Os últimos dias de Jesus até a crucificação serão narrados a partir de uma releitura da Cia. Fulano de Tal de Rio Preto em parceria com a igreja Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida na montagem ““Paixão de Cristo 2013: A Última Semana do Homem””, encenada na próxima terça-feira, dia 19, às 20h, na praça do Jardim Maria Lúcia, na rua Manoel Moreno.
Como na maioria das encenações da paixão de Cristo mundo afora, a peça, que é tradicional nas comemorações do feriado cristão da Páscoa, é aberta à população, que de certa maneira também participa do evento como figuração.
O espetáculo foi fragmentado por espaços espalhados pela praça, onde a ação acontece. O elenco é formado por cerca de 70 atores da Fulano de Tal, integrantes de outros grupos teatrais e pessoas comuns. De acordo com a produtora e atriz Beta Cunha, o objetivo é reunir pessoas diferentes na realização de um bem comum.
Ao todo, estarão em cena cerca de 70 atores. O espetáculo conta com a trilha sonora cantada ao vivo. Beta afirma que, além da celebração de cunho religioso, a peça é transportada para a realidade atual. Com o tema ‘A Última Semana do Homem’, fazemos um paralelo da fé com a edificação do homem atual e seu meio.”
A Cia. Fulano de Tal comemora 10 anos de encenação da Paixão em Rio Preto. A direção geral do espetáculo é de encenação de João Paulo Rillo, e a produção Centro Cultural Vasco. Além das apresentações, a produção tem o objetivo de formação artística. “A ideia é dar continuidade da arte teatral com os atores e pessoas comuns.”
O Centro Cultural Vasco realiza a 10ª edição do projeto “Encenação da Paixão de Cristo”, fruto da parceria entre a igreja Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida e a Cia. Fulano de Tal, a encenação da Paixão de Cristo era um projeto que tinha como objetivo a experimentação estética em função de uma atualização histórica dos temas sacros. O espetáculo tem duração de 55 minutos. As apresentações são gratuitas.
Com o passar do tempo a parceria foi ampliada para outras paróquias e outras comunidades (Santa Teresinha, Jardim Santo Antonio, São Francisco, Santa Cruz, comunidade do Jardim Maria Lúcia, Jardim Cristo Rei e Eldorado).
Evidentemente, novos objetivos foram se colocando como centrais na realização da encenação da Paixão de Cristo, como por exemplo; incluir de maneira mais efetiva a comunidade no processo de trabalho teatral. Assim, atores e não atores vivenciam um processo de trabalho teatral em conjunto, buscando dessa forma, uma participação mais protagônica da comunidade local no processo de produção teatral e uma organicidade maior entre atores e não atores.
A Encenação relata de forma realista a ultima semana da vida de Jesus Cristo. Baseado nas escrituras, o espetáculo narra as principais passagens de Jesus desde sua entrada em Jerusalém no Domingo de Ramos até a crucificação. Através dos recursos de musica, dança e áudio visual, os momentos citados mostram toda a humanidade crítica deste grande líder.
A Encenação se divide em 9 fragmentos, Domingo de Ramos, Expulsão de Vendilhões do Templo, Encontro com Maria Madalena, Santa Ceia, Traição de Judas, Prisão, Julgamento de Caifás, Sentença de Pilatos e Via Crucis e Crucificação. Mais informações (17) 3011-1496
Confira os locais de apresentação
Dia 19, às 20h, na praça do bairro
Jardim Maria Lúcia, na avenida Manoel Moreno.
Jardim Maria Lúcia, na avenida Manoel Moreno.
Dia 21, às 20h, em frente a paróquia
Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
Dia 24, às 20h, domingo de Ramos-
Paróquia São Sebastião do Eldorado.
Paróquia São Sebastião do Eldorado.
Dia 25, às 20h, na paróquia Santo Antônio de Pádua,
em frente à escola municipal Darcy Ribeiro.
em frente à escola municipal Darcy Ribeiro.
Dia 29, às 20h, na praça da igreja
Basílica Menor de Nossa Senhora da Aparecida.
Basílica Menor de Nossa Senhora da Aparecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário