sábado, 11 de setembro de 2010

Correios divulgam temas dos selos de 2011

Estão definidos os temas dos selos brasileiros que irão compor o Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais de 2011. Os motivos foram selecionados durante a 108ª Reunião da Comissão Filatélica Nacional (CFN), realizada no dia 6 de julho deste ano, no Salão Nobre do Edifício Sede da ECT, em Brasília (DF), e aprovados pelo Ministério das Comunicações.
Pedro de Almeida Feijó, Superintendente Executivo da Diretoria Comercial da ECT e Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca (Lourdinha), chefe do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, fazem a abertura da reunião.
Os motivos dos selos comemorativos e especiais são escolhidos por meio do concurso “Sua idéia pode virar selo!”, que recebe sugestões para as emissões de selos vindas da sociedade civil e dos órgãos governamentais. As propostas são captadas pelos Correios, conforme determina a Portaria 500/2005, do Ministério das Comunicações, que estabelece os critérios e procedimentos para a elaboração do Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais da ECT. 
As propostas são analisadas pelo Departamento de Filatelia e Produtos. Aquelas que atendem aos critérios exigidos são apresentadas à Comissão Filatélica Nacional, em julho de cada ano, para que sejam escolhidos os motivos que comporão a Programação Filatélica de selos comemorativos e especiais do ano seguinte. Cabe ao Ministério das Comunicações ratificar a decisão.
Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca (Lourdinha), chefe do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, apresenta as propostas à Comissão Filatélica Nacional.
Os motivos escolhidos para a programação de 2011 são: ARTES E ARQUITETURA: Estações Ferroviárias: Estação da Luz (SP), Júlio Prestes (SP) e Central do Brasil (RJ); CULTURA POPULAR: Lendas do Folclore Brasileiro: Boto, Curupira, Mãe-de-Ouro e Mula-sem-Cabeça; DATAS COMEMORATIVAS: Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho; ESPORTES: Série Clubes de Futebol – Ruma à Copa de 2014 – Clubes das Divisões A, B e C e Série Rumo às Olimpíadas 2016; EMISSÃO MERCOSUL: Atores Nacionais; FAUNA: Fauna Marinha: Lulas, Polvos, Estrelas-do-Mar e Águas-Vivas; FLORA: Árvores de Madeira de Lei; NATAL 2011: Natal; OUTROS: Série Relações Diplomáticas – Países que desejam ressaltar as boas relações com o Brasil: Itália, México, Paraguai, Sérvia e Ucrânia e Centenário da Sociedade Filatélica Brasileira – Rio de Janeiro (RJ); PERSONALIDADES: 150 Anos de Nascimento do Padre Landell de Moura; PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: Homenagem ao Parque Nacional da Tijuca (RJ); SÉRIE AMÉRICA: Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos da UPAEP; TURISMO: Série Cidades Históricas: 400 Anos da Emancipação de Mogi das Cruzes (SP), Sabará (MG) – 300 Anos de uma rica história e 300 Anos da cidade de Ouro Preto (MG).
Os motivos aprovados representam aspectos relevantes do cenário histórico, ambiental e sociocultural do Brasil e, certamente, enriquecerão as coleções de selos dos filatelistas nacionais e internacionais.
Comissão Filatélica Nacional reunida.

Amanhã show de 10 anos de rádio de Sidney Silva na querida e vizinha cidade de Bálsamo - SP

“Projeto Circo Escola” tem inscrições prorrogadas

Estão prorrogadas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o “Projeto Circo Escola”, que será desenvolvido na ECO – Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg, no bairro Santo Antônio. O projeto, que consiste em ensinar técnicas circenses a jovens, é uma realização da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto. São oferecidas aulas em três modalidades diferentes: jazz, balé clássico e técnicas aéreas. As inscrições podem ser feitas na ECO ou na Secretaria Municipal de Cultura. Para se inscrever é necessário levar uma cópia do documento pessoal. Para os interessados em participar das aulas, que forem menores de idade, é necessária uma autorização do responsável legal. As aulas serão realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras, com turmas das 16 às 17 horas e das 17 às 18 horas. Na terça-feira, as aulas serão de jazz, para jovens maiores de 14 anos. Na quarta-feira, aulas de balé clássico, para crianças maiores de 8 anos. Já na quinta-feira, as aulas são de técnicas aéreas, que incluem tecido, acrobacia de solo, pernas de pau e lira; são para jovens com idade acima de 14 anos. Para cada turma, o limite máximo é de 20 participantes, totalizando 120 vagas abertas. Se houver interesse, os jovens podem participar de todas as categorias. As aulas permitem que os alunos produzam o trabalho de consciência corporal. O projeto será ministrado por bailarinos da Virtual Companhia de Dança, responsáveis por todo o acompanhamento do trabalho.

“Projeto Circo Escola”
Local: Eco – Escolas de Competências Deputado Roberto Rollemberg,
 rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2.901 - Santo Antônio.
 Fone (17) 3217-5549 

Inscrições
Data: até 30 de setembro
Local: Eco – Escolas de Competências Deputado Roberto Rollemberg
Secretaria Municipal de Cultura, praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 - Centro

Abertas as inscrições para três ‘Encontros de Cuidadores de Idosos’

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto está com inscrições abertas para três ‘Encontros de Cuidadores de Idosos’, que serão realizados nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde do Jardim Maria Lúcia, Eldorado e Parque Industrial. O curso é voltado para familiares e cuidadores. Ao todo serão oferecidas 160 vagas. No Jardim Maria Lúcia, o Encontro será realizado nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de setembro, sempre das 19 às 21 horas, na Escola de Educação Infantil “Oswaldo de Carvalho”, localizada na rua Joaquim Osório Duque Estrada, 1.180. Os interessados podem se inscrever gratuitamente na própria Unidade de Saúde do bairro, localizada na avenida Almirante Tamandaré, 1.150. Serão oferecidas 60 vagas. Já no Eldorado e Parque Industrial, os Encontros serão realizados nos dias 21, 23, 28 e 30 de setembro, além de 5 e 7 de outubro, das 19h30 às 21 horas. No Eldorado, o evento será realizado na escola de educação infantil Mário de Moraes Althenfelder Silva (Creche Amor) e as inscrições podem ser realizadas na própria Unidade de Saúde do bairro, localizada na rua Nova Granada, 3.320, até o dia 17. Serão oferecidas 40 vagas. No Parque Industrial, o Encontro será realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Pato Donald, na rua Ipiranga, 963. As inscrições poderão ser realizadas na UBS do Parque Industrial, localizada na rua Expedicionários, 1.541, também até o dia 17. O objetivo do encontro é a sensibilização, por meio de abordagem e troca de experiências, em temas comuns do envelhecimento. Entre as palestras previstas durante o encontro estão: “Cuidados gerais e direitos dos idosos”; “Doenças mais comuns e vacinação prevista para a terceira idade”; “Cuidados com a coluna”, “Fisioterápicos e exercícios para a saúde”, entre outros.

A Página da Vida do dia 11 mês setembro de 2009


As crianças que visitarem o Parque Ecológico “Danilo Santos
 de Miranda”  no final da tarde deste domingo (13/9)...
(Continua na edição do ano passado).


Paulo Roberto Henrique Lacerda nasceu em 11  de setembro de 1960, em Barra das Garças – MT.  Funcionário Público. Pintor e Poeta nas horas vagas. Místico , apaixonado pelo Sol e pela Natureza. Este poema foi extraido do livro Antologia Poética de Cidades Brasileiras  e produzido pela Shogun Editora e Arte Ltda de 1987. 


Acácio da Silva Reis é  a personalidade aniversariante no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Sílvia Ibiraci de Souza Leite  em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 11 mês setembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

José Ribamar Ferreira ou nosso poeta Ferreira Gullar hoje faz seu octagésimo aniversário

Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira (São Luís, 10 de setembro de 1930) é um poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo. Segundo Mauricio Vaitsman, ao lado de Bandeira Tribuzi, Luci Teixeira, Lago Burnet, José Bento, José Sarney e outros escritores, fez parte de um movimento literário difundido através da revista que lançou o pós-modernismo no Maranhão, A Ilha, da qual foi um dos fundadores. Morando no Rio de Janeiro, irá participar do movimento da poesia concreta, sendo então um poeta extremamente inovador, escrevendo seus poemas, por exemplo, em placas de madeira, gravando-os. Em 1956 participou da exposição concretista que é considerada o marco oficial do início da poesia concreta, tendo se afastado desta em 1959, criando, junto com Lígia Clark e Hélio Oiticica, o neoconcretismo, que valorizava a expressão e a subjetividade em oposição ao concretismo ortodoxo. Posteriormente, ainda no início dos anos de 1960, se afastará deste grupo também, por concluir que o movimento levaria ao abandono do vínculo entre a palavra e a poesia, passando a produzir uma poesia engajada e envolvendo-se com os CPC's. 
Prêmios
Ganhou o concurso de poesia promovido pelo Jornal de Letras com seu poema "O Galo" em 1950. Os prêmios Molière, o Saci e outros prêmios do teatro em 1966 com "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come", que é considerada uma obra prima do teatro moderno brasileiro. Em 2002, foi indicado por nove professores dos Estados Unidos, do Brasil e de Portugal para o Prêmio Nobel de Literatura. Em 2007, seu livro Resmungos ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de ficção do ano. O livro, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, reúne crônicas de Gullar publicadas no jornal "Folha de São Paulo" no ano de 2005. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Foi agraciado com o Prémio Camões 2010. 
BIBLIOGRAFIA - *** Poesia: Um pouco acima do chão, 1949 /// A luta corporal, 1954 /// Poemas, 1958 /// João Boa-Morte, cabra marcado para morrer (cordel), 1962 /// Quem matou Aparecida? (cordel), 1962 /// A luta corporal e novos poemas, 1966 /// História de um valente, (cordel; na clandestinidade, como João Salgueiro), 1966 /// Por você por mim, 1968 /// Dentro da noite veloz, 1975 /// Poema sujo, (onde localiza-se a letra de Trenzinho do Caipira) 1976 /// Na vertigem do dia, 1980 /// Crime na flora ou Ordem e progresso, 1986 /// Barulhos, 1987 /// O formigueiro, 1991 /// Muitas vozes, 1999.*** Antologias  - Antologia poética, 1977 /// Toda poesia, 1980 /// Ferreira Gullar - seleção de Beth Brait, 1981 /// Os melhores poemas de Ferreira Gullar - seleção de Alfredo Bosi, 1983 /// Poemas escolhidos, 1989. ***Contos e crônicas - Gamação, 1996 /// Cidades Inventadas, 1997 /// Resmungos, 2007. *** Teatro - Um rubi no umbigo, 1979. *** Crônicas -A estranha vida banal, 1989 /// O menino e o arco-íris, 2001. *** Memórias - Rabo de foguete - Os anos de exílio, 1998. *** Biografia - Nise da Silveira: uma psiquiatra rebelde, 1996. *** Ensaios - Teoria do não-objeto, 1959 /// Cultura posta em questão, 1965 /// Vanguarda e subdesenvolvimento, 1969 /// Augusto do Anjos ou Vida e morte nordestina, 1977 /// Tentativa de compreensão: arte concreta, arte neoconcreta - Uma contribuição brasileira, 1977 /// Uma luz no chão, 1978 /// Sobre arte, 1983 /// Etapas da arte contemporânea: do cubismo à arte neoconcreta, 1985 /// Indagações de hoje, 1989 /// Argumentação contra a morte da arte, 1993 /// O Grupo Frente e a reação neoconcreta, 1998 /// Cultura posta em questão/Vanguarda e subdesenvolvimento, 2002 /// Rembrandt, 2002 /// Relâmpagos, 2003. ***  Televisão - Araponga - 1990/1991 (Rede Globo) - colaborador /// Dona Flor e Seus Dois Maridos - 1998 (Rede Globo) - colaborador /// Irmãos Coragem - 1995 (Rede Globo) - colaborador.

Procon faz mutirão de atendimento ao público amanhã na Praça Dom José Marcondes


Em comemoração aos 20 anos do Código de Defesa do Consumidor, o Procon de São José do Rio Preto realiza neste sábado (11/9) um mutirão de atendimento ao público na Praça Dom José Marcondes, das 9 às 13 horas. Técnicos do órgão irão prestar orientações individuais aos interessados. O objetivo é auxiliar na resolução dos conflitos. A mobilização é uma boa oportunidade para quem tem dúvidas sobre seus direitos como consumidor ou enfrenta problemas com bancos, planos de saúde, operadoras de telefonia ou qualquer outro produto ou serviço. Cada caso será avaliado e se houver necessidade, o consumidor será encaminhado a formalizar a denúncia no Poupatempo. Instituído pela Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor trata das relações de consumo em todas as esferas: civil, define responsabilidades e mecanismos para reparação de danos causados; administrativa, define mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo, e penal, estabelece novos tipos de crimes e suas punições. O diretor do Procon, Sérgio Parada, comemora os avanços promovidos pela legislação. “Além do fim da morosidade dos processos, a mudança cultural é a mais importante. Devido à popularização do Código nestas duas décadas, desenvolvemos o perfil de um consumidor exigente, que conhece seus direitos e que sabe que vale a pena reclamar”, completa Parada.

Mutirão Procon 
 20 anos do Código de Defesa do Consumidor
Data: 11/9
Horário: 9h às 17h
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro

Prefeitura leva grande estrutura para a 13ª Caravana da Cidadania a partir de amanhã

A população rio-pretense terá no próximo sábado (11/9) a oportunidade de aproveitar, gratuitamente e no mesmo local, de uma série de serviços prestados por diversas empresas, entidades de classe e órgãos públicos. A Caravana da Cidadania, que neste ano está em sua 13ª edição, será realizada na ECO –Escola de Competência Deputado Roberto Rollemberg, no Jardim Santo Antônio, das 9 às 17 horas. O evento é promovido pela Acirp, por meio do CMEE –Conselho da Mulher Empresária Empreendedora, em parceria com a Prefeitura. Estarão presentes para atender os visitantes as Secretarias Municipais de Assistência Social; dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia; Cultura; Comunicação Social; Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo; Fazenda; Habitação, Educação; Saúde; Meio Ambiente e Urbanismo; Serviços Gerais; Trânsito, Transportes e Segurança; Esportes e Lazer e do Trabalho e do Emprego, mais a Emcop –Empresa Municipal de Construções Populares; Fundo Social de Solidariedade; Procon;  Defesa Civil; Semae e Emurb. A maior estrutura será a da Secretaria de Saúde. Serão montados cinco espaços distintos, oferecendo informações e orientações diversas à população com uma equipe de 44 profissionais. No espaço da Vigilância Epidemiológica serão aplicadas vacinas como a Dupla Adulta, que imuniza contra Difteria e Tétano; Tríplice Viral, contra Sarampo, Caxumba e Rubéola; Febre Amarela, Hepatite B para crianças, adolescentes e grupos de risco; além da Pólio para crianças menores de cinco anos. Segundo a coordenadora do setor de imunização, Michela Dias Barcelos, para ser imunizada a pessoa deve levar o Cartão de Vacinação e um documento de identidade. “No caso de crianças, pode ser levado o Manual Crescendo com Saúde, distribuído em todas as Unidades de Saúde e hospitais do município”, afirma Michela. No local, também serão distribuídos fôlderes educativos sobre prevenção de doenças como a meningite. Já no espaço do Programa Municipal de DST/Aids, a Unidade Itinerante (caminhão) da Secretaria de Saúde vai realizar testagem sorológica para HIV, Sífilis e Hepatite, além de distribuição de material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e preservativos. No estande do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador será realizada demonstração dos Equipamentos de Proteção Individual mais utilizados como capacetes, óculos, protetores auriculares, máscaras, luvas e sapatos especiais e orientação sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A Vigilância Sanitária também participa da Caravana com distribuição de fôlderes com orientações sobre limpeza de caixa d’água, manipulação de alimentos e para profissionais de beleza como cabeleireiros, manicures e esteticistas. No espaço da Vigilância Ambiental, a população vai receber orientações sobre como prevenir a dengue e posse responsável de animais domésticos. Além de cuidar da saúde, será possível também cortar cabelo, fazer massagem, tratamento e limpeza de pele; aproveitar serviços de cidadania, como orientação para aposentadorias, abertura de empresas, esclarecimentos sobre a Lei Maria Penha, pensão alimentícia e Código do Consumidor. Haverá ainda o Brechó Solidário com roupas, sapatos e acessórios a partir de R$ 0,50. A renda será revertida para a Associação Madre Thereza de Calcutá. A Caravana da Cidadania conta este ano com o apoio de 1 mil voluntários, o dobro do ano passado. A previsão é de que sejam atendidas cerca de 20 mil pessoas. 

13ª Caravana da Cidadania
Data: 11/9
Horário: 9h às 17h
Local: ECO – Escola de Competência Dep. Roberto Rollemberg, 
rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2.901 - Jardim Santo Antônio.

A Página da Vida do dia 10 mês setembro de 2009


António Agostinho Neto (Ícolo e Bengo, 17 de Setembro de
1922 —  Moscovo  ou Moscou, 10 de Setembro de 1979) foi ...
(Continua na edição do ano passado).




Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 10 mês setembro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Prefeitura lança a 49ª Expo nesta sexta-feira

 A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza nesta sexta-feira (10/9) o lançamento oficial da Expo 2010. O evento será às 19h30, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. A grade de programação e as novidades desta edição serão apresentadas para criadores, autoridades e imprensa. Considerada a maior feira agropecuária da região noroeste do Estado de São Paulo, a 49ª Expo será realizada de 7 e 17 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. A edição deste ano promete ser uma amostra do que está sendo preparado para a comemoração dos 50 anos da feira mais tradicional da cidade, que acontece no ano que vem. Neste ano, participam criadores de cinco Estados com os melhores exemplares das raças Nelore, Brahman, Angus, Girolando, Guzerá, Tabapuã e Canchim, além de muares e cavalos Manga Larga e Lusitano. Serão mais dois mil animais, 850 bovinos no primeiro turno, 950 no segundo, além de 200 equinos e 50 ovinos. A Expo também sediará provas do laço e de marcha, além de leilões. A programação da Expo 2010 inclui ainda palestras técnicas nas quais os interessados poderão se atualizar sobre o setor do agronegócio e o II Curso de Julgamento das Raças Zebuínas de Corte. O secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento e presidente da Expo Rio Preto 2010, Moacyr Seródio, acredita que os números do ano passado serão superados. “A Expo 2010 trará para Rio Preto os melhores animais e a certeza de bons negócios aos investidores”, afirma. Pensando no bem-estar do público, dos animais e dos investidores, a comissão organizadora coordenou reformas e construções no Recinto. A cantina dos peões, os banheiros, os pavilhões que abrigam os animais, os cochos e o auditório foram reformados. Além disso, o número de baias para cavalos foi ampliado de 60 para 90. Também foram construídos três novos lavadouros e reformados outros seis. O Rancho do Tropeiro também foi revitalizado. “As reformas e ampliações estavam previstas para serem entregues em 2011, mas conseguimos antecipar as obras em um ano”, diz Seródio. “O recinto está pronto para a comemoração dos 50 anos da Expo e para receber uma etapa estadual do ranking Nelore”, conclui.
Entretenimento
Muita música e diversão vão agitar a Expo Rio Preto 2010. Serão dez shows, um por dia, de diferentes estilos para agradar a todos os públicos, mais um parque de diversões com cerca de 15 brinquedos. Terá ainda um espaço para a área de alimentação e o palco Nativa, que vai reunir todas as noites nomes de expressão no cenário musical. “Apesar de ser uma feira agropecuária, pensamos na diversão de toda a população. Reunimos shows e atrações para todas as idades”, conta Seródio. No primeiro final de semana da exposição, animam o público as duplas Rio Negro e Solimões (dia 8), o meteoro Luan Santana (dia 9) e Humberto e Ronaldo (dia 10). Para a semana começar com animação total, na segunda-feira (dia 11) quem se apresenta é o grupo ExaltaSamba. A garotada que se prepare, pois os meninos da banda Restart prometem arrasar corações no dia 12. Na quarta-feira (13/10), o show gratuito da dupla Henrique & Diego começa esquentar o final de semana. Na quinta-feira (14/10), quem sobe ao palco para não deixar ninguém parado é o cantor Latino. A grade de show do último final de semana começa na sexta-feira (15/10) com a revelação Gusttavo Lima. No sábado (16/10) é a vez dos irmãos César Menotti & Fabiano e para encerrar a Expo Rio Preto 2010 padre Fabio de Melo faz um show especial para a família, no dia 17 de outubro. O primeiro lote de ingressos já está à venda a R$ 10, no estande da Expo Rio Preto 2010 no Riopreto Shopping. A quantidade de ingressos do primeiro lote é limitada. Ingressos para estudantes serão vendidos no dia do show.  

Expo Rio Preto 2010
Data: de 7 a 17 de outubro
Local: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto,
 rua Daniel Antônio de Freitas, 115 - Parque Industrial
Portões abertos a partir das 8 horas.
Bilheteria para shows a partir das 19 horas.
Ingressos: R$ 10 (primeiro lote) –
à venda no estande do Riopreto Shopping

Dia do Cerrado será comemorado no Parque Ecológico-educativo “Danilo Santos de Miranda”

Cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino participam nesta sexta-feira (10/9) de várias atividades ambientais em comemoração ao Dia do Cerrado. O encontro acontece no Parque Ecológico-educativo “Danilo Santos de Miranda”, nos períodos da manhã e tarde, tendo início às 8h30 e às 14 horas. Oficialmente, como explica o professor e coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Fernando Franco Fonseca, o Dia do Cerrado é comemorado em 11 de setembro, como prevê o artigo 4º, da Lei Municipal nº 10.541, de 30 de setembro de 2009. “Vamos antecipar as comemorações contando com a presença dos estudantes da rede municipal e garantindo uma programação educativa e ao mesmo tempo divertida”, disse o professor Fonseca. Participam das atividades aproximadamente 200 crianças da Escola Municipal ‘Olga Mallouk Lopes da Silva’ e 200 alunos da EMEF ‘Yolanda Ferrari Vargas’. Durante as homenagens ao Dia do Cerrado, os alunos produzirão ‘balainhos’ com jornal velho e semearão Cedro com apoio e orientação de funcionários e monitores do Parque; farão plantio de mudas de espécies naturais do Cerrado e de transição com a Mata Atlântica; identificarão algumas árvores típicas do Cerrado e poderão comparar com outras espécies. Os alunos ainda medirão (manejo) e observarão a localização da árvore “Dedaleiro” (Lafoensia pacari A. St.-Hil.). No período da tarde, às 14 horas, a programação se repete com atividades lúdicas recreativas, envolvendo os alunos e as árvores do Parque. Para completar, a diretora da Escola ‘Oldemar Stobbe’, Aparecida de Cássia Franco Fonseca, e a professora de Desenho da Faperp, Elisa Mara Faria Dias da Silva, realizam a “Oficina de Desenho Botânico”. Os estudantes também vão poder conhecer uma exposição de peças de madeiras de árvores do Cerrado e decalque comparativo de casca entre duas espécies do mesmo gênero. As atividades foram preparadas pela diretora do Parque, Vera Lúcia Storti, o jardineiro do Parque e aluno do 1º ano de Biologia UNIP, Marcelo da Silva, as estagiárias do Parque, duas alunas do 2º ano Biologia da UNORP, Ana Paula Bicalho Viana e Louriana Morillo Mompean, pelo Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Alexandre Batista do Carmo, além do próprio professor Fernando Fonseca.

A Página da Vida do dia 9 mês setembro de 2009


O CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura recebe, nesta
 quinta-feira (10/9), a partir das 19h30, a Orquestra Jovem ...
(continua na edição do ano passado).

Esta matéria foi inspirada nos 8 preceitos digitalizados do livro 
de Dalai-Lama publicados ano passado, tempo de Olimpíadas...
(Continua na edição do ano passado). 

*

Eliseu Roberto personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Sérgio Mesquita em  “ A História de Catanduva de A a Z.

A Página da Vida do dia 9 mês setembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Oswaldo Franco ou Dino Franco nosso maior compositor sertanejo é o aniversariante do dia


Dino Franco (Oswaldo Franco) nasceu em Paranapanena (SP) no dia 08/09/1936 . Na década de 50, Dino Franco trocou o interior paulista pela Capital e adotou inicialmente o nome artístico de Pirassununga. Atuou com Tibagi (o mesmo que havia acabado de desfazer a dupla com Zé Marciano e que depois havia feito dupla com Miltinho). Apresentava-se também no programa "Arraial da Curva Torta" (produzido e apresentado por Ariowaldo Pires, o Capitão Furtado). Em São Paulo, na década de 60, cantou com diversos parceiros usando também nomes artísticos diversos. Em 1960, por exemplo, adotou o nome artístico de Junqueira quando cantou em dupla com Juquinha. Foram 15 parceiros com os quais Dino Franco cantou em dupla nessa década, entre os quais Biá, Belmonte e Piratininga. Em 1968 adotou em definitivo o nome artístico de Dino Franco. Em 1972, Dino Franco firmou contrato com a gravadora Chantecler como produtor e diretor da Linha Sertaneja. Em seguida, formou a dupla com Biá. "Biá e Dino Franco", foi uma dupla de sucesso, sendo que Biá (ou Sabiá - Sebastião Alves de Cunha nascido em Coromandel-MG em 1927) foi o mesmo que também fez dupla com Palmeira. E em 1979 Dino Franco formou dupla com Mouraí e foram pioneiros na regravação de antigos sucessos da Música Sertaneja, tais como "Sertaneja" e "A volta do caboclo". Em seu trabalho sempre procuraram cultivar a Música Caipira Raíz e se destacaram também com temas de inspiração ecológica, como por exemplo "Manto Estrelado" (Dino Franco - Tenente Wanderley). Dino Franco também produziu e apresentou algumas peças teatrais juntamente com Liu e Léu, Abel e Caim e Zico e Zeca. Dino Franco tem merecido destaque como excelente compositor, especialmente na Moda de Viola, com inúmeras composições que têm sido gravadas pelas mais renomadas duplas caipira raiz.

Mouraí (Luiz Carlos Ribeiro que nasceu em Ibirarema (SP) no dia 19/07/1946 e faleceu em Catanduva (SP) no dia 16/10/2005. 

Secretaria promove ciclo de “Encontros eficientes”

A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência promovem neste mês “Encontros eficientes”. O objetivo é discutir e obter sugestões sobre políticas públicas que atendam às demandas das pessoas com deficiência. A primeira reunião é nesta quinta-feira (9/9), a partir das 8h30, no Teatro do Sesi. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir das 8 horas. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificados. Os encontros são por temas: Educação; Saúde; Transporte, Trabalho e Emprego, Legislação e Cultura, Esporte e Lazer. Podem se inscrever representantes de entidades, órgãos públicos, autoridades, educadores, profissionais, empresários, pessoas com deficiência, pais e estudantes, principalmente das áreas de Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia, Direito, Educação Física, Assistência Social, Fonoaudiologia e Medicina. Os outros serão nas datas de 16, 23 e 30 de setembro. As reuniões acontecem das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Ao final dos quatro encontros, será elaborado um documento para que as propostas sejam transformadas em projetos e programas municipais. 

Os “Encontros eficientes” têm
 o apoio do Sesi, Unorp e Apae. 

Para mais informações, ligue 3222-2041. 

