sábado, 21 de novembro de 2009

Raul Marques lança nesta terça-feira (24/11) às 20h00, seu livro de poemas "Depois do Silêncio"



A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura lança na próxima terça-feira (24/11), a partir das 20 horas, o livro de poemas "Depois do Silêncio”, do jornalista e escritor Raul MarqueA obra foi selecionada pelo Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento a produção Cultural, edição 2009, na categoria literatura. É o segundo livro do autor, que publicou em 2006, com recursos próprios, "O Fim do Silêncio" e pretende lançar mais uma coleção de seus poemas nos próximos anos. O livro "Depois do Silêncio" foi editado pela editora 7 Letras, do Rio de Janeiro, e é composto por 80 páginas. "Estou muito contente com o lançamento, que será realizado graças ao programa de incentivo da Prefeitura. É um livro que vem consolidar o trabalho iniciado com o primeiro”, comemora Marques. O lançamento será realizado no saguão da Biblioteca Municipal de Rio Preto, com participação do músico Preto Moreno.

Sérgio Laurino (Rio Grande - RS) e seu AO MEU AVÔ


A Página da Vida dia 21 do mês novembro de 2008


Hoje concluindo a divulgação dos artistas que expuseram a Arte Negra , com a temática africana nas artes plásticas, no Rio Preto Shopping Center que infelizmente encerrou ontem Dia da Consciência Negra, exposição que teve os seguintes artistas: Luzia André, Lucia , Rodrigo, Daniel Firmino e Florêncio e também nossa querida Cida Teófilo, com seus trabalhos maravilhosos, como os das imagens acima. Cida Teófilo nasceu em São José do Rio Preto no dia 28 de Julho de 1955, é filha de Augusta de Oliveira (In memorium) e de Adolfo Francisco do Nascimento ( In memorium), Cida tem a sua continuidade na beleza de sua filha Ariadne de Oliveira Teófilo, Cida ainda é residente em São José do Rio Preto, bem próximo ao conhecido Cristo da Maceno, é uma militante fervorosa pelas causas civis dos negros riopretenses. A Cida esta querida artista riopretense nossos parabéns e congratulações por tudo que faz pela cultura de nossa cidade .

Hoje 9 meses do passamento
de Augusta de Oliveira

Augusta de Oliveira nasceu na cidade de Panamirim no estado da Bahia no dia 04 de agosto de 1922 e se uniu a Adolfo Francisco do Nascimento, desta união nasceu Maria Aparecida de Oliveira Teófilo, mais conhecida como Cida Teófilo ( ver matéria acima), Augusta faleceu aos 21 dias de fevereiro desde ano, deixando uma enorme saudade em toda comunidade negra da cidade e muito em sua filha Cida e principalmente em sua netinha Ariadne. Nossos sentimentos a sua família, aos amigos e a todos que conheceram esta maravilhosa mulher, que tem até no seu nome o adjetivo de venerabilidade.


Alcione Nazareth (São Luís, 21 de novembro de 1947) é uma cantora, instrumentista e compositora brasileira. Desde pequena, graças ao pai policial e integrante da banda de sua ...(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos da nossa querida amiga Cida Teófilo e seus trabalhos ou desta matéria da Marrom ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


Edgard, Leonardo e Vera Lúcia, personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto, e Luiz Cláudio e Joaquim em “A História de Catanduva de A a Z”.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

1ª SEMANA LITERÁRIA DA ESTAÇÃO SCHMITT de 25 a 28 de novembro de 2009.

Ataide Farias anuncia à todos o Trem Literário

Dias: 25, 26, 27 e 28 de novembro o Trem Literário
está chegando na Estação Schmitt
(quarta, quinta, sexta-feira e sábado)
Local: Centro Comunitário de Engenheiro Schmitt, ao lado da Igreja matriz e estação rodoviária na área central do distrito.

Programação:

Dia 25 das 19:30 às 20:30 hs. Grupo de Teatro Escola com
a apresentação da fábula " A Cigarra e a Formiga"
interpretação livre dos aspectos da sustentabilidade
e o ator Tácio interpretando o poema Estação Schmitt.
Abertura oficial Dany Telatin - presidente
da associação Estação Schmitt.

Dia 25 das 20:30 às 22:45hs - Palestra e exposição
do livro "Pensar é preciso": Prof. Dr. Salvatore D'Onófrio.

Dia 26 das 20:00 às 22:45hs. - apresentação do
Coral Infantil Caipira da cidade de Tabapuã e os
atores: Tácio e Izabella interpretando o poema: Zé qualquer e Chica boa -
Palestra "A espiritualidade na obra de José Antonio da Silva"
e exposição do Livro " A moda é viola"; Prof. Dr. Romildo Sant'Anna.

Dia 27 das 20:00 ás 22:45hs. - abertura e poema:
Vou-me embora pro passado - Ator: Tácio. Mesa redonda:
Literatura didática e Mercado Editorial. moderadores:
profs. Antonio Pascoal e Ataide Farias.

Dia 28 das 20:00 às 22:00hs. - Palestra do jornalista,
escritor, roteirista e editor de cultura
Jary Mércio de Ameida Pádua - Aspectos literários e
culturais da comunicação jornalística.

Dia 28 das 22:00 às 22:45hs. - Encerramento:
Entrega de certificados de participação pela
Academia Riopretense de Letras e Cultura
e Associação Estação Schmitt.

Observação importante:
Todos os dias, após as palestras, teremos
no local o "Buteco da Cultura" até às 24:00hs.
Compareçam!!!

Os paralamas do sucesso com seu BRASIL AFORA neste domingo no Sesc

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e BASTA, violência NÃO





Fátima Brunet (Rio de Janeiro - RJ) e seu LINGUAGEM INVISÍVEL

A Página da Vida do dia 20 mês novembro de 2008


Hoje em prosseguimento ao mês da consciência negra, nesta manhã na Camara Municipal de São José do Rio Preto teve a seguinte programação: 8h30 – Credenciamento, as 9h – Abertura com entidades organizadoras, 9h30 – Mesa: “ A Importância da Questão Racial como Bandeira de Luta Sindical” com os debatedores: Fábio Perboni (coordenador da Apeoesp/Rio Preto e Celi Regina Criz(presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de São José do Rio Preto), as 10h30 – Intervalo para Café, 11h – Mesa: “Por uma Educação Anti-Racista: a Aplicação da Lei 10.639/03 nas Escolas Municipais de São José do Rio Preto” tendo como debatedores : Profa. Ms. Andréia Militão (Prof. Unilago) e Paulo Eduardo Bellucci Franco (coordenador da CUT Subsede Rio Preto e Região) e encerramento as 11h30.

A manhã deste dia 20 vai reforçando a necessidade de união de toda comunidade negra, temos como nosso maior sábio o ancião Aristides dos Santos, que espelha nossos procedimentos de conduta e de reflexão, foi uma manhã muito proveitosa e tivemos como mediador ou condutor, meu amigo e dirigente da Associação do Escritores Riopretenses, Manoel Messias de Oliveira, este que quando ao falar da situação do negro no Brasil, mistura a força de sua emoção e de seu coração e a voz bradada em altos decibéis causa vibração, e nossa corrente sanguinea se altera e ficamos até de prontidão em causa de um possível combate, outra que emocionou os presentes foi a presidenta do Sindicato das Trabalhadores Domésticos ,Beloni Cândida Pereira Passone pela doçura de sua fala, outro que falou com muita propriedade sobre os problemas da comunidade afro foi o Diretor da Macro Região de São José do Rio Preto a AFUSE, Sidney Cravinho Xavier, mas quem delineou com objetividade o que a comunidade deve proceder foram: Cecília Nunes, Celi Regina Cruiz, Andréia Militão e Paulo Eduardo Bellucci Franco.

Nota da página:
O único vereador presente e engajado com as causas desta comunidade foi nosso nobre edil Pedro Roberto Gomes, pensei que até a noite nas homenagens poderia alguns deles comparecerem, afinal estávamos em sua casa, mas como hoje é o Dia da Consciência Negra, espero que haja um pouco de reflexão por parte deles, em tornar este dia um feriado municipal e que no próximo evento , sejam mais presentes.

Para ver as fotos do evento do ano passado no Dia da Consciência Negra ou na matéria abaixo sobre o último lider do Quilombo dos Palmares ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


Zumbi (Alagoas, 1655 — 20 de novembro de 1695) - Zumbi, ou Zambi, vem do africano quimbundo "nzumbi", e significa...(Continua na edição do ano passado).


Luiz Rocco e Secundino personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São Jose do Rio Preto”,e Aulo Augusto em “A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Exposição sobre a raça negra no Mercado Municipal e convite do Conselho Afro - Brasileiro

Nosso querido amigo fotógrafo Edson Baffi convida à todos para ver sua exposição no Mercadão.

