segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reforço estratégico na guerra contra a dengue


O prefeito Valdomiro Lopes, o vice-prefeito Gaber Lopes e o secretário de Saúde, José Victor Maniglia, se reuniram nesta sexta-feira (29/10) com todo o secretariado, além de responsáveis por autarquias e empresas públicas, para formatar as ações da Prefeitura no combate e prevenção à dengue no município. O encontro teve por objetivo apresentar aos representantes municipais as propostas de ação contra a doença como a ‘Faxina Urbana’, arrastão de limpeza em canteiros centrais, áreas verdes e institucionais, que deverá ocorrer a partir de novembro após licitação, e também programar como será a ação em cada Secretaria. “Cada prédio público terá um responsável pelas ações para se evitar qualquer potencial foco do mosquito. Cada Secretaria vai escolher quem será o funcionário que vai coordenar a prevenção nesses locais”, afirma o secretário de Saúde, José Victor Maniglia. Na Emurb, por exemplo, funcionários do Terminal Rodoviário e Estação Rodoviária deverão passar por treinamento que será ministrado por técnicos da saúde na próxima semana. Na Educação, zeladores de escolas municipais também vão passar pela capacitação, assim como funcionários de outras pastas. “Locais com grande fluxo de pessoas são um dos nossos principais alvos, já que a presença de um único foco em uma área dessas pode contaminar várias pessoas. Daí a importância da prevenção nesses espaços”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Ely Regina Goulart Bernardes. Outra ação já definida é a inclusão de mensagens de alerta e orientação sobre dengue nos holerites dos funcionários municipais, contas de água e IPTU, em ação conjunta das Secretarias de Administração e Fazenda, Empro e Semae. 

Faxina urbana

Também será realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto, sob orientação da Secretaria Municipal da Saúde, uma grande ‘Faxina Urbana’ no município. Durante quatro meses será feito um arrastão de limpeza em canteiros centrais, áreas verdes e institucionais. O trabalho seguirá um cronograma que partirá da periferia em direção ao centro. A população de Rio Preto tem à disposição 16 Pontos de Apoio espalhados pela cidade para o descarte de entulho. A licitação na modalidade de pregão presencial para a contratação da empresa que executará a Faxina Urbana deverá ser aberta na próxima semana.  

Finados

Amanhã (2/11), Dia de Finados, os agentes de saúde também vão a campo. Equipes da Secretaria de Saúde vão estar nos três cemitérios do município e dois existentes nos Distritos de Talhado e Engenheiro Schmitt para orientar a população sobre cuidados para se evitar a dengue. “Os agentes vão distribuir material educativo e já realizar a ação para evitar que sejam levados para dentro dos cemitérios recipientes que possam acumular água e se tornar potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira. Na quarta-feira (3/11) as equipes de pontos estratégicos deverão visitar os cinco cemitérios para posterior vistoria e eliminação de potenciais criadouros remanescentes.

Um comentário:

Abraão Sousa disse...

Ola como vai?
espero que voce esteja muito bem!
estol pasador poraqui para nos fazemus paceria de blog!
e costaria muito de voce puder esntra em contador com nois ficarimus muito kato!
esi e o nosso msn abraao_sousa_ap@hotmail.com
somus de Macapá/Amapá/brasil
esi e o nosso blogpot
http://avozdafenet.blogspot.com
nois somus Envagelico Deus abeçoi abudantemente voce e sua falimia ate+