sábado, 15 de março de 2008

15 de março - Dia Mundial do Consumidor.




Na foto lateral do novo shopping de São José do Rio Preto e abaixo o dinheiro de plástico que estimula ainda mais o nosso consumo

Todo ser humano é um consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram apartamentos, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio. As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador. É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor. O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo. Mas para que todos consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.


São José do Rio Preto – 156 anos



Este lindo prédio, a nossa Universidade Estadual Paulista – UNESP, com um Campus de dar muita inveja e uma área verde e um espaço amplo em um dos locais mais requisitados nos sonhos de todo jovem estudante, esta aqui no Jardim Nazareth em nossa querida São José do Rio Preto – SP.

Previsão do Tempo



Esta previsão do tempo foi enviada para a página da vida por minha grande amiga de Marapoama , a Vanny como é mais conhecida. Grato amiga pelas suas mensagens.

sexta-feira, 14 de março de 2008

João com tudo, com “ JOÃO SEM NADA”



O Livro deste amigo jornalista e professor universitário João Carlos Catalão em tempos do Jornal Dia e Noite é incluído na Enciclopédia de Literatura Brasileira

O livro de poemas “JOÃO SEM NADA”, de autoria do jornalista, escritor, poeta e professor universitário João Carlos Catalão, foi incluído nos anais da “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, edições de 2001 e 2007. Esta enciclopédia tem repercussão nacional e representa os autores mais importantes e mais conceituados da literatura brasileira.
A enciclopédia é revisada todos os anos e escrita pelos renomados professores de literatura, escritores e críticos literários Afrânio Coutinho e J. Galante. A “Enciclopédia de Literatura Brasileira” tem dois volumes, reúne os maiores e melhores autores da literatura nacional dos últimos sete anos e serve de referência para pesquisas no Brasil e no exterior.
A obra é editada pela Editora Global, do Rio de Janeiro, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional e Academia Brasileira de Letras.
“João Sem Nada”, de autoria do jornalista João Carlos Catalão, foi editado em 1979, pela Editora Horizonte, com 63 páginas, contendo 30 poemas, de cunho lírico e/ou apelo social. As poesias do jornalista se preocupam, em sua maioria, com o mundo miserável em que vive o operário brasileiro e os sofrimentos do homem em seu cotidiano.
O panorama literário de João Catalão, que se reflete em seu livro “João Sem Nada”, é habitado por figuras sofridas, pois ele mesmo é um poeta preocupado com o mundo em que vive, mundo este em constante transformação, no qual as pessoas se atrofiam numa devastação mortal, deixando na esteira do caminho, um rastro de violência e sangue.
“João Sem Nada”, agora consagrado na maior enciclopédia de literatura do Brasil, não é um livro político, mas procura fazer a política dos menos favorecidos pela sorte, como é o caso do maravilhoso poema “Elegia a Vladimir Herzog”, poema de força mais que pungente, um autêntico canto triste e melancólico, que nos mostra os corredores da opressão do DOI-CODI nos anos de chumbo da história do Brasil, onde o jornalista e editor da TV Cultura, Vladimir Herzog, morreu porque tomou da pena e da fala para denunciar aquilo que ele considerava errado. “DOI/ saber que/ ele está lá...” DOI saber que/ o levaram...” “DOI/ saber que o mataram/ em cela fria e vazia. “Mas não DOI saber/ que acabaram com o DOI.”
Em outro belo poema, “No Jardim”, o premiado escritor fala das angústias do ser humano no cotidiano agitado da vida moderna. “O jardim é político/ e não podem os olhos soturnos/contemplar esse horror manifesto”... “até o rato, iletrado, deve saber/que o jardim é político...”
Reconhecido nacionalmente com sua obra poética “João Sem Nada”, o jornalista João Carlos Catalão atualmente é diretor-responsável do Jornal Sud News, na cidade de Sud Mennucci, há 13 anos, e professor universitário. Ele disse que está feliz com a publicação e comentários de seu livro na Enciclopédia de Literatura Brasileira, ao lado de nomes importantes e consagrados da literatura nacional, como Ferreira Gullar, João Antônio, Moacir Scliar, João Ubaldo Ribeiro, entre outros, e que pretende continuar escrevendo. Anunciou também que está concluindo um livro de contos para ser lançado ainda este ano.

São José do Rio Preto – 156 anos



Este prédio da foto nada mais é que nosso Planetário , instalado no Distrito Industrial , passou por uma restauração completa em todos os sentidos. Uma das áreas de visitação que há muito tempo vem sendo solicitada por nossa população.

Amodoro-te



Esta mensagem foi enviada por Sueli lá de Colinas no Tocantins, cara amiga muito grato pela mensagem e também pela música.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Elso, de Paste-up a Coordenador do Bosque








Elso Luis em uma área denominada como Museu do Bosque,com animais empalhados que brevemente será aberta a visitação
Hoje comentarei sobre um funcionário do Jornal Dia e Noite , que trabalhava no setor de paginação nos anos 79 e 80, sua função Paste-up seu nome Elso Luis Belisário da Silva nascido em São José do Rio Preto, no Bairro da Maceno no dia 26/10/1958, filho de Benedita Ferraz da Silva e Antonio Belisário da Silva (in memorium), funcionário dedicado as suas funções e um bom amigo cuja amizade que conservamos até hoje. Este caro amigo assim que houve o fechamento do jornal, iniciou suas atividades no Bosque Municipal de São José do Rio Preto, no setor de alimentação dos animais ou seja como tratador dos animais e ao longo do tempo mantém as responsabilidade daquele setor, hoje exerce as funções de coordenador geral mesmo com a ampliação e modernização das instalações deste bosque, que acolhe animais de todas as espécies em função do desmatamento, em todas as regiões inclusive até de mananciais. A esse querido amigo a página parabeniza e congratula-se com a dedicação prestada em todas as funções que empreendeu até hoje.

São José do Rio Preto- 156 anos



Com certeza absoluta o Bosque Municipal de São Jose do Rio Preto- SP, é o local mais requisitado pelos pais irem com seus filhos passar um final de semana, em meio a natureza e a tantas variedades de animais ali expostos. Temos um numero enorme deles soltos pelo bosque , macacos de varias espécies e muitos outros. Um local bem aprazível com muito verde e segurança, faz do Bosque Municipal o ponto de lazer mais visitado da cidade, ultrapassando a casa de seis mil visitas por semana, e o mais importante é que a entrada é totalmente gratuita e seu funcionamento é de terça a domingo, inclusive nos feriados.

Tu és a criatura mais linda que meus olhos já viram



Seu nome
Prá nós
Clara
Prá todos
Clarice
P´ra mim
A mana
Que foi
mais longe
Seu nome
Clarice
Da Silva
Ribeiro
Hoje
também
Rodrigues.
15/04/1947

quarta-feira, 12 de março de 2008

Hoje Dia de Marciana ,a Bibliotecária




Marciana em foto produzida em 1960, quando esta lindinha tinha sómente um aninho de idade.



Hoje 12 de Março, Dia do Bibliotecário vou tecer um pequeno comentário sobre esta profissional fantástica que desde os bons tempos do Jornal A Notícia lá na Maceno, vem dando um suporte cultural aos meus filhos desde pequenos quando estudantes do Sesi próximo da represa municipal, seu nome MARCIANA GOMES LOPES sua filiação o Seu Aristeu Simões Lopes e D. Laudicena Gomes Lopes, nascida em plena primavera no dia 24/09/1959 na cidade de Borborema – SP . Marciana é formada desde 1980 em Bacharel de Biblioteconomia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da cidade de Catanduva – SP e tem em seu curriculum tantos cursos, congressos, simpósios, seminários , conferências, encontros e treinamentos que seria necessário outras paginas para registrar . Entre as suas atividades profissionais ainda tem sua cordilidade na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa” como Bibliotecária chefe desde 81 e hoje responde como Diretora mais atuante do Centro Cultural “Prof. Daud Jorge Simão”. A Marciana a quem recorro culturalmente até hoje, os parabéns da página pelo seu dia.

São José do Rio Preto – 156 anos



Neste lindo prédio de arquitetura contemporânea, onde está nossa querida biblioteca municipal esta também a Secretaria Municipal de Cultura o c entro de todo planejamento de nossas festividades. O busto que vemos a frente do prédio é de Leonardo Gomes, este brilhante jornalista que foi o fundador do Jornal A Notícia, e que registrou por dezenas de anos a história e pujança de São José do Rio Preto, e eu com muito orgulho participei também da confecção deste na década de 80. Hoje em memória deste a praça leva o seu nome ou seja Praça Jornalista “Leonardo Gomes” mais conhecida como Praça Cívica.

Toninho Bressan nosso aniversariante



È uma satisfação enorme divulgar hoje esta pessoa tão maravilhosa, conhecidíssimo na região de Marapoama-SP, seu sítio que venho divulgando com muita insistência, Sítio da Baixada Seca onde os meus avós portugueses fizeram porto. Na foto vemos Antonio Bressan segurando as pitáias e a frente a flôr desta linda e exótica fruta , ao Toninho os nossos parabéns pelo seu aniversário.

terça-feira, 11 de março de 2008

Domingo com tangos e boleros


No domingo dia 09 de março, tivemos em nosso mercado municipal “Música no Mercado”, com Roberto Farath, Juliana Bueno, André Postigo e Jussara Pinto em um espetáculo em comemoração aos 156 anos de nossa querida São José do Rio Preto. O show sendo de cunho instrumental teve também a participação de vários cantores, completando a beleza da música argentina. No próximo domingo no mesmo espaço cultural do Mercadão teremos “ Ensaios de Terças – Corda e Vozes” com Manivela, Miura, Diogo Alexandre e Wilian também as 10 horas. Na programação cultural de aniversário São José do Rio Preto terá até ao final do mês, 112 eventos totalmente gratuitos.

São José do Rio Preto – 156 anos



Nosso Mercado Municipal sempre foi um ponto de referência tanto na área de escoamento de produtos fresquinhos para o seu abastecimento de verdura, leguminosas e tudo para a alimentação de sua família, e atualmente aos domingos ele também entretem sua clientela no seu espaço cultural,servindo de vitrine para exposição de seus trabalhos os artistas de ruas e também os da região, isso tudo sem contar com aquele tradicional pastel.

Amodoro-te



Esta linda mensagem acima foi enviada para a página por nossa querida amiga Sueli de Colinas no Tocantins. Grato amiga inclusive o bom gosto pela músicas que vem nelas.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Aló, hoje é dia do telefone



No palm equipamento de última geração na área de telefones, está no visor minha prima Assumpção Gonçalves Nujo hoje também Bressan, conhecidíssima como Bebé nas Terras de Marapoama- SP.


Desde o telefone convencional, tal como foi concebido por Graham Bell, até as mais novas concepções tecnológicas, as inovações na telefonia não pararam. Surgiram os aparelhos eletrônicos, os sem fio, os telefones móveis e os celulares, sempre pensando em melhorar a comunicação das pessoas e não deixar faltar aquele alô que muda tudo. Paralelamente, o telefone veio a se associar a outras funções, nascendo daí a secretária eletrônica, os aparelhos de fax e os modems para conexão à Internet, entre outros. A tecnologia de ponta em telecomunicações permite associar o telefone aos satélites, que ligam pontos muito distantes, e à fibra óptica, que permite mais ligações ao mesmo tempo. Os recursos vão mudando a cara do telefone, mas a idéia continua a mesma: aproximar as pessoas.

São José do Rio Preto – 156 anos



Este prédio bem no centro da cidade, ao lado do Fórum representa muito bem a nossa telefonia , ou seja neste local é o centro nervoso de todo o tráfego de sinais telefônicos com dezenas de fones públicos, fones em braile e também fax que o usuário queria enviar ao país todo. Conhecido por todos riopretenses como Telefônica coloca São José do Rio Preto entre as maiores transmissoras de sinais e de telecomunicações do Estado de São Paulo e do Brasil.

Maria Madalena da Silva



Hoje o Lar de Velhinhos de Mirassol esta em festa, D. Maria Madalena da Silva comemora mais um aniversário, essa extraordinária criatura que com o seu prazer diário é aguar as plantas e as rosas da entidade e também em fins de ano toda preparação das flores artificiais inseridas no presépio da capela . Nossos parabéns a Maria Madalena, que com a sua presença enriquece o Lar do Velhinhos , uma das nossas maravilhas regionais fundada por Cândido Brasil Estrela em 03/10/1952.

domingo, 9 de março de 2008

Amanhã Dia do Sogro



Vou comentar hoje aproveitando que o Dia do Sogro é amanhã, sobre José Ortega Cervellera natural da Espanha filho de Pasqual Ortega Serrano e Petronila Cervellera Roje, casado com Paulina Prado no Cartório de Elisiário – Estado de São Paulo, este homem de temperamento difícil e de muita imprevisibilidade, creio que talvez fosse por excesso de zelo ou também pela dureza em que a vida lhe impôs. Lembro de uma passagem em que houve uma discussão entre o locador e eu da casinha onde morávamos, ele com seu jeito espanhol de ser foi para a conversa armado de faca, ainda bem que o problema foi por mim resolvido da forma mais tranqüila, mas ele não se conformava porque o que queria mesmo é que houvesse por parte do outro , o confronto e a discussão para que ele resolvesse as coisas da moda dele. A partir daquele episódio começou a me tratar como seu verdadeiro filho, só que foi por um breve tempo, muito breve mesmo. Faleceu aos 12 de abril de 1975,com 67 anos e deixou na época seus filhos: Joséfa, Pascoal, Manoel, Petronilio, Aristides, Aparecida, Rubens, Virginea e Walter. Ao meu querido sogro hoje sómente resta saudades, se porventura tiver o seu dê-lhe um abraço e diga o quanto é importante, porque o tempo se encarrega da separação.

A represa que espelha a nossa cidade



O Parque da Represa é nosso cartão-postal. Local que garante melhor qualidade de vida e bem-estar para a população rio-pretense. Com uma passarela de 220 metros de extensão, a área possibilita aos amantes da natureza momentos especiais, de contato direto com diversos pássaros, sons e cores. Para os atletas, uma pista de caminhada que tem 2,7 mil metros de comprimento e três metros de largura. A Represa também está com nova iluminação. O sistema de iluminação foi ampliado e recebeu novas luminárias, para garantir segurança aos usuários. Um lugar bonito, com um ambiente saudável e repleto de qualidade de vida.

Amodoro-te



Esta mensagem foi enviada pela minha amiga Cecel Mioni de São José dos Campos - SP, grato amiga , muito grato mesmo, beijos de luz no seu coração também.