sábado, 15 de maio de 2010

Correios lançam selo dos 5º Jogos Mundiais Militares na cidade do Rio de Janeiro (RJ)


Os Correios lançaram na última quarta-feira (12) na cidade do Rio de Janeiro (RJ), um selo (de emissão especial) que destaca a importância dos “5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011”, competição esportiva militar, de nível internacional, realizada desde 1995, que visa promover a peculiar experiência de integrar, pelo desporto, militares de diversos países, nas várias modalidades esportivas disputadas.
Os Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Desporto Militar – CISM chegam à sua quinta edição com o slogan “Os Jogos da Paz”, e serão realizados pela primeira vez no continente americano. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro. As competições serão disputadas entre 16 e 24 de julho de 2011, com a presença de 6 mil atletas de 110 países.
Os Jogos da Paz 2011 terão um total de 20 esportes, sendo 15 olímpicos: atletismo, boxe, basquete, esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, pentatlo moderno, taekwondo, tiro, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia. Já os esportes militares serão cinco: orientação, paraquedismo, pentatlo aeronáutico, pentatlo militar, e pentatlo naval.
A infraestrutura esportiva e de apoio, a ser usada nos Jogos, aproveita os meios e a experiência da cidade do Rio de Janeiro. Algumas das principais praças esportivas da capital carioca, que foram utilizadas no Pan Rio 2007, abrigarão competições dos Jogos Rio 2011, como o Estádio João Havelange, o Parque Aquático Maria Lenk, o Ginásio do Maracanãzinho e o Centro Nacional de Hipismo, entre outros.


SOBRE O SELO: O selo, criado pelo artista Pedro Henrique Mendes Garcia, apresenta em destaque, à direita, a logomarca dos 5º Jogos Mundiais Militares. Em linhas estilizadas, a logomarca simboliza a pomba da paz e a finalidade do Conselho Internacional do Desporto Militar, de fomentar a paz e a amizade entre os militares, por meio do desporto. Ao centro, é mostrada a legenda indicativa da competição, e, abaixo, o slogan: “Os Jogos da Paz”, o qual sinaliza o maior evento do desporto militar mundial. As bordas do selo, em amarelo dourado, valorizam, harmoniosamente, o conjunto apresentado. Foi utilizada a técnica de desenho vetorial.
Com uma tiragem de 300 mil exemplares, cada selo custa R$ 2,00 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Nenhum comentário: