segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Prefeitura prepara projeto Horta Alimento e Saúde vistoria cemitérios após Finados


A Prefeitura, por meio das Secretarias de Agricultura e Educação, está preparando, em parceria com o Governo do Estado, através da Codeagro – Coordenadoria do Desenvolvimento do Agronegócio, o projeto Horta Alimento para ser implementado em 2013.
O convênio está definido e consiste na construção de uma estufa para cultivo de verduras e hortaliças no sistema de hidroponia. O recinto será instalado no Parque Ecológico Danilo dos Santos Miranda. São três objetivos: fazer com que alunos da rede municipal participem do cultivo, aprendam e propaguem a técnica da hidroponia; estimular os pequenos agricultores a produzir verduras pelo sistema de hidroponia e aproximar produtores e estudantes estimulando o consumo de verduras nas crianças.
O coordenador do projeto é o técnico Fernando Fonseca, funcionário da Secretaria de Educação, que passou por treinamento junto ao Codeagro. Serão oferecidos cursos para os pequenos produtores rurais e o local deve servir de laboratório para as crianças da rede municipal de ensino.
“Nós vamos começar a convocar as escolas interessadas em oferecer o acesso às crianças, que poderão ensinar em casa a técnica da hidroponia”, destaca Fonseca.
O modelo é considerado ideal porque será feito em sistema de ambiente protegido, o que propicia melhor desenvolvimento das verduras. “Na horta comum o contato direto do sol e com as chuvas estragam as plantas rapidamente”. A estufa hidropônica vai priorizar a produção de hortaliças e verduras orgânica. “Essa é nossa intenção”, define Fonseca.
Devem ser produzidas verduras como alface, rúcula e outras folhas. O modelo será definido pela Secretaria Municipal de Agricultura. “Vamos abrir a licitação para a instalação da estufa até dezembro e o projeto deve começar a ser implantado no início do ano”, informa o secretário de agricultura Gil Fontes. O custo da estufa está orçado em R$36 mil.

Secretaria da Saúde vistoria
 cemitérios após Finados

Agentes de saúde, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, realizaram a segunda etapa da operação Finados na manhã desta segunda-feira (5/11), nos cemitérios São João Batista, no Distrito Industrial e Ressurreição, na Vila Ercília.
 Foram vistoriados ambos os cemitérios à procura de recipientes que poderiam se tornar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Na sexta (2/11), agentes de saúde também orientaram a população nos cemitérios do município para evitar acúmulo de água.
 Segundo o biólogo e gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, foram eliminadas as embalagens de plantas que acumulavam água.
 “A recomendação é que nesse período de chuvas a população não descuide de seu quintal. Hoje, 90% dos criadouros do mosquito são recipientes inservíveis, ou seja, sem utilidade para o morador, por isso pedimos que os cuidados sejam intensificados”, afirma Oliveira. 

Nenhum comentário: