Paciente com câncer lança livro nesta segunda
no Espaço Cultural do Hospital Austa
Escritora descobriu doença depois de concluir o livro, refutou em lançá-lo, mas apoio de profissionais do Austa a levou a fazer o evento nesta próxima segunda-feira, dia 30, a partir das 14 horas
Ironia? Presságio? A história da escritora mirassolense Eliana Teixeira da Silva reveste-se destes contornos. Em julho do ano passado ela vivia a expectativa de lançamento do seu primeiro livro e terminara de revisá-lo. Em outubro, durante a sessão de fotos para ilustrar a orelha de sua obra, Eliana sentiu-se mal e fortes dores. Os exames revelaram um linfoma disseminado e aí “o chão sumiu”, como ela lembra. Em meio à brutal tristeza, Eliana deixou de lado o projeto do livro.
Pois nesta próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, das 14h às 15h, Eliana Teixeira vai estar lançando seu primeiro livro, uma coletânea de poesias, no Espaço Cultural do Hospital Austa. Ironia, o nome da obra é “Nossa Vez de Viver”, definida muito antes de ela descobrir ter o câncer. O que aconteceu neste meio tempo? Eliana responde: “Comecei o tratamento no Setor de Quimioterapia do Austa e descobri aqui pessoas fantásticas, que me deram uma força descomunal.”
A enfermeira Rita de Cássia Gimenez, coordenadora do Setor, completa: “Ao sabermos da história, não nos conformamos de ela deixar de lado um projeto tão importante e bonito como o livro. E fizemos questão que fosse lançado no Espaço Cultura do hospital.”
A obra reúne, em 129 páginas, poesias que tratam de “coisas que observo na vida”, como explica a escritora, de 48 anos. Ela faz questão de contar um fato que demonstra outra ironia. Depois de o livro ter sido entregue à editora, mas semanas antes de o linfoma ser diagnosticado, Eliana decidiu incluir mais uma poesia, de título “Fivelas na careca”, que trata de… pessoas com câncer.
Hoje, estas ironias e o momento são encarados com mais serenidade e Eliana encara o tratamento e a vida com otimismo: “Foi maravilhoso encontrar pessoas como os profissionais do Austa. Se Deus quiser, irei me curar!”
História da escritora é exemplo da filosofia de humanização do Hospital Austa
A “força” transmitida pelos profissionais do Setor de Quimioterapia à Eliana reflete a filosofia que há anos vigora no Hospital Austa: a humanização.
Os profissionais do Austa sabem o quanto é difícil aos pacientes o convívio com a doença e suas conseqüências. Por isso, há anos os profissionais têm um relacionamento com os pacientes e realizam ações que visam tornar o ambiente hospitalar mais agradável e o convívio com a doença, mais fácil.
No Setor de Quimioterapia, músicos já se apresentaram aos pacientes. E, todo ano, o hospital promove uma grande festa num hotel da cidade para eles em data próxima ao 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer. Este ano, a festa já está marcada: 12 de abril.
Lançamento do livro de poesia
“Nossa vez de viver”
Dia: 30/01/2012
Horário: 14h às 15h
Local: Espaço Cultural do Austa Hospital
Preço do livro: R$ 22,00
Informações: 3221-3000 Ramal 3181 (Quimioterapia)