasília, 13 de junho de 1980 foi um ex-padre que se dedicou ao estudo da Doutrina Espírita e da fenomenologia mediúnica, autor do maior "best-seller" de auto-ajuda no país, Minutos de Sabedoria. Filho de José Pastorino e sua esposa, Eugênia Torres Pastorino, estudou no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro onde, em 1924, recebeu os diplomas de Geografia, Corografia e Cosmografia, e pouco depois, o de bacharel em Português. Foi para Roma a fim de cursar o Seminário, vindo a diplomar-se, em 1929, pelo cardeal Basilio Pompili, para a Ordem Menor de Tonsura. Ordenou-se em 1934. Em 1937 ante a recusa do Papa Pio XII em receber o Mahatma Gandhi em seu traje habitual decidiu abandonar a batina, raciocinando que o célebre pacifista indiano vestia-se como Jesus, e que, como este jamais se sujeitaria ao rigor formalista da Igreja Católica. De volta ao Brasil, lecionou Latim e Grego no Instituto Ítalo-Brasileiro de Alta Cultura. Lecionou ainda Espanhol. Nesse período começou a exercer atividades jornalísticas, como correspondente dos Diários Associados. Foi adido cultural e jornalístico da Academia Brasileira de Belas Artes. Sócio de inúmeras sociedades esperantistas, no país e no exterior, foi delegado especializado ("Faka Delegito") da Universidade Esperanto Asocio, com sede nos Países Baixos. Nessa militância, foi fundador da Sociedade Brasileira de Esperanto, no Rio de Janeiro.

No dia 31 de maio de 1950, concluiu a leitura de "O Livro ds Espíritos", que recebera por empréstimo de um colega do Colégio Pedro II. Nessa data declarou-se espírita, e guardava-a com muito carinho. Passou a freqüentar o "Centro Espírita Júlio César", no bairro do Grajaú, que foi a sua escola inicial de Espiritismo. Em 8 de janeiro de 1951, com um grupo de amigos, fundou o "Grupo Espírita Boa Vontade", posteriormente renomeado como "Grupo de Estudos Spiritus" que, com a ajuda do coronel Jaime Rolemberg de Lima, deu origem ao Lar Fabiano de Cristo, à CAPEMI e ao boletim espírita SEI (Serviço Espírita de Informações). Fundou a Livraria e Editora Sabedoria e a revista com o mesmo nome. Realizou palestras sobre a doutrina não apenas no estado do Rio de Janeiro como em outros no país. Chegou a projetar a construção de uma Universidade Livre, em Brasília, para onde se mudou em 1973 mas faleceu antes de ver concretizado esse sonho. Pastorino teve cinco filhos, de dois casamentos. Senhor de grande inteligência, publicou extensa bibliografia de mais de 50 obras, muitas delas ainda inéditas. Poliglota, traduziu obras de diversos idiomas. Foi também radialista, sendo a sua obra magna - "Minutos de Sabedoria" - uma coleção de suas mensagens propaladas no rádio. Compôs 31 peças musicais para piano, orquestra, quarteto de cordas e polifonia, a três e quatro vozes. Entre as suas obras, destacam-se: Minutos de Sabedoria, Rio de Janeiro, Spiritus, 1966 (atualmente editado pela "Vozes", católica) /// Teu filho, tua vida, Rio de Janeiro, Spiritus, 1966. /// Tua mente, tua vida, Rio de Janeiro, Spiritus, 1966. /// Técnica da Mediunidade, Rio de Janeiro, Sabedoria, 1968. /// Sabedoria do Evangelho, Rio de Janeiro, Spiritus (vários volumes). 

"MINUTOS DE SABEDORIA"

O livro "Minutos de Sabedoria" já ultrapassou a marca de 9 milhões de exemplares vendidos - tendo sido, por reincidência em mais de dois anos consecutivos, retirado da lista elaborada pela Revista "veja", dos mais vendidos. A obra, originalmente destinada a subsidiar os trabalhos assistenciais e educativos do Professor Pastorino, hoje teve, após ação na Justiça, os seus direitos revertidos para os herdeiros. Na obra "Técnica da Mediunidade", aborda, com o recurso a inúmeros quadros comparativos, numa ótica cientificista, o fenômeno mediúnico. Em seu prefácio, o General-de-Brigada Dr. Manoel Carlos Netto Souto registra: "Pastorino volta à Terra e tenta mostrar ou demonstrar fatos que para ele são axiomáticos, fazendo o arcabouço da ponte que une o físico ao espiritual, uma vez que os considera da mesma natureza, sem irrealidades nem fantasia." A obra, editada em 1968, teve as suas edições póstumas proibidas pela família, apegada ao catolicismo. Nela, o autor assim refere a mediunidade:

"As vibrações, as ondas, as correntes utilizadas na mediunidade são as ondas e correntes de "pensamento". Quanto mais fortes e elevados os pensamentos, maior a freqüência vibratória e menor o comprimento de onda. E vice-versa. (…) Tudo isso faz-nos compreender a necessidade absoluta de mantermos a mente em "ondas" curtas, isto é, com pensamentos elevados, para que nossas preces e emissões possam atingir os espíritos que se encontram nas altas camadas.'"


Livro da bolsa e inseparável de Marilda Coelho Reis.

Exposição mostra a saga das naves Voyager 1 e 2


Em 1977, duas naves, do tamanho de um carro Fusca, foram lançadas pela Nasa  com o objetivo de capturarem imagens do sistema solar. As chamadas Voyager 1 e 2, que ainda hoje continuam sua saga pelo espaço, também têm a missão de apresentar nosso mundo a uma possível população extraterrestre, por carregarem um disco contendo mensagens que nos representam, como saudações em 55 idiomas, sons da natureza (trovões, pássaros etc.) e músicas. Para apresentar o funcionamento e o resultado dessas missões, o CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura inaugura nesta semana a mostra “Murmúrios da Terra”, no saguão do planetário. O astrônomo e responsável pela exposição, Alexandre Neves, afirma que as Voyager são de extrema importância para a astronomia moderna. “Por meio delas, descobrimos que, assim como Saturno, o planeta Júpiter tem anel. Obtivemos também imagens dos chamados planetas gigantes: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno”, afirma. Sobre os discos contidos nas naves, Alexandre diz que, com isso, “lançamos no espaço uma garrafa com uma mensagem”. Na exposição do CICC, o visitante pode ouvir as mesmas saudações e os sons da natureza que um ser extraterrestre ouvirá se um dia tiver acesso aos discos.  

Microscópio e razão áurea

Outra novidade no CICC é uma mostra de microscopia no espaço da biologia, com mais de 200 lâminas, com detalhes de bactérias, fungos, animais e plantas, para o visitante observar por meio do microscópio.Já no espaço da Matemática, a partir do dia 20, uma exposição vai abordar a sequência de Fibonacci, que dita que cada número é a soma dos dois números imediatamente anteriores na própria série. Também será apresentada a relação dessa sequência com a razão áurea, considerada “número de ouro” por estar envolvida com a natureza do crescimento, estando presente na física, na matemática e até na arte. A visitação acontece de terça a domingo, com entrada franca. O CICC fica na avenida João Batista Vetorazzo, 500, Distrito Industrial. Mais informações pelo telefone (17) 3232-9426. 

Exposições “Murmúrios da
 Terra” e “Microscopia”
Data: a partir de 2/11
Exposição “Sequência de Fibonacci e razão áurea”
Data:a partir de 20/11
Local: CICC - avenida João Batista Vetorazzo, 500, Distrito Industrial.
Entrada franca

Cooperativa inicia turnê da peça "Rasto Atrás"


A Cooperativa Arquetípica de Teatro de Rio Preto inicia nesta sexta-feira (5/11) uma turnê pela região por meio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010, que contemplou o espetáculo "Rasto Atrás", de Jorge Andrade, que conta com direção de Eduardo Catanozi. A primeira cidade a receber a peça será Catanduva, às 20h, no Teatro Municipal Aniz Pachá. Em "Rasto Atrás", o dramaturgo Vicente encontra-se em crise com a sua produção teatral e vê na sua conturbada relação com o pai o motivo de seu conflito pessoal. Decide, então, partir rasto atrás (artimanha em que a caça confunde o caçador) e retornar à sua terra natal. Nessa viagem, mergulha nas intricadas trilhas da memória, revisitando o seu passado e o de sua família. Enquanto o pai aspira para o filha uma vida mais apegada à terra e à cultura rústica, o garoto apega-se aos livros e à cultura erudita, projeto de vida que o afasta do pai.O espetáculo tem 1h e 30 minutos de duração e faixa etária de 12 anos. No elenco estão Alessandro Lacruz, Andréa Carvalho, Drica Sanches, Edma Brazil, Fagner Rodrigues, Guido Caratori, Marina Rico, Márcio Zati, Marlon Morelli, Nick Caratori, Nilza Yara, Paulo Meliorança, Renan Lepore, Rogério Bereta e Roberto Brito. A peça foi apresentado recentemente no Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT), e também nos Festivais de Bernardino de Campos (FESTAR) e São José dos Campos (FESTIVALE), além da Mostra de Teatro de Jales. 
Após Catanduva, o grupo se apresenta no dia 12/11 em Votuporanga, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, e dia 13/11 em Fernandópolis, no Teatro Municipal Merciol Viscardi. A circulação ainda contemplará Londrina, Maringá, Curitiba, Uberlândia, Uberaba, Poços de Caldas, Jales e São José do Rio Preto.

Turnê espetáculo "Rasto Atrás" 
- Cooperativa Arquetípica de Teatro

Dia 5/11 - 20h
 - Teatro Municipal Aniz Pachá - Catanduva
Dia 12/11 - 20h 
- Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo - Votuporanga
Dia 13/11 - 20h30 
- Teatro Municipal Merciol Viscardi - Fernandópolis

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Informações: (17) 3014-4058 / 9135-0311

Waldemiro Mussi Naffah em "ERAM 59"



Faço hoje um modesto registro do aniversário de Waldemiro Mussi Naffah que se estivesse entre nós WALDOMIRINHO  faria hoje 66 anos e fez no último dia 24 de agosto 50 anos da tragédia que ocorreu nas águas e ponte do Rio Turvo.
Saiba mais sobre esta tragédia que modificou os corações e também os destinos de nossa cidade.

A Página da Vida dia 4 mês de novembro de 2009

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 4 mês de novembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Histórias de Natal amanhã na “Hora do Conto”



O projeto “Hora do Conto” inicia nesta quinta-feira (4/11) suas atividades do mês de novembro. A educadora Conceição Lopes participa do projeto todas as quintas-feiras do mês, às 15 horas, no setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa. A “Hora do Conto” é uma realização da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto e objetiva despertar o interesse da leitura nas crianças, de maneira prazerosa e lúdica. A cada semana, serão trabalhados quatro contos diferentes. Nesta quinta-feira, serão apresentados “O fio de cabelo”, “A ambição e o trabalho”, “O vaqueiro que não sabia mentir” e “A lenda do homem e do sapo”. No início da atividade, Conceição trabalha uma cantiga popular.  Para interpretar a história e deixá-la mais lúdica, utiliza recursos de alterações de voz das personagens e música. De acordo com a contadora de histórias, todos os contos que serão trabalhados têm um valor moral e social a ser passado para as crianças. Com a proximidade do Natal, a maioria é a respeito deste tema. “No Natal as pessoas ficam mais sensíveis, solidárias e valorizam o outro”, comenta Conceição. Ainda neste mês, serão apresentados os contos “As aventuras de João Grilo”, “A história mais longa do mundo”, “O pequeno Bem-Vindo”, “Rosabela e Julião, um conto de Natal”, “O rei avarento”, entre outros.

