sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Encontro de Grupos de Reeducação Alimentar e Projeto Viva faz série de apresentações


Crianças integrantes dos Grupos de Reeducação Alimentar (GRAs), mantidos em Unidades Básicas de Saúde do município, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, participam neste sábado (3/12) de encontro anual do projeto.
O evento será realizado das 8 às 11 horas, no Parque Ecológico Educativo “Danilo Santos de Miranda”.
Segundo a coordenadora do programa de vigilância nutricional da Secretaria de Saúde, Andrea Paes, são esperadas pelo menos 300 pessoas entre participantes do projeto e responsáveis. As atividades serão acompanhadas por nutricionistas da Secretaria de Saúde e monitores do parque.
“Estão programadas apresentação de teatro sobre alimentação saudável e saúde bucal, gincanas, brincadeiras e distribuição de brindes. Também está prevista uma hora livre para se divertirem no Parque, que possui brinquedos com caminhos interligados por pontes e túneis, como o cavalo-de-tróia, grande apache, as torres e tirolesas”, afirma a coordenadora.
GRAs
Voltado para o atendimento de crianças com problemas de sobrepeso e com idade entre 7 e 12 anos de idade, os Grupos de Reeducação Alimentar (GRAs) tem encontros quinzenais realizados por equipe multidisciplinar (nutricionista, estagiárias, pediatra, enfermeiras e agentes de saúde), onde também é feito um acompanhamento  de dados como peso, altura, IMC (Indice de Massa Corporal), além de exames laboratoriais (glicemia, colesterol e triglicerideos) e aferição de pressão arterial.
Para ter o filho incluído no programa, os pais ou responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, onde a criança será avaliada por um pediatra, onde serão observados dados antropométricos (peso, altura e índice de massa corpórea), além de pressão arterial.
Também são solicitados exames de colesterol total, triglicérides e glicemia. Quem se enquadra no perfil recebe orientações de reeducação alimentar e participa de reuniões quinzenais, com duração de uma hora e meia. Ao todo são 20 sessões (média de 10 meses), além de reuniões bimestrais com quem já saiu do programa para manutenção.

Projeto Viva faz 
série de apresentações

Os alunos dos cursos de percussão, dança flamenca e arte circense, do
Projeto Viva e Ponto de Cultura “Viva Cultural”, ligados ao Fundo Social
de Solidariedade de São José do Rio Preto, participam neste sábado
(3/12), de diversas apresentações culturais.
Das 9 às 11 horas, um grupo de arte circense estará apresentando “Coxixo ao pé do ouvido”, durante a festa de confraternização dos funcionários da empresa Arco-Íris, no distrito industrial.
Às 15h30, as apresentações de percussão e dança flamenca acontecem na escola Senai, na Chácara Municipal. E, às 20 horas, o mesmo grupo se apresenta na festa de natal, na praça do jardim Maria Lúcia.

Nenhum comentário: