terça-feira, 17 de novembro de 2009

Nesta quinta-feira eventos em homenagem ao cinqüentenário da morte de Heitor Villa-Lobos

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Sociedade de Cultura Artística, realiza a partir desta quinta-feira (19/11) uma série de eventos em homenagem ao cinqüentenário da morte do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Para a abrir a programação, a Prefeitura apresenta o concerto sinfônico “Viola & Villa”, com viola caipira de Renato Gagliardi e orquestra de cordas, nesta quinta (19/11), às 20h30, no Sesc Rio Preto.
A orquestra de cordas, que leva o nome de “Orquestra Jovem de Rio Preto”, foi idealizada e é dirigida pelo maestro Saulo Schneck. A apresentação pretende fazer a união do popular com o erudito, com leituras da obra de Villa-Lobos e de artistas que o inspiraram, como Bach, Beethoven, Pachelbel. O programa apresentará também Pamela Wedgwood, além de composições de Renato Gagliardi, responsável geral pela apresentação e adaptação das composições para viola caipira. Na sexta-feira (20/11), sob a regência da maestrina Zuleica de Carvalho Moreira, o Coral da Unesp Rio Preto apresentará “Tons de brasilidade”, às 20h30, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Com obra multifacetada de Villa-Lobos, o Coral se apresenta com o Grupo de Violões, a Camerata do Festival de Música e o Grupo de Dança de Salão de São José do Rio Preto.
Para fechar a grade de eventos da programação em homenagem ao cinqüentenário da morte do compositor Villa Lobos, será realizado um workshop, com duração de 10 horas, ministrado por Rafael Augusto Arruda Merlo. O tema a ser abordado é: “Apreciação musical sobre a obra de Villa-Lobos”. Destinados a iniciados ou leigos, o curso focaliza a obra do compositor, fornecendo elementos para melhor compreensão, análise e apreciação artística da sua produção musical. O workshop será realizado na Casa de Cultura Dinorath do Valle, no período de 23 a 27 de novembro, das 14 às 16 horas.
Os três eventos terão entrada gratuita e são recomendáveis para público acima de 10 anos.

Homenagem ao cinqüentenário
de morte de Villa Lobos


Concerto sinfônico “Viola & Villa”
Data: 19/11
Horário: 20h30
Local: Sesc Rio Preto, avenida Francisco
Chagas de Oliveira, 1.333 – Chácara Municipal


“Tons de brasilidade” com o
Coral da Unesp Rio Preto
Data: 20/11
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto,
avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.381 – Vila São José


Workshop “Apreciação musical
sobre a obra de Villa-Lobos”
Data: 23 a 27/11
Horário: 14h às 16h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle,
praça Cacilda Becker, s/nº - Vila São José
Informações: (17) 3215-1800

Nenhum comentário: