quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Oficina destaca diferenças entre comédia solo e stand-up comedy no Janeiro Brasileiro da Comédia



A atriz Agnes Zuliani, que participa do 9º Janeiro Brasileiro da Comédia com o espetáculo “Solos de Verão”, junto com Roberto Camargo, ministra nesta sexta-feira (28/1) a oficina “Nem toda comédia solo é stand-up comedy”, às 14 horas, na Oficina Cultural Fred Navarro. Todas as vagas já foram preenchidas. A atividade, que será realizada em duas etapas, segue no sábado (29/1), no mesmo horário. A oficina irá trabalhar os novos formatos da comédia solo no Brasil. A imprensa, televisão e internet colaboraram para a expansão e popularização deste gênero. Apesar de serem individuais, a comédia solo e a stand-up comedy, utilizam conceitos diferentes na criação, interpretação e apresentação. Durante a atividade, os participantes irão criar seus próprios textos de comédia, conhecendo melhor as diferenças entre as formas de atuação e apresentação, desde a criação de uma “persona”, utilizada na apresentação do stand-up comedy, até a criação de personagens, no caso da comédia solo. 

JBC recebe espetáculo de rua

A 9ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia recebe o espetáculo de rua “Aconteceu no Brasil enquanto o Ônibus não Vem”, do Grupo Arte da Comédia, de Curitiba (PR). A peça será encenada nesta sexta-feira (28/1), no Calçadão de Rio Preto, às 10 horas. Ainda no mesmo dia, será apresentado o espetáculo “+ Vezes Comédia”, do Grupo Arte de Viver, de Fortaleza (CE), no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 20 horas. Em “Aconteceu no Brasil enquanto o Ônibus não Vem” todos os personagens se encontram durante a espera do próximo ônibus, que só passará no local depois de uma semana. Neste intervalo de tempo, o coronel Vicente Capador, seu servo Saci, o último índio do Brasil, o carioca Biro-Biro e o nordestino Rosendo, ficam hospedados na casa de Dona Josefina, mãe de Amarinda e Miranda. A confusão está formada quando Capador encontra em Amarinda uma aliada no seu plano de vender o índio e talvez até mesmo a bela Miranda. Saci, Rosendo e Biro-Biro se unem para tentar impedir os propósitos dos vilões. Já “+ Vezes Comédia” é um espetáculo completamente interativo e surpreendente. O público é quem escolhe as peças da noite, o destino dos personagens e o final das apresentações. Além disso, há ainda a possibilidade da platéia juntar todas as peças, completando assim uma trilogia de espetáculos de comédia na linha expressionista/realista, na estética de Brecht. São seis duetos de comédia, interpretados por sete atores, com 27 finais completamente diferentes. O 9º Janeiro Brasileiro da Comédia é gratuito. A peça “Aconteceu no Brasil enquanto o Ônibus não Vem” é aberta ao público. Já, os ingressos do espetáculo “+ Vezes Comédia” podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, uma hora antes do início da apresentação. 
O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Oficinas Culturais e patrocínio da Caixa Econômica Federal. 

Oficina “Nem toda comédia solo é 
stand-up comedy”, por Agnes Zuliani
Data: 28 e 29/1
Horário: 14 horas
Local: Oficina Cultural Fred Navarro - 
Rua Coronel Spínola de Castro, 5.084 – Bairro Imperial 

“Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus
 não Vem”, Grupo Arte da Comédia - Curitiba (PR)
Data: 28/1
Horário: 10 horas
Local: Calçadão de Rio Preto - Praça Rui Barbosa 

“+ Vezes Comédia”, Grupo Arte
 de Viver - Fortaleza (CE)
Data: 28/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto - 
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.831 – Chácara Municipal

Nenhum comentário: