quarta-feira, 11 de julho de 2012

Espetáculo iraniano é destaque no FIT e alunos da Escola Viva recebem Cia Italiana de Teatro


O FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, seguindo o sucesso da edição passada, recebe pela segunda vez uma produção iraniana em sua programação. O espetáculo “White Rabbit, Red Rabbit”, do autor Nassin Soleimanpour, será apresentado nesta quinta-feira (12/7), no Teatro do SESC, às 19 horas e às 21h30.
 A peça que vem do Oriente Médio discute como os seres humanos são fortemente influenciados por ideias. O autor iraniano, Nassin Soleimanpour, é um jovem de 29 anos e está impedido pelo governo de sair do país de origem, até mesmo a trabalho. Por isso, a cada espetáculo uma surpresa diferente: sem ensaios, nem diretor, a cada apresentação um ator ou atriz recebe, minutos antes, o texto que será encenado.
 Outros dois espetáculos internacionais compõem a grade do dia. No Espaço de Convivência da Swift, a partir das 20 horas, “Otra Frecuencia – Audio Performance de a Dos”, do grupo BiNeural MonoKultur (Argentina/Alemanha). No Graneleiro da Swift, a meia noite, será apresentada a peça “La Pocha Remix: Pysico-Magic Actions Against Violence”, do La Pocha Nostra (EUA).
 O Piso Superior do Terminal Rodoviário recebe o espetáculo “Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso”, do Teatro de Narradores (SP), às 19 horas. Às 16 horas e 19 horas, será apresentado no Graneleiro da Swift, o espetáculo infantil “O Maior Menor Espetáculo da Terra”, do Centro Teatral e Etc e Tal (RJ).
 Além dos espetáculos em espaços fechados, haverá também duas opções nas ruas. A peça “(Ver[]Ter)”, da Cia. Les Commediens Tropicales (SP), se apresenta na Praça Rui Barbosa, às 18 horas. A produção une grafite, videoarte, performance, música, dança e impressionam o público com cenas inesperadas. O outro espetáculo de rua a se apresentar é do grupo paranaense Núcleo Às de Paus, “A Pereira da Tia Miséria”, que será encenado às 15 horas, no Complexo Educacional Núcleo da Esperança Santa Clara.
 Ainda nesta quinta-feira, tem início o workshop “Cartografia Corporal”, ministrado por Nathalie Fari e Michaela Muchina, na Oficina Cultural Fred Navarro. A atividade começa às 13h30 e segue até o dia 14 de julho, no mesmo horário.
 A 12ª edição do FIT é uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

Alunos da Escola Viva
 recebem Cia Italiana de Teatro


Diretor e atores da Companhia Italiana de Teatro Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, que integram o espetáculo “I am América” estarão nesta quinta-feira (12/7), às 12 horas, na Escola Viva do bairro Eldorado. O grupo irá conhecer os trabalhos desenvolvidos pela ONG e pelo Ponto de Cultura Viva Cultural. Os alunos das escolas Viva foram os responsáveis pela confecção do cenário da peça teatral italiana.
 A visita à unidade Viva Eldorado faz parte da programação cultural da companhia italiana. No último domingo (8/7), os 40 alunos das Viva I e II – Dom Lafaiete, que integram o Ponto de Cultura `Viva Cultural’ foram conhecer e conversar com todo elenco do espetáculo “I am America”. O encontro aconteceu na Swift, local em que a companhia se apresentou durante o FIT - Festival Internacional de Teatro de Rio Preto.
 Para o cenário, os alunos construíram 38 caixas, que foram transformadas em uma metrópole, dentro do contexto teatral. Os alunos foram auxiliados pela artista plástica e professora Iracelis Matelli Bianchini, professor de grafitti, Leandro Bellini e a professora de teatro, Gisele Lançoni.

Nenhum comentário: