terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cooperlagos prepara em breve sede própria


A Cooperlagos - Cooperativa de Coleta Seletiva em breve vai ganhar sede própria.  A cooperativa, que foi responsável pela coleta de 1,5 mil toneladas de lixo reciclável das ruas em 2011, conseguiu recursos através do BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, intermediados pela Prefeitura. A sede própria será em uma área no Distrito Industrial Waldemar de Oliveira Verdi. Atualmente a coleta seletiva atinge 40% da área urbana. Com a mudança a meta é ampliar o sistema de coleta.
 A construção da sede foi viabilizada após a doação da área por parte da Prefeitura, que autorizou a concessão de uso do terreno. O Município também disponibilizou um Engenheiro Civil, que deu apoio técnico desde a contratação do projeto, até a execução da obra.
 A nova sede deve ficar pronta ainda este ano. O objetivo é implantar lá um projeto para adequar um dos Pontos de Apoio para fazer a “transformação” de garrafas pet em cordas para varal de roupa.
 A Cooperlagos já expandiu os serviços de coleta seletiva para os 6 pontos de apoio através da ARES - Associação Riopretense de Educação e Saúde. Em cada um deles há 5 catadores e na Cooperlagos, 85 cooperados.
 A ARES é parceira da Secretaria de Meio Ambiente, e busca ampliar a coleta e atua junto aos pontos de apoio: quando o município abre um novo Ponto de Apoio a ARES vai até o local, faz o levantamento dos catadores da região e o treinamento, em seguida, o catador é inserido na Cooperlagos e começa a fazer a coleta seletiva para a cooperativa.
 Os Pontos de apoio foram criados para a população ter onde depositar os resíduos que antes eram desovados em qualquer local. Os bairros que possuem os P.A.: São Francisco, Jd. Soraya, Jd. Yolanda, Castelinho, São José do Rio Preto I, Jõao Paulo II, Jd. Nazaré, Conceição, Parque das flores, Jd. Antunes, Stº Antonio, Jd. Nunes, Cidadania, Solo Sagrado, Atlântico, Residencial Gabriela, Ana Célia.
 A Cooperlagos é responsável pela coleta do lixo reciclável, a separação do plástico, papel, alumínio e vidro. Esses materiais são prensados e depois comercializados para as indústrias. Por enquanto, a cooperativa não faz a transformação (que é transformar o material selecionado em subproduto), isso ocorre quando vai para as indústrias.
 Desde Dezembro a Cooperlagos está com um sistema de coleta no Calçadão. Desde a conclusão da primeira etapa de obras na região central, a cooperativa está retirando os resíduos recicláveis produzidos pelo comércio.
 A coleta no Calçadão se deu após um trabalho de conscientização, junto aos lojistas com a participação da EMURB, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ARES e Cooperlagos.
 A Prefeitura investe nesse setor R$ 491 mil/ano em recursos diretos. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno infoma que de maneira indireta com fornecimento de infra-estrutura como caminhão e motorista para recolher os materiais recicláveis, o valor destinado para a coleta seletiva chega próximo de R$1 milhão.

Nenhum comentário: