sábado, 11 de setembro de 2010

Correios divulgam temas dos selos de 2011

Estão definidos os temas dos selos brasileiros que irão compor o Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais de 2011. Os motivos foram selecionados durante a 108ª Reunião da Comissão Filatélica Nacional (CFN), realizada no dia 6 de julho deste ano, no Salão Nobre do Edifício Sede da ECT, em Brasília (DF), e aprovados pelo Ministério das Comunicações.
Pedro de Almeida Feijó, Superintendente Executivo da Diretoria Comercial da ECT e Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca (Lourdinha), chefe do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, fazem a abertura da reunião.
Os motivos dos selos comemorativos e especiais são escolhidos por meio do concurso “Sua idéia pode virar selo!”, que recebe sugestões para as emissões de selos vindas da sociedade civil e dos órgãos governamentais. As propostas são captadas pelos Correios, conforme determina a Portaria 500/2005, do Ministério das Comunicações, que estabelece os critérios e procedimentos para a elaboração do Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais da ECT. 
As propostas são analisadas pelo Departamento de Filatelia e Produtos. Aquelas que atendem aos critérios exigidos são apresentadas à Comissão Filatélica Nacional, em julho de cada ano, para que sejam escolhidos os motivos que comporão a Programação Filatélica de selos comemorativos e especiais do ano seguinte. Cabe ao Ministério das Comunicações ratificar a decisão.
Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca (Lourdinha), chefe do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, apresenta as propostas à Comissão Filatélica Nacional.
Os motivos escolhidos para a programação de 2011 são: ARTES E ARQUITETURA: Estações Ferroviárias: Estação da Luz (SP), Júlio Prestes (SP) e Central do Brasil (RJ); CULTURA POPULAR: Lendas do Folclore Brasileiro: Boto, Curupira, Mãe-de-Ouro e Mula-sem-Cabeça; DATAS COMEMORATIVAS: Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho; ESPORTES: Série Clubes de Futebol – Ruma à Copa de 2014 – Clubes das Divisões A, B e C e Série Rumo às Olimpíadas 2016; EMISSÃO MERCOSUL: Atores Nacionais; FAUNA: Fauna Marinha: Lulas, Polvos, Estrelas-do-Mar e Águas-Vivas; FLORA: Árvores de Madeira de Lei; NATAL 2011: Natal; OUTROS: Série Relações Diplomáticas – Países que desejam ressaltar as boas relações com o Brasil: Itália, México, Paraguai, Sérvia e Ucrânia e Centenário da Sociedade Filatélica Brasileira – Rio de Janeiro (RJ); PERSONALIDADES: 150 Anos de Nascimento do Padre Landell de Moura; PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: Homenagem ao Parque Nacional da Tijuca (RJ); SÉRIE AMÉRICA: Emissão comum aos Países da UPAEP – 100 Anos da UPAEP; TURISMO: Série Cidades Históricas: 400 Anos da Emancipação de Mogi das Cruzes (SP), Sabará (MG) – 300 Anos de uma rica história e 300 Anos da cidade de Ouro Preto (MG).
Os motivos aprovados representam aspectos relevantes do cenário histórico, ambiental e sociocultural do Brasil e, certamente, enriquecerão as coleções de selos dos filatelistas nacionais e internacionais.
Comissão Filatélica Nacional reunida.

Nenhum comentário: