terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de S. J. do Rio Preto conclui capacitação de feirantes


O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto concluiu o segundo módulo de formação dos feirantes do município. O curso, dividido em duas partes, faz parte do projeto “Viva Feira, Feira Viva”, recém-implantado pela Prefeitura. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Danielle Dantas, cerca de 110 feirantes que trabalham com a comercialização de pastel, carne, peixe, ovos e pamonha participaram da capacitação. “Durante o curso, eles foram orientados sobre segurança e higiene alimentar, além das boas práticas de manipulação de alimentos”, afirma. No primeiro semestre deste ano, os feirantes deverão participar ainda de novos cursos e palestras sobre marketing para o setor de feiras livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro, imagem e postura profissional e técnica de vendas. A próxima palestra será no dia 28 deste mês e será sobre atendimento. O tema é “Imagem e Postura Profissional”. Atualmente, Rio Preto tem 314 feirantes e 25 feiras semanais. De acordo com o Sindicato dos Feirantes, o setor movimenta R$ 2,7 milhões por mês. 

Projeto “Viva Feira, Feira Viva”

O projeto visa à revitalização das feiras e padronização das barracas. Cada feirante receberá gratuitamente lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras serão menos poluídas e mais funcionais. O consumidor que quiser comprar bananas, laranjas e frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda serão verdes. Armarinhos e brinquedos serão identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, terão lonas na cor vermelha. A Administração também estuda a possibilidade de criar a Barraca da Prefeitura nas feiras, que promoverá pequenos shows musicais, orientação de saúde e divulgação de programas sociais. Todas as mudanças estão sendo definidas em conjunto com os feirantes. As lonas personalizadas serão patrocinadas por sete empresas, que investiram cerca de R$ 30 mil cada e terão suas marcas destacadas nas barracas. A Agrometal, Encalso, MRV, Setpar, Grupo 100 empreedimentos, Robobens e Maza Tarraf são as parceiras do projeto. Os feirantes receberão as lonas até o final do ano. O projeto é desenvolvido pelas Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Urbanismo e Saúde, além do Sebrae, Senac, Banco do Brasil e Sindicato dos Feirantes. 

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