Estimular a discussão e reflexão sobre a raça negra, além de traçar um paralelo com a cultura local, este são os objetivos da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que realiza a partir desta sexta-feira (20/11), no Mercado Municipal, uma exposição sobre o tema com mais de 70 fotos. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Edson Baffi entre os anos de 1980 e 2009. São quase 30 anos de registro da raça negra em São José do Rio Preto. “Oitenta por cento das pessoas são de São José do Rio Preto, algumas estão trabalhando, outras tiveram sua imagem captada durante atividades do cotidiano, outras são fotos jornalísticas, alguns são músicos como Paulo Moura e Djavan. Tem também a embaixadora Dulce Pereira, o presidente de honra do Conselho Afro-brasileiro, Aristides dos Santos, figuras folclóricas como o carnavalesco Charutinho, os jogadores Marinho, do América, e Orlando Fumaça, além do famoso jogador de basquete nos anos 80 Grafitão, entre outros”, destaca Baffi. Reconhecido como um dos mais completos profissionais fotográficos da história da cidade, com uma carreira repleta de prêmios e reconhecimento público, Baffi tem também em seu currículo diversos trabalhos publicados nos principais veículos de comunicação de todo o país, como os jornais “O Globo”, “Estado de S. Paulo”, “Folha de S. Paulo” e revistas “Veja” e “Cruzeiro”. “A exposição, além de comemorar o dia da Consciência Negra traz personagens de nosso cotidiano, em seus aspectos artísticos, sociais e históricos”, afirma Deodoro Moreira, secretário municipal de Cultura. A Exposição da Raça Negra pode ser visitada até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, aos sábados, das 7 às 13 horas e aos domingos, das 7 às 12 horas.



CONVITE

Venho através desta convidar Vossa Excelência para participar da entrega do “Troféu Fidelidade Aristides dos Santos”, que faz parte das Comemorações do mês da Consciência Negra, no Dia 20 de Novembro de 2009, as H: 20:00 (Sexta Feira).

Local: AUDITORIO DO SENAC
R: Jorge Tibiriçá Nº 3518, Stª Cruz CEP: 15.014-040, próximo a Prefeitura Municipal.
Destaque a importância destes serviços prestados á Comunidade Negra e toda sociedade rio-pretense, a sua presença muito nos honrará e confirmará este grande momento.

Será servido um coquetel

Atenciosamente.

Cecília Nunes
Pres. Conselho Afro Brasileiro

R: Lafayette Spínola de Castro, Nº 1463
– São José do Rio Preto –SP.
Boa Vista – CEP: 15.025-510 –
Fones: (17) 3231-5226 / 3013-2048 / 9159-5006

E-mail: conselhoafro@riopreto.sp.gov.br

Convite para o coquetel de lançamento do livro: Projeto Literário Delicatta IV Poesia Contos Crônicas

Yoli Ferreira Camargo (Itararé - SP) e seu MINHA INFÂNCIA


A Página da Vida dia 19 do mês novembro de 2008


Dando continuidade a exposição de arte negra, no mês da consciência negra, e com as artes plásticas com a temática africana temos hoje esta maravilhosa artista, que faz dos cristais e de todo tipo de material as suas mandalas, Lucia Teodoro nasceu na nossa cidade de São José do Rio Preto em 25 de janeiro de 1956, e desde pequena já fluía seus talentos artísticos , mas somente na adolescência é que começou a expor e a divulgar toda a sua arte, Lucia Teodoro é filha de Maria de Lourdes e de Bento Justo, reside até hoje no tradicional Bairro do Bom Jesus. A Lucia Teodoro nossos parabéns pela riqueza e dos detalhes de seus trabalhos e nossas congratulações por tudo que faz pela cultura negra de nossa cidade.

Para ver as fotos desta extraordinária artista plástica Lucia Teodoro e seus belíssimos trabalhos e também o aniversário tardio de outra amiga a atriz Neuza Monção ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.



Ontem em pleno evento do livro “ A Invasão de Mariana” do professor Toninho , ou sob seu pseudônimo de Antonio Silva Michilim Filho, descobrimos que Neuza estava aniversariando e esta página não poderia deixar de efetuar este registro mesmo sendo atrasado. Neuza Monção é atriz nasceu na cidade de Guanambí – Estado da Bahia , é filha da Idalina Maria Pereira e Otávio Monção. A esta atriz muito querida parabéns e congratulações por tudo que faz pela cultura de nossa cidade.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sídnei Pereira Benevides ou Patativa do Reino lança seu 1º livro, “Os encantos da natureza”