Programação
Data: 9/9
Tema: Educação
Local: Teatro do Sesi 

Data: 16/9
Tema: Saúde
Local: Teatro do Sesi 

Data: 23/9
Tema: Transporte, Trabalho e Emprego, Legislação
Local: Apae 

Data: 30/9
Tema: Cultura, Esporte e Lazer
Local: Unorp

Projeto 'Olhar Solidário’ entrega óculos amanhã

O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto realiza nesta quinta-feira (9/9) a entrega de 100 óculos. O repasse do benefício faz parte do projeto ‘Olhar Solidário’ desenvolvido pelo Fundo e que atende à população de baixa renda, cadastrada previamente. Os 100 óculos serão entregues pela presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes. Desde o início deste ano, o Fundo Social de Solidariedade já entregou seis remessas, totalizando 550 unidades, beneficiando adultos e crianças. Para conseguir o beneficio, o munícipe deve passar por um médico do SUS - Sistema Único de Saúde, por avaliação social junto ao Fundo e comprovar residência em Rio Preto. Em 2009, foram distribuídos cerca de 900 óculos a adultos e crianças. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3231-2042.

Projeto ‘Olhar Solidário’
Data: 9/9
Local: auditório ‘Juan Bérgua’ – Paço Municipal
- avenida Alberto Andaló, 3.030
Horário: 9 horas

A Página da Vida do dia 8 mês setembro de 2009


No próximo dia 19 de setembro, é dia de San Gennaro e neste dia,
a partir das 19h30, a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira...
  (Continua na edição do ano passado).



A Página da Vida do dia 8 mês setembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Hino da Independência do Brasil


Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

O Hino da Independência do Brasil foi criado logo após o 7 de setembro. A letra do hino é de Evaristo da Veiga e a música de D. Pedro I.

A Página da Vida do dia 7 mês setembro de 2009



Nynpha é a mulher mais requisitada nos eventos de
São José do Rio Preto, ela é a declamadora que ...
(continua na edição do ano passado).

*

**

*

Halim Atique Júnior e a  personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Octacílio de Oliveira Ramos  em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 7 mês setembro de 2008

**

**
.
**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

As fotos do Segundo Encontro de Folias de Santos Reis ontem em Frutal - MG

aguardem por gentileza a liberação das fotos.....

Margarida Amâncio da Silva

Hoje aniversário de nossa cara amiga Margarida

Antônio Martinez Sanches e convite de missa

Convite de Missa de sétimo dia 
Antonio Martinez Sanches 
Dia 7 de setembro 
Igreja de São Judas Tadeu
horário 19h30

A Página da Vida do dia 6 mês setembro de 2009



É uma satisfação imensa dar publicidade e fazer uma
 singela homenagem  ao alfaiate, o escolhido foi
Waldomiro Herrera, mais conhecido ...
(Continua na edição do ano passado).


**

O escritor, professor de línguas e tradutor Bruno Abramo
de Ramos lança a fábula "A revolução das células"
 na Biblioteca Pública Municipal...
(Continua na edição do ano passado).


Ailton Ângelo é a personalidade aniversariante no dia de hoje,
que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

A Página da Vida do dia 6 mês setembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

domingo, 5 de setembro de 2010

Missa solene marca os 100 anos de Mirassol


No próximo dia 8 de setembro, a cidade de Mirassol completará 100 anos de fundação. Para comemorar a data, o padre Deusdet Aparecido Zanforlim, da paróquia Santa Rita de Cássia, está convidando a comunidade local e da região de São José do Rio Preto a participarem da missa solene, a partir das 18h, na igreja São Pedro Apóstolo, presidida pelo bispo dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada pelos padres de Mirassol. 
A paróquia São Pedro Apóstolo fica na praça Anísio José Moreira, 2295, centro, em Mirassol. Mais informações no (17) 3242-1071.
(texto de Harley de Souza Pacola)

Projeto Teatro nos Parques 2010 desde ontem

A Página da Vida do dia 5 mês setembro de 2009


Muitos estudiosos e historiadores, tentam desvendar
um grande segredo, uma grande lacuna histórica:
 (Continua na edição do ano passado).


*

*

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro  “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 5 mês setembro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.