“Hora do Conto”, com Conceição Lopes
Data: 4, 11, 18 e 25 de novembro (quintas-feiras)
Horário: 15h
Local: Setor Infanto-juvenil da Biblioteca
Pública Municipal Dr. Fernando Costa –
 Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1, 1º andar

José Luiz Balthazar Jacob e sua “Obesidade: da banalização do passado ao drama do presente”


O 2º Seminário de Cultura segue nesta quinta-feira (4/11) com a palestra “Obesidade: da banalização do passado ao drama do presente”, ministrada pelo Dr. José Luiz Balthazar Jacob, às 20 horas, no Rio Preto Automóvel Clube. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. A entrada é gratuita. A palestra é focada no tema obesidade como um problema sócio-econômico e cultural, que afeta grande parte da população mundial, sendo um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. No início da palestra, Jacob irá exemplificar a história da obesidade e as causas que levaram à banalização deste problema. Para Jacob, o avanço do problema da obesidade está nas negligências da educação e da saúde. “Vivemos em uma geração que não ensina seus filhos a se alimentarem bem, não há preocupação em educar o hábito de vida saudável”, comenta. Isso, aliado a outros fatores culturais, é responsável pelo aumento mundial da obesidade. Patrono da cadeira nº 28 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, José Luiz Balthazar Jacob é médico cardiologista, doutor em medicina interna. É autor de seis romances e dois livros de contos. 

2º Seminário de Cultura
“Obesidade: da banalização do passado ao
 drama do presente”, por José Luiz Balthazar Jacob
Data: 4/11
Horário: 20h
Local: Rio Preto Automóvel Clube, 
avenida Alberto Andaló, 2.769 – Centro
Entrada franca

Fase final amanhã do Campeonato de Matemática

Nesta quinta-feira (4/11) acontece a final do Campeonato de Jogos Matemáticos na Escola Municipal Paul Percy Harris, realizado sob a orientação da professora da Unesp de Rio Preto Rita Lamas e supervisão de professores de matemática e estagiários do PIBID -Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Participam alunos do 6º ao 9º ano, em duplas, que ganham pontos não só por seu desempenho nas provas, mas também por outros fatores, como torcida mais animada, silêncio durante o jogo e melhor grito de guerra. Segundo a professora Rita, o objetivo da competição é trabalhar as quatro operações matemáticas (adição, subtração, divisão e multiplicação) com o auxílio dos jogos matemáticos. “Já para os estagiários de Licenciatura em Matemática, envolvidos no Campeonato, o projeto incentiva o exercício da profissão de professor de Matemática e os motiva a ensinar a disciplina por meio dos jogos”, afirma Rita. A primeira etapa da competição foi realizada de 25 a 28 de outubro. Os jogos da fase final incluem jogo da memória, pife de tabuada e pescaria da equação. A atividade começa às 8 horas. A escola fica na rua João Gagliardo, 145, Parque da Cidadania.

Alaor Genesio Machado em "ERAM 59"


Faço hoje um modesto registro do aniversário de Alaor Genesio Machado que se estivesse entre nós Alaor faria hoje 69 anos e fez no último dia 24 de agosto 50 anos da tragédia que ocorreu nas águas e ponte do Rio Turvo.
Saiba mais sobre esta tragédia que modificou os corações e também os destinos de nossa cidade.

A Página da Vida dia 3 mês de novembro de 2009

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 3 mês de novembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

Pascoal Zanetti Todorelli, ou Belmonte da famosa e bela dupla sertaneja "Belmonte & Amarai"


Pascoal Zanetti Todorelli (Barra Bonita, 2 de novembro de 1937 - Santa Cruz das Palmeiras, 9 de setembro de 1972) conhecido com o nome artístico de Belmonte, foi um cantor e compositor de músicas sertanejas, brasileiro. Com 16 anos, Belmonte já procurava ser um grande cantor. Aos 18 anos, conheceu o cantor Belmiro com quem iria fazer uma dupla, gravando seu primeiro disco: Aquela Mulher. Em 1966, Belmonte conheceu Amaraí e gravou seu disco de maior sucesso: Saudade da Minha Terra. O único problema é que a dupla tinha personalidades muito diferentes, o que acabou provocando muitas brigas e desentendimentos. Em 1970, Belmonte chegou a gravar um disco solo mas a dupla acabou voltando e gravando mais cinco discos de sucesso. Quando a dupla recomeçou Belmonte havia composto a música Cavalinho de Pau e Amaraí havia composto Te Amarei Toda Vida, e com suas vozes inigualáveis as duas canções haviam se tornado dois grandes sucessos. Aos 34 anos, Belmonte sofreu um acidente automobilístico na cidade de Santa Cruz das Palmeiras que o iria matar.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Prefeito assina projeto executivo para construção de contorno ferroviário de São José do Rio Preto