Sídnei Pereira Benevides, poeta mirassolense, mais conhecido como Patativa do Reino, está lançando o seu primeiro livro, “Os encantos da natureza”. São trovas, poemas e os melhores versos do rodeio brasileiro. A edição tem 180 páginas e mais de duzentos trabalhos. O lançamento será nesta sexta-feira (20/11), na Biblioteca Pública Municipal de Rio Preto, a partir das 20 horas. O livro teve pré-lançamento na Câmara Municipal de Mirassol no dia 15 de outubro. Benevides é professor, formado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Artes Dom Bosco, de Monte Aprazível. Ele se apaixonou pelas palavras logo ao entrar para o então Grupo Escolar Professor Lauro Rocha. Junto com o aprendizado, por meio da cartilha “Caminho Suave”, começava a surgir um poeta. A paixão cresceu com ele e acabou gerando milhares de versos. Sídnei, que também é compositor, já teve poemas e trovas premiados em diversos concursos e que foram publicados em várias antologias poéticas nacionais. A revista “Country Fever” publica mensalmente os seus poemas na seção 'Versos de Rodeio'. Os poemas do Patativa do Reino mostram o dia-a-dia tal como ele parece para o homem simples. É uma poesia simples e direta, mas muito bem trabalhada. Patativa destaca-se nos versos de rodeio, que são colocados pelos especialistas entre os melhores do Brasil. Também nesta área o poeta de Mirassol já foi premiado. Um exemplo são os versos abaixo, dispostos no formato de um chapéu de peão:

Sou peão de boiadeiro
e aqui vai meu devaneio,
motorista que é motorista
puxa o carro no freio,
peão que é peão puxa o cavalo no arreio,
não sou bonito, mas também não sou feio,
na falta de uma mulher tenho duas
e com elas durmo no meio...

Faladores da Cia. Mário Nascimento, até com oficina pela manhã neste sábado no Sesc


Tácito Campos da Silva Pinto (Campinas - SP) e seu "TEUS BEIJOS"


A Página da Vida dia 18 mês de novembro de 2008


Luzia André como é mais conhecida, esta formidavél artista plástica que nasceu na nossa vizinha cidade de José Bonifácio SP, aos 13 de dezembro de 1954, e é filha de D. Marta Rosa e de Diomar André, iniciou suas primeiras exposições na década de 90 , nos Correios e Telegrafos, hoje seus trabalhos estão espalhados por todo São José do Rio Preto, principalmente no Espaço Cultural de nossa Biblioteca Municipal e agora também no Rio Preto Shopping Center com a temática africana com a Exposição Arte Negra, exposição esta que iniciei a divulgação por esta página com o mais jovem dos pintores naïf Rodrigo da Silva, edição que saiu neste domingo último, a sensibilidade de Luzia André ficou latente quando vi seu quadro Anastácia, e também toda história que a envolve, e que futuramente contarei, outra escultura sua muito linda, inclusive venho com ela abrindo as minhas páginas diariamente é de uma bahiana com seios fartos e que é irresistivel a um passe de mãos, me identiquei muito, talves tenha até sido pelo fato de ter vindo ao mundo pelas mãos de uma parteira negra por nome de Sebastiana exatamente a 1 hora da tarde. A Luzia André parabéns por este trabalho maravilhoso e que indico a todos a visitação ou que observe atentamente através das fotos toda sua sensibilidade.

Para ver as fotos desta extraordinária artista plástica Luzia André e seus belíssimos trabalhos e também o Amodoro-te com texto de Mário Quintana ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


O texto foi extraido de uma página de uma carissíma amiga do orkut , achei belo demais e juntei a esta flôr muito rara de se ver , eu pelo menos só a vi em minha infância, misturada aos lírios de todas as cores que minha linda mãe Aurora plantava ao redor de casa, quando no final do ano ela desabrocha por poucos dias e depois morre e fica somente seu bulbo sob a terra, até desabrochar novamente no ano seguinte. Tanto no amor, como na florada desta planta, a gente espera o seu explendor.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Heitor Villa-Lobos, e hoje cinqüentenário de morte

Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do Modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas. Filho de Naêmia Monteiro Villa-Lobos e Rui Villa-Lobos, foi desde cedo incentivado aos estudos, pois sua mãe queria vê-lo médico. No entanto, Rui Villa-Lobos, pai do compositor, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, deu-lhe instrução musical e adaptou uma viola para que o pequeno Heitor iniciasse seus estudos de violoncelo. Aos 12 anos, órfão de pai, Villa-Lobos passou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes; paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões", representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro, e, neste contexto, desenvolveu-se também no violão. De temperamento inquieto, empreendeu desde cedo escapadas pelo interior do Brasil, primeiras etapas de um processo de absorção de todo o universo musical brasileiro.[4] Em 1913 Villa-Lobos casou-se com a pianista Lucília Guimarães, indo viver no Rio de Janeiro. Em 1915 realiza o primeiro concerto com obras de sua autoria. Em 1922 Villa-Lobos participa da Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte embarca para Europa, regressando ao Brasil em 1930, quando realiza turnê por sessenta e seis cidades. Realiza também nesse ano a " Cruzada do Canto Orfeônico" no Rio de Janeiro. Seu casamento com Lucília termina na década de 1930[8] . Depois de operar-se de câncer em 1948, casa-se com Arminda Neves d'Almeida a Mindinha, uma ex-aluna, que depois de sua morte se encarrega da divulgação de uma obra monumental. O impacto internacional dessa obra fez-se sentir especialmente na França e EUA, como se verifica pelo editorial que o The New York Times dedicou-lhe no dia seguinte a sua morte, Villa-Lobos nunca teve filhos. Em 1960, o governo do Brasil criou o Museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro.

Nota d'A Página: A biografia deste gênio de nossa música é muito extensa, e ao leitor que demonstrou interesse queira continuar a sua pesquisa em outros sites e ficará atônito dos feitos deste maestro e compositor, afinal a nossa idéia é marcar o dia do cinqüentenário de seu falecimento e também dar um acompanhamento aos eventos que serão prestados em nossa cidade nesta quinta-feira conforme matéria abaixo.

Nesta quinta-feira eventos em homenagem ao cinqüentenário da morte de Heitor Villa-Lobos

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Sociedade de Cultura Artística, realiza a partir desta quinta-feira (19/11) uma série de eventos em homenagem ao cinqüentenário da morte do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Para a abrir a programação, a Prefeitura apresenta o concerto sinfônico “Viola & Villa”, com viola caipira de Renato Gagliardi e orquestra de cordas, nesta quinta (19/11), às 20h30, no Sesc Rio Preto.
A orquestra de cordas, que leva o nome de “Orquestra Jovem de Rio Preto”, foi idealizada e é dirigida pelo maestro Saulo Schneck. A apresentação pretende fazer a união do popular com o erudito, com leituras da obra de Villa-Lobos e de artistas que o inspiraram, como Bach, Beethoven, Pachelbel. O programa apresentará também Pamela Wedgwood, além de composições de Renato Gagliardi, responsável geral pela apresentação e adaptação das composições para viola caipira. Na sexta-feira (20/11), sob a regência da maestrina Zuleica de Carvalho Moreira, o Coral da Unesp Rio Preto apresentará “Tons de brasilidade”, às 20h30, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Com obra multifacetada de Villa-Lobos, o Coral se apresenta com o Grupo de Violões, a Camerata do Festival de Música e o Grupo de Dança de Salão de São José do Rio Preto.
Para fechar a grade de eventos da programação em homenagem ao cinqüentenário da morte do compositor Villa Lobos, será realizado um workshop, com duração de 10 horas, ministrado por Rafael Augusto Arruda Merlo. O tema a ser abordado é: “Apreciação musical sobre a obra de Villa-Lobos”. Destinados a iniciados ou leigos, o curso focaliza a obra do compositor, fornecendo elementos para melhor compreensão, análise e apreciação artística da sua produção musical. O workshop será realizado na Casa de Cultura Dinorath do Valle, no período de 23 a 27 de novembro, das 14 às 16 horas.
Os três eventos terão entrada gratuita e são recomendáveis para público acima de 10 anos.

Homenagem ao cinqüentenário
de morte de Villa Lobos


Concerto sinfônico “Viola & Villa”
Data: 19/11
Horário: 20h30
Local: Sesc Rio Preto, avenida Francisco
Chagas de Oliveira, 1.333 – Chácara Municipal


“Tons de brasilidade” com o
Coral da Unesp Rio Preto
Data: 20/11
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto,
avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.381 – Vila São José


Workshop “Apreciação musical
sobre a obra de Villa-Lobos”
Data: 23 a 27/11
Horário: 14h às 16h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle,
praça Cacilda Becker, s/nº - Vila São José
Informações: (17) 3215-1800

Reginaldo Souza Nascimento (Suzano -SP) e seu "SOMENTE NÓS"



A Página da Vida dia 17 do mês novembro de 2008


No sétimo dia de seu falecimento, e dando continuidade neste mês de novembro , e a poucos dias da Consciência Negra, lembro desta a primeira cantora sul-africana que embalou em minha adolescência na década de 60, levando a minha mente e o meu corpo a este ritmo eferverscente e contagiante de “Pata , Pata” , justamente no periodo mais fertil de nossa música popular e de ritmos vindos de outros continentes e o rádio de nossa casa na pequena Marapoama SP, era ligado direto , só parava de ouvi-lo quando tentava efetuar alguns acordes no violão. Mama Miriam sou eternamente grato por ter suavisado meus caminhos. Abaixo sua biografia:

Miriam Makeba (Joanesburgo, 4 de março de 1932 — Castel Volturno, Itália, 10 de novembro de 2008) foi uma cantora sul-africana também conhecida como "Mama África" e grande ativista pelos direitos humanos e contra ...(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos desta extraordinária cantora Miriam Makeba e também a letra de seu maior sucesso e abaixo nosso reporter Zanata amigo de Orkut e aniversariante do dia ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


Este repórter que tanto nos enche de orgulho, e eu que conheci seus pais, quando moravam na Boa Vista, bairro tradicional desta cidade de São José do Rio Preto , bem ao lado de seu amigo Paulinho Magri, e de minha querida amiga Ana Betu Ramalho, acompanho sua vida profisssional nas telas da TV. Zanata parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que representa nos meios de telecomunicações desta cidade.


Aparecida , Edgar, Lauro Cesar e Márcio são as personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Sérgio Luiz em “A História de Catanduva de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nesta quarta será no CICC o 1º Encontro para Sustentabilidade, Responsabilidade e Crescimento

O Centro Incubador de Empresas, ligado a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica de São José do Rio Preto, realiza na próxima quarta-feira (18/11) o 1º Encontro para Sustentabilidade, Responsabilidade e Crescimento. O evento será no auditório do CICC –Centro Integrado de Ciência e Cultura “Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Saber”, a partir das 9 horas.
O Encontro reunirá representantes dos municípios da Alta Araraquarense e terá como um dos focos principais a importância da elaboração de projetos estratégicos para aquisição do certificado ‘Município Verde Azul’, proposto pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
A palestra de abertura será feita pelo diretor da empresa Gaia Soluções Ambientais e Geográficas, Raphael Augusto Fagliari. A Gaia é uma das 20 empresas do Centro Incubador de Empresas com atividades em vários segmentos.
Para a gerente do Centro, Consuelo Braz de Oliveira, o Encontro envolverá muitos municípios na discussão sobre sustentabilidade. “É vital para todos nós a questão ambiental. Estamos falando da sobrevivência do ser humano nas próximas décadas”, diz a gerente.
O Centro Incubador de Empresas fica na avenida João Batista Vetorazzo esquina com a rua José Tessarolo, no Distrito Industrial “Doutor Waldemar de Oliveira Verdi". Outras informações pelo telefone 3234-5852

V Ginga Rio Preto - Batismo e troca de cordas com supervisão geral do Mestre Zézinho


Rodolfo Sotratti (Araraquara - SP) e seu DÉBIL VAGA-LUME


A Página da Vida dia 16 do mês novembro de 2008


Rodrigo nasceu em nossa querida cidade aos 10 de maio de 1978, é filho de Astrogilda da Silva Colognezi e de Carlos Alberto Colognezi , vem desenvolvendo sua arte e talento desde seus 7 anos de idade, e agora com a Exposição: Arte Negra, com artes plásticas com a temática africana, das 10 às 22 horas no Rio Preto Shopping Center juntamente com Luzia André, Cida Teófilo, Florêncio Duarte, Daniel Firmino, Lucia Teodoro e outros, esta expondo essas belíssimas telas: A renovação, 40 x 50, tinta plástica e acrílica sobre tela de 2008, São Benedito e os Pretos Velhos , 40 x 60 , tinta plástica e acrílica sobre tela de 2008 e as Baianas Dançando , 50 x 70, também tinta plástica e acrílica sobre tela de 2008. Ao Rodrigo parabéns pelo seu trabalho, e está trilhando um belo caminho, onde seus mestres Antonio da Silva e Daniel Firmino são as suas referências.

Para ver as fotos e as telas deste extraordinário pintor naïf Rodriguinho como todos os conhecem e muitas telas expostas na Mostra de Arte Naïf ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


O mês passado divulguei todos os trabalhos expostos em nosso SESI de São José do Rio Preto, Nesta Mostra de Arte Naïf, que conta também com telas de Daniel Firmino, Daisy Araújo, Deraldo Clemente, Edgar Di Oliveira, Florêncio Duarte, Ilma Deolindo, José Carlos, Kaldeira, Olinda, Orlando Fuzinelli, Silviano e Sonia Canheo e a visitação de segunda a sexta das 8h00 às 19h00, e sábados e domingos e feriados das 9h00 às 16h00 no espaço cultural do SESI, ao lado da represa municipal. Visite e confira a beleza desta Mostra que vai até dia 30 deste.


Antônio, Celso e João personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Rufino, Lenício e Antônio Carlos no livro “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia.

domingo, 15 de novembro de 2009

1º Festival de Música Sertaneja de São José do Rio Preto - dia 15 de novembro













Hoje ,domingo (15/11) foi realizada a última eliminatória do 1º Festival de Música Sertaneja de São José do Rio Preto, às 19 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro. O evento fez parte do Projeto de Valorização da Música Sertaneja.

