sábado, 18 de outubro de 2008

São Lucas, Santo Padroeiro dos Médicos, Pintores e Curandeiros

São Lucas, o evangelista (do grego antigo Λουκᾶς, Lukás) é, segundo, a tradição, o autor do Evangelho de São Lucas dos Actos dos Apóstolos - o terceiro e quinto livros do Novo Testamento. É o santo padroeiro dos pintores, médicos e curandeiros. É celebrado no dia 18 de Outubro. Chamado por Paulo de "O Médico Amado", pode ter sido um dos cristãos do primeiro século que conviveu pessoalmente com os doze apóstolos. A primeira referência a Lucas encontra-se na Epístola a Filémon de Paulo de Tarso, no versículo 24. É mencionado também na epístola aos Colossenses, 4:14 , bem como na segunda epístola a Timóteo 4:11. A segunda menção mais antiga a Lucas encontra-se no "Prólogo Anti-Marcionita ao Evangelho de São Lucas", um documento que já foi datado do século II, mas que recentemente já é considerado como do século IV. Contudo, Helmut Koester defende que o seguinte excerto – a única parte preservada do documento original, em grego – pode ter sido escrito, realmente no século II:
Lucas é um Sírio de Antioquia, Sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade.
Alguns manuscritos referem que Lucas morreu "em Tebas, capital da Beócia". Todas estas referências parecem indicar que Lucas terá, de facto, seguido Paulo durante algum tempo. Tradições mais tardias desenvolveram-se a partir daqui. Epifânio assegura que Lucas era um dos Setenta (Panerion 51.11), e João Crisóstomo refere que o "irmão" referido por Paulo na segunda epístola aos Coríntios, 8:18 ou é Lucas ou é Barnabé. J. Wenham assevera que Lucas era "um dos Setenta, um dos discípulos de Emaús, parente de Paulo e de Lúcio de Cirene." Nem todos os académicos têm tanta certeza disso quanto Wenham. Outra tradição cristã defende que foi o primeiro iconógrafo, e que terá pintado a Virgem Maria, Pedro e Paulo. É por isso que mais tarde, as guildas medievais de São Lucas, na Flandres, ou a Accademia di San Luca ("Academia de São Lucas") em Roma - associações imitadas noutras cidades europeias durante o século XVI - reuniam e protegiam os pintores.

Deraldo Clemente, o envolvimento e sua arte desde os sete anos de idade





Deraldo Clemente nasceu em Neves Paulista cidade vizinha de São José do Rio Preto no dia 25 de julho de 1958, conta com vários quadros no Museu de Arte Naïf, expõe seus trabalhos nesta exposição da 6ª Mostra de Arte Naïf, Deraldo apresenta duas telas: Nem o Anjo da Guarda Salvou o Padre,2008, acrílica sobre tela de 50 x 70 cms, e O Fazendeiro em Apuros, 2008, acrílica sobre tela de 50 x 70 cms. A 6ª Mostra de Arte Naïf conta também com telas de Daniel Firmino, Daisy Araújo, Edgar Di Oliveira,Florêncio Duarte, Ilma Deolindo, José Carlos, Kaldeira, Olinda, Orlando Fuzinelli, Silviano e Sonia Canheo e a visitação de segunda a sexta das 8h00 às 19h00, sábados, domingos e feriados das 9h00 às 16h00 no Espaço Cultural do SESI, ao lado da reprêsa municipal. Visite e confira a beleza desta Mostra que vai até 30 de novembro.





Cleide Borges , Danilo Mantovani, Deuzi Vinha Nunes Gôngora, Flávio Augusto Teixeira e Luís Gonzaga Fonseca

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modésta página.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Faria 90 anos hoje Margarida Carmen Cansino, ou Rita Hayworth a “Diva Definitiva”


Rita Hayworth (Nova Iorque, 17 de outubro de 1918 — Nova Iorque, 14 de maio de 1987) foi uma atriz norte-americana de ascendência espanhola e irlandesa. Rita atingiu seu pleno sucesso na década de 1940, tornando-se símbolo sexual daquela era. Nascida Margarita Carmen Cansino, a filha de Eduardo Cansino, natural de Castilleja de la Cuesta, e Volga Hayworth. Os Cansino eram uma famosa família de dançarinos ciganos espanhóis. Treinada profissionalmente, Rita subiu aos palcos pela primeira vez com doze anos de idade. Ao longo da adolescência, ela se apresentou várias vezes em cassinos na fronteira dos EUA com o México. Primeiramente atraindo a atenção de produtores de cinema como parte da "Família Cansino de Dançarinos", Hayworth assinou um contrato com a Fox em 1935, fazendo vários papéis pequenos para os filmes daquele estúdio antes de assinar um contrato com a Columbia. Depois de trocar seu nome de Rita Cansino para Rita Hayworth e mudar a cor do seu cabelo castanho para uma tonalidade de ruivo(auburn)que se tornou numa das suas imagens de marca,ela fez parte do elenco do filme Paraíso Infernal (1939) de Howard Hawks. Uma loura com açúcar (1941), com James Cagney, seria seu primeiro sucesso. Sangue e areia (1941), de Rouben Mamoulian, com Tyrone Power, solidificaria o caminho dela para o estrelato. Após dançar com Fred Astaire em Bonita como nunca e Ao compasso do amor, e depois com Gene Kelly em Modelos, Rita se firmou como uma das maiores dançarinas de Hollywood e a maior estrela romântica dos anos 40. Mas foi em 1946,no auge da sua beleza e com o clássico noir Gilda, ao lado de Glenn Ford, que Hayworth se transformaria na maior estrela da década e numa das mulheres mais desejadas e famosas do mundo.O êxito de bilheteira foi enorme. Rita casou-se cinco vezes: a primeira com Edward C. Judson (1937-1943); a segunda com Orson Welles (1943-1948) e tiveram uma filha: Rebecca Welles; a terceira com o príncipe Aly Khan (1949-1953) e, tiveram uma filha, a princesa Yasmin Aga Khan; a quarta com o cantor Dick Haymes (1953-1955), e a última com James Hill (1958-1961). Para a atriz, o insucesso no amor era definido por ela como: "A maioria dos homens se apaixona por Gilda, mas acorda comigo". Ela morreu na casa de sua filha, Yasmin, em Nova Iorque, aos 69 anos, vítima do mal de Alzheimer, uma doença degenerativa do cérebro que causa a demência precoce.

Lucas Damião Siqueira e Armelinda Rozini Vio




Hoje Lucas filho de Laércio Siqueira, meu caro amigo locutor, completa 7 anos e é com grande alegria que divulgo o niver deste e a alegria maior será de Laércio que com certeza deve estar em várias emissoras gritando a plenos pulmões , Feliz aniversário meu querido filho Lucas.


Dona Armelinda Rozini Vio e seus 88 anos

Hoje na casa de Zildinha e Dorival Vio está em festa na cidade de Jarinu, tudo porque Dona Armelinda é a matriarca aniversariante da família, ela que nasceu em nossa região administrativa, onde casou e constituiu sua família. Dona Armelinda nossos parabéns e congratulações por tudo que sua pessoa representa para nós.

Abdalla Gattaz Saad, José Antônio Stéfani, Saad Abdalla Gattaz, Lúcio Cacciari, Airton José Gonçalves e Maria Ferreira Rodrigues





































Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam nos livros de suas cidades, Abdalla, José, Saad em “Quem Faz a História de São José do Rio Preto” e Lúcio, Airton, José e Lia em “A História de Catanduva de A a Z”.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Hoje 16 de outubro, dia de Santa Edwiges, a protetora dos pobres e principalmente dos endividados












O dia 16 de outubro é dedicado à Santa Edwiges, conhecida como protetora dos pobres e dos endividados. Edwiges nasceu na Alemanha medieval. Casou-se com o príncipe da Silésia, que hoje pertence à Polônia, e teve seis filhos. Depois da morte do marido e dos filhos, entrou para o mosteiro. Dedicou-se a ajudar os carentes e, com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos. Ganhou fama de santa dos endividados ajudando detentos da região. Ela descobriu que muitos estavam presos porque não tinham como pagar suas dívidas. Foi reconhecida pela Igreja Católica em 1267. Santa Edwiges nasceu em 1174 na Alemanha. Filha de nobres, foi criada em ambiente de luxo e riqueza, o que não a impediu de ser simples e viver com humildade. O seu bem maior era o amor total a Deus e ao próximo. Aos 12 anos ela se casou com Henrique, príncipe da Silésia (um dos principados da Polônia medieval e atual região administrativa da Polônia), com quem teve seis filhos, sendo que dois deles morreram precocemente. Culta, inteligente e esposa dedicada, ela cuidou da formação religiosa dos filhos e do marido. Mulher de oração, vivia em profunda intimidade com o Senhor. Submetia-se ao sacrifício de jejuns diários, limitando-se a comer alguns legumes secos nos Domingos, Terças, Quintas e Sábado. Nas Quartas e Sextas-feiras somente pão e água. Isto sempre em quantidade limitada, somente para atender as necessidades do corpo. No tempo do Advento e da Quaresma, Edwiges se alimentava só para não cair sem sentidos. O esposo não aceitava aquela austeridade. Numa Quarta-feira de Quaresma ele esbravejou por haver tão somente água na mesa sendo que ele só bebia vinho. Edwiges então ofereceu-lhe uma taça, cujo líquido se apresentou como vinho. Foi um dos muitos sinais ou milagres que ela realizou. Algum tempo depois Edwiges caiu vítima de uma grave enfermidade. Foi preciso que Guilherme, Bispo de Módena, representante do Papa para aquelas regiões, exigisse com uma severa ordem a interrupção de seu jejum. A Santa dizia que isto era mais mortificante do que a sua própria doença. Dedicou toda sua vida na construção do Reino de Deus. Exerceu fortes influências nas decisões políticas tomadas pelo marido, interferindo na elaboração de leis mais justas para o povo. Junto com o marido construiu Igrejas, Mosteiros, Hospitais, Conventos e Escolas. Por isto, em algumas representações a Santa aparece com uma Igreja entre as mãos. Aos 32 anos, fez votos de castidade, o que foi respeitado pelo marido. Quando ficou viúva, foi morar no Mosteiro de Trebnitz, na Polônia, onde sua filha Gertrudes era superiora. Foi lá que Edwiges deu largos passos rumo à santidade. Vivia com o mínimo de sua renda, para dispor o restante em socorro dos necessitados. Ela tinha um carinho especial pelas mulheres e crianças abandonadas. Encaminhava as viúvas para os conventos onde estariam abrigadas em casos de guerra e as crianças para escolas, onde aprendiam um ofício. Era misericordiosa e socorria também os endividados. Em certa ocasião, quando visitava um presídio, ela descobriu que muitos ali se encontravam porque não tinham como pagar as suas dívidas. Desde então, Edwiges saldava as dívidas de muitos e devolvia-lhes a liberdade. Procurava também para eles um emprego. Com isto eles recomeçavam a vida com dignidade, evitando a destruição as famílias em uma época tão difícil como era aquela do século XIII. E ainda mantinha as famílias unidas. Assim, Santa Edwiges, é considerada a Padroeira dos pobres e endividados e protetora das famílias. Sua morte ocorreu no dia 15 de outubro de 1243. E foi canonizada no dia 26 de março de 1267, pelo Papa Clemente IV. Como no dia 15 de Outubro celebra-se Santa Teresa de Ávila, a comemoração de Santa Edwiges passou para o dia 16 de Outubro. Modelo de esposa, celibatária e viúva, a Santa não faltava à Missa aos Domingos, e isto ela pede aos seus devotos: mais amor a Jesus na Eucaristia e auxílio aos necessitados.

NA IGREJA DE SANTA EDWIGES NA
VILA TONINHO, TODO DIA 16 É DIA ESPECIAL

Em favor dos que trabalham para pagar dívida e vencer dificuldades da vida, Missa e Prece a Santa Edwiges no dia 16 de cada mês, às 8:00 horas,15:00 horas, 18:00 horas e 20:00 horas. Quando o dia 16 cair no domingo, Missa às 8:00 horas, 11:00 horas, 15:00 horas, 18:00 horas e 19:30 horas E as missas são realizadas pelo Padre Juliano Osvaldo de Camargo foto abaixo. A Igreja que as fotos acima mostram está situada na Vila Toninho à Rua Maria Ceron Volpe , 1580, CEP 15077-020 – São José do Rio Preto –SP e para doações e maiores informações pelo fone (17) 3238-1352.








Adilson Vedroni, Anselmo Liso, Fernando Valero Parra, Juan José Suarez e Roseny de Freitas Alves

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

Josephina Corrêa Freitas (Carmy), Nair de Freitas, Aparecida Giazzi Meneguesse, Cássia Pastri e Anelino de Jesus Rocha































Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nossa homenagem ao Dia da Professora à Maria do Rosário Cerávolo Laguna ou Duda Laguna



Hoje a Página da Vida em homenagem ao Dia do Professor(a), singelamente dedica a esta professora, símbolo de todas as professoras(es) de nossa região, seu nome como é mais conhecida Duda Laguna e que nasceu em Presidente Prudente SP no dia 16 de outubro de 1944 , atualmente secretária municipal da Educação desde 6 de novembro de 2001; membro do Conselho Municipal de Educação desde 2000; membro da Comissão de Restauração da Swift a partir de 2006; professora da Universidade Paulista (Unip) desde 1997, orientadora pedagógica do Colégio Santo André desde 1997; assessora do Secretário Municipal de Educação de 1998 a 1999; assistente técnico da Divisão Regional de Ensino de 1983 a 1986; supervisora de ensino de 1981 a 1993; diretora de escola da rede estadual de ensino de 1973 a 1981; professora em Presidente Prudente e em São Paulo. Formada pela Unesp de Presidente Prudente em 1966, com especialização em Didática pela Dom Bosco e mestrado em Educação pela Unesp de Marília em 2001. Cara Duda congratulações pela passagem de seu dia e meus parabéns à você pelo seu aniversário que ocorre amanhã e por tudo que fez em benefício de nossa cidade e região.

Alceu Sestini, Antonio Esteves Marques, Aretha Yarak, João Batista de Souza Santos, Luiz Donizette Prieto e Nelson da Veiga















































Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página..