O prefeito Valdomiro Lopes assinou na quinta-feira (28/10) a ordem de serviço do projeto executivo do contorno ferroviário de São José do Rio Preto. O documento autoriza o início dos estudos que irão resultar na implantação, no entorno da cidade, de uma via férrea que será usada para o tráfego de cargas pesadas. “Esta é uma reivindicação antiga dos moradores de Rio Preto. Com planejamento e dedicação conseguimos avançar nessa grande empreitada. O projeto executivo faz com que esta obra seja praticamente irreversível, ainda mais com o compromisso aqui formalizado com os representantes do DNIT”, disse o prefeito. Os representantes do DNIT -Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte garantiram que o início das obras está cada  vez mais próximo. “O estudo feito pelo projeto executivo é o primeiro e principal passo para uma obra desta importância. O mais difícil já foi superado pela Prefeitura. Em um ano teremos todo o traçado da ferrovia e seus custos”, explicou Frederico Dias, assessor do diretor-geral do DNIT. O superintendente do DNIT/SP, o engenheiro Ricardo Madalena, falou da importância da Prefeitura ter apresentado o EIV/EIA, estudo de avaliação sócio-econômico financeiro e ambiental. Com este documento, o DNIT liberou a verba de R$ 1,8 milhão que será usada no estudo técnico. “A Prefeitura investiu do orçamento próprio os R$ 140 mil dos custos do EIVEA porque sabíamos que sem este estudo não seria possível pleitear esta verba”, explica o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Inovação, Ciência e Tecnologia, Milton Assim. Um consórcio de empresas vai executar os trabalhos, que serão entregues em um ano.

BR-153

O prefeito Valdomiro Lopes aproveitou a visita dos assessores do DNIT para entregar em mãos uma licença ambiental expedida pelo IBAMA que autoriza a realização de projeto executivo para a duplicação da BR-153 no trecho que corta Rio Preto. “Aqui na Prefeitura nós criamos uma força-tarefa de várias secretarias, como a de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, entre outras, responsável por elaborar projetos técnicos que cumpram os requisitos legais para a liberação de recursos. Nosso trabalho já rendeu frutos na regularização de loteamentos clandestinos, na construção de importantes aparelhos sociais, e neste projeto executivo para a viabilização de nova via férrea. Agora vamos avançar nos estudos para a duplicação da BR-153, a Prefeitura está fazendo a sua parte e assim o DNIT vai poder nos ajudar”, disse o prefeito. Os assessores do DNIT reforçaram a importância desta licença ambiental e afirmaram que com este documento poderão liberar os estudos para a duplicação da BR-153. “Em um futuro próximo estaremos aqui novamente para dar a boa notícia da duplicação da Transbrasiliana”, disse Frederido Dias, do DNIT.

Projeto Ação de Judô da Associação Desportiva Ateneu Mansor de São José do Rio Preto é aprovado pelo Ministério do Esporte


O Ministério do Esporte publicouna semana passada (quarta-feira - 27/10), no Diário Oficial da União, na página 81, a aprovação do Projeto Ação de Judô da Associação Desportiva Ateneu Mansor de São José do Rio Preto. O Projeto é uma parceria entre a Associação Desportiva Ateneu Mansor, o Colégio Ateneu e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e tem o apoio da Uniodonto Rio Preto, J. Silva Outdoor, Santa Paula Pães e Doces e Academia Pró Fitness. O Projeto prevê, com a captação de recursos de pessoas físicas e pessoas jurídicas, por meio do Imposto de Renda, a contratação de coordenador, auxiliar técnico, auxiliar administrativo, psicólogo, preparador físico, fisioterapeuta, assessoria de imprensa e escritório de contabilidade para a manutenção e acompanhamento de uma equipe com trinta atletas. Esses atletas receberão auxílio financeiro, materiais esportivos e planos de saúde. “O grupo já existe e é vencedor. A nós da Associação cabe, a cada vez mais, trabalhar para que cada um deles tenha a possibilidade de realizar seus sonhos”, comenta o diretor técnico e professor Léo Mansor. O Projeto é mais um contemplado pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Associação de Judô, que participa das competições representando a cidade, tem o compromisso de dobrar o seu empenho nas disputas.

A.D. Ateneu Mansor/Projeto Ação
Local: rua General Osório – 1.896 – sala 20
Informações: (17) 9149-1280

A Página da Vida dia 2 mês de novembro de 2009


*

Lindolf Bell (Timbó, 2 de novembro de 1938 — 
10 de dezembro de 1998) foi um poeta ...
(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 2 mês de novembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Meus números e de outro politico também
















Nesta segunda-feira, dia de Todos os Santos ja atingi um número significativo de seguidores, e o bom deste serviço prestado do Blogger é que você também pode seguir seus seguidores, fiquei impressionado com seguidores lá da Russia, poeta lá da Argentina e agora um grande número de religiosos  e outro número que me estimula é o da postagem e também do numero de acessos a este modesto blogue. E por falar em número outro idêntico ao meu 4567 e que fará uma enorme diferença é deste politico amigo aqui de São José do Rio Preto que por várias legislaturas na Câmara Legislativa Estadual e por um breve periodo foi até governador do nosso estado, no ano que vem suas rotas serão alteradas é que fará parte da Câmara Federal e com certeza terá seu destaque como sempre na linha de frente e também no comando das sessões. Parabéns e congratulações Vaz de Lima, seu nome será conhecido com certeza neste Brasil que necessita de várias e amplas reformas. 

Reforço estratégico na guerra contra a dengue


O prefeito Valdomiro Lopes, o vice-prefeito Gaber Lopes e o secretário de Saúde, José Victor Maniglia, se reuniram nesta sexta-feira (29/10) com todo o secretariado, além de responsáveis por autarquias e empresas públicas, para formatar as ações da Prefeitura no combate e prevenção à dengue no município. O encontro teve por objetivo apresentar aos representantes municipais as propostas de ação contra a doença como a ‘Faxina Urbana’, arrastão de limpeza em canteiros centrais, áreas verdes e institucionais, que deverá ocorrer a partir de novembro após licitação, e também programar como será a ação em cada Secretaria. “Cada prédio público terá um responsável pelas ações para se evitar qualquer potencial foco do mosquito. Cada Secretaria vai escolher quem será o funcionário que vai coordenar a prevenção nesses locais”, afirma o secretário de Saúde, José Victor Maniglia. Na Emurb, por exemplo, funcionários do Terminal Rodoviário e Estação Rodoviária deverão passar por treinamento que será ministrado por técnicos da saúde na próxima semana. Na Educação, zeladores de escolas municipais também vão passar pela capacitação, assim como funcionários de outras pastas. “Locais com grande fluxo de pessoas são um dos nossos principais alvos, já que a presença de um único foco em uma área dessas pode contaminar várias pessoas. Daí a importância da prevenção nesses espaços”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Ely Regina Goulart Bernardes. Outra ação já definida é a inclusão de mensagens de alerta e orientação sobre dengue nos holerites dos funcionários municipais, contas de água e IPTU, em ação conjunta das Secretarias de Administração e Fazenda, Empro e Semae. 

Faxina urbana

Também será realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto, sob orientação da Secretaria Municipal da Saúde, uma grande ‘Faxina Urbana’ no município. Durante quatro meses será feito um arrastão de limpeza em canteiros centrais, áreas verdes e institucionais. O trabalho seguirá um cronograma que partirá da periferia em direção ao centro. A população de Rio Preto tem à disposição 16 Pontos de Apoio espalhados pela cidade para o descarte de entulho. A licitação na modalidade de pregão presencial para a contratação da empresa que executará a Faxina Urbana deverá ser aberta na próxima semana.  

Finados

Amanhã (2/11), Dia de Finados, os agentes de saúde também vão a campo. Equipes da Secretaria de Saúde vão estar nos três cemitérios do município e dois existentes nos Distritos de Talhado e Engenheiro Schmitt para orientar a população sobre cuidados para se evitar a dengue. “Os agentes vão distribuir material educativo e já realizar a ação para evitar que sejam levados para dentro dos cemitérios recipientes que possam acumular água e se tornar potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira. Na quarta-feira (3/11) as equipes de pontos estratégicos deverão visitar os cinco cemitérios para posterior vistoria e eliminação de potenciais criadouros remanescentes.

Prefeito anuncia concurso para Educação


O prefeito Valdomiro Lopes e a secretária Municipal de Educação, Telma Marques Vieira, anunciaram nesta sexta-feira (29/10) a abertura de 350 vagas para concurso público na área da Educação. O projeto de lei que cria os cargos será encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias. A previsão é de que o concurso seja realizado no início de 2011. Serão oferecidas 267 vagas para professor do ensino infantil e fundamental – PEB I, com salário de R$ 1.760,18; 15 vagas para professor do ensino fundamental e médio – PEB II, com salário de R$ 1.891,83; uma vaga para supervisor de ensino, com salário de R$ 4.084,25; 15 vagas para diretor de escola, salário de R$ 3.338,18; 15 vagas para coordenador pedagógico R$ 3.338,18; e 37 vagas para inspetor de aluno, com salário de R$ 1.174,51. “Esse é um anúncio esperado há muito tempo e reivindicado por muitas pessoas, pois, faz mais de 10 anos que a Prefeitura de Rio Preto não realiza concurso na área de Educação. O concurso vai atender de imediato, as novas escolas nos quatro Núcleos da Esperança, em 2011. Estamos abrindo sete mil novas vagas com as escolas que estão em construção”, ressalta o prefeito Valdomiro Lopes. Já estão em fase de construção as escolas de Educação Infantil e Fundamental, nos Núcleos da Felicidade, no Jardim Santa Clara; Engenheiro Schmitt, Jardim Santa Catarina; Núcleo Vila Azul, Jardim Navarrete; e Núcleo Alvorada, na Pousada dos Pássaros. Cada uma terá oito salas de aula, com capacidade para 200 alunos em cada Núcleo. Além disso, a Secretaria de Educação abrirá novas vagas para Educação Infantil no Parque da Liberdade, no Residencial Parque Nova Esperança e no bairro Aroeira II, por meio do convênio Pró-infância. “O concurso é fundamental para a efetivação dos professores, facilitando assim a continuidade dos trabalhos em sala de aula e, consequentemente, aumentar ainda mais a qualidade do ensino”, destaca a secretária de Educação, Telma Marques Vieira. 

Saúde 

Também está prevista a realização de concurso público para cargos na Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. O edital está sendo finalizado. Ao todo serão oferecidas 574 vagas, para profissionais tanto de nível médio como superior, sendo que 200 delas para agentes de saúde que deverão atuar no combate e prevenção à dengue. No nível médio ainda serão oferecidas outras 163 vagas, distribuídas para os cargos de técnico de enfermagem (97), técnico de farmácia (54), técnico de gesso (2), técnico de radiologia (8) e técnico em veterinária (2), com vencimento inicial de R$ 1.276,51, já com adicional de insalubridade incluso. Entre os cargos de nível superior serão ofertadas 211 vagas, com salários que variam de R$ 2.753,69 a R$ 7.481,26.

A Página da Vida dia 1 mês de novembro de 2009

*


*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida dia 1 mês de novembro de 2008


**

**


Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

domingo, 31 de outubro de 2010

As melhores charges do mês de Lézio Junior

Todo último dia de cada mês, estarei publicando as melhores charges deste caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!