sábado, 10 de novembro de 2012

Fiéis refazem amanhã (11/11) o caminho do padre Mariano pelo sexto ano seguido


Cerca de mil fiéis são esperados amanhã, domingo, dia 11 de novembro, durante o 6º Caminho Padre Mariano.
 A caminhada pelo trajeto entre a Igreja de Santa Apolônia, em Engenheiro Schmitt, e a de São Luiz Gonzaga, em Cedral, começa às 7h. Antes, o padre Amilton Guerra celebra uma missa em Schmitt, na paróquia Santa Apolônia, às 6h. 
 Diretor do Colégio São José e pároco da igreja de Schmitt, o padre espanhol, hoje beato, Mariano de la Mata Aparicio percorria esse caminho, de 7 quilômetros, durante os 11 anos que passou no distrito: 1949 a 1960. Ele e alguns seminaristas iam para Cedral para celebrar missa e ministrar sacramentos do batismo e matrimônio. 
A comissão organizadora da caminhada, formada por representantes do Colégio Agostiniano São José, da Ordem de Santo Agostinho, prefeituras de Rio Preto, Schmitt e Cedral e das igrejas envolvidas, pede a doação de produtos de higiene pessoal aos fiéis que farão a peregrinação para que o material seja doado ao Asilo de Schmitt. “O padre Mariano viveu onde hoje funciona o asilo. Ali foi sede do Colégio São José e seminário da Ordem Agostiniana, por isso fazemos as doações a eles”, explica o padre Eliseo López Bardón, coordenador da caminhada. 
Além de três ônibus que levarão os fiéis de volta a Schmitt ao final do Caminho, a organização também conta com carro de apoio para quem não conseguir completar o trajeto, além de ambulância. Mais informações na Igreja de Santa Apolônia, em Engenheiro Schmitt, pelo telefone (17) 3808-1300, ou na Igreja São Luiz Gonzaga, em Cedral, pelo telefone (17) 3266-7544. 
Beatificação 
Padre Mariano foi considerado beato em 2006. Ele tem um milagre reconhecido pela ciência e pela Igreja, que é a cura do menino João Paulo Polotto. O garoto foi atropelado por um caminhão há cerca de 15 anos e, depois de ser desenganado pelos médicos, foi salvo após orações e pedidos ao padre. 

Moradores também podem tirar segunda via de contas municipais no Procon Norte


Moradores da região Norte do município, que não dispõem de Internet, agora podem emitir segunda via de contas referentes a tributos municipais no Posto Avançado do Procon Norte, que funciona em anexo ao Centro Social do Eldorado.
 Segundo o coordenador do Posto, Weliton Regiani, o espaço recebeu dois totens em que o cidadão pode emitir a segunda via das contas de água, administrada pelo Semae e IPTU, por exemplo, além de verificar valor venal de imóveis e certidão negativa.
 “Para a emissão, o munícipe vai precisar apenas no caso do IPTU do número do cadastro de imóvel, disponível em carnês anteriores. No caso do Semae, também é preciso número do cadastro e documento de identificação”, afirma Regiani.
 O Posto Avançado da Região Norte funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Social do Eldorado, localizado na avenida Monte Aprazível, 2640, no Eldorado.

2ª Cavalgada Solidária na Cabana da Viola



15º Encontro de Companhias de Santos Reis de São José do Rio Preto acontece neste domingo


  A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste domingo (11/11), a partir das 9 horas, o 15º Encontro de Companhias de Santos Reis. O evento, que conta com a presença de grupos de Rio Preto e região, será na Praça Dagoberto Nogueira, no Jardim Caparroz.
 O Encontro de Companhias de Santos Reis é uma festa tradicional de cunho religioso, realizado próximo à data que se comemora do Natal. Durante o evento, um grupo de cantores e instrumentistas, de posse a uma bandeira, percorre a cidade entoando versos sobre a visita dos três reis magos ao menino Jesus.

15º Encontro de Companhias de Santos Reis
Data: 11 de novembro
Horário: a partir das 9 horas
Local: Praça Dagoberto Nogueira – Jardim Caparroz

21ª LUBRAPEX começa hoje (sábado 10/11)



Terá início neste sábado (10/11), a 21ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira – LUBRAPEX. O mais tradicional evento filatélico binacional revela várias surpresas. 
Lançamentos filatélicos, incluindo selos, carimbos e livros de diversos autores vão ocorrer no Prédio Histórico dos Correios em São Paulo, palco da LUBRAPEX 2012. Oficinas filatélicas e de leitura, encontros e palestras, além da visita às 211 coleções participantes, fazem parte da programação.
O escritor baiano Jorge Amado é homenageado na emissão especial 21ª LUBRAPEX – A Força da Língua Portuguesa, que será lançada na abertura da exposição (10/11), juntamente com carimbos comemorativos dos Correios do Brasil e de Portugal. Macau, território de língua portuguesa na China, lançará carimbo da LUBRAPEX no domingo (11/11), quando começa a visitação do público. Correios de outras nações lusófonas também estarão presentes, divulgando seus produtos filatélicos. 


Onde a Filatelia se encontra – Eventos integrados vão agitar a cena filatélica paulistana durante a LUBRAPEX. O Congresso Luso-Brasileiro de Filatelia, organizado pela Sociedade Philatélica Paulista, acontece em 16/11. No dia seguinte, ocorrem o Encontro da Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF e o Encontro de Associações Filatélicas (ABRAFITE, ABRAFIRGA e ABRACAR). Começa, ainda, o 11º Encontro Internacional de Filatelia (16,17 e 18/11).

Programação infantil – Visitas guiadas, oficinas e eventos especiais prometem atrair as crianças à LUBRAPEX. Tema da 21ª LUBRAPEX, a língua portuguesa mostra sua força em atividades como o projeto “Lê Pra Mim?”, que convida personalidades para contar histórias aos pequenos, despertando o gosto pela leitura. O vencedor nacional do concurso infantil de desenho de selo, realizado pelos Correios, receberá premiação na abertura da LUBRAPEX.


21ª LUBRAPEX
  A Força da Língua Portuguesa
Prédio Histórico dos Correios em São Paulo – Vale do Anhangabaú
 10 a 18/11

Lançamento de Livros
“Carimbos Postais Brasileiros – Período Republicano – Volume I”, Victor Petrucci.
“Cristianismo Reformado – Uma história contada por meio da Filatelia”, Maurício Meneses.
“Pernambuco nos Selos Postais – Fragmentos Verbovisuais de Pernambucanidades“, Diego Salcedo.
“O Rio Grande do Norte nos Selos Postais do Brasil”, Cleudivan Araújo.


Parabéns à você, nesta data querida, muitas .... e Santo do dia de hoje São Leão I


ALBERTO PAGANELLI BARBOUR,
CARLOS ALBERTO DECANDIO,
CELIA DIVA MAROCO PERES,
CIDA CONFORTI,
CIDINHA MELLO OLIVEIRA,
EDESIO GERALDO,
EDILSON DURAM MERLOTTO,
FERNANDA SOUBHIA LIEDTKE KAISER, 
HÉRCULES GORLA,
JOSE FREDERICO COELHO CURTI,
JOSE ROBERTO NAIME,
LAURA DA ROCHA RODRIGUES,
LUIZ ALCANTARA DORAZIO PIMENTEL,
MARIA AMÉLIA FIOROTTO,
MARIA LOURDES DE PAULA FERNANDES,
MICAEL RICHARD N. DOS SANTOS,
MILTON APARECIDO VILELLA,
RENATO ARANTES,
ROBERTO LOPÉS DE OLIVEIRA,
VALTER COTIAN e
WALDEMAR JOSÉ. 

****

Santo do dia de hoje

São Leão I

Eleito com o nome de Leão I, foi um dos maiores pontífices da história do cristianismo, embora pouco se saiba sobre sua vida antes de ocupar a Cátedra de Pedro. É venerado por sua profunda sabedoria, suas extraordinárias virtudes e sua brilhante direção, como relatam os historiadores e teólogos. 
Leão nasceu por volta do ano 400, na região da Toscana, onde está situada a cidade de Roma. Tornou-se sacerdote muito jovem e fez carreira consolidada num trabalho brilhante. Em 430, já era arcediácono e depois foi conselheiro dos papas Celestino I e Xisto III. Era tão respeitado e conceituado que, após a morte deste último papa, foi eleito para substituí-lo Com o título de Leão I, assumiu o governo da Igreja em agosto do ano 440. 
Eram tempos difíceis. Por um lado, o Império Romano esfacelava-se e já não conseguia conter as hordas de bárbaros que invadiam e saqueavam seus domínios. Por outro lado, a Igreja enfrentava divisões e dissidências doutrinárias em seu interior. Um panorama tão sombrio que só não levou o Ocidente ao caos por causa da atuação de Leão I nos dois terrenos: o espiritual e o material. 
Na esfera espiritual, ele permaneceu firme, defendendo as verdades do catolicismo diante das grandes heresias que sacudiram o século V, e atuou participando de discussões, encontros e concílios. Foi nessa época que escreveu um dos documentos mais importantes para a fé: a "Carta dogmática a Flaviano", o patriarca de Constantinopla, defendendo as posições ortodoxas do cristianismo. "Pedro falou pela boca de Leão", diziam os sacerdotes da Igreja que acabavam concordando com os argumentos. Estão guardados mais de cem dos seus sermões, além de cento e quarenta e três cartas contendo ensinamentos sobre a fé cristã, seguidos e respeitados ainda hoje. 
Já no plano material, era o único que poderia conseguir, graças ao seu prestígio e à sua eloqüência, que o terrível rei Átila, comandante dos bárbaros hunos, não destruísse Roma e a Itália. A missão poderia ser fatal, pois Átila já invadira, conquistara e destruíra a ferro e fogo o norte do país. Mesmo assim Leão I foi ao seu encontro e saiu vitorioso da situação. Mais tarde, foi a vez de conter os vândalos, que, liderados pelo chefe bárbaro Genserico, entraram em Roma. Só não atearam fogo à Cidade Eterna e não dizimaram sua população graças à atuação do grande pontífice. 
Não existem relatos sobre os seus últimos dias de vida. O livro dos papas diz que Leão I governou vinte e um anos, um mês e treze dias. Faleceu no dia 10 de novembro de 461 e foi sepultado na Basílica de São Pedro, em Roma. O papa Bento XIV proclamou-o doutor da Igreja em 1754. Leão I foi o primeiro papa a receber o título de "o Magno".

É dia também de 


****

Mensagem de hoje

A Solidariedade é o sentimento que melhor expressa o 
respeito pela dignidade humana. (Franz Kafka).

Bom fim de semana cheio de
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!
....
...
..
.

A Página da Vida, 10 de novembro de 2011






*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 10 de novembro de 2010


**

**

**

**
       
Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 10 de novembro de 2009


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 10 de novembro de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dia da Cidadania neste sábado na Região Norte


Exames preventivos de saúde, orientação sobre defesa do consumidor e assistência jurídica gratuita. Esses são alguns dos atendimentos que serão prestados à população do bairro Parque da Cidadania, na região norte, nesse sábado, dia 10/11, durante o Dia de Cidadania, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
 O evento será realizado na escola municipal Daisy Rollemberg Trefiglio, entre 13 e 17 horas.
 Da Prefeitura participam da ação as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, além do Conselho Tutelar Norte, Procon e Emcop. Também está prevista participação da Polícia Militar, 2º Cartório de Registro Civil, Sesc, INSS e CDHU.
 Segundo a coordenadora da ação e Defensora Pública Bruna Molina Hernandes, o objetivo do evento é levar os equipamentos de promoção à cidadania e direitos a população do bairro. “A Defensoria, por exemplo, levará uma equipe formada por defensores para orientar os moradores quanto a assuntos jurídicos”, afirma.
 A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Parque da Cidadania, vai realizar aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atualização do calendário vacinal, exames sorológicos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de distribuição de preservativos.
 “Também vamos orientar a população sobre temas relacionados à área de saúde como dengue, por exemplo”, afirma a gerente da unidade, Luciana Ventura Cardoso.
 A Emcop, segundo o presidente José Antônio Basílio, vai oferecer informações sobre inscrições para moradias populares, mensalidades em atraso e renegociação de dívidas. Já o Procon deverá dar orientações sobre direito de defesa do consumidor.
 A Assistência Social participará com distribuição de material informativo com os serviços prestados pela pasta e também com orientações por meio do Conselho Tutelar Norte.

Dia da Cidadania
Data – 10/11/2012 (Sábado)
Horário – 13 às 17 horas
Local - Escola Municipal Rollemberg Trefiglio, localizada na 
Rua Artur Pagliusi Neto, 260, Parque da Cidadania.

Judô de Rio Preto vai para Grand Prix de BH


 Neste sábado (10/11) será realizado o Grand Prix de Judô. A competição será em Belo Horizonte, Minas Gerais. Rio Preto estará representada por onze atletas do Clube Amigos dos Deficientes (SMEL/Instituto do Cegos).
 A delegação conta com o técnico Cássio Gustavo Santana Gonçalves, na equipe feminina as judocas Célia Batista de Souza, Débora Carolina de Carvalho e Ingrid da Silva Vasconcelos. E no masculino vão: Jhonatan Henrique Pereira, Cleidemilson Perpétuo da Silva, Jordeci Ledema Lopes, José Roberto de Souza da Silva, Márcio Matarazzo Júnior, Murilo Dias Bitencourt, Rafael Aguiar Alves e Rafael Cerqueira Nunes.
 Segundo o professor e técnico Cássio Gustavo Santana Gonçalves, é a primeira vez que os atletas participam de um campeonato nacional. “A equipe treina desde o começo do ano, e irá competir na categoria iniciante, faixa laranja. Acredito que conquistaremos medalhas, eles estão bem capacitados.” Contou Cássio. 
 Segundo a organização, o Judô Paralímpico brasileiro reunirá os principais judocas do país na mais importante competição da modalidade no Brasil. Com realização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – CBDV, o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, cerca de 150 atletas, 31 entidades de 15 estados diferentes participarão do evento, que vai das 8h até 18h, no Sesc Venda Nova.
 A competição contará ainda com nomes como Antônio Tenório, Daniele Bernardes, Lúcia Teixeira e Michele Ferreira, todos medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Londres.
 Os atletas do CAD recebem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SMEL.

SeMAE fará limpeza do reservatório da ETA


O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto fará a limpeza do reservatório da ETA – Estação de Tratamento de Água. Os trabalhos terão início às 22 horas do sábado (10/11) e devem ser concluídos às 24 horas de domingo (11/11), com a normalização do abastecimento.
 Os responsáveis pela intervenção informam que manobras serão feitas nas redes interligadas para que o impacto seja o menor possível nos 20 bairros atendidos pelo Sistema ETA. Porém, a  Redentora, Vila Diniz e Vila Maceno, bem como nos seus entornos, que são abastecidos diretamente pelo Palácio das Águas, serão os mais prejudicados em relação ao fornecimento de água.
 A orientação aos moradores é de que economizem água para evitar transtornos. Em caso de urgência, podem solicitar caminhão-pipa pela Central de Atendimento, no número 0800 770 66 66.
 O reservatório da ETA tem capacidade para 6 milhões de litros. A limpeza é obrigatória para garantir a boa qualidade da água e atender as normas de padrão de higiene e potabilidade exigidas pelo Ministério da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.
 Bairros atendidos pela ETA: 
Alto Alegre, Redentora, Boa Vista, Urano, Maceno, Diniz, João Paulo, Centro, Penha, Mançour Daud, São Judas, Jardim Seixas, Castelinho, Santo Antônio, Pinheiro, Eldorado, Soraia, Jardim do Lago, Parque do Sol, Vetorazzo e adjacências. 

Paróquia Santa Luzia de Votuporanga realiza hoje 2º Jantar Árabe "Uma Noite em Beirut"



A paróquia Santa Luzia de Votuporanga está com convites à venda na secretaria paroquial para o 2º Jantar Árabe "Uma Noite em Beirut", que será realizado nesta sexta-feira, dia 9, às 20h30, no Assary Clube de Campo. Os convites custam R$ 80 (adultos). Crianças com idades até 7 anos não pagam entrada e de 8 a 12 anos pagam meia entrada.
Haverá a apresentação de música ao vivo. Toda a renda da festa será revertida para obra da paróquia Santa Luzia. Para entrada no jantar será servido tabule, saladas, pão sírio, kibe cru, coalhada seca, entre outros. No jantar o prato principal: arroz cherry, arroz marroquino, kafta, charuto, carneiro à caçadora, entre outros. Mais informações pelo fone (17) 3422-2600.


Paróquia Santa Rita de Cássia
 realiza amanhã Noite Festiva 

No dia 10 de novembro a Paróquia Santa Rita de Cássia promove Noite Festiva com Quermesse. No evento que começa às 19h30, terá deliciosos quitutes e diversão para toda família.  
Local: Salão de Festa da Paróquia Santa Rita de Cássia
Prolongamento da Av. Murchid Homsi
Telefone 3227-0534

Improviso e boa música no teatro do SESI RP


HOJE - 9 de novembro
 Cleber Fogaça Quarteto às 20h 
Para prestar esta homenagem ao mestre Tom Jobim, o baixista Cleber Fogaça preparou um repertório repleto de clássicos executados de forma instrumental. Os arranjos preparados pelo músico para este show utilizam os mais variados ritmos da nossa cultura, tranformando as eternas melodias do Maestro Soberano em frevos , baiões, maracatus, cirandas , etc 

AMANHÃ - 10 de novembro
 Improvisos às 20h 
Dança, teatro, parkour e circo compõem o espetáculo, construído em cena aberta a partir de temas surgidos dentro de uma dinâmica de improvisação. Diferentes linguagens corporais são apresentadas sobre um palco limpo, despido de qualquer vestimenta cênica. Seis bailarinos, três músicos e um iluminador-intérprete dão sentido próprio e coerência às situações urdidas pelo coletivo. Cada apresentação é única e a plateia é testemunha de cada momento do processo criativo. Da atenta escuta do momento pelos intérpretes-criadores do Silenciosas + GT’aime brotam imagens, esculturas e desenhos efêmeros, em jogos de composição que promovem a ocupação do espaço cênico com um mashup de possibilidades.

Os ingressos serão distribuídos 30 minutos 
antes do início de cada apresentação. 
Aproveite!!! 