Os classificados foram: TinoViola e Pacífico, Jorge e Gustavo, Ed Campos e Rondon, Marco Antônio e Maciel e João Lucas e Gustavo.
As músicas apresentadas hoje por ordem de sorteio neste domingo foram:

“Presença de Deus”, de João Ferreira Filho, por Tino Viola e Pacífico; “Amor de Verdade”, de Leandro Gustavo Monte Sião, por Jorge e Gustavo; No Passo a Passo”, de Marcio Aparecido da Silva, por Ed Campos e Rondon; “Te Amo, Te Preciso”, de Danniel, por Luís Antonio; O Martírio de Jesus”, de Marco Antônio Brumatti, por Tony e Paladin; “Tudo Corre”, de Antonio Martinez, por Marco Antonio e Maciel; “Siga Sua Vida”, de Anderson Bucca, Cléber e Éder, por Cléber e Éder; “Mulher é Bom”, de Rogério Marcos, por Wado e Leandro; “Coração pelo avesso”, de Selma Fernandes, por João Lucas e Gustavo.

As duplas que estão em negrito são as que irão para a final no dia 22 de novembro.

Já estão na final as músicas “Overdose de Saudade”, de José Calixto Rodrigues, interpretada por Fabiano e Platini; “Prepare a terra”, de Antônio Aparecido Brumatti, por Paladi e Paladim; “Cabloco Faceiro”, de Cléber de Jesus, por Cléber e Éder; “Conte tudo de uma vez”, de Marcelo Hugo e Wado, por Wado e Leandro; “Mãe Viola”, de Norberto Felipe, por Norberto Felipe e Ricardo; “Colheita de Algodão”, de Francisco Frábio Filho, por João Marcos e Matheus; “Triste Apartamento”, de Mamédio Alexandre, por Cristal e Diamante e “Meus Filhos, Minha Vida”, de Frank Rainer, por Frank e Daniel.
No total, foram 41 canções inscritas, sendo 25 selecionadas. Participam apenas músicos (cantor solo, duplas, trios e grupos) rio-pretenses, mas as composições também são de artistas de outras cidades do País.
Os cachês serão distribuídos da seguinte forma: 1º lugar R$ 5,5 mil; 2º lugar R$ 3,5 mil; 3º lugar R$ 2,5 mil, 4º lugar R$ 1.750 mil e 5º lugar R$ 1,5 mil.
As eliminatórias do Festival foram realizadas nos dias 1º e 8 de novembro, e hoje domingo (15/11). Já a final será realizada no próximo dia 22.

Saiba mais sobre o evento dando
um clique nos títulos abaixo:


Veja as fotos e as classificadas
no domingo do Dia 1º de novembro


Veja as fotos e as classificadas
no domingo do Dia 8 de novembro

Um sonho de Carnaval

Aninha nasceu lá no conjunto Renascer, naquelas casas de madeira, cresceu faceira, cheia de graça. Dançar então era sua maior diversão. Gostava de todo tipo de dança, mas encantou-se mesmo com o bailado das Portas-Bandeiras das Escolas de Samba. Com os olhinhos grudados na televisão, imitava quase todas, usando como bandeira um cabo de vassoura com um pano de prato amarrado na ponta. A mãe ria de tudo aquilo, enquanto Aninha era todo encantamento.
O tempo passou, e um dia ela foi trabalhar no Barracão da Império do Sol, aqui de Rio Preto. Foi contratada como mão de obra e cumpria essa função todos os dias. Fez amizades, aprendeu a profissão de aderecista e começou a ajudar a montar a fantasia da Porta-Bandeira da Escola. Um dia contou seu sonho. Esse sonho foi parar nos ouvidos do presidente da Escola que olhou para ela com carinho. Ninguém sabia, mas a antiga Porta-Bandeira havia desistido e ele procurava por uma substituta. Com instinto de quem está no samba há muito tempo, o presidente não titubeou e convidou Aninha para o posto da maior representante da agremiação. Aninha desmaiou. Acordou já tendo o compromisso de experimentar a sua vestimenta. Um espelho no Barracão refletiu a sua imagem que transbordou por todo o local. Aninha voltou no tempo, se viu dançando no quintal de sua casa e o transformou na Avenida. O sorriso não cabia em seu rosto.
Enquanto isso, nos bastidores, discutia-se a festa do Carnaval. O “seu presidente”, como ela o gostava de chamar, era só entusiasmo. Fez projetos, montou equipe, escolheu enredo, o samba, convidou cidades de fora para participar. Até o Balett da Cidade ele chamou. Trabalhou muito! Aninha via tudo aquilo e sentia orgulho do “seu presidente”. Sentia nele uma vontade enorme em colocar a sua Escola na Avenida. E ela seria a Porta-Bandeira. Ensaiava dia e noite, queria fazer bonito na passarela do samba e trazer a nota 10 para a sua agremiação.
Mas nos bastidores as coisas não iam bem. Ela sabia que “seu presidente” lutava muito para que o Carnaval acontecesse. Havia contratado até um escritório profissional em eventos, montado assessoria de imprensa, convidado a Casa do Hip Hop, o Folclore de Olímpia, a Escola Viva, gente de Bady Bassitt, de Bálsamo, de Buritama, de Cardoso, de Ibirá. Aninha sentia que “seu presidente” tinha muita vontade em colocar a Escola na Avenida. Desde julho ele trabalhava em seu projeto. Em setembro ela já trabalhava no Barracão. Todos ali tinham muita vontade em fazer o melhor para a Escola.
Mas um belo dia “seu presidente” chegou com um jornal na mão. Alguém ali decretava o fim do Carnaval. E o que é pior, afirmavam que as Escolas de Samba, entre elas, a comandada por “seu presidente”, não tinham vontade de desfilar. Aninha sabia que aquilo era uma tremenda mentira. A comunidade se esforçava, e muito, para adiantar os trabalhos. A sua Escola, como ela já considerava, queria muito desfilar, quem havia afirmado o contrário estava completamente enganado. Estava mentindo.
O Barracão silenciou, Aninha viu “seu presidente” deixar o jornal sobre uma mesa, pegar o pavilhão da Escola e sair cabisbaixo. Mas não foi só isso que ela viu. Olhou para o espelho do Barracão e viu aquela menininha, nascida lá no Renascer, dançando com um cabo de vassoura e um pano de prato amarrado na ponta ir se transformando aos poucos na Porta-Bandeira da Império do Sol. Dali ela foi parar na Avenida, linda, deslumbrante, cheia de alegria. Seu bailado era o de realeza, tinha um sorriso mágico nos lábios. De repente esse sorriso se apagou, não tinha ninguém na Avenida. Não fizeram o Carnaval. Alguém não quis realizar o sonho dela, daquela menininha do Renascer que sonhou um dia, ser a Porta-Bandeira da alegria!

Vicente Serroni
Presidente da Escola de Samba Império do Sol

Lira dos Anjos (Japão) e seu *SOLIDÃO*

José Osmar Roveroni e Adolpho Guimarães Corrêa





José Osmar Roveroni é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Adolpho Guimarães Corrêa é a personalidade aniversariante do livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida dia 15 do mês novembro de 2008


É uma satisfação enorme falar deste jovem, cuja sensibilidade está na flor da pele, e em continuidade as homenagens que venho fazendo aos afro-descendentes, este por coincidência aniversaria hoje e nada melhor presentear nossos leitores com POESIA DE BRINDE. Gilson este que nasceu na Baixada Santista em São Vicente no estado de São Paulo, filho de D. Nair de Paula Silva e de Thomé Sales da Silva e que hoje vive e transpira nas terras de São José ou Terra das Oportunidades. Querido amigo Gilson , parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que faz em prol de nossa cultura.

Para ver as fotos deste extraordinário poeta afro-descendente Gilson Sales ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.


No mês de abril citei algumas coincidências, como por exemplo: “No dia 02 de abril escrevi sobre o cantor norte americano Marvin Gaye , ele que faleceu na véspera de seu aniversário quando numa discussão por motivos religiosos, seu pai desfechou sobre ele varias machadas, houve então o enterro no dia do seu aniversário, mas no dia 12 do mesmo mês, Dona Amélia Bortolani que faria seu aniversário para a vida e também para seu falecimento, ela que nasceu no dia 12/04/1884 e faleceu no dia 12/04/1974 entretanto viveu exatamente 90 anos, em minha vida nunca vi um caso igual a este, e nas fuçadas nos papeis antigos e nas minhas digitalizações , não poderia deixar de registrar essa tremenda coincidência.” Hoje nossa aniversariante Valéria de Souza Barroso completa junto com seu marido mais uma data de aniversário, creio que haverá uma boa festa, o casal de aniversariantes soprando velinhas neste 15 de novembro, justamente no sábado, feriado de nossa Proclamação da República. Na foto acima temos a imagem de Valéria, em plena área de exercícios aeróbicos da nossa linda represa municipal. E abaixo temos a biografia de mais personalidades aniversariantes no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Vera Lúcia personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Ângelo, Ivo, Valdomiro e Júlio personalidades aniversariantes do livro “ A História de Catanduva de A a Z”.