sexta-feira, 9 de outubro de 2009

 1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana em Rio-Preto

O 1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana de São José do Rio Preto foi lançado na quarta-feira (7/10) no auditório da Unip – Universidade Paulista, onde o evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de novembro. Como parceiros do evento estão a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sesc, Faperp,Unip e o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Esporte da Unesp de Rio Claro. Estiveram presentes no lançamento esportistas, psicólogos, professores, treinadores, técnicos e pessoas da área. O objetivo do Congresso é debater e analisar a função psicológica, em suas diversas áreas de atuação, como fator influenciador do desempenho de quem pratica esporte, seja para competições ou apenas para cuidar da saúde física. O organizador do evento, o professor e coordenador de esporte educacional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Altair Moioli, explica que é comum atletas irem mal em competições por problemas emocionais, como tensão por exemplo, mesmo tendo um bom preparo físico. “Existem estudos que revelam que a demanda emocional de esportistas é muito grande, interferindo diretamente nos resultados da atividade esportiva”, completaMoioli. O Congresso programa diversas atividades como palestras, conferências, debates e a participação internacional do professor-doutor Rui Gomes, da Universidade do Minho – Escola de Psicologia de Braga, em Portugal. Entre os palestrantes está o professor Ednei Sanches que irá abordar “Liderança aplicada ao Esporte”. “A interferência do líder, seja de um grupo grande como um time ou apenas de um atleta, é fundamental para a preparação e os resultados alcançados. Ele pode tanto contribuir ou atrapalhar. Podemos citar a atuação do Bernardinho (técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino) como prova de uma boa liderança”, completa Sanches.
As inscrições para o 1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana podem ser feitas pelo site www.psicologiadoesporte.esp.br. Outras informações podem ser obtidas pelo email contato@psicologiadoesporte.esp.br

1º Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte
Data: 5 e 6 de novembro
Local: Unip - avenida Juscelino Kubitschek Oliveira, s/nº – Jardim Tarraf II
Horário: a partir das 13h
Data: 7 de novembro
Local: SESC - avenida Francisco Chagas Oliveira, 1.333 – Chácara Municipal
Horário: a partir das 10h
Programação
DIA 5 – Unip
13h – Cadastramento e entrega de material
19h30 – Cerimônia de Abertura
20h – Conferência de Abertura: “Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano: Perspectivas de Investigação e Intervenção”, com Rui Gomes (Universidade do Minho, Braga – Portugal) e “A Psicologia do Esporte no Contexto da Motricidade Humana”, com Afonso Antonio Machado (Unesp, Rio Claro)
21h30 – Coquetel
DIA 6 – Unip
8h
Curso 1 - “Educação Especial: O Atendimento ao Aluno em Salas Inclusivas” – professora-doutora Maria Cecília Braga (FACERES, São José do Rio Preto)
Curso 2 - “Psicologia do Esporte e Fitness” – professor Marcelo Callegari Zanetti (LEPESPE, Rio Claro)
Curso 3 - “Efeitos da Atividade Física na Qualidade de Vida e Saúde” (Unifev, Votuporanga)
Curso 4 - “Liderança Aplicada ao Esporte” – professor Ednei Previdente Sanches (Unilago, São José do Rio Preto)
10h – Intervalo
10h30
Curso 5 - “O Desempenho Esportivo e a Síndrome de Overtraining” – professor-doutorKazuo Kawano Nagamine (Famerp, São José do Rio Preto)
Curso 6 - “A Prática Esportiva como Prevenção e Reabilitação do Uso de Drogas – professora Jussara Maria Simões Boverio (Famerp/Secretaria Municipal de Assistência Social de São José do Rio Preto)
Curso 7 - “Atividade Física na 3ª Idade e seus Benefícios Psicossociais – professora CacianeDallemole Souza (Unifev, Votuporanga)
Curso 8 - “Psicologia do Esporte: Objetivos, Intervenções e Resultados” – profa. Irene Araújo Corrêa (Psicóloga Cognitiva Comportamental, São José do Rio Preto)
12h30 – Almoço
14h
Curso 9 - “O Fenômeno das Corridas de Rua como Fator de Satisfação Pessoal” – professor André Dascal (Sesc, São Carlos)
Curso 10 - “Psicologia do Esporte e Saúde” – professora-doutora Maria Cristina SantosMiazaki (Famerp, São José do Rio Preto)
Curso 11 - “Instrumentos de Avaliação Psicológica no Contexto Esportivo” – professora Luciana Ferreira Ângelo (psicóloga Sedes Sapientiae/Incor, São Paulo)
Curso 12 - “Saúde, Beleza e Perfeição no Mundo Contemporâneo: Ter um Corpo Objeto ou ser Sujeito de seu Corpo” – Professora Lígia Adriana Rodrigues (Imes/Fafica, Catanduva e FIBA)
16h – Intervalo
16h30 – Mesa Redonda: “Esporte, Gênero e Identidade” – professor-doutor Erik Giuseppe Barbosa Ferreira (UFRJ, Rio de Janeiro) e professor Osvaldo Luis Barison (Sociedade Brasileira de Psicanálise, São José do Rio Preto)
Conferência: “A Preparação Psicológica nos Esportes Coletivos” – professor-doutor GilbertoGaertner (Universidade Positivo, Curitiba)
18h30 – Apresentação painel
20h – Mesa Redonda:
“Especialização Esportiva Precoce: Uma Visão Psicopedagógica” – professor-doutor Afonso Antonio Machado (Unesp, Rio Claro) e professor-doutor Ruy Jornada Krebs (Uesc, Florianópolis)
“Desenvolvimento de Equipes e Coesão de Grupo” – professor-doutor Gilberto Gaetner(Universidade Positivo, Curitiba)
“Relação Treinador-Atleta em Contextos de Formação Desportiva e Alta Competição: Perspectivas de Investigação e Intervenção” – professor-doutor Rui Gomes (Universidade doMinho, Braga – Portugal)
DIA 7 - SESC
10h – Conferência: “Violência Contra Crianças e Adolescentes: É Possível Prevenir?” – professora Sueli Barison (Crami, São José do Rio Preto)
11h – Conferência: “Práticas Corporais, Identidade e Masculinidades” – professor-doutorErik Giuseppe Barbosa Ferreira (UFRJ, Rio de Janeiro)
12h – Conferência: “Motivação e Atividade Física” – Professor-doutor Ruy Jornada Krebs(Uesc, Florianópolis)

Nenhum comentário: