sábado, 11 de julho de 2009

Plano Municipal de Acessibilidade será discutido nesta segunda-feira às 9 horas na nossa Câmara

A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto dá mais um passo para a elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade. Uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira (13/7), às 9 horas, na Câmara Municipal, para discutir e definir ações que assegurem a acessibilidade para todos no município. O projeto vai identificar as fragilidades que existem em relação às barreiras urbanísticas e arquitetônicas referentes ao transporte, atendimento à saúde, além dos direitos à educação, trabalho e emprego e lazer e cultura. Segundo o coordenador do departamento dos Direitos e Políticas para Pessoas com Deficiência, Washington Luiz Moreira Gomes, a intenção é implantar medidas que atendam as necessidades de todos e não somente das pessoas com deficiência. “Queremos tornar os espaços e ambientes compatíveis com o que chamamos de desenho universal, ou seja, planejados para serem utilizados por todas as pessoas, sem a necessidade de adaptações ou desenhos especializados”, explica ele. Para participar da reunião estão sendo convidados representantes de entidades de classe e assistenciais, das Secretarias de Saúde, Educação, Planejamento e Obras, mais da Defensoria Pública, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e demais interessados no assunto. O encontro será uma prévia do que será debatido na audiência pública “Inclusão Social da Pessoa com Deficiência”, que será realizada no dia 13 de agosto, às 19 horas, no Sesc.

Encontros na região

Além da elaboração do Plano Municipal, o departamento de Direitos e Políticas para Pessoas com Deficiência também contribui para a implantação e divulgação de ações na região. Toda segunda quarta-feira do mês, o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência realiza reuniões itinerantes pelo Estado, por meio de dez núcleos. Rio Preto é sede do núcleo seis, que abrange 139 municípios.

Anita Costa Prado (São Paulo – SP), aniversariante de hoje e seu ENORME TEATRO


A terra

É um enorme teatro

Onde todo ser

Representa seu papel,

Cada final de noite

É o término de um ato,

Cada desilusão,

Um suspense sabor fel;

Governantes diversos

São os diretores,

Muitas vezes

Abaixo de qualquer suspeita,

As estrelas do universo

São expectadores

Que em vários atos,

Sem dúvida não ficam satisfeitas.

Anita Costa Prado nasceu na capital de São Paulo no dia 11/07/1964. Concluiu seus estudos na Faculdade Campos Salles, formando-se Professora de Contabilidade (Profissão que não exerce). Considera a escrita, uma forma de expressão cuja força é inegável pois, entre outras coisas, convida-nos à reflexões. ( Fonte: Antologia poética de cidades brasileiras de 1987 da Shogun Editora e Arte Ltda.).

Laércio Vechiato

Laércio Vechiato é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 11 do mês de julho de 2008


Todos os cantos da cidade, o clima

é de Festival Internacional de Teatro

Com digitalizações da peça Andersens Dream, Uma escada para a lua, DJ Janot, O céu 5 minutos antes da tempestade e A fabulosa aventura de João e Maria . Confira!

Festival Internacional de Teatro,

e os eventos continuam

Digitalizações de Indigo, Kavka – Agarrado num traço de lápis . Confira!

Deocleciano de Souza Viana, Horácio José

Ramalho, Luiz Roberto Antonio, Silvio de

Melo e Theophilo Pinheiro Castro

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

Para ver as digitalizações sobre o FIT, as fotos e também as biografias das personalidade aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria de seu interesse, que o link automaticamente te levará a Página da Vida do ano passado

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Hoje faria 100 anos o Mestre Vitalino, ou Vitalino Pereira dos Santos



Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, (Ribeira dos Campos, 10 de julho de 1909 — Caruaru, 20 de janeiro de 1963) foi um ceramista popular brasileiro.

Mestre Vitaliano foi um artesão ceramista conhecido no Complexo do Alemão, Roçinha, Morro do Rui e do Dedé (este último fecha com nóis), por retratar em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino. Esta retratação ficou conhecida entre especialistas como arte figurativa.

Parte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre, em Paris, na França

Mestre Vitalino foi tema de enredo da Império da Tijuca, no carnaval de 1977, e que 2009 voltará a ser tema de enredo da mesma escola.