Parabéns à você, nesta data querida, muitas .... e Santo do dia de hoje Santo Orestes


ABÍLIO BERNARDO BARRETO,
BENEDITO APARECIDO SEIXAS,
BRUNO CARLOS CIOCA,
CARLOS ANTONIO DA SILVA,
DEISE MARIA MARTINS DA SILVA RAMOS,
IRINEU DE ALMEIDA,
ISRAEL MARCONI,
JOÃO PRIULI SOBRINHO,
JORDÃO DA SILVA REIS NETO,
JUSCELINO DA SILVA PEREIRA,
LUCIA CUSTÓDIO JOLES,
RAUL LUIZ SIMON,
ROBERTO BASTOS SANTOS,
RONICLEI MALISSI MIRANDA,
RUI GUIMARÃES,
SANDRA AP. ALVES DE SOUZA,
SIDINEI OKU,
WALTER GONÇALVES MORAES.

****

Santo do dia de hoje

Santo Orestes

Orestes é um nome de origem rude, de trágica lembrança, e muito divulgado no mundo cristão. Rude porque significa "homem da montanha". De lembrança trágica porque, segundo a literatura grega, era filho de Agamênon, a quem vingou a morte ao matar a esposa adúltera, a própria mãe. E divulgado entre os cristãos porque é o nome de um mártir da fé. 
No livro dos santos da Igreja, só encontramos um com este nome. Dele sabemos, com certeza, que no final da Antiguidade era venerado como um mártir no dia de sua morte: 9 de novembro. E que alguns mosteiros importantes foram dedicados a ele, como o da Capadócia, no século IV. 
Mais tarde, soube-se da participação de um monge do mosteiro de santo Orestes no segundo Concílio de Nicéia, onde saíram condenados os hereges iconoclastas, isto é, os cristãos que destruíam as pinturas e objetos sagrados. 
Provavelmente, esse monge era do Mosteiro da Capadócia, onde as relíquias mortais do mártir Orestes estavam guardadas. Como a sepultura estava sob a construção, os dados de santo Orestes nunca foram encontrados e ninguém soube ao certo a sua origem. 
A tradição relata sua vida começando pelo ponto culminante: a morte pelo testemunho da fé. A fé cristã sempre foi marcada, ao longo dos séculos, pelos sacrifícios de seus seguidores, iniciados com a crucificação pela Paixão de Jesus Cristo. Orestes foi mais um desses mártires, provavelmente morrendo na última perseguição aos cristãos decretada pelos romanos. 
Temos uma narração milenar vinda da Capadócia que nos coloca Orestes como um médico acusado de incitar o povo contra a idolatria. Um médico, de fato, pode exercer muita influência sobre o ânimo dos doentes, que estão necessitados de ajuda material, mas que também precisam de conforto espiritual. Denunciado como cristão e pregador da nova fé, Orestes não negou. 
Durante o julgamento público, ele clamou que o céu lhe concedesse um prodígio capaz de cair sobre o povo, que queria trair a verdade do cristianismo. Imediatamente, foi atendido. Orestes, apenas com um sopro, fez as estátuas dos ídolos voarem como folhas mortas e as colunas do templo caírem, como se fossem de fios de palha. Foi condenado à morte. 
Mas antes foi torturado com pregos e arrastado por um cavalo. No final, com o cadáver desfigurado, foi atirado num rio, que devolveu seu corpo refeito e coberto com uma magnífica túnica. Foi assim que as relíquias do mártir chegaram naquele antigo local, onde existiu o famoso mosteiro de santo Orestes, na Capadócia, atual Turquia.

É dia também de 


****

Mensagem de hoje

Não duvides do poder que te deu a Divindade, tudo tens 
para vencer e gozar felicidade. (Dinamor). 

Boa sexta-feira cheia de
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!
....
...
..
.


A Página da Vida, 9 de novembro de 2011


*




*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 9 de novembro de 2010


**

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 9 de novembro de 2009


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 9 de novembro de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

1º Simpósio de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica Sexual e outras Violências



A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza nessa sexta-feira, dia 9/11, o 1º Simpósio de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica Sexual e outras Violências, que tem por objetivo debater políticas públicas e abordar diferentes situações de vulnerabilidades para violência, bem como ações de assistência.
 O evento, que terá início às 8 horas com término previsto às 12h30, será realizado no Teatro Paulo Moura (Swift).
 Os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente no local, antes do início do simpósio.
 Entre os palestrantes estão Fabiana Gadelha, da equipe técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, do Centro Latino de Violência e Saúde, Verônica Alencar, representante do Projeto Iluminar da Secretaria de Saúde de Campinas e Aloísio José Bedone - Projeto Superando Barreiras/ Universidade Estadual de Campinas.
 Também são parceiros na realização do simpósio secretarias de Assistência Social, Educação e Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.

Abertas inscrições para Conferência Municipal de Saúde e Acesso a Alberto Andaló liberado


 Tem início nessa sexta-feira (9/11), as inscrições para VIII Conferência Municipal de Saúde, evento do Conselho Municipal de Saúde, que tem apoio da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.
 Podem participar do evento usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) – 150 vagas, trabalhadores da saúde – 75 vagas, além de gestores e prestadores de serviço (75 vagas).
 Os interessados em participar podem se inscrever até dia 23/11 na sede do Conselho, localizado na rua Santo André, 504, no Jardim Europa, pelo email cmsriopreto@cmsriopreto.com.br ou por fax, no telefone (17) 3222-1042.
 Os funcionários da Saúde podem baixar a ficha de inscrição do site, imprimir e enviar via malote. Já as inscrições dos conselheiros de saúde será realizada pelo próprio Conselho de Saúde.
 A Conferência será realizada no dia 1º de dezembro, no Teatro Paulo Moura (Swift), das 8 às 14 horas. O tema em debate será “SUS: o melhor sistema de saúde pública”.

Acesso a Rio Preto pela 
Alberto Andaló liberado

A Prefeitura, por meio da SMTTS – Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança informa que a Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, liberou hoje (08/11), às 14 horas, o acesso de veículos a São José do Rio Preto, na rodovia Washington Luiz, pela Avenida Alberto Andaló.
O trecho estava interditado desde julho, quando começaram as obras de ampliação das faixas de acesso à cidade, que em horários de pico formavam rabo de fila e colocavam em risco os motoristas que trafegavam pela via.
A alça, localizada no km 439 da pista norte da rodovia, recebeu prolongamento de sua faixa de aceleração e desaceleração, visando tornar a rodovia mais segura. De acordo com a Artesp, no trecho circulam, em média, 57 mil veículos por dia. 
Os investimentos no local foram de R$ 966 mil, viabilizados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. 
De acordo com a Artesp, a Washington Luiz está entre as dez melhores rodovias do país, segundo recente levantamento da Confederação Nacional dos Transportes que qualificou a SP 310 como ótima no trecho entre Limeira e São José do Rio Preto.
A obra deve melhorar o tráfego na marginal Adhemar de Barros, que passou de duas para quatro faixas de rolamento.

Mestrandos e doutorandos estrangeiros virão conhecer a ETE e homenagem a Lima Bueno


A ETE —Estação de Tratamento de Esgoto de São José do Rio Preto receberá nesta sexta-feira (9/11) mestrandos e doutorandos da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina, além de profissionais da Ufscar -Universidade Federal de São Carlos e de outras cidades do Brasil. A visita faz parte do curso “Wastewater Treatment Plants and Management”, realizado em parceria pela Ufscar, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e DAAD da Alemanha.
 O corpo de estudo, que visitará a Estação, é composto por cerca de 40 pessoas, que irão presenciar “in loco” a eficiência do tratamento de esgoto na cidade, que atualmente é de 100% dos despejos coletados no município. 
 “A ETE é considerada referência internacional. E por isso, atrai visitas de multinacionais, técnicos e operadores de estações de todo o mundo”, ressaltou o superintendente do SeMAE, Luciano Passoni.  
 Somente neste ano, a ETE Rio Preto recebeu o diretor e pesquisador da Universidade Politécnica de Valencia, da Espanha, Jordi Paya Bernabeu; o pesquisador e professor do Departamento de Engenharia Civil da Unesp de Ilha Solteira, José Luiz Pinheiro Melges; a professora de Engenharia Civil da faculdade Unorp, Cristiane Thiago Rosa; técnicos da Sabesp, Marcelo Beccari, André Sotero, Marcos Uyehara, Alexandre Angela; técnico da Sanasa de Campinas, Uildson Carlos Alberto de Oliveira; técnico da ETE de Piçarrão, Bruno Marcos Silveira, e o consultor operacional do SAAE de Guarulhos, Sérgio Roberto Carvalho de Souza. Entre muitos outros nomes de renome do setor, que vêm a Rio Preto para conhecer a eficácia do funcionamento operacional da Estação.

Prefeito homenageia 
Lima Bueno em Gabinete 

O prefeito Valdomiro Lopes realiza, nesta sexta-feira, às 9 horas, a inauguração das novas instalações do 8º andar do Paço Municipal, que vai se chamar José Carlos de Lima Bueno. O andar é, desde 2011, o novo Gabinete do Prefeito, que foi transferido do 4º para o 8º andar do prédio.
O nome é uma homenagem ao arquiteto e professor-doutor, que idealizou o projeto de reforma do 8º e 9º andares da Prefeitura, José Carlos de Lima Bueno, que também responde pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Bueno tem um vasto currículo, que inclui especialização no exterior e ampla atuação na vida pública.
Lima Bueno é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB) em 1969, com mestrado e doutorado em Planejamento Urbano pela USP, especialização em Planejamento pela Universidade de Cuba e cursos na Alemanha, México, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra.
 Ele é autor de diversos projetos de grande porte, como os distritos industriais Waldemar de Oliveira Verdi e Carlos de Arnaldo Silva, Calçadão, Estação Rodoviária, agência da antiga Caixa Econômica Estadual, IMC, sede de campo do Clube Monte Líbano e Hotel Nacional. Desenvolveu centenas de projetos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo. Tem projetos publicados nas principais revistas especializadas do país, exposições na Bienal de São Paulo e inúmeros prêmios.
 “É uma justa homenagem a quem tanto fez por Rio Preto e continua fazendo”, define o prefeito Valdomiro Lopes. 

5º Salão de Artes Plásticas abre nesta sexta-feira


 O 5º Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto abre oficialmente nesta sexta-feira (9/11), às 20 horas. Durante a abertura, serão divulgados os nomes das obras premiadas. Participam do Salão de Artes 151 obras, nas categorias Contemporânea, Acadêmica e Naïf.  Os primeiros colocados de cada categoria receberão o cachê de R$ 3,2 mil e as obras serão adquiridas para o acervo da Pinacoteca Municipal e do MAN – Museu de Arte Naïf.
 Das 151 obras, 70 são na categoria Contemporânea, 45 em Naïf e 36 em Acadêmica. Entre as 70 obras contemporâneas, há 43 telas, oito esculturas, seis desenhos, seis gravuras, cinco objetos e duas instalações. Nas obras em Acadêmico, há 34 telas e duas esculturas; em Naïf, são somente telas.
 Além do prêmio para o primeiro colocado de cada categoria, serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze para as três demais obras escolhidas pela comissão julgadora, formada por Cássia Calvo do Nascimento e Marcos Sestini. A curadoria do Salão de Artes é de Carlos Bachi.
 O Salão de Artes Plásticas, montado na Pinacoteca Municipal, será realizado até o dia 7 de dezembro. O espaço ficará aberto para a visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As escolas e instituições que quiserem agendar uma visita podem entrar em contato pelo número (17) 3202-2313.
 Confira abaixo as obras que integram o 5º Salão de Artes Plásticas

Categoria Contemporânea

“O caçador – Oxóssi” / “Moço guerreiro – Oxalá” / “O velho - Omolú” -  Norma Villar – São José do Rio Preto (SP)
“A curiosidade de Psiquê” / “O encantador de sereias” / “Alegoria III” –  Suzanne Salviní – Arujá (SP)
“Renda VI” / “Renda XI” / “Renda XIII”  - Marta Masiero Ramos – São Paulo (SP)
“O tempo” / “Ensinamento” / “Reflorestamento” – Luis Cossi – São José do Rio Preto (SP)
“Somos Destinadores e Criadores I e II” – Elza Kalybatas – São Paulo (SP) 
“Touro” / “Câncer” – Paola Brunelli -  São José do Rio Preto (SP)
“Processo” / “Processo inverso” – Bárbara Fonseca – São José do Rio Preto (SP)
“Cidade III” – Fernando Lois Bueno – São José do Rio Preto (SP)
“Estudos inúteis sobre a espera sem fim”- “Estudos inúteis sobre os sonhos desfeitos” - “Estudos inúteis sobre a fé que se foi” – Eliara Bevilácqua – São José do Rio Preto (SP)
“Paisagens internas 11” / “Paisagens internas 12” – Alessandra Cunha – Uberlândia (MG)
“Negro” – Sandra Necchi – São José do Rio Preto (SP)
“Rios” – Silvio Necchi – São José do Rio Preto (SP)
“Maria” / “Eca” – Valdecir Gerotto – Mirassol (SP)
 “Reflexos e reflexões I” / “Reflexos e reflexões II” / “Reflexos e reflexões III” – Silvana Camilotti – Curitiba (PR)
“Inquietação I” – Ercy Arias Zandim – Curitiba (PR)
“Sob o céu de Paris” / “Todas as manhãs do mundo” – Renato Bertoldi – Pirajuí (SP)
“Veda” / “Maukav” / “Domus” – Paulo César Fuscaldo Juliano – São José do Rio Preto (SP)
“Baile de carnaval IV” – Mariana Novelli Hardman – Bauru (SP)
“Cientista” – Monique Saboya Aguiar Capatto – São Paulo (SP)
“Deu Zebra” / “Quebra-Cabeça” – Laura de Paula – São José do Rio Preto (SP)
“Composição nº1” – Walquíria Menezes – São José do Rio Preto (SP)
“NO-VE” – Maria Sueli Neves – São Paulo (SP)
“Em cima da árvore pensando em algo”/ “Duelo de pipas e coisas da cidade”/
“Entre conversas do mundo” – Reinaldo José da Silva – São José do Rio Preto (SP)
“Paisagem” – Edward Ferreira da Silva – São José do Rio Preto (SP)
“Sem titulo” / “Peixe” – Juny Alessandro de Almeida – São José do Rio Preto (SP)
“A mulher e seu marido” – Aidê Maria Zorek – Curitiba (PR)
“Sem titulo I” / “Sem titulo II” / - Vitor Mizael Dias – São Paulo (SP)
“Passa vida” / “Passa tempo” / “Tempo passa” – Pietra Verbenis – Araraquara (SP)
“Sem titulo I” / “Sem titulo II” – Antônio Pulquerio Filho – São Paulo (SP)
“Às vezes eles voltam 5” / “Às vezes eles voltam 20” / “Às vezes eles voltam 26” – Lúcio Volpini – Rio de Janeiro (RJ)
“O que restou” / “Retrato da dor” – Cláudia Ferreira Cabral – São José do Rio Preto (SP)
“Cabelos abstratos azul” / “Cabelos abstratos loiro” – Kátia Dutra Kimieck – Curitiba (PR)
“Giramundo” – Edvaldo Jacomelli – São José do Rio Preto (SP)
“Quem você salvaria?” / “Cronos em conserva” – Daniel Rodrigues de Souza – Guarulhos (SP)
“Tropicália” / “Banheiro” – Luana Lins Donadão – São Paulo (SP)
“A poética da dobra 1 ” – Pâmela Pimentel dos Reis – Serra (ES)
“Reflexões 3 ” – William Donizete Ferrari – São José do Rio Preto (SP) 

Categoria Naïf

“Cordel encantado” / “Passando a coroa” / “A chegada da folia” – Edgard de Oliveira – São José do Rio Preto (SP)
“O fazendeiro e a sua arara falante” / “A gloriosa santa ceia” / “Apanhando flores no jardim” – Rodrigo da Silva – São José do Rio Preto (SP)
“Apocalipse” / “Êxodo” – Orlando Fuzinelli – São José do Rio Preto (SP)
“Empório brasileiro” / “Pagé (curandeiro)”/ “A marolinha no flambóia”- Euclides Coimbra – Ribeirão Preto (SP)
“Presídio” / “Nossa cidade” / “Nosso mundo” – José Pérsio do Silva – São José do Rio Preto (SP)
“Rock and Roll anos 60” / “Sala de aula” / Mulheres do norte” – Sandra Maria Fontana – São José do Rio Preto (SP)
“Sem transporte não viveremos” / “Casa da cultura” / “A natureza pede socorro” – Olinda Cândido do Silva – São José do Rio Preto (SP)
“Flores para Iemanjá” / “As baianas” – Afonso Ferreira de Almeida – São Paulo (SP)
“Lazer” / “A praça” / “A chácara” – Beatriz Janotta Drigo – Rio Claro (SP)
“Baião no céu – saudades do rei” / “Caruaru – Centenário do rei do barão” / “Festas Juninas – bandeira de São João” – André Carneiro da Cunha – São Paulo (SP)
“O trânsito de hoje” / “Trote solidário doação de sangue”- Aloísio Dias da Silva – Marília (SP)
“As lavadeiras de roupa” / “Folclore nordestino” / “A praça” – Ilma Deolindo Nunes – Novo Horizonte (SP)
“Sobrevivência” / “A vingança do bicho” / “Da minha janela vejo laranjeiras, peneiras, macieiras e maritaqueiras” – Tereza Bilia de Moraes – São José do Rio Preto (SP)
“A energia dos seres vivos” / “O som da barata” / “Sem título” – Alex Benedito dos Santos - Jaboticabal (SP)
“Brasil rural” / “Brasil urbano” / “Brasil periférico” – Daniel Firmino da Silva – São José do Rio Preto
“Sem título I” / “Sem título II” / “Sem título III” – Deraldo Clemente – São José do Rio Preto (SP)

Categoria Acadêmica

“A bailarina” / “Orquídeas em primeiro plano” – Patrícia Gomes – São José do Rio Preto (SP)
“Sofrimento da Mãe” / “Senhora” – Maria Naim Kassis – São José do Rio Preto (SP)
“A morte de um ícone” / “Natureza adormecida” / “Criatividade brasileira” – Maria Aparecida Cunha – São José do Rio Preto (SP)
“Chimarrão e Pão” – Maria Aparecida Almeida – São Paulo (SP)
“O passeio da Nara” – Nelson Oliani – Catanduva (SP)
“Anjo Ferido” / “Sensualidade” – Adoil José da Costa – Neves Paulista (SP)
“Lágrimas” – Tiago Giacomini dos Santos – Orindiúva (SP)
“Ornela Muti – Alfinete” – Francisco Valdir Azevedo – São José do Rio Preto (SP)
“Jardim secreto” / “Pureza” / “Maninhos” – Lélia Maria Luz – São José do Rio Preto (SP)
“A modelo” / “Thais” – Rodrigo Zaniboni – Catanduva (SP)
“Reflexos do outono” – Elisa Fonseca Takinaga -  Novo Horizonte (SP)
“Desejo” / “Meditação” – Álvaro Jara – Catanduva (SP)
“A essência do amor” – Júlio César de Oliveira – Catanduva (SP)
“A pausa da modelo” / “Sonho de menina” – Jesser Valzacchi – Catanduva (SP)
“Jardim de Governy” / “Leitura interrompida” – Ary Sales – São José do Rio Preto (SP)
“Sem título I” / Sem titulo II” – Itaiana Battoni – Araraquara (SP)
“Primavera” – Guilherme Mantovani – Americana (SP)
“Cozinha mineira” /  “Mamãe e suas rosas” – Paulo Antônio Tosta – Jaboticabal (SP)
“Tarde no sitio” – Adriano Padilha – Catanduva (SP)
“Menina-moça” / “Meu ursinho preferido” / “Meu fiel amigo” – Adélia de Jesus Gomes – Ribeirão Preto (SP)
“Dança africana” – Jaasiel Valzacchi – Catanduva (SP)

Abertura do 5º Salão de Artes Plásticas 
de São José do Rio Preto
Data: 9 de novembro
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão – Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 – Centro.

Consciência Negra tem programação diferenciada


 A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, e o Conselho Afro Brasileiro abre hoje (08/11), às 20 horas, no Sesi, as atividades para comemorar o mês Consciência Negra. Estão programadas palestras, oficinas, exposições, apresentações musicais e missa. Todos os eventos são abertos ao público.
 “Para fazer a programação foi necessário o envolvimento de várias pessoas, que se dedicaram para celebrar esta data, que é muito importante para o povo brasileiro”, explica a secretária dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, Eni Fernandes.
 Nesta quinta-feira (8/11), a programação do mês começa com a Exposição de Obras de Artistas Plásticos, Afro Descendente de São José do Rio Preto, no SESI às 20 horas.
 No sábado (10/11) às 10 horas, será realizada a abertura oficial do Mês da Consciência Negra. Com apresentação dos Grupos Terno de Congada Chapéus de Fitas, Casa do Hip Hop, As Valkirias e CTB - Centro de Tradições Brasileiras, na Praça Dom José Marcondes.
 No dia 14/11 acontece à abertura do 4º Festival Percussivo, com apresentação do grupo Pedra de Raio, da conclusão do Primeiro Módulo das Oficinas de Maracatu, às 20h 30. Após tem o show com Larissa Baq e banda às 21h 30, no SESC Rio Preto.  E outras apresentações musicais acontecem às 23h 30, no Espaço All.
 O mês segue com diversas apresentações culturais, palestras e debates que se enceram no dia 28.
 O evento é uma parceria do Conselho Afro Brasileiro de São José do Rio Preto, Faculdade UNIRP, UNESP-IBILCE, SESC Rio Preto, SESI, Casa do Hip Hop, Grupo As Valkirias, Grupo de Maracatu Pedra de Raio e Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia.

Dia da Consciência Negra

O idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941 – 2009). Ele foi um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.
 Em 1971, ele propôs uma data que comemorasse a tomada de consciência da comunidade negra sobre seu valor e sua contribuição ao país. Escolheu o dia 20 de novembro, por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Programação:

Dia 08/11 – quinta-feira - 20h

Exposição de Obras de Artistas Plásticos Afro Descendente de São José do Rio Preto (Cida Teófilo, Cláudia Prestes, Daniel Firmino, Florêncio Buarque, Lúcia Justo, Rodrigo Silva, Wilde).
Local: SESI

Dia 10/11 – sábado – 10h

Abertura Oficial do Mês da Consciência Negra
Local: Praça Dom José Marcondes

Dia 14/11 – quarta-feira

20h30 - Abertura do 4º Festival Percussivo
Apresentação do Grupo Pedra de Raio
Local: SESC Rio Preto

21h30 - Show com Larissa Baq e Banda
Local: SESC Rio Preto

23h30 - Noite LáduB!
Intervenção Percussiva, Varal de Renda, Chá de Lua
Local: Espaço All

Dia 15/11 – quinta-feira

10h
Oficina de Confecção de Tambores e Agbê
Local: SESC Rio Preto

13h
Vivência de Toques Nagô (Tambores de Mão)
Local: SESC Rio Preto

14h
Oficina de Maracatu de Baque Virado
Com Nação do Maracatu Porto Rico/ Recife-PE
Local: SESC Rio Preto

16h
Intervenção Percussiva
Local: SESC Rio Preto

17h
Show – Os Riopretanos
Local: SESC Rio Preto

Dia 16/11 – sexta-feira

14h
Oficina de Confecção de Tambores e Agbê
Local: SESC Rio Preto

16h
Vivência de Toques Nagô (Tambores de Mão)
Local: Espaço Multiuso - SESC Rio Preto

17h
Oficina de Maracatu de Baque Virado
Com Nação do Maracatu Porto Rico/ Recife-PE
Local: SESC Rio Preto

22h
Noite LáduB!
Intervenção Percussiva, Iboruna B, Contos de Réis
Local: Espaço All

Dia 17/11 - sábado

10h
4º Cortejo Afro
Com apresentações: - Cortejo com batuqueiros da Nação do Maracatu Porto Rico
(Recife-PE), As Valkirias, e com grupos de Maracatu, Capoeira, Dança Afro-Marcha em Prol à Conscientização ao Culto Afro Brasileiro.
Local: Calçadão