Caroline Braz (São José do Rio Preto – SP) e seu A ROSA DO IRAQUE



Alci Gonçalo Silva, Elydio Verona e Miguel Jabur Neto



Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 10 do mês de julho de 2008


Festival Internacional de Teatro em estréia

mundial com “O Retorno ao Deserto”

Esta matéria foi baseada em digitalizações,

clique no titulo acima e saberá tudo sobre a peça teatral.

OHNO 101 + KUSUNO ( KAZUO ONO)

até 30 de agosto no SESC Rio Preto

Esta belíssima exposição também foi digitalizada,

clique em cima do titulo e confira!

Dinorath do Valle, Domingas Ricci

do Amaral e Marcelo Pala

Hoje iniciando com nossa amiga e colega em tempos de Jornal Dia e Noite, a Dinorath responsável pela maioria dos eventos culturais acontecendo em nossa cidade, e na caricatura de nosso amigo Lézio Junior e mais a sua biografia, Domingas e Marcelo, personalidades que estão no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Para ver as digitalizações sobre o FIT, as fotos e também as biografias das personalidade aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria de seu interesse, que o link automaticamente te levará a Página da Vida do ano passado.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

CMDCA promoverá VIII Conferência na quinta-feira dia16 na vizinha cidade de Monte Aprazível

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Monte Aprazível (CMDCA) promoverá no dia 16 de julho a VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. A convocação consta na resolução normativa número 03 de 7 de julho de 2009. A conferência será realizada seguindo as orientações gerais dos Conselhos Nacional e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA E CONDECA com o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal”; Serão discutidos temas como promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do sistema de garantia de direitos; participação de crianças e adolescentes nos espaços de cidadania; gestão das políticas para as crianças e adolescentes. A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada no dia 16 de Julho de 2009, das 8 às 12 horas, na Câmara Municipal de Monte Aprazível. No mesmo dia acontecerá a VII Conferência Municipal de Assistência Social às 14 horas, na Câmara Municipal de Monte. Toda a comunidade esta convidada, tendo como tema central: “Participação e Controle Social no SUAS”. De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Andreza Mara Bianchini, podem participar das duas conferências toda a população. Adolescentes de 12 a 18 anos, acompanhados de educadoras, educadores e/ou responsáveis também poderão participar da conferencia dos direitos da criança e do adolescentes.

Carlos Alberto Cavalcanti (Arcoverde – PE) e seu DOR MAIOR


José Luiz Scardova e Pedro D'Amico



Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” , e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 9 do mês de julho de 2008

Hoje começa o grande evento, o nosso

Festival Internacional de Teatro

Vamos participar e prestigiar esses programas até o dia 19.

Confira !!!

9 de Julho e a Guerra Paulista

ou Revolução de 32

A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932, onde o estado de São Paulo visava à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930.

Atualmente, o dia 9 de julho que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como o maior movimento cívico de sua história.

Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado corrido no Brasil.

No total, foram 85 dias de combates, (de 9 de julho a 2 de outubro de 1932), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200 mortos, sendo que inúmeras cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido ao combates.

Aílton de Souza Brito, Antonio Natalone,

Carlos Cabbaz.Creuza Arruda Mello

e Luis Henrique de Camargo Pala

Personalidades que estão no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também na nossa modesta página.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

I Boomriopretodesign, acontece no próximo dia 18 das 9 às 13 horas, no Plaza Avenida Shopping

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios e Turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho fará a abertura do I Boomriopretodesign, que acontece no Plaza Avenida Shopping, das 9 às 13 horas, no próximo dia 18. Trata-se de um Fórum destinado a designers, arquitetos, publicitários, empresários, industriais, lojistas, acadêmicos e demais interessados. Beto Cocenza, o organizador do evento, considera esta uma oportunidade única para que o público de Rio Preto e toda região possa entrar em contato com profissionais nacionais e internacionais que são considerados referência em design contemporâneo. “Este é um evento que movimenta o comércio, estimula os profissionais do setor e atrai renda para o município”, considera Carlos de Arnaldo. Alguns dos maiores nomes do design nacional e internacional estarão participando. A primeira edição foi realizada em outubro de 2008, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, com a segunda programada para outubro deste ano. E que, agora, ganha uma edição interior que irá colocar Rio Preto no mapa do design mundial, afiram os organizadores. O público participante irá acompanhar palestras presenciais de cinco ícones do design atual: do norte americano Todd Bracher e dos brasileiros André Cruz, Ronald Kapaz, Mirla Fernandes e Marcelo Teixeira. “Reunimos cinco nomes de profissionais que representam as mais contemporâneas tendências do design mundial. A partir das palestras, o público poderá traçar um panorama do que acontece no mundo em relação ao design, artes e arquitetura”, afirma Cocenza. Atualmente a região de Rio Preto reúne diversos pólos de grande representatividade no Brasil e no mundo nas áreas moveleira, joalheira e têxtil. A região agrupa centenas de renomados profissionais em arquitetura e design de interiores, além das faculdades e universidades com cursos de moda, design, arquitetura, urbanismo, entre outras. Cocenza, explica que foram os motivos essenciais para que a cidade fosse escolhida para receber a primeira edição interior do Boomriopretodesign.

Bruna Nogueira (São José do Rio Preto – SP) e seu SONHO


Sérgio Pellegrino Paschoal Moscardini, Dorival Pereira de Carvalho Júnior e Vicente Chiavolotti





Sérgio Pellegrino Paschoal Moscardini é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Dorival Pereira de Carvalho Júnior e Vicente Chiavolotti em “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 8 do mês de julho de 2008


Dia do Panificador e de Santa Isabel

Dia 08 de julho é dia de Santa Isabel, padroeira dos panificadores. Por isso, neste dia é comemorado também o Dia do Panificador, conhecido popularmente como padeiro. A panificação é ...(continua na edição do ano passado).

O aniversário de João Paulo Passone

João Paulo é filho de João Passone (In memorium) e de Helena Girotto Passone, eles que conheço desde a década de 80, para minha alegria vi este jovem correr e brincar junto com meus filhos, hoje João trabalha no Hospital Austa e sempre solicito e afável com todos. Ao nosso querido vizinho, os nossos parabéns e congratulações pela passagem de seus aniversário.

Antonio Carlos Egea, Carlos Roberto

Roquette Lima, Jacyra Lima Delarmino,

Marcelino Cavalieri e Taís Machado.

Estes aniversariantes do dia de hoje estão no registro do livro “ Quem faz História em São José do Rio Preto “, e agora também em nossa página.

Para ver as fotos e as digitalizações ou as biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Desabafo de um idoso...!

Estou velho.
Não gosto dos sem terra.
Dizem que isto é ser reacionário, mas não gosto de vê-los
invadindo fazendas, parando estradas, ocupando linhas de
trens, quebrando repartições públicas, tentando parar o
lento progresso do Brasil.
Estou velho.
Não acredito em cotas para negros e índios.
Dizem que sou racista. Mas para mim racista é quem
julga negros e índios incapazes de competir
com os brancos em pé de igualdade. Eu acho que a
cor da pele não pode servir de pretexto para discriminar,
mas também não devia ser fonte para privilégios
imerecidos, provocando cenas ridículas de brancos
querendo se passar por negros.
Estou muito velho.
Não quero ouvir mais noticias de pessoas morrendo
de dengue. Tapo os ouvidos e fecho os olhos, mas
continuo a ouvir e ver.
Não quero saber de crianças sendo arrastadas em
carros por bandidos, ou de uma menininha jogada pela
janela em plena flor de idade.
Ou de meninos esquartejaos pelos pais por serem 'levados'...
Meu coração não tem mais força para sentir emoções.
Me sinto mais velho que o Oscar Niemeyer. Ele, velho
como é, ainda acredita em comunismo, coisa que deixou
de existir. Eu não acredito em nada.
Estou cansado de quererem me culpar por não ser pobre,
por ter casa, carro, e outros bens, todos adquiridos
com honestidade, por ser amado por minha
mulher e filhos. Nada mais me comove...
Estou bem envelhecido. E acabo de cometer mais um erro!
Descobri que ainda sou capaz de
me comover e de me emocionar.
O patriotismo de uma jovem de Joinville usando a letra do
Hino Nacional para mostrar o seu amor pelo Brasil me comoveu.
Na cidade de Joinville houve um concurso de redação na
rede municipal de ensino.
O título recomendado pela professora foi: 'Dai pão a quem tem fome'.
Incrível, mas o primeiro lugar foi conquistado por uma
menina de apenas 14 anos de idade, e ela se inspirou exatamente
na letra de nosso Hino Nacional para redigir um texto,
que demonstra que os brasileiros verde amarelos
precisam perceber o verdadeiro sentido de patriotismo.
Leiam o que escreveu essa jovem. É uma demonstração
pura de amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que
já não sabem mais o que é este sentimento cívico. Vejam:

"Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num
mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:
O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando- se em seu berço esplêndido,
esparramado e verdejante sobre a América do Sul,
respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas:
-Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo...
Antes, os meus bosques tinham mais flores
e meus seios mais amores.
Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes.
O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante.
Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?
Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no
passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada
e dos filhos deste solo era a mãe gentil.
Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam,
sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de
algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para
libertar-me desses novos tiranos que ousam
roubar o verde louro de minha flâmula.
Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim.
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o
nosso país ostenta estrelado.
Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes?
Pensei mais... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança
dormindo em seu berço esplêndido."

Mesmo que ela seja a ultima brasileira patriota,
valeu a pena viver para ler o texto.
Por isso estou enviando para vocês.

Detesto correntes na Internet... mas agora que me tornei
um velho emocionado, vou romper com este hábito.


*De alguém que ama muito o Brasil*


Nota d’A Página: Este belíssimo texto foi enviado por uma amiga do Orkut, não tenho sua autoria, mas dado a consistência e a amplitude de suas palavras, fez necessário a sua publicação aos nossos queridos leitores.

Bárbara Ismael Carrazzone Lacativa (São José do Rio Preto – SP) e seu PARA O GRANDE AMOR


Marisa Lourenço artista plástica de Catanduva aniversária hoje

Marisa é aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 7 do mês de julho de 2008


“O Tempo Não Pára”, 18 anos de saudades de

Agenor de Miranda Araújo Neto (Cazuza)


Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, (Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990) foi um famoso cantor, compositor e poeta brasileiro que ganhou fama como o vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho. Cazuza é considerado um dos mais importantes compositores da música brasileira. Sua parceria com Roberto Frejat é criticamente aclamada como uma das melhores do rock brasileiro. Dentro suas composições famosas junto ao Barão Vermelho estão "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Eu Queria Ter Uma Bomba".

Cazuza tornou-se um dos maiores ícones da música brasileira durante o século XX. Entre seus sucessos musicais destacam-se "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "O Nosso Amor A Gente Inventa", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte Do Meu Show" e "O Tempo Não Pára".

Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo declarado em entrevistas que era bissexual. Ele foi o primeiro artista brasileiro a declarar publicamente ser soropositivo e sucumbiu à doença em 1990, no Rio de Janeiro.

“Não-Lugar”: várias

texturas em um só espaço


Ponto de encontro entre atores, diretores, produtores, equipes técnicas, colaboradores, público e todos aqueles que, de alguma maneira fazem parte desse grande espetáculo que é o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Assim é o “Não-Lugar”, um espaço neutro onde pensamentos e atitudes se misturam à arte, à música e ao teatro.

E para que isso seja ainda mais completo, em 2008 o “Não-Lugar” retorna à Swift, mais precisamente ao Graneleiro, que este ano terá a honra de ser o palco maior do Festival, abrigando em um só lugar, fragmentos de várias histórias, de várias texturas que juntas irão ajudar a construir novas idéias.

A cada noite, o “Não-Lugar” irá reunir diversas manifestações culturais, com texturas de linguagens e expressões corporais diferentes. Um espaço repleto de música, DJ’s, instalações, performances e investigações áudio-visuais.

E todos terão acesso a essas experimentações das quais os próprios participantes serão os personagens principais. O “Não-Lugar” irá funcionar sempre a partir das 23 horas, nos dias 9, 10, 11, 12, 13, 17, 18 e 19 de julho, na avenida Duque de Caxias, s/nº, na Vila Ercília – Swift (Represa Municipal).

Ligia Lourenção Lima Silva,

Pedro Araújo Neto e Ruy Nazareth

Personalidades aniversariantes no dia de hoje e que estão no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.