16h
Intervenção Percussiva
Local: SESC Rio Preto

17h às 19h
Show Alessandra Ramos - Samba da Minha Terra
Local: SESC Rio Preto

Dia 18/11 - domingo

16h30
Intervenção Percussiva
Local: SESC Rio Preto

17h
Show Etnomistura
Local: SESC Rio Preto

Dia 19 a 23/11 – segunda a sexta

Exposição de Painéis sobre “Centenário do Diretor Francês Marcel Camus”
Local: Corredores da Universidade – UNESP / IBILCE

Dia 20/11 – terça-feira

18h às 19h
Apresentação da palestra “O Mito de Orfeu nas Artes”
Local: Auditório C – UNESP / IBILCE

19h às 22h
Consciência Negra na UNESP: Atividades artísticas, culturais e literárias.
Local: Auditório C - UNESP / IBILCE

20h
Peça Teatral “ Vita & Báca”
Direção: Manoel Neves Filho
Escritor: José Afonso Imbá
Local: SESC Rio Preto

Dia 25/11 - domingo

19h30
Missa Afro
Local: Paróquia Divino Espírito Santo
Rua Alberto Olivieri, 2821, Solo Sagrado

Dia 27/11 – terça-feira

19h
Apresentação “Viva o Brasil e os Brasileiros” com Danilo Germano e os Meninos da Fundação Casa.
Local: UNIRP

20h
Mesa de Debate “Por quem os sinos dobram”
Debatedores:
Cecília Nunes – Presidente do Conselho Afro-brasileiro de São José do Rio Preto.
Xaman Korai Pinheiro Minillo – Mestre em Historia da África pela UNB, Professora da Universidade Federal de João Pessoa.
Elaine Cristina dos Santos – Pedagoga, psicóloga e escritora.
Mediador:
Aristides dos Santos – Presidente de Honra do Conselho Afro
Local: UNIRP

Dia 28/11 – quarta-feira

19h
Mesa de Debate: “Gestão Ambiental, Inclusão e Sustentabilidade”.
Debatedores:
Eni Fernandes – Secretária, Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.
Márcia Regina de Paula Lima – Ministra Religiosa
Tatiane Pereira de Souza – Mestre em Educação pela UFSCar
Henrique Casseb – Mestre e doutorando – Professor da UNIRP
Mediador:
Prof. Manoel Messias Pereira – Professor de História e Militante do Movimento Negro de São José do Rio Preto
Local: UNIRP.

Parabéns à você, nesta data querida, muitas .... e Santo do dia de hoje São Godofredo


ABEL FABIANO FILHO,
ARMELINDO PESTILE,
ANGELA DA SILVA LEITE,
CEZARIO PAGLIARANI NETO,
ELIZABETH GONÇALVES MACHADO, 
FRANCISCO SIMÃO HOMSI,
HAFEZ HUSSEINI,
GENTIL ROSSI,
IDEVALDO CASTANHOLE,
IVO BENEDETE,
JOSE GERMANO FERRAZ ARRUDA,
LENITA SAMPAIO ROSAN,
LILIAN PENTEADO GUSSON,
MARIA DE LURDES MARINI CERAZI,
MATHIAS SANTOS WALKOVICS,
MIQUEIAS DA SILVA MACHADO,
ROSANA MARIA ZAQUEU BIGATAO,
SERGIO ROBERTO DOS SANTOS e
TANIA MARA BITONTI BEOLCHI.

****

Santo do dia de hoje

São Godofredo

Os pais de Godofredo rezaram muito para que Deus lhes desse um herdeiro. Até que, em 1066, ele nasceu no castelo da família em Soissons, onde foi batizado com um nome que já apontava a direção que seguiria. Godofredo quer dizer paz de Deus, e foi o que este francês espalhou por onde passou durante toda a vida. 
Com cinco anos, foi entregue para ser educado pelos monges beneditinos e do convívio com a religiosidade nunca mais se afastou. Quando a educação se completou, foi para o Convento de São Quintino e ordenou-se sacerdote aos vinte e cinco anos de idade. 
A sua integridade de caráter, profundidade nos conhecimentos dos assuntos da fé, bem como a visão social que demonstrava, logo chamaram a atenção dos superiores. Tanto que foi nomeado abade do Convento de Nogent, com a delicada missão de restabelecer as regras disciplinares dos monges, muito afastados do ideal da vida cristã. Em poucos anos a comunidade mudou completamente, tornando-se um centro que atraía religiosos de outras localidades que ali passaram a buscar orientação e conselhos de Godofredo. 
Quando os monges de um convento famoso, rico e poderoso o convidaram para ser o abade, ele recusou. O que desejava era viver no seguimento de Cristo, dedicando-se à caridade e trabalhando no amparo e proteção aos pobres e doentes, e não o poder ou a ostentação. Era comum ver os mendigos e leprosos participando da sua mesa, pois acolhia todos os necessitados com abrigo e esmolas fartas. Suas virtudes levaram o povo e o clero a eleger Godofredo bispo de Amiens, mas ele só aceitou a diocese depois de receber ordem escrita do próprio papa. 
Outra missão difícil para Godofredo. Lá, os ricos e poderosos preferiam a vida de muitos vícios, prazeres e luxos, sem nenhuma virtude e ligação com os ensinamentos cristãos. Começou empregando toda a força e eloqüência de sua pregação contra esses abusos denunciando-os do próprio púlpito. O que quase lhe causou a morte num atentado encomendado. Colocaram veneno em seu vinho, mas o plano foi descoberto antes. 
Considerando-se inapto, renunciou ao cargo e retirou-se para um local ermo. Só que nem os superiores, nem o povo aceitaram a demissão e Godofredo foi reconduzido ao cargo. Mas foi por pouco tempo. Durante uma peregrinação à igreja de São Crispim e São Crispiniano, situada em Soissons, sua cidade natal, ele adoeceu. Morreu no dia 8 de novembro de 1115, no convento dedicada aos dois santos padroeiros dos sapateiros, onde foi enterrado.

****

Mensagem de hoje

Não cobiço a margem da estrada, porque não busco 
um pouso; mas um fim. (Zálkind  Piatigórsky).

Boa quinta-feira cheia de
bençãos, saúde, paz 
e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!
....
...
..
.

A Página da Vida, 8 de novembro de 2011


*





Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 8 de novembro de 2010


**

**

**
      
Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 8 de novembro de 2009


***

***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 8 de novembro de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.